Microsoft silverlight

Paulo da Silva

Há alguma coisa para ver isto em linux?

Cumps

ArameFarpado

Em Sábado, 20 de Setembro de 2008 01:37, Paulo da Silva escreveu:

> Há alguma coisa para ver isto em linux?
>
> Cumps

moonlight (apareceu ontem nos supositórios da debian), mas não me perguntes
mais nada...

Tony Manco

Paulo da Silva

Tony Manco escreveu:

> Como já foi dito existe, mas *Eu* não recomendo o Moonlight a ninguém.

Porquê? Mono? Ainda instável?

Tony Manco

Paulo da Silva

Tony Manco escreveu:

> Não...
> Mono = Patent Trap
Onde viste isso? Refiro-me a sites credíveis (não boycott novell e afins).

> Apoiem é mais o Adobe/Flash que ele merece...

Pois, mas o que se faz quando há sites com interesse que só têm o
silverlight? Usa-se o windows, como estou a fazer?

A luta tem de ser feita a nível de consumidor/cidadania/política e não
ao nível do "não usar" - com o peso no mercado da MS o "não usar" é uma
batalha perdida.

Tony Manco

Paulo da Silva

Tony Manco escreveu:

> Boycottnovell é uma fonte credível... Assim como Software Livre no Sapo

Em minha opinião não é.

> Quais são esses sites? Jogos olímpicos ou sites da Microsoft...

Os JO são importantes, mas não me referia a isso.
http://see.stanford.edu/SEE/Courses.aspx (Curso NLP, por ex.)

Um bom exemplo é o IE e ActiveX que só
> veio para estragar a Internet impondo standards *MS Style*. Sabe-se lá o
> que os designers passam para ter o seu site conforme os *non-standards*
> do IE... este é só um exemplo, há muitos mais... o caso do OOXML é outro...

Isso é normal nas empresas. O seu jogo é esse. O dos consumidores é
outro. A MS faz bem o seu "trabalho". Os consumidores devem fazer bem o
deles. Em democracia isso faz-se com associações, intervenção política e
informação. Há pessoas que mudam de PC porque tem mais GHz, mais Gb em
disco e no entanto têm o CPU sempre em idle ou a correr o Norton e o
disco vazio. Ter o PC xpto-GT dá mais status que ter o PC xpto!
Não usar um produto que dentro de meia dúzia de meses vai estar mais
disseminado que uma praga de gafanhotos não vai resolver absolutamente nada.

> O Silverlight só foi feito para concorrer com o Flash da Adobe para que
> a Microsoft consiga impor ainda mais o seu monopólio pelos sites de
> Vídeo, Música, etc online...

De novo ... é o seu papel. Se estivesses a gerir uma empresa o que farias?

> Epá por mim usa o que queres... o sistema é teu não é meu...

Eu uso o que preciso. No caso em apreço estou a usar o windows o que é
uma valente chatisse ... reboot, e depois não tenho maneira de forçar
uma janela a ficar por cima o que me dificulta ouvir e ler ao mesmo tempo.

Eu não uso Linux por razões "ideológicas". Uso-o porque é melhor
(ainda), em especial no tipo de uso que lhe dou.

Quanto a "patent traps" ... já ouvi dizer, ou li, que o "duplo click"
tb. está patenteado pela MS. A ser verdade, vais deixar de usá-lo?

O Linux deve impôr-se pela conquista de utilizadores e pelo envolvimento
de empresas que façam alguma coisa que não seja só usarem o que já está
feito, geralmente com subtis modificações para forçarem um certo lock-in.

Cumps.

Tony Manco

Paulo da Silva

Tony Manco escreveu:

> ..aspx ... Não te diz nada

> OS Server IP address
> Windows Server 2003 Microsoft-IIS/6.0 171.64.115.203
>
> http://uptime.netcraft.com/up/graph?site=http%3A%2F%2Fsee.stanford.edu%2FSEE%2FCourses.aspx
Não é isso ... estava a referir-me ao *interesse* do site.
Agora só porque um site tem SW MS deixa de ter interesse?!

> Pelo que sei, e corrijam-me se tiver enganado, a Microsoft não me pode
> processar aqui na Europa por usar "qualquer coisa" patenteada por eles,
> por isso... estou por enquanto livre :P
>
> As patentes existem nos Estados Unidos não na Europa...
>
> Posso estar enganado, mas penso que é assim
... logo mono != patent trap, ou é só para algumas coisas?

> Cumprimentos e boa sorte com a instalação do Moonlight...

Não posso ... ainda não existe para gentoo. O ebuild, que ainda não está
na tree, não funciona na minha instalação. Já "filei" um bug.
Assim, à falta de melhor, vou indo ao windows. Há outra coisa que me vai
chatear que é ter de "carregar" uma data de tralha do gnome quando uso
kde :-(

Cumps

Tony Manco

Paulo da Silva

Tony Manco escreveu:

> Andam-lhe a arrastar a asa...
Hum ... mas os cursos usam:
http://www.stanford.edu/services/unixcomputing/environments.html

> Estava a falar por mim, e o resto da gente lá nos Estados Unidos, não
> contam? Temos de ser uns pelos outros.

Tu é que referiste a situação da Europa.
Eu só concluí :-)

Tony Manco