Imagens prontas de FreeDOS + NASM

Fabio Olive Leite

to OeSC-Livre
Olá!

Demorou um pouco pra me acertar com a instalação pra deixar redondinho,
e nesse meio tempo descobri que o CD que eu tinha com o FreeDOS tá
bichado... mas tudo bem. :)

Fiz uma imagem de disco de 256MB (nossa, quanto espaço!), com uma
partição tipo DOS/Windows formatada em FAT32, e com a instalação
completa do FreeDOS incluindo o código fonte de quase todo o sistema
(pra servir de exemplo e estudo). Depois de instalar vi que na imagem
fdbasews.iso ainda haviam vários programas que não vem na instalação
padrão do sistema, então no melhor estilo DOSão eu copiei tudo o que
tinha no \FDOS\BIN do CD pro \FDOS\BIN da imagem. :) Também botei o
NASM pra DOS na versão estável que achei na página do projeto.

A lista de ingredientes foi:

FreeDOS:
http://www.freedos.org/freedos/files/
ftp://ftp.ibiblio.org/pub/micro/pc-stuff/freedos/files/distributions/1.0/fdbasews.iso

NASM:
http://www.nasm.us/
http://www.nasm.us/pub/nasm/releasebuilds/2.09.10/dos/

E o resultado está em (comprimido com zip e com bzip2):
http://oesc-livre.org/asmdojo/freedos-devel-256m.zip (21MB)
http://oesc-livre.org/asmdojo/freedos-devel-256m.img.bz2 (18MB)

Basta baixar e descomprimir a imagem no formato que acharem mais
adequado, e depois rodar um qemu ou virtualbox qualquer com esse disco.
Aqui eu rodo "qemu -net none freedos-devel-256m.img" e boota em
segundos pro prompt do DOS e já dá pra sair usando debug, nasm, edit,
etc. Ao final da sessão de DOS hacking basta rodar "halt" que ele faz
um poweroff direitinho da máquina virtual.

Abraços! Vejo vocês no próximo x86 ASM/boot Dojo! :)

--
[[ Fábio Olivé Leite, olive, FabioOlive ]]
TcheLinux.org, OeSC-Livre.org, Chapecó, SC

Alvaro Pagliari

to oesc-...@googlegroups.com
Valeu Fabio!

Já estou baixando aqui, qro ver se no feriado faço algum dos programas do livro q vc me emprestou :D
Abraços!

--
Álvaro Gianni Pagliari
alvaropag [at] gmail [dot] com

--
Mensagem enviada para <http://groups.google.com/group/oesc-livre>

Jarbas Coltro

to oesc-...@googlegroups.com
Valeu Fabio, com certeza estarei no proximo encontro.

muito massa...

Ate a proxima..

Em 6 de setembro de 2011 12:06, Fabio Olive Leite <fabio...@gmail.com> escreveu:
--