OutSystems: Alguém conhece e/ou trabalha com isso?

Caio Proiete

to NetPonto.PT - Lista de Discussao Oficial
Olá Pessoal,

Estava a conversar com um amigo ontem, sobre a plataforma OutSystems
(www.outsystems.com), e lembrei que aqui na lista tem algumas pessoas
que (de alguma forma) trabalham com isso e que talvez possam explicar
mais ou menos como as coisas funcionam nesse "mundo".

O pouco que sei, é que com o OutSystems - teoricamente - desenvolve-se
aplicações em um ambiente de modelagem, sem digitar uma linha de
código, e que no final pode-se gerar os binários e/ou código-fonte de
tudo aquilo que foi "configurado", em .NET ou Java...

Ouvi diferentes opiniões, mas de gente que só conhece o produto de
longe... Uns me disseram que "É o futuro", e outros disseram que "É
muito limitado e não serve para quase nada".

Vou eventualmente baixar a versão Community Edition que eles tem lá no
site, para brincar um pouco, mas queria ouvir de alguém mais
experiente nisso, se vale à pena investir algum tempo, ou se é para
esquecer.

Tenho visto muitos anúncios de emprego a pedir conhecimento em
OutSystems, mas a grande maioria (90%) pede analistas recém-formados,
o que é curioso...

O que vocês acham?

Abraços,

Caio Proiete
http://www.netponto.pt

João Ferreira

to netp...@googlegroups.com
Durante a faculdade tive a oportunidade de experimentar essa plataforma. Já foi há alguns anos atrás por isso é bem provavél que seja agora seja um pouco diferente. A minha opinião baseia-se nos 2 meses que estive a "brincar" com a plataforma há uns 3/4 anos atrás.

Basicamente é o que tu disseste, desenvolver aplicações web sem escrever código. Claro que out of the box as coisas são um pouco limitadas mas (acho que) consegues desenvolver novos componentes. A grande vantagem é a rapidez com que consegues por uma aplicação a funcionar, um par de horas geralmente é suficiente. É realmente muito simples. Claro que com plataformas deste tipo, quando queres algo mais complexo começa a ser mais complicado. Além disso, acho q a manutenção destes aplicações também não é das mais fáceis, muitas vezes é preferível refazer do que alterar. Mas experimente a community edition. Acho que também consegues tirar certificações na plataforma no site deles, foi aí que tirei alguns certificados de nível 2 da plataforma. Acima de nível 2 tens de pagar.

Em relação aos recém-licenciados, o IST tem uma forte ligação à OutSystems através do prof. Mira da Silva. Todos os anos há teses que recorrem a essa plataforma. Além disso, o prof. Mira da Silva também promove alguns pequenos projectos para dar a conhecer a plataforma aos alunos. Por isso não é assim tão estranho teres recem-licenciados com experiência em OutSystems. É tudo marketing :P

Experimenta a community edition, quanto mais não seja para perceberes que gostas é de bater código :P

João Ferreira
jacfe...@gmail.com

henrry Pires

to netp...@googlegroups.com
Eu tenho sempre grandes duvidas com relação a essas plataformas, é tudo muito giro, mas quando é necessário fazer alguma coisa ligeiramente diferente, é sempre uma grande dor de cabeça, ou simplesmente não da

Cristovão Morgado

to netp...@googlegroups.com
Existem argumentos para ambos os lados. é como o conceito RAD ou os "bindings" automáticos...
Mas certamente que tem mercado para ambos e eu que vi a OutSystem nascer e crescer ... é porque tem muita validade!

--
Cristovao Morgado
aka Saintr

Paulo Correia

to netp...@googlegroups.com
Boas,

Estou a trabalhar com OutSystems a uns 2 meses, e sendo eu um code-monkey, a minha opinião é a seguinte.

A plataforma Outsystems, visa não dar prazer ao programador, mas sim entregar o que o cliente quer. No seu rol de funcionalidades/ferramentes/etc, visa atender cerca de 80% (ou talvez mais) do que uma aplicação normalmente pretende.

Eu em Outsystems, faço uma página de CRUD em menos de 20 mins (e sou maçarico, alguém com mais experiência deve ser capaz de fazer em menos). Se forem a ver, nos projectos que fazemos, quanto tempo perdemos em média a fazer CRUDs (e digo CRUDs, desde o modelo de dados, camada de dados, e interface). A ideia da Outsystems, é que já que se perde X tempo nisso, e todos os projectos possuem vários ecrans de CRUD, vamos então tornar essa tarefa mais fácil. No entanto para coisas mais fora desse padrão, a coisa complica é verdade, mas nada nos impede de criar uma extensão (ficheiro XIF no outsystems), que podem ser programados em .NET ou Java (depende da plataforma para onde estamos a programar), e utilizar essa extensão dentro de um fluxo OutSystems.

Assim de um ponto de vista mais geral, com o .NET eu sinto que vou para a "guerra" com um arsenal de armas dos mais variados tipos. Em Outsystems, eu sinto-me o rambo. A guerra é a mesma, mas só tenho um facão de mato, com um anzol e linha de pesca :P

Como diz o Cristovão Morgado, a Outsystems tem vindo a crescer cada ano que passa, e isso para mim significa que o mercado tem necessidades de uma ferramenta assim. Não devemos confundir com o que nos dá gozo (programar), com o manter um cliente satisfeito. O cliente não vai ficar satisfeito se eu usar WCF numa aplicação de POS de um supermercado de esquina, se demorar mais 3 meses para entregar. Se conseguir fazer a entrega em menos 3 meses com uma plataforma tipo Outsystems, o que acham que ele vai preferir?

O handycap que eu acho que o Outsystems possui, é em relação ao seu modelo de licenciamento. As licenças estão a preços que só grandes empresas podem adquirir. No entanto no mês passado, saiu o conceito de Subscrição que torna a "dor" de pagar uma licença menor. Com isto, levo a considerar que a adopção de Outsystems para uma empresa, não pode ser uma decisão tomada em consideração a apenas um projecto, mas sim para usar intensivamente a plataforma. Caso contrário o preço torna-se proibitivo, e o ROI torna-se irrelevante.

Abs
Paulo Correia

Caio Proiete

to netp...@googlegroups.com
Pois... Obrigado.
Acho que vale à pena, então, gastar algum tempo a brincar com a Community Edition.

A parte dos recém-licenciados é que me preocupa um pouco... Principalmente agora com a tua explicação.

Antes pensava que as empresas contratavam recém-licenciados para dar formação de OutSystems, mas pelo visto eles já vão para a empresa com alguma experiência no produto, e devem conseguir entregar o trabalho.

Fico a imaginar se as oportunidades (salário) seriam atractivas para quem já terminou os estudos há alguns anitos :)

Abraços,
Caio Proiete

Caio Proiete

to netp...@googlegroups.com
Pois... É mesmo por isso que fiquei curioso.

O número de anúncios de emprego é cada vez maior, o que leva a crer que cada vez mais empresas estão a utilizar...

Caio Proiete

Cristovão Morgado

to netp...@googlegroups.com
Isso ou o volume de negócio está a crescer imenso... :)

Desde que crie riqueza e emprego força com isso :D

Paulo Correia

to netp...@googlegroups.com
Boas,

Na minha opinião, é mais fácil aprender OutSystems, quem nunca programou, do que quem já trabalha a alguns anos. O paradigma é diferente, mas nada que em algum tempo não dê para se adaptar.

Por isso o "recém-formados", já que são profissionais mais baratos, e devido à simplicidade da plataforma torna os projectos mais baratos (ou com maior lucro) ;)

Abs
Paulo Correia

Paulo Correia

to netp...@googlegroups.com
Posso-te afirmar com certeza que a procura neste momento supera a oferta. A nível salarial, é que não tenho muita a certeza se vale a pena pessoal mais experiente optar pelo OutSystems. Já o pessoal "mais maçarico", talvez consiga uns euritos a mais, devido à falta de mão-de-obra...

Cristovão Morgado

to netp...@googlegroups.com
Sim às vezes um profissional sem "vícios" é o melhor. É por isso que as grandes consultoras preferem recém licensiados e dp só contratam para cargos de alta chefia quando não conseguem fazer subir alguém....

Paulo Correia

to netp...@googlegroups.com
É o Principio de Peter a funcionar :P

Caio Proiete

to netp...@googlegroups.com
Boas,

Percebi perfeitamente, e adorei o exemplo do Rambo :D. Depois das vossas respostas, a sensação que fico é que seria uma solução rápida para desenvolver aplicações "departamentais", se é que posso chamar assim, com algum nível de complexidade...

Estou enganado?

De qualquer forma, o preço é altíssimo!! Principalmente se considerar que você ainda não se livra de comprar o Visual Studio, para poder criar as extensões customizadas que precisar.

Em tempo, já ouvi dizer também existem empresas a utilizar a ferramenta para criar o "início da aplicação". Desenham boa parte da aplicação no OutSystems, geram o código-fonte e continuam o desenvolvimento a partir daí... De forma que o OutSystems funciona como um gerador de código para acelerar o desenvolvimento... Interessante.

Abraços,

Caio Proiete

Jorge Paulino

to netp...@googlegroups.com
Olá pessoal!

Num fórum que participo e que sou moderador, um membro (Tiago Simoes), que trabalha na empresa portuguesa OutSystems, anunciou o lançamento de uma versão gratuita da Agile Platform.

Convidei-o a participar nesta discussão, e quem sabe, a apresentar algo numa próxima reunião.

Vamos esperar pela sua contribuição ;)

Cumprimentos,
Jorge Paulino
Microsoft MVP Visual Basic
http://vbtuga.blogspot.com/

Caio Proiete

to netp...@googlegroups.com
Boa Jorge! Obrigado!

Abraços,

Caio Proiete

tiago_simoes

to NetPonto.PT - Lista de Discussao Oficial
Caros,

Obrigado pelos comentários e pelo convite. É muito bom ouvir o que as
pessoas que usam OutSystems têm a dizer.

Caio: "De qualquer forma, o preço é altíssimo!! Principalmente se
considerar que
você ainda não se livra de comprar o Visual Studio, para poder criar
as
extensões customizadas que precisar."

Agora existe uma versão gratuita da Agile Platform - a Community
Edition (e existe uma versão gratuita do Visual Studio). E não há nada
como experimentar para ver com os próprios olhos. Fica o desafio.

Paulo: "Em Outsystems, eu sinto-me o rambo. A guerra é a mesma, mas só
tenho
um facão de mato, com um anzol e linha de pesca :P "

Muito fixe, é isso mesmo que queremos :)

On Sep 15, 10:30 am, Caio Proiete <caio.proi...@gmail.com> wrote:
> Boa Jorge! Obrigado!
>
> Abraços,
>
> Caio Proietehttp://www.netponto.pt

Paulo Correia

to netp...@googlegroups.com
Boas Tiago,

A história do Rambo, antes que alguém fique com uma imagem negativa, não quer dizer que seja mau. É apenas diferente. Uma mudança da maneira com eu mentalmente parto um problema para o resolver aos bucados. Assim numa analogia basica, eu para resolver um problema em .NET parto um problema em circulos, em Outsystems, tenho que partir em triangulos :)

Abs
Paulo Correia

tiago_simoes

to NetPonto.PT - Lista de Discussao Oficial
Boas,

Paulo, Na verdade a imagem de um facalhão de rambo é muito boa. Temos
alguns utilizadores que lhe chamam "o canivete suiço".

O problema no desenvolvimento tradicional é muitas vezes é necessário
variadas ferramentas e todas têm a sua curva de aprendizagem: Para
controlo de versões usa-se uma coisa, para logging usas outra
framework, para desenhar as páginas usas um editor, para fazer análise
e optimizações de performance outra, se precisas de fazer aplicações
distribuidas ou com segurança tens de usar outro software, para
integrações outro midleware. No final do dia perdeste mais recursos a
tentar resolver os problemas técnicos do que o dos utilizadores
finais. E os projectos derrapam e ficam com baixa qualidade.

Dito isto nem tudo são rosas e os programadores muitas vezes apegam-se
às suas ferramentas e linguagens, que fazem parte da sua zona de
conforto, e são conservadores em relação a novas abordagens. Por isso,
e por também a plataforma "corrigir" alguns erros mais frequentes, é
que programadores mais novos (ou "com menos vícios") às vezes são bem
sucedidos. Mas muitos bons programadores experientes não são
conservadores também já perceberam que conseguem entregar aplicações
rapidamente e com menos dores cabeça.

Outro problema é que muitos podem pensar que ficam fechados dentro de
uma tecnologia, o que em OutSystems não acontece porque a plataforma
gera aplicações com o código fonte aberto. Em relação à
extensibilidade essa também está garantida porque pessoas com alguns
conhecimentos .Net de ou Java podem fazer componentes de integração.
Existem já vários na nossa comunidade.

Quanto ao modelo de licenciamento têm razãom este era complexo e
dispendioso.

Ouvimos isso e assim simplificámos e fizemos a Community Edition que
espero que experimentem e me digam o que acham. Afinal a vossa opinião
em relação à plataforma será sempre mais credível do que a minha :)

Fico por aqui disponível para quaisquer questões.

Caio Proiete

to NetPonto.PT - Lista de Discussao Oficial
Boas Tiago,

Nesta mesma thread, o João Ferreira falou sobre a existência de
certificações OutSystems há algum tempo atrás.
Ainda existe um programa de certificação? Pode explicar-nos mais ou
menos como funciona isso hoje em dia?

Abraços,

Caio Proiete
http://www.caioproiete.com

Caio Proiete

to NetPonto Lista Oficial
to netp...@googlegroups.com
Caio, já estás a pensar em mais umas certificações??? :P

Caio Proiete

to netp...@googlegroups.com
Não tenha dúvidas... Sabe que sou fã de certificações :)

Paulo Correia

to netp...@googlegroups.com
Para ti, certificações são como carteirinhas de cromos (aka figurinhas) hehehehe

tiago_simoes

to NetPonto.PT - Lista de Discussao Oficial
Só para clarificar (para quem não tem muito tempo/vontade para tirar
certificações) que é bastante fácil aprender a trabalhar em OutSystems
seguindo os tutorias e usando as aplicações de exemplo:
http://www.outsystems.com/GettingStarted/