rozianipfs@gmail.com, catiapires@sindifiscal-es.org.br, amandakubit@hotmail.com, biasny@hotmail.com, sol-simone@hotmail.com, marco.m.bombeiro@hotmail.com, verinha32dias@hotmail.com

25 views
Skip to first unread message

Ignêz Martins

unread,
Apr 26, 2009, 9:14:46 PM4/26/09
to aufes 2009.01
Turma,
mando, em anexo, a programação dos nossos encontros.
vejam as datas para estarem presentes.
até lá.
Ignêz


Imagem de exibição animada? Só com o novo Messenger. Baixe agora!
Encontros.doc

Larissa Assuncao

unread,
Apr 29, 2009, 12:19:34 AM4/29/09
to pedago...@googlegroups.com
Segue em anexo.

Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!
TCC-LArissa.doc

Claudia Regina dos Santos Carvalho

unread,
Oct 27, 2010, 4:55:55 AM10/27/10
to pedago...@googlegroups.com

   










segue o relatorio,porem os dados do edmilson rosana excluiu do computador.irei te arrumar e é so digitar.
1  Introdução

Este relatório de estágio tem como objetivo relatar o funcionamento do CMEI “Rafael Capucho Mazioli”, apresentando questões administrativas dentro da instituição escolar.

O CMEI é uma escola municipal onde a gestão é democrática, proporcionando espaço para discussão, reflexão e debate, onde os professores, pedagogo e diretor discutem a proposta pedagógica de forma a atender as necessidades dos alunos, elaborando seus planos, propostas e projetos de acordo com a realidade e necessidade das turmas, respeitando a criança como um sujeito ativo, um cidadão em constante processo de desenvolvimento.

A instituição e a secretaria de educação na qual estão inseridas se empenham no cuidar e educar a criança pequena para que cresçam felizes, saudáveis e sejam adultos competentes e realizados. Portanto, a prática reflexiva e a atuação do professor contribuem neste processo de ensino aprendizagem, onde a relação entre ele e o aluno torna-se fundamental e necessário, visto que é na educação infantil que o aluno começa a desenvolver os aspectos fundamentais para o desenvolvimento do seu processo escolar.

Todo o funcionamento escolar está voltado para bem estar da criança, seu desenvolvimento e principalmente visando uma escola pública de qualidade.










2  Análise do estágio

A escola procura atender as necessidades da comunidade, levando a família a participar do desenvolvimento dos alunos. Destacando para as famílias a importância do seu papel na vida escolar.

Para atingir seus objetivos, a escola discute e estabelece regras, normas, atitudes que são referencias para o desenvolvimento do trabalho educativo. Esses elementos são constituídos pelos membros da escola a partir da visão de uma educação e dos significados que dão ao trabalho. Com isso, a escola vai sistematizando formas sociais próprias, permitindo assim, autonomia administrativa e liberdade para elaborar sua proposta pedagógica.

Todos os funcionários da escola contribuem com sua vivência além de considerar também a comunidade e o aluno em suas necessidades.

Partindo desse conhecimento, o CMEI desenvolve um trabalho onde a afetividade e a reflexão desempenham papéis essenciais no desenvolvimento da aprendizagem, pois o planejamento de suas ações visa dar oportunidades para que os alunos conduzam seus interesses tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente, sobretudo, transformando-o em um mundo melhor, mais feliz, mais justo, mais humano acima de tudo mais ético.










2.1  Planejamento das atividades

O planejamento é feito pelos professores e pedagogos. Nele é elaborado o cronograma semanal para todas as turmas, sendo que todos os professores tem 5 planejamentos por semana. Cabe ressaltar que um dia da semana é realizado com a pedagoga um momento onde planeja-se o que será trabalhado na semana. Os outros planejamentos (que são 4) são para elaboração das atividades e outras atribuições que são necessárias.

São feitos também quinzenalmente, planejamentos de 1 hora e 30 minutos com todos os professores, nele são feitos estudos, discussões e reflexões de texto pertinentes a prática escolar

A pedagoga procura orientar os professores da melhor forma a atender as necessidades e particularidades de cada turma, mesmo que tenham sido elaborados de forma coletiva.

A SEME também proporciona a formação continuada para a educação infantil que acontece no decorrer do ano letivo.














2.2  Metodologia

Observação na prática
Entrevista





























2.3  Caracterização da escola


A unidade começou a funcionar como EPG em 1970, tendo como fundador Aldo Alves Prudêncio. Em 1991 passou a denominar-se CREM PIO XII.

Pelo decreto n° 093/2008 alterou-se novamente sua denominação para CMEI “Rafael Capucho Mazioli”.

O CMEI “Rafael Capucho Mazioli” está situado a rua Pio XII, s/n° no bairro Alto Boa Vista, CEP: 29152-060 em Cariacica – CNPJ: 077614210001-84. está localizada geograficamente entre os bairros Itaquari, Alto Laje, Bairro Expedito e Sotema.

Foi realizada uma votação junto a comunidade e funcionários da escola para um novo nome, onde homenageou-se Rafael Capucho Mazioli, um aluno da escola que faleceu lutando pela vida mesmo com suas limitações freqüentava a escola sempre que podia, era morador do bairro e muito querido por todos.

A unidade de ensino foi construída em uma área de 244m². dispõe de quatro salas para o ensino infantil, possui cinco banheiros, um depósito para material de limpeza, uma cozinha e dispensa, uma sala onde funciona a secretaria e sala do diretor, uma área de recepção de chegada e saída das crianças. Em geral, a rede física apresenta-se em bom estado de conservação, embora as dependências do prédio escolar não correspondam as formas padronizadas, não oferecendo condições para ampliação.

A escola atende a um total de 130 alunos, sendo 65 no turno matutino e 65 alunos no turno vespertino, distribuídos em 4 turmas. A faixa etária dos alunos varia entre 1 a 3 anos.



2.4  Caracterização dos profissionais

Para o desenvolvimento de suas atividades, a instituição operacionaliza, administra pedagogicamente seu trabalho por meio de uma equipe de 28 profissionais. Esses profissionais estão distribuídos da seguinte forma:

A administração geral é composta por 1 gestor (diretor), 1 especialista de educação (pedagogo). A equipe de funcionários administrativos de apoio compõe-se de 2 secretárias escolares, 2 merendeiras, 7 auxiliares de serviços gerais e 3 vigias.

O quadro de professores é composto por 12 regentes e 2 professores de planejamento.

O corpo docente e técnico são habilitados sendo que a maioria possui formação superior e pós graduação, estando sempre em formação e capacitação de professores.

Alguns funcionários como professores, auxiliares de serviços gerais, secretaria, vigias são em regime de contrato, sendo que a prefeitura irá terceirizar as auxiliares de serviços gerais e vigias.

A direção e pedagogo são efetivos e também 3 professores, os demais professores são contratos e extensões de carga horária. As secretárias um em cada turno matutino e vespertino.

No CMEI conta com o apoio de um pedagogo para atender os dois turnos, onde 2 vezes da semana trabalha no turno vespertino e 3 vezes no turno matutino. A diretora é presente em tempo integral.

Todos os funcionários da escola desempenham uma função educativa, colaborando para o pleno desenvolvimento.

2.5  Observações obtidas

2.5.1. Nas observações

A filosofia da escola está explícita na estrutura do currículo básico da educação infantil, sendo centrado nos eixos de formação pessoal e social em busca de desenvolver o aspecto físico, moral e intelectual na interação, no sentido de levar as crianças a ser independente e curiosa, ter iniciativa própria para satisfazer sua curiosidade, interagir com outras crianças e resolver os conflitos entre elas mesmas. Ter confiança em expressar suas idéias, tornando-se cada vez mais autônoma em relação aos adultos, instituir uma relação dialógica professor-aluno.

Outra questão que aparece é a diversidade étnica, religiosa, cultural que se faz presente entre as crianças que freqüenta a instituição.

Há, no entanto, necessidade de se romper com as tradições antigas da cultura brasileira, com relação à infância e aos valores das instituições que apenas cuidavam da criança desvalorizando sua aprendizagem e aspectos do seu desenvolvimento.

A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do estudante a outros saberes.










2.5.2  Nas entrevistas

Segundo relatos dos próprios pais e professores durante as entrevistas, os mesmos achavam que deveriam ter mais tempo para discutir as decisões a serem tomadas, mesmo que tenham sido decididos de forma coletiva.

Os professores queixam-se do espaço físico, por ser pequeno, onde não tem sala dos professores e um pátio amplo para as crianças brincarem.

As mães que trabalham fora respeitam a escola pelo fato de seus profissionais serem comprometidos e pelo atendimento pedagógico (educar x cuidar)

Os funcionários que foram entrevistados apresentaram satisfação em trabalhar na instituição, todos procuram dar o melhor de si.

O estágio foi feito através do contato com todos os profissionais atuantes do CMEI, do planejamento, da aplicação das aulas e finalizado com relatório, através de entrevista, pode-se conhecer os profissionais dessa instituição, sua história e forma de trabalho.














2.5.3  As facilidades e dificuldades encontradas

As facilidades encontradas foram as seguintes:

O grupo foi receptivo, respondendo as perguntas e disponibilizando material

Durante o planejamento, nos sentimos envolvidos no assunto, onde tivemos o apoio da pedagoga, orientando-nos nas atividades desenvolvidas dentro da sala de aula.

A única dificuldade encontrada foi a falta do tempo que percebemos fazer parte da rotina dos professores. Durante as observações feitas em sala, muitas vezes não se tornava possível uma conversa com o professor, já que ele estava envolvido na atividade com a turma.


















2.6  As aprendizagens decorrentes do estágio

O estágio supervisionado favoreceu a observação do trabalho que é desenvolvido na escola, a seriedade de que o grupo demonstra em suas práticas.

Em suma este trabalho contribuiu para a percepção e respeito as diferenças individuais que surgem na vida profissional e que cada uma tem o seu valor e papel.

É com satisfação que aprendi muito com as crianças a “ser criança” nos momentos das brincadeiras e também a recordar cantigas de roda antigas.

Dessa forma, é possível levar em conta através dessa experiência que o professor também constrói e amplia seus conhecimentos e saberes em função de ajudar o aluno, buscando sempre meios de facilitar a aprendizagem, observando suas possibilidades e dificuldades no processo de ensino aprendizagem, abrindo as portas, na escola, a diferentes manifestações da cultura.

Precisamos enfrentar esse desafio, tornando-nos pesquisadores dos saberes, valores e práticas que ensinamos e/ou desenvolvemos centrando nosso ensino na pesquisa. Nesse processo, poderemos aperfeiçoar nosso desempenho profissional e poder nos situar melhor no mundo, podendo ainda, nos engajar na luta por melhorá-lo.

Nesse processo, podemos despertar nas crianças o prazer no aprender e no conhecer coisas novas.





2.7  Participação na escola

Na escola tive oportunidade de participar da reunião do conselho de escola que é composto por funcionários da escola, pais de alunos, membros da comunidade. Este conselho foi criado para administrar os recursos financeiros como “caixa escolar”, participa também da elaboração das normas internas da escola abrindo mais espaços de discussão e tomada de decisões a cerca dos problemas existentes na escola.

Também teve reunião de pais, onde o objetivo foi entregar as fichas avaliativas dos alunos. O professor relata em forma de relatório o desenvolvimento do aluno e a sua participação diária.

O objetivo principal do CMEI é articular a integração entre família e escola através de um trabalho conjunto, que priorize a participação ativa na vida dos educandos.

Participei do estudo dos fascículos sobre currículo, onde foi abordada a importância do currículo na escola, a necessidade de selecionar conhecimentos relevantes e significativos para a criança, transformando, assim, em um sujeito ativo na mudança do seu contexto.

Portanto, a importância dessa participação se dá em conhecer o cotidiano escolar, suas possibilidades e dificuldades no tecer do processo de ensinar e aprender.

Cabe destacar que o papel do educador no processo curricular é assim fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queria ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas infantis e nas salas de aula




3  Avaliação do estágio supervisionado

Atuar na área da educação exige um comprometimento do profissional em realizar um trabalho com seriedade e competência. O professor tem que ser capaz de respeitar a individualidade de cada um.

Desta forma, o estágio no CMEI, possibilitou esse contato onde os pequenos começam a se conhecer e conhecer o outro, a respeitar regras, ampliando suas habilidades e assim construir seu conhecimento.

As crianças interagem sociamente lidando com as diferenças que cada um possui

Portanto, a práxi pedagógica é relevante no sentido de levar o profissional da educação a refletir sobre novas possibilidades de ampliar seus conhecimentos.

É preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua historia, seu retorno e sua organização interna. Torna-se fundamental, permitir que todos os envolvidos se questionem e busquem novas possibilidades, levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais.

Nesse espaço, produzem os diferentes saberes dos quais derivam os conhecimentos escolares, a própria escola constitui local em que determinados saberes são também elaborados, ensinados e aprendidos.

Através da busca contínua que o professor irá construir seu conhecimento para atuar em sua prática diária, o estágio propiciou uma experiência significativa, pois pude conhecer um pouco do cotidiano escolar.



4  Considerações finais

A escola segue a linha pedagógica baseada nas teorias de Vigotsky. Prioriza o educar x cuidar. Tem como referência o RCNEI, que destaca a importância da música, do brincar, da arte, do faz de conta, entre outros, dentro da educação infantil.

A escola cria condições que asseguram o desenvolvimento integral da criança (cognitivo, simbólico, social e emocional) para que se sintam construídos como sujeitos de cidadania, assegurando-lhes o direito ao saber social e cultural.

É uma educação dialógica, onde o aluno é o protagonista, aprende a pensar, respeitando as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas.

Considera-se que o estágio supervisionado tornou-se uma experiência gratificante, pois possibilitou conhecer a tarefa e compromisso que o professor estabelece ao assumir o papel de facilitador da aprendizagem, que proporciona as situações onde a criança possa desenvolver suas habilidades e construir seus conhecimentos.

Todo profissional da educação precisa comprometer-se com o estudo e com as pesquisas, bem como posicionar-se politicamente, assim, situar-se frente aos problemas econômicos, sócio-políticos, culturais e ambientais que hoje nos desafiam, propiciando a criança uma compreensão maior do mundo em que vive.

Proponho que todo profissional da educação venha, de algum modo, a participar de pesquisas sobre sua prática pedagógica ou administrativa, sobre a disciplina que ensina, sobre os saberes docentes, sobre currículo, avaliação, sobre educação em geral e a sociedade em que vivemos.


A escola deve subsidiar o professor, dando-lhe suporte para desenvolver seu trabalho plenamente, pensando sempre no melhor para a criança e na qualidade do ensino




























5  Referências bibliográficas

BRASIL, Ministério da educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. 3 v. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL, Ministério da educação. Indagações sobre currículo. Currículo,           
conhecimento e  cultura. Brasília: MEC, 2008
























From: lari_as...@hotmail.com
To: pedago...@googlegroups.com
Subject: TCC - LARISSA
Date: Wed, 29 Apr 2009 04:19:34 +0000


Segue em anexo.

Quer saber qual produto Windows Live combina melhor com o seu perfil? Clique aqui e descubra!
--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Pedagogianot" em Grupos do Google.
 Para postar neste grupo, envie um e-mail para pedago...@googlegroups.com
 Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para pedagogianot...@googlegroups.com
 Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/pedagogianot?hl=pt-BR

-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages