Como se diz que vcs programa "em jQuery" ?

109 views
Skip to first unread message

Carlos Maciel da Silva

unread,
Feb 6, 2013, 11:28:23 AM2/6/13
to jque...@googlegroups.com
Pessoal, sou novo na ferramenta e... Quando voces vao dizer para alguem que trabalham com jQuery, como dizem ? 
"Eu programo em jQuery, Ajax, ..."
ou
"Eu programo em javascript, usando jQuery, Ajax, ..."
??

Ou outro modo de falar ? Voces a botam no curriculo ?


Abraços...

Guilherme de Souza

unread,
Feb 6, 2013, 11:31:45 AM2/6/13
to jque...@googlegroups.com
Acredito que será mais importante o recrutador entender que você trabalha com Jquery, a forma de escrever/falar é pouco importante.

--
--
Grupo de jQuery Brasil.
 
REGRAS: https://docs.google.com/document/d/1VfvTDmeHTSj-L5ouZJjQQ4OkjTCU1Hr2XtPYBNGVHH4/edit
 
USE O JSBIN.COM / JSFIDDLE.NET PARA CÓDIGOS.
 
Email: jque...@googlegroups.com
Biba: jquery-br+...@googlegroups.com
Site: http://groups.google.com/group/jquery-br?hl=pt-BR
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "jQuery (Brasil)" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para jquery-br+...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 



--
Guilherme Rares
Consultor de Tecnologia
Cel: (11) 7368-8469

Marcus Brasizza

unread,
Feb 6, 2013, 11:34:41 AM2/6/13
to jque...@googlegroups.com
Sem querer te desperecer caro Gilherme, mas nao foi isso que o cara acima perguntou.

Acho que seria leval vc falar que "vc utiliza Jquery   para aplicações Síncronas e Ascincronas", ja esta subtendido que Jquery é Javascript , Ajax  e o que mais tiver q ser!
Marcus Vinicius Brasizza

Chief Executive Officer
http://my.opera.com/artigos

Carlos Maciel da Silva

unread,
Feb 6, 2013, 11:46:41 AM2/6/13
to jque...@googlegroups.com
Huuuum... show galera, brigadão!!

Guilherme de Souza

unread,
Feb 6, 2013, 11:57:00 AM2/6/13
to jque...@googlegroups.com
Eu respondi baseado em como colocar no cv.

Por que falar você terá o feedback no momento da conversa.

Thiago Cruz

unread,
Feb 7, 2013, 11:55:01 AM2/7/13
to jque...@googlegroups.com
Só corrigindo, não existe "aplicações sincronas" em web já que o javascript é single thread. Pode existir usando backbone ou node mas ai é outros 500.

Carlos, o que eu diria no seu caso é que você consegue programar interfaces web utilizando o jquery como ferramenta de auxilio, acredito que o pacote "ajax" já está subentendido nessa afirmação.

[]'s

2013/2/6 Guilherme de Souza <guic...@gmail.com>

Leandro Chaves

unread,
Feb 7, 2013, 12:08:01 PM2/7/13
to jque...@googlegroups.com
Thiago,
Não entendi o que você quis dizer com "não existe "aplicações sincronas" em web já que o javascript é single thread".

Carlos,
Eu ache que dizer apenas "Eu programo em javascript com JQuery" já está de bom tamanho.

Marcus Brasizza

unread,
Feb 7, 2013, 12:16:20 PM2/7/13
to jque...@googlegroups.com

Tiago Celestino

unread,
Feb 7, 2013, 2:51:09 PM2/7/13
to jque...@googlegroups.com
O engraçado é que muita gente sabe usar o jQuery, mas não tem noção de Javascript.

Carlos Maciel

unread,
Feb 26, 2013, 12:58:36 PM2/26/13
to jque...@googlegroups.com
Isso é verdade, eu por exemplo, utilizo MUITO o jquery... mas as noções de javascript puro, de fato.. tenho poucas...

Carlos Maciel da Silva
Acadêmico UFF - Sistemas de Informação
021 8225-4291

Aurelio Saraiva

unread,
Feb 26, 2013, 1:40:04 PM2/26/13
to jque...@googlegroups.com
Minha opinião é que dizer no cv que usa jquery não quer dizer que ele sabe JavaScript, eu faço entrevista direto de programadores aqui na empresa e a quantidade de pessoa que sabe de JQuery e não sabe JavaScript é muito grande.

Atenciosamente,


Aurélio Saraiva
Consultoria e Desenvolvimento Web

Celular: +55 48 8411 4499
Skype: aureliosaraiva
Twitter: @aureliosaraiva

Thiago Santos

unread,
Feb 26, 2013, 3:11:10 PM2/26/13
to jquery-br

Em 26 de fevereiro de 2013 15:40, Aurelio Saraiva <aurelio...@gmail.com> escreveu:
ui na empresa e a quantidade de pessoa que sabe de JQuery e não s

Acho que o melhor termo é "eu DESENVOLVO em jQuery", caso você tenha conhecimento aprofundado na biblioteca. Saber usar muito podem saber, cada qual no seu grau de utilização, visto que inúmeros plugins estão aí disponíveis. Agora DESENVOLVER requer mais conhecimento, mais aprofundamento nessa biblioteca, não necessáriamente necessitando saber  ESCREVER javascript.

Atc,
Thiago Santos
www.tigurio.com.br
71 9200-1869
______________________

MSN: tig...@gmail.com
GTalk: tig...@gmail.com
Twitter: twitter.com/tigurio
Skype: tigurio
Facebook: http://www.facebook.com/tigurio
FanPage:  http://www.facebook.com/fanpageTigurio 
Linked In: http://br.linkedin.com/in/tigurio
________________________________________

Francisco Nascimento

unread,
Feb 26, 2013, 4:06:46 PM2/26/13
to jque...@googlegroups.com
Quando uma empresa coloca os requisitos referente a uma vaga de programador , por exemplo ele citam jQuery e javascript ou seja muitos não conseguem entender que jQuery é uma linguagem que nasceu do javascript, como Ajax também  porem pode -se dizer que você programa em jQuery e/ou javascript, como Ajax também, vejamos o seguinte: 

em jQuery você declara variáveis  
em javascript você declara variáveis?
em Ajax você declara variáveis?, 

você usa loops de repetições, while, for, foreach, do while?
armazena espaço em memoria?, 

Então você programa!!! 

e pode sim ser colocado "eu programo em jQuery, Ajax ou javascript, por mais que sejam linguagem fracamente tipada elas são programáveis .. diferente de HTML, HTML5, XML onde são linguagem de marcação e não se programa.... bom acho que devo ter falado algo que te ajude... rsrsrsr




Em 26 de fevereiro de 2013 14:58, Carlos Maciel <carlo...@gmail.com> escreveu:

Luiz Henrique A. da Silva

unread,
Feb 26, 2013, 4:19:14 PM2/26/13
to jque...@googlegroups.com
jQuery não é uma linguagem. É um framework.

Logo, você diz da mesma maneira quando você se refere a dizer que mexe com determinado fw.

Francisco Nascimento

unread,
Feb 26, 2013, 5:22:51 PM2/26/13
to jque...@googlegroups.com
Independentemente de ser um Framework, "se programa"... :P


Luiz Henrique A. da Silva

unread,
Feb 26, 2013, 7:23:16 PM2/26/13
to jque...@googlegroups.com
" jQuery é uma linguagem que nasceu do javascript, como Ajax também  porem pode -se dizer que você programa em jQuery e/ou javascript, como Ajax também, vejamos o seguinte: 

em jQuery você declara variáveis  
em javascript você declara variáveis?
em Ajax você declara variáveis?, 

você usa loops de repetições, while, for, foreach, do while?
armazena espaço em memoria?, "

Você se referenciou como se fosse uma linguagem. A linguagem é do javascript. O jQuery é só um framework, independente disso.

Tiago Celestino

unread,
Feb 27, 2013, 8:59:39 AM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
Você programa javascript, independente do biblioteca/frameworks que esteja utilizando. jQuery não é linguagem, e já teve bastante discussão referente a ser biblioteca ou framework. Rolou um devCast só sobre isso.

Eu acho que é preciso saber javascript, pelo menos o básico para poder utilizar qualquer framework/biblioteca. ter noçao de DOM e BOM, porque quando precisar vai poder migrar para qualquer framework/biblioteca sem dificuldades. jQuery, mootools, prototype.js etc... é apenas um "aliás" para os metodos existentes no javascript, já que é melhor escrever $('element')... do que document.getElementById(element)..., por exemplo.


2013/2/26 Luiz Henrique A. da Silva <luiz...@gmail.com>

Eduardo Kraus

unread,
Feb 27, 2013, 9:12:09 AM2/27/13
to jquery-br
Como o jQuery não é uma linguagem de programação, você não pode dizer que programa em jQuery. 

Então o correto é: "Eu programo em javascript, com framework jQuery"

Já o ajax é uma funcionalidade do Javascript e deve ser interpretado diferente. Eu acho que é assim: "Eu programo em javascript, com framework jQuery, e aplicações ajax"
Em 6 de fevereiro de 2013 14:28, Carlos Maciel da Silva <carlo...@gmail.com> escreveu:
--

Guilherme de Souza

unread,
Feb 27, 2013, 9:36:05 AM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
Cara se nem em uma lista de Jquery se consegue chegar em uma conclusão.

Fala que você sabe utilizar Jquery/Javascript...pronto!

Neto Neto

unread,
Feb 27, 2013, 3:38:50 PM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
Dizer que programa em jQuery, é ao meu ver, o mesmo que dizer qeu programa em HTML.
como alguém disse, programa-se em uma linguagem de programação, o que não é o caso do jQuery.

Eu diria:
- eu utilizo jQuery.

Neto - Web developer
+55 11 98730.8879


2013/2/27 Guilherme de Souza <guic...@gmail.com>

Alexandre Borba

unread,
Feb 27, 2013, 3:59:50 PM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
Eu programo em Jquery, utilizo variáveis, laços, expressões...Não tem nada a ver com html...
Alexandre Borba
Desenvolvedor Front-end
Fone: Claro 11 8829-4842 

 

Ruan Carlos

unread,
Feb 27, 2013, 4:14:49 PM2/27/13
to jquery-br
Alexandre vc programa em JavaScript e usa o jQuery para facilitar o seu trabalho.

-----------------------------------------------------------------
Ruan Carlos
@ruanltbg
ruancarlos.com.br

Bacharel em Sistemas de Informação - Desenvolvedor web

Francisco Nascimento

unread,
Feb 27, 2013, 4:29:33 PM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
Não quero dar "pano para manga", a analogia que foi feita pelo o +Neto Neto, forçou... rsrsr HTML é uma linguagem de marcação e não de programação ... sendo jQuery um Framework, criado a partir do javascript, (generalizando) podemos sim dizer que programamos em jQuery, pois mesmo que foi criado para facilitar o uso do javascript não deixa de ser linguagem de programação.. como o amigo +Eduardo Kraus ministra um curso gratuito no seu site com o titulo de "Curso gratuito de programação em jQuerylink do curso, então pode-se citar que jQuery é uma linguagem de programação alem de ser um Framework


André Santos

unread,
Feb 27, 2013, 4:33:32 PM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
Não pode-se dizer que jQuery é uma linguagem de programação. Você programa em javascript seguindo as convenções do framework.

Mas por outro lado, não acho que tenha sentido essa discussão ir muito longe...
- André O. Santos -

"Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano, são aqueles que leram diretamente no livro do mundo." (Arthur Schopenhauer)

Franklin Anderson de Oliveira Souza

unread,
Feb 27, 2013, 6:14:14 PM2/27/13
to jque...@googlegroups.com
vai aprendendo e estudando, depois você vê isso !
foobar

Ernani Azevedo

unread,
Feb 28, 2013, 12:07:19 AM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
Pessoal,

raramente me manifesto na lista, mas tenho muitos anos de programação e posso afirmar, jQuery é sim uma linguagem de programação, assim como HTML (afinal, não é HyperText Markup LANGUAGE?). Toda forma de instruir computadores a realizar tarefas, seja exibir uma página, criar uma animação, ler um arquivo, etc é realizada através de um conjunto de instruções, que é nada mais do que a linguagem que o computador "entende".
Podemos fazer associações como C e C++, Python e Ruby, o próprio Node.JS e JavaScript, etc. Não podemos afirmar que um programador C++ é também um programador C, pois se ele não conhece C ele não vai conseguir criar um programa simples que seja, assim como um programador jQuery quando deparado com comandos JavaScript puros, não vai saber identificar eles, a não ser que tenha aprendido JavaScript (o que se vê quando se estuda jQuery pela proximidade, mas não a fundo).

Espero ter ajudado em alguma coisa (além de aumentar essa thread).

[]'s
--
Ernani Azevedo
(51) 92425885


2013/2/27 Franklin Anderson de Oliveira Souza <frank...@gmail.com>

Tiago Celestino

unread,
Feb 28, 2013, 3:18:56 AM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
Acho válido ter essa discussão, porque é bom mostrar a opinião de cada um sobre o fato.

Mas voltando ao assunto do jQuery. Dizer, vender o jQuery como linguagem de programação é um erro muito grande (na minha opinião).

Se formos no próprio site do jQuery, temos a seguinte informação:

jQuery is a fast, small, and feature-rich JavaScript library. It makes things like HTML document traversal and manipulation, event handling, animation, and Ajax much simpler with an easy-to-use API that works across a multitude of browsers. With a combination of versatility and extensibility, jQuery has changed the way that millions of people write JavaScript.

Destaquei o final do texto para mostrar que o jQuery não é uma linguagem de programação, e sim uma "forma" mais fácil de escrever javascript, tá lá na site para todo mundo ver. Em nenhum momento você ver "language", ou alguma informação dizendo que é uma nova linguagem.

@Ernani, o jQuery não instrui nenhum computador, quem está trabalhando por trás é o javascript, ou seja, você programa javascript usando "alias" que o jQuery possui para facilitar o trabalho.

No final, você pode dizer que pode programar qualquer coisa, HTML, jQuery, Mootools, etc... o problema é quando você for em uma empresa e pedir para você fazer uma "selecão" de um elemento sem usar uma biblioteca e você dizer que "só programa jQuery".
2013/2/28 Ernani Azevedo <erna...@gmail.com>

Leandro Chaves

unread,
Feb 28, 2013, 6:26:24 AM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
Como está na citação do Tiago. JQuery é uma biblioteca, (Sequer é um Framework).
Não deve ser confundido com linguagem. Pois o JQuery "apenas" fornece funções adicionais para auxiliar na escrita de código javascript. Mesmo utilizando JQuery, temos que seguir a sintaxe do javascript. Portanto, javascript é a linguagem, e JQuery "apenas" uma biblioteca.
http://coffeescript.org/, por exemplo, é uma linguagem de programação. Porque possui sintaxe própria, não podendo ser executada em um interpretador javascript sem antes ser compilada, ou seja, convertida em javascript. Para JQuery não temos essa necessidade. Portanto JQuery é uma biblioteca, escrita em javascript.

Ruan Carlos

unread,
Feb 28, 2013, 8:10:07 AM2/28/13
to jquery-br
Minha pitada de sal.

@Ernani
Falar que programa HTML é mesma coisa que dizer que programa Word quando deixa um texto em negrito. . Ambos são marcação de texto né?

1 - jQuery é uma biblioteca e não um framework
2 - Vc não programa em jQuery vc usa o jQuery pra programar.
    - Para programadores PHP é mesma coisa falar que programa em ADODB (http://adodb.sourceforge.net) e não que usa o ADODB para conexões
    - Para .NET(C#) é mesma coisa que falar que programa em SQLClient e não que usa o SQLClient para conexões..
    - Para RoR é mesma coisa que falar que programa em ActiveRecord ao invés de dizer que usa o ActiveRecord

3 - Não é vergonhoso dizer que vc programa em JavaScript usando jQuery e que só sabe programar assim, Em várias linguagens é assim, tem gente que não sabe programar em Ruby sem o Rails, em Php sem o Cake, em C# sem o .NET e etc. Foi a maneira que vc aprendeu e se a empresa que esta contratando não usa nenhum framework ou biblioteca (mesmo que seja dela) ela esta parada no tempo, Caso ela use, não será nenhum problema  para a pessoa se adaptar.

4 - Pq eu programo em CoffeeScript mas não em jQuery? 
    Simples, CoffeScript é uma linguagem de programação que compila em JavaScript e jQuery não, jQuery é uma biblioteca de JavaScript.


Agora se pra vc é correto dizer que programa em jQuery/HTML/CSS/etc, tudo bem. Se a outra pessoa não tiver a mente aberta para entender que na nossa área existe milhões de variações de pensamento e que para outra pessoa as definições são diferentes ou simplesmente pq é mais fácil dizer programar em HTML/jQuery/etc é melhor cair fora, ela deve ser cabeça dura para inovações ou simplesmente ser xiita a seus pensamentos.

O esquema é ser feliz, programando em jQuery ou não 



-----------------------------------------------------------------
Ruan Carlos
@ruanltbg
ruancarlos.com.br

Bacharel em Sistemas de Informação - Desenvolvedor web



347.gif
360.gif

André Santos

unread,
Feb 28, 2013, 8:17:39 AM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
Só retificando o comentário que eu tinha feito, conforme já disseram também não é certo dizer que jQuery é um framework. 

O motivo é simples: http://jquerybrasil.org/jquery-biblioteca-ou-framework/
347.gif
360.gif

Neto Neto

unread,
Feb 28, 2013, 8:33:31 AM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
Não acho que minha comparação foi forçar a barra.

HTML está para linguagem de programação como jQuery está pra linguagem de programação.
Como foi dito, no ponto etimológico, não é linguagem de programação.

Vamos á wilipedia:

"Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador."

Sinto muito jQuery lovers, mas quem faz isso é o javascript, e não o jQuery.

Agora se você quer dar a entender, subentender, que progama em jQuery, porque escreve comandos da library jQuery, sinta-se á vontade, não acho muito errado. Mas, dizer que jQuery é linguagem de programação... Me mostrem o compilador jQuery 


Neto - Web developer
+55 11 98730.8879


2013/2/28 André Santos <andre....@gmail.com>
329.png
347.gif
360.gif

Tiago Celestino

unread,
Feb 28, 2013, 12:44:01 PM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
@Ruan, eu discordo da citação referente as empresas que não utilizam nenhum framework/biblioteca é ultrapassada. Do que adiante você saber CakePHP e não ter noção de PHP OO? Acho que isso é de conhecimento. Realmente, cada um pensa e faz do que quiser, cabe a empresa independente se um framework ou não contratar o profissional por sua capacidade.

Uma coisa que vejo bastante é a galera que diz ser "programador WordPress", pronto! Eu considero o WordPress como um framework, dependendo da forma que utilize, mas isso não quer dizer que eu sou um programador PHP. O que acontece com jQuery no mundo do javascript, acontece no mundo do PHP para aqueles que acham que saber mexer nas funções que o WP possui é ser programador PHP.
2013/2/28 Neto Neto <sputin...@gmail.com>
329.png
347.gif
360.gif

Ruan Carlos

unread,
Feb 28, 2013, 12:54:02 PM2/28/13
to jquery-br
Tiago, eu falei em levando em consideração apenas o JS. Mas também serve para outras linguagens, como PHP/JAVA/RUBY e etc. Cara, se vc não tem um framework uma biblioteca ou qualquer coisa assim, vc faz tudo na mão, pense se vc tem 100 projetos, cada um vai ser feito de um jeito, se o código repete nos 100 projetos não deveria estar em uma biblioteca? Pense em quantos document.getElementById que não deve nesses 100 projetos, e etc. 
Hoje em dia eu vejo isso como atraso. Mas é minha opinião.

-----------------------------------------------------------------
Ruan Carlos
@ruanltbg
ruancarlos.com.br

Bacharel em Sistemas de Informação - Desenvolvedor web



329.png
347.gif
360.gif

Tiago Celestino

unread,
Feb 28, 2013, 1:01:30 PM2/28/13
to jque...@googlegroups.com
@Ruan, o bom da lista é isso, cada um demonstrar sua opinião. =) Mas entra um "problema", já que as pessoas aprendem como usar um framework/biblioteca e não o que tá por trás daquilo. Os frameworks/biblioteca facilita, mas o bom profissional não se prende a essas ferramentas, vai além. Minha opinião. rs rs 
2013/2/28 Ruan Carlos <ruan...@gmail.com>
329.png
347.gif
360.gif

Ruan Carlos

unread,
Feb 28, 2013, 1:15:34 PM2/28/13
to jquery-br
Nessa questão é verdade, e é ai que entra as diferentes classes, jr, aprendiz, sobrinho, pl, sr.

Mas tbm acho que um cara que é especialista php tenha que saber todo o JS, assim como o contrário, o especialista em front-end precisa saber a fundo php. e etc.O cara bom sempre vai ir além e procurar coisas assim: http://vimeo.com/18901514

poste9

unread,
Mar 1, 2013, 7:38:03 AM3/1/13
to jque...@googlegroups.com
Eu poderia fazer uma comparação mais próxima da realidade... 

Eu nunca vi alguém dizer que programa em Zend ou Hibernate. As pessoas falam que programam PHP utilizando Zend Framework ou Programa em Java utilizando Hibernate.

Linguagem de Programação é totalmente diferente de um framework.

Me desculpe, mas quando eu faço uma entrevista onde o programador diz que programa em Ajax ou jQuery já perde pontos comigo.

Essa é minha opinião e respeito a de todos.
Att,


Em 28 de fevereiro de 2013 15:15, Ruan Carlos <ruan...@gmail.com> escreveu:
Nessa questão é verdade, e é ai que entra as diferentes classes, jr, aprendiz, sobrinho, pl, sr.

Mas tbm acho que um cara que é especialista php tenha que saber todo o JS, assim como o contrário, o especialista em front-end precisa saber a fundo php. e etc.O cara bom sempre vai ir além e procurar coisas assim: http://vimeo.com/18901514

--
--
Grupo de jQuery Brasil.
 
REGRAS: https://docs.google.com/document/d/1VfvTDmeHTSj-L5ouZJjQQ4OkjTCU1Hr2XtPYBNGVHH4/edit
 
USE O JSBIN.COM / JSFIDDLE.NET PARA CÓDIGOS.
 
Email: jque...@googlegroups.com
Biba: jquery-br+...@googlegroups.com
Site: http://groups.google.com/group/jquery-br?hl=pt-BR
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "jQuery (Brasil)" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para jquery-br+...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 



--
___________________
Rafael Lúcio
----------------------------------
pos...@gmail.com
+55 61 9996-2108

poste9

unread,
Mar 1, 2013, 7:40:36 AM3/1/13
to jque...@googlegroups.com
só um adendo, se você entrar no site da jQuery, vc verá o seguinte: (tirem suas conclusões)

What is jQuery?

jQuery is a fast, small, and feature-rich JavaScript library. It makes things like HTML document traversal and manipulation, event handling, animation, and Ajax much simpler with an easy-to-use API that works across a multitude of browsers. With a combination of versatility and extensibility, jQuery has changed the way that millions of people write JavaScript.

Neto Neto

unread,
Mar 1, 2013, 9:29:16 AM3/1/13
to jque...@googlegroups.com
Boa @Rafael, quando o cara fala isso numa entrevista, percebe-se logo que ele não sabe do que está falando

Neto - Web developer
+55 11 98730.8879


2013/3/1 poste9 <pos...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages