Pular para a primeira mensagem não lida

Galdir Damasceno

não lida,
13 de mar. de 2008, 11:45:5813/03/2008
para edublogosfera
Gente,

Ainda não me apresentei. Sou Galdir Damasceno, Instrutor em TI. Estou
pesquisando muito esses tempos sobre as possibilidades da web 2.0 na
educação, e quanto mais mergulho, mais fundo fica :).
Achei o grupo e me empolguei com os relatos de vocês, muito bom!
Acabei de achar algo que eu tinha imaginado já. Um Wiki cobrindo muita
coisa dessa nova perspectiva do ensino, http://www.classroom20wiki.com/,
só que em inglês. Tenho pouca dificuldade com a lingua, mas volta e
meia posso me enrolar. Então pensei que a idéia pode vingar entre nós
mesmos. Lá por exemplo eles tem uma pagina relatando diversas
possibilidades de uso de celular em sala de aula, ou o uso de blogs,
ou do proprio wiki. Cada um com sua ideia acrescenta la e virá um
banco de idéias e conclusões sempre acessivel por nos e por qualquer
um, aluno ou instrutor, que se interesse.
Podemos construir um Wiki no mesmo esquema, mas com nossa perspectiva
brasileira sobre o assunto e é claro em português. Eu não sei se isso
já existe, posso estar atrasado, se já houver me apontem, mas pode ser
uma oportunidade para criarmos.
Eu sei que aqui podemos criar paginas e edita-las em conjunto, mas a
ferramenta Wiki direcionada parece mais adequada e mais ferramentada
para controlarmos participações e o histórico de edições.

Que tal? Podemos por a bola no meio do campo?

Abraços

Sergio Lima

não lida,
13 de mar. de 2008, 15:09:3613/03/2008
para edublogosfera
Opa Galdie e todos!

On 13 mar, 12:45, Galdir Damasceno <gal...@gmail.com> wrote:
> [...]
> pesquisando muito esses tempos sobre as possibilidades da web 2.0 na
> educação, e quanto mais mergulho, mais fundo fica :).

Seja muito bem-vindo ao grupo :-)

> Achei o grupo e me empolguei com os relatos de vocês, muito bom!
> Acabei de achar algo que eu tinha imaginado já. Um Wiki cobrindo muita
> [...]
(...)
> [...]
> brasileira sobre o assunto e é claro em português. Eu não sei se isso
> já existe, posso estar atrasado, se já houver me apontem, mas pode ser

Se existe, eu não conheço!

> [...]
> para controlarmos participações e o histórico de edições.
>
> Que tal? Podemos por a bola no meio do campo?

Da minha parte acho que podemos sim, mas seria legal ouvir o que os
colegas acham!

> Abraços

[]'s
Sérgio F. Lima

Enoch Filho

não lida,
14 de mar. de 2008, 17:47:2814/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Também acho a idéia do wiki bem interessante

Imagino que aquele projeto Efigênia Vai à Escola (?) (apesar de não seria um formato wiki, livre e colaborativo) tem mais ou menos essa intenção de reunir informações.

=)
--
.: Enoch E.S. Filho :: Jequié, Bahia :.
www.EnochFilho.Net

On 3/13/08, Galdir Damasceno <gal...@gmail.com> wrote:

[...]

14 de mar. de 2008, 18:56:3414/03/2008
para edublogosfera
Opa Enoch e todos!

On 14 mar, 18:47, "Enoch Filho" <enoc...@gmail.com> wrote:
> [...]
> formato wiki, livre e colaborativo) tem mais ou menos essa intenção de

Pelo que entendi do Projeto Efigênia vai a Escola... não tem este
caráter de reunir informações... mas levar a comunidade escolar a
"descobrir" as "social media".... para que? Bom... não ficou claro
pra mim... na verdade ficou, mas eles dizem que o objetivo é nobre,
etc etc etc...

> =)
> [...]

Suzana Gutierrez

não lida,
14 de mar. de 2008, 20:07:3914/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Galdir e pessoal

Primeiro me desculpem o modo meio desordenado das respostas. É que tenho
respondido algumas coisas entre uma aula e outra e, às vezes, me perco
em algumas coisas. Assim, só hoje fui olhar o wiki recomendado pelo Galdir.

Foi feito no wikispaces, um sistema bem bom e fácil de usar. E é um
repositório de material, a maioria links, para artigos, recursos, etc.
Bacana :)

Aí que eu pensei que a mesma coisa poderia ser feita no del.icio.us,
apenas teriamos de combinar as categorias mais visadas e criar uma
'categoria especial' que reunisse todos os links+comentários. Alguma
coisa que não tivesse link, por ex, a referência a uma biblioteca não
virtual, poderia ser postada em qualquer blog e depois adicionada ao
del.icio.us.

Um scriptzinho (ou o feed) puxaria o del.icius/edublogosfera para dentro
de uma página aqui na lista ou direto para dentro do "Ultima dos
Edublogues" e o mesmo poderia ser feito para qualquer categoria desejada.

Outra idéia, usando um suporte que já existe, é postar no Vamos Blogar?
(http://vamosblogarbr.blogspot.com) que já agrega muita coisa e pode,
também, agregar idéias.

abraço!

Suzana

Galdir Damasceno escreveu:

Lilian Starobinas

não lida,
15 de mar. de 2008, 07:57:5815/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Sú e todos,
Gosto muito da sua idéia de um espaço específico para reunir links e comentários de ferramentas que podem ser úteis, sabe porque?
Sempre tive a sensação de que há muita informação que circula nas listas, mas que é apropriada individualmente pelos participantes, ou se perde no meio das mensagens e lá na frente alguém vem perguntar novamente sobre aquele recurso.
Criando um espaço de registro (tipo del.icio.us ou vamos blogar, ou os dois), essa circulação vai ficando mais organizada, e dá para indicar diretamente esse espaço como referência para maiores informações.
abços
Lilian

--
Lilian Starobinas
http://discursocitado.blogspot.com

Suzana Gutierrez

não lida,
15 de mar. de 2008, 08:14:2515/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Lilian e todos

Pensei em usar algum espaço já existente justamente para não criar mais um espaço. O Vamos Blogar, por exemplo, foi criado para reunir experiências, recursos, ferramentas, anuncios de cursos e eventos, mas é pouco usado. Mesmo tendo mais de 20 contribuidores, muitos só postaram durante um tempo e depois abandonaram, mesmo com a possibilidade de linkar a postagem aos seus blogs. É compreensível visto que todos têm os seus próprios blogs e não muito tempo.

Assim, se criarmos um wiki ou blog será mais um espaço para atualizar. Por isso pensei no del.icio.us que já é usado por alguns, no qual poderíamos criar uma tag especial que reunisse as nossas postagens. A única recomendação seria que quem adicionasse um link, colocasse comentários\ explicações no espaço apropriado.

Falando nisso, quem usa delicious aqui? (/mode spam liberado)

abraço

Suzana

Lilian Starobinas escreveu:

Elisangela Zampieri Panisson

não lida,
15 de mar. de 2008, 09:18:1015/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Olá Suzana e grupo, eu utilizo o delicious, mas há pouco tempo, na verdade ainda não descobri todas as suas funcionalidades. Há alguns dias inseri um botão nas postagens que você ou seus visitantes podem adicioná-las automaticamente aos seus favoritos. O "Adicionei "reúne em um só botão os mais utilizados sites de favoritos sociais e compartilhamento de notícias como del.icio.us, digg, linkk, google bookmarks, rec6, yahoo myweb e muitos outros.

Date: Sat, 15 Mar 2008 09:14:25 -0300
From: ssg...@gmail.com
To: edublo...@googlegroups.com
Subject: [edublogosfera-l] Re: Wiki da educação na web 2.0

Suzana Gutierrez

não lida,
15 de mar. de 2008, 09:57:2315/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Elisangela

A idéia central do del.icio.us é a de ser um "favoritos" social. Ou seja, ao invés de você adicionar um link que está visitando aos favoritos do seu navegador, você adiciona ao del.icio.us que é classificado, compartilhado e distribui por rss.

Para adicionar alguma coisa ao teu del.icio.us , tu podes usar estes links que as pessoas colocam nos blogs ou no rodapé das postagens (como este "Adicionei") ou usar na barra do seu navegador os botoões do del.icio.us >> TAG (tag this)

Veja aqui: http://del.icio.us/help/buttons

abraço!

Suzana

Elisangela Zampieri Panisson escreveu:

Lilian Starobinas

não lida,
15 de mar. de 2008, 11:11:1515/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Su, eu uso (liliansta).
O que é /mode spam liberado ?
Uma coisa interessante que fiz, no Sobre História, foi colocar o delicious na barra lateral, mas somente com o tag história. Assim os links que aparecem mantém o foco do blog.

Bee e os demais que chegaram esses dias, boas vindas.
abços
Lilian

2008/3/15, Suzana Gutierrez <ssg...@gmail.com>:
[...]

15 de mar. de 2008, 11:44:3615/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Lilian

Esta é a idéia. Podemos usar várias tags delicious para divulgar no Ultimas dos Edublogs" ou uma tag específica que criarmos, por exemplo, "edublogtag", que reuna tudo que julgarmos interessante, dentro do tema da lista.  Mesmo que os links recebam, também, outras classificações.

Usando uma tag 'artificial', criada só para nós, quase 100% do que for postado será por nós mesmos.

/mode spam liberado = como eu pedi para que quem tivesse delicous falasse, liberei o spam dos "eu também " na lista :) (brincadeirinha)

/mode ou /say ou /msg ... são parte de códigos de algumas linguagens de programação.

abraço!

Su

Lilian Starobinas escreveu:

Barbara Dieu

não lida,
16 de mar. de 2008, 17:24:5016/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Acabei de fazer um curso "grátis " de midia wiki no wikieducator (de
volta eles pedem um plano de aula ou recursos).
http://wikieducator.org/User:Bdieu
Como sou professora de inglês, estou contribuindo em inglês (uma
unidade sobre letramento visual e crítico) e a página sobre o Brasil.
http://wikieducator.org/ELT_Resources/visual_and_critical_literacy
http://wikieducator.org/Brazil
Aceito ajuda :-)
Poderíamos todos contribuir em português na wikipedia ou nos anexos.
Wiktionary
Wikinews
Wikiquote
Wikibooks
Wikispecies
Wikisource
Wikiversity
Commons
Meta-Wiki

Um abraço,
Bee

--
Barbara Dieu
http://dekita.org

Carlos d'Andréa

não lida,
17 de mar. de 2008, 21:11:1517/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi, Barbara,

conte-nos mais sobre este curso no wikieducator. Há previsão de outros?

Todos: está circulando esta semana um post muito intessante sobre o uso da Wikipédia em sala de aula, acho que vale muito a pena dar uma olhada:
http://scholarship20.blogspot.com/2008/03/wikipedia-writing.html

Abs,
--
Carlos d'Andréa
novasm.blogspot.com

2008/3/16 Barbara Dieu <beeo...@gmail.com>:

Barbara Dieu

não lida,
17 de mar. de 2008, 21:20:0617/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Carlos,
O curso para aprender como usar a mediawiki leva 2 semanas, é
oferecido duas vezes por mes e é patrocinado pela Commonwealth of
Learning - é grátis e em inglês e em troca temos que deixar um pouco
de conteúdo.
Ver Learning for Content
http://wikieducator.org/Learning4Content

Achei que seria interessante fazer algo parecido em português para
cada um acrescentar o que sabe e o que pode. Aos pouquinhos essa
colaboração poderá construir uma boa base de recursos abertos e livres
dos quais todos poderão desfrutar - acrescentar/corrigir.
Um abc

Carlos d'Andréa

não lida,
17 de mar. de 2008, 21:33:4217/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Muito interessante, Bee.

Já abusando, você pode nos dizer um pouco sobre o curso, principalmente a demanda de tempo ao longo das duas semanas? Tenho total interesse em fazê-lo, mas talvez não agora...

Abs,

--
Carlos d'Andréa
novasm.blogspot.com

2008/3/17 Barbara Dieu <beeo...@gmail.com>:

Barbara Dieu

não lida,
17 de mar. de 2008, 22:01:1217/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi Carlos,
Acho que depende do seu expertise em tecnologia. O workshop é
constituído de tutoriais online que vc segue por conta própria e
tutores que respondem à perguntas no Google list.

Eu já tinha trabalhado com wikis e com o mediawiki, logo não foi
difícil. Eles acham que deve levar umas 5 horas. Tem gente que não
acaba e faz um segundo workshop...eu estou agora trabalhando no
conteúdo. Prometi que ia entregá-lo no final do mes, mas não sei se
vou conseguir. Vou pedir prorrogação :-) Vou dedicando umas horinhas
para redigir e estruturar. Estou aprendendo e pesquisando o que não
sei ou não tenho certeza e reforçando o que eu sei.
Aqui está a página com os proximos workshops.
http://wikieducator.org/Learning4Content/Workshops/Online_schedule
e a explicação como começar
http://wikieducator.org/Learning4Content/Resources/Getting_started

Carlos d'Andréa

não lida,
18 de mar. de 2008, 11:01:5418/03/2008
para edublo...@googlegroups.com
Oi, Barbara,
tenho uma boa experiência com wikis também, acho que não será complicado.

Me inscrevi lá. Alguém mais?

Obrigado, abs,

--
Carlos d'Andréa
novasm.blogspot.com

2008/3/17 Barbara Dieu <beeo...@gmail.com>:

Bernardete

não lida,
18 de mar. de 2008, 12:43:5218/03/2008
para edublogosfera
Para Carlos, Barbara e todos

No trabalho que iniciamos as alunas publicam os projetos no pbwiki.
Ontem , dia 17/03, depois de terem feito uma apresentação do grupo no
Front Page,fomos para a criação do wiki com a primeira turma. A
semana passada visitei o site http://pbwiki.com e não havia ainda a
pbwiki 2.0. Possue um novo desing e também amplia possibilidades para
a edição e colaboradores.Coloquei aqui um exemplo das duas, somente
com duas fotos, não diminui o tamanho pois estava com pressa, só para
terem um idéia, penso que maioria já conhece, assim como a Barbara.

http://bernardetemotter01.pbwiki.com/

http://bernardetemotter02.pbwiki.com/

http://pbwiki.com/content/pbwiki-beta - vídeo do modelo 2.0

Vamos trabalhar na versão mais simples