Microcontroladores AVR, alguém interessado?

Rodrigo Lima

to Garoa Hacker Clube
Olá, pessoal.

Talvez interesse mais a quem participou do Arduino 100 Noção (ou não):
estou comprando microcontroladores na Farnell e queria saber se mais
alguém tem interesse em comprar junto, diminuindo assim o valor (por
comprar em maior quantidade) e dividindo o frete.

Estou pensando em comprar ATmega328P e ATtiny2313V (o único ATtiny que
tem lá). O ATmega328P por exemplo, está mais de R$ 15,00 cada. Mas
comprando mais de 10 unidades, cada um sai por uns R$ 10,00. Aí o
dinheiro poupado poderia ser doado ao Garoa. :)

Quem quiser outros componentes, pode sugerir também. Algumas coisas
vale mais a pena comprar na Santa Ifigênia, mas microcontrolador eu
não achei mais barato por lá. Vocês que conhecem mais, se souberem de
outros lugares...

É isso! Valeu!

Abraços,
Rodrigo Lima

Victor Scattone

to hacker...@googlegroups.com
Eu pegaria dois de qualquer modelo, pra brincar. Transfiro o dinheiro pra você? Está pensando em organizar isso como?

Victor Fischer Scattone

2011/10/10 Rodrigo Lima <ver...@gmail.com>

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
 Nachschlagewerk (Regras da Lista): http://garoa.net.br/wiki/Lista:LeiaAntesDeClicarNoSend

Eldio Santos Jr.

to hacker...@googlegroups.com
Se alguém souber me dizer quanto sairia o roteamento de dois ou três desses aqui pro Rio (e o valor não ficar mais alto que do produto) eu até entro nessa também... rsrs.

________________
Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

Rodrigo Lima

to hacker...@googlegroups.com
2011/10/10 Victor Scattone <v...@victor.so>:

> Eu pegaria dois de qualquer modelo, pra brincar. Transfiro o dinheiro pra
> você? Está pensando em organizar isso como?

Se houver mais interesse, criarei uma página no wiki pra organizar
melhor. Senão organizamos por aqui mesmo.

Quanto ao pagamento, prefiro que pague e pegue os componentes lá no
Garoa. Se não bater horário, a gente combina e eu deixo lá.

Vamos ver se aparece mais gente interessada. Com os correios em greve,
não precisamos ter tanta pressa.

Abraços,
Rodrigo Lima

Claudio Miklos

to hacker...@googlegroups.com
Olá!

Sugiro comprar tb o :

Código: 01M6903
Part Number: ATMEGA8L-8PU
Fabricante: ATMEL

Este chip é utilizado na uno para conexão usb (no formato smd) o que estou sugerindo é DIP-28.

Nas próximas edições do 100 noção vou utiliza-lo para permitir que o pessoal faça a programação da placa.

Abraços!

Sugiro comprar também o ATMEGA8

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
[...]

Cláudio Miklós

"The only constant in the universe is change"
Heraclitus of Ephesus 535 BC - 475 BC

Rodrigo Lima

to hacker...@googlegroups.com
Criei uma página no wiki para organizarmos melhor. Por favor,
completem com os componentes que desejam.

[1] http://garoa.net.br/wiki/Compras_conjuntas

2011/10/11 Claudio Miklos <cla...@miklos.com.br>:

Olá, Miklós. Esse que sugeriu não tem disponível no estoque deles. :(

> Sugiro comprar também o ATMEGA8

Seria esse?

[2] http://www.farnellnewark.com.br/cimicrocontroldip28p,product,01M6901,4442636.aspx

Estou pensando em montar um gravador e fiquei interessado nesses:

[3] http://frank.circleofcurrent.com/index.php?page=usnoobie_usbasp
[4] http://www.fischl.de/usbasp/

Pelo que vi, dá para usar tanto ATmega8 como ATmega328 (assim como o
ATmega88). O primeiro é mais barato, desde que compremos 10 ou mais.

Abraços,
Rodrigo Lima

Claudio Miklos

to hacker...@googlegroups.com
O que sugeri é somente para a conexão usb no caso da montaghem de uma placa completa.

Se forem comprar uma alternativa ao 328.. o melhor é o 168 na minha opinião.

Abraços,
Rodrigo Lima

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
[...]

Eldio Santos Jr.

to hacker...@googlegroups.com
Pessoal, como estou começando ainda nessa área não sei bem se devo comprar algo além dos microcontroladores, mas fiquei curioso com o que o Miklos comentou, ele serve pra converter o sinal de serial pra USB da conexão com o microcontrolador? Se for isso vou querer um de cada (de cada um dos três)...

Miklos (como você é o professor, você será o explorado rsrs), você me indicaria algo mais que eu possa começar a brincar?

________________
Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

Claudio Miklos

to hacker...@googlegroups.com
Veja na página do 100 noção no site do garoa.. eu coloquei uma lista lá.

Fora o material para montar a placa em si, sempre é legal um display, alguns sensores como ldr e potenciometro, alguns resistores e um monte de leds de várias cores.

Isso já dá para brincar um bocado

Olhe os kits que tem por ai... na sparkfun, procure por arduino no mercado livre e não deixe de ver os livros... como "getting started with arduino" que tem de monte para baixar por ai.

Estra semana eu vou colocar mais umas indicações na página do evento 100 noção. para ajudar o pessoal.

TODOS PRESTEM ATENÇÃO AO FATO DE QUE NO GAROA TEM UM MONTE DE MATERIAL E GENTE PARA AJUDAR ESPECIALMENTE NA QUINTA FEIRA A NOITE --NOITE DO ARDUINO.

Miklos

Eldio Santos Jr.

to hacker...@googlegroups.com
No caso esse livro eu já comprei pelo Android Market... Saiu a R$ 5,00... rsrs.

Tenho um Starter Kit de Arduino do Lab de Garagem também... A pergunta foi quanto ao que eu precisaria para montar um Arduino do zero e fazer testes (aquelas coisas todas de "se eu mudar isso aqui de lugar o que será que acontece?")... E posteriormente começar a mexer com os microcontroladores sem depender do ambiente (hardware/software) Arduino...

Mas enfim, pelo que pude ver por aqui acho que 1 de cada já esta de bom tamanho...

Seguindo a ideia da lista só faltaria o ressonador cerâmico... Só serviria o de 16MHz? Este esta em falta por la...

________________
Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

Claudio Miklos

to hacker...@googlegroups.com
O ressonador tem que ser este e vende em qualquer loja da santa efigênia.

se quiser variar e usar cristal veja em:

O google é seu amigo.

Eldio Santos Jr.

to hacker...@googlegroups.com
Valeu pela ajuda (e paciência)...
Quanto ao Google, eu sei que ele é meu pastor e (com conexão) nada me faltará, mas o meu problema é que não tenho nenhuma noção do assunto, o que dificulta a pesquisa (infelizmente a Skynet ainda não entende uma argumentação muito longa)...
Mas vou dar uma olhada nesses links que você me enviou pra e procurar uma das opções aqui pelo Rio mesmo então...

________________
Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

Claudio Miklos

to hacker...@googlegroups.com
tente em soldafria.com.br e multicomercial.com.br

estes dois tem de tudo.

Eldio Santos Jr.

to hacker...@googlegroups.com
Valeu, rapaz... E só pra avisar, o Multicomercial não está funcionando...

________________
Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 8884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius

Andre Novelli Roman Souza Leite

to hacker...@googlegroups.com
é sem o i

multcomercial.com.br

Marcelo Pesse

to hacker...@googlegroups.com
No UNO é usado o ATmega8U2 não?

Que tem USB em hardware e etc...

Até aonde eu sei, dessa familia nova so tem o ATmega32u2 na farnell...

Sei que da pra fazer um adaptador serial-usb utilizando o ATmega8 com o V-USB, como nesse projeto aqui: http://www.recursion.jp/avrcdc/
Marcelo Pesse
(11) 7692-9679
marcel...@gmail.com

Claudio Miklos

to hacker...@googlegroups.com

DQ

to Garoa Hacker Clube
Na verdade o ATmega8U2 não tem USB em hardware, é um hack. Meu
entendimento é que o mesmo pode ser feito com o ATtiny2313. Eu comecei
a fazer testes pela montagem do USBtinyISP mas encostei
temporariamente: http://dqsoft.blogspot.com/2011/08/avr-programador-usbtinyisp-parte-1.html.

Vou retomar isto quando retornar das férias.

DQ

On 11 out, 17:54, Marcelo Pesse <marcelo.pe...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Até aonde eu sei, dessa familia nova so tem o ATmega32u2 na farnell...
>
> Sei que da pra fazer um adaptador serial-usb utilizando o ATmega8 com o

Marcelo Pesse

to hacker...@googlegroups.com

Acho que é em hardware sim, tem até um PLL la dentro pra gerar um clock mais elevado e conseguir chegar na velocidade do USB 2.0...

O USBtinyISP da ladyada funciona muito bem, coloquei um regulador de 3,3V nele pra quando quiser testar algum chip com baixa voltagem, ficou muito legal...
Até agora não me deixou na mão, embora só tenha programado os chips mais padrões da atmel...

Marcelo Pesse
(11) 7692-9679
marcel...@gmail.com

DQ

to Garoa Hacker Clube

On Oct 13, 11:42 am, Marcelo Pesse <marcelo.pe...@gmail.com> wrote:
> Acho que é em hardware sim, tem até um PLL la dentro pra gerar um clock mais
> elevado e conseguir chegar na velocidade do USB 2.0...

Sim, você tem razão e eu andei falando besteira... Se forem comprar em
conjunto alguns ATmega8U2 DIP eu tô dentro, gostaria de uns 3 ou 4,
assim que der anoto no wiki. O ATtiny2313 eu comprei 10 na Farnell, se
alguém precisar de alguns é só falar. O ATmega328 eu comprei alguns da
China, algum dia devem chegar...

DQ

> [...]
> legal...
> Até agora não me deixou na mão, embora só tenha programado os chips mais

Rodrigo Lima

to hacker...@googlegroups.com
Eu achei mais ATtiny na Farnell. Tinha achado ATtiny85 mas agora não acho mais.

Ao invés de comprar ATtiny2313V, acho que vou comprar ATtiny45.

2011/10/14 DQ <d.qu...@yahoo.com>:

> Sim, você tem razão e eu andei falando besteira... Se forem comprar em
> conjunto alguns ATmega8U2 DIP eu tô dentro, gostaria de uns 3 ou 4,
> assim que der anoto no wiki.

Acho que não existe ATmega8U2 DIP. E na Farnell acho que só tem
ATmega32U2, que também não existe DIP.

> O ATtiny2313 eu comprei 10 na Farnell, se
> alguém precisar de alguns é só falar. O ATmega328 eu comprei alguns da
> China, algum dia devem chegar...

Eu gostaria de um ou dois do ATtiny2313! Se tiver interesse em algum
componente que estejamos comprando (ou não), me fala que eu compro
junto e aí trocamos. Pode ser?

Gostaria de fechar o pedido essa próxima semana. Quem tiver interesse,
manifeste-se! :)

Abraços,
Rodrigo Lima

DQ

to Garoa Hacker Clube

> Acho que não existe ATmega8U2 DIP. E na Farnell acho que só tem
> ATmega32U2, que também não existe DIP.

É verdade, olhei no datasheet e esta família só tem em QFN32 e TQFP32.

> Eu gostaria de um ou dois do ATtiny2313! Se tiver interesse em algum
> componente que estejamos comprando (ou não), me fala que eu compro
> junto e aí trocamos. Pode ser?

Estou pensando em colocar no Garoa uma caixa com alguns CIs que eu
comprei em excesso (como o ATtiny2313, que saia pela metade do preço
comprando 10), na base de quem precisar pega e coloca algum outro CI
em troca. Talvez até deixar preso na caixa um pendrive com os
datasheets. Aí é só inventar um nome (Chip Exchange?) e o Tony criar
um logotipo...

[]s,

DQ