Pular para a primeira mensagem não lida

Onofre Paiva

não lida,
6 de mai. de 2009, 18:45:5706/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
As coisas estão começando a ganhar um rumo mais organizado. Mas para que isso ocorra de fato é bom oficializar mais algumas coisas no que diz respeito a como iremos funcionar daqui pra frente.
O que envio é uma sugestão inicial de como proceder. Podem acrescentar coisas que eu deva ter esquecido.

1º - Esse grupo de discursões no Google seria o espaço para informativos. Para marcar e oficializar encontros, assim como definir suas pautas.

2º - O Fórum Dukitan, seria o espaço para discutir os projetos em andamento. Gráficos, programação, músicas, toda essa parte mais específica e pontual.
http://www.dukitan.com/gameta/forum
Também teria algumas outras funções a serem definidas.

3 º - E os encontros aos Sábados seria o momento para definir coisas em aberto. E mais pra frente o momento de apresentar os resultados (que poderiam também serem apresentados no EDJ). Também um momento para apresentar resultados de pesquisas, ou palestras internas (tipo aquele meu papo de caixas de colisão funcionais).
exemplos: Mostrar os resultados do "Desafio ao programador", ou Definir as equipes para algum projeto. Internalizar uma cultura de prazos em que o que não fosse definido na internet seria definido no encontro.

E as equipes definidas teriam liberdades de marcar encontros fora do horário habitual de Sábado de manhã (pois geralmente são equipes de 5, o que permite mais flexibilidade), porém sempre postando no forúm um relatório do ocorrido na reunião (que alias ficamos algumas vezes no começo sem fazer)

Provavelmente teremos um espaço na Gibiteca Municipal Dolor Barreira, quando esta funcionar aos Sábados. mas se agendarmos desde já creio que poderemos usa-la na Semana.

Bem, é isso. Só pra não misturar as bolas e ficar postando projetos por aqui, ou ficar tentando definir coisas importantes pela internet. Talvez até essa decisão de funcionamento mereça uma reunião cara a cara no dia 16, sendo mais um tema em pauta.

O que acham?

Koji

não lida,
8 de mai. de 2009, 08:27:0508/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Achei válido. Alguns estão usando apenas o fórum do dunkiam. O GOOGLE
GROUPS É IMPORTANTE TAMBÉM!

David Ferreira - FZ

não lida,
8 de mai. de 2009, 13:26:5608/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Blz?

Pessoal, não se assustem se o acesso ao fórum estiver bloqueado.

Conversando com o Onofre, ele solicitou para permitir entrada no fórum
apenas dos participantes do grupo, sendo assim foram criados grupos de
acesso por projeto.
Estou no aguardo da confirmação de quais pessoas fazem parte de cada
grupo.
Os grupos são:

projeto-mira
projeto-fio de vó
projeto-operária

Obs.: As pessoas para poder postar e ler sobre os projetos precisam
fazer parte dos mesmos.

Mateus Carmo

não lida,
8 de mai. de 2009, 13:44:3108/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Bem, eu tava interessado em participar do projeto da operária que foi
o que me interessou mais e to com vontade de desenvolver, mas no
momento estou muito ocupado para ajudar em qualquer coisa, la pra
agosto vou estar bem mais livre e vou poder participar ativamente do
projeto.(Obs: no forum, meu nick ta como Norumaru se n me engano)

On 8 maio, 14:26, David Ferreira - FZ <davidferreira...@gmail.com>
wrote:

samuel teixeira

não lida,
8 de mai. de 2009, 16:04:4708/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Interesse no Projeto Mira
Nick no forum espectro negro.
Sim David deu certo o sdl-full pack vlw pela dica .

2009/5/8 Mateus Carmo <mate...@gmail.com>

--
"Nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos"

 Samuel Teixeira
 Computação UFC

Onofre Paiva

não lida,
8 de mai. de 2009, 17:47:2708/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Outra coisa! Seria bom definirmos a agenda já no começo do Mês. Ver como conciliar com os Horários do EDJ já prevendo os possíveis encontro do Mês. (Com flexibilidade maior aos encontros de equipes)

As vezes fica definido encontro muito em cima da hora, isso deixa as pessoas incertas! Creio que Já tenhamos a Sala da Unifor como certa, não tendo mais que ser confirmada com antecedência (Né Mateus e Odilio??).

Quando a Gibiteca Dolor Barreto Funcionar aos Sábados (estão agilizando para isso) teremos também um bom lugar para os encontros a tarde (que já está disponível na semana, necessitando apenas de um agendamento antecipado).

David, eu tô nos três projetos, depois me passa as senhas ^ ^.

Mateus, todos os projetos estão em fase de Pré-produção. Sendo assim você pode ajudar PENSANDO em como fazer, um processo não necessariamente prático, mas sim de desenvolver a idéia, de acrescentar mais idéias e compor o jogo de um modo geral, para enfim começa-lo (também não só comecemos a prática quando definirmos tudo. Tipo, definir algumas diretrizes básicas, e outras mais específicas vão surgindo no decorrer do fazer).

Minha sugestão para os três projetos: as Idéias podem ir jogando para todas as áreas (gráficos, cenários, enredo), porém a primeira a ser Definida e fechada é o sistema do jogo. Isso por ele definir o trabalho das duas partes e a relação entre animação e programação de uma maneira mais clara.

Isso se aprende no fazer artístico. É um constante equilíbrio entre o planejamento e o acaso, entre o pré-determinado e o improviso.

Bem, é isso!

André Lima

não lida,
8 de mai. de 2009, 18:58:4508/05/2009
para gameta
bom, eu estou nos 5 projetos, estou no fi de vó, projeto mira, operario, urubutrix e o meu de rpg, mas no momento estou me concetrando no fi de vó por ter cido selecionado, e outra meu nome "son.off" foi escluido eu fui bloqueado ^^, ai  fica dificil de eu postar as animações ^^

> Date: Fri, 8 May 2009 10:26:56 -0700
> Subject: [Projeto Gameta] Re: Funcionamento do Gameta
> From: davidfer...@gmail.com
> To: gam...@googlegroups.com

David Ferreira - FZ

não lida,
8 de mai. de 2009, 22:59:3408/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Blz?

Pessoal (Onofre) não tem senha, é permissão por grupo.
Foram criados 3 grupos onde cada grupo tem permissão no seu devido
tópico.

Eu preciso é saber, se todo mundo ta em todos os grupos, ou se vai ser
grupo projetizado?
Afinal se vão ser conduzido 2 ou 3 projetos de forma simultanea, é
complicado todo mundo, trabalhar todo o tempo em coisas diferentes,
pelo menos isso é algo que evitamos quando trabalhamos com equipes de
desenvolvimento de software, pois geralmente compromete a qualidade e
prazos do projeto.

Quem de fato ta em qual Onofre? ou ta todo mundo em tudo ?

On 8 maio, 19:58, André Lima <andre_lima_nar...@hotmail.com> wrote:
> bom, eu estou nos 5 projetos, estou no fi de vó, projeto mira, operario, urubutrix e o meu de rpg, mas no momento estou me concetrando no fi de vó por ter cido selecionado, e outra meu nome "son.off" foi escluido eu fui bloqueado ^^, ai  fica dificil de eu postar as animações ^^

> [...]

Onofre Paiva

não lida,
8 de mai. de 2009, 23:30:2308/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Seguinte! Acho que cada equipe pode ter um Artista e um programador principal.

Artistas encabeçadores.
Ítalo Sena - Fi de Vó,
Salvador - Operária,
Eu (Onofre) - Mira, o Fugitivo.

Programadores talvez tenham que decidir entre si. Eis minha SUGESTÃO:
Rafael - Fi de Vó.
David Bezerra - Operária (envolve vôo e chão, acho uma boa)
Samuel - Mira

Mateus já tem projetos pra Celular.

Eugênio, acho que cabe mais um projeto que tu possa encabeçar. Dêem atenção ao tópico do Koji para próxima reunião a tarde, lá será aberto um novo projeto. é bom que algum dos projetos seja pra XNA. Alones, não quer encabeçar alguma coisa??

Sugeri isso baseado no pouco conhecimento que tenho de cada um dos programadores, e tentando buscar uma adequação. Isso também pra que cada um esteja em Um projeto.
Rafael, tu pode ajudar no Mira como você pediu (até porque vai demorar um pouquinho pra ter Sprites), mas pra não ficar tu em dois, te recomendo ficar mais efetivo no Fi de Vó.

Não são funções estanques. Sâo mais por questão de organização e foco. Diminuir as responsabilidades. Esse tais "Líderes de projeto" são os membros indispensáveis para reuniões de tal equipe, embora quanto mais membros participem, melhor!

Isso de encabeçar é um 'quase' game designer. Este está sendo feito coletivamente. Estamos no processo de dar coerência as idéias, também aprendendo a redigir o Game designer. Nesse caso ele surge do projeto, não o antecede. Pra organizar as idéias é preciso primeiro tê-las. E ter muitas para filtar e selecionar, por isso toda essa liberdade no processo.

Fora isso tem os Membros agregados, colaboradores. Eu pretendo colaborar em todos. André (Son.off) também há de ajudar muito. Koji (mencionando só os que já vi atuar no Forúm ultimamente). Há os membros inativos, mas é bom que eles procurem por algo de acordo com o nível de interesse (vamos incentivar desde já o correr atrás por si, não apenas esperar).

Sem falar que na fase de Pré-produção todo podem participar com idéias. Os membros oficiais são os que tão mais responsáveis pelo "pega pra capar", na parte prática, no filtrar as idéias.

É isso! Sugestões?? Quem se oficializa em tal grupo?? Acham a minha seleção de "Programador principal" de cada projeto está plausível??

Valeu! Opinem. Apareçam! Quem não tá em nenhum dos três, a chance é a próxima reunião dia 16.

Até!!

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
9 de mai. de 2009, 00:40:2209/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Onofre,
Eu acho que organizar é uma boa idéia, definir uma equipe é uma boa idéia, mas fechar o acesso ao fórum dos próprios membros do gameta não é uma boa idéia.

Eu não sei se o seu acesso ao fórum já foi restrito Onofre, mas o meu acesso foi, e só estou tendo acesso ao projeto do Fio de Vó e creio eu que outros membros também.
A sua sugestão Onofre parece que foi levada como imposição e isto não me parece muito legal ou justo.
Tudo o que eu escrevo adiante é discutindo sobre isto, e devo deixar claro que não estou acusando ninguém.

Eu achei que tínhamos decido em reunião que os projetos ficariam livres para que qualquer um pudesse participar. Restringir os projetos só dificulta que as pessoas possam participar e interagir com os mesmos.

Nós precisamos planificar o acesso ao fórum para permitir que as idéias fluam de um projeto ao outro como um organismo dinâmico e crescente. Idéias boas de um dos projetos podem e devem ser reaproveitadas no outro. Trocas de programas e ilustrações podem ser feitas mais facilmente.

Os membros do grupo também deveriam poder opinar mais facilmente sobre a arte e contribuir com a mesma ou não? E se outros programadores quiserem contribuir com os projetos? Eu não posso contribuir com Mira se não posso ter acesso a ele, nem a nenhum outro projeto. E o Mateus? Eu sei que ele está ocupado no momento, mas ele queria participar do projeto da Operária.

Por exemplo, se tem algum recurso em algum outro projeto que algum programador não conseguiu desenvolver eu posso ajudar se for algo simples, bem como qualquer outro programador ou artista poderia fazer o mesmo. Então por que não permitir que se possa contribuir em dois projetos?

Dúvidas podem ser tiradas e problemas podem ser resolvidos bem mais rapidamente se todos estiverem cientes do que está acontecendo em cada projeto. Não precisa ser em detalhes, mas pelo menos uma idéia, desde que as pessoas tenham acesso a todos os projetos.

Fechar o acesso ao fórum para o grupo, até que pode ser compreensível, mas fechar o fórum dos seus próprios membros é cortar um dos principais meios de interação do grupo.

Bem esta é a minha opinião, independente do que decidam. E eu afirmo desde já que eu estarei disponível para ajudar com programação e meu conhecimento qualquer grupo que tenha interesse em um projeto ou apresente um projeto novo.

Peço encaricidamente que possamos liberar o acesso ao fórum pelo menos até que em reunião decidamos sobre o procedimento a ser seguido.

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/9 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
9 de mai. de 2009, 00:46:4809/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá,
Lembrei agora que tinha escrito já no fórum do Mira.
E só para constar, eu não sabia que existia o Samuel já trabalhando ou levando o projeto com você Onofre. Ele está? Se sim, minhas desculpas, não quis decidir nada sozinho, só pensei que eu era o único programador no projeto.

Cordialmente,

2009/5/9 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

Koji

não lida,
9 de mai. de 2009, 09:00:0909/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Vendo o que o rafael falou... faz sentido.. entretanto o que o Onofre
falou também. Para mim essa confusão toda surgiu pelo forum ter sido
divulgado em algum lugar e ai pessoas desconhecidas estarem tendo
acesso aos nossos projetos.
Bem, há alguma maneira de impedir que os usários simplemente se
cadastrem? Por exemplo: Só ter acesso ao fórum por convite. E apenas
uma determinada pessoa convidar.. Como o Onofre citou em outro tópico,
que o forum tinha sido divulgado e por isso as permissões ficaram
restritas, pensei que essa poderia ser uma solução (convite para
cadastro). Assim, estariamos "protegidos" e poderiamos ainda ver
qualquer projeto. Creio que o problema foi mesmo a facilidade de
qualquer pessoa poder se cadastrar.

Outra sugestão: ao invés de limitar o acesso das pessoas por
"projeto", podiamos fazer:

Há três topicos somente para membros, que são as discuções sobre o
projeto: Fi de Vó, Operária, Mira - O Fugitivo

Esses tópicos poderiam ser liberados para as pessoas que participam
das reuniões ou que sugerem coisas relevantes. Talvez criacemos uma
lista de acesso, com os nicks das pessoas.

Assim, essas discuções ficariam só entre a gente. Se precisarem de
ajuda para gerenciar o forum, torno-me disponivel.

Espero poder ter ajudado de alguma maneira. e não esqueçam de ver o
POST SOBRE REUNIOES A TARDE AQUI NO GOOGLE GROUPS.

Onofre Paiva

não lida,
9 de mai. de 2009, 11:49:4009/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Calma pessoal! É um Transtorno passageiro!

Quem chegar e disser lá pro David "Estou em projeto tal, e tenho interesse da judar em tal" ele não há de Barrar.
Também sou a favor de que todos os membros ativos tenham acesso a tudo.
Mas prefiro, para medirmos esses "Membros ativos" no simples ato de enviar uma mensagem ao David. Esse simples ato determina o interesse. Um simples termômetro.
Porque senão vira o Libera-geral dinovo.
Eu me responsabilizo pelo que aconteceu. O David só fez o que eu disse, e só ficou esperando por essas mensagens que partiriam de cada um

E eu aproveitei a Ocasião pra tentar definir a equipe oficial de cada projeto, não só os ajudantes. Pra num ficar naquela de todo mundo faz todos. e acabam fazendo nenhum.

[...]

Desculpe, Rafael. É uma sugestão que tomei de Sopetão (por isso ressaltei a palavra sugestão, por não querer definir sozinho), mas pensando o seguinte: "Vou sugerir uma maneira de Colocar cada programador Responsável por APENAS UM.
Fi de vó era a primeira Opção de Rafael lá o encontro, então não queria tira-lo de lá. Ele se ofereceu pra ajudar no Mira, e aproveitei isso pra formar uma dupla, mas nada disso mudou. Essa ajuda ainda é muito bem vinda.
Mas para aproveitar que o Samuel também tava interessado sugeri essa mudanção dele como o Programador Oficial, pra encaixar mais um em algum projeto e te pus pra efetivo do Fi de Vó.

Sugeri sem nem perguntar ao Samuel. Sugestão é sugestão. Aceito outras em que se encaixe Um Programador e um Artista principal por projeto (se bem que dos artistas já está bem Fixo).

É isso aí!

Desculpem qualquer transtorno!

Onofre Paiva

não lida,
9 de mai. de 2009, 12:07:5709/05/2009
para gam...@googlegroups.com

[...]

Bem, acho que o sistema de autorização já pde dar certo! Mas teremos agora que colocar material algo pra acontecer fora da sessão restrita.

[...]

Muito bem Vinda essa ajuda! Não tenho experiência com Forúns.

Espero poder ter ajudado de alguma maneira. e não esqueçam de ver o
POST SOBRE REUNIOES A TARDE AQUI NO GOOGLE GROUPS.

Pois é, né! Só sei que Eu vou. Por onde andam Ítalo (Não o Sena) e Érica, você que anda mais com eles. Salvador, a tarde é melhor pra ti também, não?

Valeu!

David Ferreira - FZ

não lida,
9 de mai. de 2009, 12:54:0209/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Blz?

Ontem mesmo, creio que autorizei quase todos (posso ter esquecido 1 o
outro).
Preciso é de definição:
Se todo mundo faz tudo, ou não?

Com relação a divulgação no GDJCE, fui eu que acabei tomando esta
liberdade com o intuito de agregar novos colaboradores, e só pensava
em fechar o fórum com uns 15 dias, assim os projetos já teriam uma boa
forma e equipes sólidas. Porém para evitar alguns problemas foi
sugerido então que só participassem pessoas autorizadas, e a melhora
forma de fazer isso foi criando grupos, que baseando em outras
experiências criei grupos por projetos.

Eu pensei desta forma, pois nem sempre é viavel permitir que a
qualquer hora, - de forma online- cheguem pessoas que possam mudar o
rumo de um projeto já avançado, por isso sou favoravel que para
participar do projeto a pessoa demonstre interesse de fato e fale com
algum responsavel, quer seja para participar oficialmente ou como
auxiliar/ajudante. Afinal é complicado no andamento do projeto com uma
série de decisões acertadas mudar o jogo com a bola rolando, na
maioria dos casos isso é inviavel e muitas das discussões que vi
acontecer neste nivel acaba mais atrapalhando que ajudando.

Se querem que todo mundo acesse tudo, eu posso remover os grupos e
limitar o cadastro, mas acho que a idéia de projetização ajuda a
equipe a manter o foco e não ficar discutindo apenas os projetos que
estão mais ativos naquele dia, afinal se todos tem pouco tempo e temos
projetos em paralelo como é que vamos focar em 2 ou 3 projetos se todo
mundo só quer comentar no que ta na 'moda', digamos assim.

Onofre, você decide.

Com relação aos projetos, pode existir um tópico aberto em cada um
(público) ou um no fórum geral para servir de dúvidas, classificados e
pedidos de auxilio a qualquer outro dos grupos, porém questões
'pontuais', já que se fulano ta desenvolvendo o projeto com outras
pessoas, ele é de fato membro da equipe, então estaria no grupo.

Pessoal de outros projetos, se quiserem usar a nossa infraestrutura é
só falar que criamos o tópico no fórum com as devidas categorias,
precisando de espaço para publicação de material temos o gdjce (blog)
que pode/deve ser usado para este tipo de conteúdo, ou ainda a criação
de um planeta para os blogs, nós precisamos divulgar iniciativas de
desenvolvimento, devemos lembrar que o público/membros do gdjce não
são de fato(podem até ser) o público alvo dos projetos, devemos ve-los
como amigos/colegas de 'profissão' que devemos contar com apoio e
participação, o pessoal lá é de bastidores assim como nós e não
'jogadores'.

On 9 maio, 13:07, Onofre Paiva <onofre.rodrigues.jun...@gmail.com>
wrote:

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
9 de mai. de 2009, 14:39:1909/05/2009
para gam...@googlegroups.com, David de Almeida Ferreira
Então libere o meu acesso a todos os projetos David, por favor, pois o meu acesso ainda não foi liberado. E pretendo ajudar em todos os que eu puder, mesmo que não seja o programador principal em todos.

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/9 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
9 de mai. de 2009, 14:50:3409/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá,
Eu prefiro que decidamos isto em reunião.  Decidir assim me parece autoritarismo....
Enquanto meu acesso não for liberado ao fórum como um todo não deverei postar no mesmo. Mas não se preocupem, não estou me removendo dos projetos e se a situação se manter criarei um fórum livre e a parte para poder discutir com os artistas envolvidos com o mesmo e para que o grupo gameta como um todo possa ter acesso.

[...]

9 de mai. de 2009, 15:03:2409/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Sem tempestade em copo dágua.

E vc faz parte do grupo do fio de vó. E foi colocado ontem a noite
(igualmente a várias pessoas), quando eu cheguei em casa, adicionei
diversos membros, principalmente os que estavam atuando ativamente no
fio de vó.

Quanto aos outros grupos não coloquei pq queria definição inicial do
onofre de quem eram os membros.

On 9 maio, 15:50, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:
> [...]
> se a situação se manter criarei um fórum *livre* e a parte para poder
> discutir com os artistas envolvidos com o mesmo e para que o grupo gameta

Infelizmente senão está satisfeito com o pouco que pude fazer
hospedando o fórum, fique a vontade para criar foruns em sites
públicos.
Estou hospedando o fórum em meu host por acreditar no gameta e por
querer fazer algo pelo grupo que apenas falar(pode ver que não tem
poluição no forum, não tem banners, links patrocinados e etc). Todos
são livres para procurarem o que desejam.

> Cordialmente,
>
> Rafael Vieira

André Lima

não lida,
9 de mai. de 2009, 15:16:3209/05/2009
para gameta
eu falei que participo de tods, mas como eu disse eu estou no foco no fi de vó, por ter vencido e por eu achar bem engraçado ^^

Date: Sat, 9 May 2009 12:49:40 -0300

Subject: [Projeto Gameta] Re: Funcionamento do Gameta

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

David Ferreira - FZ

não lida,
9 de mai. de 2009, 15:58:4009/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Blz?

Pois é andre, bem se pensarmos em dar proseguimo a dois projetos
simultaneamente (creio que é isso), veremos que teremos que focar o
projeto para trabalharmos, infelizmente acredito que não é sempre
possível as pessoas se manterem concentradas em duas coisas
distintas.

Talvez para o pessoal da arte seja, mais fácil mas a parte de
programação tem que ser focada, e não sou eu quem diz, é a experiência
dos milhares de gerentes de projetos, e das software houses no mundo.
E jogo é um software, mais complexo que a maioria.

Saber quem são os membros das equipes ajuda, a outras pessoas saberem
onde podem se candidatarem a colaborar melhor, onde existe a carência
de fato.

Creio que todo mundo ta com acesso ao fio de vó, ninguém ta dizendo
que fulano não pode escolher onde partipar, só precisamos organizar a
coisa.

On 9 maio, 16:16, André Lima <andre_lima_nar...@hotmail.com> wrote:
> [...]
>
> Sugeri sem nem perguntar ao Samuel. Sugestão é sugestão. Aceito outras em que se encaixe Um Programador e um Artista principal por projeto (se bem que dos artistas já está bem Fixo).

André Lima

não lida,
9 de mai. de 2009, 16:09:1509/05/2009
para gameta
não cara, eu entendi tava so confirmando pra não pareçer aquela coisa, a que cara indeciso, entede ? ^^

> Date: Sat, 9 May 2009 12:58:40 -0700

> Subject: [Projeto Gameta] Re: Funcionamento do Gameta

Onofre Paiva

não lida,
9 de mai. de 2009, 18:05:1809/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Eu prefiro que decidamos isto em reunião.  Decidir assim me parece autoritarismo....
Enquanto meu acesso não for liberado ao fórum como um todo não deverei postar no mesmo.

Bem, Cuidado com Palavras pesadas. Até agora não vi nada que pudesse ser chamado de autoritarismo. Mas existem decisões que precisam ser tomadas rapidamente que não dá tempo perguntar pra todo mundo (Como foi essa de limitar o acesso que pegou todo mundo de surpresa).

Seguinte, vamos ver o que Já está decidido (Fazendo um balanço de tudo que já foi dito até agora):

 1° - A PARTE DE PROJETOS DO FORÚM NÃO É ABERTA PARA O GRANDE PÚBLICO. É um espaço fechado para os participantes, interessados e colaboladores já membros do Gameta. Questão de privacidade.

2° - TODO E QUALQUER MEMBRO DO GAMETA PODE SOLICITAR AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR DE QUALQUER PROJETO. Mas isso tem que partir do membro. Não é uma autorização automática. Sem ficar furioso por qualquer atraso com que isso ocorra. Não sou eu quem define quem entra.

3° - CADA PROJETO PRECISA DE PELO MENOS UM MEMBRO OFICIAL NA PARTE ARTÍSTICA E UM NA PROGRAMAÇÃO. Nem que seja simbolicamente, porque na prática o interesse de participar é que define. A função desse líder ainda está por ser definida, mas de modo geral é aquele que tem a responsabilidade de estar mais por dentro do andamento daquele projeto. Não é um Chefe ou Dono, que manda nos outros. Tem mais a ver com organizar o departamento. É preciso saber com quem falar sobre cada projeto.
Também não sou eu quem define. Apenas sugeri.

ALGUMA RESSALVA QUANDO ALGUMA DESSAS DECISÕES? EXISTE CONSENSO??ALGO A ACRESCENTAR??

A questão agora é COMO IMPLEMENTAR ISSO?? Como proceder, como deve ser o Fórum para que isso ocorra!

Particularmente não vejo tanto problema na Maneira que está sendo adotada. Do jeito que esta os curiosos podem entrar no forúm, e se lerem as discursões podem se interessar por algum projeto e comunicar isso. Mais fácil do que pedir alguém pra convidar ou coisa do tipo.

É isso!

David Ferreira - FZ

não lida,
9 de mai. de 2009, 19:33:2309/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Seguinte,

Bom vai participar de todos?
Eu aconselharia vc escolher que projetos vai atuar, é inviavel todo
mundo participar de todos, só se for um único projeto por vez, pelo
que vi não é.
Vamos ter projetos em paralelo.
Outro caso é como por exemplo como o Onofre citou em reuniões é
natural que as pessoas procurem outros com afinidade para trabalhar, e
por nossas conversas não temos como trabalhar juntos.

É algo um pouco radical, mas faço isso para evitar problemas futuros
dentro da equipe, não quero que tenhamos conflitos dentro do grupo, e
esses choques de visões que temos não vai contribuir e poderá chegar a
isso, para evitar prefiro recuar. Afinal você não acredita no
desenvolvimento seguindo padrões, engenharia e afins, e eu não
acredito em desenvolvimento sem isso. Fica dificil vc ou eu trabalhar
e o outro ficar tentando o tempo todo provar quem de fato tem razão ou
não. Por isso tomo essa decisão de procurar participar de projetos
onde outros programadores tenham filosofias de trabalho em comum (oop,
uml, sdl, c++, java, metodologias e etc).

Estou liberando seu acesso a todos, porém sou favoravel que as pessoas
escolham algum para se dedicar.
On 9 maio, 15:39, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:
> [...]
> acesso ainda não foi liberado. E pretendo ajudar em todos os que eu puder,
> mesmo que não seja o programador principal em todos.

Onofre Paiva

não lida,
9 de mai. de 2009, 20:12:4209/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Bom vai participar de todos?
(...) é inviavel todo mundo participar de todos, só se for um único projeto por vez, pelo
que vi não é.

Eu vejo assim:
Na parte teórica (idéias, sujestões e tal) Creio que todos pordem participar. Escrever idéias aqui e ali não come tanto tempo de nós, rapazes ocupados.
Na parte REAL, ou seja a Prática, o fazer acontecer, fazer existir, mão na massa, aí sim entra a função do Escolher um pra se dedicar. E também o lance de filtrar as idéias. Pois quem tá fazendo  mesmo é que vai determinar se uma idéia pode acontecer no Jogo real.

Outro caso é como por exemplo como o Onofre citou em reuniões é
natural que as pessoas procurem outros com afinidade para trabalhar, e
por nossas conversas não temos como trabalhar juntos.

Aham, muito Natural. Não devemos forçar Barra. Por isso aqui não é empresa em que teriam que baixar a cabeça pra um pensamento dominante. Não é amizade ou inimizade, é incompatibilidade de procedimento. Eu nem tenho como julgar, teria que ver acontecer. teria que ver resultados pra determinar algo.

[...]

Que bom que já está prevendo dores de cabeça futuras. Melhor mesmo sana-las desde o começo, muito prudente.

[...]

Pois é! Não há mais palavras quem me convençam de quem está certo ou errado (podem ambos estarem certos a sua maneira). O que resta a nós, artistas, que não sacamos patavinas de programação é esperar por algum resultado visível.

David, algum problema em você encabeçar o Operária? Coloquei como sujestão, mas você não se manifestou nem a favor nem contra. E se não me engano você votou nela.
O Salvador tá organizando umas coisas ainda pra postar. e em breve vou postar também

Estou liberando seu acesso a todos, porém sou favoravel que as pessoas
escolham algum para se dedicar.

Concordo. Se não gostarem de nenhum saibam que um novo projeto será definido para o Próximo Sábado.

Até! Feliz dia da mães (tem alguma mãe no grupo?)

David Ferreira - FZ

não lida,
9 de mai. de 2009, 21:25:0209/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Tranquilo.
Por partes.

On 9 maio, 21:12, Onofre Paiva <onofre.rodrigues.jun...@gmail.com>
wrote:

> Eu vejo assim:
> Na parte teórica (idéias, sujestões e tal) Creio que todos pordem
> participar. Escrever idéias aqui e ali não come tanto tempo de nós, rapazes
> ocupados.
Realmente nesta fase inicial é possível sim.

> [...]
> de filtrar as idéias. Pois quem tá fazendo  mesmo é que vai determinar se

Quem deve decidir isso é de fato a equipe do projeto, só que quem é
ela? todos que comentam? esse é o ponto que temos que saber,
formalizar que é de fato a equipe pra saber filtrar o conteudo/
sugestões.

> [...]
>
> Que bom que já está prevendo dores de cabeça futuras. Melhor mesmo sana-las

Tranquilo, quero evitar este risco, pois caso isso aconteça poderiamos
ter uma situação muito chata, e por isso quero evitar isso Rafael. Não
quero que as coisas no decorrer de um projeto passem de discussões
acaloradas para questões pessoais.

> [...]
> não sacamos patavinas de programação é esperar por algum resultado visível.

Esse é uma questão complicada que vai de acordo com a filosofia de
trabalho, por isso é bom separarmos pessoas com visões muito
divergentes.

> David, algum problema em você encabeçar o Operária? Coloquei como sujestão,
> mas você não se manifestou nem a favor nem contra. E se não me engano você
> votou nela.

Achei que era outro david (tinha david bezerra) ainda mais pq o rafael
esta neste projeto. Como comentei prefiro evitar conflitos futuros.
Se for o caso por mim não tem problema, eu tive a felicidade dos dois
projetos que votei serem escolhidos ;)

Se for o caso de ficar neste projeto, as ferramentas propostas pelo
rafael são bem diferentes da minha, e teria que redefini-las.
Porém quem me daria este direito ou opção de redefini-las?

Alones

não lida,
9 de mai. de 2009, 23:06:3309/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Onoff, no próximo sábado iniciarão um novo projeto, porque caso não,
tenho que ver um dos projetos aí pra fazer parte, efetivamente. Só
avisando que na próxima reunião é quase certeza deu estar lá. (Se eu
não me perder na unifor...)

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 08:37:1910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Onofre,
Autoritarismo ocorre sempre que você toma uma decisão sem consultar os outros, autoritarismo fere a democracia. Se você tomou a decisão de fechar o fórum para pessoas fora do gameta isto foi usando sua autoridade de um dos líderes do grupo, isto é ser autoritário.
As pessoas tomam decisões assim na vida inteira, autoritarismo paterno, fraterno, empresarial, etc.  Mas em um grupo como este, não acredito que caiba este tipo de atitude, ao não ser em se tratando de emergências.
Fechar o fórum, tudo bem, foi um caso de emergência, uma decisão precisava ser tomada. Isolar os membros do gameta em projetos sem permitir que visualizassem os outros projetos não foi uma decisão sem necessidade e que deve ser feita em reunião.

Minha sugestão é que decisões que afetem a todos, salvo em casos emergenciais, sejam feitas pelo grupo em reunião
.

Devo lembrá-los também que ninguém está recebendo nada neste grupo.E que a única autoridade em que acredito e que é real, é autoritarismo sobre si mesmo, pois isto garante a sua liberdade com indivíduo. Pois como você tem autoridade sobre si mesmo, você pode decidir o que você quer para si e mandar em si mesmo.
Logo, se eu decido que vou participar de 5 projetos, não há ninguém que possa me mandar ou dizer o contrário. Ninguém tem autoridade sobre mim, pois meu trabalho é voluntário e é algo que eu gosto.

Minha segunda sugestão é que os programadores chefes de cada projeto também sejam decididos em reunião. Isto também não é algo emergencial, pois ainda estamos em fase de projeto.

Minha intenção não é criar confusão mas sim garantir que possamos trabalhar em um ambiente democrático e com liberdade para todos. Se isto não puder ocorrer, eu posso escolher trabalhar assim nos projetos em que eu participar.

Abraços,

Rafael Vieira

2009/5/9 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 08:42:5110/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá David,
Se você não quer trabalhar comigo, tudo bem é um direito seu e eu não vou ferir sua liberdade, mas não tire o meu direito de trabalhar nos projetos que eu desejar. Se eu te ajudar com um código e você quiser jogar fora ou ignorar o que eu vou poder fazer? Continuarei apenas trabalhando nos outros projetos ou no projeto em que eu for o responsável principal.
Eu concordei com que você sediasse o fórum pois acredito na sua maturidade para fazê-lo, confio na sua capacidade.

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/9 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 08:50:5310/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá David,
Por fim só gostaria de dizer que é perfeitamente natural que os programadores ou programador responsável pelo projeto X escolha que ferramentas irá adotá-lo para realizá-lo. Só não acho legal se houver imposição de ferramentas para todos os projetos como um todo.
É tipo querer que todo mundo use Photoshop :), quando existem bilhões de outras ferramentas para fazer edição de imagens e o resultado é similar.
Inclusive, eu já tinha concordado em utilizar as suas ferramentas nos projetos em que você participar ativamente como responsável então não teremos problema quanto a isto.

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/9 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

David Ferreira - FZ

não lida,
10 de mai. de 2009, 09:55:2910/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Cara, primeiro, eu não vi em nenhum lugar 'eu' ou 'alguém' definindo
as ferramentas para uso em todos os projetos, até pq existem projetos
muito diferentes (flash, xna, java). Agora dentro de um mesmo projeto
deve existir uma padronização, senão vira caos.

Com relação a nos trabalharmos no mesmo projeto não acho possível,
pois como vc mesmo disse, tem visões diferentes sobre engenharia de
software, o que na pratica vai acabar gerando um atrito grande. Falo
isso com conhecimento de causa, já vi em diversos projetos de
naturezas distintas, onde os integrantes da equipe passavam mais tempo
tentando provar que a metodologia da outra parte não funcionava e vice-
versa, já que vc não acredita na filosofia que trabalho e eu muito
menos na sua, é mais prudente não trabalharmos juntos, afinal ninguém
aqui ta ou vai evangelizar sobre metodologia, eu deixo isso pra quando
as pessoas entrarem no mercado de trabalho. Não basta querer, temos
que acreditar.

Agora, com relação ao grupo, esta não é uma lista de software livre, é
uma lista 'fechada' para o desenvolvimento de projetos de jogos. Como
são grupos focados no desenvolvimento vão existir uma série de medidas
que na grande maioria das vezes não vai poder contar com a
participação dos envolvidos. Um líder(Gerente de Projeto, que pode ser
um programador, artista ou game designer) terá que tomar decisões ora
boas e ora ruins, mas será necessário para que cada projeto funcione.
Acredito até que o grupo possa ser a preparação para as equipes
prepararem seus potenciais para trabalhar em jogos comerciais (claro
que não é o foco no momento) os quais acredito que não serão livres,
não que eu não gosto do modelo de software livre( http://www.dukitan.com
), sou defensor do mesmo porém tudo tem seu foco, sem radicalismo.

Se eu estou fazendo parte de um projeto, quer dizer que eu estou
disposto a trabalhar com aquela equipe e aceitar 'sugestões' ou
'ordens'. Caso contrario eu não devo fazer parte da mesma, e sim criar
a 'eUquipe'.

Sou defensor tb que o gerente da equipe seja o responsável por
permitir ou não (claro que ele vai permitir na maioria dos casos vai
permitir) a entrada dos membros e na atribuição de seus papeis, é
inviável por exemplo com 90% do projeto pronto a entrada de um
programador que deseje ou não goste da arquitetura do jogo e queira
mudar tudo de uma hora pra outra. E isso não é incomum nos projetos
online. O gerente tem o papel tb de mediador de conflitos ele tem que
fazer com que as diversas pessoas na equipe possam trabalhar em
harmonia.

Com relação a reuniões presenciais VS Virtuais VS Fórum VS Lista,
infelizmente creio que vai ser difícil reunir todo mundo em uma
reunião presencial e sendo assim sou favorável de que possa ser
realizada diversas deliberações pelos emails/lista/forum.

On 10 maio, 09:50, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Inclusive, eu já tinha concordado em utilizar as suas ferramentas nos
> projetos em que você participar ativamente como responsável então não

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 10:44:2910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Bem tive preguiça de ler toda a discursão mais um principio BASICO de game design é PADRONIZAR o projeto, para que o GAME DESIGNER saiba que o projeto vai sair mesmo, para se não usar recursos humanos sem necessiaddes epara evitar re-trabalhos, TEM que ter um padrão para PROGRAMAÇÃO afinal com uma equipe de 3 programadores (o que é pouco) se vc não tiver um padrão ou um UML a seguir fica dificil saber o que o outro esta fazendo e para ler o codigo do outro e para os codigos interagir então !! , tem que ter um PADRÃO para arte, afinal um jogo com varios estilos de desenho pode não passar o que o GAME DESIGNER queria e um padrão para o SOM !! em fim não existe desenvolvimento serio de JOGOS sem um planejamento do jogo como um gereciamento do projeto.

uma metodologia muito boa e versatil para o gerenciamento de projetos de jogos é o SCRUMM !!

ps: Claro que para um jogo começar a andar sem muitas dificuldades tem qeu ser feito:

1° GDD (Game Design Document)
2° Brainstorm(antes ou depois do GDD para coletar ideias para o jogo)
3° Divisão do grupo (seguindo uma metodologia para facilitar para evitar "gastos" desnecessarios)

a GROSSO modo seria isso !!

Por mais dificil que seja colocar uma ideia ludica no papel isso TEM QUE SER FEITO, o gameta é um GRUPO DE ESTUDOS lembrem disto, e isso faz PARTE da criação de jogos !!!

ps: Sendo direto, se vcs querem desenvolver jogos tem que ser organizado e como uma empresa.

2009/5/10 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

samuel teixeira

não lida,
10 de mai. de 2009, 11:11:4310/05/2009
para gam...@googlegroups.com

Cara na minha opnião o fechamento temporário foi correto.

Concordo quando o David diz que pelo menos na programação é presciso se concentrar em um projeto,mas concordo com o Rafael que isso não impede de trocar experiencias entre os projetos .

No meu caso participar na programação de mais de um jogo ao mesmo tempo seria inviável.

Em relação ao Mira o Onofre deu mesmo uma sugestão pois tinha dito a ele que me interessei pelo mesmo.Ser ou não programador "principal" não faz diferença pra mim só quero aprender com os projetos ,pois acredito que esse seja o verdadeiro intuito do grupo.

Por pensar isso quero pelo menos acesso aos outros projetos como leitura,tipo pra poder ver o que ta acontecendo.Vejo interessante todos poderem aprender com as experiencias dos outros tb.

É isso.

--
"Nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos"

 Samuel Teixeira
 Computação UFC

Onofre Paiva

não lida,
10 de mai. de 2009, 11:18:3010/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Onofre,
Autoritarismo ocorre sempre que você toma uma decisão sem consultar os outros,

Por Coincidência li uma materia sobre isso um dia desse numa revista, que diferenciava bem Autoritarismo de Autoridade. Sim, usei de minha autoridade pra fechar o Forúm ENQUANTO não se pensava em outra solução conjunta. E NÃO, o Fato de não consultar inicialmente não define a ação como altoritarismo. Uso de Autoridade foi, Autoritarismo não. Abuso de Autoridade também não, pois nada foi feito pra tirar vantagem dos outros.

autoritarismo fere a democracia. Se você tomou a decisão de fechar o fórum para pessoas fora do gameta isto foi usando sua autoridade de um dos líderes do grupo, isto é ser autoritário.

Sim, usei minha Autoridade. Porém se eu não estivesse agora tentando explicar os poquês disso, e não estivesse fazendo o máximo possivel pra deixar claro a todos a situação e encontrar uma melhor solução para sanar essa solução provisória que tomei, aí sim seria Autoritarismo.

Engraçado, um dia desses disseram que aqui que aqui era uma anarquia, agora é autoritarismo. Estou me esforçando pra atingir o equilíbrio, preciso de muita colaboração e ajuda. É muito difícil pra mim Organizar (não confundir com determinar) o andamento do rumo de tantas pessoas com visões diferentes.

As pessoas tomam decisões assim na vida inteira, autoritarismo paterno, fraterno, empresarial, etc.  Mas em um grupo como este, não acredito que caiba este tipo de atitude, ao não ser em se tratando de emergências.

Vou ver se pego a revista e te empresto, é lá da Biblioteca do CEFET. Decisões são tomadas a cada segundo (que nem Tetris, lembra). E já estou sentindo as pecinhas começarem a se acumular e isso gera o Game Over.
Num grupo dinâmico exitem passos que não podem ser dados perguntando a todo mundo o tempo todo, como se o grupo só caminhasse com as Unanimidades.

"Membros de qualquer departamento devem ser capazes de abordar qualquer pessoa de outro departamento para solucionar problemas sem ter de passar pelos canais “certos”. Significa, também, que todo gerente deve entender que nem sempre tem de ser o primeiro a saber de algo que está ocorrendo em sua esfera de controle, e que não faz mal se deparar com uma surpresa numa reunião."

Isso tá lá naquele texto da Pixar que tu arranjou. O meu objetivo (quase sonho) é que as pessoas do Grupo se tornem autosuficientes, que eu jamais precise fazer algo que odeio fazer que é dar ordens e dizer aos outros o que fazer (pelo simples motivo que também não gosto de receber).

Minha sugestão é que decisões que afetem a todos, salvo em casos emergenciais, sejam feitas pelo grupo em reunião.

Estas são sempre comunicadas. Digamos, é como se tivesse uma represa de um açude quase desmoronando e eu primeiro tentasse barra-la pra apenas depois sentar e dizer, "E agora pessoal, o que faremos"

A intenção sempre foi satisfazer o máximo possível o grupo, porém estando consciente para lhe dar com as não-unanimidades que sempre ocorrem.

Rafael, vai dizer que não estamos consultando o Grupo? Esse tópico foi aberto justamente para isso. Talvez o que esteja causando confusão é que eu geralmente já venho com uma sujestão para tê-la como Ponto de partida. Acho mais eficiente do que chegar do nada e perguntar "E aí, o que faremos, grupo". Sei por experiência que isso gera uma sensação de perdidos!

[...]

Se isso for mal interpretado inviabilizará o trabalho em grupo. Entendo que você quer dizer nessa colocação (E concordo), mas se não for bem compreendido faz cair por terra tudo que você disse sobre "decisões em grupo."

Logo, se eu decido que vou participar de 5 projetos, não há ninguém que possa me mandar ou dizer o contrário. Ninguém tem autoridade sobre mim, pois meu trabalho é voluntário e é algo que eu gosto.

Não sou um estudioso de Ética, mas tem dois principios que me parecem bem válidos:
"Seu direito acaba onde começa o do outro" e
"Não faça pelo outro o que não quer que façam a ti, assim como faça pelo outro o que queres para ti"

Sim, você tem o DIREITO de participar de 5 projetos, MAS para preservar o direito do Outro lhe digo que você poderá encabeçar apenas UM. Porque os outros também tem o Direito de encabeçar.

Se você quiser encabeçar Todos os projetos e que eles sejam feitos do Seu jeito, sabendo que há pessoas que não adaptam a ele, isso se chama Autoritarismo.

Portanto estou usando minha autoridade para evitar que seu exesso de liberdade tire a liberdade dos outros de também encabeçar algo. Quero dar as mesmas oportunidades de mostrarem a viabilidade de vossos pensamentos.
Acompanhando a discursão entre você e David, consigo ver muitos pontos em que concordo com ambos. Consigo até empatizar com algumas frases. Consigo em parte ver a motivação interna de cada um. Por isso Pretendo dar O MESMO DIREITO de cada um encabeçar o projeto a Sua maneira, porque não consigo ver outra forma que me pareça mais Justa.

Eu mesmo Morro de vontade de encabeçar todos, mas decidi que vou me centrar no Mira, e ajudar os outros no que for Necessário.
Salvador e Sena Tem pensamentos completamentes diferentes do Meu.
Sena até tava conversando com o André sobre o fato de Eu e ele Sermos completamente Opostos. Isso é verdade.
Mas pelo menos da minha parte isso não será um problema, pois se bem notaram estou usando o Mira pra ser totalmente livre em minhas loucuras (mesmo que ninguém entenda), porque não poderei fazer isso nos outros projetos. E Sena não pode reclamar que eu esteja barrando o Fi de Vó, pois tudo que faço é sugerir. Ele é o Cabeça, eu respeito a sua autoridade, desde que ela não vire autoritarismo.

"Dada a natureza complexa da produção de um filme, o impulso a controlar com mão-de-ferro o processo é compreensível. Problemas, no entanto, quase que por definição são imprevistos. A maneira mais eficiente de lidar com uma profusão de problemas é deixar que as pessoas resolvam as dificuldades diretamente entre elas, sem ter de sair pedindo autorização."
Isso também tá lá no Texto da Pixar que você passou.

Minha segunda sugestão é que os programadores chefes de cada projeto também sejam decididos em reunião. Isto também não é algo emergencial, pois ainda estamos em fase de projeto.

Bem, pode ser! Eu dei sujestões até agora. Você não quer encabeçar o Fi de Vó?? É um privilégio estar no projeto que é a Crista da onda e quem tem tantos artistas colaborando inspiradamente. NADA te proibe de Participar dos outros.

David, Errei o Sobrenome, mas era você quem sugeri para o Operária. Foi mal o erro. ^ ^

[...]

Que bom, nossos Objetivos são os mesmos. O que pode estar mudando são as Formas de atingi-lo. E que questões como "Liberdade" estão aos poucos deixando de ter uma definição clara. Mas isso pede outros debates filosóficos que não cabem a esse tópico.

É isso aí!
Abraços!

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 17:41:4710/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Onofre,
Fico feliz que concordemos em vários pontos. Realmente eu acredito que mesmo as decisões emergenciais devem ser discutidas posteriormente e fico feliz que estejamos abertos a isso.
É normal ter que lidar com diversas pessoas de índole e disposições diferentes, ainda mais se pretendemos trabalhar em conjunto. Eu fico preocupado quando temos atitude que isolam o grupo ao invés de uni-lo. Só temos que prestar atenção nisto. ;)
Se você tirar uma xerox da revista do CEFET, eu te pago :) Ou pega o número da edição e nome da revista que eu busco na net. Eu concordo que todos os passos não podem ser dado em conjunto mas é essencial que possamos discutir estes pontos posteriormente, para justamente não virar uma unidade autoritária.

[...]

Outro ponto que concordamos, meu objetivo também é este Onofre. Meu maior desejo é que as pessoas aprendam a se tornar auto suficientes, independentes. Minha vontade é que todas as pessoas possam se tornar líderes, abrir suas próprias empresas de criação de jogos ou então como profissionais independentes e não simplesmente a trabalhar em uma.

Não quero ensinar pessoas a se tornarem peões e sim líderes, no mínimo de suas vidas e para que isto ocorra não se pode ficar dependente de alguém. (E também odeio dar e receber ordens)

[...]

Onofre, não estou dizendo que não irei trabalhar em grupo e que não aceitarei decisões do grupo. Pelo contrário, só quero evitar que chefes e não lideres tentem impor sua visão no grupo. Não sei se fui claro o suficiente, mas podemos conversar posteriormente.

[...]

Perfeito :)

[...]

Sim claro Onofre, não quero impor nada a ninguém, só não quero também que imponham nada a mim, é simples assim. Não quero dar a impressão que estou tendo a atitude que eu mesmo estou criticando :D

[...]

Não é isso Onofre, eu acho fantástico a possibilidade de encabeçar qualquer um dos projetos. Eu só não queria que alguém ficasse frustrado por conta disto, pensando: "Ah, eu queria ter ficado como líder do projeto" e gostaria de dar a oportunidade caso alguém se interesse também de discutirmos a vaga.
Caso ninguém se oponha, então sim, por mim está ótimo. ;)

Abraços,

Rafael Vieira

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 17:57:2510/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Eugênio,
Eu acredito no modelo de desenvolvimento de Projetos de Software Livre ou Open Source(acho que esotu começando a me tornar radical hehehe, radical como defensor do movimento livre) E não, não precisamos agir como uma empresa para poder desenvolver um jogo.
Existem outra metodologias de desenvolvimento,

Alguns jogos Open Source:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_open_source_games

Livro Open Source Game Development

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4038

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/10 eugenio tavares <euge...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 18:14:4210/05/2009
para gam...@googlegroups.com
David,
Eu já trabalhei com Flash, com Delphi, já trabalhei como indy, como peão de empresa e da faculdade.
Nós temos realmente visões muito diferentes, não acredito que não seja necessário a existência de um designer, mas eu realmente acredito no modelo de desenvolvimento do SL. E é ele que eu gostaria de adotar, não vou forçar ninguém a seguir este modelo, mas se eu for o programador principal de um projeto, é o que eu usarei.
Meu código estará disponível por svn e será livre.

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/10 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 19:45:1210/05/2009
para gam...@googlegroups.com
A metodologia que estava a falar [e sobre gerenciamento de projetos... e sinceramente tem que ser tao organizado como um empresa, (por mais informal que possa ser) pois digo que se vc usar erroniamente os seus recursos humanos vc pode perder muito tempo sem necessidade e um monte de coisa (preguica de explicar)

ps- estudo isso na faculdade =| sem planejamento e organizacao nao da para ir longe...pensar como uma empresa pode ajudar na organizacao (nao que isso seja obrigatorio)

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

Onofre Paiva

não lida,
10 de mai. de 2009, 19:45:3110/05/2009
para gam...@googlegroups.com

[...]

Então creio que esse padrão de programação será de acordo com o Projeto, Não um Padrão do Grupo inteiro.

uma metodologia muito boa e versatil para o gerenciamento de projetos de jogos é o SCRUMM !!

Papo de programador? O que eu precisaria saber a respeito?

[...]

São realmente importantes, só que não Nessariamente nessa Ordem. Acho que (pra nossa realidade) é bom colocar o GDD como meio. Brainstorm é a primeira coisa, o momento mais livre, Mas o GDD já é o momento de fechar, para enfim fazer. E a divisão do Grupo antecede o GDD também, pois este já seria feito pensado em quem fará.

O GDD é complexo demais pra ser o Ponto de Partida, ele é fruto de muita reunião, discursão, opinião, para enfim organizar esse bolo em algo coerente como ponto de chegada das idéias.

[...]

Aham! De fato o negócio tem que se organizar. Porém mesmo em empresas há N maneiras de se fazer algo. E tem razão, essas MIL Maneiras fazem parte do Nosso Objeto de estudo. Você está trazendo uma, o Rafael pelo que vi trouxe outras. Eu pretendo trazer mais uma (quando pegar um livro da minha Biblioteca sobre tal). É que em arte um processo muito linear nem sempre rola. Eu possivelmente não me adaptaria. Porém há formas de ordenar o Caos. Domá-lo.

Talvez seja uma boa postar modelos de GDDs, não como mandamentos, mas como orientação.

Valeu!
Some não Eugênio ^ ^. Faz falta!

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 19:56:2510/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Eu estive organizando uns movimentos na facul ai mo loucura xD

sim tentarei aos poucos falar de GDD mais digo logo que nao tem um modelo definido, vou tentar upar em algum momento a monografia de meu professor, isso se ele permitir que fala sobre um conceito muito interesante de GD criado por ele, e sim sobre a metodologia de ante mao aviso que a SCRUMM nao eh uma forma muito linear de se gerenciar o projeto, agora tem que ter cuidado pq um eh MUITO dificil se colocar ideias no papel e as estruturar , e aviso logo isso tem que ser feito pois tudo no jogo tem que estar explicado e sendo bem direto, nao tem como usar o caos na criacao de jogos, isso se passa nos brainstorms que ainda eh uma metodologia,

ps: na criacao de jogos em relacao a gerencia de projetos existem as seguintes metodologias (as que lembro)

scrumm
XP (extreme programing) --esta precisa ser um pouco adaptada para jogo(se nao ja existe)

entao onofre sinceramente o caos vem na criacao de ideias e na criacao artistica, mas na parte administrativa que seria a gerencia do projeto nao pode haver o caos. xD

ps: meu teclado ta louco nao ta saindo nenhum acento malz ai !!

2009/5/10 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 19:58:5110/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá eugênio,
Eu sugiro que você leia sobre organização e planejamento de projetos livres ou opensource.
Dúvido que isto seja algo abordado em qualquer faculdade, se for na sua ótimo!
Eu posso recomendar alguns livros depois....mas o fato é que existem outras metodologias de organização.

Abraços,

2009/5/10 eugenio tavares <euge...@gmail.com>

Onofre Paiva

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:14:4110/05/2009
para gam...@googlegroups.com
 e aviso logo isso tem que ser feito pois tudo no jogo tem que estar explicado e sendo bem direto, nao tem como usar o caos na criacao de jogos, isso se passa nos brainstorms que ainda eh uma metodologia,

Você diz que não tem como Usar usar o Caos? Eu diria que não tem como Evitar, ele é um principio da Natureza. Primeiro não vamos confudir caos com bagunça. Estou falando de pequenas variáveis que alteram o rumo das situações. Vai me dizer que dá pra evitar todas?

Conhecendo-as, essas mudanças de Rumo podem ocorrer para melhor. O Atista gosta de aproveitar o Acaso para organiza-lo. E até o Último segundo é possível ocorrer imprevistos. Ignorar o Caos faz com que a tendência seja de ocorrerem mals imprevistos. Alias, imprevisto se torna sinônimo de coisa ruim. Assumindo sua existência sempre estaremos prontos para lhe dar com essas pequenas (minúsculas) circunstâncias a nosso favor.

É algo complexo, mas faz parte da Rotina de um Artista. Ignorar essa pequenas variações chega a parecer uma loucura absurda. Senti-las ocorrendo é gratificante. Um bom imprevisto surpreende até o criador. Já viu alguém conseguir prever 100% o final de um projeto?

entao onofre sinceramente o caos vem na criacao de ideias e na criacao artistica, mas na parte administrativa que seria a gerencia do projeto nao pode haver o caos. xD

 Cara, vou te passar uma Xerox de um capítulo do Livro chamado "Sensibilidade do Intelecto" (A quem se interessar me peça). O Capítulo se chama "Acasos e Tendências deterministas". É lindo o texto, muito embasado. Talvez não tenhamos o mesmo conceito de Caos. Não é exclusividade artística. É inerente a vida.

Entenda também que Caos não é o oposto de Ordem. Ele é um tipo de ordem flúida e natural.

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:19:1310/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Cara vou querer mesmo dar uma olhada em tais livros, mas tipo acho que vc esta sta confundido umas coisas,

uma coisa [e um PROJETO OPEN SOURCE
e outra eh COMO FAZER ESSE PROJETO DO ZERO

o que estou falando eh como fazer o projeto as metodologias utilizadas em criacao de softwares e essas coisas, se vc vai ser open source ou nao independe do GERENCIAMENTO DO PROJETO mas se eu nao estiver entendendo o que vc quer dizer me fala xD e se tiver um livro onde aborde o gerenciamento de projetos open-source como um projeto a parte dos outros projetos eu quero dar uma olhada mesmo pq sinceramente nao conheco tal maneira de gerenciar um projeto e nao compreendo em que ponto se diferencia de um projeto normal.

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

Onofre Paiva

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:21:0610/05/2009
para gam...@googlegroups.com
AH, deixando Claro, não estou me opondo a ordem e organização! Só dizendo que o caminho não é "O Projeto só dá certo se for totalmente definido já no Início"
Bom definir ao máximo possível, estais certo quanto a isso. Não estou me opondo ao que diz, estou acrescentando que por mais que planejemos, o mínima poeirinha do Caos há de mudar algo do planejado. Eu não escolho isso. Eu não forço o Caos, não preciso forçar a Natureza!

David Ferreira - FZ

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:24:2810/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Por partes

On 10 maio, 19:14, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:
> David,
> Eu já trabalhei com Flash, com Delphi, já trabalhei como indy, como peão de
> empresa e da faculdade.

Tranquilo, eu tb são 9 anos trabalhando (delphi, pascal, java, php,
perl, pl/sql, c, c++, mysql, oracle, sqlserver, firebird, oracle
forms, ...), tb ja fui estagiario, analista, programador e hoje sou
arquiteto.

> Nós temos realmente visões muito diferentes, não acredito que não seja
> necessário a existência de um designer, mas eu realmente acredito no modelo
> de desenvolvimento do SL.

Software Livre é um movimento, que tem um produto, 'Software', a forma
de faze-lo pode variar do caos a organização.
Eu não reconheço nenhum modelo desorganizado, meus primeiros softwares
que eu fiz de mim pra mim, foram feitos com o caos, e hoje vejo que se
fossem projetos para evoluções indefinidas seriam muito complexos.
Usar uma ferramenta, metodologia não é pegar o manual e usar tudo que
existe e sim adaptar para a necessidade. Em alguns projetos um simples
diagrama de sequencia, classes e caso de uso já resolvem o problema, e
permitem que ao longo do tempo possa evoluir o software
tranquilamente. Na minha experiência desenvolver software livre não é
sinonimo de caos, posso usar ferramentas e metodologias descentes. Mas
é questão de opinião, é igual aquela velha e absurda discussão onde
alguns 'programadores' dizem que 'vi' é o que há pra desenvolver...
Fale isso pra um programador moderno (eu me incluo nesta lista), a
coisa mais absurda que vejo na internet é esse povo falando que vi é
bom pra programar, acho que o povo nunca viu um codeblocks, delphi,
lazarus, devcpp, visual studio, jbuilder, eclipse, kdeveloper, anjuta
na vida....

> E é ele que eu gostaria de adotar, não vou forçar
> ninguém a seguir este modelo, mas se eu for o programador principal de um
> projeto, é o que eu usarei.
Fique a vontade para usar a metodologia ou a falta dela que quiser, se
eu for o responsavel ou se me consultarem a primeira coisa que falo é
para definir estas coisas e a equipe terá que sequir. Temos que
encarar como uma pre vida profissional, teremos que aprender muitas
coisas que não vimos ou não gostamos, faz parte da vida.

> Meu código estará disponível por svn e será livre.

Todos os softwares que desenvolvi estão espalhados (codigolivre,
sourceforge, googlecode) quer seja svn ou cvs.
Agora temos que tomar cuidado, estamos trabalhando em um grupo, não
devemos dizer "meu código estará livre", é necessário o concentimento
de todos, afinal o código é o reflexo da idéia de alguém (enredo),
usando gráficos de outros(artistas), com música e efeitos sonoros. O
código é apenas mais uma peça desse arsenal. Você fazer isso por sua
conta, sem consulta não é autoritarismo???

> Cordialmente,
>
> Rafael Vieira

David Ferreira - FZ

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:37:5810/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Onofre não sei se seria bem papo de programador, mas algo talvez seja
mais comum para nós, a parte de metodologias, de gerência de projetos.
Pois hoje em qualquer empresa que tenha desenvolvimento de software é
indispensavel o uso de uma metodologia de desenvolvimento de software,
dentre elas tem:

RUP, XP, Scrumm, PMBOK, e etc...

Algumas podem ser combinadas, customizadas (personalizadas) e etc

Basicamente, elas definem ou indicam (quer seja na parte de
programação ou nas outras áreas, ):
-O que devemos fazer no projeto,
-Quando vai fazer
-Como fazer
-Quem vai fazer
-etc

Pode-se utilizar desde um BrOffice, uma ferramenta uml, wiki, listas,
ou ferramentas especializadas e etc..

Como você mesmo falou de planejar bem para depois fazer, poderia dar
uma olhada nestas metodologias, como o eugenio mesmo citou o Scrumm,
não conheço nada dele, mas está sendo muito cotado em projetos de
desenvolvimento de jogos, poderia ser uma boa para nos treinarmos.

On 10 maio, 20:45, Onofre Paiva <onofre.rodrigues.jun...@gmail.com>
wrote:

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:39:5910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
David, eu recomendo que você leia a Catedral e o Bazar de ESR. SL é desenvolvido a partir do Caos.
Vi é o que há para programar e morte a todos os infiéis!!!! hehehe brincando mas é o que há....
Você sabia que existe autocompletar em vi? tipo que nem tipo, Eclipse? pois é....features não faltam no vi :D

http://thomer.com/vi/vi.html

Conviva com isto David, meu código é livre. Agora pronto :) se os outros quiserem colocar ou não suas artes sobre creative commons isto cabe aos artistas e não a mim, mas o código será livre.

Cordialmente,

Rafael Vieira

2009/5/10 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:40:0910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
vou tentar me expresar melhor, o que quero dizer eh que em um projeto vc tem que minimizar os riscos do projeto nao dar certo, mas como num projeto de criacao de jogos eh muito complexo pois envolve varias areas do conehcimento e ainda uma ruma de coisa o que podemos fazer eh minimizar estes riscos agora vou falar o que meu professor sempre fala, em um projeto de jogo vc pode planejar mil coisas mas sempre ocorre imprevistos e coisas do tipo, o SCRUMM por ser mais flexivel a mudancas no meio do projeto e tudo mais eh o mais indicado apra criacao de jogos, um projeto SEMPRE ocorre mudancas no meio do caminho, e um gdd nao precisa estar 100% pronto no comeco do projeto pois afinal so estara pronto quando o projeto estiver acabado pois no decorrer do caminho ha varias mudancas e tudo mais, as unicas coisas que nao eh bom mudar eh o conseito base do jogo !

ps: so estou falando do SCRUMM pq eh umas das poucas metodologias qeu eu conheco que se aplica tao bem na criacao de jogos =)

ps: sinceramente esta sendo horrivel digitar neste meu telado >_< !!! por isso tento resumir ao maximo =X

2009/5/10 eugenio tavares <euge...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:43:5910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Eugenio alguns dos livros que recomendo:

http://www.catb.org/~esr/writings/cathedral-bazaar/

http://www.catb.org/~esr/

Do grande guru e mestre ESR.

[...]

10 de mai. de 2009, 20:44:1210/05/2009
para gam...@googlegroups.com
ah.... sendo direto, eu nao iria querer um jogo em que eu trabalhe com um objetivo tipo imagine cup, sbgames, xna chageling com o codigo aberto =X nao sou muito a favor de abrir o codigo assim so por abrir sem necessidade !!! agora se fosse para abrir para uma comunidade desenvolver em cima do codigo e melhorar e assim fazer o projeto crescer tudo bem (como o gimp) mas no caso preferiria mil vezes escrever um tutorial de como fazer algo que eu fiz em meu jogo do qeu abrir meu codigo assim xD

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

David Ferreira - FZ

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:50:5810/05/2009
On 10 maio, 21:39, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:
> David, eu recomendo que você leia a Catedral e o Bazar de ESR. SL é
> desenvolvido a partir do Caos.

Já desenvolvi com caos total, mas hj não quero fazer isso. Acredito
que já aprendi com estas experiências.

> [...]
> mas é o que há....
> Você sabia que existe autocompletar em vi? tipo que nem tipo, Eclipse? pois

Não tenho como discutir com isso, se atreva a chegar em uma empresa
séria com programadores experientes e fale isso.
No minimo vão rir....

> Conviva com isto David, *meu código é livre*. Agora pronto :) se os outros
> quiserem colocar ou não suas artes sobre creative commons isto cabe aos
> artistas e não a mim, mas o código será livre.

Fale isso antes de iniciar o projeto com seu grupo, eles tem que
aceitar isso, senão vai dar uma confusão.

> Cordialmente,
>
> Rafael Vieira
>
> 2009/5/10 David Ferreira - FZ <davidferreira...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:58:5410/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Já desenvolvi com caos total, mas hj não quero fazer isso. Acredito
que já aprendi com estas experiências.

Olá David,
Eu ainda desenvolvo assim e acredite, funciona :) E já conversamos sobre experiência não é?

Não tenho como discutir com isso, se atreva a chegar em uma empresa
séria com programadores experientes e fale isso.
No minimo vão rir....

Provavelmente, até eles perceberem que eu sou mais rápido do que eles em muitas tarefas e que consigo resolver em questão de minutos o que eles levariam horas. Experiência e saber inspecionar bits faz isso.

Fale isso antes de iniciar o projeto com seu grupo, eles tem que
aceitar isso, senão vai dar uma confusão.

Não sei por que eles tem que aceitar ou não isto.  O código é meu, ou não, na verdade o código é livre.
Eu vou reclamar do tipo de "pincel" que eles usam, nem das cores que eles usam. Então por que eles deveriam reclamar de minhas criações?

Cordialmente,

Rafael Vieira

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 20:59:3910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Correção, não vou reclamar, claro :)

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 21:09:0110/05/2009
para gam...@googlegroups.com
pelo o pouco que eu li estas tecnicas catedral e bazar, uma mantem um grupo fechado o que indica que eles tem um planejamento previo do que eh feito e de tratar as coisas, o modelo bazar peloq ue vi eh um modelo que vc abre no comeco e tudo mais, mas isso seria bom para um grande projeto com um futuro promisor e ainda se matem um gerente de projeto que ele pode ou nao utilizar alguma metodologia de gerencia de projetos, pois em ambos os casos se cria uma comunidade de densenvolvedores a diferenca eh so no tamanho do grupo....

ps- o codigo pode ser seu mas a ideia do jogo ou a arte ou qualquer outra coisa nao eh sua vc esta trabalhando em equipe e se esta mesma equipe nao aceitar isso, vc eh o programador digamos assim em uma equipe de desenvolvimento temos umas 5 pessoas um artista, um sonoplasta, um gerente de projeto, e dois programadores, ai eles nao aceitam liberar o codigo e vc vai e libera, eh como se tivesse jogando o trabalho da equipe toda e as entregando para o mundo, mas vc esquece que digamos se cada profisional destes cobar por horas trabalhadas o que vc estaria fazendo seria roubo... trocando em miudos !! entao a questao de liberar os codigos ou nao depende da equipe e nao do programador !!! pois vc so vai programar pq alguem te mandou fazer algo, e vc so vai fazer este algo se outra pessoa fizer algo antes e assim vai !!!

2009/5/10 David Ferreira - FZ <davidfer...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 21:16:4410/05/2009
para gam...@googlegroups.com
[...]

O meu código é livre, e desculpe, eu não tenho necessidade que alguém me mande fazer algo.  Programador não é peão de obra. Eu não estou dizendo que tudo do jogo deva ser livre, como disse a arte dos artistas cabe a eles decidirem se é livre ou não. Mas o meu código quem decide sou eu.
Para mim programar é arte. Se você não gosta de minha arte, busque outro artista, pois é assim que eu programo.

Cordialmente,

Rafael Vieira

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 21:35:2410/05/2009
para gam...@googlegroups.com
so estou a dizer que um jogo e feito por mais pessoas do que um programador, e vc nao vai fazer um codigo sem o game designer do jogo pedir, por mais que vc nao queira ser o programador eh peao como um artista eh peao como o propio game designer eh peao !! todos seguem "ordens" de alguem, entao se vc quiser abrir seu codigo sem o concentimento da equipe, entao vc ffaca seu propio jogo utilizando o seu codigo mas nao a ideia do game disigner, nem a arte dos desenhistas e nem nada do jogo !! =) !! na minha visao vc abrir o o codigo do jogo eh o mesmo que passar por cima da equipe toda, pois estara entregando o trablaho da equipe para quem nao interesa, e outra vc tem que reavaliar teus conceitos amigo, pois vc eh muito radical com este negocio de codigo livre, e tudo mais !! vc esta fechando a cabeca para muitas coisas !! pois bem essa discursao ja deu o que tinha que dar cansei por hoje !!

ps: eu acredito que programr eh arte tbm afianl tbm sou programador, mas nao acredito que programador seja burro ao ponto de fazer com que uma equipe seja prejudicada por ele, e nem que ele liberando os codigos de algo que ele esteja desenvolvendo, sem nenhum planejamento nem causa nem motivo va ajudar ele em alguma coisa, o linux abriu o codigo com um objetivo, gimp tbm, agora pense em uma eternidade de projetos com codigo abertos que pararam por ai !!..

ps2: A realidade dos programadores, se vc for ser um programador puro !! vc sera um peao querendo ou nao pois um analista de sistemas te passara apenas um uml para vc desenvolver e se vc nao fizer o que tem especificado ali vc sera demitido !!

bem vc fica com maneira de pensar sobre projetos e eu fico com a minha, tenha sorte com suas ideias de codigo livre e tudo mais !!! que eu fico com a minha ideia de trabalho em equipe e tudo mais. flws e boa noite

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

David Ferreira - FZ

não lida,
10 de mai. de 2009, 21:50:0110/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Partes ...

On 10 maio, 21:58, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:

> Olá David,
> Eu ainda desenvolvo assim e acredite, funciona :) E já conversamos sobre
> experiência não é?

Pois é, vou tentar não tocar mais nisso...

> Provavelmente, até eles perceberem que eu sou mais rápido do que eles em
> muitas tarefas e que consigo resolver em questão de minutos o que eles
> levariam horas. Experiência e saber inspecionar bits faz isso.

Cuidado, veja bem, isso não é bem assim....
mas como prometi em não falar de experiencia vou parar por aqui.
Será que eles não sabem escovar bits????

> [...]
> Eu vou reclamar do tipo de "pincel" que eles usam, nem das cores que eles
> usam. Então por que eles deveriam reclamar de minhas criações?

Cara o código é um produto, vc concretizou idéias de alguém, não estou
dizendo que deva ser ou não aberto, estou dizendo que isso tem que ser
de comum acordo com a equipe.
Sempre que for possível vou produzir como software livre, porém eu
tenho que respeitar o direito dos outros integrantes.

Você que fala tanto de democracia, se simplesmente abrir estará
ferindo o direito dos outros, o seu software sem imagens, sons e
idéias pode não ser capaz de ser útil ou executavel.
Se você quer liberar sem autorização dos outros terá que ver como
tirar tudo, inclusive a idéia do jogo dele, para que o mesmo fique
independente.

> Cordialmente,
>
> Rafael Vieira

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 21:51:0410/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Eugênio,
Na minha visão ninguém é peão. Liberar o código, ainda mais para um grupo de estudos como o gameta sugere é essencial, isto irá formentar o surgimento de empresas e novos game developpers em Fortaleza. Fechar o código contribui em que? Que alguns dos grupos desenvolva algo de sucesso, dispare e vá para o exterior ou monte sua empresa, mas e o resto do grupo? fica a ver navios?
E outros desenvolvedores querendo começar? ficam a ver navios?
Não, eu não concordo em fechar o código e isto não é burrice, é decisão estratégica. Burrice é chamar o que não conhecemos de burrice.

Programador não é peão, você pode perfeitamente trabalhar como indy. Como programadores trabalham em rede, se você souber uma lingua estrangeira você pode desenvolver a distância para empresas do outro lado do mundo.

Analistas de sistema, nem um Engenherio de Software não é superior a um programador em nada, detesto quando rebaixam a profissão. Engenheiros de Software em geral, se acham superiores aos programadores mas muitos são incapazes de escrever uma linha de código.
O que acredito que a maioria dos engenheiros de software ignoram é que ao inserir diagramas de casos de uso, de classes, etc você também pode estar inserindo ainda mais erros no seu projeto, pois somos seres humanos e não máquinas como os engenheiros gostam de pensar.

Por fim, Software Livre se baseia no trabalho em equipe, mais do que isto do trabalho em comunidade. Eu recomendo fortemente que você leia e não apenas por cima, os livros que indiquei.

Para concluir:

"Don't worry about people stealing your ideas. If your ideas are any good, you'll have to ram them down people's throats." - Howard Aiken

tradução:
"Não se preocupem com pessoas roubando suas idéias. Se as suas idéias são boas, você terá que enviar goela abaixo das pessoas"

Quer dizer que não adianta você roubar minhas idéias, por que você não entende e nem enxerga o mundo da minha maneira.

Cordialmente,

Rafael Vieira

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 21:59:5510/05/2009
para gam...@googlegroups.com
la vem vc misturando tudo denovo xD !! uma coisa eh liberar o codigo para a internet e o geral outra coisa eh vc mostrar seu codigo para as outras pessoas do gameta e pessoas de fora do grupo para ensina-las algo e talz, mas liberar para internet eu totalmente diferente !! e se vc vai ser um desenvolvedor indy de games pegando projeto de fora vc vai continuar sendo peao pois vc so esta seguindo ordens de alguem, o mesmo vale se um engenheiro te pedir para fazer algo vc continuara sendo peao, so deixara de ser quando vc fizer o seu propio programa sendo o seu propio chefe e mesmo assim sera peao dos seus clientes..... enfim !! boa sorte com sua visao romantizada de programador e codigo livre !! fui

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:03:5310/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá David,

Cuidado, veja bem, isso não é bem assim....
mas como prometi em não falar de experiencia vou parar por aqui.
Será que eles não sabem escovar bits????

Se sim, eles apenas veriam que executaríamos as tarefas na mesma velocidade para o total espanto deles imagino. E quem sabe respeitassem mais o vi. :)

[...]

Eu posso liberar o código mantendo o copyright da arte dos autores, sem problema algum.
E código não é dependente de imagens, sons e etc. Eu posso perfeitamente colocar "insira imagem aqui" ou algo do tipo ou então colocar diversos "quadrados e bolas" no lugar dos sprites apenas com fim de aprendizado e demonstração do código para não prejudicar os artistas.

Cordialmente,

Rafael Vieira

Onofre Paiva

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:04:2110/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Assumindo Minha ignorância, como funciona isso de Livre ou não com relação a um jogo?

Antes eu relacionava só a ser Grátis ou não. : P
Os primeiros jogos imagino como sendo disponibilizados gratuitamente para Download (enquanto não nos tornamos ou cada um cria sua empresa). Seria um "Vejam nossos exercícios"

Mas Código Livre significa que qualquer um pode ver por dentro, acessar a parte interna do Jogo, seria isso?
Isso implica também que depois do Jogo feito qualquer um (com o devido conhecimento) poderia Muda-lo??

Olha, confesso que pra alguns de meus Projetos não hei de querer isso (Grandes projetos Futuros). Principalmente os de Luta (que talvez so sejam feitos em estado de empresa).
Primeiro que sou do Tipo que pode passar dias e varar noites apenas pensando em como tornar o jogo mais equilibrado e relacionar os elementos entre si. Criar um cojunto de relações entre uns 30 personagens selecionáveis, sempre a cada novo personagem estabelecendo relações entre os criados anteriormente. Isso pra mim é sagrado e mágico.

Aí qualquer um pode desfazer esse estado de coerência interna e transformar o jogo num feira da Fruta? TIpo aquele Street de Feira, ou o KOF 2002 com Barra cheira e DM infinito? Ou aquele KOF 2004 que tem pra arcade que na verdade Nunca existiu?!? Jogos assassinados, seria o termo. Faz sucesso entre as crianças, mas há um ramo de jogadores profissionais que tem um certo nojo de jogar essas versões. Na verdade é terrível que algumas pessoas confundam com versões oficiais.

Talvez Possa aceitar como é no Mugen. Todo Char Naturalmente tem o Código aberto o que permite que qualquer um que Baixe possa mexe-lo, porém pela Ética interna da Comunidade Mugen, não é permitido pegar o personagem de alguém, alterar e disponibilizar uma versão alterada. Tenha-a para uso pessoal.
A iternalidade do Jogo (de luta...) é sua riqueza. É a Arte do jogar. O ato de disputar dentro de parâmetros que foram cuidadosamente, carinhosamente pensados.

Posso dar Jogos de graça, Posso disponibilizar Sprites para fazerem o que quiser, tudo gratuitamente. Mas deixar bulir facimente e inconsequentemente numa justeza interna que deu trabalho pra fechar, seria demais doloroso. Não gosto nem quando fazem em jogos dos outros, imagine em algum meu.

Mas claro, cada caso é um caso. Tô sendo bem específico ao falar de jogos de Luta (coisa que ainda nem estamos fazendo, mas é território de ouro pra mim). Se essa facilidade de acesso fizesse Proliferar milhares de versões adulteradas a ponto de não se saber mais qual é a verdadeira, isso MUITO me preocuparia.

Posso ter dito besteira, Mas o que disse tem haver com esse tal Código livre?!?
Mas tipo, esses projetos sérios seriam uma minoria, 1 em cada 10, por aí. Esses casuais como o Mira, podem mexer a vontade!

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:09:3610/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Eugênio,
Perspectivas diferentes amigo, eu não sou me vejo como peão. Por que nenhuma empresa manda em mim, se ela achar ruim meu trabalho, procure outro. Whatever, veja se isto vai me fazer passar fome....Você acha que se um projeto não for entregue no prazo isto me afeta?
Eu consigo outra fonte de renda em pouco tempo das muitas as quais posso recorrer.
Alguns programadores daqui do CE é que são submissos para não enxergar como eles poderiam na verdade controlar os prazoes das empresas facilmente.
Você tem uma visão que é a pregada pelo sistema capitalista, de que sempre somos escravos ou mandados por alguém, eu não penso assim me desculpe.

[...]

10 de mai. de 2009, 22:23:2810/05/2009
para gam...@googlegroups.com
[...]

Socorro!!! Entrou no Assunto Capitalismo.

Rafael!! Que tal descarregar esse discurso no Roteiro do Operária!?!? Que tral criar uma metáfora para sua visão revolucionária em forma de jogo?!? Tô falando sério, não é ironia!!
Existe uma nova vertente de jogos Críticos que considero interessante.

Dá uma olhada nesses!
http://ideogames.blogspot.com/search/label/Jogos%20cr%C3%ADticos

Talvez funcione melhor do que apontar dedos com coisas do tipo "Seu escravo do Sistema". Essas palavras tão perdendo efeito de convencimento. E muito pelo contrário, fazem é espantar a possibilidade de simpatizantes!

Acha realmente que seu discurso áspero tem chances de ser Eficiente? Ou vai me responder com um previsível "Tô se lixando pra o que pensam de mim"?

Não é uma oposição a sua visão, mas a forma como você a coloca. Sei como é isso de me exaltar em Prol de algo que acredito, ocorre muito comigo.

É isso!

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:24:5110/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Aliás empresa inteligente, trata muuuuuuuuito bem seus programadores.
Ai daquelas que não o fazem, em pouco tempo podem ter uma bando de macacos treinados trabalham no lugar de seus melhores programadores pois outra nova empresa que surgiu sabe respeitar o trabalho destes últimos.

Abraços,

2009/5/10 ✎Ʀafael Vieira♦ <raf...@gmail.com>

eugenio tavares

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:31:1210/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Como disse antes vc tem uma visao roamntica do mundo, nao sei se vc eh cearense ou nao mas cara um programador puro sempre vai fazer executar uma ideia de outra pessoa eh que nem um predreiro que faz um projeto de um arquiteto amigo !! o que vc pode fazer como programador eh  criar seu propio programa mais ai vc ja saiu do papel de programador para engenheiro de softwares ou outra coisa parecida !!! e sobre a emrpesa tratar bem seus programadores eh verdade qualquer empresa que queira se dar bem tem qeu tratar bem seu FUNCIONARIOS em geral pois funcionario insatisfeito na empres eh igual a baixa produtividade o que eh igual a menos lucro !! enfim vc pode ser o senhor socialismo com suar ideias mais o mundo eh capitalista e vc nao consegue mais sobreviver neste mundo sem se adquar a estas regras, mesmo sem concordar com elas !! e isto nao eh conformismo, pois se adquar a realidade nao quer dizer que vc deixou de ser socialista... argh to perdendo muito tempo com coisas banais >_< !

2009/5/10 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:45:4710/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Hehehe desculpe Onofre, mas ler alguém chamando programadores de peões é revoltante. Putz Eugênio, agora tu comparou programador com pedreiro. Eu chamo programador de artista e tu tá se auto proclamando como pedreiro e batendo no peito.
Eu discordo claramente muito de suas visões Eugênio, talvez em um discussão presencial podemos resolver isto melhor do que lotar a lista de spam :)
É quase que nem discutir religião....whatever, que tal fazermos assim, criamos duas vertentes de desenvolvimento e vemos quais são os resultados das duas? Vou levar isto como proposta no próximo encontro.
E tenta levar algum artigo em portugues sobre o assunto, infelizmente desenvolvimento de jogos livres ou opensource tem mais livros e artigos em inglês.

De qualquer forma encerro por aqui, ainda tenho muito que programar hoje. Realmente eu tenho que me controlar mais....

Boa noite,

Rafael Vieira.

2009/5/10 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:50:4910/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá Onofre,
Só para esclarecer alguns pontos.
Um jogo livre é um jogo que pode ser modificado, usado, estudado e distribuído livremente.
Um jogo OpenSource garante estas liberdades com algumas modificações.
Existe uma vertente do OpenSource que permite algumas destas liberdades e não todas, por exemplo a licença creative commons permite que você escolha que liberdades você quer oferecer ao seu usuário.

http://www.creativecommons.org.br/

Talvez seja um bom começo de leitura. Mas há como ganhar dinheiro com jogos OpenSource ou jogos Livres? Sim, há....mas como o jogo não é gratuito? Sim e não, é uma longa discussão que podemos ter um outro momento. No momento estou com sono e ainda tenho que terminar um programa :)

Abraços,

2009/5/10 Onofre Paiva <onofre.rodr...@gmail.com>

Onofre Paiva

não lida,
10 de mai. de 2009, 22:55:4010/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Voltando a algo que foi dito tópicos atrás

[...]

Também acho perfeito, mas talvez precise de tradução! Interpreto assim:

Quer ter sua visão de mundo respeitada?? Então respeite a visão do outro, tal e qual (por mais que ache a sua superior).

Quer ser bem tratado enquanto membro?? Então trate bem todos os membros (isso inclui não pisar na visão de mundo do outro)

Quer um espaço para desenvolver um projeto dentro dos parâmetros que acredita?? então saiba que o outro membro também terá esse espaço (nem que seja necessário apartar)

Não quer ser tratado como Peão?? Não trate os outros como peão.

ETC. ETC. ETC

São coisas que tento seguir. Como humano posso falhar em algum momento, mas me esforço.

Também concordo que Programação pode ser uma Arte, se abordada como tal. Onde há um fazer com escolhas significativas que reflitam a essência de um pensamento, há Arte.

E Arte é algo muito próximo a Religião (pesquise toda História da Arte é verá como essa dissociação é quase uma excessão de nossa época). Por isso um assunto tão delicado.

Eu Próprio já tenho Arte e Espiritualidade completamente amarrados como parte da mesma coisa. Ops, cala-te boca senão vem mais polêmica!

Koji

não lida,
10 de mai. de 2009, 23:06:1710/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Bem.. existem três projetos:

Fio de Vó
Abelha
Mira

Dentro desses fóruns exsitem os TOPICOS:

Enredo
Gráficos
Programação
Som e Música

Sugestão: Bem.. dentro dos TOPICOS de cada PROJETO poderia ter um
chamado: Sugestões e Progresso.

No topico SUGESTÕES, qualquer usuário do gameta poderia dar a sua
sugestão para o jogo, quando o responsavel pelo projeto postasse
alguma duvida ou pedisse.
No topico PROGRESSO, o responsavel pelo projeto divulgaria o progresso
do jogo, previsões e alguams telas.

Bem.. espéro ter ajudado mais uma vez. Abraço e até mais.

Koji

não lida,
11 de mai. de 2009, 07:00:2611/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Ah.. e mais uma vez.. David, precisa de um moderador pra te ajudar no
fórum? Estou disponivel.
E creio que ideologias de produção devem ser discutidas e definidas de
equipe para equipe.

EXEMPLO:

Eugênio pode querer algo como ele aprendeu na faculdade.. se ficar
responsável por uma equipe, vai propor aos participantes desta, e
somente desta, para produzirem a maneira que ele achar mais eficiente.

O Rafael pode querer trabalhar com opens source, então ele apresenta a
proposta de trabalho pra equipe que ele coordenar.

Os membros da equipe aceitam se quiser, ou então sugerem algo (caso os
membros estejam mais familiarizador com alguam liguagem de programçao
ou estilo de traço). Caso você não se enquadre na equipe, paciência,
haveram mais projetos e precisaremso de você. Mas o foco, sempre
(SEMPRE) deve ser apenas um: O JOGO.

Espero ter contribuido. Acho que deviamos definir primeiro AS
ESQUIPES, pois não há uma OFICIALIZAÇÃO dos membros de cada projeto
(proposta pra pauta de sábado) e com isso definido, escolher
responsáveis por cada função (programação, Game Design, desenhista,
etc) e ai cada equipe escolhe a melhor maneira de trabalhar.

Outra sugestão é que, mesmo se a pessoa for a que deu a idéia do
projeto, ela pode escolher outra pessoa pra ser o
lider do projeto. Eu posso ter dado uma idéa pro jogo, mas prefiro que
outra pessoa fique responsável e eu me concentrar em um só elemento,
como a estória. por exemplo.

Creio que aqui deviamos nos concentrar em como nos organizar (como
citei acima nova organização dos tópicos)
Depois vemos os por menores.

Até sábado gente, té mais.

David Ferreira - FZ

não lida,
11 de mai. de 2009, 08:02:3211/05/2009

On 10 maio, 23:03, ✎Ʀafael Vieira♦ <rafa...@gmail.com> wrote:
> [...]
> para o total espanto deles imagino. E quem sabe respeitassem mais o vi. :)

Não. o VI e VIM são um ótimo editor de configurações, melhor ainda
quando é usado por um shell remoto numa conexão ssh.

> [...]
> diversos "quadrados e bolas" no lugar dos sprites apenas com fim de
> aprendizado e demonstração do código para não prejudicar os artistas.

Se você acha isso, então bom pesquisar, perguntar sobre a opinião de
outros desenvolvedores(lideres, mantenedores, designer, analistas,
programadores, tradutores) de software livre. Sendo assim qualquer
programador pode tornar seus trabalho em software livre, sem que
exista problemas.... com as empresas, nem processos, muito menos
demissões.

> Cordialmente,
>
> Rafael Vieira

David Ferreira - FZ

não lida,
11 de mai. de 2009, 08:05:5611/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Onofre, com relação ao Software Livre, é a velha máxima: "Cada caso é
um caso"

Existem meios e situações que vale e muito a pena liberar jogos como
software livre, sem preocupação.
Porém é mais complexo para se falar, prefiro falar sobre isso
pessoalmente, aqui na lista vai gerar uma série de discussões
desnecessárias e inflamadas, o problema do software livre é o
RADICALISMO. Software Livre não é e nunca foi, e nunca será:
"Comunismo VS Capitalismo".

On 10 maio, 23:04, Onofre Paiva <onofre.rodrigues.jun...@gmail.com>
wrote:

David Ferreira - FZ

não lida,
11 de mai. de 2009, 08:17:1611/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Partes...

On 11 maio, 08:00, Koji <clementek...@gmail.com> wrote:
> Ah.. e mais uma vez.. David, precisa de um moderador pra te ajudar no
> fórum? Estou disponivel.

Foi tá lá.

> E creio que ideologias de produção devem ser discutidas e definidas de
> equipe para equipe.

Acredito que as propostas devem ser levadas para a equipe, e aceitas e
não simplesmente chegar e dizer "Todo mundo usa o que quiser", isso
terá que ser aceito pelos responsaveis do grupo. Por isso concordo que
é bom definir quem são os responsáveis/líder(es) de cada um para poder
aprovar ou não as sugestões. Eu tenho idéia do que quero usar, porém
as situações podem ocorrer:

-Eu não ter condições de convencer as pessoas o pq de minha escolha
-Aceitar a decisão do grupo
-Sair do grupo

Creio que as pessoas tem q ter isso em mente, e não sair impondo, tem
que ver qual seria a dinâmica para aceitação das propostas.

Koji

não lida,
11 de mai. de 2009, 08:47:4211/05/2009
> [...]

> é bom definir quem são os responsáveis/líder(es) de cada um para poder
> aprovar ou não as sugestões. Eu tenho idéia do que quero usar, porém

Como eu disse, DISCUTIDAS pelos membros das equipes. Vamos formar e
definir lideres e equipes. Creio que isso seja mais importante.

Mateus Carmo

não lida,
11 de mai. de 2009, 15:50:0911/05/2009
para Projeto GAMETA - Games, Tecnologia e Arte!
Nunk recebi tanto email de uma so vez, aheuihaeiuhiuheuhe e o pior eh
que eu o quase acabando de ler tudo, mas por ora nao vou comentar nda
sobre a discussao, mas sim onofre, quanto ao forum, seria interessante
adicionar mais um subtopico aos jogos, o sistema de jogo, que inclui
movimentos e funcionamento do jogo, esse tipo de coisa.

On 9 maio, 22:25, David Ferreira - FZ <davidferreira...@gmail.com>
wrote:
> [...]
> rafael são bem diferentes da minha, e teria que redefini-las.
> Porém quem me daria este direito ou opção de redefini-las?

11 de mai. de 2009, 17:28:1211/05/2009
para gameta
rafael eu queria saber sobre a pocibilidade de eu animar uma cabeça de zumbi sendo chutada, e um zumbi chutando separados, tem como junta-los na programação ?

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

✎Ʀafael Vieira♦

não lida,
11 de mai. de 2009, 19:18:0911/05/2009
para gam...@googlegroups.com
Olá André,
Sim. Há a possibilidade. Não sei quando ao grau de realismo que você deseja, mas ao meu ver seria como se a cabeça fosse a bola de futebol em um jogo do tipo Fifa. Sempre problema :)

Abraços,

Rafael Vieira

2009/5/11 André Lima <andre_li...@hotmail.com>

✎Ʀafael Vieira♦