Brasil ultrapassa mais de 20 mil conexões de geração distribuída

1 view
Skip to first unread message

Alexandre Kellermann

unread,
Jan 25, 2018, 7:28:52 PM1/25/18
to Alexandre Kellermann

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou esta semana que a produção de energia elétrica através da geração distribuída ultrapassou 20 mil conexões. A produção de energia pelo próprio consumidor vem ganhando espaço entre os lares brasileiros, sendo 16,2 mil ligações apenas da classe residencial.

 

Dados da Aneel demonstram que a micro e mini geração de energia representa uma potência instalada de 247,30 MW, o que é suficiente para atender 367 mil residências. Ainda segundo a agência a fonte mais utilizada para esse tipo de geração é a energia solar fotovoltaica e seguida pela termelétrica a biomassa ou biogás.

Dentre os estados que mais possuem conexões, Minas Gerais é o que vem liderando com 4.484 conexões. Em seguida vem São Paulo com 4.038 e Rio Grande do Sul com 2.497. De acordo com a Aneel estes estados estão entre aqueles que aderiram ao Convênio ICMS 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o qual isenta o pagamento de tributo estadual (ICMS) sobre o excedente de energia elétrica gerada por sistemas de geração distribuída.

 

O crescimento da geração distribuída no Brasil deu um boom no último ano. A produção deste tipo de energia tornou- se possível desde que a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 entrou em vigor e permitiu ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.

 

Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

 

Diante deste cenário de crescimento é que também o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) acontecerá em outubro de 2018. Com o objetivo de discutir o atual cenário da Geração Distribuída com Fontes Renováveis de Energias na matriz elétrica brasileira, o evento busca oferecer oportunidades de negócios e perspectivas de crescimento.

O CBGD 2018 acontecerá em Fortaleza, no Ceará entre os dias 24 e 25 de outubro. O evento contará om a presença das principais empresas atuantes no setor, para compartilhar e discutir soluções tecnológicas, procedimentos comerciais, estratégias de mercado e informações que impulsionem o crescimento Geração Distribuída na Matriz Elétrica Brasileira.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.cbgd.com.br e ficar por dentro da programação, inscrição e datas para trabalhos técnicos.

 

Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=4556

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages