Google Groups no longer supports new Usenet posts or subscriptions. Historical content remains viewable.
Dismiss

Gentoo não GRP

1 view
Skip to first unread message

Polecat

unread,
Feb 5, 2004, 10:22:33 AM2/5/04
to
Ok, já consegui pôr a minha Gentoo (GRP!) a arrancar, até consegui ter
ambiente gráfico... Só não percebi o que fazer para ter kde!!! Bem fiz
emerge kde mas não instalou nada... Ainda não vi bem esta parte, mas
devo ter de dar mais alguns comandos...
Agora vou tentar instalar a partir de um Stage 3 mas com net, para ir
buscar o mais recente... Acham boa ideia? Alguém tem alguns conselhos a
dar a este "gentoo newbie"?

Bem, dentro em breve venho ver se há respostas e começar a instalação...

Até já...

Cumps, Polecat

Rui Malheiro

unread,
Feb 5, 2004, 12:15:45 PM2/5/04
to
-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

Em Quinta 05 Fevereiro 2004 15:22, Polecat escreveu:

> Agora vou tentar instalar a partir de um Stage 3 mas com net, para ir
> buscar o mais recente... Acham boa ideia? Alguém tem alguns conselhos a
> dar a este "gentoo newbie"?

Segue o manual até ao fim, não inventes da primeira vez.

- --
Rui Malheiro
"Um outro mundo é possível"
(Jabber ID: Croma...@jabber.org)
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.2.3 (GNU/Linux)

iD8DBQFAInpH6xZVe81Ht3gRAmmWAJ9C42IijLOt0frFqNqSowCnZqrrIQCfWsm7
Rv1oMfFkLSjzIdC1v9WHP8c=
=ocu7
-----END PGP SIGNATURE-----

GotTLoS

unread,
Feb 5, 2004, 1:07:46 PM2/5/04
to
escrever isto no ~/.xinitrc
/usr/kde/3.1/bin/startkde

ou no /etc/rc.conf altera esta linha

DISPLAYMANAGER="kdm"

inte'


Pedro Ribeiro Pereirinha

unread,
Feb 6, 2004, 6:29:53 AM2/6/04
to
-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

| Bem fiz emerge kde mas não instalou nada...

Não instalou nada? Então o que fez?
A mim o que me aconteceu na primeira vez que tentei instalar o kde foi
que como tinha no "make.conf" a opção do gnome e gtk activas, tive que
instalar mais uns pacotes do gnome para ele correr.
Pode parecer estranho mas tive que o fazer, de outro modo faltava uma
library qualquer (já não me lembro qual era).

Para correres o Kde ou outro qualquer vai ao rc.conf à secção das
XSESSIONS e escolhes aquela que queres como defeito para todos os
utilizadores. Posteriormente podes configurar individualmente cada
utilizador com o seu wm através do .xinitrc.

| Agora vou tentar instalar a partir de um Stage 3 mas com net, para ir
| buscar o mais recente... Acham boa ideia?

Já fiz as duas instalações para experimentar. No portátil utilizei os
pacotes do LiveCD, para ser mais rápido e no outro computa fiz a
instalação a partir da net. Dá-te tanto trabalho uma como outra, só que
na GPR limitas-te a copiar os programas para o computador o que torna a
coisa realmente rápida enquanto que sacando da net vais ter que estar a
compilar todos o que torna a coisa um bocado demorada.
Mas penso que mais fazer logo a instalação da net, uma vez que agora vou
~ ter que fazer os updates à mesma.

Agradeço correcções em qualquer disparate que tenha dito, uma vez que
também só à coisa de uma semana é que comecei a utilizar a Gentoo. ;-)

- ---
Pedro Ribeiro Pereirinha
prpere...@mail.telepac.pt
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.2.2 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFAI3qhcQq0qzKmNRcRAiomAJ0QpXwSJkAbMeG/k9TgNWgJhnmbxQCeLpFP
WXwsBDkJFotNXMqhJL/uQ0Y=
=M05e
-----END PGP SIGNATURE-----

Polecat

unread,
Feb 7, 2004, 10:01:50 AM2/7/04
to
No manual em
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook.xml?part=1&chap=7#doc_chap4
tá o exemplo usando o genkernel do GRT, que acaba com

" Build completed successfully!

* Please specify /boot/kernel-2.4.22 and /boot/initrd-2.4.22
* when customizing your boot loader configuration files."

Usando a net, faço "genkernel all" e no fim não me diz nada de "Please
specify...". A minha questão é: qual o path que ponho no lilo para o
kernel e para o initrd e qual o "nome do kernel" (neste caso do manual
kernel-2.4.22 ) e do initrd (neste caso initrd-2.4.22)! Consegui
fazer-me entender?
Já agora, onde encontro o manual online referido em formato pdf ou
outro, para fazer download e imprimir? É que o que tenho já é um pouco
antigo e não encontro nada no site da Gentoo...

Cumps, Polecat

Rui Malheiro

unread,
Feb 7, 2004, 11:09:53 AM2/7/04
to
Em Sábado 07 Fevereiro 2004 15:01, Polecat escreveu:

> Usando a net, faço "genkernel all" e no fim não me diz nada de "Please
> specify...". A minha questão é: qual o path que ponho no lilo para o
> kernel e para o initrd e qual o "nome do kernel" (neste caso do manual
> kernel-2.4.22 ) e do initrd (neste caso initrd-2.4.22)! Consegui
> fazer-me entender?

Parece-me um bug do genkernel. Estou agora a fazer o emerge do genkernel
mais recente para ver isso. De qualquer modo, basta fazeres um "ls
-l /boot" e veres qual é o ficheiro de kernel mais recente. Ah e não tes
esqueças que seguindo as instruções do manual o /boot *não* é montado
automáticamente (para evitar acidentes) pelo que tens que deves fazer
qualquer coisa como:

mount /boot
genkernel --menuconfig
<eventualmente editar o grub>
umount /boot

> Já agora, onde encontro o manual online referido em formato pdf ou
> outro, para fazer download e imprimir? É que o que tenho já é um pouco
> antigo e não encontro nada no site da Gentoo...

Não há ainda manual de instalação em pdf. O manual mais recente está em:

http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook.xml?part=1

0 new messages