configurar rota padrao - qual arquivo?

Bruno Schneider

Eu configurei uma máquina com ip fixo editando o arquivo
/etc/network/interfaces. Coloquei as opções address, netmask, search,
nameserver e gateway lá nesse arquivo. Porém não estou achando qual o
lugar onde eu indico a rota padrão. Seguindo o "debian-way", qual é o
arquivo onde eu devo escrever essa rota?

Obs.: a rota padrão é aquele que eu indico com "route add default gw
xxx.xxx.xxx.xxx".

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/

Bruno Schneider

2008/7/2 Antonio Lobato escreveu:

> A rota padrão é configurada pelo sistema segundo o gateway que você
> configurou em interfaces.

Não entendi sua resposta. O gateway está configurado, mas a rota não
vem automaticamente. Depois de ligar o micro, minhas rotas estão
assim:

$ /sbin/route
Kernel IP routing table
Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref Use Iface
192.168.xxx.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth
0
$

Ou seja, apesar do gateway estar no /etc/network/interfaces, ninguém
cria uma rota padrão para ele.

2008/7/2 ..:: Andi || Gaucho ::.. escreveu:
> digita assim oh:
>
> # route add default gw <IP_DO_GATEWAY>
>
> ele vai ficar com a rota certa....

Andi, parece que você não entendeu a pergunta. Eu sei chamar o route,
tanto que esse comando já estava escrito na minha pergunta. O que eu
não sei é qual a forma "correta" de configurar isso. Já deve existir
um arquivo para configurar isso sem que eu tenha que criar um script e
mandar executar esse script durante o boot.

Bruno Schneider

2008/7/2 Allison Vollmann escreveu:
> Estranho, porque aqui ele adiciona as rotas automaticamente, qual versão do
> debian está utilizando?

Debian testing. Pois é, eu também achei estranho, mas como faz anos
que só uso DHCP e não achei nada a respeito, resolvi perguntar. To
achando que é um erro na configuração do gateway, vou procurar o
administrador da rede...

O chato que é que, sendo isso, acho que deveria aparecer alguma
mensagem de erro dizendo "seu gateway não me enviou uma rota padrao",
mas não vejo nada nos logs...

> Em todo o caso se for colocar em um script o correto seria em
> /etc/network/if-up.d/interface, assim toda vez que a interface for
> "levantada" ele adicionará as rotas.

Vou dar uma olha nisso. Obrigado.

Renato S. Yamane

Bruno Schneider escreveu:

> [...]
> /etc/network/interfaces. Coloquei as opções address, netmask, search,
> nameserver e gateway lá nesse arquivo. Porém não estou achando qual o

<http://www.debian.org/doc/manuals/reference/ch-gateway.en.html>

Leia o tópico 10.6.1.1, que incluive tem um exemplo lá:

"...You can configure other aspects of the interface or perform other
actions after the interface is brought up or before it is brought down
by specifying appropriate commands on "up" and "down" lines..."

=========
iface eth0 inet static
address 192.168.0.111
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1
up route add -net 10.0.0.0 netmask 255.0.0.0 gw 192.168.0.2 dev $IFACE
down route del -net 10.0.0.0 netmask 255.0.0.0 gw 192.168.0.2 dev $IFACE
up echo Interface $IFACE going up | /usr/bin/logger -t ifup
down echo Interface $IFACE Going down | /usr/bin/logger -t ifdown
=========

Att,
Renato

Bruno Schneider

Bom, eu recebi resposta do administrador da rede, dizendo que não há o
que configurar no roteador, que eu devo fazer a configuração
manualmente na máquina.

Quando eu ligo a máquina, noto a seguinte mensagem de erro:

Configuring network interfaces...route list with name '∎Db' not found.
SIOCADDRT: No such process
Failed to bring up eth0.

O que me faz acreditar que o gateway está enviando lixo ao invés de
enviar uma rota. O Debian tenta adicionar essa rota (lixo) e dá erro.

Uma observação importante é que essa mensagem de erro não fica em
nenhum log. As mensagens (todas) de erro não deveriam ser capturadas e
copiadas em algum log?

Quanto a fazer a configuração manual, achei que a resposta do Renato
S. Yamane foi o que eu queria saber. Parece mais apropriada que criar
um script em /etc/network/if-up.d/ .

Resumindo, acredito que é um problema no roteador e que não deveria
ser necessária determinação de uma regra padrão. Se alguém puder
indicar algo que me ajude a convencer o administrador da rede de que o
problema não é na minha estação, eu agradeço. :)

Eduardo Peters

Não entendi o seu caso:
Vc está usando DHCP, e não recebe o endereço do gateway, é isso?
Ou vc está usando IP fixo?

Manda seu /etc/network/interfaces pra gnt...

Sds

2008/7/2 Bruno Schneider <bosch...@gmail.com>:

--
Eduardo Peters @ Canoinhas - SC - Brazil
+55 47 9652 6661
msn: eduardo at peters.eng.br

Bruno Schneider

Aqui está o arquivo "interfaces", já que pediram. "A", "B" e "C"
substituem números reais que eu prefiro não colocar na lista.

================
auto lo
iface lo inet loopback
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.A.B
netmask 255.255.255.0
search meu.dominio
nameserver 192.168.A.C
gateway 192.168.A.C
=================

Eu acho que vou é colocar um "up route ..." para não gastar muito
tempo com isso...

Obrigado pela ajuda.

Junior Polegato - Linux

Bruno Schneider escreveu:

> Quando eu ligo a máquina, noto a seguinte mensagem de erro:
>
> Configuring network interfaces...route list with name '∎Db' not found.
> SIOCADDRT: No such process
> Failed to bring up eth0.

Olá,

Talvez algo estranho nos arquivo sob /etc/iproute2/ ou no arquivo
/etc/networks. Tente configurar na mão:

# rotue add default gw 192.168.x.y

[]'s
Junior Polegato

Eduardo Peters

Sinceramente não entendi o que está contecendo...
Com esta configuração a rota padrão deveria estar apontando para 192.168.A.C.
Uma questão, o nameserver não deveria estar no resolv.conf? Não está
sendo gerado nenhum erro aí, que possa estar desviando o fluxo do
arquivo e não setando o gateway?

msn: eduardo at peters.eng.br

Bruno Schneider

2008/7/3 Eduardo Peters escreveu:
> Uma questão, o nameserver não deveria estar no resolv.conf?

Pelo que eu entendo, o resolv.conf não é mais para ser editado pelo
administrador, ele agora é mantido por programas de alto nível como o
network-manager, facilitando assim a troca de redes em dispositivos
móveis.

> Não está
> sendo gerado nenhum erro aí, que possa estar desviando o fluxo do
> arquivo e não setando o gateway?

Acho que não. :)