Exageros no perfil divulgado em anúncios para recrutamento e editais

Leonardo Ruoso

to jav...@googlegroups.com
Os colegas acreditam que exista um exagero no perfil profissional dos anúncios de vagas para analista e programador?

Os colegas acreditam que um possível superdimensionamento do perfil possa ter o efeito oposto, intimidando candidatos bons, que tem consciência de não atender aos requisitos divulgados, fazendo com que o efeito seja o oposto do desejado? Candidatos menos competentes para aquela vaga?

Os currículos também não estão cheios de lugares comuns e de supervalorização das realizações, numa competição autodestrutiva para ver quem enfeita melhor o pavão?

--
Leonardo Ruoso - Jornalista/Desenvolvedor
Assessoria de Imprensa. Consultoria de Marketing. Desenvolvimento e Integração de Software.

Berg Oliveira

to jav...@googlegroups.com
Eu acho que é sempre assim.
Este exagero das empresas na locação de perfil é justamente pq querem
um cara que faça tudo, tipo McGyver, e paguem pouco, tipo Prf.
Raimundo.

--
Berg Oliveira
----------------------

Aristênio Monteiro Filho

to jav...@googlegroups.com
Falta planejamento da maioria das empresa quem contratam, elas trabalham com tecnologia X, mas talvez iniciem outro sistema com tecnologia Y ou Z. Então qndo querem contratar alguém pedem conhecimento em X,Y e Z 2.0

Já por parte do programador, como trabalhou com X, mas foi a um evento sobre Y e leu Z em um blog, diz ter todo esse conhecimento...

Acho q as empresas cabe medir melhor os requisitos e aos programadores cabe a sinceridade, saber q se vc tem capacidade de aprender n precisa mentir nem exagerar no currículo...

Leonardo Ruoso

to jav...@googlegroups.com
Em 27 de maio de 2011 13:31, Berg Oliveira <file...@gmail.com> escreveu:
Eu acho que é sempre assim.
Este exagero das empresas na locação de perfil é justamente pq querem
um cara que faça tudo, tipo McGyver,
Só que um cara do tipo que «faz de tudo» raramente vai ser um cara cheio de certificações e diplomas, correto?

Eu entendo que a maioria das oportunidades sejam para esse tipo de profissional mais generalista, capaz de transitar bem entre várias especialidades, pois a maioria das empresas não precisa de muitos profissionais ultra-especializados mesmo.

Entretanto, você pode ter pego um ponto bom, o gerente sabe que precisa de um profissional mais generalista, capaz de "desenrolar" ou "sair do outro lado" em múltiplos cenários, capaz de lidar bem com a equipe de negócios e capaz de trabalhar em equipe, mas na hora de desenhar, ele sai copiando e colando as exigências específicas de anúncios para profissionais em cada uma das áreas super especializadas, como se fosse o profissional mais generalista fosse um somatório de todos os super especializados.

E eu (por razões autoevidentes) não estou menosprezados o profissional com perfil mais generalista :-)

João Filho

to jav...@googlegroups.com
Pessoal,

Creio que as empresas coloquem nos anúncios uma verdadeira enciclopédia de tecnologias para uma vaga X ou Y.
Mas elas sabem que NUNCA encontraram aquele profissional, então se focam nos que chegam a pelo menos 50% dos requisitos descritos.

Mas prefiro ver um anuncio que tem vários requisitos, pois assim sei das tecnologias que a empresa trabalha ou pretende trabalhar. Que aqueles anúncios onde a empresa coloca 2 ou 3 coisas para uma vaga, mas quando você vai ver o leque de requisitos exigidos era muito maior.

Atenciosamente,

João B. de Sousa Filho

Vitor Braga

to jav...@googlegroups.com
O grande problema é que ao abrir um leque demasiadamente amplo, a
empresa acaba por afastar candidatos potenciais de qualidade. Um
exemplo:

http://careers.stackoverflow.com/jobs/10063/software-engineer-versio4-limited?campaign=List

"• Strong academic background, preferably in Computer Science

We'd like you to have the following skills:
• Good knowledge of C/C++ programming, with some OS or systems level
programming experience
• Practical experience of some web development, and
challenges/technologies involved.
• High competency in at least one dynamic scripting language (Python/Ruby/Perl)
• Solid groundings in Internet networking, e.g. have you written
software that communicates over TCP, do you understand OSI stack, and
the workings of the Internet
• Good background in Linux/Unix development and management

The following would be useful:
• Experience of Javascript (preferably jquery)
• Working knowledge of Python
• Some exposure to web application frameworks - e.g. something like
Django or Rails
• Experience of developing server side Internet software
• Exposure and/or interest in mobile phone development
• Knowledge of other technologies including Flash, Silverlight"

Você acha que existe um pool grande de candidatos que tem conhecimento
de C ou C++ (em nível de sistemas, talvez conhecimento de algorítimos
de agendamento, file systems ?? É o que me vem a cabeça quando se
descreve algo com essas palavras), desenvolvimento web, Python ou Perl
ou Ruby, Sockets, Linux, JavaScript, jQuery, Django ou Rails,
Aplicativos Mobile, Flash e Silverlight.

Cara, essa pessoa não existe. Curiosamente eu já mexi com tudo da
lista, mas eu admito que é um perfil escasso de profissionais. E boa
parte dos caras que eu conheço que mexem em C baixo nível não se
interessariam por um emprego que cita Flash e Silverlight, assim como
boa parte dos caras que eu conheço que trabalham com front end web não
tem interesse em vagas de C baixo nível.

Esse tipo de perfil não é só irrealista, como *afasta* os candidatos
potenciais da vaga.

Leonardo Ruoso

to jav...@googlegroups.com
Em 27 de maio de 2011 15:05, Vitor Braga <vitorp...@gmail.com> escreveu:
[...]

Concordo! Como você espera que um hacker unix trabalhe com flash e silverlight? É pirado!

Pádua Alves

to jav...@googlegroups.com
Concordo. Várias vezes quem está contratando não da foco em uma determinada especialização. Quer que o candidato domine todas as áres. É como um clube de futebol querer contratar um jogador que atue desde o gol até a ponta esquerda, sendo craque em todas as posições.

--
[...]

Desenvolvedor Java
Oracle Certified Professional, Java SE 6.0

Junia Gonçalves

to jav...@googlegroups.com
já vi casos de empresas que trabalhando somente com php, pedindo que a pessoa também soubesse JSP. Ou para o caso de programadores front-end que que precisariam saber modelagem de banco de dados.
ou gerente de projetos tendo que saber html.
não faz sentido.
e no final, contrata um funcionário mediano, que sabe no máximo 50% daquilo. se é pra saber só 50% daquilo, pra quê colocar os outros 50%?
São muito irreais esses requisitos.

Vitor Braga

to jav...@googlegroups.com

Isso é só um sintoma. Quando inexiste a capacidade orgazional de
recolher e compreender requisitos, sejam requisitos de projeto, regras
de negócio, etc. acaba refletindo durante a seleção de pessoal também.

No fundo no fundo esses anúncios todos dizem: "Procuro um super
bombeiro para apagar um incêndio." Claro que é legal contratar
profissionais "well rounded", permitindo o revezamento de tarefas e
transferência de conhecimento dentro da equipe, mas 90% dos casos
simplesmente ninguem sabe do que a equipe realmente precisa atualmente
e irá precisar no futuro próximo, para poder trazer o profissional
correto, então querem o superman.

É até bom que isso transpareça no anúncio, pois permite que
profissionais de qualidade fiquem alertas e escapem das furadas :)

Levy Moreira

to jav...@googlegroups.com
Eu tava olhando o edital da dataprev só lembrei dessa discursão.
Olha os requisitos para a vaga de desenvolvimento de sistemas. Acho que é esse mesmo raciocínio das empresas particulares pedem um rei pra ver se passa aumenos um nobre.

--
[...]

Levy Moreira - Programador
Sistech Informática - Juazeiro do Norte - CE

"Aviso de confidencialidade profissional" - Esta mensagem eletrônica e seus anexos são destinados exclusivamente ao(s) destinatário(s) acima e podem conter informações confidenciais sujeitas a restrição legal de comunicação entre as partes. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, fica V.S.ª ciente de que a distribuição, divulgação ou disseminação das informações aqui contidas ou anexadas é terminantemente proibida, sujeitando o responsável às penalidades aplicáveis. Assim, solicitamos a gentileza de retorná-la de imediato ao remetente, eliminando-a definitivamente de seu sistema. Em caso de dúvida, queira por favor entrar em contato."

"Confidentiality notice" - This message and its attachments are addressed solely to the persons above and may contain privileged and confidential
communication. If you have received the message in error, the distribution or dissemination of the content hereof is prohibited. Please return it
immediately to the sender and please delete the message from your system on a permanent basis. Should you have any questions, please contact."

Berg Oliveira

to jav...@googlegroups.com
Ai Levy, eu já discordo.
Como é um concurso, eles têm que colocar àquelas questões de "derrubar candidato".
Exemplo> eu funcionário publico do estado da PB (num concurso q não tem nada a ver com Ti). Na minha prova, colocaram questões de geometria, iniciação à química, motores eletricos... coisa que, na minha função, nunca se usa.

Concurso dever ser mesmo diferente que contratação, do meu ponto de vista, claro.

Abraços
Deus abençoe

Levy Moreira

to jav...@googlegroups.com
Realmente, entendi.

Junia Gonçalves

to jav...@googlegroups.com
nem é exatamente assim. em lugares públicos, pessoal joga no google um concurso publico parecido com o que querem fazer e coloca. quando eu trabalhava numa universidade federal, isso acontecia muito.

Leonardo Ruoso

to jav...@googlegroups.com
Em 27 de maio de 2011 21:11, Junia Gonçalves <junia.g...@gmail.com> escreveu:
nem é exatamente assim. em lugares públicos, pessoal joga no google um concurso publico parecido com o que querem fazer e coloca. quando eu trabalhava numa universidade federal, isso acontecia muito.

Acredito que esse é um dos segredos para o fracasso no recrutamento de profissionais! O copy'n'paste muito mal feito! Não são só instituições estatais que fazem isso, isso acontece o tempo todo nas empresas!

[...]

nicolas Fontenele

to jav...@googlegroups.com
É uma critica conhecida que o RH no Brasil em relação a TI  é um pouco defasado.
Nícolas Fontenele
Computer Science - UFC -

7th

Semester
Developer - Synapsis
Oracle Certified Java Programmer  6.0

Leonardo Ruoso

to jav...@googlegroups.com
Em 27 de maio de 2011 21:31, nicolas Fontenele <nicolasf...@gmail.com> escreveu:
É uma critica conhecida que o RH no Brasil em relação a TI  é um pouco defasado.
Acredito que esse fenômeno não está restrito a TI não. Tem umas vagas para operador de telemarketing ilárias também :-)