Prezado Marcelo,
Sou Fonoaudióloga, especialista em MO com enfoque em Fonoaudiologia Hospitalar e Aperfeiçoamento e DTM e Dor Orofacial, e parte do meu trabalho é desenvolvido na estética.
Essa questão tem sido motivo de preocupação entre Fonoaudiólogas da MO que trabalham com a estética, pois já tivemos conhecimento de caso em que a paciente portadora de certa alteração metabolica, que não permitia a realização de exercícios sem acompanhamento, passou a fazer após assistir pela TV, certamente em reportagem que não orientava adequadamente, e teve complicações sérias.
Houve uma certa banalização do termo e do trabalho, e hoje qualquer pessoa pode encontrar na banca da esquina inúmeras revistas que trazem exercícios faciais e por aí circulam vários profissionais promotendo "milagres" de rejuvenescimento.
O problema é que muitos desses profissionais não têm conhecimento necessário para tal trabalho e desconhecem o risco de consequências graves se realizado de forma inadequada.
Abraço,
Thais.