Re: [MSXBR-L] MSX C

75 views
Skip to first unread message

Emiliano Fraga

unread,
Mar 2, 2013, 5:03:11 AM3/2/13
to gd...@googlegroups.com, Paulo, PopolonY2k
Olá Paulo,

Tomei a liberdade de direcionar seu e-mail também para a lista GD MSX.

Tenho interesse em desenvolver alguma coisa para MSX utilizando uma linguagem que não Basic.

C ou Pascal são as alternativas lógicas. :-)

Achei sua iniciativa legal "bagarai"!

Se puder compartilhe conosco o Hi Tech C e o DSK com o MSX C que você criou.

É possível criar um ambiente de desenvolvimento MSX no Eclipse, veja isto:


E isto:


Vcs viram esta gfxlib na página do Jannone?


E se quiser explorar tem este "zilhão" de links para desenvolvimento:


Espero ter ajudado e conte comigo para participar deste grupo, apesar de meu tempo super escasso.

Abração!

EMIL

2013/3/2 Paulo <paulo...@ig.com.br>
OLÁ PESSOAL

SEMPRE TIVE CURIOSIDADE EM PROGRAMAR EM OUTRAS LINGUAGENS ALÉM DO BASIC, PORÉM NA ÉPOCA QUE O MSX REINAVA, EU NÃO ME LEMBRO TE VER O COMPILADOR C PARA MSX. NO ENCONTRO EM LEME, CONHECI O NOSSO COLEGA EDSON, QUE ME PASSOU O O HIGH C.

NESSA SEMANA QUE PASSOU, COLOQUEI COMO OBJETIVO, COMPILAR UMA VERSÃO DO PROGRAMA "HELLO WORLD", PORÉM TOMEI VÁRIOS PAUS, E NÃO CONSEGUI. MAS COMO A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE, ANDEI PROCURANDO NA NET OUTRAS OPÇÕES, E  ACHEI O MSX-C, QUE LEVEI UM DIA E MEIO, PRA ENTENDER COMO SE COMPILA E GERA O .COM, NELE. FIQUEI MUITO CONTENTE, E PREPAREI UM .DSK COMO O AMBIENTE PARA PROGRAMAÇÃO EM C.

GOSTARIA DE SABER QUEM TEM INTERESSE DE CRIAR UMA CÉLULA DE ESTUDOS EM C, ASSIM PODEMOS COMPARTILHAR E ESTIMULAR OUTRAS PESSOAS A BRINCAR COM A PROGRAMAÇÃO EM C PARA MSX.

PARA DEIXAR O CLIMA MAIS INTERESSANTE, O PRIMEIRO PASSO É BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE O COMPILADOR MSX-C (BAIXAR E INSTALAR). E PRA ESQUENTAR DE VEZ, QUERO VER QUEM CONSEGUE CRIAR UM HELLO WORLD EM HIGH C, POIS EU NÃO CONSEGUI.


ABÇS
PAULO

--

PopolonY2k

unread,
Mar 4, 2013, 9:04:05 PM3/4/13
to gd...@googlegroups.com
A propósito...


...vou postar aqui.


[]'s
PopolonY2k

---------- Forwarded message ----------
From: PopolonY2k <popol...@gmail.com>
Date: 2013/3/4
Subject: Re: [MSXBR-L] MSX C
To: Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX <msx...@listas.msx.org.br>


Então tá....


...essa semana vou preparar meu ambiente com os diversos compiladores C que baixei aqui e vou tentar fazer um benchmark e também listar as vantagens entre eles.

[]'s
PopolonY2k


2013/3/4 Leonardo Suárez <leolo...@gmail.com>

Por que não deixa disponível pra quem quiser pegar?

Em 04/03/2013 20:08, "Edson Kadoya - Listas" <eklis...@gmail.com> escreveu:

O paulo bola tem, quem tiver google+ ele disponibiliza. Eu ja baixei :)

Abcs

Em segunda-feira, 4 de março de 2013, Alexandre Pereira escreveu:

Perai …

 

C no MSX !! Eu Tô dentrasso … inclusive pq preciso escrever um monte de programinhas pras brincadeiras novas que ando aprontando ... e sinceramente ... não gosto de Pascal ... então C seria a pedida do tamanho certo ...

 

Como anda isso?

 

Conseguiram baixar o tal do HitechC  ?

 

[]s

Pacman!

 

De: msxbr-l...@listas.msx.org.br [mailto:msxbr-l...@listas.msx.org.br] Em nome de Paulo
Enviada em: Sunday, March 03, 2013 8:43 PM
Para: Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX
Assunto: Re: [MSXBR-L] MSX C

 

Boa Kadoya!

 

VocÊ tem conta no google+ ?

 

Paulo

Em 3 de março de 2013 16:15, Edson Kadoya - Listas <eklis...@gmail.com> escreveu:

Opa Paulo, eu tb aceito, pois tive nocoes basicas de C no meu curso de automacao na facul e aprendi foi p&$@/ nenhuma rsssss

Quem sabe se no msx agora vou?

E como seria isso?

 

Abcs

Kadoya


Em domingo, 3 de março de 2013, Wernerkai Listas escreveu:

 

Está se referindo ao HiTech-C ?

 

Aqui tem um manual:

 

 

E aqui tem um tutorial pro Hello World:

 

 

Abcs,


Werner

Em 2 de março de 2013 01:23, Paulo <paulo...@ig.com.br> escreveu:

PARA DEIXAR O CLIMA MAIS INTERESSANTE, O PRIMEIRO PASSO É BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE O COMPILADOR MSX-C (BAIXAR E INSTALAR). E PRA ESQUENTAR DE VEZ, QUERO VER QUEM CONSEGUE CRIAR UM HELLO WORLD EM HIGH C, POIS EU NÃO CONSEGUI.

 


--
Lista de discussao MSXBR-L - MSXBR-L em listas.msx.org.br
Equipe de administração: msxbr-...@listas.msx.org.br
http://listas.amplus.com.br/mailman/listinfo/msxbr-l

 


--
Lista de discussao MSXBR-L - MSXBR-L em listas.msx.org.br
Equipe de administração: msxbr-...@listas.msx.org.br
http://listas.amplus.com.br/mailman/listinfo/msxbr-l

--
Lista de discussao MSXBR-L - MSXBR-L em listas.msx.org.br
Equipe de administração: msxbr-...@listas.msx.org.br
http://listas.amplus.com.br/mailman/listinfo/msxbr-l


PopolonY2k

unread,
Mar 4, 2013, 9:25:17 PM3/4/13
to Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX, gd...@googlegroups.com

Opa....


...vpv


2013/3/4 Paulo <paulo...@ig.com.br>
Boa Popolon!

Eu tô sem servidor para disponibilizar os compiladores, por isso use o google +. Então fica assim, coloca aquele material que vc baixou no seu blog. Blz?

Paulo

PopolonY2k

unread,
Mar 4, 2013, 9:26:23 PM3/4/13
to Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX, gd...@googlegroups.com
Opa...


....desculpe a ultima msg. Cliquei errado.

Pois bem, vou arrumar um jeito de disponibilizar o material no eu blog sem que o mesmo seja taxado de pirateiro.

[]'s
PopolonY2k


2013/3/4 PopolonY2k <popol...@gmail.com>

PopolonY2k

unread,
Mar 4, 2013, 9:34:08 PM3/4/13
to Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX, gd...@googlegroups.com
Pretendo iniciar um projeto....


....de um player de MIDI, que vai ter inicio no PC e se estenderá ao MSX, e certamente no PC farei em C/C++, porém no MSX estou propenso a fazer em Pascal ou até mesmo em C mesmo, esse ultimo vai depender do nível do ANSI que tivermos disponível nos compiladores C do MSX,


Na pior das hipoteses vou até de SDCC, que é minha ultima alternativa, depois de tudo, até de MSX-BASIC X.D

[]'s
PopolonY2k

PopolonY2k

unread,
Mar 4, 2013, 9:36:06 PM3/4/13
to Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX, gd...@googlegroups.com
Se eu fizer em C....

...com certeza toda a parte de protocolo será comum ao MSX e PC.....na verdade o código será bem dirigido a ambientes embedded, que é o MSX no caso.

[]'s
PopolonY2k

PopolonY2k

unread,
Apr 7, 2013, 12:06:29 PM4/7/13
to gd...@googlegroups.com
Amigos...

...aproveitando o post sobre linuagem C postado aqui no GDMSX.

Já comentamos sobre Hitech, ASCII-C e outros compiladores "nativos" para MSX, entretanto ainda não me senti convencido de que são boas alternativas, principalmente pela falta de otimização do código gerado, até mesmo porque são softwares muito antigos que data dos primórdios da micro-informática.

Com base nisso, estou lançando a discussão no GDMSX e que vou tentar levar com exclusividade (não postarei em meu blog) aqui dentro do grupo, até que tenhamos uma boa base de conhecimento para lançar ao "publico geral".

Quero discutir para tentar a chegar a uma conclusão sobre qual a melhor alternativa de compilador C, por isso gostaria de saber quais amigos já estão iniciando testes com compiladores no universo MSX, e para isso segue abaixo algumas perguntas.

Qual o compilasdor vc está utilizando ?
A) Hitech C;
B) AZtech C;
C) BDS C;
D) ASCII MSX C;
E) Z88 dk;
F) SDCC;

1) Encontrou problema de compatibilidade com o padrão ANSI ? (Por exemplo: Tentou digitar algum programa de umm livro ou artigo na internet, que seja atual, e teve algo que o compilador não "entendeu" ??

2) Achou que o binário gerado é muito grande para um pequeno programa "Hello World", por exemplo.

3) Qual o nível de performance do binário gerado ?

4) As bibliotecas padrão do compilador existem e são completas (stdlib, stdio, ...) ??


Pretendo iniciar estudos e uso do SDCC, para fins de cross-compiling PC->MSX. Nativo no MSX pretendo fazer uso do HitechC e do MSXC (ASCII).

O Z88Dk também parece ser ótima alternativa para criar programas em C para o MSX.

[]'s
PopolonY2k

PopolonY2k

unread,
Apr 8, 2013, 11:19:24 PM4/8/13
to gd...@googlegroups.com
Bom...


...hoje foi basicamente um dia para montar o ambiente de compilação via SDCC e Z88DK, sendo que esse ultimo precisei baixar o fonte e gerar os binários para MacOSX PowerPC (G5).

Aproveitei para deixar um ambiente x64 no Linux com SDCC e Z88Dk prontos. Lembrando que para quem usa Linux é só dar um sudo apt-get install sdcc e um sudo apt-get instal z88dk pois a maioria das distros, além de usar o apt-get, tem esses dois pacotes atualizados em seus repositórios.

Testei no UBUNTU 12 e também no Linux Mint Maya e estão de boa.

Acho que agora é mão na massa e postar os resultados aqui.

Vou também tirar um dia para testar compiladores C nativos do MSX.

[]'s
PopolonY2k


2013/4/7 PopolonY2k <popol...@gmail.com>
PopolonY2k

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gdmsx+un...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

Bruno S. Drago

unread,
Apr 8, 2013, 11:22:05 PM4/8/13
to gd...@googlegroups.com
tIRANDO O assunto MSXBR do subject,

PopolonY2k, da pra fazer uma breve intro de como fazer um cross compiler?

Se quiser, posso instalar esses 2 compiladores aqui e fazer outros testes,
mas usando o BlueMSX como base...

Vale esse tipo de benchmark ?

Abs,
Bruno

Em 09/04/2013 00:19, PopolonY2k escreveu:
> Bom...
>
>
> ...hoje foi basicamente um dia para montar o ambiente de compilação via
> SDCC e Z88DK, sendo que esse ultimo precisei baixar o fonte e gerar os
> binários para MacOSX PowerPC (G5).
>
> Aproveitei para deixar um ambiente x64 no Linux com SDCC e Z88Dk prontos.
> Lembrando que para quem usa Linux é só dar um sudo apt-get install sdcc e
> um sudo apt-get instal z88dk pois a maioria das distros, além de usar o
> apt-get, tem esses dois pacotes atualizados em seus repositórios.
>
> Testei no UBUNTU 12 e também no Linux Mint Maya e estão de boa.
>
> Acho que agora é mão na massa e postar os resultados aqui.
>
> Vou também tirar um dia para testar compiladores C nativos do MSX.
>
> []'s
> PopolonY2k
>
>
> 2013/4/7 PopolonY2k <popol...@gmail.com <mailto:popol...@gmail.com>>
> <mailto:gdmsx%2Bunsu...@googlegroups.com>.

PopolonY2k

unread,
Apr 8, 2013, 11:35:20 PM4/8/13
to gd...@googlegroups.com
Bruno buenas....


....acho que sua proposta de compilar e testar em emuladores (BlueMSX) é válida sim e acho que teremos que testar no final sim (fique a vontade de fazê-lo, caso queira).

Quanto a dar uma pequena introdução, vou postar cada avanço que eu fizer quanto ao usdo do SDCC e o Z88DK, bem como os nativos do MSX, porém hoje eu não sei como gerar os binários no SDCC e no Z88DK e transportá-los para o MSX, mas acho que essa semana teremos avanços.

Fiquem a vontade os amigos que já utiizaram esses compiladores, para postar qualquer ajuda e dica.

[]'s
PopoloNy2k


2013/4/9 Bruno S. Drago <bsd...@gmail.com>

    Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.



--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Grupo de
desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins" dos Grupos do
Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails,
envie um e-mail para gdmsx+unsubscribe@googlegroups.com.

Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.



--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gdmsx+unsubscribe@googlegroups.com.

PopolonY2k

unread,
Apr 10, 2013, 10:46:31 PM4/10/13
to gd...@googlegroups.com
Amigos...

....estou de volta com novidades.

Estou fazendo um teste bem básico com o SDCC e apesar de todo malabarismo para compilar por fora (estou usando o um iMac G5 PPC por linha de comando) e através da rede (Obsonet) transferir o binário para o MSX e testar, tenho uma coisa boa para dizer sobre o SDCC.

Ele gera código estupidamente enxuto.

Segui os passos do Avelino's MSX Page e consegui testar o código gerado no MSXDOS.

O tradicional Hello World compilado no SDCC gerou um binário de 739 bytes.

Só para se ter uma idéia, um Hello World escrito em Turbo Pascal 3 gera um binário de aproximadamente 8Kb, uma vez que o Pascal 3 ainda não tinha o conceito de UNIT`s que existe a partir do TP4 em diante, ou seja, todo o Runtime necessário é adicionado ao binário final. É claro que se considerarmos que esses 8kb contém um runtime poderosissimo e completo (até para os padrões atuais), está ótimo para um compilador de mais de 30 anos, entretanto eu sofri bastante por não conseguir definir que parte desse runtime eu gostaria de linkar no meu código em Pascal, para o MSXDUMP e isso faz toda a diferença em nossas máquinas que tem uma limitação de memória.

Por isso a abordagem de C, que sempre foi a de deixar o controle completo para o desenvolvedor, a tornou a grande vencedora da forte batalha travada nos inicios dos anos 80, até meados dos 90, onde C se consolidou com a principal linguagem e a mais usada até os dias de hoje.

Ainda estou fazendo alguns testes superficiais com o SDCC e continuarei até o final dessa semana, onde postarei mais vantagens e desvantagens desse compilador.

Por hora vou postar o link do Avelino's MSX Page para que quem quiser utilizar em seus testes, fique a vontade.

http://msx.atlantes.org/index_en.html#sdccmsxdos

[]'s
PopolonY2k

Ricardo Sartorato

unread,
Apr 11, 2013, 1:09:55 PM4/11/13
to gd...@googlegroups.com
Maravilha Popolon!

Obrigado por compartilhar as suas experiências com os compiladores.
Isto certamente ajuda todos que estão com dilemas parecidos.

Muito interessante também o link postado.

Abração,
Ricardo Sartorato


2013/4/10 PopolonY2k <popol...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gdmsx+un...@googlegroups.com.

Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 



--
----------------------------------------------------
Ricardo Sartorato
Certified ITIL v2 Fondation
MCTS - Windows 7, Configuring
MCTS - Windows 2008 Active Directory
MCTS - Windows 2008 Application
sartorato "at" gmail.com
http://www.nicesoft.com.br

Emiliano Fraga

unread,
Apr 11, 2013, 1:13:02 PM4/11/13
to gd...@googlegroups.com
Muito bom! Valeu!


2013/4/10 PopolonY2k <popol...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para gdmsx+un...@googlegroups.com.

Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 



--
Emiliano Vaz Fraga
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages