Projeto Eurek@ Kids - Inclusão Digital em Contexto Hospitalar

68 views
Skip to first unread message

Fórum Escolar Hospitalar

unread,
Jan 28, 2007, 4:49:14 PM1/28/07
to escolahospitalar
Matos, Elizete L. M. (2006) "Projeto Eurek@ Kids - Inclusão Digital em
Contexto Hospitalar", em I Fórum Nacional de Atendimento Escolar
Hospitalar. São Paulo, Brasil.


Resumo Expandido


Profª Drª Elizete L. M. Matos
PUCPR

INTRODUÇÃO
O Eurek@Kids é um projeto com apoio CNPq, para o desenvolvimento de um
ambiente virtual de aprendizagem, principalmente ao atendimento de
crianças e adolescentes hospitalizados. Esse Projeto foi iniciado em
junho de 2005, com finalização e implantação definitiva prevista para
junho de 2007. Visa contribuir significativamente, para ampliar a
qualidade, de trabalhos multi/inter/disciplinares que vêm sendo
aplicados em hospitais, com a incorporação do uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação, como ferramenta de base para dar suporte às
atividades de atendimento às crianças e adolescentes hospitalizados,
em idade de escolarização. Acredita-se que, por extensão, este projeto
tem condições de minimizar, sensivelmente, grandes percalços sociais,
com soluções que destacam a inclusão social, a democratização
tecnológica, a promoção humana, as novas formas de comunicação entre
hospital e escola.

PALAVRAS-CHAVE: EUREK@ Kids, Criança e Adolescente, Ambiente Virtual
de Aprendizagem e Escola.

METODOLOGIA

Este projeto integra a linha de pesquisa do Mestrado em Educação da
PUCPR "Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores" e
envolve alunos PIBIC, alunos de graduação, mestrandos, professores do
programa e professores da instituição. A coordenadora do projeto é a
autora acima citada na apresentação desta proposta. Oportuniza a
investigação de situações de pesquisa vinculadas às necessidades reais
da educação e tecnologias em contexto diferenciado e emergente na
sociedade.

RESULTADOS

Visa, sem renunciar aos conteúdos específicos da aprendizagem
normatizada, ir além, flexibilizando e agilizando os conteúdos do
currículo escolar de modo que, por meio de um ambiente virtual de
aprendizagem possa favorecer a continuidade da escolarização para
crianças e adolescentes hospitalizados. Para atender as
particularidades da realidade do aluno hospitalizado, precisa-se não
só desenvolver metodologia própria para satisfazer tais necessidades,
como também continuar dando condições para preparar e formar
profissionais professores para essa nova ação educativa. Estuda e
propõe contribuições para ampliar significativamente os trabalhos que
vem sendo desenvolvidos em hospitais, incorporando o uso das
Tecnologias Educacionais, para dar suporte as atividades educativas
desenvolvidas ao atendimento da criança/adolescente em contexto
hospitalar.

COMENTÁRIOS

Diante do exposto, há que se proporcionar às crianças e adolescentes
hospitalizados, além de atividades lúdicas, melhores condições que
atendam efetivamente a sua manutenção escolar, diante do quadro que
evidencia um cenário marcado de abandonos escolares e de limitações da
própria escola em atender esses alunos com necessidades tão
específicas. Em face dessa realidade, ficou evidente que se poderia
mesclar o conhecimento adquirido e o aproveitamento dos recursos
humanos disponíveis, numa conciliação que beneficiasse não só o dia-a-
dia da criança e do adolescente hospitalizado, como também o seu
vínculo com a escola. Dessa forma, propõe-se criar um ambiente
virtual (salas de aulas virtuais) que seja capaz de fazer a mediação
entre escola/hospital/aluno-hospitalizado. Cabe, assim, o devido
realce no sentido de que este projeto, venha apontar novas vertentes,
que favoreçam tanto o escolar hospitalizado quanto a sua respectiva
escola.

BIBLIOGRAFIA
GONZÁLES-SIMANCAS, José Luis y POLAINO-LORENTE, Aquilino. Pedagogia
hospitalar: actividad educativa en ambientes clínicos. Madrid: Narcea
SA de Ediciones, 1990.
GONZÁLEZ-SIMANCAS, J. L. La pedagogia hospitalaria desde la perspetiva
educativa. Madrid: [s.n.], 1984.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira. O desafio ao professor universitário na
formação do pedagogo para atuação na educação hospitalar. Dissertação
de Mestrado. PUCPR, 1998.

MATOS, E. L. M. e MUGGIATI, M. M.T. de F. Pedagogia Hospitalar.
Curitiba: Editora Champagnat, 2001. MATOS, E. L. L. e GOMES, P. V.
(Orgs.) Uma experiência de virtualização universitária: o Eureka na
PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2003.

MUGGIATI, Margarida Maria Teixeira de Freiras. Hospitalização
escolarizada: uma nova alternativa para o escolar doente. Dissertação
de Mestrado. PUCRS, 1989.
MATOS, E. L. M. EUREK@ Kids - Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Projeto CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, 2005.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages