A decepção de um programador iPhone

Rodrigo Rocha Gomes e Souza

to iphoned...@googlegroups.com
Acredito que muitos aqui nesta lista têm uma história parecida com
esta: leu que aplicativos para iPhone davam dinheiro, investiu no
aprendizado de uma nova linguagem e de uma nova API, lançou um
aplicativo e então descobriu que a App Store brasileira não dava tanto
dinheiro assim. Essa é a história que eu conto em um texto sobre a
minha experiência de quase dois meses na App Store, em
http://bit.ly/9TMdj2. E a experiência de vocês, como foi? Quantos já
tinham uma noção da dinâmica da App Store brasileira antes de investir
nela?

[]s
Rodrigo

Diego Albuquerque

to iphoned...@googlegroups.com
Pois é... seria legal se os desenvolvedores colocassem aqui suas experiências, principalmente comparando como foi em vender somente na appStore Brasil e depois na internacional, se assim o fazem.

O problema de aplicativos como esse do Rodrigo é que precisa de vocabulário e ai ele teria que correr atrás do inglês. Mas Rodrigo, de qualquer forma, parabéns pelo jogo. O visual é muito legal mesmo.

2010/1/29 Rodrigo Rocha Gomes e Souza <rodri...@gmail.com>

--
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
iphoned...@googlegroups.com

Caio Begotti

to iphoned...@googlegroups.com
Eu achei muito bom saber a experiência bem particular de um
desenvolvedor. Um dos meus planos é documentar tudo o que fiz até
aqui, desde pensar em entrar na coisa até receber o $ que
eventualmente chega na conta.

Se o tópico durar eu mando o link, não pretendia fazer algo rápido em
lista pois queria documentar mesmo :-)

Do mais, acho que eu me identifiquei bastante com o post, senti também
essa frustração com o mercado .br na App Store (que não reflete o
mercado mobile .br como um todo, não mesmo). Apesar que não me afeta
tanto, até agora as vendas do http://tinyurl.com/ykzgzfp são
majoritariamente pra fora, quase tudo pra Europa. Só não fiz tantos
investimentos altos como o Rodrigo, torço pra ele ter algum retorno
melhor num futuro próximo.

2010/1/29 Diego Albuquerque <diegoalb...@gmail.com>:

--
Caio Begotti <http://caio.ueberalles.net>

Ricardo Augusto

to iphoned...@googlegroups.com
Concordo com alguns dos seus pontos, Rodrigo, mas é claro que o mercado (pago) de mobile no Brasil ainda é pequeno e insignificante.

Também comecei a programar para iPhone com o mesmo objetivo que você (e um a mais, que seria a inovação e desafio que o desenvolvimento web não me traz mais tanto quanto antes). O mercado mobile independente no Brasil ainda é restrito quanto se envolve dinheiro diretamente (no caso, pagar pela app), mas é excelente se você vender para grandes empresas (vide o caso das diversas apps do Bradesco e as que a FingerTips faz) pois o iPhone é muito atraente.

A primeira app que lancei foi a Feriados 2010, free porém com um banner. Atualmente, ela está em quinto lugar no Top Free da App Store Brasil (segunda semana consecutiva no Top Free) com mais de 11mil downloads. Tudo isso com certeza por que ela é free, e o que eu ganhei com banner até agora já foi quase o suficiente o meu investimento na licença da Apple.

Tenho mais uma app sendo feita, que terá uma versão paga porém com foco no mercado internacional. E uma versão free especial para a o Brasil.

Portanto, IMO o caminho para vender é o mercado internacional. Pelo menos por enquanto.

Ricardo Augusto
ricar...@gmail.com
@rabc

Rodrigo Rocha Gomes e Souza

to iphoned...@googlegroups.com
Obrigado a todos os que responderam. A maior parte das informações que
chegam a nós sobre o mercado de apps para iPhone vem dos Estados
Unidos. Na falta de uma pesquisa séria sobre o mercado brasileiro, é
importante conhecer um pouco da experência de cada um.

Diego, eu lancei no dia 28 de janeiro uma versão em inglês do meu jogo
e, um dia depois, as vendas dessa versão superaram o recorde de vendas
diárias da versão em português. E isso sem fazer nenhuma divulgação.
Financeiramente falando, vale mais a pena ter um aplicativo
desconhecido vendendo nos Estados Unidos do que ter um top 100 no
Brasil. Mesmo sabendo que a concorrência lá é bem maior (existem mais
de 10 jogos iguais ao meu na App Store americana. Sério.)

Caio, parabéns pela iniciativa de documentar o processo de
desenvolvimento do Writer Who? Acho que o relato de sua experiência
terá muito a acrescentar ao cenário brasileiro de desenvolvimento para
iPhone.

Ricardo, interessante a sua experiência com o modelo de app free com
propaganda. Sempre me perguntei qual seria a viabilidade desse modelo
de negócio. Agora já tenho uma ideia.

Mais uma vez obrigado pela participação. Eu pretendo escrever mais
sobre o mercado de apps para iPhone em breve e conto com a colaboração
de vocês. Em particular, estou interessado em investigar a relação
entre posição no ranking e número de vendas na App Store brasileira.
Já tenho uma hipótese, mas preciso de mais dados. Portanto, se você
tem ou já teve um app no top 100 da App Store brasileira e tem o
registro da posição no ranking e do número de vendas durante vários
dias, por favor entre em contato comigo.

[]s
Rodrigo

Ricardo Augusto

to iphoned...@googlegroups.com
Querem um exemplo de que o mercado lá fora é excelente ?

Resumindo: o cara largou o emprego por que em um só dia ele conseguiu $37.000 com uma app

Ricardo Augusto
ricar...@gmail.com
@rabc

2010/1/31 Rodrigo Rocha Gomes e Souza <rodri...@gmail.com>

[]s
Rodrigo

Douglas Fischer

to iphoned...@googlegroups.com
Eu não estava muito afim de comentar minha opinião, para não gerar discussões com pessoas que pudessem entender de forma contrária meus pensamentos, mas vamos lá...

Embora o texto desse link tem data de 01/02/2010, essa história do iShoot já é antiga. Se não me engano ele trabalhava na Sun e na época que fez essa grana estava prestes a ter que largar a casa no qual morava, por causa da crise. A história é tão linda, quanto rara.

Eu acho que casos de sucesso desse tipo são interessantes para dar uma motivada na galera que está desenvolvendo, mas jamais devem ser levados como consideração para quem pretende investir nessa área.

Se parar para observar, existem pouquíssimos casos de sucesso desse nível e muitos casos de decepções onde o investimento é alto e não se obtém o que se deseja. É normal ver a galera investindo em Macs, iPhones, licenças e tempo para desenvolver e logo largar tudo porque não deu tanto dinheiro como esperava.

Vamos ser realistas, muito poucas pessoas ficam ricas do dia para a noite com a AppStore e definitivamente você não deve começar a desenvolver com essa meta. Liste todos os casos de sucesso desse tipo que existem mundo a fora e depois faça a divisão pelo número atual de desenvolvedores para iPhone. Logo vai ser possível perceber onde fica todo o dinheiro que rola por lá.

Acho extremamente considerável e válido para gente, os casos de sucesso mais modestos. Existem sim, diversos desenvolvedores americanos ganhando algo como mil dólares semanais. Acho que isso é uma meta possível e muito mais coerente de se buscar. E se isso for pouco dinheiro para você, será que você precisa mesmo disso?

A ideia é que depois dos primeiros avanços e sucessos na AppStore, o desenvolvedor vá ganhando boa reputação e que seus apps vão trazendo visibilidade para os próximos lançamentos, assim você consegue ter um bom conjunto de aplicativos interessantes, vendendo a ponto de gerar algum lucro. A partir dai você pode buscar posições exageradas do tipo que comenta o artigo.

Não sei vocês, mas pelo menos eu, jamais desenvolvi para iPhone pensando em enriquecer da noite pro dia. Planejo sim, evoluir aos poucos e conseguir boas posições nos rankings, porém sem milagres.

Acho que outras pessoas aqui do grupo também pensam assim.

Att,
Douglas Fischer
XT3 Studios

2010/2/1 Ricardo Augusto <ricar...@gmail.com>

--
Douglas Fischer

Marcos Issler

to iphoned...@googlegroups.com
Pessoal, alguem saberia me dizer a melhor maneira de passar um video do YouTube num aplicativo, sem sair dele?

[]'s

Marcos Issler
BossHouse

Mads Rasmussen

to iphoned...@googlegroups.com
Acho q o Three20 faz isso

--
[...]

Creative-Apps
Chief Technology Officer
mads.ra...@creative-apps.com
www.creative-apps.com
Mobile: 55 11 7533-6292
Mobile: 55 11 9407-4493
Skype: rasmussen.brazil2
@mazebr

Caio Begotti

to iphoned...@googlegroups.com, iphoned...@googlegroups.com
Falou e disse.

Felipe Rezende

to iphoned...@googlegroups.com
Você pode tentar abrir o arquivo mp4 do Youtube no player do iPhone.

Existem alguns site que revelam o endereço do arquivo mp4. Como por exemplo:

Abs,
Felipe Rezende