[OFF] Será que meu ganha pão vai por água a baixo?

4 views
Skip to first unread message

Charles Schaefer

unread,
Mar 6, 2008, 9:48:22 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=72306&codAplicativo=2

É, se o projeto vingar, eu, que não sou formado na área de informática e sou programador auto-didata, não poderia trabalhar mais na área, seja como analista, seja como técnico em informática....

Que pena, eu acho que não sou tão ruim de serviço assim... rsrs


--
Charles Schaefer - Web Developer
Email: charles...@gmail.com
Tels.: +55 31 9317-2862

ATENÇÃO: Não imprima este e-mail. A natureza agradece. E seu bolso também.
WARNING: Don't print this e-mail. The nature is thankful. And your money too.

Junior

unread,
Mar 6, 2008, 9:59:38 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com

Hmmmmmm...

 

Q bela notícia cara!

 

Mas isso é bom pra todo mundo cara. Estimula quem é realmente da área a ao menos se graduar e tira muito pilantrinha e programador piá do mercado...

 

Espero q seja tudo regularizado o mais rápido possível hehehe

=)

 

--------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO
Favor não reencaminhar esse email.
Caso queira enviar o conteúdo deste para outras pessoas:
    1°) Crie um novo email e anexe o que desejar (não adianta apagar os emails no corpo da mensagem, eles continuarão existindo - ocultos dentro dela - daí a necessidade de criar um novo email).
    2°) Envie para as pessoas que quiser com
CÓPIA OCULTA (Ao invés colocar os e-mails no campo para, colocar no campo Cco [ou Bcc para quem usa programas em inglês]).
Isso evita que os emails, inclusive O SEU, sejam propagados em TODA A REDE MUNDIAL de computadores.
Os Anti-Spamers agradecem.
Os Anti-Spamers de plantão, favor ignorar esse recado - mas não deixem de divulgar essa informação.

__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 2926 (20080306) __________

 

The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.

 

http://www.eset.com



__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 2926 (20080306) __________

The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.

http://www.eset.com

elias mateus

unread,
Mar 6, 2008, 10:10:42 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Otima noticia...
Tomara q nao pare no "Estaleiro" da republica.

Vamo estudar mocada!



Em 06/03/08, Junior <juni...@gmail.com> escreveu:

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 6, 2008, 10:13:23 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Você pode até não ser ruim de serviço, Charles, mas é 1 em 1 milhão; faculdade é quatro aninhos só, dói não :) e você abre sua cabeça pra muita coisa
 
Como disse o junior tem muito profissional incompetente; nós todos vemos todos os dias códigos-fonte que são de chorar, igual eu vi um cara quebrando um preço na casa decimal, testando tamanho da string dos centavos pra adicionar 0 ou não, depois colocando ponto a cada três casas, um bloco enorme, quando ele podia simplesmente usar a função numer_format do php e ter gasto uma linha só
 
Acho ótimo o projeto, foda é se começarem a querer cobrar anuidades exorbitantes.

 
--
Pedro Henrique Fialho de Souza
Ciência da Computação - UFJF
Tel: (32) 9994 0411
MSN: fial...@hotmail.com
ICQ: 323764499

Anderson Unsonst

unread,
Mar 6, 2008, 10:31:54 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
É ruim e bom ao mesmo tempo hehehe, ruim porque conheço programadores muito boms que nem possuem mal mal o 2º por outro lado conheço piagramadores que se dizem programadores fazendo merdinha por ae que possuem superior ....é igual um colega meu disse superior apenas é uma penera para dizer se o cara é alfabetizado ou não e depois pelo pouco que li será aplicado à tecnico de informática e analista de sistema

Em 06/03/08, Junior <juni...@gmail.com> escreveu:

Hmmmmmm...

elias mateus

unread,
Mar 6, 2008, 10:36:28 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Eu so vejo qualidades nessa lei, pois quem nao tem diploma qq vai ter uma "oportunidade" (mesmo q forcada) de adquirir maior conhecimento, mesmo ACADEMICAMENTE no "assunto"




caro anderson. Pegamos como exemplo os Engenheiros.
Elas sao a classe mais unida q existe (junto com medico e advogados).
Sao organizados,

Em 06/03/08, Anderson Unsonst <anderso...@gmail.com> escreveu:

Charles Schaefer

unread,
Mar 6, 2008, 10:40:37 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
é meu caro, mas já vi nego formado em CC, com pós em segurança da informação fazendo coisas parecidas... e até pior. rs
Mas tudo bem, isso não é, necessariamente, significado de qualidade técnica do profissional, mas de conhecimento que o cara tem da linguagem que usa.

Bom, de qualquer forma, tem muita gente boa que vai ser prejudicada se essa lei sair.... mas como vai ter mais gente ruim de serviço sendo prejudicada do que boa, tá legal...

Só acho uma pena que os próximos como eu e outros muitos, que tudo que sabem vem de conhecimentos autodidáticos, não vão ter a mesma sorte que nós tivemos, de poder começar a trabalhar na área sem uma formação....
Tudo bem, 4 anos nem é tanto tempo....

Só mais um pouco de choro:
Concordo que a lei é boa e vai fortalecer a "classe", mas eu, que hoje tenho 20 anos, uns 3 de php, sendo uns 2 formalmente (pelo menos até dezembro), só começaria a trabalhar formalmente com 22. Muito triste... :(

2008/3/6 Pedro Henrique Fialho <fial...@gmail.com>:

elias mateus

unread,
Mar 6, 2008, 10:41:36 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
continuando...
com isso existira mais fiscalizacao nas instituicoes de ensino (qto a qualidade), nas empresas, melhores salarios (assim espero...rsrs), etc, creio q so temos a ganhar.
Penso q se o cara 'e bom pra aprender sozinho, sera melhro aidna estudando numa boa faculdade, quem sabe o cara ate ajuda a melhorar o ensino das instiuicoes.

temos q unir, discutir, prorpor solucoes, assim como em outras classe (engenheiros, medicos, etc)
so assim cresceremos e a profissao tera maior valor junto a sociedade e sem mais existencia do olhar  de desconfianca sobre um cara da area de TI.




Em 06/03/08, elias mateus <emate...@gmail.com> escreveu:

Charles Schaefer

unread,
Mar 6, 2008, 10:42:26 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Só mais uma. Acho que esse lei deveria prever também certificações oficiais dos "donos" da tecnologia que o profissional empregaria...

2008/3/6 Charles Schaefer <charles...@gmail.com>:

Henrique de Castro

unread,
Mar 6, 2008, 11:10:29 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Mesmo não tendo superior (e nem com vontade de fazer :) ).. Gostei da notícia..

Em 06/03/08, Charles Schaefer <charles...@gmail.com> escreveu:

Henrique de Castro

unread,
Mar 6, 2008, 11:11:46 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Penso que antes de entrar em vigor (se entrar), terá alterações, para pegar os profissionais como o Charles e eu, que trabalham a algum tempo na área mas não possuem superior. Lembro ouvir um papo que profissionais com 5 anos ou mais na área poderão filiar-se ao conselho, logo, eu entraria :)

Em 06/03/08, Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com> escreveu:

elias mateus

unread,
Mar 6, 2008, 11:25:37 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
pense no lado bom Chrales...
Tu ja tem uma base manera..com uma formacao vai poder arrumar um emprego melhor, alem poder gerenciar uma equipe de programadores e analistas.


Em 06/03/08, Charles Schaefer <charles...@gmail.com> escreveu:
é meu caro, mas já vi nego formado em CC, com pós em segurança da informação fazendo coisas parecidas... e até pior. rs

Fernando Henrique Amorim Fonseca

unread,
Mar 6, 2008, 11:29:59 AM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
bahhhhh vou ter que fazer malabares nos sinais agora...... =P
mais acho q nem vai ser aprovado issu ae hein...

Em 06/03/08, elias mateus <emate...@gmail.com> escreveu:
pense no lado bom Chrales...

Michael Mafort

unread,
Mar 6, 2008, 12:23:30 PM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Outra coisa é que a graduação se não me engano, se vc ja trabalha com isto e pode demonstrar competencia (provas de competencia) eles podem te dar a graduação sem necessáriamente ter que estudar os 4 anos.

Mas ainda acho que vai dar na mesma, assim como o referendo das armas de fogo, assim como tudo que acontece neste pais.

Em 06/03/08, Fernando Henrique Amorim Fonseca <midiad...@gmail.com> escreveu:

Marcelo Linhares

unread,
Mar 6, 2008, 1:16:50 PM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
Quanta bobagem moçada, estou concluindo minha graduação, e digo, 50%
das pessoas que estão formando não sabem escrever um algoritmo para
diferenciar números pares e ímpares.

Isso é RESERVA DE MERCADO, não estimula em nada crescimento da
profissão ou da área, muito pelo contrário... ou autores dessas leis
justificam que elimina do mercado os curiosos, oras.. mas são
justamente os curiosos que elevam a capacidade de pesquisa, e
qualidade no mercado de T.I... Steve Jobs, Bill Gates, Marcelo
Tossati, entre muitos outros não têm graduação e contribuiram muito
com o desenvolvimento da informática.... (alguém duvida?)

O pessoal está levando essa coisa de conselho tão a sério, que daqui
há algum tempo não poderei pegar uma mangueira e lavar o meu carro,
pois serei obrigado a entrar em um curso de 2 anos para tirar meu
certificado, e desta forma estarei apto há prestar serviços "de
limpeza", tanto pessoal quanto para os outros..., bem provável que
daqui há alguns anos a atual dona que cuida muito bem da minha idosa
vizinha, não poderá mais fazê-lo... porquê, pasmém!, já existe curso
superior para tomar conta de idosos... e claro, as pessoas que estão
formando vão alegar que as outras pessoas não tem preparo para exercer
a profissão....

Senhores, por favor, se querem ver a evolução na área de T.I, essa lei
não pode ir pra frente.... balela achar que tudo vai melhorar, pelo
contrário, você corre o risco de perder posição, para alguém que sabe
muito menos que você, produz muito menos que você,e irá dar um retorno
muito menor para sua empresa do que você, e o pior, todo mundo saberá
disso, só que ele vai ter curso superior e você não, a empresa tem
estar de acordo com a legislação.

Bom... nessa história, você vai perder.... a empresa vai perder......
e o espertão, que cursou um curso superior nas coxas e entende bulufas
dessa história de T.I ficará rindo...

Em tempo, não entendem isso como uma crítica a academia, sei realmente
a importância e valor que elas significam para o aperfeiçoamento
humano, técnico e profissional .

E Charles, se preocupe não, desde quando me lembro por gente, há
especulação sobre a regulamentação de profissões de informática.

Dito....

[]s


2008/3/6 Michael Mafort <michae...@gmail.com>:

--
Marcelo Linhares
Pessoal -> marcelolinhares.com
Agência Detalhes -> http://www.agenciadetalhes.com.br
Procurando vagas em TI ?
http://www.vagasem.info

Junior

unread,
Mar 6, 2008, 1:24:11 PM3/6/08
to ph...@googlegroups.com

Eu tb ouvi meu ex patrão falando isso.

Que pessoas que comprovam 5 anos ou mais de experiência podem se filiar e tal.

 

Mas não é só chegar e se filiar. Existem provas para serem feitas. E essas provas serão menos difíceis (se é que serão difíceis como as da OAB, CRM e CRO) para quem tem algum curso, pois por mais q a teoria seja diferente da prática, ela faz falta.

 

Demorei mais que 4 anos pra formar por conta de umas DPs, mas não me arrependo pq sempre aprendia algo mais bacana, trocava idéias com pessoas diferentes.

 

O ruim da facul é ir lá e ter q tirar notas e, se for particular, pagar a mensalidade. Mas de resto é muito bom. Amizades com os colegas, professores (esses sim valem muito a amizade), trocas de experiências...

Fora as calouradas, as meninas de outros cursos q mal sabem abrir o Word e a gente sempre dá uma mãozinha heheheheh

=)

 

Só temos a ganhar. Tanto intelectual como profissionalmente. Aí sim poderemos cobrar salários (pisos, tetos, médios) de mais respeito e acabar com a informalidade dos pilantras.

 

--------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO
Favor não reencaminhar esse email.
Caso queira enviar o conteúdo deste para outras pessoas:
    1°) Crie um novo email e anexe o que desejar (não adianta apagar os emails no corpo da mensagem, eles continuarão existindo - ocultos dentro dela - daí a necessidade de criar um novo email).
    2°) Envie para as pessoas que quiser com
CÓPIA OCULTA (Ao invés colocar os e-mails no campo para, colocar no campo Cco [ou Bcc para quem usa programas em inglês]).
Isso evita que os emails, inclusive O SEU, sejam propagados em TODA A REDE MUNDIAL de computadores.
Os Anti-Spamers agradecem.
Os Anti-Spamers de plantão, favor ignorar esse recado - mas não deixem de divulgar essa informação.

 

guilherme

unread,
Mar 6, 2008, 1:25:40 PM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
O que eu acho de bom que pode ajudar no crescimento da profissão, porque na
minha opinião a área de informática ta muito na zoeira. Não temos classe,
qualquer um hoje programa, basta entrar na internet. (O que quero dizer e,
para ser medico, vc deve formar, para advogar vc deve formar, para ser
professor vc deve formar), então se ajudar neste ponto acho muito bom.

Se a lei for regulamentar estas coisas acho muito bom.

Grato,

Guilherme

-----Mensagem original-----

Marcelo Linhares
Enviada em: quinta-feira, 6 de março de 2008 15:17
Para: ph...@googlegroups.com
Assunto: [PHP MG] Re: RES: [PHP MG] [OFF] Será que meu ganha pão vai por
água a baixo?


guilherme

unread,
Mar 6, 2008, 1:27:06 PM3/6/08
to ph...@googlegroups.com
E tambem como alguém disse no grupo, as vezes as pessoas que não são
formadas ajudam mais que as que são. Mas o que quis dizer e que e bom para
regularizar a profissão igual as outras.

Grato,

Guilherme
Diretor da Netsoft
(31) 9313-5512
visite nosso site: www.netsoft.eti.br


-----Mensagem original-----

Marcelo Linhares
Enviada em: quinta-feira, 6 de março de 2008 15:17
Para: ph...@googlegroups.com
Assunto: [PHP MG] Re: RES: [PHP MG] [OFF] Será que meu ganha pão vai por
água a baixo?


loopdo...@gmail.com

unread,
Mar 7, 2008, 7:48:43 AM3/7/08
to PHP MG
A Casa iniciadora do projeto é o Senado e acabou de passar na CCT
(Comissao de Ciencia e Tecnologia) sendo assim falta o parecer da CCJ
(Comissao Constituicao e Justiça) e a votação no plenário.

Aprovado no Senado o projeto irá se dirigir para a Câmara e irá passar
por suas respectivas comissões até o plenário e depois teremos a
sanção da lei pelo Presidente da República. Sendo assim podemos
esperar pelo menos uns 6 anos até essa lei ser aprovada, prazo
suficiente para os não-formados atenderem o dispositivo do Art. 2°:

Art.2° Poderão exercer a profissão de Analista de Sistemas no País:
(...)
III - os que, na data de entrada em vigor desta Lei, tenham exercido,
comprovadamente, durante o período de, no mínimo cinco anos, a função
de Analista de Sistemas e que requeiram o respectivo registro aos
Conselhos Regionais de Informática.

Além disso nosso ordenamento jurídico adota o principio do direito
adquirido, ou seja os que exercem a profissão da Analista mesmo não
sendo formado, mas possui em registro de trabalho como Analista
adquire através de fé pública um direito que não pode ser afastado
pela atividade legislativa, sendo então o Poder Judiciário uma ótima
saída para aqueles que realmente se sentirem prejudicados pela Lei.

Um abraço para todos,
Vinicius Dornelas Braz
CAEd/ufjf

Charles Schaefer

unread,
Mar 7, 2008, 7:53:41 AM3/7/08
to ph...@googlegroups.com
E ainda tem gente que me chama de doido quando digo que é essencial todo brasileiro conhecer de direito, nem que seja apenas o básico...

valeu pela explicação Vinicius.

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 7, 2008, 8:57:13 AM3/7/08
to ph...@googlegroups.com
Quanto à questão dos 'profissionais quase-formados semi-info-analfabetos', me desculpem, mas então teremos que reestruturar não só a classe, mas também as universidades.

2008/3/7 Charles Schaefer <charles...@gmail.com>:

Marcelo Linhares

unread,
Mar 8, 2008, 2:57:51 AM3/8/08
to ph...@googlegroups.com
> minha opinião a área de informática ta muito na zoeira. Não temos classe,

Que Medo, você quer ter uma classe? sindicato? Você sob o braço de um
sindicato é apenas mais um....

> qualquer um hoje programa, basta entrar na internet. (O que quero dizer e,
> para ser medico, vc deve formar, para advogar vc deve formar, para ser
> professor vc deve formar), então se ajudar neste ponto acho muito bom.

Mas isso não é bom? Já ministrei curso de programação pra alunos de
baixa renda, e a experiência foi excelente.. muitas vezes, o que nos
diferencia é a informação... nós temos acesso, muitos não tem.... e
convenhamos, 50% das nossas dúvidas são respondidos no oráculo, o
resto é a formação e experiência. Aí que entra o questionamento, como
será essa formação ? estritamente acadêmica? acho difícil..

> Se a lei for regulamentar estas coisas acho muito bom.

Repito, acho difícil ;-)

Marcelo Linhares

unread,
Mar 8, 2008, 3:09:12 AM3/8/08
to ph...@googlegroups.com
Bem explicado Vinícius, mas ainda sombrio, talvez você com os
conhecimentos jurídicos possa me clarear...

> A Casa iniciadora do projeto é o Senado e acabou de passar na CCT
> (Comissao de Ciencia e Tecnologia) sendo assim falta o parecer da CCJ
> (Comissao Constituicao e Justiça) e a votação no plenário.
>
> Aprovado no Senado o projeto irá se dirigir para a Câmara e irá passar
> por suas respectivas comissões até o plenário e depois teremos a
> sanção da lei pelo Presidente da República. Sendo assim podemos
> esperar pelo menos uns 6 anos até essa lei ser aprovada, prazo
> suficiente para os não-formados atenderem o dispositivo do Art. 2°:
> Art.2° Poderão exercer a profissão de Analista de Sistemas no País:
> (...)
> III - os que, na data de entrada em vigor desta Lei, tenham exercido,
> comprovadamente, durante o período de, no mínimo cinco anos, a função
> de Analista de Sistemas e que requeiram o respectivo registro aos
> Conselhos Regionais de Informática.

Taí, se eu levantar uma pesquisa aqui, imagino que 20% trabalhe em
regime CLT, de resto PJ ou estagiário, como comprovar esses 5 anos
nessa situaçào? Cartinha da empresa? duvido que o infame "Conselho
Regional de Informática" aprovará.


> Além disso nosso ordenamento jurídico adota o principio do direito
> adquirido, ou seja os que exercem a profissão da Analista mesmo não
> sendo formado, mas possui em registro de trabalho como Analista
> adquire através de fé pública um direito que não pode ser afastado
> pela atividade legislativa, sendo então o Poder Judiciário uma ótima
> saída para aqueles que realmente se sentirem prejudicados pela Lei.

Uma coisa eu acho interessante nessa história, o fim dos pseudo-nomes
e pseudo-classes, por exemplo, quem é analista hoje? vejo gente com
dois meses de aprendizado, assinando e-malls como "Analista", outros,
mais audaciosos colocam títulos mais rebuscados como "WebDeveloper
Enginner" ou "Interaction Desginer", "RIA Especialist" (muito
utilizado há alguns anos atrás), "Especialista em Web2.0" (mais atual)
.
E as vagas de emprego? Cansei de ver vaga de Programador Jr. ser mais
exigida que a de Analista Sênior.
Sênior/Pleno/Júnior... tudo isso vira uma piada na ausência de uma
regulamentação.

[]s
Marcelo Linhares
WebEnginner Developer Especialist Full-Full Master Plus Again = estagiário

Norivan Oliveira

unread,
Mar 8, 2008, 6:42:39 AM3/8/08
to ph...@googlegroups.com
"...diploma de ensino médio ou equivalente de curso técnico de Informática ou de Programação de Computadores..."
 
Técnico de informática = programador?
Programador = técnico de informática?
 
O seu zé da esquina que faz manutenção de micros e se diz técnico vai ficar doido quando ouvirr isso.
 
Quanto a analista ter que ser formado bom é uma bela notícia, principalmente para aqueles que não sabem "nada" e se escondem atrás de um diploma de nível superior na área.
 
 
Em 08/03/08, Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com> escreveu:
BrServidor: 31 3466-7252 - http://www.brservidor.com
Pessoal: 31 8687-7252 - http://nrv.brservidor.com - http://norivanoliveira.blogspot.com
-----------------------------------------------------------
Editor do Open Directory Project - acesse http://www.dmoz.org e inclua seu site no maior diretório do mundo.

Norivan Oliveira

unread,
Mar 8, 2008, 6:56:35 AM3/8/08
to ph...@googlegroups.com
"assinando e-malls como "Analista", outros,
mais audaciosos colocam títulos mais rebuscados como "WebDeveloper
Enginner" ou "Interaction Desginer", "RIA Especialist" (muito
utilizado há alguns anos atrás), "Especialista em Web2.0" (mais atual)"
 
A explicação pra isso é simples meu caro Marcelo, no mercado atual ganha mais quem vende seu peixe... a pessoa que eu conheço que ganha mais dinheiro em BH têm uma frase interessante que guardei pra mim: "Ganha dinheiro que fala, quem faz é um mero detalhe."
Em contra-partida a essa sua afirmação minha lista no msn é cheia de caras com ínumeros títulos que trabalham chefiando grandes instuições que ficam fazendo perguntas mais idiotas do que as de alguém que começou a programar ontem.
Na lista mesmo descendo os e-mails eu vi uma certa pessoa que tem mais formação que a dona "Joana" apoiando o tal projeto ee ele mesmo não sabe usar funções básicas do PHP.
 
Efim meu caro programação e analise como toda outra profissão é pra quem gosta, se dedica e tem talento para iss, não apenas para quem é formado, pós graduado com enfâse em sei lá o que... isso querendo ou não o dinheiro compra conhecimento não.
Creio eu que deveria ter alguma forma de avaliação tipo a da OAB

 
Em 08/03/08, Norivan Oliveira <nor...@gmail.com> escreveu:



--
Att.
Norivan Oliveira
(Programador Web)
Agência Rubra: 31 2127-0895 - http://www.agenciarubra.com

Junior

unread,
Mar 8, 2008, 9:43:57 AM3/8/08
to ph...@googlegroups.com

Bom gente, acho que a galera ta se prendendo em coisas muito negativas.

Sou do tipo que quem não deve não teme...

 

Não pq eu fiz facul, mas independente disso esses conselhos só tem a ajudar as pessoas.

Quem é realmente da área, com curso, diploma ou e for competente continua na área. Pq num vai ser do dia pra noite. Terão prazos e maneiras de regulamentar todo mundo.

Se num tiver, tb é bom pq a gente sai desse comodismo normal de brasileiro e começamos a correr atrás DOS NOSSOS DIREITOS.

 

Acho q devemos mais nos unir em prol desses conselhos do que ficar criticando falhas (que sempre terão em qualquer coisa, inclusive nossos códigos hehehe) e falando que num vai dar certo antes mesmo de começar.

 

Estão cansados de programadores piá, sobrinhos e pilantras? Então ta aí uma oportunidade muito boa de reduzir (pq essas “ervas daninhas” nunca acabarão) essas pessoas de pouca fé e nos valorizarmos mais.

 

Sou mais a favor de todos se unirem, correrem atrás do que ficar reclamando q num dá certo, q ta errado, q num funciona...

 

Eu pelo menos quero que isso aconteça pq é bom pra mim, pra todos da lista e pra quem entrar no ramo da informática com intenção de fazer coisa boa e não pilantragem.

Quem é bom sempre consegue.

Me preocuparia mais se eu fosse picareta que quer se dar bem do uma pessoa q se esforça pra ser alguém na área.

 

--------------------------------------------------------------------------------------


ATENÇÃO
Favor não reencaminhar esse email.
Caso queira enviar o conteúdo deste para outras pessoas:
    1°) Crie um novo email e anexe o que desejar (não adianta apagar os emails no corpo da mensagem, eles continuarão existindo - ocultos dentro dela - daí a necessidade de criar um novo email).
    2°) Envie para as pessoas que quiser com

CÓPIA OCULTA (Ao invés colocar os e-mails no campo para, colocar no campo Cco [ou Bcc para quem usa programas em inglês]).


Isso evita que os emails, inclusive O SEU, sejam propagados em TODA A REDE MUNDIAL de computadores.
Os Anti-Spamers agradecem.
Os Anti-Spamers de plantão, favor ignorar esse recado - mas não deixem de divulgar essa informação.

 

De: ph...@googlegroups.com [mailto:ph...@googlegroups.com] Em nome de Norivan Oliveira


Enviada em: sábado, 8 de março de 2008 08:57
Para: ph...@googlegroups.com

Leonardo Chaves

unread,
Mar 8, 2008, 12:51:03 PM3/8/08
to ph...@googlegroups.com
Que isso charles,
você não precisa se preocupar com isso. Afinal agora você é um mega empresário dono de empresa. :)



É, se o projeto vingar, eu, que não sou formado na área de informática e sou programador auto-didata, não poderia trabalhar mais na área, seja como analista, seja como técnico em informática....

Que pena, eu acho que não sou tão ruim de serviço assim... rsrs


--
Charles Schaefer - Web Developer
Email: charles...@gmail.com
Tels.: +55 31 9317-2862

ATENÇÃO: Não imprima este e-mail. A natureza agradece. E seu bolso também.
WARNING: Don't print this e-mail. The nature is thankful. And your money too.




--
Att,
Leonardo Chaves de Freitas

QualiConsult
Analista de Banco de Dados  - DBA

Rodrigo Oliveira

unread,
Mar 8, 2008, 3:05:47 PM3/8/08
to ph...@googlegroups.com
o problema seria se ele fosse um empresário que não é dono de empresa.. rs
 
:P

 
Em 08/03/08, Leonardo Chaves <leoc...@gmail.com> escreveu:

Joaquim Lopes Junior

unread,
Mar 10, 2008, 7:24:58 AM3/10/08
to ph...@googlegroups.com
Apenas uma ressalva Marcelo.

Sindicato e regulamentação da profissão não estão necessariamente relacionados(nem sei se o estão de alguma forma). Pessoas que na carteira possuem os cargos analista, programador ou afins estão sim vinculados a um sindicato(o SINDADOS se não me engano) e possuem esse 'braço'. E pagam por isso de forma não opcional. Me corrijam se estiver errado.

At,

Joaquim

2008/3/8 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>:



--
Att,

Joaquim

Henrique de Castro

unread,
Mar 10, 2008, 9:17:50 AM3/10/08
to ph...@googlegroups.com
Bom.. não sei se é opcional.. mas eu paguei o SINDADOS por mto tempo hehe.. agora como PJ que não pago mais.. mas qdo era CLT, todos na empresa pagavam.

Em 10/03/08, Joaquim Lopes Junior <joaquim...@gmail.com> escreveu:

Marcelo Linhares

unread,
Mar 10, 2008, 9:20:12 AM3/10/08
to ph...@googlegroups.com
> > Sindicato e regulamentação da profissão não estão necessariamente
> relacionados(nem sei se o estão de alguma forma). Pessoas que na carteira
> possuem os cargos analista, programador ou afins estão sim vinculados a um
> sindicato(o SINDADOS se não me engano) e possuem esse 'braço'. E pagam por
> isso de forma não opcional. Me corrijam se estiver errado.

Não.... o sindados é opcional....
Sou "fichado" como Técnico de Informática, e tem pessoas aqui na PUC
que são "fichadas" como "Analista de Sistemas", e todos são associados
ao SAAEMG (Sindicato dos auxiliares de Administração Escolar)

[]s

Anderson Goulart

unread,
Mar 10, 2008, 5:59:17 PM3/10/08
to ph...@googlegroups.com
Boa tarde,

2008/3/6 elias mateus <emate...@gmail.com>:

Eu so vejo qualidades nessa lei, pois quem nao tem diploma qq vai ter uma "oportunidade" (mesmo q forcada) de adquirir maior conhecimento, mesmo ACADEMICAMENTE no "assunto"caro anderson. Pegamos como exemplo os Engenheiros.

Se a academia brasileira fosse referência para alguma coisa eu poderia até entender esses pontos de vista, mas reserva de mercado é me cheira a corporativismo e medo do controle pelo mercado. Se uma pessoa não trabalha bem, esta deveria ser excluída do mercado pelas empresas contratantes. É simples assim.
 

Elas sao a classe mais unida q existe (junto com medico e advogados).
Sao organizados,

Bom, pergunte aos engenheiros  e médicos sobre seus conselhos. Eu tive acesso a uma informação (pesquisa) que mediu o indice de satisfação dos membros com estas entidades e foi muito baixo.

Sou formado em CC pela UFMG e não acredito que esta reserva de mercado possa melhorar alguma coisa.. vai só aumentar o número de contribuintes para os conselhos!


-- Global

Anderson Goulart

unread,
Mar 10, 2008, 6:00:57 PM3/10/08
to ph...@googlegroups.com
Vejam a discussão em:

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107


Abraços,
Global

Anderson Goulart

unread,
Mar 10, 2008, 6:01:44 PM3/10/08
to ph...@googlegroups.com

A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978.

Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:

  1. Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
  2. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.
  3. A área deve ser Auto-Regulada.
Os argumentos levantado junto à comunidade da SBC e que nortearam a formulação dos princípios acima estão detalhados na Justificação que acompanha o PL 1561/2003, o qual é integralmente apoiado pela Sociedade de Computação.


Concordo com a SBC.

-- Global

Marcelo Linhares

unread,
Mar 10, 2008, 11:49:25 PM3/10/08
to ph...@googlegroups.com
> > Eu so vejo qualidades nessa lei, pois quem nao tem diploma qq vai ter uma
> "oportunidade" (mesmo q forcada) de adquirir maior conhecimento, mesmo
> ACADEMICAMENTE no "assunto"caro anderson. Pegamos como exemplo os
> Engenheiros.

Engenheiros?? Tem certeza do que está falando?
Há alguns anos atrás, e empresa que meu pai presta serviço mandou
todos engenheiros embora e os recontrataram como PJ, sabe pq? Porquê
o sindicato exige um piso salarial de 8 salários mínimos, e a empresa
não conseguia "acompanhar" o reajuste do salário mínimo.

Dois colegas meus, engenheiros recém-formados, trabalham como
engenheiros mas possuem carteiras assinadas como Analistas, pois não
podem ter carteira assinada como engenheiro e receber um valor
inferior a 8 salários mínimos.... Agora, imagine que eles passem em
um concurso público, e precisarem comprovar alguns anos de experiência
como engenheiro....
pééééééen!!! se danaram.... o sindicato tirou deles esse direito...
afinal, pro órgão do concurso e pro sindicato, eles nunca exerceram a
profissão.

entende a dimensão do problema? balela achar que a regulamentação vai
trazer salários mais altos, no máximo, mudará o carimbo da sua
carteira de trabalho, ao invés de "Analista de Sistemas" você será um
"Operador de Informática".....

Charles Schaefer

unread,
Mar 11, 2008, 9:42:20 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
É, eu sempre pensei nessa questão também. O mercado vai sempre arrumar um jeito alternativo de continuar a fazer o que já faz...

2008/3/11 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>:

Henrique de Castro

unread,
Mar 11, 2008, 9:57:42 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Com certeza.. é o mesmo que aconteceu quando começaram a "inventar" a forma de trabalho como PJ... enfim, não acredito na regulamentação, e se ela vir, não vejo bem algum!

Em 11/03/08, Charles Schaefer <charles...@gmail.com> escreveu:

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 11, 2008, 10:08:02 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Ah quem não se garante como profissional sempre fica com medo dessas paradas mesmo.

2008/3/11 Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com>:

Charles Schaefer

unread,
Mar 11, 2008, 10:23:01 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Eu diria que sua afirmação foi no mínimo desnecessária!

Mas... bom, acho que temos sim que ter medo. Não de forma egoísta, pensando apenas no que nos afetará ou não (afinal, como dito, quem hoje não é formado ainda tem tempo de o ser até a possível vigoração da lei), mas pensando também no quanto essa mudança influenciaria no desenvolvimento tecnológico (e econômico) do país.

Eu, particularmente, acho que, a curto e médio prazo, atrapalhariam bastante. Mas ainda não tive tempo nem recurso pra pensar nas influências disso daqui uns dez, vinte anos.

Ah, e apesar do medo, eu me garanto sim como profissional (ou seria o contrário?).

2008/3/11 Pedro Henrique Fialho <fial...@gmail.com>:

Elias Mateus

unread,
Mar 11, 2008, 10:26:39 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
sinceramente eu nao sei o Porque de tanta resistencia em cursar uma faculdade.
Vejo tanta gambiarra por ai de nego q aprendeu a programar( ou seria tentar programar) dentro de um quarto escuro q ate chateia a gente.

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 11, 2008, 10:36:29 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Pois é Charles; profissional é profissional, formado ou não, regulamentado ou não.

Acredito que o mercado não seria inundado por recém-formados sem nenhuma experiência, pelo contrário, acho que isso incentivaria os mal-formados e/ou sem experiência a se qualificarem (por mal-formados entendo o 'sobrinho que faz site' ou o 'vizinho que sabe flash')

Também tem que rolar incentivo, tome por exemplo a Índia, parece até praga aquele monte de indiano na área de tecnologia, mas a realidade é que houve um programa bem estruturado, e hoje a maioria das grandes empresas têm mão-de-obra indiana, que é mais barata, mas é  qualificada.

Agora, se você se garante como profissional, então desnecessário é ter medo, afinal know-how é know-how e piá formado ainda é piá.

2008/3/11 Charles Schaefer <charles...@gmail.com>:

Henrique de Castro

unread,
Mar 11, 2008, 10:39:25 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Normalmente quem faz ou fez faculdade se acha melhor do que os outros. Pra mim quem faz faculdade é porque não tem capacidade de aprender sozinho.

Ah, e apesar do medo, eu me garanto sim como profissional (ou seria o contrário?). [2]

Elias Mateus

unread,
Mar 11, 2008, 10:42:53 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
como toda lei (no Brasil) ha prejudicados, beneficiados e os q ficam no meio (pra esses tanto faz)....q lutemos para estarmos no rol dos beneficiados...rs
creio q quem 'e dono de empresa ou qq tipo de "estabelecimento" relacionado a TI deve ter certo receio....qto a taxas, relacionamento com o cliente (receio de o cliente nao aceitar o aumento de prestacao de servicos, etc)...


Em 11/03/08, Pedro Henrique Fialho <fial...@gmail.com> escreveu:

Charles Schaefer

unread,
Mar 11, 2008, 10:48:20 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Pois é Pedro,
Eu ainda não parei pra pensar nisso com calma, mas analisando superficialmente eu também acho que a longo prazo isso teria bons resultados se não houver as situações descritas acima, de irregularidades.
O meu medo, e esse não é apenas por mim,  é  essa situação atrapalhar o atual desenvolvimento do país. Essa não é uma lei qualquer que pouco influenciaria. Poderia mudar bastante os processos dentro das instituições, acarretar mais gastos e diminuir a disponibilidade de mão-de-obra, o que por sua vez deixaria as empresas temerosas ao pensar e/ou propor novos projetos.

Isso não está tão distante como podemos pensar, pois hoje em dia já há essa preocupação entre diversas empresas. Muita coisa boa está deixando de ser implementada por falta de profissionais. Se os que já têm o know-how necessário não puderem exercer a profissão a situação ainda piora.

Elias Mateus

unread,
Mar 11, 2008, 10:56:06 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
eu nao em acho melhor q ninguem, acho apenas q soube aporveitar a oportunidade q tive de estudar e me especalizar numa area q sempre me identifiquei. uma pena vc nao ter tido esse oportunidade...
Sobre capacidade de aprender sozinho, isso 'e pensamento ignotante...alias, pq ainda ainda trabalha? se 'e tao bom nao precisa de trabalhar para os outros!
Se for dono de empresa, uma dica...nao corra atras de clientes...deixa q eles corram atras de vc e de sua inteligencia (por merito seu, apenas SEU)


Em 11/03/08, Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com> escreveu:

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 11, 2008, 10:56:08 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Concordo contigo, Charles, oferta de mão-de-obra é mínima, por isso tem que ter incentivo. Se a intenção for regulamentar então também tem que desenvolver.

2008/3/11 Charles Schaefer <charles...@gmail.com>:

Charles Schaefer

unread,
Mar 11, 2008, 11:11:14 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Pessoal, vamos evitar ataques pessoais. O tópico vem se seguindo tão interessante, com discussões bem argumentadas. Torná-lo uma guerra de interesses, só mais um flame na lista, seria uma pena.

Junior

unread,
Mar 11, 2008, 11:20:55 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com

O.o

 

Quem faz faculdade é pq não tem capacidade de aprender sozinho?

Porra...

 

Acho que é justamente ao contrário...

Pq na faculdade se bem de verdade é quem corre atrás E consegue tem muita capacidade de aprender muita coisa sozinho...

Te garanto que em 4 anos vc num vai aprender sozinho que aprenderia em 4 anos de faculdade, absorvendo informações não só de livros, mas de professores, colegas da sua classe e de outras turmas mais avançadas ou não.

Faculdade te mostra o caminho. A caminhada quem faz é vc...

 

Se for assim, toda vez q eu ver um engenheiro civil vou chamar ele de burrão, já que quem levanta o prédio é o pedreiro e o servente e não o engenheiro e um arquiteto hehehe

 

Depois tem pista de pouso q não cabe avião, prédio que cai, SO que trava e ninguém sabe pq...

 

De: ph...@googlegroups.com [mailto:ph...@googlegroups.com] Em nome de Henrique de Castro


Enviada em: terça-feira, 11 de março de 2008 11:39
Para: ph...@googlegroups.com



 

__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 2935 (20080310) __________

 

The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.

 

http://www.eset.com

Anderson Unsonst

unread,
Mar 11, 2008, 11:48:42 AM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
POW vem o cara lah em cima que perdeu uma ótima oportunidade de ficar CALADO vem e fala merda ,ae vai virando uma bola neve... chega neh vamos ser proficionais aqui na lista tbm :p
abraços

Em 11/03/08, Junior <juni...@gmail.com> escreveu:

Henrique de Castro

unread,
Mar 11, 2008, 12:10:15 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Tem gente aqui que poderia ficar calado. Mas gostam de falar merda e tentam sair como bonzinhos depois.
Enfim, aos que insistem em discutir, continuem fazendo suas faculdades, quem sabe não contrato vocês. Mas precisarão serem bons para isso.

Henrique de Castro

unread,
Mar 11, 2008, 12:13:09 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Se tem uma coisa que me deixa nervoso são pessoas com soberba. Não é um título que faz um profissional, mas sim sua capacidade, e regulamentação nenhuma conseguirá prever isso. É por essas e outras que falam em regulamentação a tantos anos e nunca foi pra frente e nem irá.

Em 11/03/08, Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com> escreveu:
Tem gente aqui que poderia ficar calado. Mas gostam de falar merda e tentam sair como bonzinhos depois.

Charles Schaefer

unread,
Mar 11, 2008, 12:14:14 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Não Elias,
A resistência não é a cursar uma faculdade, mas a depender disso para exercer a profissão.
Eu particularmente tenho ainda tenho interesse em fazer um curso na área, mesmo que uma pós.

Eu só acho que isso poderia criar certas restrições, como explicado em e-mails anteriores, a pessoas que iniciam na área sem um curso mas já com o pensamento voltado para a qualidade profissional mesmo que pela autodidática. Esses não poderiam exercer a profissão por não terem um diploma, mesmo sendo eles tão bons numa determinada especialidade (e algumas vezes até melhores) quanto os graduados.

2008/3/11 Elias Mateus <emate...@gmail.com>:

Junior

unread,
Mar 11, 2008, 12:16:32 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com

Pra moçada que gosta muito do Google:

 

Software Engineer - Belo Horizonte

This position is located in Belo Horizonte, Brazil.

For consideration please submit your resume in English.

The area: Software Engineering

Google's software engineers develop the next-generation technologies for which we've become world-renowned. In addition to revolutionizing search technology, we use our world-class programming skills to innovate in a number of other areas as well. Our projects include working on advanced information-retrieval algorithms, massive scalability and storage solutions, and large-scale applications that enrich the user experience. We also work extensively on networking systems, advertising systems and complex transaction systems in consumer applications.

The role: Software Engineer

We need world-class engineers to help develop the next generation search engine. Our engineering team is working on problems in a number of areas, including cutting-edge information retrieval algorithms, scalability issues related to dealing with huge amounts of data and a rapidly increasing user base, and a variety of novel search features incorporating natural language processing, machine learning, and neural/Bayesian networks. If you have a need to bring order to a chaotic web, contact us.

Requirements:

  • University Degree in Computer Science or a closely related field (MS or Ph.D. a plus).
  • Strong C/C++ programming skills, demonstrated by 3+ years of professional experience.
  • Substantial knowledge of UNIX/Linux or Windows environments.
  • Extensive experience designing and programming large scale, distributed systems, machine learning, information retrieval algorithms, network programming, Linux kernel and/or developing large software systems.
  • Several years of software development experience.
  • Enthusiasm for solving interesting problems.
  • Fluency in English is required.

For consideration please submit your resume in English.
Please include a list of all your Computer Science coursework along with grades received for both Undergraduate and Graduate courses.

 

Quem sabe eles não te contratam

;)

Rodrigo Luiz

unread,
Mar 11, 2008, 12:23:48 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
On 3/11/08, Junior <juni...@gmail.com> wrote:
>
> Requirements:
>
> University Degree in Computer Science or a closely related field (MS or
> Ph.D. a plus).
>
> Quem sabe eles não te contratam
>
> ;)
>

O mesmo vale para concursos públicos..... ;-)

--
[]'s
Rodrigo Luiz

GUS-MG ~ http://www.gus-mg.org
Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 11, 2008, 12:38:14 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Pois é, se ensino não é requerimento pra um bom profissional, então é besteira o cara fazer ensino médio — só com o fundamental já dá pra ele ler o manual do PHP e 'aprender sozinho'. Depois de alguns anos o Brasil será uma potência do TI, com mão-de-obra massiva e não-letrada.

Isso é estagnação gente; faculdade não mata nem proíbe ninguém de trabalhar.

2008/3/11 Rodrigo Luiz <rodrig...@gus-mg.org>:

Junior

unread,
Mar 11, 2008, 12:38:07 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Até quem vai preso tem uma cela menos pior só por conta de um cursos
superior...
Aliás, a única coisa q se "perde" fazendo um curso técnico ou superior são
algumas horas de sono fazendo trabalhos e tcc...

Fora isso, se num correr atrás fica igual gente q eu vi formando na mesma
turma que eu.
Num sabiam nem formatar um HD...

Eu defendo sim essa lei.
Pq eu durante mais de 4 anos enfrentava 2 horas de viagem em rodovias mal
conservadas, ônibus fretados com nenhum conforto, brigando por bancos q
tinham olho de gato q ligasse pra voltar lendo algum livro ou apostila.
Garrar de madrugada estudando pra poder ter noção do que é a profissão.

E o que eu sei de PHP, HTML, MySQL, Delphi eu aprendi sozinho Tb. O meu
professor de Delphi era um picareta e só aprendeu quem se virou sozinho.

Moro no interior e aqui tem muitos sobrinhos e piás q tiram o serviço de
quem é sério.
Ou vc tem q fazer guerra de preços (trabalhar muito, ter qualidade e ter
lucro quase 0) com esse pessoal.
Seja pro que for, sempre tem um Mané pra cobrar mais barato e te tirar da
praça.

É por essas e outras quero continuar estudando, ter certificações, pós e
outras.
Pq fazer consulta no Google é fácil. Foda é entrar lá dentro e ralar hehehe

A quem eu ofendi, eu peço desculpas. Só espero coisa melhor pra profissão. E
não acabaremos com sobrinhos e piás se não fecharmos o cerco.

Até mais.

-----Mensagem original-----

Rodrigo Luiz
Enviada em: terça-feira, 11 de março de 2008 13:24
Para: ph...@googlegroups.com
Assunto: [PHP MG] Re: RES: [PHP MG] Re: RES: [PHP MG] Re: RES: [PHP MG]


[OFF] Será que meu ganha pão vai por água a baixo?

--
[]'s
Rodrigo Luiz

__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature
database 2937 (20080311) __________

The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.

http://www.eset.com

__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature

database 2937 (20080311) __________

Leonardo Chaves

unread,
Mar 11, 2008, 12:47:28 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
O google está ai para provar o quanto uma formação acadêmica é importante.

A idéia nasceu em uma universidade e hoje os headhunter do google concentram
esforços no topo da cadeia acadêmica (mestrado,doutorado).

Para o restante, quem sabe isso não funcione
http://www.euquerotrabalharnogoogle.com/

Mas também  não posso desprezar os filhos de Pai Rico[1], gosto dessa linha de pensamento tanto quanto valorizo
a formação acadêmica.

[1]http://books.google.com/books?id=2LXZGAAACAAJ&dq=rich+dad&ei=ebfWR52sEp-0iQHDzs2GBA


2008/3/11 Rodrigo Luiz <rodrig...@gus-mg.org>:



--
Att,
Leonardo Chaves de Freitas

QualiConsult
Analista de Banco de Dados - DBA

Henrique de Castro

unread,
Mar 11, 2008, 1:40:35 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Na minha concepção, certificações sim são requerimentos para um bom profissional. Ensino não.
Mas é óbvio que toda regra tem sua exceção.

Em 11/03/08, Pedro Henrique Fialho <fial...@gmail.com> escreveu:
Pois é, se ensino não é requerimento pra um bom profissional, então é besteira o cara fazer ensino médio — só com o fundamental já dá pra ele ler o manual do PHP e 'aprender sozinho'. Depois de alguns anos o Brasil será uma potência do TI, com mão-de-obra massiva e não-letrada.

Anderson Goulart

unread,
Mar 11, 2008, 4:56:52 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Henrique,

Certificações medem o conhecimento estagnado e específico sobre alguma ferramenta. Este conhecimento pode ser obtido por meio da memorização, tentativa e erro ou qualquer outro método que esteje longe do pensamento. É assim que concursos tentam medir a capacidade dos candidatos, e é por isso que temos pessoas ruins administrando nosso Estado.

Por favor, cite aqui algum assunto que você diz ter domínio que tentaremos provar que o mero conhecimento reducionista não atende a todas as necessidades. Uma brincadeira, portanto, para elevar as nossas argumentações, sem caráter pessoal.

O objetivo do ensino é o pensamento, a discussão, o raciocínio e não uma mera absorção de conhecimento.

Sua raiva em relação à academia é justificável observando suas diversas falhas ao longo dos anos. Mas como diria Aristóteles, "Só sei que nada sei", em uma leitura do mundo sobre as pessoas, ele diz que a ignorância do ser humano é achar que sabe alguma coisa. Ele se diz sábio exatamente por saber que nada sabe e ter consciência disso.  Se você acompanhar suas obras através dos diálogos de Platão, verá o quão difícil é definir coisas simples como "coragem", "alma", "amor", ou seja, um conjunto de virtudes defendidas pelo filósofo.

Poderia provar-lhe com uma centena de exemplos que um bom profissional não é aquele que detém a certificação. Este seria a exceção e não a regra! E se você for meu concorrente, posso indicar-lhe alguns profissionais certificads para trabalhar com você! :)

Na minha opinião, um dos fatores marcantes que separa um indivíduo que cursou a faculdade e outro que não cursou é a sua maturidade. E esta maturidade não se ganha completamente com a idade. Tento gerenciar projetos com N pessoas  aqui na empresa e os que eu tenho maiores problemas são com aqueles que nunca cursaram a faculdade.

É isso.


Abraços,
Global


2008/3/11 Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com>:
Na minha concepção, certificações sim são requerimentos para um bom profissional. Ensino não.

Anderson Goulart

unread,
Mar 11, 2008, 5:02:26 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Olá Leo,

Estamos discutindo a qualidade profissional e não a riqueza monetária adquirida. Não consideraria um bom profissional um rico que ganhou dinheiro às custas de um trabalho escravo, por exemplo. Nem tão pouco um milionário anti-ético, com é o caso do Bill Gates.

Acredito na formação acadêmica como espaço único para discussões sobre temas diversos. Na escola nós só conseguimos engolir o conhecimento e na universidade você aprende a digerí-lo com sabedoria.

Portanto, os filhos de pais ricos estão fora da discussão, pelo menos para mim este não é o objeto principal.


Abraços,
Global

2008/3/11 Leonardo Chaves <leoc...@gmail.com>:

Henrique de Castro

unread,
Mar 11, 2008, 5:12:17 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
Não vou render muito, vou apenas apegar a um detalhe:
90% dos problemas que tive, foram com profissionais que possuem ou cursam faculdade.
Como já disse, toda regra tem sua excessão, mas o que me deixa indignado é quando as pessoas generalizam como aconteceu aqui.

Concordo contigo sobre a questão da maturidade. Mas não sobre a certificação, e falo com base no que vejo e vi ao longo dos anos.

Em 11/03/08, Anderson Goulart <glo...@gmail.com> escreveu:

Rodrigo Oliveira

unread,
Mar 11, 2008, 5:27:58 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
uma pesquisa constatou que 80% dos brasileiros hoje milionários nasceram pobres...
e desses 80%... humm... 0% tem curso superior...
 
ai você vem dizer que não está falando sobre riqueza... é... realmente, pra nascer pobre e fica MIlionário, devem ser péssimos profissionais pq nao tem curso superior... e não pense que 80% é pouco, o Brasil tem cerca de 250.000 pessoas com renda superior a R$1.000.000,00
 
Logo, podemos dizer que temos cerca de 200.000 profissionais ruins que ficaram cheios da grana :-)


 
Em 11/03/08, Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com> escreveu:
Não vou render muito, vou apenas apegar a um detalhe:

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 11, 2008, 10:24:38 PM3/11/08
to ph...@googlegroups.com
E por que o Bill Gates seria um milionário anti-ético?

2008/3/11 Rodrigo Oliveira <r.ef...@gmail.com>:

Fernando Henrique Amorim Fonseca

unread,
Mar 12, 2008, 8:12:51 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
issu depende muito do interesse e do empenho da pessoa... eu posso ser um milionário com ou sem faculdade, vai depender do meu empenho, interesse, idéias, das minhas oportunidades....

e em relação a teoria, faculdade é uma boa sim...
mais o q manda se tu é um bom profissional ou não, é a experiência de mercado...
mt gente se forma e parece que nem entraram na faculdade

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 12, 2008, 8:25:37 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
No Brasil, menos de 10% das pessoas que se formam no 3º ano vão para a universidade! Ensino médio não adianta nada... muita gente tem uma boa bocada do mercado e nem completou o 2º grau, porque tem empenho, interesse, idéias e oportunidade.

Negar a formação superior é absurdo.

2008/3/12 Fernando Henrique Amorim Fonseca <midiad...@gmail.com>:

Fernando Henrique Amorim Fonseca

unread,
Mar 12, 2008, 8:30:18 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
pq ensino médio não adianta nada Pedro????

Em 12/03/08, Pedro Henrique Fialho <fial...@gmail.com> escreveu:

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 12, 2008, 8:34:58 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
Fernando tou sendo irônico, se não percebeu

Joaquim Lopes Junior

unread,
Mar 12, 2008, 8:40:35 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
A minha opinião sobre tudo isso: vocês estão discutindo um assunto extremamente amplo considerando um contexto extremamente restrito: programação. Ou talvez: programação web. Ou ainda: programação web utilizando PHP e MySQL.

Vai trabalhar num projeto com volume de dados gigantesco, tipo buscador do google, sem ter conhecimento em diversas áreas da ciência da computação pra ver: algoritmos, estruturas de dados, redes(lá no baixo nível), segurança, IA, e por aío vai.... Se o neguinho for um gênio, pode até ser que consiga estudar e aprender tudo. Mas pode contar 1 em 1M.

Antes que rebatam, não estou querendo dizer que simplesmente por ter feito uma faculdade o cara vai conseguir entrar num projeto desse e detonar. Não vai. Vai ter que estudar demais e rever e se aprofundar em diversos conceitos. Mas tendo feito um curso bom, ele sabe onde procurar as coisas, sabe o que afeta e o que não afeta desempenho sem ter que ler milhões de coisas a respeito, conhece as pessoas especialistas em cada área para pedir ajuda, etc.

Essa é minha opinião. Agora para criar aplicação de pequeno e médio porte(sim, alguns sistemas grandes que dizemos fazer são de médio porte), aí dá pra aprender no google sim.

Com relação à regulamentação, sou indiferente. Os concursos vão continuar exigindo formação e 99% das grandes oportunidades também. Se fosse regulamentado, acho que meus projetos andariam um pouco mais rápido, mas nada suficiente para me fazer tomar partido no momento.

Pensando na comunidade, acho sim que a regulamentação traria benefícios a médio prazo. Uma classe com uma chancela de qualificação ajudaria a valorizar o trabalho de todos nós, inclusive diante dos olhos de países da europa e EUA. Poderíamos vender nossos projetos por preços mais justos, mais altos. E para que não fossem excluídos os bons profissionais que não têm formação, acho que tinha que ter algo tipo a prova da OAB, que permitisse que nos próximos 5 anos profissionais de outras áreas se filiassem. Depois disso, só com formação e sendo aprovado na prova. Aí não teríamos choro, nem exclusão de bons profissionais.



At,

Joaquim

2008/3/12 Fernando Henrique Amorim Fonseca <midiad...@gmail.com>:
issu depende muito do interesse e do empenho da pessoa... eu posso ser um milionário com ou sem faculdade, vai depender do meu empenho, interesse, idéias, das minhas oportunidades....



--
Att,

Joaquim

Fernando Henrique Amorim Fonseca

unread,
Mar 12, 2008, 8:52:25 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
hduashdu mals Pedro! quarta feira braba ja =P

Pedro Henrique Fialho

unread,
Mar 12, 2008, 9:28:57 AM3/12/08
to ph...@googlegroups.com
hauehuahea ta foda

Joaquim falou tudo. Particularmente acredito que faculdade não entrega nada de mão-beijada, mas ela pode dar tudo se você quiser usufruir dela, seja know-how, networking, profissionalismo, expertise, ou qualquer outra buzz-word da moda haha muito mais do que qualquer outro ambiente.

Pode parecer elitismo, mas é fato.

Rafael Gomes Dantas

unread,
Mar 16, 2008, 1:24:28 PM3/16/08
to ph...@googlegroups.com
Acho que pode ser até uma boa. Se eles conseguirem deixar o ensino nas faculdades mais rigoroso...

Conheço um cara que estuda na mesma faculdade que eu, já está no 6º período aproximadamente, e até hoje não consegue resolver os mais simples exercícios.

Isso sem contar que ele mal consegue escrever direito.

Espero que algo de bom saia desta iniciativa, e que ela não seja mais uma desculpa para criar contas para a gente pagar...

2008/3/12 Pedro Henrique Fialho <fial...@gmail.com>:

Rafael Gomes Dantas

unread,
Mar 16, 2008, 1:29:07 PM3/16/08
to ph...@googlegroups.com
A propósito, não gostei do comentário que diz que faculdade é pra quem não sabe aprender sozinho.

Tá certo que o conteúdo das faculdades de tecnologia daqui não é tão rico os lá de fora (pelo menos segundo o que eu ouvi falar), mas mesmo assim ela abre muito a cabeça para o porque das coisas serem do jeito que são. Você descobre soluções alternativas para problemas e mesmo que você não use elas, pode ser uma grande ajuda na hora de pensar naqueles problemas que você fica trancado por muito tempo sem resolver.

Não acho que seja perda de tempo e muito menos me arrependo de estar cursando uma faculdade.

2008/3/16 Rafael Gomes Dantas <raf...@gmail.com>:

Joaquim Lopes Junior

unread,
Mar 17, 2008, 7:50:38 AM3/17/08
to ph...@googlegroups.com
Depende de que faculdades vc está falando...

Faculdades federais daqui, como UFMG, UNICAMP, USP, UFPE e por aí vai, exportam e importam pesquisadores. Quem tá acompanhando vira e mexe vê artigos de renomadas conferências assinados por brasileiros, muitos trabalhando aqui mesmo, outros, fazendo pesquisa em grandes universidades americanas e da Europa.

Estudo na UFMG e a única coisa que percebo de diferença entre aqui e lá fora é que lá as universidades podem ser mais exigentes e só aceitarem alunos com dedicação exclusiva na pós-graduação, pois também conseguem oferecer bolsas dignas. Já aqui, muita gente boa não consegue se dedicar aos estudos como deveria porque precisam trabalhar em empresas. Então acaba que eles têm uma produtividade científica maior do que a nossa. Mas qualidade de ensino, se perdermos, é por muito pouco. E estando dentro de uma das grandes aqui do Brasil, só depende de vc querer estudar nas grandes lá de fora. Todos os professores têm títulos de lá, e te colocam fácil onde vc quiser.

Tem que se tomar muito cuidado quando se fala em universidades brasileiras. Há um verdadeiro abismo entre as federais e as particulares. Não que a qualidade de ensino seja necessariamente inferior, talvez nem seja, mas as particulares têm um compromisso de empregar o recém-formado e às vezes precisam abrir mão de ensinos de base, fundamentais, para a vida toda, para ensinar tecnologias que facilitem a admissão do seu aluno numa boa empresa.

Outra coisa tange o que já foi dito. Há muito mais 'piá' nas particulares do que nas federais. Isso ocorre por causa da relativa facilidade que é para ingressar em uma universidade particular. Obviamente, não é uma regra. Trabalho com diversas pessoas da PUC(essa acho que está até mais próxima das federais do que das outras particulares), Fumec, Inforium, Fabrai, etc... e muita gente boa mesmo, que dá show em alguns da UFMG... mas na média o pessoal da UFMG é melhor. Reitero: há uma pré-seleção antes de se iniciar a faculdade.

O que eu acho é que o neguinho tem que se matar de estudar pra entrar numa federal. Se não conseguir, estude para caramba e aproveite o máximo do curso da particular.

At,

Joaquim
--
Att,

Joaquim

Anderson Goulart

unread,
Mar 17, 2008, 11:36:11 AM3/17/08
to ph...@googlegroups.com
Dados de pesquisas precisam de contexto:

Abadia era milhonário vendendo drogas e poderia perfeitamente estar entre suas estatísticas, assim como Renan Calheiros, Paulo Maluf,  ronaldinho e até os los hermanos.


-- Global

2008/3/11 Rodrigo Oliveira <r.ef...@gmail.com>:

Anderson Goulart

unread,
Mar 17, 2008, 11:46:24 AM3/17/08
to ph...@googlegroups.com
2008/3/11 Henrique de Castro <hgrca...@gmail.com>:
Não vou render muito, vou apenas apegar a um detalhe:

90% dos problemas que tive, foram com profissionais que possuem ou cursam faculdade.

Bom, como eu disse em outro email anterior, vamos aos dados estatísticos de novo.
1) Quantas pessoas que não tem faculdade ou não cursam trabalham na sua empresa? E quantos cursam ou tem algum título?
2) Quais são as universidades ou faculdades desses profissionais?
3) Quais tipos de problemas você teve?
 

Como já disse, toda regra tem sua excessão, mas o que me deixa indignado é quando as pessoas generalizam como aconteceu aqui.

Seus dados estatísticos sem contexto também generalizam. Tome cuidado com seus dizeres.
 

Concordo contigo sobre a questão da maturidade. Mas não sobre a certificação, e falo com base no que vejo e vi ao longo dos anos.

Maturidade se ganha de várias formas e, acredito eu, fazer um curso universitário traz um pouco disso (depende da faculdade).

Com relação à certificação, o grande problema é que na maioria das vezes os profissionais sem certificação são um lixo ao quadrado, mas não mostra que os certificados são bons, apenas mostra que eles são menos lixo.

Tente conviver com desenvolvedores da comunidade livre e verá que há milhares de bons desenvolvedores sem sequer 1 certificação. Veja grandes nomes como Richard Stallman (físico), Linus Torvalds, Rossum van Guido (Python), Marcelo Tosati (kernel no Brasil), Aaron Seigo (kde), etc. E posso citar vários amigos meus que se incluem nesta lista mas não são tão famosos (kov, cascardo, lincoln, narcelio, etc).

Quando eu entro nas empresas eu fico assustado como eles conseguem contratar tanto nego ruim. Então, a culpa não é da faculdade e sim do RH da empresa.


-- Global

Marcelo Linhares

unread,
Mar 17, 2008, 3:43:11 PM3/17/08
to ph...@googlegroups.com
> Quando eu entro nas empresas eu fico assustado como eles conseguem contratar
> tanto nego ruim. Então, a culpa não é da faculdade e sim do RH da empresa.

A propósito, está rolando uma thread interessante sobre RH x TI lá no
Mundo.it, o consenso geral, é que definitivamente os headhunters do RH
não estão preparados para prospectar e contratar profissionais de TI.

Recomendo a leitura.

Rafael Gomes Dantas

unread,
Mar 17, 2008, 7:03:10 PM3/17/08
to ph...@googlegroups.com
O problema é que alguns RH costumam delirar nos requisitos, exemplo:

- Precisa saber PHP, JAVA, ASP, (lista de tecnologias na moda); quando o cara quer apenas um programador Delphi...

- Precisa saber usar Photoshop, Corel Draw, Visual Basic e Office; quando o cara vai apenas digitar coisas no Word o dia todo...

(Espero que ninguém tenha visto uma dessas em algum lugar, pois eu exagerei mesmo!)

Dae as pessoas que não sabem muito acabam dizendo "sim, eu sei (pensando: que me*** é essa? =D)" e como nem todo lugar aplica testes, eles acabam entrando para a empresa sem saber muita coisa...

Pelo menos essa é a minha visão...

2008/3/17 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>:

Maurício Diniz

unread,
Mar 18, 2008, 8:01:57 AM3/18/08
to PHP MG
Galera vamos aos fatos....

* Tem anos que se ouve em regulamentação e bla,bla,bla. Isso não vai
mudar de um dia para o outro.

* Existem faculdades e faculdades, professores e professores e alunos
e alunos. Acho que cada um tem uma certa culpa. Aqui no Brasil as
pessoas fazem campeonatos de truco durante a graduação. Em Londres tem
campeonato de algoritmo e matemática. Acho que falar que faculdade não
ajuda é demais e o problema de faculdades ruins são em todas as áreas
e não somente em informática.

* A informática é uma área nova (compare com direito, medina e eng.
civil) e os padrões estão ainda estão sendo definidos, na faculdade o
aluno deve aprender o motivo destes padrões e não como funciona
exatamente. Ex: nas boas faculdades os alunos não aprendem a fazer
query e sim como funciona o gerenciamento; fazer query ele aprende em
um cursinho de 5 dias! Vocês acham que Eng. aprende a fazer cimento?
hehe!

* E principalmente: caso a regulamentação venha e tenha uma prova para
poder entrar. Qual o problema? Vamos fazer a prova!


Abraços

Maurício




On 6 mar, 11:48, "Charles Schaefer" <charlesschae...@gmail.com> wrote:
> http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=72306&cod...
>
> É, se o projeto vingar, eu, que não sou formado na área de informática e sou
> programador auto-didata, não poderia trabalhar mais na área, seja como
> analista, seja como técnico em informática....
>
> Que pena, eu acho que não sou tão ruim de serviço assim... rsrs
>
> --
> Charles Schaefer - Web Developer
> Email: charlesschae...@gmail.com

Anderson Goulart

unread,
Mar 21, 2008, 8:07:56 PM3/21/08
to ph...@googlegroups.com
Estou ligado no mundo.it e no rede.mundo.it. Muita coisa massa mesmo...


-- Global

2008/3/17 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>:

Anderson Goulart

unread,
Mar 21, 2008, 8:11:58 PM3/21/08
to ph...@googlegroups.com

* E principalmente: caso a regulamentação venha e tenha uma prova para 
poder entrar. Qual o problema? Vamos fazer a prova!

O problema não é a prova e sim a criação de um sistema antigo de reserva de mercado. Nesse modelo, além da prova seria necessário a formação em Sistemas de informação ou Ciência da computação. Não se pode ser advogado apenas fazendo a prova da OAB.


Abraços,
Global
 


Abraços

Maurício

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages