Google Groups no longer supports new Usenet posts or subscriptions. Historical content remains viewable.
Dismiss

Pointer do mouse invisivel ?

2 views
Skip to first unread message

Amarok

unread,
Feb 6, 2004, 4:57:42 PM2/6/04
to
Boas

Depois de ter ficado um bocado de pé atrás com o installer da Debian que
neste Pc me instalou gnome e kde mas não instalou o Xfree86 nem o
configurou... resolvi instalar Debian num Pc charuto com muitos poucos
recursos (pc este que serve apenas para experiências)
Acontece que desta vez o installer funcionou muito melhor, mas meteu água
com o mouse... começou por configurar protocolo de PS2 apesar de ter
indicado que o mouse era sérial...
já alterei o protocolo mas acontece isto:
aparentemente não tenho mouse, mas tenho! LOL
se o mexer, vejo alguns icones a "iluminarem-se", indicando que o mouse está
em cima deles, clico com esq e acciono os icones, clico com drt e aparecem
os menus do botão drt, inclusive os menus vão aparecendo em diferentes
pontos do écran conforme mexo o mouse...

enfim, o mouse está lá e funciona, mas não vejo ponteiro nenhum

será que ficou em falta instalar algum pacote que tem os mouse-pointers ?

[[[abraços]]]
Amarok

Amarok

unread,
Feb 6, 2004, 6:52:30 PM2/6/04
to

Humm... com um iniciar de buscas no Google, dá para ver que imenso ppl teve
este problema...

Amarok

"João M. S. Silva"

unread,
Feb 7, 2004, 10:20:47 AM2/7/04
to
Por experiência uso quase sempre o driver correspondente à detecção do
instalador. Experimenta várias configurações do rato com o programa setup.

João M. S. Silva

Amarok

unread,
Feb 8, 2004, 7:43:49 AM2/8/04
to

Ois

Bem... o instalador meteu protocolo ImPS/2 para um rato série :)

já experimentei todos os protocolos descritos em man mouse e nada.
o facto é que o mouse funciona, só não se vê o cursor... vê-se inclusive a
indicação de "ocupado" que costuma ficar ao lado do cursor quando arranco
um programa e durante o arranque do ambiente gráfico, mas nada de cursor.

tenho andado pelo google a procurar o problema, encontrei montes de ppl com
o mesmo problema com outro tipo de ratos e placas gráficas... parece que é
uma paranóia da debian... eu tenho uma ATI naquele pc e o rato é série...
há descrições do mesmo problema com Matrox e ratos PS2.

Ainda não encontrei solução em lado nenhum... :(

Por outro lado, neste Pc donde escrevo, a Debian está espectacular... só
tenho pena que me habituei a alguns programas que estão na mandrake e que
aqui não os tenho... como o kalarm e o k3b.

Um abraço
Amarok

"João M. S. Silva"

unread,
Feb 8, 2004, 8:18:43 AM2/8/04
to
> Ainda não encontrei solução em lado nenhum... :(

Isso deve ser mesmo um bug. Até pq os ratos série deveriam ser
perfeitamente suportados. Não compilaste tu o kernel, pois não?

Tenta trocar de rato com alguém.

> Por outro lado, neste Pc donde escrevo, a Debian está espectacular... só
> tenho pena que me habituei a alguns programas que estão na mandrake e que
> aqui não os tenho... como o kalarm e o k3b.

Eu tb usava o korganizer e tenho tentado substituí-lo pelo mozilla calendar.

Mas os programas podem ser instalados na debian ou não? Não podes
instalar lá o k3b??

--
João M. S. Silva

Rui Malheiro

unread,
Feb 8, 2004, 8:30:29 AM2/8/04
to
-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

Em Domingo 08 Fevereiro 2004 12:43, Amarok escreveu:

> tenho andado pelo google a procurar o problema, encontrei montes de ppl
> com o mesmo problema com outro tipo de ratos e placas gráficas... parece
> que é uma paranóia da debian... eu tenho uma ATI naquele pc e o rato é
> série... há descrições do mesmo problema com Matrox e ratos PS2.

Lembro-me de ver qualquer coisa de um setting da ATI para /etc/X11/XFConfig
que tinha qualquer coisa a ver com um bug de rato. Não sei se era o que
estás a ter. Vou ver se me lembro...

- --
Rui Malheiro
"Um outro mundo é possível"
.
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.2.4 (GNU/Linux)

iD8DBQFAJjn66xZVe81Ht3gRAuFTAJ48wUdk1JiH9pRuUzINSLHOcy3RZgCfQ9Xn
8UJwHbjN32oVedGJOH3oTtE=
=LN4Z
-----END PGP SIGNATURE-----

Amarok

unread,
Feb 8, 2004, 9:04:15 AM2/8/04
to
"João M. S. Silva" wrote:

> Isso deve ser mesmo um bug. Até pq os ratos série deveriam ser
> perfeitamente suportados. Não compilaste tu o kernel, pois não?
Nope... tem o kernel da instalação ainda... e nem o vou mudar, porque
aquilo é mesmo só para fazer experiências e tentar perceber melhor a
arquitectura da debian... graças a ele, já descobri como se regulam os
serviços a usar em init 3, init 4, init 5, etc...
mesmo assim ainda me falta configurar algumas coisas.


> Tenta trocar de rato com alguém.

Já lembrei disso também, aquele charuto só pode levar ratos série e só
tenho um operacional... preciso passar outra vez no ferro-velho :)



> Eu tb usava o korganizer e tenho tentado substituí-lo pelo mozilla
> calendar.

Hummm... tenho que testar esse.



> Mas os programas podem ser instalados na debian ou não? Não podes
> instalar lá o k3b??

o k3b ainda não experimentei...
estive a tentar passar o kalarm do mandrake para a debian...
meti o kalarm e as livrarias que ele me ia pedindo, mas no fim desisti e
apaguei-o mais as novas livrarias, porque alguns links já existiam e
apontavam para livrarias de versão anterior, resumindo, não ia dar para pôr
o kalarm sem alterar ficheiros originais da debian...
Esta debian tem um kde antigo (2.2.2) e livrarias antigas, mas que
funcionam muito bem e são estremamente rápidas, e práticamente fazem todas
as funções do kde 3.1 que vem no mandrake... está tudo a funcionar bem na
debian e tenho receio de ir estragar se começar a alterar ficheiros para
versões mais recentes.


Um abraço
Amarok

Amarok

unread,
Feb 8, 2004, 9:10:41 AM2/8/04
to
Rui Malheiro wrote:

> Lembro-me de ver qualquer coisa de um setting da ATI para
> /etc/X11/XFConfig que tinha qualquer coisa a ver com um bug de rato. Não
> sei se era o que estás a ter. Vou ver se me lembro...

Realmente, quando arranco o X tenho a indicação que a ATI está usar
qualquer coisa de "silken mouse" ... ainda não descobri que #$$%#% é essa :)

Obrigado e um abraço
Amarok

"João M. S. Silva"

unread,
Feb 8, 2004, 10:24:44 AM2/8/04
to
Experimenta usar o Window Maker. Se dizes que é um "charuto"... Eu aqui
tenho um Pentium III a 500 MHz e desisti do KDE 3.0. Em casa com o
Athlon XP 1700+ o KDE é suportável, mas mesmo assim tb mudei para o
Window Maker :)

João M. S. Silva

Amarok

unread,
Feb 8, 2004, 10:45:53 AM2/8/04
to
"João M. S. Silva" wrote:

No go...

mesmo que apenas chame o X com um simples # X
tenho a rede cinzenta do X e nada de cruzinha do mouse... o problema está
antes do display manager... também já experimentei com gdm e agora está a
correr kdm...

Esqueçam, não vou perder mais tempo a configurar uma coisa que daqui a uns
dias sou capaz de apagar tudo :)
Ainda tenho que experimentar a instalação do FreeBSD... e vai ser naquele
pc mesmo...

E olha que o KDE 2.2.2 está bastante rápido nos P3 de 500Mhz :)

Um abraço
Amarok

higuita

unread,
Feb 8, 2004, 8:37:40 PM2/8/04
to
-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

On Fri, 06 Feb 2004 21:57:42 +0000, Amarok <amarok.wol...@netcabo.pt> wrote:
> aparentemente não tenho mouse, mas tenho! LOL
> se o mexer, vejo alguns icones a "iluminarem-se", indicando que o mouse está
> em cima deles, clico com esq e acciono os icones, clico com drt e aparecem
> os menus do botão drt, inclusive os menus vão aparecendo em diferentes
> pontos do écran conforme mexo o mouse...

esse problema e' quase sempre problema da placa grafica/drivers/X

tenta adicionar isto a parte da placa grafica no XF86Config-4

Option "SWcursor"

ou se ja' esta', muda para HWcursor (ou "SWcursor" "off")

podes tambem tentar como ultimo recurso o
Option "NoAccel"

8)

outra causa que pode ser e' a falta da fonte do rato,
nomeadamente uma destas (nao se' qual a obrigatoria, talvez
a xfree86 8)

- -sun-open look cursor-----12-120-75-75-p-160-sunolcursor-1
- -xfree86-cursor-medium-r-normal--0-0-0-0-p-0-adobe-fontspecific
cursor

quem diz falta de fonte, diz falta do font server, falta
o font.dir, etc

boa sorte
higuita
- --
Naturally the common people don't want war... but after all it is the
leaders of a country who determine the policy, and it is always a
simple matter to drag the people along, whether it is a democracy, or
a fascist dictatorship, or a parliament, or a communist dictatorship.
Voice or no voice, the people can always be brought to the bidding of
the leaders. That is easy. All you have to do is tell them they are
being attacked, and denounce the pacifists for lack of patriotism and
exposing the country to danger. It works the same in every country.
-- Hermann Goering, Nazi and war criminal, 1883-1946
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.2.3 (GNU/Linux)

iD8DBQFAJuRjrv1jazsMcrMRAudoAJ9g15L9wlUZeyk5qoEFrbkdb8Ho6wCdEy+V
bWkUeijHT7NmljO2/RkgsZw=
=bDIN
-----END PGP SIGNATURE-----

Amarok

unread,
Feb 9, 2004, 6:01:22 PM2/9/04
to
higuita wrote:


> esse problema e' quase sempre problema da placa grafica/drivers/X

Certo ! hoje vinha com a ideia de retirar a ATI e meter lá a Cirrus Logic,
mas... :)



> tenta adicionar isto a parte da placa grafica no XF86Config-4
>
> Option "SWcursor"

BINGO !!!

Já tenho cursor...

Obrigadão a todos :)
Amarok

0 new messages