problemas entre xen e nvidia no kernel 2.6.25

Bruno Schneider

Não consigo instalar o driver nvidia nos novos stock kernels 2.6.25
(do Lenny). Na compilação do módulo aparece o erro:

ERROR: The kernel you are installing for is a Xen kernel!

The NVIDIA driver does not currently work on Xen kernels. If
you are using a stock distribution kernel, please install
a variant of this kernel without Xen support; if this is a
custom kernel, please install a standard Linux kernel. Then
try installing the NVIDIA kernel module again.

Eu tentei inicialmente com o instalador da NVidia. Depois fui tentar
instalar via module assistant e também não consegui. Dicas (sem ser a
"desabilite o xen manualmente e recompile o kernel")?

Aproveitando a mensagem, da última vez que aconteceram problemas com
Xen, me parece que tinham decidido fazer um pacote separado do kernel
com o Xen habilitado. Agora essa versão especial ainda existe, mas o
Xen também está habilidado na versão normal?

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/

Renato S. Yamane

Bruno Schneider escreveu:

> [...]
> instalar via module assistant e também não consegui. Dicas (sem ser a
> "desabilite o xen manualmente e recompile o kernel")?

Veja se eu entendi direito:

- O instalador diz, explicitamente, que esse driver nVidia não funciona
com essa versão do Kernel, e você *não* quer aceitar isso?

Se o instalador diz que não suporta, então ele não suporta!

Veja a sugestão:
"...please install a variant of this kernel without Xen support..."

Att,
Renato

Rafael Gomes Dantas

Eu também tive esse problema...

Eu estava usando o kernel 2.6.25-1-686 dae ele fez upgrade pro 2.6.25-2-686 e quando eu fui reinstalar o driver NVidia ele me deu esse alerta... Mas se é uma versão mais nova do mesmo kernel, não deveria funcionar? E como funciona isso de Xen? Eu vou ter que instalar a versão 486 do kernel?

edmarcos

Se você fizer isto

export IGNORE_XEN_PRESENCE=1

resolve o problema do xen

Mas mesmo assim tambem não consegui compilar com outro erro depois.
Que foi este:

/tmp/selfgz5020/NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1/usr/src/nv/nv.c:2024:
error:
implicit declaration of function ‘HYPERVISOR_memory_op’
make[3]: **
[/tmp/selfgz5020/NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1/usr/src/nv/nv.o
] Erro 1
make[2]: **
[_module_/tmp/selfgz5020/NVIDIA-Linux-x86-173.14.05-pkg1/usr/src
/nv] Erro 2
NVIDIA: left KBUILD.
nvidia.ko failed to build!
make[1]: ** [module] Erro 1
make: ** [module] Erro 2
-> Error.
ERROR: Unable to build the NVIDIA kernel module.
ERROR: Installation has failed. Please see the file
'/var/log/nvidia-installer.log' for details. You may find
suggestions
on fixing installation problems in the README available on the
Linux
driver download page at www.nvidia.com.

Renato S. Yamane

Rafael Gomes Dantas escreveu:

> Eu estava usando o kernel 2.6.25-1-686 dae ele fez upgrade pro
> 2.6.25-2-686 e quando eu fui reinstalar o driver NVidia ele me deu esse
> alerta...

É impossível aparecer essa MESMA mensagem de erro utilizando o
linux-image-2.6.25-2-686.
Essa mensagem só aparecerá se você estiver utilizando o
linux-image-2.6.25-2-xen-686

<http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5349>

> Eu vou ter que instalar a versão 486 do kernel?

Não! Apenas leia a mensagem de erro e instale as versões corretas.
Acho que você está colocando tudo dentro do liquidificador e misturando
as coisas.

Bruno Schneider

2008/7/23 Renato S. Yamane escreveu:

> É impossível aparecer essa MESMA mensagem de erro utilizando o
> linux-image-2.6.25-2-686.
> Essa mensagem só aparecerá se você estiver utilizando o
> linux-image-2.6.25-2-xen-686

Renato, estava de mau humor ao responder? Você está enganado. A
mensagem de erro está aparecendo com o linux-image-2.6.25-2-686; não
estamos nos referindo ao linux-image-2.6.25-2-xen-686.

Talvez você não tenha lido direito a parte a seguir:

2008/7/22 Bruno Schneider escreveu:
> [...]
> com o Xen habilitado. Agora essa versão especial ainda existe, mas o
> Xen também está habilidado na versão normal?

Agora continuando a discussão:

2008/7/22 Rafael Gomes Dantas escreveu:

> [...]

> é uma versão mais nova do mesmo kernel, não deveria funcionar? E como
> funciona isso de Xen? Eu vou ter que instalar a versão 486 do kernel?

Comigo o problema aconteceu desde a primeira versão do 2.6.25. Eu vi
alguns relatos de bugs sobre o assunto e aguardei sair a segunda
versão. Como ela tinha o mesmo problema e não achei nada mais
definitivo sobre isso na internet, resolvi postar na lista. Acho
estranho ter funcionado com você. Vamos aguardar mais relatos.

Você não precisa usar a versão 486, pode continuar usando a 2.6.24. :)

Renato S. Yamane

Bruno Schneider escreveu:
> ... e não achei nada mais

> definitivo sobre isso na internet, resolvi postar na lista. Acho
> estranho ter funcionado com você. Vamos aguardar mais relatos.

<http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=110088>
<http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=481485#26>

Att,
Renato

Rafael Gomes Dantas

A verdade é que eu só mandei fazer o update na minha versão 2.6.25-1-686. Aliás, eu só confirmei os updates que aquele software de atualização do gnome me mostrou... Só depois que eu vi que o kernel tava sendo atualizado também.

Mas isso não é algo que me atrapalha, pois o kernel antigo ainda está instalado e funcionando. Eu só queria saber para configurar o kernel mais atualizado pra largar o mais antigo de lado.

Ronaldo Reis Junior

Pessoal,

realmente existe esta incompatibilidade. Não sei se existe um drive novo da
NVidia para resolver isto. Mas acho que o kernel 2.6.25-2-686 não deveria vir
como o XEN ativo, uma vez que existe a versão XEN do mesmo. Acho que a galera
que empacotou esqueceu de tirar isto da versão não-xen. É esperar a versão
2.6.25-3-686 sem xen ou recompilar sem xen.

INte
Ronaldo

--
"Ubi non accusator, ibi non judex."

(Where there is no police, there is no speed limit.)
-- Roman Law, trans. Petr Beckmann (1971)
--
--
Favor NÃO ENVIAR arquivos do Word ou Powerpoint
Prefira enviar em PDF, Texto, OpenOffice (ODF), HTML, or RTF.