Sobre os nossos objetivos

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com

A primeira coisa que as pessoas perguntam ao saberem que vou morar na Irlanda é: o que você vai fazer lá? E é natural. Afinal de contas, não é fácil sair do conforto e partir para uma nova vida na Europa. Questionamentos como, recebestes uma proposta de emprego, vais em busca de mais dinheiro ou coisa do tipo, sempre acompanham a pergunta principal. E a minha resposta é sempre a mesma: não, não recebi nenhuma oferta de emprego nem estou viajando para Irlanda com o objetivo de ganhar mais dinheiro. Embora, um bom emprego e mais dinheiro sempre sejam muito bem-vindos, mas isso, de fato, não é o meu objetivo principal.

Pra falar a verdade, o meu objetivo principal é chegar lá e viver, apenas viver. Como diria aquele que nunca tira o copo da mão, “deixa a vida me levar, vida leva eu…sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu”. Simples assim: pouca razão, muita emoção. O tempo reciclará naturalmente esses objetivos.

E você que está vivendo uma experiência semelhante, qual é o seu objetivo principal?

E você que já passou por essa fase e está aí, pensou da mesma forma que eu ou não, tinha claramente em mente os seus reais objetivos?

Abraços.

--

Thiago Nascimento
www.ideavertising.com.br

Rafael SCARPA

to e-du...@googlegroups.com
exatamente a mesma situação e a mesma forma de pensar que eu...vamos viver !!!!

Date: Tue, 17 Nov 2009 11:03:15 -0300
Subject: [e-dublin] Sobre os nossos objetivos
From: thiagonas...@gmail.com
To: e-du...@googlegroups.com

Novo Windows 7. Você vai achar que nasceu sabendo! Clique e conheça.

jessica brunetti grano moura

to e-du...@googlegroups.com
Olá Thiago, seu email me tocou.

Sou jovem tenho 26 anos (meu aniversario é hoje), e ano passado em agosto fiquei gravida. E na epoca meu namorado me disse VAMOS CASAR. organizamos tudo e casamos em dezembro. Em agosto do outro ano, ele recebeu uma proposta de trabalhar na Irlanda. Eu concordei, ele tem a mesma idade que eu não é justo da minha parte perdir pra ele ficar. Nosso filho nasceu e quando estava com tres meses ele foi pra a tal ilha. Desde de entao estou no Brasil ALONE, ja fiz de tudo pra tentar matar a saudade. Mas estou tendo insonias constantes. Agora terei a segunda fase, ir tambem com ele em janeiro, com o nosso bb.
Minha perspectiva nessa viagem será reunir novamente minha familia. Não sei muito do ingles, tenho muitas duvidas e preocupações de como será viver em outros pais com meu filho. Mas estou arriscando por amor. É o que me move. Mais emoçao menos razao.

Vamos arriscar, sem risco a vida nao teria graça

Camila Macedo

to e-du...@googlegroups.com
Olá Thiago.
Tudo bem?
Concordo com vc, mas acho que além do que foi citado graciosamente por vc, a experiência de uma cultura diferente da nossa para ampliar os nossos olhares e impressões sobre o mundo, coisas, pessoas, diria até o batido horizonte.
:-)
Estou super ansiosa para vivenciar tudo isso, e para que chegue logo a tão esperada data da viagem.
Acho que qualquer viagem que façamos nos muda de alguma forma, imagina viver um tempo de forma tão diferente com a qual estávamos acontumados? Sair da zona de conforto é a melhor forma de aprendizado e conhecer pessoas, lugares e cultura diferente, acho eu, que potencializa ainda mais isso tudo.
Espero nos conhecermos pessoalmente.
Um grande beijo!

Daniela Aparecida Paranhos Silveiras

to e-du...@googlegroups.com

Boa tarde!

Em primeiro lugar, Jéssica parabéns!!! Mtas felicidades sempre!!! Mta sorte.
Acho que não será fácil vc ir pra outro país com seu bb, ficar longe das pessoas que conhece, da sua família, das pessoas que tb ama mas que ficarão aqui.. porém acho que qdo há o que vc mesma falou, AMOR, as coisas ficam menos complicadas... não está fazendo por obrigação em ter que ir para acompanhar seu marido, mas sim pq ama e quer ver sua família unida e é ao lado dele que vc quer viver... Assim como eu que tenho meus motivos pessoais que me impulsionam e estão me motivando pra que no ano que vem esteja por aí tb.... assim como cada um dos que já foram ou dos que ainda vão levam em seus corações...  Realmente vc é nova, então se esforce, se dedique e aproveite a oportunidade em poder aprender outras línguas, conhecer outras culturas e muita sorte nesta nova caminhada..

Thiago, objetivo parecido com o seu... sinto falta do novo, do diferente, do desafio de mudança... quero sair desta "zona de conforto"  na qual me encontro movida pela razão e viver coisas novas, conhecer outras culturas, viver mais pela emoção... e buscar a felicidade a cada dia, são tantas perspectivas boas que tenho e é claro, ficar o inglês fluente.... e o resto é uma resposta que virá dia após dia...

 E vamo que vamo....

jessica brunetti grano moura <jessicabrune...@gmail.com>
Enviado Por: e-du...@googlegroups.com

17/11/2009 12:46

Favor responder a
e-du...@googlegroups.com

Para
e-du...@googlegroups.com
cc
Assunto
[e-dublin] Re: Sobre os nossos objetivos

Esta mensagem, inclusive seus anexos contém informações confidenciais e deve ser resguardado o devido sigilo de seu conteúdo. Caso tenha recebido indevidamente, por favor apague-a imediatamente e comunique o remetente. Qualquer forma de utilização, reprodução, retransmissão, alteração, distribuição e/ou divulgação de conteúdo desta mensagem ou de parte dele sem a autorização expressa de seu remetente, é estritamente proibida. Obrigado pela sua colaboração.

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com
Olá Jéssica, congratulations!!!!!! Muita paz e alegria pra você.

Concordo em tudo o que a Daniela falou. Provavelmente não será fácil pra você, assim como não é pra ninguém. Mas acho que tudo que se faz com amor, empenho e honestidade não tem como dá errado. Mete a cara, acredita e faz por onde que tudo vai dar certo.

Oi Camila, tudo ótimo! e Você? Massa suas palavras e me encontro no mesmo estado que você: superrrr ansioso. Só respiro Dublin e posso até sentir o frio daqui. rsrsrsrs. E vamos sim nos conhecer pessoalmente. Será um prazer. =P

Beijão.
Thiago Nascimento
Msn: thia...@hotmail.com

gedson natalli

to e-du...@googlegroups.com
como diria meu amigo jack... vamos por partes.
    parabéns jéssica. muitos anos de vida, saúde e alegrias.
    todo mundo repete freneticamente estas perguntas. se eu ganhasse um real pra cada vez que ouvi uma dessas, minhas passagens já estariam pagas.
minha resposta é sempre a mesma. estou indo ESTUDAR.
   é fato que todas as pessoas olham meio torto depois dessa afirmação, o que leva a pergunta seguinte, mas como tu vai se manter lá?
da mesma maneira que me manteria se estivesse aqui. é minha resposta... trabalhando no que aparecer...

meus objetivos são: voltar fluente na língua inglesa, e com uma grande bagagem cultural.

jessica brunetti grano moura

to e-du...@googlegroups.com
Valeu galera pelo apoio e pelo parabens, nesse momento palavras de carinho são sempre bem vindas. Que o destino reserve pra nos sempre a energia da felicidade.

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Parabéns, Jessica! Muitas felicidades e muita sorte nessa vida, na Irlanda, no Brasil, em qualquer lugar! :)

Thiago e demais, me contem uma coisa: qual é a reação das pessoas quando vcs dizem que está vindo pra cá pra viver? Sua família e seus amigos se contentam com essa resposta?
Pergunto porque na minha experiência as pessoas à minha volta estão tão preocupadas com a sobrevivência que acham pouco eu dizer que vim pra viver. Elas querem objetivos concretos, planos práticos e racionais, metas. E eu acabo achando difícil responder com um simples "então, vou estudar e trabalhar, mas sei lá o que eu quero com isso, sei lá como vou aplicar isso na prática, eu só quero ver aonde isso vai me levar". Eu sei que é só preocupação normal, eu tb me preocupo com dinheiro e trabalho e estudo e em me sustentar e construir um futuro e todas essas coisas. Eu só fico me perguntando se esse tipo de preocupação não tira a nossa atenção de outras questões, mais pessoais e abstratas - essas que me trouxeram até aqui...

gedson natalli

to e-du...@googlegroups.com
clarissa...
esse questionamento é natural do ser humano...
nada que tu faça que não seja do dito "senso comum" é bem recebido. pegunte a um vegetariano, ou a um vegan como é a reação das pessoas quando eles rejeitam uma picanha no ponto.
é o jeito que temos de dizer que não estamos errados, e sim quem é diferente que erra por não seguir os moldes.
todos sabem que existe diferenças, mas ninguem aceita que essa diferença esteja tão perto .

no meu caso, sempre falo: vou estudar. questionamento como: mas porque tão longe??? não tem curso de inglês por aqui??? eu respondo sempre: aqui, se eu aprender ou não, não será tão frustrante, se eu falar mais ou menos, serei até bem visto, como um aluno aplicado e tal... lá, se eu não aprender eu passo fome...
dai as pessoas calam a boca e começam a pensar no assunto, ao invés de questionar por questionar.

é minha opinoão... =P

Cristiano Visentini

to E-Dublin
Bah pessoal...
comigo acontece acho q mais ou menos a mesma coisa que com o Gedson e
demais que estão tomando essa decisão de ir pra Dublin ou qualquer
outra cidade fora do país.
Já comprei passagem pra 25 de janeiro, já estava com tudo acertado...
Aew me chega um telegrama pra assumir em um banco uma vaga num
concurso que passei...
salário legalzinho, 6 horas por dia de trabalho, nada estressante,
estabilidade, servidor público...
pois bem...
minha família caiu em cima de mim..
perguntas do tipo: pra que tu vai ir pra lá??? inglês tu aprende aqui,
sem ir pra longe!!! não ta contente com tua vida em casa??? vai largar
um emprego que todos querem, com estabilidade, salário sempre no final
do mês???
pois bem... estou num dilema...
quero muito ir... razões concretas??? sei lá...quero viver sendo eu
mesmo, com minhas conquistas, minhas derrotas, com minhas próprias
pernas...
quero viver sobre pressão, sobre pressão de não saber direito a
lingua, de ter que arrumar um emprego pra me sustentar, de ter que
guardar alguma grana pra pagar a dívida que vou fzer pra viajar...
quero viver do jeito que posso, com minhas qualidades!!
mas e conseguir a aprovação dos pais, família??? é realmente
dificil...
falo que nao quero assumir o emprego público e todo mundo diz que to
maluco ehaueuehue
essa semana ta sendo cruel a coisa... preciso tomar minha
decisão...continuo com a viagem ou fico pelo Brasil trabalhando e
vegetando como um velho (sem ofensas, mas não quero isso pra mim)!!

bem... é isso aew... minha experiência talvez pré-Dublin!!! hehehehhe
espero que tenha contribuido com algo!!!

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Gedson, não consegui pensar em mais nada depois que li a parte da picanha no ponto! hahahahahaha!!!
Brincadeira, eu entendi o que vc quis dizer. Concordo, é difícil ser diferente...

Cristiano, o seu email me fez pensar numa coisa... Vc disse que quer viver sendo vc mesmo, sob pressão, viver do seu jeito. Eu entendo isso, eu penso o mesmo. Mas acabei de lembrar de uma coisa que a minha terapeuta sempre dizia: e por que não fazer isso no Brasil? Por que será que a gente tem essa sensação de que só vai conseguir ser autêntico, se assumir, e se forçar a quebrar os próprios limites se a gente for pra bem longe? Eu penso que longe de casa, longe das pessoas que nos acompanham a vida toda é muito mais fácil ser "livre", ser autêntico. E aí é que está... Teoricamente quem faz uma viagem dessas é porque escolheu o caminho difícil, e mais rico - de oportunidades, de possibilidades. Será que o difícil mesmo não seja FICAR e ainda assim fazer essas coisas todas acontecerem para si? Será que o mais difícil não seja transformar uma vida cômoda e estável em algo estimulante, novo, desafiador, e acima de tudo, de acordo com a nossa própria identidade - e tudo isso sem precisar mudar de país, de continente??

Eu já tenho a minha resposta, foi a mesma que dei pra minha teraputa: sim, pra mim era muito mais difícil fazer essa transformação enquanto eu estava no Brasil. Eu me sentia um pouco "presa" diante da minha família e dos meus amigos. E eu senti que precisava me distanciar de todos mais uma vez pra me fortalecer, para que eu acabasse de construir a minha personalidade, e para que eu pudesse enxergar um caminho pra minha vida, e daí sim eu voltaria preparada para tudo e pra todos. Pois bem, cá estou, e vamos ver no que vai dar isso... :)

Desculpa se estou te deixando confuso, Cristiano, me sinto um pouco do contra hoje... Mas pra vc que está diante dessa escolha difícil pode ser interessante ver mais um ponto de vista...

Cristiano Visentini

to E-Dublin
Pois é Clarissa...
realmente é mto mais difícil mudarmos, nos tornamos livres e
construirmos nossa personalidade única do lado da família e amigos!
Talvez por isso quero me distanciar de tudo! Sei que o que sou hoje
foi construído através de "pequenas cópias" do que as pessoas que
estão ao meu lado são. Talvez seja esse o motivo de eu querer me
livrar de tudo isso e viver como eu acredito que possa.
Quando voltar, espero ser alguem muito mais maduro, mais certo das
minhas próximas escolhas.
Se eu ficar, creio que continuarei "copiando" a vida que meus pais
tiveram, a vida que vejo que elem tem hoje, talvez será a minha vida
daqui a 30 ou 40 anos, exatamente igual a eles. Não estou criticando-
os, nem dizendo que eles não são nada e tal, mas será que eu não posso
construir minha personalidade através das minhas escolhas, sem levar
em consideração a família e criação que tenho e tive???
Pois é... decisões difíceis ehuaehuaeueu
Me vejo hoje como se tivesse que tomar a decisão mais importante da
minha vida. E com toda certeza é a mais importante até hoje.

Conversando com uma colega de trabalho ela me disse:
Tu quer ir??? Então vai! Se der certo tua estadia lá, meus parabéns,
conquistaste o que desejavas. Se não der certo, volta, abaixa a
cabeça, te coloca no teu lugar de ter errado na escolha e mostra pra
todos que irão dizer na tua cara que te avisaram que não era pra ir,
que tu pode ser muito mais, que podes arrumar um emprego muito melhor,
passar num concurso talvez muito melhor, com as experiências que
ganhastes, mesmo sendo elas dolorosas.

Essas palavras me deram um ânimo sabe, me fizeram pensar mto melhor no
que quero!

Mas estamos aew... pensativos... tentando escolher o melhor caminho,
que talvez não seja o mais fácil!

E uma dúvida Clarissa... quando tu falou que precisava se distanciar e
tal... tu quis dizer que precisava mesmo viajar e foi??? Desculpa não
saber se tu estas mesmo na Irlanda ou não ehehehe é que, apesar de
acompanhar o grupo quase todos os dias, minha cabeça essa semana ta
entrando em parafuso ehuahehue

abração

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Concordo com tudo, o que vc falou e o que sua amiga falou. Aliás, acho essa parte muito importante: se não der certo, que bosta, mas a verdade é que não seria o fim do mundo! Eu falava isso pra todo mundo: se não der certo, eu volto, pronto. Tenho certeza que minha família vai me receber bem, e nunca é tarde pra recomeçar. Se passou num concurso, pode passar em outro. Não é simples, mas a gente tem mania de dificultar demais...

Sim, eu vim! hehe! Estou em Dublin agora, pela segunda vez. Há dois anos eu vim pra cá, passei uns 7 meses e meio em Dublin, depois uns 3 em Londres e fui embora pro Brasil. Fiquei um ano lá e daí voltei pra Dublin em setembro agora. Tem até minha história contada no grupo e no site! :)

Homero Carmona

to e-du...@googlegroups.com
Eu fico muito muito muito feliz por ler tudo o q li aqui!

Por criação e tudo mais, sempre fui ensinado (e de tudo q minha mae falou, é das poucas que sigo) que você precisa deixar este planeta melhor do q quando você chegou! e o mundo é a escola, entao aprendamos não é mesmo?

E isso parece ser a vontade de todos que comentaram este e-mail do thiago! Estava comentando no trabalho hoje mesmo (teve um treinamento vivencial)

Quando vc decide fazer uma viagem como essa, voce pode ter varios objetivos:

- juntar dinheiro
- arrumar um emprego na área
- arrumar uma passaporte europeu (por bem ou por mal huauhahua)
- aprender uma lingua
- e/ou simplesmente viver e aprender com tudo q vai acontecer

E a única opção em que você nunca vai falhar (mesmo que vc vá, e q por algum motivo voce volte em 1 mes) é a opção de simplesmente ir e aprender!

Acho q  os demais são acessórios e consequencia! Eles tem q ser metas, foco, mas não podem se tornar a NOSSA vida... vamos vivendo e aprendendo, com garra, e deixa q o destino entregará os presentes que merecemos sem q isso se torne um trauma! =o)

Parabens à todos, especialmente à Jessica! =o)

Cristiano Visentini

to E-Dublin
Pois é Clarissa...
tuas palavras como a de todos que postaram antes serão mto válidas
para eu tomar minha decisão, que acho já estar tomada, falta apenas
coragem para dizer o que penso!

Mas então tu é guria viajada já??! eahueahuhue Que legal... acredito
que seja uma das coisas que quero pra mim tb. Não apenas conhecer
cidades e lugares novos, mas poder viver um pouco em cada canto, como
tu fizeste, indo pra Dublin, depois Londres e agora Dublin novamente!
Mto legal isso!

Qnto ao que o Homero falou... Também acredito que a melhor e
verdadeira escola é a vida, e consequentemente o mundo. Meus objetivos
ao ir para Dublin são vários. Um dos meus problemas ainda é não ter
muito foco, quero uma coisa agora e dpois quero outra, além de nao
conseguir me decidir ehuaehue
Mas quero principalmente:
- Arrumar um emprego (sem esse não conseguiria me sustentar aew)
- Juntar uma graninha para voltar ao Brasil (caso volte, pq meu desejo
mesmo é ficar aew nos States ehehhehe) e poder pagar a pequena divida
que irei deixar ehehheh (mas claro que caso nao consiga sei q meus
pais nao me deixarão mal nessa)
- Aprender o english ehehehe e outras tantas caso seja possível
- E viver minha vida... ter novas experiências, aventuras, conhcer
diversos lugares!!!

Acho que essa ultima é o desejo de todos. Se nao for em primeiro
lugar, com certeza está junto!

Enfim... aprender vivendo, aprender errando, aprender acertando!!!

Abração

Deilson Marques

to e-du...@googlegroups.com
NOssa galera nem sei por onde eu começo, Prabens pra quem fez aniversário, quero comer picanha tb, e é isso ai...

Mas cara, o depoismento do Cris foi demais, e homero e edu, tá do car... esse site, to percebendo que aqui é um lugar bem maior que um povo louco (como muitos pensam) que quer ter novas experiencias, mas sim um grupo de AMIGOS.

OLha Cristiano, lamento dizer, vc ta numa sinuca de bico, mas não quero ver vc como aqueles cara concurado de mau humor e morrendo de cancer, cara vá curtir a vida, ou pelo menos experiementar o qto puder...

Confesso a vcs que to com medo sim de vivenciar tudo isso, não sei se vou consegir emprego pra me sustentar, não sei se vou aguentar o frio, sei lá... mas tenho certeza que farei novos amigos que vão me ajudar a crescer como pessoas.

Tem uma frase que me motiva: "Somos do tamanho que sonhamos" , então galera vamos sonhar e lutar muito pra se tornar realidade.

Demorei muito pra ler tudo, mas valeu a pena.

Abraços e bjs a todos

Rafael SCARPA

to e-du...@googlegroups.com
Então vai outra frase pra quem está nesse dilema que tmb atravessei:

" A vida é uma escalada, cansa pra caramba, mas a vista é maravilhosa"

abrs

Date: Tue, 17 Nov 2009 23:27:54 -0200
Subject: [e-dublin] Re: Sobre os nossos objetivos
From: deilson...@gmail.com
To: e-du...@googlegroups.com

Homero Carmona

to e-du...@googlegroups.com
aahhhhh... tme outra, do uisque! uhauhahu

"SONHE ALTO E OUSE FRACASSAR"

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com
Comentários maravilhosos, galera! Tudo muito enriquecedor e impressionante como todos nós nos parecemos, hein?

Cristiano você está num dilema e não é difícil de te entender. Quer uma dica? Segue tua intuição.

Em momentos como esse ela é de longe a nossa melhor aliada.

Eu não passei em nenhum concurso público como você, mas tenho um emprego que me realiza em todos os sentidos, e mesmo assim, estou colocando-o de lado para viver uma experiência que vai me proporcionar, no momento, ganhos com mais valor agregado que o meu emprego atual.

O sentimento que tenho é que estou dando um passo pra trás (apenas em relação ao lado profissional, pois estarei saindo do mercado) para depois dar uns cinco na frente.

Abraços.
Thiago Nascimento

gedson natalli

to e-du...@googlegroups.com
tinha muitas outras coisas pra falar, mas acho que com o que ouviu daqui, já pode tirar tuas conclusões...

mas vou contar minha história brevemente:
sou um cara de 30 anos (31 dia 28 de dezembro... quero festa) com muita vivencia na minha área (design de produto/gráfico) que não tem grandes posses, e nenhum dependente.
a dois ou três anos venho tentando juntar dinheiro pra fazer uma pós em curitiba ou são paulo, mas sempre algo dava errado e continuava na minha vidinha pacata, com um emprego a 3 quadras de casa, morando com meus pais, mesmo depois de ter morado 2 anos fora, por comodismo, terminei voltando...
perdi um emprego muito bom, na sedu pra um amigo que trabalhou bem pouco com design, mas que tinha morado em belfast...

dia 07 de setembro decidi, com uma amiga que iriamos viajar, ela por motivos emocionais e eu por querer mudar de ares mesmo... tanto fazia curitiba, são paulo ou colatina (interior do es)
ela queria sair do país... nos concentramos em estudo da língua inglesa, pra ter um ponto de partida... estavamos entre irlanda, canadá, inglaterra e austrália.

pesquisei muito antes de definir que queria ir pra irlanda. uma das coisa que me animou foi justamente o e-dublin (obrigado mesmo edu e homero) onde achei de tudo... desde como fazer as malas até quais escolas procurar. um outro fator, foi de estar em ul país que pertence a união européia. e por fim (mas não menos importante) a questão financeira... era o mais barato dos 4.
eu trabalhava em uma gráfica, e mesmo sem saber como eu sairia, uma luz divina veio. a grafica fechou. não foi nada com a crise, foi falta de administração mesmo...
me planejei pra viajar dia 11/11, mas o maldito cartão cidadão não chegou a tempo e adiei pro dia 07/12 (três meses depois da data que decidir sair)
por fim, tudo parece conspirar pra que eu vá...

mesmo a garota que iria comigo desistir da idéia
mesmo os atrazos nos pagamentos da recisão do contrato (tenho cheques pra maio de 2010)
mesmo minha mãe quase ter um piripaque quando eu disse no meio de outubro que eu sairia do pais em novembro
mesmo o cartão cidadão ter chego no dia 11 de manhã (daria pra eu viajar... maldição)
mesmo assim, eu vejo meu caminho passando por dublin - ireland.

caso tudo der errado, tenho minha passagem de volta comprada...
caso tudo der errado, já foi muito bom ter conhecido todos vocês.

eu já apageui mais da metade do que escrevi... caso algo não faça sentido, foi a falta de concisão de minha parte... nunca fui bom com isso. =P

Daniela Aparecida Paranhos Silveiras

to e-du...@googlegroups.com, e-du...@googlegroups.com

Bom dia galerinha...

Enquanto lia cada frase do Cris, da Clarissa, do Homero e cia ltda... ia me identificando nos desejos pessoais e nos questionamentos de algumas pessoas que logo perguntam:

"mas e  seu emprego???",
"vc não é feliz aqui com a sua família??",
"aqui não tem escola de ingles???",
"a sua tia não precisou morar fora pra falar bem"

QUE DROGA!! Ninguém entende que cada um é cada um? E que eu não sou ela e que quer viver a minha vida e não a dela???? Tenho os meus sonhos, as minhas vontades, meus paradigmas... não é pq tive a mesma criação que meu irmão (por exemplo) que tenho q ser como ele ou vice-versa...
E, principalmente nossos pais não entendem isso pq querem sempre nos proteger... mas não entendem que às vezes mta proteção não nos prepara pra vida...

Era o que vinha concluindo durante a leitura de cada depoimento, o que o Thiago falou, como é enriquecedor esta troca de experiências com pessoas que sonham parecido com a gente...

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”
Eduardo Galeano

Se eu farei a escolha certa, só vou saber lá na frente... mas é algo que sinto que tenho que fazer... portanto é o que farei.. este é o momento... se eu errar, é como a Cla falou, volto pra casa, meu quarto e minha família estarão me esperando.... e bola pra frente...

P.s. Cris comentei a sua história com a minha mãe, que não foi diferente e falou: "Nossa ele vai ficar né???" ...em seguida ela me pergutou:  "Dani, e se fosse vc, o que faria?"  Eu respondi que se eu tivesse no seu lugar, no limite em que vivo hj, eu iria pra Dublin... (só pra constar, ela ficou muda)...

"Sonhar é fundamental. Mas só isso não basta. É preciso, também, acreditar na capacidade de mudar e criar uma próxima chance... Em vez de confiar sua trajetória ao destino, é preciso saber perceber o momento da virada e ter a coragem de produzir as rupturas construtivas que viabilizam os sonhos e transformam a realidade...
Sonhos não envelhecem nunca... Mas é preciso ter disposição para enfrentar desafios e – se for preciso – começar do zero... É preciso ter coragem para recriar sua realidade. Pessoas bem sucedidas se sobressaem por serem realizadoras e não apenas colecionadoras de sonhos. Elas sabem fazer a hora, em vez de esperar acontecer. Percebem o momento da virada e criam sua próxima chance. Têm a coragem de moldar circunstâncias e as rupturas necessárias, ou seja, tomam decisões e partem para ações que alavancam uma nova realidade, necessária para atingir o próximo patamar e viver um novo ato.
Muita gente sonha. E ponto. Mas, asfixiadas pela rotina, pelas contas a pagar e por tantas outras dificuldades cotidianas, não conseguem dar o primeiro passo e ficam cada vez mais angustiadas pela frustração diante do enorme fosso que separa seus sonhos da realidade. Nesse caso, o maior desafio não é o sonho, mas as ações necessárias para concretizá-lo... Isso significa romper a inércia...
E qual é o segredo das pessoas, empresas e comunidades vencedoras?...
O verdadeiro segredo de quem rompe a inércia e inaugura uma nova vida não são meros fatores circunstanciais. Não se trata de questão técnica, e sim de algo qualitativo, invisível; trata-se de um modelo mental, uma forma de pensar e agir que permite às pessoas alargar a capacidade de fazer escolhas... O grande segredo não é fazer tudo bem feito. É fazer o que deve ser feito. Não é apenas fazer as coisas do modo certo, e sim fazer as coisas certas."

Boa sorte pra gente nas nossas escolhas....

Bjoss

Thiago Nascimento <thiagonas...@gmail.com>
Enviado Por: e-du...@googlegroups.com

17/11/2009 23:59

Favor responder a
e-du...@googlegroups.com

Para
e-du...@googlegroups.com
cc
Assunto

Jarlam Oliveira

to e-du...@googlegroups.com
Pessoal, mtu legal essa "discussão", realmente acho que quase todos sentimos as mesmas coisas e temos os mesmos objetivos!

No meu caso é parecido quase em 100% com todos aqui sabe. É muito ter q vender meu carro que dei tanto suor pra pagar e conquistar e todas as outras renúncias que tive que fazer pra ir pra Dublin, a mais realmente também foi sair do nosso mercado de trabalho com a esperança de voltar muito mais qualificado, mesmo sem ter certeza que isso será uma certeza e que não há nada mais gratificante que tentar, conseguir e voltar de cabeça erguida mesma que não tenha alcaçado os objetivos principais de cada um.

Não li nda a respeito aqui mas meu caso pode ser que seja um tanto diferente pelo fato de ser negro e todas que são feitas a todos que já citaram pra mim sempre tem mais uma: "E o preconceito? Vc não tem medo?" aí só de responder "Não, sem problemas!" já pude perceber as mais diversas reações hehe, tais como: "Po tu é doido!", "Que coragem ein amigão!", poucas de apoio, só mesmo dos amigos e família que são os que apóiam em qualquer situação!

E eu encaro isso sinceramente somente como mais um obstáculos dos muitos que estou passando e terei que passar já que nda nessa vida vem com facilidade, isso não podia ser diferente, mas sinceramente a recepção das pessoas qdo da notícia da minha ida eu esperava que fosse outra mtu mais agradável sabe principammente das pessoas que agente tem certa que nem tão cedo poderão ir pra qualquer viagem internacional hehe rsrs....

É isso posso ter me alongado um pouco, mas é minha experiência pré viagem hehe!!!!!

Abs,

Jarlam Oliveira.

gedson natalli

to e-du...@googlegroups.com
quanto ao questionamento "que coragem hein" eu sempre comento: nada... corajoso mesmo é aquele cara que vai pros eua pelo mexico ilegal, passando fome e correndo de policia... eles sim são corajosos de vender tudo que tem e chegar num pais sem saber 2 palavras da lingua.

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
esse eu chamo de incoerente. ilegalidade nao é coragem ;-)

2009/11/18 gedson natalli <gedson...@gmail.com>

[...]

-Edu Giansante
http://edugiansante.com
http://www.e-dublin.com.br
http://twitter.com/edugiansante

minero

to E-Dublin
Fala Thiago e Jessica tudo bem?
Tambem estou na mesma situação, ja faz um tempo que nao durmo
rsrssrsrs
e as vezes parece que sinto o frio de Dublin também.
Abraço

On 17 nov, 14:06, Thiago Nascimento <thiagonasciment...@gmail.com>
wrote:
> [...]
>
> - Mostrar texto das mensagens anteriores -

Aline Guimarães

to e-du...@googlegroups.com
Thiago, no meu caso, eu já sentia uma vontade muito grande de conhecer o mundo, e sempre achei aqui um lugar místico...algo forte me atraía pra cá...são coisas q a gente não sabe como explicar, se sente apenas. Mas pedi orientação à espiritualidade e tudo se encaminhou para q eu viesse pra cá.Acho que as buscas são muito parecidas:aventuras, estudar e praticar inglês, viagens, conhecer pessoas,shows, se virar sozinho, trabalhar, amar..enfim!!Crescer como ser espiritual que todos nós somos!

 Aline Guimarães
Médica Veterinária

"Beyond this beautiful horizon,lies a dream for you and I,this tranquil scene is still unbroken by the rumours in the sky,but there's a storm closing in, voices is crying on the wind, the serenade is growing colder breaks my soul that tries to sing,and there's so many throughts when I try to go to sleep, but with you I start to feel a sort of Temporary Peace.There's a drift in and out..."

Date: Tue, 17 Nov 2009 11:03:15 -0300
From: thiagonas...@gmail.com
To: e-du...@googlegroups.com

[...]

A vida na frente do computador ficou mais simples: Chegou Windows 7! Clique e Conheça

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Concordo com o Edu. Fazer esse tipo de coisa de ir pros EUA desse jeito é loucura pura.
Eu já estive na situação de ser ilegal em Londres, não recomendo...

Cristiano Visentini

to E-Dublin
Pois é galera...
esse tópico é mto bom...
nos faz refletir sobre como é a decisão de ir viajar...
o que cada um enfrenta pra realizar um desejo...
acabei de tomar minha decisão...
VOU IR PARA DUBLIN
vivaaa ehuehuaeue
espero estar tomando a decisão correta...
e se não for a correta, tenho certeza que valerá a pena cada minuto
sofrido ou não em terras verdes ehuehauhue

minha decisão foi baseada em váriasssss perguntas a diverssaaaaas
pessoas ehauaehuaue
cada um deu suas razões, e claro.... sempre as mesmas... mas que de
algum modo, cada uma teve algo diferente que somou na minha decisão!

abração pra todos do tópico...
mto legal ver as histórias do pessoal...
e algumas chamam mesmo a atenção, são inspiradoras!

vlw galera...
espero conhecer vocês em dublin em janeiro ehehehhe

jessica brunetti grano moura

to e-du...@googlegroups.com
estará muito frio mais tambem estarei lá!!! rsrsr

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
é isso aí, Cristiano! Pode ter certeza que dificilmente vc vai se arrepender de verdade dessa decisão! Assim, pode rolar um sentimentozinho na hora q vc tiver andando aqui a noite, no frio, no vento, vc pode até desejar estar no Brasil... Mas passa, hahaha!! E se tudo der errado, pelo menos vc sabe que tentou, é o que vale!!

boa sorte, pra vc e pra todos que ainda virão! :)

Juliano

to E-Dublin
Bom dia a todos.
Me chamo Juliano e estou interessado em conhecer Dublin, para estudar
e trabalhar.
Sou Tecnico em informatica aqui no Brasil.
Mais gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.
Tipo se é facil arrumar emprego e moradia por ai, qual o custo de
vida, e o pior,meu inglês é o basico do basico, como faser para se
virar chegando ai.
Estou disposto a estudar e trabalhar, o que vcs me sugerem.
Desde de já fico grato pela atenção.

On 17 nov, 12:03, Thiago Nascimento <thiagonasciment...@gmail.com>
wrote:
> A primeira coisa que as pessoas perguntam ao saberem que vou morar na
> Irlanda é: *o que você vai fazer lá?* E é natural. Afinal de contas, não é

Gabriel

to E-Dublin
Realmente, acho que os objetivos de todos aqui se diferem pouco,
viajar, aprender outra lingua, conhecer alguns paises. O meu não é
diferente, aprender inglês, conhecer alguns países da Europa e fazer
muitos amigos.

A reação das pessoas quando dada a notícia são as mais variadas,
alguns fazem vc até se questionar se vc vai msm: "nossa, se vai jogar
td pro alto?", "Mas você não fala inglês, como vai se virar", "Você
não conhece ninguém lá, q q vc vai fazer lá", já outros fazem você
voltar a contar os dias pra viagem: "Que dá hora, queria ter a msm
coragem", "Outra cultura, outra lingua, vai ser ótimo pra vc". O mas
ingraçado de td, as pessoas q vc espera te apoiar geralmente são as
que vão contra e vice-versa.

Espero alcançar os meus objetivos em Dublin e todos os outros quando
voltar(pra onde já não sei).
A vida é mesmo um caminho a ser traçado.

Abraços

On 18 nov, 14:31, Eduardo Giansante <edubat...@gmail.com> wrote:
> esse eu chamo de incoerente. ilegalidade nao é coragem ;-)

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
muito bons todos ouvir todas as motivacoes de voces. queria propor uma coisa a todos que estao participando desse tópico.

Daqui 5 ou 6 meses, queria que todos voces voltassem aqui, releiam o que escreveram e vejam se é isso mesmo que estao fazendo na prática.

Após essa reflexao, voltem aqui nesse tópico e digam se tudo que voces estao buscando esta realmente acontecendo ou se algo inesperado mudou o objetivo de voces.

acho que é um exercício bem interessante :)

2009/11/22 Gabriel <michela...@gmail.com>
http://twitter.com/edublin

Gabriel

to E-Dublin
anotado, dia 12 de julho de 2010: escrever sobre meus objetivos no
grupo, alcancei, estou correndo atras?

anotado

On 22 nov, 09:46, Eduardo Giansante <edubat...@gmail.com> wrote:
> [...]
> de voces.
>
> acho que é um exercício bem interessante :)

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
exato! boa :)

Camila Macedo

to e-du...@googlegroups.com
Quero saber de vc Edu, fez a lição de casa? Mostre-nos sua reflexão sobre estes 2 anos que está aí!!!
Quero saber!!!
:-)
Beijos!

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
oi Ca, nao tenho isso "compilado" nao, mas coloco algumas reflexoes e coisas parecidas no proprio e-dublin, acho que se eu pensar no meu primeiro objetivo e o que faco hoje, isso permanece:

Objetivo:
- vim pra morar de vez fora do brasil
Resultado:
Ainda estou aqui

Objetivo:
- Conseguir um emprego na área
Resultado
Continuo trabalhando na área

:)

Wagner Pires

to e-du...@googlegroups.com

Edu achei super interessante este tópico, na verdade é um exercício para não perder o foco.

Todos somos muito vulneráveis aqui e mudamos rápido  por que tudo acontece muito rápido.

Bom meu objetivo talvez em 5 ou 6 meses com certeza não vai dar tempo de se concretizar, mas quem sabe a semente plantada !!!.

Estamos planejando em ter um bebê aqui em Dublin.

Opa preciso finalizar pra fazer um treino rsrsrs !!!

Abraço a todos

Quero saber de vc Edu, fez a lição de casa? Mostre-nos sua reflexão sobre estes 2 anos que está aí!!!

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
opa! incrivel :)

bebezinho wagner on the way, rs :)

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Marquei seu email com uma estrelinha, Edu. Vai me ajudar a lembrar de voltar nessa discussão daqui a 6 meses...

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com
Boa. Fechado.

lucas francisco

to E-Dublin
Acabei lendo esse tópico só hoje. Discussão interessante.

1 - Só eu vim pra cá pra me divertir? Digo, beber, viajar, conhecer
pessoas - digamos que isso tá em primeiro lugar no meu TOP 3 - depois
vem a maturidade e o inglês. O fato deu ter um trabalhinho foi
"sorte".

2 - Acho que alguém falou nesse tópico que é muito mais difícil mudar
permanecendo no lugar que vive do que viajando pra outro país. Pode
ser que ele tenha razão mas eu acho meio desnecessário porque tem um
ponto aí que não foi discutido e eu vou dar minha experiência como
exemplo. Mudar de ambiente sempre é importante porque a novidade ti
traz desafios e estes desafios ti dá aprendizado, mas o mais legal é
refletir sobre o modo como você os superou, muitas vezes se dando
conta de que você tem um ponto forte que nem sabia, e não sabia pq no
Brasil nunca teve oportunidade de usá-lo. Por exemplo, aparentemente
no Brasil eu era um sujeito anti-social, afinal, vivia no meu quarto,
pouco saia de casa (pelo menos antes da época do namoro rs e meus
amigos não eram muito animados), minha agenda do celular tinha no
máximo 20 pessoas, portanto a previsão pensando na irlanda não era das
melhores juntando ao fato deu ter chegado com inglês basicão, mas,
ainda bem, não foi isso que aconteceu. Claro que eu sabia que não era
anti-social, apenas não era importante e não era instigante criar uma
rede de relacionamento extensa na cidade que vivia. Já aqui eu sabia
que era importante e divertido. Tudo acabou rolando naturalmente,
maioria da galera legal, começando pelo e-dublin e no primeiro mês já
devia ter 70 pessoas no meu celular, enfim (olho em indicação pra
emprego hein pessoal, aquele cara que tomou uma cerveja com você num
pub numa noite aleatória a 6 meses atrás pode ti ligar do nada
oferecendo a vaga dele num pub pq tá voltando pro brasil, isso
aconteceu com um amigo). Esse exemplo foi só pra mostrar que vale a
pena sair do seu país ou da sua cidade, muita gente tem certos
potenciais aí mas que estão reprimidos pq nunca foram requisitados no
ambiente em que estão, e uma mudança de ares faz com que eles apareçam
e notar isso é muito legal pois vai agregar à sua vida pra sempre.

Me imaginar indo ao leste europeu sozinho no Brasil era algo
impossível, e eu fiz isso, mesmo com um inglês meiabomba rs.

On 2 dez 2009, 12:12, Thiago Nascimento <thiagonasciment...@gmail.com>
wrote:
> Boa. Fechado.

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
Fala Lucas! Gostei dos seus dois pontos e principalmente da sinceridade.

1 - Acho que outros vieram aqui pra se divertir, mas nao falam isso. Se escondem atrás do "vim pra estudar" pra nao pegar mal diante da sociedade brasileira (que sempre impoe que estudos/trabalho deve ficar a frente de lazer)

A coisa mais comum é ver europeus indo passar 6 meses a 1 ano em outro pais para se divertir. Conhecer gente nova, sair, beber, cair, levantar, e just. Se voce pode, se voce veio pra isso, pra que negar? É cultural.

2 - Com certeza muda, mas as vezes muda por necessidade, oportunidade, ocasiao. Exemplo: em Sao Paulo, eu trabalhava em uma agencia de 350 funcionários. No meu time haviam umas 10 pessoas. Eu tinha o telefone de uns 5, que eram os que eu estava mais próximo. Aqui na Irlanda, a empresa tem 40 funcionários, nao sou "proximo" de nenhum, mas tenho telefone de todos na lista. Nao sei se quando anotei (conforme fui anotando) foi pela ocasiao, se foi por interesse em manter contato, ou se foi por medo de ficar "sozinho".

Mas oposto de voce, eu nao parava em casa. Se ficasse 1 hora em casa duranteo dia era muito. Eu sempre estava pela rua. Aqui sou muito mais caseiro, claro que saio a noite, mas passo muito mais tempo cuidando das minhas coisas pessoais. Isso também é reflexo da vida que eu levava e levo. Morar com a mae é sempre menos preocupacao, pois eu tinha roupa lavada, comida e o lixo esvaziava sozinho. Aqui nao.

Acho bem bacana o ponto que voce levantou também da viagem sozinho. Sou suspeito pra falar, pois em 2009 todas minhas viagens foram sozinho (algumas foi pra encontrar amigos em outros países, mas sempre partindo sozinho de Dublin). Acho isso muito válido e mesmo sendo diferente e nem sempre a melhor opcao, é sim um desafio (pouco mencionado por aqui) sair pro leste europeu (onde a lingua mae nao é ingles) - bem bacana ouvir isso :)

Tem mais alguém vivenciando, ou melhor, percebendo esses detalhes como o Lucas falou? Coisas do tipo "contatos na agenda", "fazer viagens sozinho" e a simplicidade de dizer "eu vim pra me divertir" ?

2010/1/10 lucas francisco <franluc...@gmail.com>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "E-Dublin" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para e-du...@googlegroups.com.

luiz. sussu fernando

to e-du...@googlegroups.com

Gostei do ponto de vista colocado do Lucas...

Já ouvi dizer que isso acontece ás vezes pq vc chega num lugar que ngm te conhece, ngm sabe do seu jeito. Vc pode ser quem vc quiser: menos timido, mais atirado, mais cara-de-pau e etc...

Edi Oliveira

to E-Dublin
Porque deixar o conforto do meu país tropical, a companhia dos amigos
e família pra me aventurar em um lugar frio e distante? Vou deixar
aqui registrado os principais motivos:

- Conhecer a Europa
- Estudar inglês
- Me comunicar fluentemente em inglês (fala, escrita, conversação)
- Vivência numa outra cultura
- Me virar num outro país, trabalhar, arrumar uma fonte de renda
- Me divertir
- Conhecer pessoas
- Aumentar meu networking
- Porque eu quero, simples assim

E por que Irlanda?

Essa é mais fácil de responder. Fiz algumas pesquisas de outros
possíveis destinos, mas atualmente a Irlanda é o melhor custo x
benefício. Na verdade, grande parte da culpa dessa decisão se deve ao
pessoal do e-dublin (site e grupo). Eles são tão fofos e prestativos
que me convenceram. Prontofalei!

Agora é mãos à obra que ainda tenho mto trabalho e planejamento pela
frente...

Postei esse texto no meu blog... qdo chegar aí, sempre q tiver aflita,
sufocada, vou abrir esse link pra lembrar os motivos da minha escolha
rsrsrs

On 11 jan, 16:01, "luiz. sussu fernando" <luiz.su...@gmail.com> wrote:
> [...]
> conhece, ngm sabe do seu jeito. Vc pode ser quem vc quiser: menos timido,

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
Muito bom Edi! Quero ver, depois de uns 6 meses que voce chegar, voce olhar pra esse seu post e ticar" nas caixinhas ao lado de cada item, oq ue foi feito.. tipo

"conhecer europa" - feito, fui pra X, Y e Z
"estudar ingles" - feito, acabei o curso na XX
"me comunicar fluentemente" - feito, vou virar professora

etc etc

vamos ficar de olho!

beijo

2010/1/14 Edi Oliveira <edi_ol...@yahoo.com.br>
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para e-dublin+u...@googlegroups.com.

Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/e-dublin?hl=pt-BR.

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
achei.

foi em janeiro... ainda tem tempo. da mais uns 3, 4 meses e facam as tréplicas dizendo o que mudou, o que foi melhor, pior.. o que foi cumprido, etc

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com
A estreliniha ta marcada aqui. Mais uns 04 meses e vamos todos feedbackar!

2010/4/15 Eduardo Giansante <edub...@gmail.com>

Edi Oliveira

to e-du...@googlegroups.com
Essa semana ainda tava pensando sobre meus objetivos na viagem... Como to naquela fase de despedidas, a vida tá uma verdadeira festa, mas não posso perder o foco. Ou seja, vou é aproveitar muiiiiiiiiiito as festas (e amigos) por aqui porq o q me espera é mto trabalho :) (e claro, um pouco diversão tbém, porq isso não faz mal a ninguém).

Edi Oliveira
(11) 9219-4981
MSN: edi_oliv...@hotmail.com
http://terrasceltas.blogspot.com/

De: Eduardo Giansante <edub...@gmail.com>
Para: e-du...@googlegroups.com
Enviadas: Quinta-feira, 15 de Abril de 2010 5:21:54
Assunto: Re: [e-dublin] Re: Sobre os nossos objetivos

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
olá olá olá!

Eu anotei no caderninho do coracao e voltei. Voltei pra cobrar algumas respostas de pessoas específicas que participaram desse thread liderado pelo Thiago.

gostaria de ouvir a opiniao sincera de voces. Se puderem responder em seguida ao nome de voces, em outra cor, fica mais facil acompanharmos.

a Edi e  a Camila tb participaram mas como elas estao a muito pouco tempo aqui, vou deixar pra próxima temporada. E quem nao participou, participe, compartilhe seus objetivos.

E agora, fica a palavra com os escolhidos abaixo:

Thiago Nascimento:

[...]

Gedson Natali:
[...]

Clarissa Araujo:
[...]

Cristiano Visentini:
[...]

Jarlam Oliveira:
[...]

Aline Guimaraes:

[...]

Gabriel Michelan:

O meu não é diferente, aprender inglês, conhecer alguns países da Europa e fazer
muitos amigos.

Wagner Pires:

Estamos planejando em ter um bebê aqui em Dublin.

Lucas Francisco:

[...]

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com
Respostas abaixo em vermelho.

2010/6/1 Eduardo Giansante <edub...@gmail.com>

[...]

Ainda não faz 06 meses que cheguei aqui, mas como a cobrança pela resposta tá grande, vamos lá. kkkkk

No meu caso as coisas estão acontecendo da maneira que planejei, ou seja, estou vivendo uma experiência completamente diferente de tudo que já vivi e estou tentando tirar o maior proveito disso tudo.

Explico melhor: entrei na faculdade de publicidade com 18 anos e antes mesmo de pisar naquela sala de aula já tinha na minha cabeça o futuro desenhado: terminar a faculdade com 21, entrar num MBA e concluí-lo com 23, viajar pra londres e fazer um mestrado de 1 ano. Ou seja, a idéia era que com 25 anos eu estivesse de volta ao Brasil com uma bagagem acadêmica considerável. Em paralelo a tudo isso eu deveria estar, como eu já estava antes de entrar na faculdade, trabalhando no mercado, é claro. Resumindo, a minha vida, até o início de 2010, sempre foi muito corrida. Primeiro por conta da minha natureza ansiosa e o desejo de que as coisas se concretizem rápido e segundo por conta da minha profissão (quem é publicitário sabe do que eu estou falando).

Mas não sabia eu que no desenrolar desses planos eu iria conhecer um cara chamado maturidade que iria mudar de vez os meus planos. Quando eu o conheci estava na metade dos meus planos acadêmico. Ou seja, cursando o segundo ano do meu MBA em mkt. Na minha sala eu era o mais jovem. No meu grupo de trabalho tinha um gerente regional da Bayer, um gerente de mkt da coca-cola, dois empresários e eu, um menino de 22 anos cheirando a leite. Vi que estava no lugar errado e resolvi não só trancar o MBA como também rever o meu plano de vida. Enquanto isso, estava trabalhando numa das principais agências de propaganda do Nordeste, a Ampla (www.ampla.com.br) e não tinha tempo pra nada. Nem mesmo pra pensar no meu futuro porque até os meus sonhos eram tomados pelo meu trabalho.

Foi quando decidi VIVER um ano fora para me dar um tempo e pensar no meu futuro. A idéia era (ou tornou-se):

1. trabalhar apenas o suficiente para me sustentar;
2. não estudar nada a não ser o suficiente para eu me virar (inglês);
3. aprender muito com as diferenças e dessa forma evoluir como ser humano;
4. ter contato e fazer benchmarking com as diversas referências existentes no primeiro mundo (business);
5. ter tempo para tocar alguns projetos pessoais, pois eles serão a minha profissão quando voltar ao Brasil.

É isso. 04 meses depois posso falar desses objetivos de maneira mais clara e com a certeza de que tomei uma das decisões mais acertadas da minha vida.

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
fala Thiago! bacana bacana... tenho uma pergunta

faltam 2 meses pra completar 6 meses.. vc acha que muita coisa vai mudar em 2 meses do que mudou nesses 4?

segunda pergunta: vc disse que daqui 4 meses vai dar uma resposta mais clara sobre seus objetivos. ao todo serao 8 meses, faltando apenas mais 4 pra acabar seu intercambio. Com base nisso, voce acha que 1 ano é tempo suficiente pro intercambio? é tempo demais? de menos?

Thiago Nascimento

to e-du...@googlegroups.com
Respostas abaixo, Edu.

2010/6/1 Eduardo Giansante <edub...@gmail.com>

fala Thiago! bacana bacana... tenho uma pergunta

faltam 2 meses pra completar 6 meses.. vc acha que muita coisa vai mudar em 2 meses do que mudou nesses 4?

Não. Não acho que vai mudar muita coisa não.

[...]

kkkkkkkkkk. Na verdade foi um mal-entendido. O que eu quis dizer é que agora, 04 meses depois de ter iniciado esse projeto, os objetivos parecem estar mais claros. É como se o objetivo principal estivesse bem definido desde o momento em que decidi vir pra cá, mas os específicos foram se moldando à medida em que fui vivendo.

Mas respondendo a sua pergunta, pra mim, diante dos objetivos que tracei, acho 01 ano o suficiente.

luiz. sussu fernando

to e-du...@googlegroups.com
Mto bom o feedback...

Em 1 de junho de 2010 13:04, Thiago Nascimento

Gabriel Carnevale

to E-Dublin
Nesse tópico será minha primeira postagem. Mas desejo, depois de um
tempo na Irlanda (que só vou em agosto), voltar e dar meu depo de tudo
que tracei como objetivo e seus respectivos resultados.

Para isso, vou me abrir aqui falando no que acredito.

Meus planos e objetivos?

Como a maioria das pessoas aqui, também estou trocando uma zona de
conforto e uma certa estabilidade com trabalho e formação academica
para partir para um "desconhecido". Atualmente tenho 25 anos, estou
formado em Direito a quase dois anos e estou terminando minha pós-
graduação. Um pouco antes de me formar abri um escritório com dois
amigos e estavamos indo, porque não dizer, bem. Afinal, com dois meses
de escritório aberto ele já estava se pagando, literalmente.

Mas eu sempre tive uma sensação de que não estava completato com a
vida que estava levando. Sempre desejei viver uma experiência fora e
acreditem, meus pais, quando eu era mais novos, quiseram me manda
naqueles intercambios de estudo (na época de ensino médio) e por medo
e receio nunca fui. Esse medo acredito que vinha da falta de
maturidade, da dependencia da familia e do medo de arriscar.

Hoje, "chutei o pau da barraca", sai da minha sociedade. Estou
acabando a minha pós as pressas (correndo um pequeno risco de viajar
sem termina-la) e decidi, vou correr atrás do que realmente quero.

Então, a primeira vista, meus objetivos são:

- Crescer pessoalmente, adiquirindo maior maturidade, independencia e
responsabilidade (inclusive hoje penso que deveria ter feito um
esforço maior para ter ficado no exercito, quando me alistei naquele
alistamento obrigatório)
- Aprimorar meu ingles (tenho curso completo do senac mas sei que na
real não é nem um pouco suficiente)
- Mudar minha área de atuação. Issso mesmo. Na real eu nunca tive
certeza se fazer direito era o que eu realmente queria. Sempre fui
apaixonado pela área da tecnologia - informática - que, inclusive,
cheguei até a prestar vestibular e passar na mesma época que prestei
para direito.

Enfim, me achar de verdade, viver e ser feliz.

Já meus planos são, pelo menos iniciais, são tipo os meios pelos quais
pretendo atingir meus objetivos.

- Estudar para vale o idioma
- Conseguir trabalho, seja qual for, para alcançar meus objetivos.
Afinal, como todos, preciso comer, morar...... sobreviver
- Conseguir cursar uma outra faculdade ou cursos técnicos que me
proporcionem realizar o desejo de mudar de área de atuação. Sei que
para isso terei que ficar mais que o periodo do inttercambio. E vou
batalhar para isso já que o visto não será o meu problema (dupla
nacionalidade) e sim dinheiro para pagar estar faculdade ou curso
técnico.

É isso. Um detahe é que como todos vocês, sofro com estas infames
perguntas: "vai fazer o que lá?" "viver de que?" e como todos aqui eu
respondo: "estudar, correr atrás dos meus sonhos e objetivos" "vou
viver do meu trabalho, não sou nenhum filhinho de papai. Nem que eu
tenha que varrer, passar pano, lavar roupa, servir mesa... não tenho
medo de trabalho. Nunca tive. Desde pequeno viu meus amiguinhos
brincando se divertindo e eu sepre estava ali, no comercio da familia,
trabalhando com o meu pai. Me orgulho disse. Me fez ser quem eu sou
hoje, comunicativo, consciente, educado e com os pés no chão"

Gostei muito do tópico e sem duvida voltarei depois de um tempo para
dar o feedback.

Abs a todos.

On 1 jun, 13:24, "luiz. sussu fernando" <luiz.su...@gmail.com> wrote:
> Mto bom o feedback...

> mais »- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Fábio

to E-Dublin
Esse é um tópico interessante... Como já comentei em outro post, acho
que a galera que vai pra Irlanda tem um perfil diferente dos
intercambistas tradicionais. Por exemplo, nunca vi alguém dizendo que
vai fazer high school na Irlanda, apesar de provavelmente ter. A gente
vai com o nosso dinheiro suado do trabalho, deixando de comprar ou
vendendo o carro, apartamento, indo morar com os pais pra economizar
uma graninha... Isso é um pouco chato, porque nosso sucesso parece que
é medido pelos nossos pertences e quando se anda de ônibus parece que
você é um "perdedor". E aí quando você diz que vai viajar, acham que é
frescura, que é jogar dinheiro fora, afinal tem um curso de inglês
pertinho de casa.
Mas quando percebem o quanto você está decidido, o quanto você tem
convicção que será bom, as pessoas se contagiam. Passam a querer saber
mais sobre o lugar que você vai, da cultura, se podem ir "te visitar"
nas férias.
Viajar ou não é uma decisão individual(a menos que os pais banquem a
viagem :D ). Agora, apesar de todas as consequências de ficar sem
grana pra viajar, pra mim foi uma decisão bem tranquila. Mas acredito
que o retorno cultural é tão grande que compensa o esforço.

> mais »

Anna

to e-du...@googlegroups.com
Eu ja presenciei varias vezes esse tipo de reacao:

[...]

É como se tivesse que ter uma ordem obrigatorias de realizações: formar, comprar um carro, namorar, comprar uma casa, casar, e quem quer fazer algo diferente é tido como aventureiro.
Ja me falaram:
vc anda de onibus e vai gastar 15 mil na europa...como se fosse um absurdo.

--- Em ter, 1/6/10, Fábio <fcost...@gmail.com> escreveu:
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "E-Dublin" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para e-du...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para e-dublin+unsub...@googlegroups.com.

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
é o que falamos em alguns podcasts e posts...  no brasil vc vive de status...

2010/6/1 Anna <annin...@yahoo.com.br>
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para e-dublin+u...@googlegroups.com.

Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/e-dublin?hl=pt-BR.

luiz. sussu fernando

to e-du...@googlegroups.com
Na minha opiniao, bagagem cultural não tem preço...
Mas muitos não vem isso, vivem de status msmo...

Thiago Nascimento

Edi Oliveira

to e-du...@googlegroups.com
É sempre mto bom revisitar esse tpc... Daqui há alguns meses eu dou meu depoimento de como está sendo minha experiência, mas já adianto que até agora o resultado tem sido bem positivo :)

De: Eduardo Giansante <edub...@gmail.com>
Para: e-du...@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 1 de Junho de 2010 16:54:02

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Taí. Não acho que esteja muito claro, mas sei lá se é possível ser completamente clara nessas questões...

Em 1 de junho de 2010 10:19, Eduardo Giansante <edub...@gmail.com> escreveu:
[...]

Pô, Edu, vc me pegou num dia difícil - depois de semanas de dias "fáceis"! Mas ok, vamos lá. Pra ser bem sincera, não sei se mudou alguma coisa pra mim. Continuo preocupada com dinheiro e trabalho e futuro, mas principalmente com o COMO e ONDE eu quero basear o meu futuro. Eu penso, penso, penso e não consigo chegar a uma resposta sobre o que é prioridade pra mim: estar perto de "casa", da minha família e dos amigos, ou se é a qualidade de vida que eu consigo enxergar aqui. Morar no Brasil tem mil poréns, mas morar na Europa também tem os seus mil poréns - e por mais que eu quebre a cabeça tentando pôr tudo na balança eu ainda não consegui escolher. Pra mim pesa muito o fato de não ser cidadã européia, de ter que cortar um dobrado pra viver aqui legalmente - e já há algum tempo eu decidi que não estou disposta a fazer tudo e qualquer coisa pra ficar aqui. O que diminui muito as minhas opções...
Nos primeiros meses, e principalmente durante o inverno (pessoalmente, é uma época que eu realmente fico mais reclusa), eu passei muito tempo me questionando isso tudo, discutindo na minha cabeça, tentando balancear vontades e interesses e possibilidades. Questionei muita coisa da minha vida aqui e no Brasil, as minhas relações, as minhas prioridades (acho que seriam as tais questões pessoais e abstratas de que falei...). Fiquei exausta de tanto refletir e mesmo assim não ter resposta - e daí o tempo foi melhorando, a primavera chegou, e eu fui me ocupando de viver. Comecei a trabalhar mais, sair mais, passear mais, enfim, curtir o dia-a-dia e as pequenas coisas daqui que eu amo. E assim eu estava, mesmo sabendo que essas perguntas continuam lá, me incomodando, eu relaxei e fiquei mais tranquila. E hj, justo hj que eu vejo esse email, me bateu uma crise de novo, uma ansiedade, o sentimento que tenho poucos meses para decidir o que fazer da vida. Uma sensação de estar entrando na reta final, que eu sei que vai ser intensa, mais ainda sem saber direito onde eu quero chegar.
Estou mudando de casa essa semana e isso tem um significado enorme, pois essa é a casa onde eu sempre morei, desde o dia em que eu cheguei em Dublin quando vim da primeira vez, dois anos atrás. É o meu lar irlandês. E agora eu vou pra outra casa, uma casa de certa forma temporária - a princípio eu devo ir embora da Irlanda em setembro, final do verão, e o verão aqui eu acho que vai passar voando! Sei lá, me pergunto se não é a hora de voltar pro Brasil de vez, me reestabelecer por lá. Mas tenho um medo de ir com a sensação de que no fundo eu queria ficar... Daí eu penso, será que algum dia eu vou ter certeza??
Eu sei que por mais que eu não concorde com muita coisa eu não consigo calar essa vozinha que resume muito do que muitos amigos e familiares vivem me dizendo: é hora de sossegar num lugar, arranjar um trabalho que vai te dar segurança e uma certa comodidade, aplicar seu talento e energia no sentido de construir um futuro confortável. Mas será que a vida é só isso, trabalhar e investir na sua aposentadoria? Ou será que a vida é o que acontece no meio disso? Por que me parece ser tão difícil encarnar essa persona que a sociedade brasileira em geral acredita que todos devemos ser, mas sem perder de vista todas as outras qualidades e características e coisas que aprendi e desenvolvi aqui? Por que eu não consigo enxergar uma forma de mesclar tudo de bom que eu encontrei na Europa e no Brasil??

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
mto bom... Cla, eu achei interessante essa frase:

amigos e familiares vivem me dizendo: é hora de sossegar num lugar, arranjar um trabalho que vai te dar segurança e uma certa comodidade, aplicar seu talento e energia no sentido de construir um futuro confortável

Eu fico pensando nisso... sera que no brasil existe mesmo essa tal "comodidade" quando voce volta? eu pelo menos, apesar de parecer que era acomodado, fico pensando na vida que levava...a correria, o medo de perder o trampo na hora que surgia um problema... o stress do dia a dia...sair tarde do trampo, sera que é realmente se acomodar?

e outra, "aplicar seu talento e energia pr aconstruir um futuro confortavel" - me fala quantos talentos dao futuro no brasil vs na europa?

se seu talento é cozinhar, tocar, algum esporte, cortar cabelo, etc  e vc resolver viver desse talento, vai passar um perre grande! muuuuuito dificil viver desse tipo de talento no brasil, diferente daqui.

por outro lado, existe menos burocracia no brasil.. a questao do visto/idioma.. essa pra mim é ainda a maior barreira do brasileiro na europa

2010/6/1 Clarissa Araujo <cla.a...@gmail.com>
[...]

Thiago Nascimento

Anna

to e-du...@googlegroups.com
Edu (e demais q trabalham por ai), como é essa questao da estabilidade no trabalho ai?
Porque aqui, acredito que tirando funcionario publico nao exista ninguem que tenha essa estabilidade, essa seguranca de que nao vai ser mandado embora de repente.

Eu sempre me pergunto sobre um dos pontos que a Cristina levantou:
Mas será que a vida é só isso, trabalhar e investir na sua aposentadoria? Ou será que a vida é o que acontece no meio disso?

to e-du...@googlegroups.com
Eu sei, Edu. Eu tb me pergunto a mesma coisa. Mas acho que para algumas pessoas, principalmente as que nunca viveram fora e não imaginam que as coisas possam ser diferentes, seguir esse modelinho de escola-vestibular-faculdade-estágios-formatura-trabalho-trabalho-trabalho-família-trabalho-aposentadoria é o normal, o seguro, o responsável. Não importa se vc vive na correria, se se sente inseguro o tempo todo, se vive estressado, é assim que as coisas são. Querer fugir disso é querer levar uma vida leviana, "fácil", é um sonho que não tem futuro. Eu posso até estar exagerando, mas sinto como se eles falassem que ficar em Dublin, trabalhando como babá, não vai me levar a lugar algum. É uma forma de escapismo, de fugir das responsabilidades, da vida adulta. Imaturidade, até. Um trabalho que não vai me acrescentar muita coisa, a não ser que eu transforme a minha experiência em algo mais produtivo, mais prático: uma especialização em alguma área voltada para o trabalho com crianças, talvez. Alguma coisa que dê pra colocar no currículo e que tenha certificado. E que vai me proporcionar um bom trabalho, bom salário, boa aposentadoria (aposentadoria, ou. E eu aqui ainda tentando descobrir um trabalho que vai me satisfazer e me deixar feliz de fazer todo dia...).
E só eu sei o quanto me custa e o quanto me acrescenta ser babá, a relação que eu tenho com essa família e essas crianças. Eu nunca vou conseguir medir isso, nem explicar claramente, não tenho termos práticos. Talvez por isso não valha tanto pra quem está de fora...

Mas é isso, acho que no Brasil seu talento tem que ser transformado em algo prático, palpável, que te traga retorno claro.

E essa tal comodidade de que falam, na minha opinião, muitas vezes pode ser traduzida em: trabalhar feito louco de 8hs às 18hs, pra ganhar um salário que te permita fazer "o que quiser" nas suas férias e horas livres. Só que eu não chamo isso de qualidade de vida...

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
problema q no brasil nao é das 8 as 18. é das 7 as 20, pq tem transito e dificilmente vc sai no horario...

na verdade me referi a talento como trabalhos que nao sao comuns. baba até tem seu contexto,mas nao da realmente pra viver de cleaner pra sempre na irlanda. da pra aguentar um ano e boa, mas depois vc precisa de exercicio mental tb...

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
Ah, essa questão do visto pra mim é o que atrapalha tudo. Talvez até mais que a falta que eu sinto das minhas pessoas no Brasil. Acho que se eu tivesse numa situação de poder ir pra lá e voltar a qualquer momento, sem barreira alguma, eu sentiria menos essa distância.
Mas é um saco essa burocracia, vc ter que lutar e lutar pra achar um jeito de ter o direito de viver num país. Coisa chata, cadê a liberdade, o direito de ir e vir do ser humano??

Clarissa Araujo

to e-du...@googlegroups.com
sim, eu tb não gostaria de ser babá pra sempre, mas até vc se firmar dá pra trabalhar um tempo como cleaner, como babá, em restaurante, em loja, etc etc. O principal, dá pra ganhar o suficiente pra ter uma vida decente, se vc não tiver padrões absurdos.

e eu sinto que no brasil eu não posso voltar e ter um trabalho desses até me firmar de novo no mercado, porque não dá pra sobreviver lá com esse salário. ou seja, tem que voltar direto pruma coisa dessas de 8 as 18, 7 as 20, estresse, correria, pressão, trabalho sério! aff, que desânimo...

Gabriel Carnevale

to E-Dublin
Infelizmente isso é verdade. Voltar, encarar o Brasil, com a
pespectiva de um emprego para se manter?? Hum....

Na Irlanda ainda da para ir levando com esses trabalhos que vocês
citaram.... mas no Brasil, infelizmente não.

É duro esse momento de escolher, de decidir.... "volto ou não volto?"
"minha familia lá, e eu aqui!" "tentar a vida aqui? aguentar com sub-
empregos até conseguir construir algo solido, um emprego melhor (com
exercico da mente como foi dito)" Realmente são duvidas que pertubam,
ainda mais quando algumas delas não podemos controlar, como por
exemplo "decidir ficar pela Irlanda", afinal neste exemplo esbarramos
no visto.

Sei que é dificil, mas ao decidirmos, por mais que o mundo interior
(inclusive) sua familia faça parecer que é a pior decisão de sua vida,
temos que ser forte e encararmos! Viver infeliz e arrependido por não
ter tentado muitas vezes é muito pior.

Muitas vezes a oportunidade não bate na nossa porta duas vezes afinal,
a hora é na hora - antes dela ainda não é hora e depois... fudeuu!!!
passou.

Sei que muitas vezes são decisões que envolvem nosso futuro e as vezes
escutar as pessoas é muito bom. Mas quando passa a atrapalhar, temos
que nos "fechar" em nossos pensimentos, emoções e sentimentos e
acreditar que o que vamos escolher é a coisa certa.

Nenhuma certeza é pior que a duvida ameaçadora. Já pensou viver uma
vinda infeliz, arrependido por não ter tantado? Saber se daria certo?

Quando decidirmos, teremos que ser firmes e acreditar que é a coisa
certa.

On 1 jun, 20:09, Clarissa Araujo <cla.ara...@gmail.com> wrote:
> [...]
> ou seja, tem que voltar direto pruma coisa dessas de 8 as 18, 7 as 20,
> estresse, correria, pressão, trabalho sério! aff, que desânimo...

Denise Ricoy Ropero

to e-du...@googlegroups.com
Eu acredito que o intercambio seja valido ate o momento que esta te acrescentando algo... Depois disso, pra apenas juntar dinheiro, eu nao acredito que faca sentido... Assim como vc sente que esta na hora de ir, vc tem que saber a hora de voltar... Nao eh uma decisao facil, mais acaba sendo questao de bom senso...

No meu caso, vim pra Irlanda ha um ano atras, comecei a trabalhar de aupair por comodismo, mesmo tendo passaporte europeu.. Nunca entreguei um curriculo, nem sequer cheguei a imprimir... So procurei no site de aupair.. Hoje, depois de 9 meses, foi o meu ultimo dia trabalhando com eles... Ja chorei, agradeci e nao sei como vai ser amanha cedo, quando vou me despedir do menino que aprendeu a falar ingles junto comigo... haha

Foi duro chegar a conclusao que a minha "missao" com eles estava cumprida! Nao estava mais indo pra escola, entao meu ingles nao estava evoluindo mais.. Tinha uma vida boa! Estava morando no centro de londres (eles mudaram pra la), trabalhava a tarde e era soh um menino... Ha um mes atras resolvi que tinha que fazer algo pra mudar... E, daqui 1 semana e meia to me mudando pra espanha, vou trabalhar de aupair por la pra aprender espanhol antes de voltar pro brasil...

Nao vai ser facil... Vou cuidar de 3 criancas (cuidava de uma!) e vou ganhar menos da metade do que recebia... Mais ao menos vou estar adquirindo conhecimento!! =)

Beijoss!!

to E-Dublin
Oi Denise,

Será que posso te adicionar no gtalk se vc tiver ou no msn ou trocar e-
mails?

Tenho dupla nacionalidade mas nunca a utilizei. Tanto é que to tirando
meu passaporte italiano só agora (recebo daqui a um mês). Mas queria
tirar umas duvidas sobre o tema "dupla cidadania".

Pode ser?

On 1 jun, 21:56, Denise Ricoy Ropero <drrop...@yahoo.com.br> wrote:
> [...]
>
> Nao vai ser facil... Vou cuidar de 3 criancas (cuidava de uma!) e vou ganhar menos da metade do que recebia... Mais ao menos vou estar adquirindo conhecimento!! =)

Denise Ricoy Ropero

to e-du...@googlegroups.com
msn: minina...@hotmail.com (eu nao sei se vou conseguir te add pq to usando o ebuddy... e ele ta louco! qquer coisa me manda email no drro...@yahoo.com.br, caso eu nao consiga te add no msn)

to e-du...@googlegroups.com
Pessoal vou dar a minha visão a vcs....de quem já teve que tomar a decisão de ir.....de voltar...e de ir novamente

Sempre quis morar fora. Fato. Ponto!
Um ano depois de formada em jornalismo surgiu a oportunidade de ir morar em Dublin pra trabalhar como au pair. Uau. Nossa, td o que eu sempre quis. Pensei: eu vou, fico um ano e qdo eu voltar vou ser muuuuito valorizada no mercado de trabalho. Imagina uma jornalista, que morou no exterior. Vai surgir os melhores empregos pra mim!
Pois bem, 1 ano e 4meses resolvi que tinha que voltar pro Brasil. Que já tinha dado o meu tempo. Minha carreira estava parada....que não tinha cabimento eu ficar cuidando de criança e limpando casa. Não estudei pra isso (ai, qto eu falei isso)

Brasil, aqui estou eu de volta há 3 anos já e com as malas fechadas pra voltar pra Dublin em agosto.
Ê mundão né gente.
Cheguei no Brasil me achando.
Sou do interior de SP, fui morar em Campinas, cidade grande, boa oportunidades de emprego. Legal! bacana.O emprego só veio quase 1 ano depois.....aaaaaaaaaaffffffffffffff e como foi difícil.
meu intercâmbio? sinceramente, fez pouquíssima diferença no meu CV
Fiz uma Pós-graduação. Poxa, valeu a pena mesmo.....foi de lá que consegui o trabalho.
Tava tudo lindo, trabalhando numa agência de publicidade bacana, clientes bacanas, pessoal bacana, salário nada bacana, custo de vida nada bacana, qualidade de vida nada bacana....

Aí, comecei a comprara minha vida em Campinas com a de Dublin (acho que não fiz um bom negócio, pedi as contas em março....rsrs)
vc sente na pele e pesa muito
meu ex-chefe tinha 23 anos e tinha que fazer check-up no coração com frequência. Pra que essa vida. Ela passa e o que vc fez dela?

É necessário sim vc se realizar profissionalmente, mas antes disso quero me realizar pessoalmente, e é talvez isso que está me levando de volta a Dublin

Foi um desabafo singular
cada um tem sua história, tem suas ideologias, tem seus desejos, o do meu ex-chefe é ficar controlando o coração, mas ela tá feliz assim, e isso é o que importa!

ass: I still haven't found what i'm looking for....

[...]

Jornalista e Publicitária
cel: (15) 81251903
msn: tininh...@hotmail.com
twitter: @cristinalima
site: www.porfalaremcristina.com.br
"Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes"

Eduardo Antunes

to e-du...@googlegroups.com
Essa musica é sensacional!

ps: ainda estou na empresa. :)

Poliana G. Mateus Ojeda

to e-du...@googlegroups.com
O ponto que a Cla tocou sobre não ter cidadania européia, é algo me também me deixa consfusa muitas vezes...acho muito ruim, morar em um país, trabalhar e pagar todos os impostos e NÃO ter os mesmos direitos dos europeus.

Sinceramente, quando estou procurando alguma coisa que quero fazer aqui e me deparo com a condição que é só para EU...fico extremamente chateada. Por isto que muitas vezes penso e repenso se vale mesmo a pena morar fora do Brasil por muito tempo.

A experiencia de morar em outro país é extremamente válida...mas como a Denise falou, perde o valor quando pára de acrescentar algo na sua vida e nos seus objetivos - acredito que este seja o ponto para refletir se é hora de voltar ou se está valendo a pena continuar aqui.

bjos

2010/6/2 Eduardo Antunes <eduard...@gmail.com>

--
Poliana G. Mateus Ojeda
http://bypoliana.blogspot.com/

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
com certeza... é a história do cavalo...

http://www.edugiansante.com/2008/01/o-senso-do-cavalo.html

2010/6/2 Poliana G. Mateus Ojeda <poliana...@gmail.com>

Carla

to E-Dublin
Bom dia....

Sou contadora, tenho um emprego "estável" (7 anos) no qual tive a
oportunidade de crescer muito. Desde agosto do ano passado, sou também
professora universitária. Deixar uma vida inteira, amigos, família,
emprego (no meu caso empregoS) é motivo mesmo para sermos tomados pela
insegurança.
Eu não sei exatamente o que vou encontrar qdo chegar na Irlanda, mas
sei o que sinto sobre o que tenho aqui no Brasil. Sinto vontade de me
abrir a novas experiências, quero ter fluência no inglês, fazer pós
graduação em finanças e contabilidade internacional, conhecer novos
lugares, pessoas... Tenho uma família linda e amigos maravilhosos e a
parte mais difícil é ter que deixá-los. E é difícil também abandonar o
conforto que de certa forma conquistei por aqui. Sou solteira, não
tenho filhos, tenho uma renda aqui acima de R$ 3.500,00, carro...
Entretanto, meu coração pede por algo que sei que não está aqui...
Talvez esteja qdo eu voltar, mas não agora. E é por isso q decidi
tentar. Decidi me permitir viver isso.
Acredito que essa "estabilidade" (emprego, dinheiro, carro, bom padrão
de vida...), ela é vazia se seu coração não está onde deveria.
Posso estar sendo romântica, mas acredito que o lugar do coração é
para onde Deus nos guia . E ter fé na vida e em si mesmo já é um bom
começo.
rsrs..Há dias em que eu também não acredito em minhas palavras. Mas
estou considerando isso apenas mais um motivo para eu ir sim e tirar a
prova! Se estiver errada, pelo menos saberei que caminho não tomar na
próxima vez.
Vamos tentar, arriscar... E se não for na Irlanda, que seja de volta
ao Brasil ou seguindo adiante pelo mundo.

Abraço a todoss...

Amarílis

to E-Dublin
Oi galera, bom dia!

Estou aqui no trabalho na Petrobras, as pessoas passam por mim e
perguntam "por que vc tah tao seria hoje?" e eu estou mentindo para
todos eles falando que estou apenas pensando, mas a realidade é que
estou me segurando aqui pra não chorar, estou bem mexida com este
tópico...

Tenho a insistente mania de tentar prever o futuro - ou de projetá-lo.
Não sei se tá certo, se tá errado, mas o fato é que isso me ajuda a
planejar e organizar minha cabeça, minhas decisões, minhas escolhas -
e, mais importante, a realizá-las. Mas quando eu me perco dentro, nada
adianta fora... E é nesse momento que estou. Tentando confiar na minha
intuição e segurar a ansiedade ou impaciência que me toma...

Ao contrário de muitos brasileiros que se formaram em jornalismo até
agosto de 2009, eu tenho "vida" aqui no Brasil - isto é, se é que por
"vida" entende-se um emprego estável com horário flexível pra entrar e
hora fixa pra sair; flexibilidade pra pagar contas, fazer cursos, ir
ao médico (faltar? mamão com açúcar aqui, qualquer tosse é motivo);
pouco trabalho a executar (mas qnd tem, sai de baixo!), raríssima
oportunidade de ser demitido (Edu: qnd vc fala dos empregos na Irlanda
vc descreve exatamente a minha situação aqui no Brasil, eu rio até
disso!), salário bom para quem tá iniciando a carreira (é acima da
média do que os jornalistas ganham com menos de 12 meses de formado).
Mas... falta alguma coisa. =/

Várias vezes já disse que quero ir pra fora, mas agora parei de falar
até pra família. As pessoas me perguntam porque eu quero tanto ir pra
fora e eu digo que eu não sei, mas eu quero. Aí elas me perguntam se
eu quero ir por um tempo ou pra sempre e me cobram os planos adequados
para cada resposta. Se eu respondo "por um tempo", eles dizem "mas e
quando voltar?" e se digo "pra sempre" elas retrucam "ah, então, tem
que focar, ir com uma oportunidade mais certa, e se vc precisar de
dinheiro lá??". Mas a verdade é que até onde sei, eu preciso passar um
ano fora. Ponto.

Já pensei em ser au pair nos EUA, migrar direto p Londres, ou p/
Irlanda, trabalhar um ano no Canadá. Tb já considerei China e até
Austrália e Nova Zelândia. Em alguns casos, por questão financeira, eu
resolvi esperar mais um pouco...
Às vzs a impaciencia toma conta de mim e me pergunto cadê a coragem;
tem dias que penso estar bem acomodada aqui. Mas não é verdade; basta
eu analisar minhas ações.

Comecei 2010 com a ideia de ir morar fora em set 2011, cursando uma
pós ou mestrado no exterior com bolsa (o curso? bah, dps do IELTS eu
resolvo). Daí, de concreto mesmo, estou fazendo 4 coisas:

1 - o IELTS;
2 - todo dia eu procuro vaga de emprego lá fora e envio meu CV;
3 - todo dia eu procuro informações sobre países, destinos, programas
etc; e
4 - juntando dinheiro o máximo que posso.

Por que não largo tudo e vou logo amanhã? Instinto de sobrevivência
talvez, porque se eu for amanhã, morro de fome huahauahauha. Acho que
coragem se divide em 2 parcelas. A primeira é a ação preparatória.
Haja paciência, disciplina e coragem para estudar, fazer prova, juntar
dinheiro, passar horas na internet buscando, procurando, lendo... Daí,
quando tudo já está encaminhado, basta largar tudo e ir.

Ainda não sei se vou mesmo aplicar pra uma universidade lá fora, se
vou simplesmente passar férias ou ir de intercâmbio "normal". Mas
enquanto não tomo a decisão certeira, vou me preparando... para o que
talvez seja imprevisível.

Sorry o post mega longo...

Bjs,
Amarílis

Amarílis

to E-Dublin
Hahaha, não bastasse o post mega longo, queria comentar mais umas
coisinhas aqui...

Mts dizem que eu devia fazer concurso público, mas eu nego
veementemente essa possibilidade. Imagina, já tá dificil decidir sem
isso, imagina com mais esse peso?

E por que eu aceito ficar nesse emprego que não me acrescenta
profissionalmente na velocidade em que eu gostaria? Simples: para
concretizar meu sonho de morar lá fora. A equação salário x tempo x
experiência.

Falando beeem superficialmente, neste momento de minha vida
profissional, se eu vou trabalhar em uma empresa privada, posso não
ter tempo para estudar inglês e espanhol (mas envio currículo pra toda
oportunidade que acho interessante).

Além disso, pode ser que com menos de 1 ano de formada eu não encontre
um salário tão atrativo quanto o que tenho aqui - e atualmente isso é
fator decisivo em minha vida, porque como já disseram aqui, dinheiro
nunca é demais, né? Principalmente em se falando de mudar pra outro
país.

E, enquanto isso, o tempo passa, os meses se acumulam e tempo de
experiência nunca é demais. Até porque não posso nem dizer que aqui
não tem desafios. Pelo contrário, é bem desafiador, mas em outra
esfera; o desafio aqui é lidar com as pessoas, é político.

Carla

to E-Dublin
rsrsrs... bom dia Amarilis...
Tudo acontece na hora certa... E enquanto isso... vms nos planejando,
nos preparando para o momento...
Tenho lido exaustivamente todo tipo de informação sobre a vida lá fora
rs, e me preparado financeira e emocionalmente ...
Qdo estarei pronta? hahaha...
Algum dia estaremos??

Boa sorte pra todos nós!!!!!

Carla.

Anderson Felippe

to e-du...@googlegroups.com
Pessoal... vcs falam bonito, hein!
Sério... lendo todos esses depoimentos, me identifiquei com a maioria deles.

O que percebo na maioria das pessoas que pretendem viajar pra fora é que elas têm algo em comum: Se sentem incompletas. Não importa o quão bem-sucedida a pessoa seja, ela se sente incompleta. Cada um da sua maneira, claro.
Muitos deixam salário bom, estabilidade financeira, relacionamentos e tudo o mais pra se arriscar a trabalhar bem mais como garçom e ganhar menos. Mas por que isso? Masoquismo?
Com certeza não...
Eu entendo que essa é a busca por se completar e adquirir uma experiência muito mais humana do que profissional. Viver em outro país, com outros desafios, uma nova língua, cultura e etc é uma experiência que com certeza transforma a vida das pessoas e o modo como elas enxergam o mundo.
Somado a tudo isso, ainda temos o básico q todos buscam: Fluência no idioma, oportunidade de emprego bom na área, estudos, pós-graduação, etc... Mas isso tudo é só a consequência do novo vôo que se está alçando...

Ainda estou longe de ir (Fevereiro de 2011), mas psicologicamente estou me preparando a cada dia, pois terei que deixar emprego bom, salário bom, amigos e ficar 1 ano longe da mulher com quem eu pretendo me casar. Não vai ser fácil, mas é o que eu quero e é o que farei.

Abçs!

[...]

Cris Veiga

to e-du...@googlegroups.com
Bem, li todos os e-mail desse tópico, me renderam uns bons 20 minutos deitada ouvindo a música que enviaram aqui... (que nem lembrava mais e que, com certeza, perfeita para esse tópico)

Deixem eu falar um pouco dos meus "objetivos"...

Sou gaúcha formada em Letras, apaixonada em dar aulas, decepcionada com o salário =(
Sempre fui relapsa com os estudos, achava que fazer festa era bem mais divertido... Até que um dia ouvi a seguinte frase "por que tu faz faculdade de Letras se tu não nasceu para isso?" Com a mesma intensidade da raiva que senti ao ouvir isso, hoje agradeço a esse desalmado por me abrir os olhos!
A partir daí eu tracei meu primeiro objetivo da vida: terminar a faculdade, e não apenas terminar, mas realmente aprender tudo aquilo.
Formatura com louvor, notas  ótimas, e elogio das 4 piores megeras da faculdade (as professoras carrascas)... Uma delas me disse "estou impressionada de ver o quanto tu evoluiu desde que começou a estudar"

Então, trabalhando na área, ganhando razoavelmente bem (pra quem não pagava aluguel nem luz), apaixonada por meus alunos e pelo excelente trabalho que estava desenvolvendo com crianças (essas das quais eu precisava mais delas do que elas de mim)...
Um dia eu voltando do trabalho, cansada, suada (verão infernal), cheia de livros nas mãos, um rapaz mto simpático me entrega um panfleto... Confesso ter pego o panfleto mais pq ele era gatinho do que por interesse no tal panfleto... Sentada, tomando um suco e organizando minha bolsa que tava um caos, resolvi ler e ver do que se tratava... Era sobre intercâmbio.
Naquele momento desejei mais que tudo viajar!

Fiquei um ano trabalhando direto para juntar a grana para vir, vendendo coisas, dando aulas particulares, corrigindo tcc, traduzindo artigos, enfim, um ano sem badalações.
Dinheiro no bolso, curso pago, viagem marcada... E o frio na barriga, onde estava? Não tinha, estava determinada, esse era o segundo grande objetivo!!!

Aqui, como alguns falaram, não me acrescentou em muito no sentido profissional ainda, meus sub-empregos me dão bagagem pessoal, e muita!
Meu inglês melhorou assustadoramente, óbvio...  E percebo que estou mais relevante, com mais paciência e coração mole, coisas que não tinha. Se via alguém se ferrando, "ah, azar o dele", agora não... Aqui, aprendi que estamos todos no mesmo barco e que o melhor a fazer é estarmos unidos. Me sinto mais humana.

Aprendi a conviver com diferentes culturas, aprendi a ouvir e respeitar opiniões diferentes, aprendi que todas as pessoas são diferentes e isso é o que nos faz tão especiais.

Concluindo: meu objetivo aqui foi mais do que alcançado, fui vencida! A cabeça que tenho hj é mto diferente do que tinha 8 meses atrás.
O próximo objetivo a ser batalhado fica para daqui alguns meses...

Boa sorte a todos com seus objetivos, mas uma coisa é certa: se o objetivo não for alcançado, alcançarão outra coisa, talvez muito melhor =)

Cris Veiga
2010/6/2 Anderson Felippe <adfe...@gmail.com>

Att.
    Rosa Cristiane Veiga dos Santos
    cris.cr...@gmail.com
    Mobile: 087 1423194
----------------------------------------------http://cris-veiga.blogspot.com

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
se preparem que daqui uns meses volto pra cobra-los dos seus objetivos!

2010/6/2 Cris Veiga <cris.cr...@gmail.com>

Fábio Costa

to e-du...@googlegroups.com
Amarílis, eu comecei a pensar em intercâmbio em 2007! Haja paciência... Nessa época eu ganhava R$1100,00 e nem era CLT, imagina só que loucura. De vez em quando eu me pego olhando os inúmeros orçamentos que fiz para os inúmeros destinos que pensei...  Nesses 3 anos a viagem passou de sonho a meta. De uma simples idéia para um projeto com datas bem definidas. Planejei toda minha carreira até aqui pra conseguir dinheiro pra viajar. Pra quem não é rico, esperar é parte integrante do processo rsrsrsrs
Eu vou em agosto pra Galway. Gostaria de ter ido antes, mas não me sinto culpado nem ressentido. Vou no meu tempo...

2010/6/2 Amarílis <avmi...@gmail.com>
--
[...]

Analista de Sistemas
Sun Certified Programmer for the Java Platform, Standard Edition 5
Sun Certified Business Component Developer for the Java Platform, Enterprise Edition 5

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
total Fabio...

alias, pergunta, talvez valha um novo thread:

com um salário de 3 mil reais, solteiro, sem filhos. O que dá pra fazer no brasil? Alguns pontos pra dar idéias abaixo:

- viajar qtas vezes ao mes? pra que tipo de destinos? praias? norte do brasil? exterior?
- comprar uma casa/apto? alugar uma casa/apto no proximo a regiao central/metro?
- comprar um bom carro? carro usado?
- sair todo fds?
- comprar o que tiver vontade de comer?
- um smartphone, conta 3G?
- uma boa camera digital?
- um bom notebook/desktop?
- uma pos graduacao/mba? graduacao?
- academia/cursos extras?

2010/6/2 Fábio Costa <fcost...@gmail.com>

Amarílis

to E-Dublin
Carla, Cris, Fabio: tb me identifico mt com cada um de vocês. Ainda
estou na fase de planejamento (ô coisa demorada!), lendo tudo,
pesquisando e juntando grana, vivendo feliz por aqui. Em breve chegará
o dia em que o planejar virará meta. Na verdade, eu já tenho uma data
definida: agosto/setembro 2011: dia em que eu vou fazer a diferença
lá.

O q eu acho + engraçado é q as vzs a gente ouve as pessoas contando
que foram e voltaram e parece que foi do dia pra noite. Realmente, p/
mortais comuns que não têm mt dinheiro sobrando não é assim. Haja
planejamento, paciência e disciplina... Como a Cris, bye bye baladas
(não que eu fosse a muitas mesmo) e hello poupança! Nesse sentido é mt
engraçado, minha mente já tá completamente treinada nisso. Alguém me
fala: "Vamos fazer uma viagem?" ou "Vamos não-sei-aonde?" Eu até quero
dizer "Sim!", mas na maioria das vezes o que sai é um: "ahn....."
rsrsrs.

Edu, obrigada por ressuscitar o tópico =)

E vamu que vamu...!

Bjs,
Amarílis

On 2 jun, 13:51, Fábio Costa <fcostasi...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Sun Certified Business Component Developer for the Java Platform, Enterprise
> Edition 5- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Anna

to e-du...@googlegroups.com
Vou comecar a responder o novo thread entao:

Eu me enquadro na categoria solteiros que moram com os pais, vou deixar as outras categorias para quem tem mais conhecimento do assunto:

Com um salario de 3 mil reais da para comprar um carro novo parcelado em muitas vezes, mante-lo, fazer uma graduacao ou pos, ir em uns lugares legais nos fins de semana e feriado, e manter um padrao de vida bom (poder comprar umas coisas legais qdo quiser, digo, viver sem ficar regulando muito o dinheiro).
Mas nao da para fazer tudo isso e guardar dinheiro para comprar uma casa, ou para fazer uma viagem cara nas ferias para a Europa, por exemplo.

obs: viver custa caro!!

Carla

to E-Dublin
Oi Anderson, também irei em fevereiro/2011... ..rsrs.. Só que vou
levar comigo o namorado.
Entendo bem o que é se preparar para deixar, emprego bom, salário bom,
família, amigos....
Mas vms lá... Tenho certeza de que temos muito a ganhar!!!!

Abraço...

On 2 jun, 11:59, Anderson Felippe <adfeli...@gmail.com> wrote:
> [...]
> amigos e ficar 1 ano longe da mulher com quem eu pretendo me casar. Não vai
> ser fácil, mas é o que eu quero e é o que farei.

Anderson Felippe

to e-du...@googlegroups.com
Legal, então vamos começar juntos por lá...
Minha namorada queria ir tbm, mas ela só se forma no próximo ano...
ão mais 2 amigos comigo!

E estamos aí, prontos para o que der e vier! =D

Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para e-dublin+u...@googlegroups.com.

Carla

to E-Dublin
Oi...

Para comprar o que tenho, não deu pra abusar em viagens (01 vez ao ano
para a praia... e olhe lá) ...
Em 02 anos, comprei carro bom, terreno p/ a casa, um bom notebook,
paguei pos-graduação, ajudo minha família, faço academia, cursos...
Não saio todo fds, mas como o que sinto vontade, rsrs...
Como disse o Fábio: " Pra quem não é rico, esperar é parte integrante
do processo rsrsrsrs". Então, somente no fim do ano terei o dinheiro
para viajar mais tranquila.

Dá pra ter uma vida legal... se vc faz aquilo que realmente sente que
quer fazer. Por que senão, uma hora o coração cobra... E aí... não tem
jeito. Essa é a parte boa do "ser solteira e não ter filhos". Dá para
buscar "meu lugar" com menos preocupação... (Eu acho hehehe).

Bjosss...
On 2 jun, 13:55, Eduardo Giansante <edubat...@gmail.com> wrote:
> [...]
> brasil? exterior?
> - comprar uma casa/apto? alugar uma casa/apto no proximo a regiao

Amarílis

to E-Dublin
Oie!

Eu me enquadro na categoria "menina do interior vai pra cidade do Rio
de Janeiro sozinha" (sozinha mesmo, nunca dividi nada com ninguém e
sempre trabalhei). Sou solteira, sem filhos e moro no Rio de aluguel
há 5 anos, não tenho carro. Eu tiro uns 2.300 líquido, mais os
benefícios da empresa e com esse salário, sem ajuda dos meus pais, eu
conseguiria me sustentar completamente sozinha (casa, contas, comida,
diversão, faxineira, lavadeira etc etc) e ainda daria para guardar uns
600 reais. Mas como pago o curso de espanhol e aula particular de
inglês (prep. p/ IELTS), sobra só 200 reais por mês. Porém, pra
agilizar meu sonho de ir pra fora logo, fiz um trato com minha mãe de
ela pagar o aluguel + as contas, já que minha irmã tb vem morar aqui
em poucos meses - e ela é adolescente, então preciso de uma
compensação pelo estresse que terei... A gente gasta mt, cara...

Bjs,
Amarílis

> mais »

Eduardo Antunes

to e-du...@googlegroups.com
Algo que sempre me chamou a atenção é a análise do custo de vida considerando um valor base. Para tomar como exemplo, acho que nada melhor do que o salário mínimo e é ai que eu vejo uma discrepância absurda entre nossa querido país (o Brasil, bando de irlandeses! hehe) e os outros paises da europa, por exemplo.

Salário minimo na irlanda: 168 * 8,65 = 1453 euros, aproximadamente
Salário minimo no Brasil: R$ 510,00

Preciso falar algo? =\

[...]

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
acho que o problema nao é nem nessa diferenca,  mas sim no poder de compra.

O que voce faz com 500 reais no Brasil vs 500 euros na Irlanda?

Da pra:
- morar em uma casa, dividindo com um numero maior de pessoas, e pagar uns 200, 250 euros/mes
- andar de bicicleta, assim nao gasta com transporte (custo da bicicleta, de 50-100 euros)
- da pra se alimentar normalmente com compras da tesco, gastando 100 euros/mes
- celular pre-pago: 20 euros/mes
- comprar cerveja em mercado e ja chegar aquecido na balada: 40 euros/mes
- higiene pessoal: 10 euros/mes (shampoo, sabonete, desodorantes, etc... sendo que nao precisa comprar todo mes)

é apertado? é? pra baraleo, mas to falando o que da pra fazer nesses suados 500 pilas.

500 reais no brasil, em sao paulo, da pra:
- pagar um kitnet em parelheiros, muquifinho, por 250 reais/mes
- gastar uns 150 reais (alguem confirma?) de bilhete único
- celular pre-pago, com 30 reais por mes
- compras do carrefour: 200 reais/mes
iih... ja estourou a cota =/

Marcondes Sávio

to e-du...@googlegroups.com
O bilhete único, se for só busão dá R$ 118,00/ mês se o cara usar Metrô e CPTM sobre para R$ 191,00 para você se espremer muito em qualquer um deles. É quase o preço do aluguel láaaa em Parelheiros, se o cara trabalhar em Pinheiros, igual um amigo meu, são de 2 a 3 horas no pico da tarde. A qualidade de vida foi para o ralo.

Marcondes Sávio

to e-du...@googlegroups.com
Identifiquei-me, aliás, nos identificamos muito aqui nesse tópico. O interessante é que cada passa por um turbilhão que a maioria das pessoas, inclusive amigos e família não entendem porque você vai largar tudo ou então simpliicam: pega o avião e vai, problema resolvido. Mas não é assim.

Eu sou ansioso e impulsivo, gosto de resolver logo as coisas e pronto, mas o intercâmbio me fez mudar um pouco essa visão e dar um passo de cada vez. Faz tempo que tenho planejado isso, afinal, como ja disseram, para quem não é rico esperar (anos) faz parte do processo. Com o tempo (ganhando pouco) investi na faculdade de tradução e interpretação, não é um campo de atuação "certo" igual outras áreas, mas é o que eu gosto. No final da faculdade iria morar fora e tudo foi acontecendo, mudei de emprego, comecei a ganhar bem, poderia ficar e me acomodei enquanto estudava, quando me formei caiu a ficha. E aí? Vem a história do cavalo do Edu e os planos passaram a meta e em pouco tempo se concretizara. Meio a contra-gosto das pessoas ao redor, larguei o emprego, tranquei a pós-graduação e me arrisquei. Em setembro, mais um na Irlanda! Mas até lá  nesse meio tempo começou o que muitos de nós passam e não sou exceção ao relatado aqui.

E fiz as mesmas perguntas (obrigado):
1-Por quê? Eu quero, já é o suficiente!
2-Melhorar o inglês suficientemente para ser um bom intérprete
3-Ganhar experiência de vida trabalhando para me manter, conhecendo novas pessoas, outra cultura e sair do pequeno mundo em que vivo
4-Abrir horizontes profissionalmente

Perguntas que devo responder lá na Irlanda
1-O que aprendi
2-Quais são os meus objetivos
3-O que mudou ou não mudou
4-O que vou fazer

E já aprendi que não adianta ficar se martirizando sobre como as coisas devem ser porque ela tanto podem quanto não poder ser como você quer, por mais que corra atrás, mas eu tenho certeza que essa experiência dá uma visão de mundo tão difeerente da que temos que aprenderemos a aceitar outras oportunidade, seguir outros ótimos caminhos. E se quebrar a cara? Quem nunca quebrou a cara aqui no Brasil? Eu quebrei, fui para uma empresa que me deixou deprimido, com um chefe doido que humilhava os outros na frente de outras pessoas, mas foi ali que amadureci e pude chegar onde cheguei e para onde estou indo.

Homero Carmona

to e-du...@googlegroups.com
Galera, é o seguinte:

Primeiro: peço aos que já deram seu parecer (Thiago, Clarisse e outros) a publicar vossas expeirências e objetivos no Conte Sua História do E-Dublin. Podemos? =oP

Segundo: pra quem ainda não foi e está mandando suas dicas, estamos vendo um jeito de organizar melhor!

entrem no link abaixo e cadastrem suas informações:

Depois de 3 ou 4 meses que vocÊs já estiverem na Irlanda, a gente vai mandar um e-mail pedindo o seu depoimento neste mesmo tópico, e para os que quiserem, para postar no E-Dublin.

Quem topa? =o)

Abraz.
Homero

Eduardo Giansante

to e-du...@googlegroups.com
nao é pra formalizar e ficar chato, mas pra podermos saber quem cobrar.. pq senao a gente vai ficar doido cacando emails aqui! :)

2010/6/3 Homero Carmona <homero...@gmail.com>
It is loading more messages.