Pular para a primeira mensagem não lida

Regina Ambrósio

não lida,
1 de jun. de 2010, 16:07:5801/06/2010
para forum-a...@googlegroups.com

Prezados.

Considerei interessante e pertinente o artigo e coloco em anexo para todos conhecerem.

Obrigada.

cid:1.3602936994@web59302.mail.re1.yahoo.com

Regina Ambrósio

Reitoria
Universidade Anhembi Morumbi
Fone: (5511) 3847-3103

Fax: (5511) 3841-9547
www.anhembi.br

P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

image001.gif
Ranking.doc

edson...@unama.br

não lida,
2 de jun. de 2010, 18:03:4002/06/2010
para forum-a...@googlegroups.com
Citando Regina Ambrósio <reg...@anhembi.br>:

Regina querida,

O material do Marcos Flamínio Peres é de excelente qualidade.

Contribuições dessa natureza enriquecem.

Abraços

Édson Franco

> Prezados.
>
> Considerei interessante e pertinente o artigo e coloco em anexo para
> todos conhecerem.
>
> Obrigada.
>

> Regina Ambrósio
>
> Reitoria
> Universidade Anhembi Morumbi
> Fone: (5511) 3847-3103
>
> Fax: (5511) 3841-9547

> www.anhembi.br <http://www.anhembi.br>

Carmem Christóvam

não lida,
9 de jun. de 2010, 11:53:0009/06/2010
para Fórum Acadêmico

Muito bom o artigo anexado por Regina Ambrósio: "Ranking é só base
para escolha de faculdade", diz editor-assistente de lista mundial
MARCOS FLAMÍNIO PERES. Leiam! É um documento fundamental em nossos
estudos para reiterar nosso compromisso com a Qualidade de Ensino.

Profa. Maria Carmem Tavares Christóvam
Administradora do Fórum Acadêmico

* O artigo estará veiculado no Blog da Educação Superior Particular
http://ces3.wordpress.com na categoria QUALIDADE DE ENSINO.

On 1 jun, 17:07, Regina Ambrósio <reg...@anhembi.br> wrote:
> [...]
>
> Fax: (5511) 3841-9547www.anhembi.br<http://www.anhembi.br>
>
> P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

Gisela Wajskop

não lida,
9 de jun. de 2010, 12:38:5209/06/2010
para forum-a...@googlegroups.com
Caros colegas,
Nossa participação no âmbito do Ensino Superior Privado é pequeno mas forte:
Ainda que só tenhamos cursos voltados para a Formação de Professores
parece-me importante pontuar algumas questões que nos levam a buscar o
máximo de excelência na formação de nossa equipe docente e nos resultados
visíveis em nossos estudantes. São elas:
1. Ainda que os rankings do MEC estejam, muitas vezes,envoltos por questões
ideológicas, não há dúvida que apontam variáveis de qualidade que não
devemos descartar. Uma delas parece-me estar associada a avaliação dos
estudantes à formação de seus professores. Evidentemente há uma marca
intelectualista nos critérios do MEC, como se a titulação acadêmica, que
sabemos tem sido distribuída a baciada nos últimos anos, fosse o único
aspecto na avaliação docente pois serve de carteirinha para ingresso nas
Universidades Públicas. Penso que as formações necessárias dos docentes
deveriam estar condicionadas às expectativas de formação dos egressos,
parafraseando a expressão da "homologia dos processos" da Profa Guiomar
Namo. Ou seja, a questão da qualidade dos docentes deveria estar
condicionada ao profissional que a sociedade precisa que se forme. Assim, se
algumas áreas precisam de pesquisadores, seus docentes devem ser
pesquisadores, mas se outras delas, tal como Engenharia, Direito, Educação,
etc., são áreas mais voltadas para a ação social e de produção, seria de se
esperar que os docentes tivessem expertises nas mesmas, não acham?
2. Essa questão remete a uma discussão pouco presente nas políticas de
ensino superior no Brasil: afinal, do que precisamos?
2.1. Quais técnicos e quantos são necessários para acompanhar o
crescimento econômico do país? Não seria mais adequado que as massas de
estudantes egressos do Ensino Médio pudessem ser BEM formados em nível
técnico, ao invés de cursar em instituições privadas de 5ª categoria que nem
bem coloca no mercado nem amplia o universo cognitivo cultural desses
estudantes? Logo, logo teremos massas de desempregados com canudo debaixo do
braço;
2.2. Qual a missão dos Cursos de Ensino Superior Privados? Qual a
Missão dos Cursos de Ensino Superior Públicos? Que tal deixar a excelência
da investigação e da pesquisa para o Ensino Público, patrocinado pela
sociedade - mas aí altamente cobrado em metas e resultados - e o Ensino
Superior responsabilizar-se pela formação profissional? São formações de
naturezas diferentes e necessárias mas ao se separar suas missões a questão
da qualidade fica mais fácil de ser identificada.
3. A separação de dois tipos de formação universitária continua associada à
investigação e produção de conhecimento, porém, também estes de natureza
diferente.
Só pra contribuir...

Profa Dra Gisela Wajskop
Diretora Presidente
Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades
www.singularidades.com.br
Telefones(11) 3034.5445 ou 3031.8854
Celular (11) 9249.7203
Av. Brigadeiro Faria Lima 382/386 - Pinheiros - CEP: 05426-200
São Paulo - SP