UI com Lua - QT ou GTK?

61 views
Skip to first unread message

Italo Maia

unread,
Aug 8, 2011, 1:31:10 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
Qual a melhor biblioteca gráfica para trabalhar com lua no momento?

--
"A arrogância é a arma dos fracos."

===========================
Italo Moreira Campelo Maia
Bacharel em Ciência da Computação - UECE
Desenvolvedor WEB e Desktop (Java, Python, Lua)
Coordenador do Pug-CE
-----------------------------------------------------
http://www.italomaia.com/
http://twitter.com/italomaia/
http://eusouolobomau.blogspot.com/
-----------------------------------------------------
Turtle Linux  9.10 - http://tiny.cc/blogturtle910
Turtle Linux 10.10 - http://bit.ly/cEw4ET
===========================

Italo Maia

unread,
Aug 8, 2011, 1:31:49 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
Penso em fazer uma besteirinha em lua e gostaria de começar com o pé certo. = ]

2011/8/8 Italo Maia <italo...@gmail.com>

Alex Queiroz

unread,
Aug 8, 2011, 2:47:34 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
Hallo,

On Mon, Aug 8, 2011 at 7:31 PM, Italo Maia <italo...@gmail.com> wrote:
Qual a melhor biblioteca gráfica para trabalhar com lua no momento?


--
-alex
http://www.artisancoder.com/

Italo Maia

unread,
Aug 8, 2011, 6:27:10 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
E como instala isso? Tem que compilar via make? Não achei .deb nem no luarocks.

2011/8/8 Alex Queiroz <asan...@gmail.com>

Luciano de Souza

unread,
Aug 8, 2011, 6:52:44 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
Se você utilizar Windows, basta baixar os binários já compilados.

Se utilizar Linux, baixe o fonte respectivo e rode dois shellscripts: "install" para efetuar a instalação e "config_modules" para configurar IUP em seus computador.
então, basta descompactar o pacote, rodar estes dois scripts e pronto, já pode fazer "require(iuplua')".

Leonardo Nascimento

unread,
Aug 8, 2011, 1:37:15 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
Conhece o IUP?

--



--
Leonardo Nascimento

Gabriel Duarte

unread,
Aug 8, 2011, 6:29:35 PM8/8/11
to lua...@googlegroups.com
Da uma olhada no lqt ou lgob ...
e



--
Gabriel Duarte
Linux User #471185
Rio de Janeiro - RJ
http://genericdev.wordpress.com/

Phones:
(55) (21) 9463-7760  -> Mobile
(55) (21) 2464-9302  -> Home

Dado Sutter

unread,
Aug 9, 2011, 8:25:40 AM8/9/11
to lua...@googlegroups.com
Alô pessoal,

On Mon, Aug 8, 2011 at 18:29, Gabriel Duarte <confu...@gmail.com> wrote:
Da uma olhada no lqt ou lgob ...
e

Eu acho que ele já deu :) E no http://wxlua.sourceforge.net/ também.
Pelo que eu entendi, ele está só querendo saber o que a lista acha sobre "Qual a melhor biblioteca gráfica para trabalhar com lua no momento?".

Abraçossssssssssssss
Dado




Antonio Scuri

unread,
Aug 9, 2011, 11:00:38 AM8/9/11
to lua...@googlegroups.com

  Existem duas formas. Baixando os binários pré-compilados ou baixando o código fonte e compilando. Em ambos os casos depois de descompactar ou compilar, basta rodar os scripts de instalação.

 

  Dá uma olhada na documentação, que tem algumas dicas por lá. Para Linux em especial:

 

http://www.tecgraf.puc-rio.br/iup/en/building.html

 

  Quanto a Qt versus GTK em particular, até mesmo esses dois versus IUP, depende muito do que você vai fazer.

 

  O Qt sem dúvida é algo muito mais completo, pois é uma abstração para quase um sistema operacional inteiro. Em compensação pode ser bastante complicado seu uso.

 

  O GTK tem uma boa abstração também. Mas confesso que esperava mais no quesito portabilidade. Eles parecem estar cada vez mais limitados ao X-Windows. O driver Windows não parece estar estável na versão 3.0. A própria migração das aplicações para a versão 3.0 parece estar indo bem devagar.

 

  O IUP é mais focado. Pois é apenas para interface com o usuário. Se você quiser desenho gráfico também vai precisar do nosso CD ou de OpenGL por exemplo.

 

[]s

scuri

Italo Maia

unread,
Aug 9, 2011, 1:30:32 PM8/9/11
to lua...@googlegroups.com
Pelo que eu entendi, ele está só querendo saber o que a lista acha sobre "Qual a melhor biblioteca gráfica para trabalhar com lua no momento?".
Sim, sim, exatamente. Mas opiniões são sempre bem vindas.


Certo, então para o QT o que tem sido mais usado é o lqt? Por que tem o QtLua também. Acho o QtDesigner até uma ferramenta bem completa para desenvolvimento. Já testei em aplicativos com sucesso.

Para o GTK, já trabalhei com o toolkit. Fiz algumas aplicações, mas não em lua. Falando nisto, não achei biblioteca para gtk com lua, só com gnome. Estou até pensando em desconsiderar GTK por conta disto.

O wxwindow não olhei, mas conheço softwares muito bons feitos com esse toolkit. Alguém já usou, com lua?

Pois é, o IUP não está me "cativando". Vou seguir as dicas da galera, tentar instalar e rodar exemplo aqui e ver no que dá.

Italo Maia

unread,
Aug 9, 2011, 1:46:18 PM8/9/11
to lua...@googlegroups.com
Alguém sabe pq nenhuma destas bibliotecas está no luarocks?

Elias Barrionovo

unread,
Aug 9, 2011, 1:49:01 PM8/9/11
to lua...@googlegroups.com
Provavelmente porque não tiveram tempo / saco / oportunidade para criar um rock e mandar para o repositório.
Infelizmente, muitas bibliotecas não existem no luarocks...

2011/8/9 Italo Maia <italo...@gmail.com>



--
NI!

Dado Sutter

unread,
Aug 10, 2011, 11:14:07 AM8/10/11
to lua...@googlegroups.com


2011/8/9 Elias Barrionovo <elias....@gmail.com>

Provavelmente porque não tiveram tempo / saco / oportunidade para criar um rock e mandar para o repositório.
Infelizmente, muitas bibliotecas não existem no luarocks...

<threadhijacking_sorry>
É bem fácil e divertido aprender a criar criar rocks e a grande maioria dos projetos são abertos e de desenvolvimento colaborativo.
Os autores dos pacotes nem sempre conseguem mesmo "oportunidade" e/ou, claro, "tempo/saco" pra fazer tudo o que tem que ser feito e ainda continuar pesquisando e correndo na frente.
Solicitações de novas features, sugestões e reclamações em projetos Open Source são extremamente bem vindas. Mas contribuições de trabalho são o que realmente faz a coisa andar pra frente.
</threadhijacking_sorry>

Abraçossssssssssssss
Dado




Italo Maia

unread,
Aug 10, 2011, 11:23:25 AM8/10/11
to lua...@googlegroups.com
Hummm, que tal uma força tarefa para isso? Tipo, em algumas comunidades, a galera se reune num certo dia para realizar algo que já devia ter sido feito. Fica a sugestão: "Jogando pedra na lua"! =D

ps: esse negócio de contribuir é algo muito importante. Já achei um problema no luadocs aqui. Chegando em casa vou enviar o patch.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages