Campo código em apps web

0 views
Skip to first unread message

Weverton Gomes

unread,
Nov 10, 2009, 12:32:56 PM11/10/09
to dotnetar...@googlegroups.com
Caros,

Em nossa empresa temos uma app DOS que, como de praxe, tem por todos os sistema campos onde o usuário possa digitar o código de um determinado registro de uma entidade (o código do cliente e os códigos dos produtos quando está digitando um orçamento, por exemplo). Agora estamos migrando esta app para web, com Silverlight e estamos num impasse com relação à este recurso: vale a pena manter isso numa app web?? Como vcs tem lidado com essa "necessidade"??

Att,

--
Weverton Gomes de Morais
Tecnólogo em Redes de Comunicação
Desenvolvedor Delphi
Entusiasta Ruby/Rails
"Todos juntos somos fortes"

Cássio Rogério Eskelsen

unread,
Nov 10, 2009, 12:51:58 PM11/10/09
to dotnetar...@googlegroups.com
Acho que você tem que tratar isso como um requisito "de negócio".

Acho horrível esse campo em aplicações WEB, mas no nosso caso aqui onde existe digitação massiva de informações (centenas ou milhares de CTRCs, NFs, Ordens de Serviço, etc), não vejo como tirar esse campo sem tirar a produtividade dos usuários.

at

Cássio Rogério Eskelsen 


2009/11/10 Weverton Gomes <weve...@gmail.com>

Weverton Gomes

unread,
Nov 10, 2009, 12:57:49 PM11/10/09
to dotnetar...@googlegroups.com
Hj nossos clientes da app DOS usam mto esse campo e justificam isso justamente pela agilidade.

2009/11/10 Cássio Rogério Eskelsen <eske...@gmail.com>

Cássio Rogério Eskelsen

unread,
Nov 10, 2009, 1:00:37 PM11/10/09
to dotnetar...@googlegroups.com
Pois é, se tu tirares vai ser uma chiadeira geral...

Só a mudança de telas DOS para Silverlight já vai te dar uma dor de cabeça enorme ("o sistema velho era mais rápido", "o sistema velho não exigia mouse", etc, etc,) !

Eu se fosse fosse você manteria esses campos.

abraços,

Renato Duran - Pessoal

unread,
Nov 10, 2009, 1:11:13 PM11/10/09
to dotnetar...@googlegroups.com
Boa tarde Weverton,



Costumo fazer o seguinte: se o código é algo conhecido do usuário, então ele
de certa forma já faz parte do domínio e deve ser mantido, independente da
plataforma da aplicação (web, windows, mobile, dos) e independente da
tecnologia (.Net, Java, C, C++, ...).



Em um sistema que estou trabalhando, tenho uma situação parecida: o usuário
se "acostumou" com alguns códigos (cliente, produto, fornecedor, ...) por
herança das versões mais antigas do software. Neste caso, colocamos isso
para o usuário digitar (na grande maioria dos casos o usuário digita apenas
na consulta. Nas inclusões o sistema gera o código).



Agora, não necessariamente esse código que o usuário já conhece e está
familiarizado representa as chaves da sua tabela. Uma outra abordagem seria,
por exemplo, manter esse código (aproveitando a experiência do usuário) e
criar um número seqüencial para cada chave primária.



[]'s,

Renato Duran
winmail.dat

Weverton Gomes

unread,
Nov 10, 2009, 2:02:30 PM11/10/09
to dotnetar...@googlegroups.com
Também pensamos dessa abordagem de ter um ID para o registro e um outro atributo para o código que o usuário está acostumado e, nesse caso, a aplicação gerar esse código sequencial e automaticamente.

2009/11/10 Renato Duran - Pessoal <rena...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages