[edublogosfera-l] matéria sobre Redes Sociais e Educação

Lilian Starobinas

to edublo...@googlegroups.com, blogs_educativos
Olá pessoal,
Vi ontem que saiu um texto meu sobre Redes Sociais e Educação na Revista Carta na Escola.
Menciono ali vários trabalhos de colegas aqui da lista - Sônia Bertocchi e Claudemir Vianna no Twitter, Denise Vilardo no Peabirus, Sérgio Lima, Rodrigo Ribeiro e Suely Aymone no Ning.
Como a publicação é impressa, circulará sem nenhum comentário extra sobre as últimas notícias do NING.
Quando eu receber meu exemplar coloco o PDF na Rede pra quem quiser dar uma olhada.
abços
Lilian

--
Lilian Starobinas
http://discursocitado.blogspot.com

--
Para gerenciar a sua participação neste grupo, visite
http://groups.google.com/group/edublogosfera?hl=pt-BR

Para ver as últimas nos blogues dos assinantes
http://www.google.com/reader/shared/user/01876136484329457703/label/edublogosfera

Suzana Gutierrez

to edublogosfera
Oi Lilian

Que bom ! Vou aguardar para ler o teu texto.

abraços!

Suzana

Suely Aymone

to edublo...@googlegroups.com
Oi, Lilian!!!

Fico tri feliz pela referência ao Normal tá na Rede!

Agora, depois das "novas" do Ning, O Normal "tava" na rede!!! :(

Mas já ando em buscas de alternativas... só que, para mim, tudo é muito complicado... apenas sei clicar até que surja a página... não sei nada das "linguagens" para montar as páginas ou redes...

Vou aguardar a revista! Tenho assinatura, mas o distribuidor, na minha região, às vezes, é meio displicente... e esquece de mim...

Mas a minha escola recebe um exemplar...

Valeu mesmo!!!

Abraços!
--
"Não trazer política para a sala de aula é uma política." (Joel Rufino dos Santos)

http://ufabloguei.blogspot.com

Lilian Starobinas

to edublo...@googlegroups.com
Olás,
Pois é, Suely e todos,
o que tem me ocorrido é que esses episódios deveriam nos estimular a exercer uma certa pressão para que fosse criado um espaço de oferta de ferramentas (livres) pelos órgãos governamentais, no qual não teríamos  risco de resolverem "suspender" a opção gratuíta.
Esse é um projeto para se pensar - sem dúvida há limitações e questões de gestão a serem definidas - mas seria nota mil investir na independência desses serviços das grandes corporações.
abços
Lilian

Rodrigo Vieira Ribeiro

to edublo...@googlegroups.com
Queridos colegas,

Sobre as novidades no NING, li na página principal http://www.ning.com
uma comunicação sobre o assunto que diz que receberam muitas
solicitações de redes educacionais e filantrópicas e que estão
estudando o caso para tornar viável a permanência destas redes.

Informam também que dia 4 de maio emitirão um comunicado para resolver
a questão.

Pedem paciência a todos e dizem que em todos os casos eles darão
suporte para a manutenção da integridade dos dados e importação dos
materiais para outros espaços (se for este o caso).

Convém aguardarmos antes de fazermos as mudanças... sempre existe a
possibilidade de eles cobrarem apenas para redes com mais de 200
usuários ativos e para as redes com grande fluxo de visitas... mas
convenhamos... são mais de 2 milhões de redes ning, já tá na hora
deles ganharem algum com isso... :-)

Eu tenho 22 redes... com certeza, só realmente me interessam umas 4,
destas quatro apenas 2 eu pagaria para ficar e as outras das quais
faço parte...lamentavelmente estarei fora...

Mas tem muita gente já pensando em como viabilizar redes parecidas com
o ning para receber a grande migração que provavelmente ocorrerá com
essa cobrança.

Abraços

Rodrigo Vieira Ribeiro

Sergio F. Lima

to edublo...@googlegroups.com
Opa Rodrigo,

Muita gente considera quase um pecado quando um serviço resolve cobrar
:-) Acho que você tocou num ponto importante... há muitas redes no
ning que só estão lá consumindo recursos pois as pessoas criam porque
é simples, fácil e gratuito...

A cobrança criará um corte: Posso usar uma ferramenta mais simples e
que atende a minha demanda de interação coletiva? Preciso realmente
manter esta rede? Se sim, acho que vale a pena pagar.. principalmente
se for um rede grande e ativa.

O que as pessoas precisam pensar antes de migrar para outros serviços
não é só se é gratuito ou não (isto pode ser importante), mas se a
rede usa padrões que permitam a migração para outros sistemas no
futuro.

Até onde eu tinha acompanhado (e conversei, lá na campus party, com um
brazuca que desenvolveu para o NING - http://fabricio.org/) o ning
seguia padrões abertos. Logo será tecnicamente possível exportar os
dados...

O pessoal do budypress está trabalhando num plugin para importar dados do NING.

Este mudança da política do NING, sem entrar no mérito se é bom ou
ruim, servirá como um bom termômetro para as redes organizadas por lá.

Uma comunidade que não consegue se organizar para bancar U$10,00 por
mês, por exemplo, precisa repensar se é mesmo uma comunidade!?!?!

Existem alternativas gratuitas e livres (noosfero, wordpress +
budypress, etc) ... mas requerem tempo de instalação, manutenção e
etc.

Eu acho que o custo-benefício de se manter a conta mais simples poderá
valer a pena para redes ativas e com mais de 200 integrantes... é só
um especulação... temos que esperar a política de preços deles... pode
ser até, como já disseram, que redes educacionais continuem gratuitas!

Em resumo, não é momento para migrações atabalhoadas, nem de histeria.
Deverá haver um tempo para as migrações e o pessoal de tecnologia da
concorrência vai pavimentar as possíveis migrações.

abs

Em 20 de abril de 2010 18:37, Rodrigo Vieira Ribeiro
<rodri...@gmail.com> escreveu:
--
Sérgio F. Lima
http://sergioflima.pro.br/b <-Móvel ou Não (auto)

Suely Aymone

to edublo...@googlegroups.com
Oi, Lilian, Rodrigo, Sérgio!

Assim como o blog no blogger, criei a rede no Ning pela simplicidade - não entendo nada sobre as linguagens da web (bem que me esforço atrás de tutoriais!) e por ser um serviço gratuito, é claro!!!

Me facilitava a vida, pois @s menin@s podiam se inscrever usando qualquer email e começar a inserir textos, trazer questões, publicar fotos (adoram isso!), vídeos...

A partir daí, acho que eles (elas) começaram, minimamente, a usar a web como autores (as) também... Gostei disso... Tive boas surpresas... Alguns (as) usavam o chat para trocar ideias sobre os planos de aula no estágio, por exemplo.

Era o tipo de interação que eu imaginava, com certa autonomia... sem ser, apenas, uma tarefa para a escola... valendo nota!

Agora, nossa interação anda meio capenga, pois a maioria  não tem computador em casa e, neste ano, o laboratório da escola recém está sendo reativado... falta mouse, falta não-sei-o-quê e os dias vão correndo...

Bueno, somente depois que me inscrevi aqui na lista, é que comecei a pensar em software livre e proprietário... isso nem passava pela minha cabeça!!! :(

Criei um espaço no Wordpress, mas devo estudar mais, aprender mais antes de usar com os alunos... ainda me sinto insegura...

Quero dizer que gostaria de manter a rede, investir mais nela, trazer mais alunos para  participar... no Ning ou em outro serviço... Ando lendo sobre o Buddypress, mas é tudo "grego" para mim...

Não sei o que fazer ainda!!!

Vou continuar acompanhando as conversas aqui e noutros espaços!!!

Abraços!!!

Suely Aymone

to edublo...@googlegroups.com
Oi, Lilian!

Muito legal essa ideia de um espaço de ferramentas livres mantido pelo poder público!!!

Quem sabe a gente não começa a fomentar alguma ação nesse sentido!!!

Abraços!

Ewout ter Haar

to edublo...@googlegroups.com
Porque não usam http://culturadigital.br/ ? Já existe, é mantido pelo
poder público, permite formação de grupos (forum, blog, etc.) Os
termos de uso são razoáveis. É feito com Buddypress.

Se houver demanda por parte de educadores suficiente, talvez o Minc ou
o MEC criam um domínio especialmente voltado para educação (percepção
de legitimidade é importante nestes sites).

Ewout

2010/4/21 Suely Aymone <su.a...@gmail.com>:
--
http://stoa.usp.br/ewout

Sergio F. Lima

to edublo...@googlegroups.com
Opa Ewout, Sueli e todos

O ideal para a maioria de nós professores (eu inclusive) é algo pronto
e funcional. Mesmo pra quem gosta de mexer e instalar, nem sempre
teremos tempo (principalmentre para os Professores que estão em sala
de aula) para manter software instalado (é atualização, é plugin, é
tema, etc).

Ser gratuito é bom, mas usar padrões abertos é mais importante que ser
gratuito! Pois permite migrações futuras por qualquer que seja o
motivo.

Se o MEC oferecesse infra-estrutura (software, hardware e pessoal de
TI) seria o ideal, pois deixaria o professor somente com a tarefa
(nada fácil por sinal) de fomentar as comunidades locais de
aprendizagem...

abs
Sérgio Lima

Rodrigo Vieira Ribeiro

to edublo...@googlegroups.com
Olá Ségio, Lilian, Sueli, Ewout e todos

Estou contente com o caminho da conversa. Realmente concordo com o
Sérgio. Dependendo do valor compensa mater a rede. E faz sentido a
questão de ser software aberto com possibilidades/facilidades de
migração de dados.

Obrigado pelos links!

A questão da gratuidade é importante também. Acontece que muitas redes
que nasceram como experimentação gratuita só existem por isso. Elas
cresceram e deram certo. Acredito que eles considerem os tamanhos das
redes para começar a cobrar. Se não for assim parece que será difícil
a entrada de novos usuários, já que sem um "Taste Test" me parece
complicado adotar esse ou aquele recurso.

Fora que é impossível para o professor bancar com custos de teste de
recursos para a sala de aula, só falta mais essa! hehehehehe

De qq forma precisamos aguardar as novas diretrizes para podermos
saber se vamos migrar ou continuar...

Confio na inteligência do NING em diferenciar os tipos de clientes
pagos e gratuitos.

Me lembro que por um tempo foi distribuída a ferramenta do Ning de
forma gratuita para baixar como o Joomla e o moodle mas não baixei e
não tenho idéia se ainda é possível fazer isso... também acredito que
tenha uma infinidade de gente preparando alternativas para resolver o
problema.

Abraços
Rodrigo

Lilian Starobinas

to edublo...@googlegroups.com
Olá Rodrigo e todos,
bloguei mais longamente sobre meu incômodo com a suspensão do serviço gratuito do NING...
veja lá
http://discursocitado.blogspot.com/
abço
Lilian