Comunidade Drupal Brasileira, a quanto anda?

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Estava vendo minha inscrição no FISL, quando percebi 2 coisas:
  • tem grupos de usuários de tudo lá, mas não tem de Drupal.
  • tem 1(UMA, SÓ UMA) palestra sobre Drupal, que será do Paulino Michelazzo, para salvar a pátria
Dentro disso, me bateu uma frustração enorme, ao ver que o Drupal está ganhando status mundo afora, todo mundo querendo usar em projetos cada vez maiores, mas aqui, a comunidade é parada que só, praticamente todas as tentativas de eventos morrem na praia e a colaboração é escassa.
  • Aonde estão os centros de Drupal? (creio ter alguns focos maiores no RJ, SP, RS, SC e CE)
  • Quem é o Drupal-br? (eu sei que tem uma página com isso, não é o link que eu estou perguntando)
  • O que está se tentando fazer em relação ao Drupal-br?
  • Que eventos acontecem, periodicamente(se é que existe algum periódico)?
Quem sabe respostas, acho que seria de grande valia compartilhar, e quem não sabe, quais sugestões tem para incrementar essa comunidade?

Vamos discutir pessoal.. não é possível que tudo fique tão parado assim, em termos de comunidade, com uma ferramenta que tem enfatizada justamente a comunidade internacional como seu ponto que desequilibra.

Como podemos alavancar isso?

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Rafael Ferreira Silva

to drup...@googlegroups.com
Pedro,

Eu tenho exatamente a mesma sensação que você. Como criador do Drupal Brasil, me desapontei muito com a comunidade (também tenho minha parcela de culpa, no que tange ao Drupal Brasil).

Recentemente (nem tanto) eu escrevi um post com a minha visão de como anda a comunidade Drupal no Brasil (http://diminua.me/combr).

A questão de eventos, o Fabiano (wundo) já tentou (e viabilizou) 2 Drupal Camp em Campinas. O Leonardo Silva (xulispa) realizou uma em SP (há muito tempo). Há alguns anos houveram algumas palestras sobre Drupal no FISL (o Ferrari sei que já deu palestra lá).

Os focos de usuários são, como sempre, SP, RJ, BH, RS e um pouco aqui no PR. Mas tem gente em tudo quanto é lugar.

O Drupal Brasil (drupal-br) hoje é um fórum para debater Drupal em pt-br. Só isso. Eu tive algumas idéias, o Thiago (hoje mantenedor do site) tb teve algumas idéias e o Fabiano (wundo) tb deu várias idéias. Tudo ficou parado por vários motivos: falta de gente, falta de gente interessada, falta de iniciativa, falta de tempo e tantas outras faltas... (umas faltas minhas tb hehe)

Sobre o que está se tentando fazer com o Drupal-br vou deixar o Thiago responder.

Não existem eventos da comunidade regulares. Ao menos não até o momento. Eu dou treinamentos períodicos em SP (o Thiago no RJ), mas isso não é evento da comunidade...

A minha análise da comunidade de Drupal no Brasil é uma, e simples: a maioria dos usuários (até o momento) é composta de iniciantes. Quando essas pessoas se tornam mais experientes somem de listas e fóruns. Com raras exceções ninguém toma iniciativa de criar eventos. Quando alguém cria um evento o pessoal fura...

Por fim, eu continuo (como sempre) disposto a fomentar o Drupal no Brasil. Não estou entre os que vão tomar outra iniciativa para criar eventos etc., mas conte comigo no que eu puder ajudar (divulgação, palestras, treinamentos, etc.)

Escrevi meio na correria, mas o que eu quero dizer é: a coisa tá feia, mas estou disposto a ajudar, caso alguém tome a frente.

Abraços

2011/6/21 Pedro Rocha <pedrogo...@gmail.com>
--
Ao responder um tópico, reproduza apenas a parte relevante da mensagem original, apagando demais partes e assinaturas.

Para cancelar a inscrição deste grupo: drupal-br+...@googlegroups.com
Para ver mais opções: http://groups.google.com/group/drupal-br?hl=pt-BR_BR?hl=pt-BR

--
Rafael Ferreira Silva - Desenvolvedor Web
http://rafaelsilva.net

Felipe Duardo

to drup...@googlegroups.com
"...e um pouco aqui no PR..."

onde?
sou de londrina, e estou iniciando no drupal e queria participar de eventos...
mas mesmo SP sendo relativamente perto as vezes fica difícil.

agora vou falar algo que eu sempre tive em mente, 'drupal é melhor que joomla"
sempre tive isso em mente e posso estar errado mas enfim, e esses dias eu vi na School of Net, curso para desenvolvimento
de templates com joomla, no imaster também...

sempre faço workshop na SoN, é um preço acessível e os workshop sempre são feitos por pessoas com um bom
conhecimento, ai fui procurar cursos e workshop de drupal no brasil..
não achei nada... não procurei muito também, mas acho que isso também
é uma coisa do mercado, baixa procura por cursos assim.. sei la

Felipe Duardo

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Ai que é mais estranho Felipe... a demanda é grande sim. Muito gente/empresa procura profissionais e treinamentos em Drupal. Falta oferta.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Felipe Duardo

to drup...@googlegroups.com
então e a quantidade de workshops e cursos para joomla e wordpress
é bem mair que drupal e esse tipo de cursos online para drupal,
são bem difíceis de se achar.. pelo menos eu não tenho visto muito por ai...

fugindo um pouco da thread, nao sei se vocês viram esse texto do paulino...

"Ronald B. Falcão"

to drup...@googlegroups.com
Pessoas,...

Trabalho com Joomla faz algum tempo, e a pouco migrei (por necessidade na carreira) para o Drupal. Estou bem animado com a ferramenta, apesar de ainda achar que ela tem mais vantagens para mim desenvolvedor do que para o usuário final (sem pedras, não estamos no Irã..rs..).

Não quero criar polêmica, e sim entender um pouco mais da comunidade como organismo. Por isso me questiono em dois quesitos:

1) Quem conhece Drupal, por uma questão de demanda de mercado, é bem valorizado e prefere guardar o conhecimento para si? Aumentando ainda mais seu valor no mercado. Isso no que tange os profissionais no Brasil. Não vou generalizar, até mesmo pq acompanho a lista e o empenho de alguns em compartilhar conhecimento.

2) A curva de aprendizado da ferramenta é um pouco maior do que outras ferramentas CMS o que afasta uma massa maior de novatos, ou causa a desistência dos mesmos em pouco tempo.

Abraços.

Logo BBKO Consulting.png Ronald Bolsoni Falcão
Desenvolvedor Open Source PHP/CMS - Internet (Fábrica Livre)

Tel:  55 11 3528-9001 (Escritório Panamérica - São Paulo)
Cel:
55 11 8437-7219
MSN: ronald...@hotmail.com
Gtalk: ronald...@fabricalivre.com.br
www.bbko.com.br

CONFIDENCIALIDADE DO CORREIO ELETRÔNICO
Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Caso você tenha recebido este e-mail por engano, não utilize, copie ou divulgue as informações nele contidas. E, por favor, avise imediatamente o remetente, respondendo ao e-mail, e em seguida apague-o.

DISCLAIMER
This message, including its attachments, may contain confidential and/or privileged information. If you received this email by mistake, do not use, copy or disseminate any information herein contained. Please notifyus immediately by replying to the sender and then delete it.

Helal Ferrari Cabral

to drup...@googlegroups.com
O fato dessa curva de aprendizado ser maior é por que o estigma do brasileiro é não saber inglês. Se comparar a documentação em português que tem do wordpress e joomla, dá um banho no Drupal.

Eu acho que isso é o principal ponto.

Fora também é a falta de pessoal que sabe organizar eventos, vejo que no joomla e no wordpress tem muitas pessoas que entendem disso. Acredito que isso aconteça por que o Drupal ainda é uma ferramenta que assusta muita gente por conta da sua flexibilidade e a falta de usabilidade (drupal 5 a 6). Acredito agora que com a entrada do Drupal 7 neste ano isso tende a diminuir. Mas por enquanto é o que eu acho que está acontecendo. Está faltando aparecer essas pessoas ou empresas que poderiam ajudar a fazer esses eventos. (hj temos só a chuva que infelizmente não é o suficiente para um pais do tamanho do brasil).

Helal Ferrari Cabral
Analista de sistemas

ferrar...@gmail.com
+55 48 9122 6677
www.helalferrari.com

logo.jpg

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Bom dia, pessoal.

Depois vou fazer um comentário completo sobre este tópico, mas eu acho que os 2 principais motivos de muitos problemas como esses são:
  1. Em geral, as pessoas não tem a visão de colaboração. Entram sem saber nada, e quando aprendem, saem sem ajudar nada.
  2. Os que já tem um conhecimento razoável de Drupal, e não são egoistas a ponto de sair sem ajudar nada, ficam naquela de: "vamos fazer 1000 coisas", mas quando chega a hora de fazer, eles não se "apresentam". Conheço muitos casos de pessoas que "falam demais", mas quando são solicitados eles dizem que "não podem ter compromisso"
Quero deixar claro que não estou falando isso diretamente para ninguem. Mas essa é a situação em que vivemos no Drupal Brasil hoje, e acredito que o Rafael Silva também teve boas (ou más) experiências como essa.

Estou num cliente agora, trabalhando. Quando chegar em casa eu faço um comentário mais completo, abordando os outros pontos mencionados.

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org
logo.jpg

"Ronald B. Falcão"

to drup...@googlegroups.com
Caros,...

Por questões culturais-políticas-educacionais não defendo o inglês como língua padrão, principalmente para aprendizado. Numa primeira etapa de vida de uma comunidade como a de Drupal concordo que isso é inevitável, pois os primeiros desbravadores terão que ir buscar na língua inglesa informações. Fomento muito a criação de manuais e tutoriais em português, legendas em videos e traduções de livros. Isso faz parte de um processo de amadurecimento não só pessoal, mas do país. Acesso à informação não deve parar na barreira da língua, e cá estamos nós para ajudar em não sabe inglês, precisamos traduzir e divulgar desesperadamente.

Sei, é muito mais fácil pegar e acessar o drupal.org e ler em inglês. Mas será que isso é mais fácil para todos?

Eu, mesmo em Joomla e Wordpress, raramente procurava soluções na língua portuguesa. Mudei isso para sentir como andam as comunidades aqui, e não tenho me arrependido. Principalmente quando falamos de fóruns de discussão. E isso é o que fará crescer a comunidade, trazer novas pessoas, trazer novos interesses. Uma comunidade que pretende crescer dentro de um ambiente limitado (das pessoas no Brasil que sabem bem inglês) tende a consumir seus recursos e deixar de crescer, ou morrer.

Empresas só vão apoiar a comunidade quando sentirem que ela é madura e poderá gerar algum tipo de lucro. O que não é nada feio na minha opinião.

Abraços.

Em 22 de junho de 2011 10:42, "Ronald B. Falcão" <drosop...@gmail.com> escreveu:
[...]

aleagi

to drup...@googlegroups.com
Ronald, concordo em gênero, número e grau!

Sou defensor da criação de ambientes onde o usuário mediano se sinta
confortável e, infelizmente, nem todos dominam o inglês para haver uma
unificação da comunidade.

Sei que há muitas pessoas aqui que defendem que todos os ovos devem
ficar na mesma cesta, independente da língua que falam, mas se nõs já
temos ciência que nossos usuários (os brasileiros) não possuem o
inglês como atributo mínimo para poder sanar suas dúvidas, temos que
trazer o conteúdo para o ambiente que o usuário se sinta confortável!

Como estou dentro da parte de documentação da nova fase da comunidade
no Brasil e, para isso sei que temos que nos organizar e termos MUITOS
voluntários, estou colocando-me a disposição para discutirmos quais
seriam as melhores estratégias a adotarmos para preencher as lacunas
(maiores primeiro e menores depois) no sentido de deixar o usuário
confortável o suficiente para aprender!

Abraços,
ø¤º°`°º¤ø,¸
,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸
°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`
Luiz Gustavo Aleagi Nunes `°º¤ø,¸¸,
Desenvolvedor Drupal | Padrões W3C | Acessibilidade
http://aleagi.com | http://eopen.com.br | http://drupal-br.org
¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` Nosce te ipsum...¸,ø¤º°``°º¤ø,¸¸,

Rafael Ferreira Silva

to drup...@googlegroups.com
Pessoal,

Há algum tempo atrás (2 anos, mais exatamente) tive a idéia de mudar o Drupal Brasil para um foco de produção de conteúdo em português. Não fazer uma tradução do que existe no drupal.org, isso seria um trabalho insano. A idéia era criarmos, no Drupal Brasil, área para colunistas com artigos semanais (segmentado por assunto, tipo Views, Temas, criação de módulos etc.). Também foi pensado em manter-se o fórum como é ainda hoje. Além de outras melhorias.

Tudo isso nunca foi pra frente pois como eu falei antes e o Thiago ressaltou, as pessoas não se comprometem. E não estou falando de uma pessoa ou outra, mas da grande maioria. Muita gente falou "conta comigo" e na hora do "vamos fazer" vieram as desculpas... isso foi o que aconteceu.

Minha sugestão seria pensermos em algo nessa linha, de criação de conteúdo periódico e comprometido. Pessoas que realmente querem fazer algo e não somente dar idéias (e quantas idéias foram dadas nesses 7 anos de Drupal Brasil!).

Da minha parte eu posso (como já tenho feito), gravar screencasts, escrever colunas semanais, e disponibilizar o material que elaborei para os meus treinamentos (o que tb já faço, no meu site).

Apontar culpados acho que não vai resolver, o importante é ouvir propostas. E digo mais, acho que quem dá sugestões deveria estar disposto a participar delas, pois só assim as coisas vão acontecer (na minha opinião).

Abraço

"Ronald B. Falcão"

to drup...@googlegroups.com
Até mesmo pq não há culpados (nesse caso) individuais em uma comunidade, o problema não é que alguém não escreve e sim que ninguém escreve.

Abraços.

Danillo Nunes

to drup...@googlegroups.com
2011/6/22 Helal Ferrari Cabral <ferrar...@gmail.com>
O fato dessa curva de aprendizado ser maior é por que o estigma do brasileiro é não saber inglês. Se comparar a documentação em português que tem do wordpress e joomla, dá um banho no Drupal.

Não é, a curva de aprendizado do Drupal é considerada íngreme mesmo em países que têm inglês como língua nativa.

--
[ ]'s
Marcus Danillo M. Nunes

Desenvolvedor Web na Chuva Inc.

logo.jpg

Danillo Nunes

to drup...@googlegroups.com

2011/6/22 Thiago Régis <tregis...@gmail.com>

[...]

Isso não é um problema das pessoas de Drupal. IMHO as pessoas não gostam de se comprometer em projetos comunitários onde quer que seja, ao menos que elas tenham algum benefício por isso.

Talvez a falha esteja em valorizarmos muito o "vamos fazer 1000 coisas" ao invés de "vamos fazer 1 coisa que incentive 1000 pessoas a fazerem 1 coisa cada".

--
logo.jpg

Paulino Michelazzo

to drup...@googlegroups.com
Pedro (e demais):

Vou comentar sua mensagem e também as dos outros colegas que já escreveram, dando uma visão mais ampla.

Como a maioria aqui sabe, tenho boa navegação tanto em Drupal quanto em Joomla! Nos dois CMS's já desenvolvi algumas soluções e me sinto confortável em ambas. De algum tempo para cá, ando me dedicando bem mais ao Drupal por algumas questões pessoais e outras técnicas (que não vem ao caso neste momento) mas que passam próximo ao que comentou.

Quanto falamos de "comunidade", estamos mexendo em um vespeiro complexo, com egos, desejos, necessidades e claro, resultados. Colocar tudo isso em sinergia é das tarefas mais complicadas que posso ver e que por motivos diversos, não dá liga dentro da comunidade brasileira.

Entretanto isso não é somente para a comunidade Drupal. Se você, vendo outras comunidades, pensa que o Drupal é "órfão de pai e mãe", ledo engano. Joomla! e WordPress possuem seus problemas tão crônicos quanto nós e isso advém daquilo que chamo de "DNA podre" em nossa história. O brasileiro, via de regra, é pessoa que adora a lei de Gérson e espera que tudo caia do céu, infelizmente. Então, se puder não contribuir com absolutamente nada, melhor. Se tiver que contribuir, que seja com algumas migalhas monetárias, mas de suor, bem longe disso. Não estou aqui dizendo que "A" ou "B" é culpado ou dando nome aos bois (pois não saberia o nome de todos), mas sim dizendo que a esmagadora maioria está nessa situação.

Um outro fator que ajuda neste meu ponto de vista do DNA é a dificuldade de contribuição. Nós, nerds de carteirinha, conhecemos as ferramentas de compartilhamento, conhecemos Git, conhecemos fóruns e assim por diante. Mas para o usuário iniciante ou intermediário que tem desejo em colaborar, estas ferramentas são tão estranhas quanto um cockpit de um Airbus e com isso, aquele resquício de chama que existia, se apaga e o camarada simplesmente "broxa" pois um mísero texto que ele poderia ter escrito não é divulgado, não é lido e tampouco comentado. Existe coisa que gera mais frustração que isso?

E o DNA tem mais uma "culpa no cartório". O Ronald comentou sobre a curva de aprendizagem, que é mais extensa no Drupal que em outros CMS's. A verdade não é esta, mas sim que para ser um cara muito bom em Drupal, Joomla!, WordPress ou em pilotar fogão, requer tempo, dedicação, prática e muita paciência. Infelizmente a grande maioria não possui estes atributos em suas personalidades, esperando que tudo na vida (e nas ferramentas) seja imediato. Existe uma complexidade maior? Sim, para projetos maiores. Mas para projetos simples, a curva de todas elas é a mesma, sendo que aquilo que muda realmente é a pessoa estar interessada, necessitada ou desejosa de um resultado. Dirigir na mão inglesa é um tormento nos primeiros dias mas depois torna-se fácil, se a pessoa realmente quiser.

O Rafael comentou dois pontos interessantes. O primeiro deles é que nossa comunidade (BR) é formada por uma pirâmide oca. No topo dela, meia dúzia que conhecem bem a ferramenta e em sua base, uma enorme massa de iniciantes. No meio, um buraco negro, nada mais que isso. Os que estão no topo da pirâmide pouco fazem por causa de sua base. Como a quantidade de pessoas que realmente conhecem é pequena, normalmente estão atolados até a tampa com projetos que precisam atender para poder comer e pouco tempo sobra para ajudar os que estão embaixo. De outro lado, os que estão embaixo se frustam porque não recebem apoio dos que estão em cima e com isso a espiral ruim começa a girar: sem apoio, sem resultado e com isso perpetua-se este desenho com este buracão no meio. Isso também responde a questão do Ronald sobre guardar o conhecimento para si. Não é um desejo, mas sim uma consequência do processo.

O segundo ponto são eventos. Não sei quantos aqui já organizaram um evento mas eu posso dizer com muito conhecimento de causa que é um inferno, mesmo que seja uma "churrascada com o Druplicon". Quem poderia fazer os eventos são os que estão no topo da pirâmide mas, como já dito, possuem os motivos já descritos para não fazer. Os que estão embaixo, não fazem a mínima idéia de como isso pode acontecer e voltamos a questão da espiral.

A solução para estes dois pontos do Rafael, em minha opinião, é estreitar o laço entre as duas pontas hoje desconexas e ajudar a clarear o meio. Sem isso, nem uma, nem outra coisa vão ser solucionadas.

No tocante ao idioma, ponto comentado por vários, não vejo isso como um problema tão grave. Claro que a esmagadora maioria não domina o inglês mas aqui entra também a questão do DNA. Se a pessoa realmente precisa de uma informação, qquer ferramenta como o Google Translator resolve e não somente para o inglês. Eu mesmo não suporto francês, tenho asco de ouvir alguém falando esta língua e não conheço mais que 10 palavras neste idioma. Entretanto já obtive solução para problemas com Drupal e outras ferramentas em sites franceses (ou de idioma francês) usando o Google. O mesmo já aconteceu com alemão, algo que só sei ler "sim" e "não".

Soluções?
Alguns vão ler esta extensa mensagem e sentar o dedo no gordinho aqui. Normal. Mas como não quero passar por "só aquele que fica no cacarejo", algumas atividades que vejo serem factíveis e podem dar resultados surpreendentes:

1) Planet - não entendo ainda porque não existe um planet da comunidade Drupal brasileira. E vejam, se existe, está muito escondido porque desconheço o mesmo. Querer que uma pessoa se comprometa a escrever um artigo por semana é algo que nunca vai acontecer para nenhum de nós, exceto se formos pagos para isso. Mas se colocarmos num agregador os diversos blogs/sites de pessoas que esporadicamente escrevem sobre Drupal, teremos um bom conteúdo em muito pouco tempo.

2) Organizar a baixaria - se esta lista é o "canal oficial" de mensagens da comunidade brasileira, onde está esta informação? Somente aquele link no Drupal-br? Falta um pouco mais, creio eu. Assim, se somos tão bons em gerir conteúdo, estamos pecando em nossa própria igreja neste ponto. Acredito que podemos fazer melhor renovando o Drupal-BR (que acredito ser o site da comunidade Brasil) e melhorando a busca e obtenção de informações.

3) Ambiente noob - Como dito, a parte rasa da pirâmide é muito grande. Porque não criar algo voltado para eles? Step-by-step simples, didático, estilo "mané" ajuda muito. Se o DNA joga contra, precisamos criar mecanismos para facilitar o encontro entre informação e pessoas. Aqui, creio que o item 2 resolve isso.

Finalmente, estou participando de um processo para "recriar" a comunidade Joomla! no Brasil que hoje está dispersa e perdida. Ela chama-se joomleiros e está sendo criada levando em consideração todos os pontos acima citados. Se pensam que o Drupal sofre com a bagunça generalizada, precisam ver Joomla!. É uma verdadeira Sodoma.

Meus dois centavos na discussão.

Abraços

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Isso do DNA Paulino, já vi muito sendo falado na minha época como desenvolvedor J2EE: a visão do pessoal de fora é essa, de que só nos aproveitamos dos projetos opensource, mas contribuir que é bom, necas. E eu concordo que isso é a regra geral mesmo, comprovada pelas exceções.

Eu concordo muito com o Planet, sendo que temos o Managing News prontinho para ser usado para isso. É só instalar o profile.

Uma sugestão que dou de cara é transformar o DBR no Drupal Commons. Para quem não conhece, é uma rede social em Drupal. Estou com ele em um projeto e creio que isso trará um dinamismo grande ao site principal de Drupal no Brasil. E temos que dar um jeito do site enviar email. É custoso,  mas ao meu ver é necessário para que as pessoas se envolvam e lembrem de entrar no site.

Acho que precisamos fazer algo, sejá lá o que for. Legal não está, então mudar já será positivo.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Paulino Michelazzo

to drup...@googlegroups.com
Concordo contigo nos dois pontos Pedro. O Commons é bom e não dá para ficar assim.

Abs

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Eu ajudo a migrar o DBR para o Drupal Commons, se o povo se animar com isso, pois já to com ele "na veia" aqui.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Joel Wallis

to drup...@googlegroups.com
Bom, acho que agora é momento de aprender coisas novas com os erros passados e definir estratégias para um futuro próximo. Eu já estava escrevendo sobre o Planet quando vi o comentário do Michelazzo. Discordo parcialmente sobre a falta de conteúdo em português, pois há sim posts em vários sites e blogs, mas os mesmos estão fragmentados na internet. Seria ótimo ter um Planet para isso! Seria até incentivador aos autores, pois isso geraria tráfego aos seus sites/blogs.

O que mais vejo dificuldade é em apresentar o poder do Drupal aos iniciantes. Como explicá-los que eles podem desenvolver muitos tipos de projetos de baixa, média e grande complexidade sem precisar programar? Como explicá-los em poucos minutos sobre o que o trio CCK, Panels e Views pode fazer? Acho que, para a massa iniciante, a produção de screencasts seria uma ótima solução.

Enfim... Idéias, idéias, idéias! E execuções? Quem são os líderes da comunidade que tomarão a frente para iniciarmos ações sincronizadas para literalmente mover a comunidade? Um corpo, por mais forte que seja, não faz absolutamente nada sem uma cabeça. Quem será/serão a liderança dessa força tarefa, quais serão as etapas e os objetivos? Acredito que começar a discutir soluções já é um bom começo.
Joel Wallis
Freelancing em desenvolvimento web

Fortaleza, CE
+55 85 8744-1718 / + 55 85 9915-1903

São Paulo, SP
+55 11 6090-3158 / +55 11 8680-2031

joelwallis.net

aleagi

to drup...@googlegroups.com
Senhores,

Eu sou o responsável pela documentação, e acho que vou ficar com a
maior parcela do trabalho e por isso precisarei de mais ajuda.

Coloco-me a disposição para organizarmos um grupo de pessoas
interessadas na gestão desses conteúdos, definirmos estratégias e
rumos para fazermos o melhor trabalho possível.

Vamos juntar uma panelinha separada dessa área e começar a pensar e trabalhar?

Abração!

[...]

Fabiano Sant'Ana

to drup...@googlegroups.com

Planet: http://drupaleiros.com/

Fabiano Sant'Ana

to drup...@googlegroups.com
Só explicando,  nós gastamos umas horinhas aqui resetamos o Planet que tava fora do ar desde começo de Junho.

Fabiano Sant'Ana

to drup...@googlegroups.com
Agora só faltam posts né gente? :)

Paulino Michelazzo

to drup...@googlegroups.com
Boa nego, resolvida uma pendência

Abs

Joel Wallis

to drup...@googlegroups.com
Só pra motivo de incentivo dos outros membros da comu: já vou começar a trabalhar em um blog, vou migrar os posts interessantes de blogs antigos que tinha e vou voltar a blogar, principalmente sobre Drupal. Aconselho aos demais fazer o mesmo! Vamos nos mecher! Go! Go! Go!

Danillo Nunes

to drup...@googlegroups.com
Boa Joel,

E para quem tem um blog que trate de outros assuntos além de Drupal: Crie uma categoria ou tag e um feed equivalente para Drupal para ele poder ir para o Planet (acho que o Core já faz isso, mas se não é só usar Views e ativar a view padrão taxonomy_term para ter o feed de um termo de taxonomia).

2011/6/22 Joel Wallis <joelw...@gmail.com>

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Opa Galera, só consegui ler o email novamente agora.

Bem, vou comentar alguns pontos abordados aqui e deixar uma opinião mais clara minha...

"A pirâmide"

O Paulino sugeriu "estreitar as 2 pontas da pirânide". Eu concordo, e até considero que o primeiro passo para isso já foi dado, com a Administração Colaborativa no Drupal Brasil. Nós abrimos o espaço para os interessados em apoiar as áreas em que o Drupal-BR atua, e tivemos uma boa aceitação. Porém, como já foi comentado, na hora do "vamos ver" (eu mandei email para todos), só 2 ou 3 responderam. #tenso

Planet

Ótimo que o Fabiano tenha instalado o ManagingNews para agregar os conteúdos sobre Drupal. Porém eu penso da seguinte forma: O ManagingNews é um tiro de canhão para matar uma mosca. Não precisamos de geolocalização, até porque os feeds (como podemos ver) não estão com "GeoRSS" configurado. Está tudo caindo no "none". Acho que podemos configurar um agregator mesmo, no Drupal Brasil, que o resultado será ótimo (talvez até melhor). Será objetivo! O usuário acessou o site, achou o conteúdo. Não terá que ficar buscando no mapa, catando os feeds etc.

E eu ainda acho que esses conteúdos devem estar sob o domínio do Drupal Brasil, acho que traz mais relevância (tanto para o artigo quanto para a comunidade) e credibilidade. Eu não quero, com isso, que pensem que eu estou querendo centralizar tudo no Drupal Brasil, por ego etc e tal. Mas o Drupal Brasil é a comunidade brasileira, e a comunidade brasileira é o Drupal Brasil. Isso ninguem discute mais (concordam?). Então se queremos eficácia, é melhor centralizar tudo o possível na comunidade brasileira.

Documentação

Além desses conteúdos proativos, que são os artigos/tutoriais do Planet, o Drupal Brasil precisa de uma documentação. E eu acho que essa documentação pode ser, mesmo, traduzida e adaptada do Drupal.org. Só precisamos fazer um mutirão. O Aleagi já se dispôs a isso, como responsável pela Documentação. Eu me coloco a disposição também para auxiliar na criação da documentação.

DrupalCommons

Seria ótimo se daqui algum tempo tivessemos o Drupal Brasil totalmente migrado para uma estrutura semelhante ao DrupalCommons, com interatividade etc e tal. Mas será que é disso que precisamos agora? Será que devemos concentrar esforços nisso ao invés da Documentação?

Como Fórum o Drupal Brasil funciona muito bem. Precisamos de conteúdo/documentação para formar novos drupalistas/drupaleiros. Acho que quando tivermos um forum eficiente + documentação completa, então pensamos na interatividade e formas de manter o usuário colaborando. Com o grupo que temos, podemos movimentar a galera para gerar conteúdo de qualidade.

Eventos

Acho que a forma mais eficiente de fortalecer a comunidade é promovendo encontros regionais, e de fato estamos em falta com isso. Eu tinha ficado responsável por esses encontros/eventos, mas não consegui começar nada ainda, também.

Como responsável pelos encontros/eventos, então, e integrando com a área de Documentação (Aleagi), proponho juntarmos um grupo pequeno (mesmo que sejam apenas 2 pessoas) em várias regiões para iniciar o mutirão de documentação. Podemos marcar um dia, talvez um sábado, e juntar todas as cidades para isso. Conectados em numa conversa por voz, chat e/ou vídeo, podemos traçar as estratégias e missões de cada grupo. Se tivermos 5 cidades participando desse mutirão, com 2 pessoas em cada cidade, acho que nós conseguimos produzir no mínimo 30 páginas de documentação. Imagina se fizermos isso todo mês, fora as colaborações individuais durante a semana!? Será sensacional!

Topam? :)

#drupal-br

A lista #drupal-br é mais um canal de colaboração de Drupal, mas não necessariamente do Drupal Brasil. Pra ser sincero, a única vantagem que eu vejo numa lista é a notificação por email, porque de resto eu só acho que "dispersa" o público. Se essa discussão, por exemplo, estivesse sendo feita no fórum, o resultado seria o mesmo ou melhor.

Concordo que precisamos de notificações para os posts do Drupal Brasil. Vamos pensar em uma solução para isso. Aí passo a bola para o PedroFaria sugerir o que seria melhor. Notificar todos os 11mil usuários, a cada comentário, vai arriar o servidor :P

Então, com essas notificações ativas no Drupal Brasil, poderemos voltar a centralizar as informações/conteúdos/discussões.

Conclusão

Como vocês podem perceber, muitos dos problemas citados podem ser resolvidos com a Administração Colaborativa. Mas sem os auxiliares ativos, não podemos iniciar o processo. Precisamos que todos os envolvidos no processo de definição dos auxiliares/responsáveis da Administração Colaborativa apresentem sua disponibilidade. Para os que não participaram, e desejam participar, este é o post. Já que o Aleagi disse que precisa de mais apoiadores, e os atuais auxiliares ainda não se manifestaram, novos colaboradores podem se oferecer.

Bem, é isso. Vamos discutindo as alternativas ;)

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Bruno Rios

to drup...@googlegroups.com
O módulo Notifications não seria útil para o problema da falta de notificações no fórum?

Apenas quem se subscrevesse no tópico receberia as notificações.

Abraço!

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Mas ai não adianta... a lista de emails continua tendo vantagem, porque todos são notificados de todos os assuntos.

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Bruno Rios

to drup...@googlegroups.com
Acho que um deveria complementar o outro.

Concordo que, para quem quer ficar por dentro de tudo que rola, a lista de emails é a opção ideal, mas acredito que hajam usuários que desejem receber apenas notificações sobre determinados tópicos.

Por exemplo, no drupal.org quando você participa de uma Issue, você não é notificado por email, mas na Dashboard (que pode ser implementada com o módulo Homebox) você fica sabendo se há comentários novos.

Acho que seria muito útil para o Drupal-br pois eu abandonei o fórum justamente pela falta de uma ferramenta de acompanhamento de tópicos.

Abraço!

Joel Wallis

to drup...@googlegroups.com
Eu também estava a refletir sobre o uso desse grupo/lista (drupal-br no Google Groups). Apesar de ela ser muito útil (é super cômodo acompanhar os tópicos com e-mails na sua inbox), esse conteúdo não é de propriedade do Drupal Brasil. Isso devia, de alguma forma, permanecer no banco de dados do Drupal Brasil para indexação, busca e recuperação no site oficial da comunidade! Mas aí vem a questão de e-mails mesmo. Nesse caso, não sei como será feito, talvez podemos prospectar um desenvolvimento de uma pilha de disparos específico para isso, e economizar recursos de servidor. Serão muitos e-mails, mas também não precisamos enviar tudo on the fly...

Sobre a documentação, eu até entrei em contato hoje com o Aleagi em PVT. Me disponibilizei a ajudá-lo e ficamos de discutir em uma hora mais adequada (ele estava trabalhando e eu estava no trabalho).

Outra coisa que eu acho importante e que os designers daqui poderiam se propor a fazer: projetar visual e usabilidade do site. Pode parecer firula para desenvolvedores, mas para site builders, web designers e outros profissionais de web que estão entrando no Drupal agora, ainda é comum comentários como "CMS feio", etc. E sem falar que NÓS SOMOS PROFISSIONAIS DE INTERNET! Porra, temos o site da nossa comunidade e não vamos dar atenção ao design e usabilidade? Nessa comunidade de ferreiros o espeto não pode ser de pau!

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Vamos lá...

vamos reparar no que o Paulino falou no começo.. não tinha nada sobre tecnologia, mas sim sobre pessoas, cultura da sociedade, costume, etc. Pessoas sempre são o problema, na verdade, pelos motivos já citados por ele.

Não consigo ver como a comunidade vai mudar adotando(continuando) exatamente as mesmas fórmulas que vem sendo utilizadas sem resultados. As pessoas que não contribuíram, muito provavelmente não vão contribuir, pois se fosse para contribuir, já o teriam feito.

Quando falo do Drupal Commons, por exemplo, é porque ele promove uma coisa muito interessante: a meritocracia. Ele trabalha com o módulo Userpoints, então cada atividade sua te gera pontos, o que permite coisas como um bloco dos que mais contribuiram no mês, no ano, etc, que estimularia as pessoas a colaborarem, pois sua cabeça aparecendo na home do site poderia lhe render frutos bons, como freelas, empregos, etc, já que sua capacidade estaria exposta.
Não adianta pedirmos para as pessoas disponibilizarem tempos e mais tempos de suas vidas, sem termos nada em troca. Deve ser uma relação de benefício mútuo: eu ajudo a comunidade, ela me ajuda.
Ah, isso já existe, quem ajuda lá já é bem visto... não é o que iniciantes percebem. Nunca esqueço da imagem que eu tive do Drupal-br quando comecei, que me desestimulou a participar e eu tenho q me forçar a ficar indo lá, para colaborar. Em 1 mês aqui no Google Groups eu ajudo mais gente q em 1 ano no fórum, como está.

Acho que o email separado por tópicos, que funciona em inúmeros lugares, poderia cair bem aqui. A quantidade de emails que eu boto em "ignorar" porque não me interessam é enorme. Eu não quero receber email para cada comentário no site.

Outra coisa, como já disse em muitos momentos, discordo da centralização que existe no Drupal-br, pois inibe a colaboração. Eu(e com certeza outros) participaria mais se visse um caminho claro de quais objetivos do site, o que precisa, etc. Por que não colocamos um roadmap, uma issue queue no site, o código do site no Github, e ai quem quiser pode chegar e ajudar?

E eventos serão consequência de uma sintonia entre membros e o crescimento da comunidade, pois não vale, financeiramente, para uma empresa fazer um evento maior por aqui.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Beth Alamíno

to drup...@googlegroups.com
Primeiro,
agradeço a excelente observação de todos.
Segundo: na minha opinião, pra arrebanhar principalmente novatos (que no meio deles pode aparecer bons colaboradores), é importante a criação de exercícios práticos assim como no livro 'usando drupal'. Isso é o que fez o sucesso do livro, é também o que faz o sucesso dos tutoriais e vídeos em inglês, inclusive o brasileiro mda (diogo cardoso) que se intitula iniciante.
Eu, como iniciante, já colaborei nas traduções e sempre que posso estou lá. Hoje o problema é que como tenho que estudar muito, sobra pouco tempo pra colaborar, o que quero ampliar cada vez mais. Uma coisa que funciona bem é o mutirão. Certa vez foi marcado um dia e hora (acho q o dia todo) pra traduções, fiquei lá quase o dia todo. Pra quem não tem tempo, como vocês também, o agendamento de mutirões funciona. Inclusive, pode-se fazer mutirão pra criar tutoriais usando um caso hipotético.
Acho que a coisa mesmo é 'mão na massa'.
Beijos a todos.

--
[]
Beth Alamíno

Edson Sales Junior

to drup...@googlegroups.com
Pedro, eu até cheguei a submeter uma palestra com o Capi lá no FISL, mas confesso que torci para não ser aprovada pois eu havia acabado de fazer uma palestra sobre o Portal do Cidadão com Drupal no CONSEGI e pedir uma nova autorização seria complicado (temos muito serviço no TCESP que precisa ser feito com urgência). Também tenho que dizer que marcar reuniões a noite ou final de semana é algo que tenho evitado muito, para não prejudicar o convívio familiar, mas como sou uma pessoa totalmente prática e sem medo de colocar a mão na massa vou fazer uma sugestão que eu posso tocar, após as devidas autorizações é claro. Creio que nós poderíamos organizar um evento sobre "Governo Eletrônico e Transparência com Software Livre", com ênfase no Drupal/Postgres/Linux (o que utilizamos no Portal do Cidadão) com o apoio do TCESP. Nós temos uma Escola de Contas Públicas super atuante e capacitada para organizar eventos e uma boa infraestrutura. Assim eu poderia desenvolver este trabalho com apoio da instituição e durante o horário de trabalho. O público alvo seria os órgãos públicos (prefeituras, câmaras, autarquias, fundações e orgãos do governo estadual). Nós poderíamos ajudá-los a economizar dinheiro e melhorar os serviços e a transparência para os cidadãos, e de quebra divulgamos o Drupal, e fomentamos o ecossistema de apoio ao software livre, promovendo o encontro entre prestadores de serviços (que fariam as palestras) e os órgãos públicos.
Só para deixar claro, se a comunidade achar esta ideia interessante eu vou propor isto ao TCESP, o que não quer dizer que vai ser aceito, mas se for eu acho que será um ganho enorme para todos os lados.

Um abraço,

Edson Sales Junior

Em 21 de junho de 2011 21:40, Pedro Rocha <pedrogo...@gmail.com> escreveu:
[...]

Twitter: @esjunior
Blog: www.edsonsalesjunior.com.br

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Opa galera.

PedroRocha, quando eu falo sobre centralização, quero dizer que não faz sentido nós termos um site para artigos, outro para forum, outro para comunidade e nenhum deles tem nenhuma relação. Como eu falei, não há o que se discutir: o Drupal Brasil é a comunidade brasileira. Então porque não devemos concentrar os conteúdos nele? Assim, quando um novo usuário chegar, ele vai encontrar TUDO o que precisa em um só lugar. E a tendência é só melhorar.

Não concordo que promovendo um mutirão para documentação, por exemplo, estaremos apenas "sugando" dos usuários, sem dar nada em troca. O benefício disso é ter conteúdo de qualidade na comunidade! A contrapartida é ele ter o crédito pela criação do conteúdo (ele será o autor). Acho que não precisamos mais do que isso...

A experiência do mutirão de tradução foi muito boa. Várias pessoas se reuniram no IRC e começaram a traduzir. Imagina se esse contato fosse pessoal, em cada região, e todas as regiões interligadas online? A experiência, networking e motivação será muito maior. A contrapartida continua sendo "crédito" pelo conteúdo.

Já tivemos, há algum tempo atras, um Userpoints instalado e funcionando. Cada comentário, post ou colaboração gerava 1 ponto para o usuário. O que acontecia é que as pessoas comentavam posts com um "é", "sim", "não" ou mesmo uma risada... Não havia colaboração efetiva. As pessoas faziam para ganhar pontos.

O que tem que ser feito é um sistema de pontos em que os usuários possam votar no comentário do outro. Pode ser um Plus1, por exemplo... Funcionaria muito bem! Mas pra isso, nao precisamos de um DrupalCommons pra isso.

Galera, vejam que eu não estou dizendo que não concordo com o DrupalCommons. Eu acho a ideia muito boa, de verdade. Eu só acho que esse não deve ser o principal foco dos nossos esforços. Temos problemas reais que precisamos resolver, e eu considero que o principal deles é a falta de Documentação e Conteúdo.

Alguem discorda?

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Ahh, sim. A sugestão do Joel Wallis sobre juntar os designers da comunidade para melhorar o layout e usabilidade do site, acho muito válida!

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Ahh, outra coisa. Já temos uma conta no Github. Estávamos compartilhando o código do tema: https://github.com/drupal-br

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Ops, do site.

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Fernando Conceição

to drup...@googlegroups.com
Pessoal, eu gostaria de participar na quest�o da documenta��o e tamb�m
na tradu��o, e tamb�m dar a minha opni�o quanto a alguns assuntos:

1. Agregador de blogs como o drupal planet: seria poss�vel termos isso
no site do drupal br? Sei que um colega da lista dispon�bilizou isto em
outro endere�o, mas acredito que centralizarmos tudo no mesmo local
seria melhor para todos, em vez de a informa��o estar dispersa.

2. Tema do site: realmente seria melhor colocar um tema mais
bonitinho/trabalhado. Pode n�o parecer, mas � importante ter um site da
comunidade com uma boa aparencia e usando recursos mais avan�ados para
poder mostrar o que o cms pode fazer, algo do tipo, instalei o drupal e
ele veio simples, mas olha s� o site dele, com um pouco de trabalho
posso fazer o meu t�o bonito e com recursos quanto ele.

3. Link da tradu��o no site: desculpa, mas apesar de eu contribuir com a
tradu��o do drupal, isso me deixa perdido, o que eu esperava nesse link
seria como traduzir o meu drupal para portugu�s, com uma explica��o de
como fazer e links para os arquivos que preciso copiar, n�o que
eu(hipoteticamente) n�o saiba ingl�s e queira traduzir meu site e v�
para uma pagina justo em ingl�s. Seria poss�vel termos um perfil ou algo
do genero para instalarmos o drupal direto em portug�s do brasil?

4. Link do open atrium: uma explica��o do que � e para que � utilizado
seria bem vinda.

5. Quanto a quest�o do f�rum, seria poss�vel implantar algo como existe
no drupal.org, do dashboard onde voc� pode acompanhar seus posts no
forum? Assim seria simples para ver se houve resposta em algum dos seus
posts em vez de precisar olhar eles.

Fernando Correa da Concei��o
http://www.jaguaribe.net

Fabiano Sant'Ana

to drup...@googlegroups.com

2011/6/23 Fernando Conceição <conceicao...@gmail.com>
Pessoal, eu gostaria de participar na questão da documentação e também na tradução, e também dar a minha opnião quanto a alguns assuntos:

1. Agregador de blogs como o drupal planet: seria possível termos isso no site do drupal br? Sei que um colega da lista disponíbilizou isto em outro endereço, mas acredito que centralizarmos tudo no mesmo local seria melhor para todos, em vez de a informação estar dispersa.

A forma mais fácil é só colocar  um bloco listando o conteúdo, infelizmente eu não tenho permissão de acesso para eu colocar eu mesmo, tregis?

Fabiano

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Bom, discordo da forma de se atacar a questão, mas não vou ficar brigando sozinho aqui. Mais de 40 posts e acho que vai tudo continuar igualzinho a antes de eu começar a thread.

abs,
Pedro Rocha

-------------
skype: pedrorocha.net - Drupal Services

Thiago Régis

to drup...@googlegroups.com
Pedro, então dê sugestões concretas.

Você não acha que o Planet deve estar no site da comunidade brasileira? O que mais você discorda?

Abraço!
Thiago Régis
@tregismoreira
http://thiagoregis.com
http://drupal-br.org

Joel Wallis

to drup...@googlegroups.com
"Um corpo, por mais forte que seja, não faz absolutamente nada sem uma cabeça."

"Você não pode mudar as pessoas. Você deve ser a mudança que deseja ver nelas."

Desses dois trechos, o primeiro eu falei há pouco nessa mesma thread e volto a citá-lo, pois acho de grande importância. O segundo é uma frase conhecida de Gandhi, sobre liderança. E por falar em liderança, tenho que destacar que essa é a falha da comunidade. Nada pessoal, nem quero gerar problemas/brigas aqui, por favor! Só estou destacando que, se uma equipe não produz um resultado satisfatório, então o problema está na falta de liderança.

Todos aqui (ou a grandiosa maioria) usam o Drupal para trabalho, ganham dinheiro com ele, ou ganharão. Incentivo financeiro já existe, então não é disso que estamos precisando no momento. É preciso mudar a visão do desenvolvedor em relação à projetos de software livre, comunitário, participativo. Contudo, é preciso começar a organizar a casa, a começar pelos desenvolvedores veteranos da comunidade, pois se não dermos esse primeiro passo, como vamos trilhar essa longa jornada de levantar o Drupal Brasil?

Eu vejo uma comunidade Drupal forte, presente, ativa, próspera, renomada e respeitada no Brasil e no mundo. E vocês?

Em 23 de junho de 2011 18:22, Pedro Rocha <pedrogo...@gmail.com> escreveu:
[...]

Pedro Rocha

to drup...@googlegroups.com
Po, dei várias, é só escolher:
  • Incentivar a colaboração através da promoção dos membros
  • Drupal Commons como forma de incentivar a colaboração
  • Userpoints
  • Issue queue
  • Código do site no Github, associado à issue queue
Se queremos resultados diferentes, devemos fazer diferente.

Quanto ao planet, além de não ter dito nada sobre ele estar ou não no DBR, eu acho o de menos, porque ninguém gera conteúdo frequentemente atualmente, seja no DBR ou em sites próprios.

Enquanto não se criar uma forma estimulante e organizada de colaboração, acho que nada vai andar.

Reparem que em 40 respostas, nenhuma tocou em 2 pontos que citei:
  • Quem é o Drupal-br?
  • O que está se tentando fazer em relação ao Drupal-br?
    Quem está tocando? Quais são as propostas? Existem metas?

    Tenho a impressão de que quem está envolvido com o DBR está atolado com projetos e não consegue se dedicar, e justamente por isso que critico a centralização e criação de barreiras para colaboração. Por que não se cria um Uservoice da vida para definir um roadmap aberto à toda comunidade, tasca o roadmap na issue queue e github, e tenta até, quem sabe, arrecadar fundos para que alguém possa tocar as mudanças? O drupal.org tem isso, para bancar mudanças, não seria nada de outro mundo.

    Enfim, mudar. Eu sou favorável a mudanças, sempre que algo não está andando.

    Paulino Michelazzo

    to drup...@googlegroups.com
    Lá vou eu me meter onde não devia...

    On 23/06/2011, at 12:55, Thiago Régis wrote:

> [...]
    >
    > PedroRocha, quando eu falo sobre centralização, quero dizer que não faz sentido nós termos um site para artigos, outro para forum, outro para comunidade e nenhum deles tem nenhuma relação. Como eu falei, não há o que se discutir: o Drupal Brasil é a comunidade brasileira. Então porque não devemos concentrar os conteúdos nele? Assim, quando um novo usuário chegar, ele vai encontrar TUDO o que precisa em um só lugar. E a tendência é só melhorar.

    Sim, concordo. E porque este "concentrador" não ser um DrupalCommons? Eu acho que a ferramenta dá um aspecto real de comunidade ao que somos, coisa que o DPBR hoje não faz. Para o primeiro que chega e tendo saco, vai ver que é um fórum com alguns conteúdos documentais e nada mais que isso. Com um commons a coisa fica mais organizada, visivelmente mais integrada e claro, mais simpática.

    > Não concordo que promovendo um mutirão para documentação, por exemplo, estaremos apenas "sugando" dos usuários, sem dar nada em troca. O benefício disso é ter conteúdo de qualidade na comunidade! A contrapartida é ele ter o crédito pela criação do conteúdo (ele será o autor). Acho que não precisamos mais do que isso...

    Bem, eu penso ao contrário. Tem-se que sugar mesmo, mas no bom sentido. O espírito do software livre (e não do Drupal) é este. Meritocracia é ótima por isso; consegue-se ver quem é quem realmente.

    > A experiência do mutirão de tradução foi muito boa. Várias pessoas se reuniram no IRC e começaram a traduzir. Imagina se esse contato fosse pessoal, em cada região, e todas as regiões interligadas online? A experiência, networking e motivação será muito maior. A contrapartida continua sendo "crédito" pelo conteúdo.

    Thiago, você é um garoto novo, bem-intencionado, com energia e está começando a primeira empresa a ser quebrada. Escute quem já passou por tudo isso (sabe aquela merda de ouvir o que os mais velhos tem a dizer?). Primeiro, não estamos na Bélgica, que tem uma bosta de território. Estamos em um país com 5.511.965m2 (se não roubamos mais de ninguém) que cabem "trocentas" Bélgicas aqui dentro. Se não contarmos as porcarias que existem nos EUA (Alasca, Havai, Porto Rico, etc), somos maiores que eles. E para complicar a lama, avião custa caro, estrada não existe e busão é coisa do demo. Eu conheço 25 estados do país e lhe digo, passou de Brasília, vira terra de ninguém, infelizmente. Exceto por alguns locais, é uma tarefa insana fazer qualquer coisa assim por questões logísticas e também, de comunicação. O que existe de banda em Roraima, eu tenho em casa.

    Diante deste cenário triste e realista, temos a questão de educação e de interesse. Acho lindo ver code sprint, translation sprint e qualquer coisa assim. Mas vc já mensurou o tamanho da comunidade Drupal alemã e quantos vão a estes encontros, por exemplo? Se lá que são organizados vão meia dúzia de bebedores de cerveja, e aqui? "Ahhh, mas temos IRC". Sim, temos, mas meu caro, eu prefiro pegar um módulo, traduzir no momento que tenho tempo e mandar para alguém colocar no repositório. Muitos fazem isso porque eu não quero me dar ao luxo de perder o pouco de convívio social que tenho para fazer isso num horário que não me agrada. Costumo acordar as 5 da manhã e trabalhar ou ainda dormir as 3 da matina. Quem é que vai fazer algo nestes horários? Ninguém. Vão fazer durante o dia que eu uso para trabalhar ou ainda para cuidar de minha vida pessoal. Acredite, eu tenho uma!

    A idéia não é ruim, somente acho que é pouco viável. Entenda isso.

    > Já tivemos, há algum tempo atras, um Userpoints instalado e funcionando. Cada comentário, post ou colaboração gerava 1 ponto para o usuário. O que acontecia é que as pessoas comentavam posts com um "é", "sim", "não" ou mesmo uma risada... Não havia colaboração efetiva. As pessoas faziam para ganhar pontos.

    Cara, é assim mesmo! Existem aqueles que fazem, existem aqueles que não fazem e existem aqueles que, ou são rêmoras ou são vírus. A humanidade é assim, sempre foi e sempre será assim. Desculpe-me, não querer que seja desta forma é um sonho utópico que deveria deixar de lado. Vai ficar de cabelos brancos e p.. caído mas não vai ver isso acontecer.

    Além disso, não vejo mal nisso. Se o cara tem 2 milhões de pontos, precisa-se ver o que são estes 2 milhões de pontos. Conheço alguns que só colam um link ou comentário de outro post ou artigo no fórum e todos adulam-os. Está colaborando? De um modo ou de outro está mas na hora da corda apertar, vemos realmente quem é quem.

    > O que tem que ser feito é um sistema de pontos em que os usuários possam votar no comentário do outro. Pode ser um Plus1, por exemplo... Funcionaria muito bem! Mas pra isso, nao precisamos de um DrupalCommons pra isso.

    Eu expliquei sobre o Commons acima. Acho que vai muito mais além do que imagina.

    > Galera, vejam que eu não estou dizendo que não concordo com o DrupalCommons. Eu acho a ideia muito boa, de verdade. Eu só acho que esse não deve ser o principal foco dos nossos esforços. Temos problemas reais que precisamos resolver, e eu considero que o principal deles é a falta de Documentação e Conteúdo.

    Desculpe-me mas você está dizendo sim, só não textualizou. Noutra mensagem questionou o Pedro do porque do Commons. Eu retorno: porque não? Problemas reais nós temos e o mais crônico, em minha opinião é não sermos uma comunidade e não mostrarmos isso também. Documentação e conteúdo entra no Commons, bem como o planet, a social networking, faq e o escambau. Se for fazer isso tudo dentro do DPBR hoje, vai ser mais trabalhoso.

    Se tem medo do domínio ou admin, não se preocupe, creio que ninguém quer mudar isso. Só queremos mudar a forma como tudo é apresentado.

    Abs
    Paulino

    Thiago Régis

    to drup...@googlegroups.com
    Que é o Drupal-br?

    Você se refere ao http://drupal-br.org ou a esta lista do Google? O site Drupal Brasil é a principal comunidade brasileira de Drupal. É o principal canal de suporte aos novos membros. Atualmente é administrado por @pedrofaria, @ferrari, @aleagi e @tregismoreira (eu).

    O que está se tentando fazer em relação ao Drupal-br?

    Descentralizar a administração, para torná-lo mais democrático. A partir do momento que começarmos, não seremos apenas 4. Seremos "todos". Cada um terá espaço.

    Paulino

    Admiro sua experiência e simplicidade. Todos temos muito o que aprender com você. Sou novo sim, tanto na idade quanto em comunidade. Mas o que me trouxe aqui foi o espírito colaborador. Por muitas vezes, quando não tinha ninguem pra ajudar, eu assumi sozinho. E para isso não importa a idade.

    Não, eu não estou falando que não devemos usar o DrupalCommons. Eu gosto da ideia (no meu primeiro comentário eu falei isso). Realmente acho que criará um ambiente muito melhor e propício para colaboração. Só precisamos identificar se o momento disso é agora. Porque temos que pensar no seguinte: no momento que começarmos a nos envolver para implementar o DrupalCommons, os novos usuários (que já estão cadastrados) poderão ficar perdidos. Então gastaremos tempo ensinando-os a utilizar... E deixaremos de focar no conteúdo para o usuário que acabou de acessar.

    Talvez isso tenha que acontecer, mas talvez se já tivessemos conteúdo suficiente, a migração seria mais tranquila. O lance da colaboração presencial (encontro e tal), foi uma sugestão. Não precisa ser assim...

    Mas blz, galera. Se todos topam o DrupalCommons, vamos meter bronca! Eu to 110% dentro!

    Ahh, só não gostei do lance da "empresa quebrar". Sei que é uma possibilidade (e normalmente acontece), mas ninguem abre empresa pra quebrar :P

    Abraço!
    Thiago Régis
    @tregismoreira
    http://thiagoregis.com
    http://drupal-br.org

    Tarcisio

    to Drupal-br
    Umas das boas idéias dos últimos tempos foi a Administração
    colaborativa. Descentralizar era mais de preciso. È muito trabalho pra
    poucos.

    Espero ver e participar dos resultados em breve. Entendo que o Tiago
    precisa de toda a ajuda possível. Tem de ser guerreiro pra encarar o
    que a galera que está de frente encara.

    Dei uma sugestão de se estabelecer um glossário da comunidade. Houve
    posts interessantíssimos que não entendi absolutamente nada por usaram
    termos que nunca havia lido. Isso desanima e afasta o usuário da
    comunidade.

    1. Alguém sugere como podemos implementar nosso glossário?

    2. Também sugeri de termos um lema, uma missão, ou algo semelhante.
    Parece piegas mais isso reforça o objetivo e a natureza da comunidade.
    Hoje qual é? O que vem a cabeça quando se diz "Drupal-br"?

    3.E Enquetes, porque não usamos? Será que faltam perguntas? Precisamos
    melhorar nossa interatividade.

    4. Concordo com o Rafael. Nos tornamos um fórum. Depois de 10 anos
    de drupal é o Maximo que podemos chegar? Creio que céu é o limite. O
    próprio Drupal possui mais de 10.300 módulos e quanto disso usamos em
    nossa própria comunidade. Como seria interessante construir
    estatísticas do nosso próprio portal. Poderiam ser: Ranking usuário
    mais ativos, com mais posts. Sei lá tanta coisa.

    Ainda estou com a faca nos dentes como disse antes! Vamos lá pessoal.
    Vamos agitar

    On 22 jun, 18:21, Joel Wallis <joelwal...@gmail.com> wrote:
> [...]
    > tinha e vou voltar a blogar, principalmente sobre Drupal. Aconselho aos
    > demais fazer o mesmo! Vamos nos mecher! Go! Go! Go!

    capi etheriel

    to drup...@googlegroups.com
    o legal de usar distros é que elas são bonitas e profissionais e bem mantidas.

    sobre a comunidade, eu só vejo crescer. nunca frequentei o drupal-br só esta lista e o canal no irc. maa também tem o groups.drupal.org e por aí vai. a coisa talvez não seja centralizar, mas mapear e apontar, na mensagem do canal, de boas vindas no grupo, nos sites, no twitter...

    Bruno Rios

    to drup...@googlegroups.com
    então vamos definir metas, criar uma issue queue e atribuir tarefas...

    por onde podemos começar? arquitetura da informação, tema?

    tem uma ótima plataforma colaborativa pros designers criarem um wireframe e trabalharem juntos: http://cacoo.com

    Em 24 de junho de 2011 03:47, capi etheriel <barra...@gmail.com> escreveu:
[...]

    Bruno Rios

    to drup...@googlegroups.com
    onde podemos organizar o trabalho? open atrium?

    Igor

    to Drupal-br
    Eu acho que o Drupal Brasil precisa melhorar bem a usabilidade.

    - A lista dos últimos tópicos do fórum deveria ficar na parte central-
    superior.
    Por exemplo: não acompanho essa lista por e-mail, só participo dela pq
    quando entro na página
    (no Google Groups) da lista tenho o número de novas mensagens, novos
    tópicos e etc em poucos cliques.

    - Está faltando também a barra para sharing em redes sociais.

    - O sistema de pontuação que o colega falou seria um bom incentivo
    para contribuir.

    São pequenas coisas que fazem muita diferença.

    Bruno Rios

    to drup...@googlegroups.com
    e aí vamos reanimar essa discussão?

    Tarcisio

    to Drupal-br
    A idéia do Cacoo foi bacana. Mas e ai Bruno? Vc já tem uma conta lá.
    Todos teremos de criar uma?
    Como poderia ser?
    Vamos lá...

    On 24 jun, 15:00, Bruno Rios <brunori...@gmail.com> wrote:
> [...]
    >
    > por onde podemos começar? arquitetura da informação, tema?
    >
    > tem uma ótima plataforma colaborativa pros designers criarem um wireframe e

    Pedro Rocha

    to drup...@googlegroups.com
    O que mais fico triste é que essa provocação que eu fiz ao criar a thread, para ver se agitava, já aconteceu(por outras pessoas, não fui eu nessa vez) a quase 2 anos, e dentro do fórum do DBR.

    Não é estar no fórum do DBR ou no Google Groups que faz diferenças, me desculpem, mas acho que é falta de organização como grupo. Não to criticando fulano ou ciclano, estou criticando a coisa como está. O fato é simples: a comunidade brasileira de Drupal está empacada, atolada, sem ir para lado algum.

    Como falei antes, não conseguiremos resultados diferentes adotando as mesmas posturas. Alguma preciso que alguma coisa seja feita, foram dadas várias sugestões aqui, de diversas pessoas, e simplesmente morreu a thread.

    O que falta para alguma ação começar a ser planejada e executada, seja lá qual ela for?

    @pedrofaria, @ferrari, @aleagi e @tregismoreira, vocês estão avaliando o que fazer com as sugestões?

    abs,
    Pedro Rocha

    -------------
    skype: pedrorocha.net - Drupal Services

    Renato .

    to drup...@googlegroups.com
    Acho que sobre a questão de estimular a colaboração, poderíamos colocar um quadro de ranking de karma dos usuários do drupal-br.

    Isso criaria uma competição saudável para a comunidade na minha opinião.

    Abs.

    --

    Renato Vasconcellos Gomes
    revagomes.drupalgardens.com

    Flavors.me Twitter LinkedIn Facebook Page WordPress

    Fabiano Sant'Ana

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Rocha, Thiago Régis
    Bem, o Planet está no ar.

    E pelo que eu entendi do que o TRegis falou, ele seguiu minha sugestão e colocou o código do forum drupal-br.org no GitHub, agora, por que vocês não vão lá e fazem um pull request com alguma das novas features que vocês sugeriram? :)

    Aposto que ele vai ficar super feliz em aceitar o pull-request  e move-los para produção, não vai Tregis?

    []s
    Fabiano Sant'Ana
    Chuva Inc. | Southern Drupal

    Paulino Michelazzo

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Rocha, Thiago Régis
    Fabiano,

    Um overview sobre o pull-request para o pessoal novo seria bacana não?

    Quanto ao planet, sim, achei muito legal e já está funcionando, pelo menos eu uso :)

    Abs

    Fabiano Sant'Ana

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Rocha, Thiago Régis
    O primeiro resultado do google para "git pull request": http://help.github.com/send-pull-requests/

    Eu também estou usando o Planet e está bem legal, a parte mais legal IMHO é que isso estimulou o pessoal (Pedro Rocha, px42, etc) a voltar postar.

    Um ótimo post seria alguém fazer um resumo do link que eu mandei acima. :)

    []s
    Fabiano Sant'Ana
    Chuva Inc. | Southern Drupal

    Pedro Rocha

    to Fabiano Sant'Ana, drup...@googlegroups.com, Thiago Régis

    infelizmente, meus posts n tiveram relação, foi coincidência..rsrs

    mas o Planet já foi um passo legal, só q foram dadas inumeras contribuicoes aqui q simplesmente morreram

    e n é assim Fabiano, de sair fazendo e dando pull request. Meu tempo, sendo escasso, só será doado à comunidade se eu entender oq e como acontecerão as mudancas, por isso falei de criarmos metas, roadmap, etc

    -- enviado do meu Galaxy S

    Fabiano Sant'Ana

    to Pedro Rocha, drup...@googlegroups.com, Thiago Régis
    Então o que você está dizendo é que você precisa da palavra do Thiago que ele vai aceitar as suas contribuições?

    Tregis, você pode fazer um "anúncio" aqui para o PRocha?

    No mais, eu acho que o caminho de fazer um pull request é transparente o suficiente, o TRegis já disponibilizou o código, não vejo por que ele não aceitaria as melhorias feitas pela comunidade.

    Fabiano Sant'Ana

    to Pedro Rocha, drup...@googlegroups.com, Thiago Régis, Pedro Faria de Miranda Pinto
    O PFaria também tem acesso ao servidor, não?

    PFaria, tem como vc ajudar a gente a colocar as coisas em produção assim que elas forem feitas?

    aleagi

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Rocha, Thiago Régis
    Senhores,

    Acho interessante a participação de todos e todos são bem-vindos.

    Como estamos em processo de transformação, saindo de um estágio onde
    trabalhávamos fechados para uma parte bem colaborativa, acho que seria
    MUITO prudente criaruma metas e um roadmap sim.

    Com isso, mesmo que uma pessoa deixe de participar, teremos um
    objetivo a ser alcançado e mostrará para outros usuáriosinteressados
    em colaborar se uma área precisa de mais ou menos esforços e em que
    momento.

[...]

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Rocha, Thiago Régis, Pedro Faria de Miranda Pinto
    O que vcs acham de a gente abrir uma nova thread para organizar melhor... estou complematente perdido... não tenho habito de ficar lendo emails daki... mas o tregis falou comigo aki e vamos tocar isso AGORA sim...
    Pedro Faria de Miranda Pinto
    http://www.eusouopedro.com
    http://www.phpavancado.net

    Fabiano Sant'Ana

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Faria de Miranda Pinto
    O Pedro acabou respondendo só pra mim, estou encaminhando pra lista.

    to drup...@googlegroups.com
    Fala galera. Blz?

    Bem, vamos la... É claro que se alguem submeter sugestão no Github nós avaliaremos e muito provavelmente aprovaremos. Só não aprovaremos se tiver algo errado. Mas eu também concordo que isso não deva ser "de qualquer jeito". Precisamos, sim, de um plano de ação até mesmo pra facilitar que as pessoas colaborem. Como vão ajudar se não sabem em que?

    Porém temos um grande problema nisso. Para quem trabalha dia-a-dia com Drupal, sabe que um controle de versão não é tão trivial, já que o Drupal trabalha essencialmente com banco de dados. Uma das alternativas que temos é criar Features para cada característica/funcionalidade do site, e isso demandaria um grande esforço antes de começarmos as melhorias. Talvez nem todos dessa lista dominem o Features, então haveria um tempo para estudo também.

    Por outro lado, mudar toda a estrutura do DBR para o DrupalCommons. Eu não sei como o DrupalCommons é organizado, e não sei dizer se ele já é em Features. Talvez o PedroRocha possa responder isso, já que tem mais experiência com ele. Se ele já for todo organizado em Features, nós teremos apenas o trabalho de migrar todos os conteúdos para a nova estrutura (o que também não deve ser muito rapido).

    Bem, só em 2 alternativas que eu comentei, já podemos perceber que o trabalho que todos estão propondo (e eu concordo com todos eles) não é tão facil, a ponto de perguntarmos "porque ainda não está pronto".

    Eu acho que devemos, então, seguir a sugestão do PedroFaria e concentrar todas as sugestões em 1 só lugar. No Atrium nós temos um grupo que foi criado com o objetivo de discutir as melhorias para o Drupal Brasil. O grupo se chama Novo Drupal Brasil. Como temos pessoas novas discutindo agora, eu limpei os Cases anteriores para que possamos iniciar tudo a partir das sugestões que temos nessa thread. Conforme o desenrolar do projeto, nós podemos ir reativando algumas sugestões antigas (estão arquivadas).

    Na funcionalidade Blog nós vamos criar os tópicos de discussão, para cada assunto. Por exemplo, eu já criei o tópico Implantação do DrupalCommons. Tendo sido discutido, definiremos as tarefas para cada um, no Case Tracker. Também poderemos definir prazos integrando o Case Tracker com o Calendar. Enfim, acho que será uma boa maneira de organizar a coisa.

    Para quem já tem conta no Drupal Brasil, basta acessar com o mesmo login.

    Esse será o pontapé inicial para a Administração Colaborativa do Drupal Brasil. Como é um projeto de desenvolvimento, o responsável será o Pedro Faria, e eu estarei ao lado dele apoiando. Estamos contando, também, com as pessoas que se propuseram a auxiliar a área de desenvolvimento.

    Bem, nessa thread nós temos no mínimo 10 pessoas participando. Vamos esperar que no final, todos se prontifiquem a ajudar ativamente, né!? Normalmente o que acontece é que as pessoas se envolvem pra botar lenha na fogueira, e na hora de aplicar nós não conseguimos achar ninguem. Mesmo os mais ativos nas discussões.

    Espero (realmente) que dessa vez dê certo.

    E aí, concordam com isso? Alguma dúvida? Alguma outra sugestão, para organizar o projeto?

    Vamo que vamo! ;)

    Abraço!
    Thiago Régis
    @tregismoreira
    http://thiagoregis.com
    http://drupal-br.org

    Capi Etheriel

    to drup...@googlegroups.com, Pedro Rocha, Thiago Régis
    temos um db (sem emails e senhas) pra trabalhar, especialmente pra testar as migrações?
    é só criar uma cópia, e mudar as senhas e emails na cópia pra não disponibilizar as informações pra spammers...
    assim fica tranquilo testar migração pro commons!