Enc: Economia da Europa está na UTI

6 views
Skip to first unread message

Frankley Fernandes

unread,
Feb 23, 2010, 11:01:58 AM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com


 
Para discutir:
 
O que está em xeque é a crise do euro. Veja no comentário de Miriam Leitão.
 
Não é a economia brasileira que está na UTI. Os países em crise são Grécia, Espanha, Portugal, Irlanda. O problema cresce na Europa.

A Espanha tem desemprego recorde. A Irlanda começou a cortar gastos nos salários. Mas o centro do problema é a Grécia. O próprio governo disse que tem dinheiro para 26 dias e quer empréstimos de € 27 bilhões, a juros baixos. Mas quem vai emprestar a juros baixos para um país como a Grécia, que deve 100% do PIB e que tem 12,7% de déficit público? A União Europeia obriga os países a ficarem no limite de 3%.

O que acontece é que esses países periféricos gastaram demais nos últimos anos. Fizeram pouco controle, aumentaram muito o déficit público e agora querem ser resgatados pelos outros países, que também aumentaram seus gastos por causa da crise.

O problema é que a Europa transferiu muito dinheiro para esses países, em uma tentativa de equalização. Portugal, por exemplo, recebeu muito dinheiro para que a população pudesse estudar e, assim, melhorar o nível de mão-de-obra qualificada. Então, eles viviam como ricos, recebendo para estudar.

E a conta está batendo na Alemanha, o país mais rico da Europa. Só que os alemães questionam: para um alemão se aposentar, são 67 anos de idade. Para o grego, a idade mínima é de 63. O alemão pergunta por que tem que trabalhar cinco anos a mais e transferir dinheiro para o grego? Eles querem que a Grécia faça a reforma da Previdência.

A questão central não é a crise da Grécia. O que está em xeque é a crise do euro. Será que o euro pode ser a moeda comum de tantos países, tão diferentes? Em vários desses países, como Alemanha e Holanda, pesquisas de opinião pública estão tratando desse assunto. Eles começam a achar que a Grécia não deveria usar o euro, deveria voltar ao dracma.

Qualquer instabilidade séria na moeda pode levar os alemães a quererem a volta do marco. A Alemanha, é bom lembrar, tem um trauma nacional. Em 1923, teve a hiperinflação.
 
 
E o Brasil? Ontem, esteve por aqui o economista Jim O’Neil, que criou a sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
 
Ele disse que esses países não podem mais ser chamados de emergentes, pois agora puxam a economia mundial. E vão seguir assim.

Economistas concordam que o Brasil só vai realizar seu potencial de crescimento se investir em educação.
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Anna

unread,
Feb 23, 2010, 2:02:03 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
Vcs que estão morando ai na Irlanda ja estão sentindo isso?
 
É bom saber dessas noticias, mas confesso que fico com medo qdo penso em largar as coisas no Brasil e chegar em outro país que está em recessão.
Se por agora não está tendo emprego nem para eles imagina para nós brasileiros lá (aí).

--- Em ter, 23/2/10, Frankley Fernandes <frankley....@yahoo.com.br> escreveu:
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "E-Dublin" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para e-du...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para e-dublin+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/e-dublin?hl=pt-BR.

luiz. sussu fernando

unread,
Feb 23, 2010, 2:02:30 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
Muito boa a matéria
valeu por disponibilizar Frankley


 
--

luiz. sussu fernando

unread,
Feb 23, 2010, 2:05:12 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com

Anna, estou aqui no Brasil ainda..
Mas todos dizerm a 3 anos atras as coisas eram melhores...
Mas como todos falem, é só correr atras que as coisas vao dar certo...
Emprego n vai cair no céu, nem aqui mto menos lá.
 
Acho que o interessante é levar uma reserva maior de dinheiro para sobreviver mais tempo sem trabalho...
 
é isso que eu acho e é isso que vou fazer...

Bruno Dias

unread,
Feb 23, 2010, 2:11:56 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
E-Dubliners,
 
Segue anexo matéria, específica sobre a crise Irlandesa, publicada no último dia 18/02 no jornal Valor Econômico/SP. "Com país em crise, Irlandeses voltam a pensar em emigrar"
 
Abs!
5343882_2046343_2.jpg

Edi Oliveira

unread,
Feb 23, 2010, 2:45:30 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
Pra quem está indo agora a situação é bem preocupante, sim. Mas também tudo vai depender dos objetivos de cada um, se é "fazer vida" na Europa e ganhar dinheiro ou estudar. Como alguém já disse, o ideal é levar um pouco mais de dinheiro, suficiente pra se manter por um período maior sem precisar trabalhar. E correr atrás, buscar alternativas, usar a criatividade, inovar. E eu sempre achei q brasileiro é bom nessas coisas.. heheheh
 
Edi Oliveira
(11) 9219-4981
MSN: edi_oliv...@hotmail.com



De: Bruno Dias <bruno...@gmail.com>
Para: e-du...@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010 16:11:56
Assunto: Re: [e-dublin] Enc: Economia da Europa está na UTI

Poliana G. Mateus Ojeda

unread,
Feb 23, 2010, 4:32:52 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
eu cheguei na Irlanda em janeiro de 2008, todos os brasileiros que encontrei naquela época dizia que aqui era muito bom para trabalho. Tinha aos montes e ninguém se preocupava em perder o emprego...

Fui contrata no final de 2007 e as oportunidades por aqui naquela época eram realmente boas e tinha bastante, um visto de trabalho (Work Permit) era dado sem burocracia e ficava pronto em 3 semanas. Hoje? Pode levar 3 meses ou mais e também não permite mais trazer o conjuge.

Em 2008 foi um ano normal, continuei vendo muitas e muitas vagas de emprego por aqui..

Já no final de 2008 estourou a tal da crise e a Irlanda foi sim afetada, visivelmente. O centro da cidade passou a ter cada vez menos pessoas e as noticias de empresas falindo eram semanais. Em janeiro de 2009, ficou muito assustada com o que vi por aqui (Galway), em pleno sabado o centro estava vazio e muitas lojas fechadas! Nunca tinha visto aquilo por aqui, pois sempre foi muito movimentada. Cheguei a abrir o jornal local na página de emprego e as UNICAS vagas anunciadas eram daquelas para trabalhar de casa, Avon, etc.

Em fevereiro de 2009, meu marido passou a trabalhar somente 3 dias por semana. No mesmo mês, cortaram em torno de 15% do meu salario. Foi quando a tal da crise comecou a nos afetar...

No decorrer de 2009, os cortes foram aumentando e a empresa que trabalho já anunciava que estava a beira da falência. No total foram 45% de corte de salário e pasmem NENHUM funcionario demitido, todos tristes por ter um corte tamanho...mas pelo menos mantemos os empregos.

Por que tantos cortes e empresas falindo? Segundo eles, pq os bancos não tinham mais dinheiro para emprestar aos empresários. O fato de ter clientes americanos tb influenciou.

Bom, sobrevivemos ao ano de 2009.

Agora, em 2010 não se houve falar muito em crise por aqui...passou? Não sei, talvez a mídia não tenha mais tanto interesse nisto.

Mas o meu "feeling" é que a poeria baixou, de verdade. Este mês já tivemos os salários restituídos e tudo voltou ao normal...

O comercio me parece aquecido novamente e ao invés de ver notícias sobre empresas falindo por aqui, tenho visto anuncios de novas empresas e o jornal está recheado de oportunidades de emprego novamente.

Então, na minha opinião...a crise não é mais motivo para se preocuparem.

Bjos,

Poliana


2010/2/23 Edi Oliveira <edi_ol...@yahoo.com.br>



--
Poliana G. Mateus Ojeda

Eduardo Giansante

unread,
Feb 23, 2010, 6:05:56 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
Faco minhas as palavras da Poli, mas vou dar um pouco mais de contexto pra 2009/2010 com base no que vivi (alem do que ja esta aqui http://www.e-dublin.com.br/category/economia/crise-economia)

Alem de cortes de salário, e baixa no revenue (PIB), algumas medidas foram tomadas pra esse ano de 2010

o VAT (imposto) que era 19% em 2008, subiu pra 21.5% em 2009 e agora baixou para 21%, o que auxilia o comércio.

Em 2009 comecaram a investir no "Guaranteed Irish", uma iniciativa que busca promover as empresas Irlandesas. Ruim pra nós, mas bom pra economia
http://www.e-dublin.com.br/2009/07/voce-sabia-guaranteed-irish-e-irlandes-eu-agarantio.html

O ano de 2010 nao teve queda comparado a 2009, e de certa forma estabilizou. Mas estabilizou em baixa, ou seja, a probabilidade é que acabe o ano estável (ainda bem baixa) para uma provável ascendencia em 2011.

Como a Irlanda nao é a única em crise, o PIGS foi criado (pra tentar salvar Espanha, Portugal, Grécia e Irlanda - Itália teoricamente seria PIIGS)

E diferente dos outros países, a Irlanda está investindo numa tal de NAMA (nao investiguei a fundo), mas parece uma empresa que vai tentar limpar os buracos dos bancos comprando os empréstimos de maior valor que foram feitos nesse periodo.. pra quem se interessar em saber mais:
http://www.independent.ie/opinion/editorial/nama-a-first-roll-of-the-dice-2047464.html

Na prática, o que vi de Janeiro pra cá foi: "lucramos" 40% da nossa meta de Janeiro, Fevereiro ficou emcima (vai ficar) e a previsao é de manter. Porém, essa nossa meta ja é mais baixa que o padrao de 2008 (bem mais), entao segue o raciocinio do PIB de certa forma

Eu ainda acho que nao reflete em voces, pois o pior ja passou. Porém, lembrem-se de que a IRlanda esta tambem investindo em potenciais e profissionais que possam contribuir com formas alternativas de girar a economia. Tentem prestar atencao nas notícias que saem caso queiram vir pra cá a longo prazo.

pra quem vem a curto prazo (1 ano/) nao se preocupem muito, nao vai nem dar tempo de sentir :)

2010/2/23 Poliana G. Mateus Ojeda <poliana...@gmail.com>



--
-Edu Giansante
http://edugiansante.com
http://www.e-dublin.com.br
http://twitter.com/edugiansante
http://twitter.com/edublin

Aline Carvalho

unread,
Feb 23, 2010, 6:25:52 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com

Eu acredito que a famosa recessão da economia irlandesa não foi solucionada, mas o grande susto já passou.

 

Cheguei em Dublin em Novembro de 2008, no auge da crise financeira mundial. Para se ter uma idéia do estrago que a crise fez na minha viagem eu cheguei a pagar R$3,35 em cada euro.

Os empregos que recheavam os anúncios enquanto eu pesquisava desapareceram. Tomei calote em três empregos diferentes e ainda sim dei a volta por cima.

 

Permaneci um ano em Dublin. Trabalhei muito, mais do que deveria em algumas oportunidades, em troca eu ganhei experiência, viagens, amigos e muito conhecimento. Faria tudo de novo se preciso, acompanhado de cada lágrima e alegria que tive. Excluiria apenas a parte do frio, se possível! RSS

 

Enfim... o sucesso de cada um de vocês que estão chegando na Irlanda ou planejando a viagem depende só de vocês. A vida vai se encarregar de aproximá-los ou não de fatores que facilitem o dia-a-dia, mas ninguém além de você tem responsabilidade pelo sucesso ou fracasso dos planos.

 

Estejam sempre preparados pra tudo! Com ou sem crises as dificuldades surgem e ajudam no amadurecimento dos indivíduos.

 

A principal dica é manter-se sempre informado! Isso vocês poderão encontrar aqui, o e-dublin é um dos principais canais da Irlanda para quem vai, está lá e até mesmo já voltou como eu.

 

Beijos,

 

Li

Edi Oliveira

unread,
Feb 23, 2010, 8:21:23 PM2/23/10
to e-du...@googlegroups.com
Valeu a força! Gostei do depoimento da Aline e da Poli... Aliás, de vez em qdo eu bato o olho em alguns depoimentos no orkut e o q tem de gente reclamando da vida... Acho q é isso que eu mais gosto no pessoal do e-dublim: o otimismo. E, a tempo, ser realista não implica em ser pessimista :D


Edi Oliveira
(11) 9219-4981
MSN: edi_oliv...@hotmail.com

--- Em ter, 23/2/10, Aline Carvalho <carvalh...@gmail.com> escreveu:

Poliana G. Mateus Ojeda

unread,
Feb 24, 2010, 5:21:14 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
como disseram por aqui, em tempos de crise uns choram e outros vendem lenço! Cada um escolhe o que vai fazer...



2010/2/24 Edi Oliveira <edi_ol...@yahoo.com.br>

Frankley Fernandes

unread,
Feb 24, 2010, 7:01:33 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Que bom saber diversas opiniões, principalmente quando elas te confortam. O lance é que tem umas energias contrárias aqui tentando me deixar down mais isso não me abala. :)
 
Abraço

--- Em qua, 24/2/10, Poliana G. Mateus Ojeda <poliana...@gmail.com> escreveu:

De: Poliana G. Mateus Ojeda <poliana...@gmail.com>
Assunto: Re: [e-dublin] Enc: Economia da Europa está na UTI
Para: e-du...@googlegroups.com
Data: Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010, 10:21

como disseram por aqui, em tempos de crise uns choram e outros vendem lenço! Cada um escolhe o que vai fazer...



2010/2/24 Edi Oliveira <edi_oli...@yahoo.com.br>
Valeu a força! Gostei do depoimento da Aline e da Poli... Aliás, de vez em qdo eu bato o olho em alguns depoimentos no orkut e o q tem de gente reclamando da vida... Acho q é isso que eu mais gosto no pessoal do e-dublim: o otimismo. E, a tempo, ser realista não implica em ser pessimista :D


Edi Oliveira
(11) 9219-4981
MSN: edi_olivei...@hotmail.com

Eduardo Giansante

unread,
Feb 24, 2010, 7:10:24 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Nao sei no que voces acreditam, mas minha familia é crista, e antes de eu vir, meu pai citou pra mim um trecho do Salmo 91 que diz:

"Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido"

Eu lembro disso todo dia, e sei Porque nao serei atingido :)

2010/2/24 Frankley Fernandes <frankley....@yahoo.com.br>



--

Andrea Rosa Pires

unread,
Feb 24, 2010, 7:15:10 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Edi e pessoal, bom dia
 
Nao liga para depoimento  e reclamacao  de orkut, ali tudo um monte de forca contraria para vc nao ir , nao liga para eles. Foca no E-dublin.
Alem do depoimento da Poli, Line e varios outros aqui no forum, no site e monte de coisa boas , positivas, que tudo vai dar certo para voces, acredite e vai.
 
bjs
 
Drea

Jefferson

unread,
Feb 24, 2010, 7:57:39 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com

Sure my friend! Uma das palavras mais ponderosas que ja ouvi!

Aproveitando esse gancho pessoal, se alguem estiver a fim de visitar uma igreja aqui em Dublin fico aqui um convite!

Temos a Gateway Community Church que fica localizada no Ripley Court Hotel, 37 Talbot Street.

Cultos aos domingos as 11am e reuniao de estudo biblico e oracao as quartas as 7pm.

Temos traducao nos cultos para quem precisa, e um grupo muito animado e disposto a fazer a obra de Deus.

Fiquem na paz galera!

God bless you....

luiz. sussu fernando

unread,
Feb 24, 2010, 8:53:50 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Eu li milhoes e milhoes de blogs de um tempos pra cá..
 
E em relação a crise, todos conseguiram "sobreviver", lgk que n foi facil,  todos correram atras, se mataram, mas o importante é que conseguiram arrumar seus empregos....
 
Em relação ao Orkut, não tenho duvidas que tem pessoas que falam mal para desanimar o povo... pessoas egoistas que só pensa nelas ... e acha que ajudando uma pessoa essa pessoa irá tirar o dela...
Eu acho que tem espaço para todos, basta correr atras....
 
Em relação ao otimismo... alguem já leu o blog santoirish?!
 
O pessoal que esta "down" le esse blog para vocês verem... acho que vai ajudar...

Eduardo Giansante

unread,
Feb 24, 2010, 8:57:52 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Falando na crise, olha a Grécia... que pindaíba.. =/

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1503208-9356,00-GREGOS+FAZEM+PROTESTO+CONTRA+POLITICA+ECONOMICA.html


2010/2/24 luiz. sussu fernando <luiz....@gmail.com>

luiz. sussu fernando

unread,
Feb 24, 2010, 9:04:21 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Teoricamente, fazer turismo na grecia agora é bom ou não?!
Falam que é lá é mto fera...

Eduardo Giansante

unread,
Feb 24, 2010, 9:07:07 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
ah, pra turismo nao muda a nao ser que tenha greve de aeroportos, etc

luiz. sussu fernando

unread,
Feb 24, 2010, 9:09:00 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Hahauhaua..
Pensei que como tava em crise podia baixar alguma coisa, seilá, passagem aerea por exemplo...

Eduardo Giansante

unread,
Feb 24, 2010, 9:12:49 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
aaah... poxa nao pesquisei, na verdade grecia deve ser incrivel e por algum motivo ainda nao fui! hehehe

to com viagens pendentes por essa europa baronil

Edi Oliveira

unread,
Feb 24, 2010, 9:56:05 AM2/24/10
to e-du...@googlegroups.com
Valeu, Drea!

Como já disseram por aqui: uns choram enqto outros vendem lenços.


Edu, minha família (inclusive eu) tbém somos cristãos e eu acredito que "tudo coopera para o bem dos que amam a Deus". A vida é um contínuo aprendizado e há os que escolhem ficar dentro da caverna. Eu quero é sentir o friozinho da neve, mesmo q não goste... heheheh


Abs

 
Edi Oliveira
(11) 9219-4981
MSN: edi_oliv...@hotmail.com



De: Andrea Rosa Pires <andrearo...@gmail.com>
Para: e-du...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010 9:15:10
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages