ordem dos mp3 em um pendrive

Thadeu Penna

É meio off, mas vamos lá:
eu edito as tags dos mp3 no easytag (alguém tem melhor ?)  O problema é que o meu som do carro lê  o pen-drive, toca as músicas dentro das pastas mas em uma ordem louca. Mudei o nome dos arquivos para iniciar com as trilhas (01_artista_musica.mp3) mas nem assim. Tentei o touch *, e nada. Alguém sabe o que os mp3 players usam para ordenar as músicas???

[]s
--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física

Jonathan Martins

Tive o mesmo problema, também cheguei a pensar que iniciando com a numeraćão resolveria, mas nada. Só consegui solućão extraindo as músicas com real player, ai tudo rodou na ordem correta, ao menos até eu conseguir uma solućão mais decente..

Thadeu Penna <thadeu...@gmail.com> escreveu:
J. R. Martins

Linux user number 388562

http://br.messenger.yahoo.com/

Carlos Ribeiro

Como é o procedimento quando a reprodução é feita no computador?

Sucesso.

CR

Em 30/05/07, Thadeu Penna < thadeu...@gmail.com> escreveu:

--
CARLOS RIBEIRO
Linux user: 183572

Fabio Guerrazzi

> [...]
> sabe
> o que os mp3 players usam para ordenar as músicas???

O certo é que ele leia os diretórios e dentro deles as músicas na ordem.
Como você não vê uma lógica, ele deve estar lendo o cabeçalho id3 dos
arquivos mp3.
Ali fica armazenado não só o nome, mas também o número da música. Recomedo
o kid3 para edição de tags id3.

--
Fabio.

Muzkur

[...]

Se for mesmo gerenciado pela ID3, fica facinho fazer pelo Amarok. Enquanto está escolhendo as músicas que vão pro mp3, ja organiza as ID3 na própria playlist. Super fácil.

--
Fred Banionis
http://www.chmod007.com

CyberCrow

Fabio Guerrazzi wrote:

> [...]
> arquivos mp3.
> Ali fica armazenado não só o nome, mas também o número da música. Recomedo

Procure no manual do seu som sobre random/unrandom

CyberCrow
Conhecimento é Poder !

Quando voce perde a mente limitada
Voce liberta a sua vida

http://cybercrow.blogspot.com
======================================

Thadeu Penna

Não, não é pela ID3.  Estas eu altero  de acordo mas o player não respeita. Acho que eu tenho uma  pista, pois o pendrive é formatado vfat. Eu descompactei um rar  que baixei da  rede e salvei direto no pen drive. Aí a ordem foi a correta, ou seja, o índice é o do VFAT. A questão agora é como acertar isto (ou desistir  que acho mais fácil).

Andre Novelli - Depto de TI

Pessoal, alguem ja teve este problema ?

Renato S. Yamane

Thadeu Penna escreveu:

> [...]
> drive. Aí a ordem foi a correta, ou seja, o índice é o do VFAT. A
> questão agora é como acertar isto (ou desistir que acho mais fácil).

Por acaso você nãoa tivou a reprodução randômica no seu pen-drive/mp3?

Att,
Renato

Thadeu Penna

On 5/31/07, Renato S. Yamane <renato...@mandic.com.br> wrote:
Thadeu Penna escreveu:
> [...]
> questão agora é como acertar isto (ou desistir  que acho mais fácil).

Por acaso você nãoa tivou a reprodução randômica no seu pen-drive/mp3?

Não. Se assim o fosse, ele não reproduziria dentro de cada pasta, mas sortearia aleatoriamente dentro das diferentes pastas.

Andre Novelli - Depto de TI

Em Quinta 31 Maio 2007, Andre Novelli - Depto de TI escreveu:
> Pessoal, alguem ja teve este problema ?

Pois é a pergunta tava muito vaga mesmo, mas eu ja consegui fazer, quem for
atualizar de etch pra testing, tera de remover e reinstalar o icedove

Muzkur

Lembro-me na época do DOS que tinha um comando no defrag para organizar os arquivos por nome. Talvez alguma coisa nesse sentido possa ajudá-lo. Agora a questão é: Tem alguma forma de fazer um defrag FAT via Linux?

debiminho debiminho

Tive outros problemas, passei a usar outravez etch...

Downgrade :(
Silvino Silva

Thadeu Penna

On 5/31/07, Muzkur <muz...@gmail.com> wrote:
Lembro-me na época do DOS que tinha um comando no defrag para organizar os arquivos por nome. Talvez alguma coisa nesse sentido possa ajudá-lo. Agora a questão é: Tem alguma forma de fazer um defrag FAT via Linux?

E não é que esqueci do apt-cache ???

Olha que incrível:
$  apt-cache show fatsort

 FATSort is a utility that sorts FAT16 and FAT32 partitions. It even
 can handle long file name entries. It reads the boot sector and sorts
 the directory structure recursively.
 This is for example useful for sorting the files on your MP3 player when
 it doesn't implement a sorting function itself.

Ricardo Esdra

olha o problema não deve ser este, pois eu instalei o etch e depois
atualizei para lenny
e estou com o icedove funcionando normalmente.

Ricardo Esdra

Muzkur

Ééééé!
fatsort... capaz que isso resolva mesmo =)
Faça o teste e nos reporte, Thadeu.

Andre Novelli - Depto de TI

Em Quinta 31 Maio 2007, Ricardo Esdra escreveu:
> olha o problema não deve ser este, pois eu instalei o etch e depois
> atualizei para lenny
> e estou com o icedove funcionando normalmente.
>
> Ricardo Esdra

Bom, eu tava com o etch rodando beleza, depois da dist-upgrade, meu icedove
abria mas nao me mostrava mais as mensagens e travava quando eu mandava criar
uma nova conta.

Daí dei um apt-get remove e instalei denovo, ficou zero bala!

Andre Novelli - Depto de TI

ah cara eu ate to gostando do testing, precisava de umas coisas mais
atualizadas e resolvi fazer, depois do upgrade meu zend, vmware e icedove
foram pro espaço, mas só recompilei o vmware e reinstalei o icedove e rolou,
o zend vou mexer hoje

Thadeu Penna

On 6/1/07, Muzkur <muz...@gmail.com> wrote:
Ééééé!
fatsort... capaz que isso resolva mesmo =)
Faça o teste e nos reporte, Thadeu.

Sim. Funcionou!!!
É  simples de usar: com o pen drive montado, rode
  fatsort -l /dev/sdb1  (ou onde o pen drive foi detectado, meu hd é sata e é o sda).
Isto te mostra  a ordem dos arquivos. Para ordernar, você tem que desmontar o volume e aí rodar
  fatsort /dev/sdb1

Ele avisa que se o pen drive tiver  com algum problema  com a FAT, pode ser que  você perca tudo. É meio terrorismo, mas estou bastante satisfeito com o resultado ;)

Fabio Guerrazzi

Não entendi... Alguém pode me explicar como isso funciona? É problema na
formatação do pen drive? Só ocorre quando se escreve na partição usando
linux?

Thadeu, qual a marca/modelo do som?

Thadeu Penna

É que os pen drives vem formatados como  FAT32. A FAT (tabela de alocação de arquivos) cria um índice que ordena os arquivos pela ordem em que eles foram criados. Aí o som do carro (um Buster baratinho mas que dá conta e lê pen drives e memory cards)  lê as pastas dos MP3 mas não toca na ordem, por exemplo, alfabética ou numérica das faixas (01,02,etc.), mas na ordem que está na FAT.  O que o programinha mágico faz é ordenar a FAT por ordem alfabética/numérica. Você então renomeia os mp3 para 01-xxx,02-xxx, (usando o EasyTags, por exemplo) e você terá a pasta tocando como se fosse um CD :)

Outra maneira seria você salvar os arquivos um a um na ordem em que quisesse que fossem tocados...

[]s

Maxwillian Miorim

On 6/15/07, Alexandre Cristiano Heck <alexa...@gmail.com> wrote:
> Tadeu.
>
> O Defrag só fazia sentido em discos magnéticos/opticos por que se perdia
> muito tempo posicionando a cabeça de leitura em arquivos não continuos
> (gravados de maneira esparça) no disco. Como o pendrive é um tipo de memória
> de acesso aleatório náo faz sentido uma vez que o tempo de acesso para dois
> setores vizinhos é mesmo para dois setores distantes (quanto ao
> endereçamento)
Fragmentação e ordenação são coisas diferentes: quando teu filesystem
está fragmentado os blocos com dados estão esparsos, ou seja, há
informações "espalhadas" fazendo com que o IO seja mais lento em
discos magnéticos em função da necessidade de deslocar o cabeçote dos
mesmos. O ganho de desempenho das memórias é este, não há cabeçote
para deslocar pois o processo é eletrônico e não mecanico. ;)

Tu pode ordenar os dados e estes podem ficar fragmentados após a
ordenação., porém, ter um sistema de arquivos ordenado não significa
que ele está desfragmentado: o processo de desfragmentação _pode_
incluir ordenação, há soluções profissionais para Windows como o O&O
Defrag que tem a opção de ordernar os dados por alguns critérios como
data de modificação, nome e tamanho.

--
Por favor não faça top-posting, coloque a sua resposta abaixo desta linha.
Please don't do top-posting, put your reply below the following line.