[dotnetarchitects] [OFF] - Ci&T BH contrata Arquiteto de Software .Net

401 views
Skip to first unread message

Fabrício Alves

unread,
May 22, 2012, 10:04:36 AM5/22/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal, bom dia;

    A Ci&T de Belo Horizonte está procurando uma Arquiteto de Software .Net para trabalhar em um time SCRUM.
    Quem estiver interessado ou conhecer alguém, envie o seu CV, obrigado.

Perfil técnico:
 
Pré-requisitos
Experiência de Desenvolvimento com: 
- Framework 3.5/4.0 (Visual Studio 2008/2010) 
- Programação ASP.NET(C#) 
- SQL Server Reporting Services (SQL Server 2008) 

Desejável
- Conhecimento em SharePoint 2007 ou 2010 (Dashboards, Workflow, Security) 
Infraestrutura: 
- Windows Server 2003 ou 2008 (Active Directory e IIS) 
- Microsoft Exchange Server (2000 / 2003) 

Ter alguma das certificações abaixo será um diferencial: 
- Exam MB2-631 - MS Dynamics CRM 4.0 - Customization and Configuration. 
- Exam MB2-632 - MS Dynamics CRM 4.0 - Applications. 
- Exam MB2-634 - MS Dynamics CRM 4.0 - Extending. 
 
Perfil comportamental:
- Sivirômetro alto, flexibilidade, lida com mudanças com naturalidade. 
- Trabalho em equipe, capacidade de auto-gestão. 
- Boa mobilização de equipe (energia/energiza); boa comunicação e negociação; 
- Necessário maturidade e postura para interação com cliente. 


Obrigado.

[]'s,
--
......................................................
Fabrício Castelar de Brito Alves
Arquiteto de Software
Fone:   19-9277.2874
Ramal: 19-2102.6249 new
E-mail: fbr...@ciandt.com
......................................................


Ci&T Software
Visite nosso site: www.cit.com.br
Saiba mais sobre a Ci&T: Wikipedia 
......................................................

Esta mensagem, incluindo seus anexos, contém informações legais privilegiadas e/ou confidenciais. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe o remetente e apague-a do seu computador.

The information contained in this email message, including any attachment, is privileged and/or confidential. If you have received this email in error, please notify the sender and delete it from your system.

Vidal Kitoko

unread,
May 22, 2012, 10:25:32 AM5/22/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Empresa muito boa. Recomendo ;)

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

Luiz Carlos Faria

unread,
May 28, 2012, 2:47:06 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Empresa muito boa. Recomendo ;) 



Leonardo Campos

unread,
May 28, 2012, 6:51:16 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Essa vaga já vai fazer aniversário.

Me parece que a mulher do RH daqui de BH saiu da empresa. Com isso ela me passou
para a Flávia do RH que fica no RJ. Essa me fez um trilhão de perguntas, além de 
perguntar várias vezes sobre o horário que poderia me ligar (eu falei que qualquer dia e 
a qualquer hora) e, depois de perguntar a respeito do salário, nunca mais deu notícias.

Já ouvi falar que não estão querendo pagar muito... =/

2012/5/28 Luiz Carlos Faria <luizcar...@gmail.com>
Empresa muito boa. Recomendo ;) 



Em 22 de maio de 2012 11:25, Vidal Kitoko <vidal....@gmail.com> escreveu:
Empresa muito boa. Recomendo ;)

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Att.
Leonardo da Silva Campos

"Keep distance, coder coding!"

Tiago Alves

unread,
May 28, 2012, 7:06:30 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Posso estar enganado, mas pelo o que eu conheço eles tem uma fama de não pagar muito bem não.
---------------------------------------------------
 Tiago Alves de Oliveira
 Engenheiro de Biometria
 
Blog: CodaBR
 
 Cel:  (19) 8175-2513
-------------------------------------------------------

Daniel Freire

unread,
May 28, 2012, 7:43:59 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Ainda continuam com os 30% pagos em benefícios? Quando me falaram isso na entrevista, achei no mínimo estranho...

2012/5/28 Tiago Alves <tiago...@gmail.com>



--
Daniel C. Freire
(31) 8467-2331
@danielfreire

Leonardo Campos

unread,
May 28, 2012, 8:41:20 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Pelo o que me falaram pelo telefone, 30% "à gosto do freguês" rs

2012/5/28 Daniel Freire <danie...@gmail.com>

Acaz Souza Pereira

unread,
May 28, 2012, 8:53:17 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Você fez entrevista, eai? Recusou ou não chamaram?
[Acaz Souza Pereira]

MSN/GTalk: acaz...@gmail.com
Skype: acazsouza
Cel:  (31) 8706-4103

twitter.com/acazsouza

acazsouza.com.br

Leonardo Campos

unread,
May 28, 2012, 9:01:36 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Entrevista??? Troquei alguns e-mails com a Flávia do RH, apesar de ter o meu telefone e eu falar que poderia me ligar a qualquer hora, ela nunca me ligou. Depois que perguntou quanto eu ganhava e quais benefícios eu tinha na empresa para que ela pudesse fazer a conversão para CLT, pois hoje eu trabalho no regime de cooperativa, ela nunca mais me mandou um e-mails sequer.

Já ouvi muita gente falar que lá é muito bom para se trabalhar, mas várias pessoas que fizeram entrevista lá resolveram não ir por causa do salário. Se falar em milzinho eles já correm, imagina 3k, 4k, 5k, 6k :P

Como foram eles é que me acharam no CEVIU e eu não estava pensando em sair mesmo da empresa onde trabalho, nem fiz questão. Só tenho vontade de responder o e-mail hoje agradecendo o contato rsrsrs O pessoal do RH cobra muito do candidato, para que responda e-mails, atenda o telefone e não se atrase para entrevistas, mas eles não dão nem um retorno sequer. Ah, que se dane! Eles estão precisando mais de funcionários do que nós de vagas, frente a esse crescimento absurdo do mercado de trabalho (e indicações) na área de TI

2012/5/28 Acaz Souza Pereira <acaz...@gmail.com>

Marcus Alexandre Silva

unread,
May 28, 2012, 9:35:44 PM5/28/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Leo,

Esquece esta empresa, parece que ela é ótima para se trabalhar, mas a maior parte é paga 'por fora', com voce apresentando os comprovantes de aluguel, conta de internet, garagem, faculdade.... Não compensa não.
Tive quase indo pra la a pouco mais de 2 anos, mas acabei esbarrando neste detalhe....


Marcus A.


Em 28 de maio de 2012 19:51, Leonardo Campos <leonard...@gmail.com> escreveu:

Ismael

unread,
May 29, 2012, 5:51:57 PM5/29/12
to .Net Architects
Pessoal, não julguem a empresa simplesmente pelo fato de uma pessoa
não ter retornado sua ligação ou não ter entrado em contato novamente.
Isso pode acontecer em qualquer empresa, mas precisamos levar em
consideração vários outros pontos. A CI&T possui atualmente mais de
1500 funcionários espalhados pelo mundo, e está há 3 (ou 4 anos) na
lista das melhores empresas para se trabalhar, e nessas avaliações,
vários aspectos são avaliados pelos próprios colaboradores, inclusive
remuneração (sei disso pois já participei dessas avalições). Trabalho
na Ci&T há 3 anos, e posso dizer com conhecimento de causa que é uma
das melhores empresas para se trabalhar na área (a melhor que já
trabalhei), principalmente pelo seu ambiente de trabalho e
perspectivas de crescimento profissional. Com relação a remuneração,
ela está dentro da média paga por outras empresas da área aqui na
região de Campinas, mas mantém politicas diferentes para cada região
do país e do mundo, porém, sempre seguindo o padrão do mercado onde
faz a contratação. A forma de remuneração (com relação aos 30%) não
sei dar detalhes, isto somente com o RH mesmo, mas nunca vi ninguém
deixar de entrar (ou sair da empresa) por este fator.
Sugiro que visitem o site (www.cit.com.br) e deêm uma olhada nas vagas
abertas e nos clientes (e cases) que a empresa possuí. E garanto com
toda certeza, se um dia resolverem vir trabalhar aqui, não irão se
arrepender !
Qualquer dúvida, podem me enviar um email ou postar aqui mesmo !

Abs.

On May 28, 10:35 pm, Marcus Alexandre Silva
<inf.marcusalexan...@gmail.com> wrote:
> Leo,
>
> Esquece esta empresa, parece que ela é ótima para se trabalhar, mas a maior
> parte é paga 'por fora', com voce apresentando os comprovantes de aluguel,
> conta de internet, garagem, faculdade.... Não compensa não.
> Tive quase indo pra la a pouco mais de 2 anos, mas acabei esbarrando neste
> detalhe....
>
> Marcus A.
>
> Em 28 de maio de 2012 19:51, Leonardo Campos
> <leonardoscam...@gmail.com>escreveu:
>
>
>
>
>
>
>
> > Essa vaga já vai fazer aniversário.
>
> > Me parece que a mulher do RH daqui de BH saiu da empresa. Com isso ela me
> > passou
> > para a Flávia do RH que fica no RJ. Essa me fez um trilhão de perguntas,
> > além de
> > perguntar várias vezes sobre o horário que poderia me ligar (eu falei que
> > qualquer dia e
> > a qualquer hora) e, depois de perguntar a respeito do salário, nunca mais
> > deu notícias.
>
> > Já ouvi falar que não estão querendo pagar muito... =/
>
> > 2012/5/28 Luiz Carlos Faria <luizcarlosfa...@gmail.com>
>
> >> Empresa muito boa. Recomendo ;)
>

Tiago Alves

unread,
May 31, 2012, 1:06:32 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Já me ligaram uma vez de lá.
Perguntaram minha pretensão salarial, e eu disse exatamente a mesma coisa que eu ganhava. A mocinha do RH me disse que o que eu pedi era exatamente o DOBRO do que eles estavam oferecendo.

E eu pedi o que eu estava ganhando, ou seja, o que o mercado paga.

Nunca trabalhei lá, mas como o salário é algo que me influencia bastante, não iria para lá.

Bemjamin Quintino

unread,
May 31, 2012, 1:12:06 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
É aquela famosa frase: "Se você é criativo, sabe trabalhar em equipe, se sente extremamente motivado com novos desafios mas não liga para salário, venha trabalhar conosco!"

rsrsrs
Benjamin Quintino
---
Mend your speech a little, lest it may mar your fortunes. - Shakespeare, King Lear.

Bruno Gross

unread,
May 31, 2012, 1:15:17 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
EU, particularmente, nego qualquer contato com empresas que usam gambiarras pra te contratar. E não me venha falar que CLT+Cotas não é uma gambiarra pra burlar leis trabalhistas pois é! (Minha namorada advogada trabalhista disserta sobre isso há anos no meu ouvido).

Ou é CLT ou é PJ. Fora disso, eu fujo

2012/5/31 Tiago Alves <tiago...@gmail.com>



--
Visite:
DotNet Br
Compras no Exterior

att.
Bruno Gross
(21) 83422729

Mário Meyrelles

unread,
May 31, 2012, 1:23:39 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
+1.

2012/5/31 Bruno Gross <bruno...@gmail.com>

Marcus Alexandre Silva

unread,
May 31, 2012, 3:19:46 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Olha, o clima que eu vi la realmente parece ser dos melhores... galera de bermudão, maquinas bacanas, mesas espaçosas, maquina de café....
Eu não falo que nunca vou trabalhar por la não... Vontade eu até tenho. Só que tem que compensar o que eu ganho atualmente....
Se o "a mais" vier por fora eu não ligo, mas o valor assinado na CLT tem que ser, no minimo, igual. 

Simples assim.

Gerson Dias

unread,
May 31, 2012, 3:44:33 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Na minha quem sabe futura consultoria as segundas e as sextas serão opcionais. Porém, as segundas será servido um belo café da manhã e às sextas um churras com chopp aos que forem! Claro, terças, quartas e quintas todos trabalham bastante, com bermuda, café, pufs e notes para todos! :D

Pelo menos eu abriria mão de uns 30% do que ganho hoje para trabalhar num ambiente assim! Várias pessoas que falei essa ideia também disseram que topariam! hehehe

Mas uma coisa mais realista que as empresas poderiam fazer é no momento da contratação disponibilizar uns 3k para que o funcionário montasse seu ambiente de trabalho (máquina) do jeito que quisesse.


2012/5/31 Marcus Alexandre Silva <inf.marcu...@gmail.com>

Renato Cantarino

unread,
May 31, 2012, 3:47:03 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Gerson,

sabe quantas vezes vc fará isso na sua empresa?
1.
Att,
Renato Cantarino



Gerson Dias

unread,
May 31, 2012, 3:49:05 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
não daria certo é? só encontrar as pessoas certas que há de funcionar! ao menos nos meus sonhos funciona bem! :)



2012/5/31 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

Acaz Souza Pereira

unread,
May 31, 2012, 3:50:48 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Essa ideia de montar o ambiente de trabalho do jeito que quiser é ótima: Why Quit? Because They Have Bigger Monitors

Agora fazer o cara ir trabalhar só porque tem algo bom depois do trabalho é furada. Negocio é trabalhar com algo motivador que faça a diferença de fato.

Em 31 de maio de 2012 16:44, Gerson Dias <gerson....@gmail.com> escreveu:



--

Renato Cantarino

unread,
May 31, 2012, 3:51:03 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Esse tipo de regalias não dão certo.
as pessoas confundem as coisas....

Renato Cantarino

unread,
May 31, 2012, 3:52:46 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
aqui no serviço os pcs até que sao legais. i5 , 2 monitores (22 e 18)
Att,
Renato Cantarino



Acaz Souza Pereira

unread,
May 31, 2012, 3:55:04 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Tem vaga? :D

Renato Cantarino

unread,
May 31, 2012, 3:55:30 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Brasilia.

Acaz Souza Pereira

unread,
May 31, 2012, 3:57:02 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Hehehe foda :(.

Gerson Dias

unread,
May 31, 2012, 3:58:23 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Mas o problema é realmente achar algo motivador para todos na organização.... sabemos que só dinheiro não dá, sabemos que regalias podem gerar libertinagem, sabemos que só projetos legais não existem (e mesmo os legais podem ficar chatos).... mexer com gente é mesmo complicado!

2012/5/31 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

Acaz Souza Pereira

unread,
May 31, 2012, 4:00:37 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Realmente, até os trabalhos mais chatos precisam ser feitos.

Renato Cantarino

unread,
May 31, 2012, 4:02:58 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Gerson,

Acho que investimento profissional é um ótimo caminho.
Sei la, funcionário rendeu bem, a empresa pago cursos, eventos....

Mário Meyrelles

unread,
May 31, 2012, 4:17:19 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Uma empresa onde todos sejam gente boa, brinquem e almocem juntos já me atrairia muito mais do que qualquer coisa. O essencial é invisível aos olhos.

2012/5/31 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

Bemjamin Quintino

unread,
May 31, 2012, 4:21:16 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
O "essencial" é relativo :). Pra alguns o salário brilha mais que qualquer outra coisa ...

Bruno Gross

unread,
May 31, 2012, 4:24:58 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Eu não me importo de ter que vir trabalhar de terno. Quero é ser valorizado. Seja lá de que forma for. Se iludir por "ambiente legalzinho" é furada. 

2012/5/31 Bemjamin Quintino <ben.qu...@gmail.com>

Mário Meyrelles

unread,
May 31, 2012, 4:25:26 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
É, um bom salário torna o essencial não tão essencial assim rs

2012/5/31 Bemjamin Quintino <ben.qu...@gmail.com>

Renato Cantarino

unread,
May 31, 2012, 4:26:52 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
O salario ainda é, e será o primeiro quesito a ser avaliado por muitos.

Bruno Gross

unread,
May 31, 2012, 4:30:32 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Relativo

eu não ganho muito bem, mas não ganho mal

mas não trocaria minha empresa (uma multinacional com 180k funcionários) por uma empresa menor, ganhando o mesmo e com certas regalias. Por um simples fato: meu foco atual é minha carreira. O peso do nome da minha empresa em meu currículo é maior do que a importância que eu dou por um puff macio depois do almoço.

Acho que o foco deve ser carreira. Adianta nada pensar no presente e esquecer o futuro. A hora de se ferrar é agora, quando sou jovem. Depois colho os frutos

2012/5/31 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

Acaz Souza Pereira

unread,
May 31, 2012, 4:32:37 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Eu já to achando que eu seria melhor em uma startup.

Mário Meyrelles

unread,
May 31, 2012, 5:01:57 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Startup. Sempre!

2012/5/31 Acaz Souza Pereira <acaz...@gmail.com>

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
May 31, 2012, 5:15:47 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Aqui estamos sempre avaliando contratações de gente boa. O foda tá sendo encontrar gente boa.

Nem todo mundo tem dois monitores, pq às vezes o número de pessoas e o número de monitores disponíveis não bate com 2/1... mas eventualmente o segundo monitor sempre vem depois de algum tempo (na hora de fazer um novo pedido de compras).

Thick clients de um lado, sendo html5, css3, javascript (muito javascript) com underscore, backbone, marionette, Jasmine, nginx no ambiente de desenvolvimento do front, e .Net 4, c#, openrasta, windsor, memcached, solr/solrnet, e um pouco de linq2sql... o banco, obviamente... sqlserver.

às vezes tem que por a mão no legado: .net 3.5/ c#/ Web[eca]Forms/ EF/ StructureMap.

A empresa não é só flores. Houveram diversas mudanças recentemente e provocaram uma bela turbulência tanto nos ânimos quanto nos objetivos da própria empresa. Mas as coisas já estão estabilizadas e estamos mais produtivos que nunca... Junho será um mês marcante para nós em muitos sentidos.

Também tem muita cogitação em poc's e intenção de usar novas tecnologias... aqui a idéia é sempre encontrar "the best tool for the job". Ruby, Scala, Cassandra, Mongo... tudo isso é assunto para várias discussões de como melhorar o produto. O nível técnico é fantástico (o timing nos impede de contratar iniciantes e pessoas com dificuldade de se resolver sozinho).

Usamos scrum quando o foco é dar visibilidade e perspectiva ao negócio, ou kanban quando o foco é entregar o valor asap. Mas confesso que ainda existe muito chão para amadurecermos no que diz respeito a "valores da agilidade". 

A localização não é das melhores. Estamos em um galpão na Vila Leopoldina. Mas a empresa compensa isso disponibilizando vans que nos levam e trazem das estrações de trem e para os lugares onde os restaurantes abundam. Tínhamos uma mudança pra Berrini que foi cancelada para não jogar pelo ralo uma fortuna com espaço sobrando. Mas não está discartada uma nova mudança à medida que isso se tornar necessário.

Os contratos são CLT e o valor não é ruim (mas isso é negociação individual). O seguro saúde é bacana e cobra 10,00 por dependente. O VR é de 17,00... o que não é nem um pouco suficiente, já que costumamos gastar 25,00 no almoço.

É isso.

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!

Bruno Gross

unread,
May 31, 2012, 5:18:54 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
eu queria voltar a trabalhar com desenvolvimento...

2012/5/31 Daniel Moreira Yokoyama <moreira....@gmail.com>

Suelen Goularte Carvalho

unread,
May 31, 2012, 10:47:58 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Bruno, estou neste mesmo "engasgue"... atualmente trabalho liderando projetos web, e gostaria a voltar a trabalhar mais focada em desenvolvimento... logo andei "fuçando" algumas coisas tal que algumas aparecem mas é difícil baterem hoje meu $$ (estou como PJ - sem gambiarras) e já houveram oportunidades bem bacanas mas algumas são $$ bem abaixo e outras nem tanto... 

O que tenho percebido é que oferecem mais $$ para um cara que trabalha na liderança do que um que atua no desenvolvimento... logo, para voltar a trabalhar com desenvolvimento, teria que dar um "passo para trás" (mais ou menos) e depois ir evoluindo para arquitetura etc etc, que é onde pagam algo mais ou menos equivalente a um líder de projetos (puro "axismo" meu)...

Acabo ficando meio sem saber o que fazer... :S pois já tive problemas ao optar por um "ambiente melhor" mesmo ganhando um pouco menos...

--




2012/5/31 Bruno Gross <bruno...@gmail.com>

Marcio Abreu

unread,
May 31, 2012, 11:28:34 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Boa noite, Suelen tudo bem?

Realmente este é um grande dilema. A maioria das empresas tem a visão de que para aumentar o salario do funcionário
é necessário "subir" o cargo e acabam por cometer um erro crucial.

Supondo que a empresa tenha um ótimo especialista em desenvolvimento C# e para dar um aumento de salario este especialista se torna coordenador da equipe de desenvolvimento. A empresa pode perder um excelente desenvolvedor e ganhar um péssimo coordenador inclusive comprometendo a saúde intelectual do ex-desenvolvedor por não estar atendendo o esperado pela empresa.

As empresas tem de mudar este pensamento...
Assim como no futebol nem sempre o técnico(coordenador) ganha mais que o jogador(desenvolvedor)...

Marcio A. Abreu
MA2 TECNOLOGIA

Engenheiro Computação

CREA - PR-78488/D
T+55 11 8474-6146
marcio...@gmail.com
Msn:marc...@hotmail.com
Skype: marcio.alves.abreu


Suelen Goularte Carvalho

unread,
May 31, 2012, 11:43:23 PM5/31/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Marcio, verdade, ainda tem muito pensamento assim (de certa forma legado).
Gostei da sua analogia com o futebol... (apesar de não ter ideia de quanto ganha um técnico rsrsrs).

--




2012/6/1 Marcio Abreu <marcio...@gmail.com>

Bruno Gross

unread,
Jun 1, 2012, 7:43:10 AM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
suelen

atuei na outra vertente. Com salário compatível com o meu atual e apenas focado em desenvolvimento/arquitetura. Estou, sinceramente, enfrentando esse desafio agora por querer. Apesar de adorar desenvolver  (na verdade adoro a parte mais conceitual do desenvolvimento...arquitetura e cia...), eu acho que o conhecimento que tenho adquirido atuando em áreas como "ser político" com cliente vão me ajudar na minha carreira.

Ter contato com grandes clientes, projetos e cia, estando próximo a esfera executiva do projeto é uma "faculdade" impagável. Portanto to aguentando o pepino.

Mas que montar status report e project nas linhas do PMI é chato, ah é...

2012/5/31 Suelen Goularte Carvalho <sueleng...@gmail.com>

Renato Cantarino

unread,
Jun 1, 2012, 8:32:03 AM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Suelen, quando vc fala em "liderar", vc esta falando em controlar cronograma?

Bruno Gross

unread,
Jun 1, 2012, 9:12:53 AM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Cantarino

atuando agora do outro lado eu te digo: nem só de cronograma vive um gerente. Cara, é trabalho PRA CACETE. ainda mais em projetos de médio e grande porte...

2012/6/1 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

Suelen Goularte Carvalho

unread,
Jun 1, 2012, 12:34:44 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Olá Renato, 

Não, liderar é muito mais que saber usar o project. Quando só programamos temos uma visão que "basta saber usar email e project", mas não é bem assim. Atuando como líder pude sentir na pele as diferenças. E parece que não, mas tem muuuuuiiito trabalho.

Mas o mais importante nessas posições não técnicas, são as tais "soft skills", ou seja, habilidade não técnicas para lidar com pessoas, solucionar problemas e pensar fora da caixa. E realmente, é muuuuito difícil lidar com pessoas. Admito que aprendi bastante, acho a função bem interessante e para mim está sendo uma escola... mas o que mais gosto mesmo é da parte técnica, desenvolvimento e as partes conceituais que como disse nosso amigo, arquitetura, design de software e etc.

No entanto, está valendo muito a pena, e espero usar todo este conhecimento e aprendizado, num futuro, na minha própria empresa.

Abraços!  

--




2012/6/1 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

gabrie...@gmail.com

unread,
Jun 1, 2012, 1:21:28 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Depende muito dessa utilidade assim achoq eu lideres principalmente na area de desenvolvimento são muito supervalorizados, quando se tem uma boa equipe uma boa secretaria faz mais diferença que um bom gerente

ahuahua para quem não leu ainda

Daniel Freire

unread,
Jun 1, 2012, 1:37:13 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Aí é que tá, estamos falando de 'Gerente de Projetos' ou 'TechLead'? Eu vejo como papéis totalmente distintos...




--
Daniel C. Freire
(31) 8467-2331
@danielfreire

Gustavo Cruz

unread,
Jun 1, 2012, 2:24:03 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Concordo @DanielFreire.
E na maioria das vezes do TechLead faz o papel do GP.....o que não ocorre no contrário!




2012/6/1 Daniel Freire <danie...@gmail.com>

Daniel Freire

unread,
Jun 1, 2012, 2:27:33 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Pois é, pq techlead é um papel importante, na minha opinião. Agora, pelo que a galera tá falando, tá parecendo mais sobre o papel de GP, bem ao estilo carrasquinho ou GP PMP (PowerPoint and Meetings Professional), daí realmente é um cara supérfluo se não for aquele que mais atrapalha do que ajuda...

2012/6/1 Gustavo Cruz <gfcm...@gmail.com>

Renato Cantarino

unread,
Jun 1, 2012, 2:29:23 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Daniel,
Não diria profissional supérfluo, mas um profissional que não vale o salario que ganha!

Gustavo Cruz

unread,
Jun 1, 2012, 3:27:13 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Não diria que o conhecimento de um PMP é "descartável"...
Mas eu acho que para um cara chegar a ser um Gerente de Projetos (seja PMP ou não) ele tem que no mínimo, ter um excelente know-how na área em que vai gerenciar.... aí sim valeria o salário que ganham.

O que na maioria das vezes, não acontece....





2012/6/1 Renato Cantarino <renato.c...@gmail.com>

Marcelo Rosenthal

unread,
Jun 1, 2012, 3:41:08 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Senhores,

Gostaria de dar minha opinião nesta discussão.

Acho que vcs tem uma visão pouco aprofundada ou distorcida das atividades do GP. O que eu percebo é que muitas pessoas que desempenharam mal o papel de GP (técnica e éticamente falando) deixam o pessoal traumatizado e com um sentimento de quase ódio referente a este papel.

Pessoal que está focado técnicamente talvez não visualize a importancia do GP e no trabalho que ele realiza. Então vou falar algumas coisas que os GP's (eu incluso) fazem e se preocupam.

- Lidar com varios projetos ao mesmo tempo;
- Gerir expectativa do cliente (as vezes as mais mirabolantes possiveis);
- Reuniões dos mais diversos tipos;
- Gerenciamento dos custos do projeto (Baseline, Fluxo de Caixa, indicadores, projeções);
- Lidar com alta gerencia;
- Gerenciar erros de estimativas (prazo principalmente);
- Negociar recursos com outros GP's;
- Gerenciar material fisico (note, pc, mesa, etc) das equipes;
- Contratações e demissões;
- Gerir contratos (muitas vezes ruins);
- Gerenciar Riscos;
- Montar cronograma, metas e objetivos junto do lider técnico do projeto.
- Acompanhar caminho critico do projeto;
- Montar propostas;
- Realizar pré-analises;
- Convencer o cliente que vai ser melhor pra ele refinar os processos e definir melhor o próprio negocio antes de começar um novo projeto sem perder a conta pra um picareta do ramo;
- Gerir problemas com o pessoal que faz auditoria do CMMI;
- Negociar com outros fornecedores de um mesmo projeto;
- Fazer fechamento de projetos;
- Levantar todos os problemas e soluções e colocar na ferramenta gerencial da empresa como lições aprendidas para o futuro;
- etc, etc, etc.

Tudo isso é uma barbada perto da pior parte que é gerenciar as pessoas do projeto :-)

Sinceramente, essa é a pior parte disparada.

Algumas broncas que ocorreram no ultimo mês:

- Sempre tem a estrelinha que avacalha com o colega que ainda não alcançou um nivel técnica tão bom como o da estrela;
- Responsável técnico por uma parte importantissima do caminho critico do projeto inventando 2 dias de caganeira pra ficar em casa jogando Diablo;
- Ótimo funcionário saindo pra uma concorrente sangue suga pra ganhar uns pilas a mais, mesmo tu explicando que daqui a 4 meses tu cobre isso e gera mais oportunidades pra ele em novos projetos. E que só não fez isso agora por uma questão de budget orçamentário;
- Escutar reclamação da testadora que colega, q senta ao lado dela, fica vendo putaria na hora do trabalho;
- Ver reclamação de outras equipes pq gente das tuas equipes ficam arrotando e peidando;
- Ter q falar pra um cara q estão reclamando dele ir trabalhar a semana inteira com a mesma camisa e que o odor não é agradavel;
- Desenvolvedora casada indignada por estar recebendo cartinha de amor no ambiente de trabalho de um admirador secreto;
- Maior salario de uma equipe reclamando q ganha pouco (sendo q tá ganhando acima do mercado);
- Resolver problemas motivacionais diversos de pessoas das tuas equipes (insatisfação, tempo q fica indo e vindo para o trabalho, saco cheio do projeto, processo de separação conjugal, problemas de depressão, time que foi eliminado da libertadores, conflito internos, gente q não se fala pq quiseram debater religião e um não aceita a crença do outro, etc, etc, etc).

Tudo isso foi coisa que eu vi neste ultimo mês. Se a gente olhar parece até mentira mas é coisa de pessoas com idade entre 20-40 anos.

Nos projetos existe a parte burocratica que tem q ser realizada (Gostar disso depende de perfil. Eu acho legal fazer projeção financeira, fluxo de caixa e gerenciar budget orçamentários sem precisar apelar pra reservas de contigências) e principalmente tem as pessoas. As pessoas que fazem o projeto dar certo ou errado e o GP é o cara que atua como um facilitador para que o projeto flua da melhor forma possivel e as pessoas possam render ao máximo.

Problema é que existe os bons e os maus GP. As empresas direcionam o fracasso ou o sucesso do projeto ao GP. Isso é fato e realmente é o que ocorre.  O bom GP qdo tem sucesso compartilha do sucesso com a equipe e qdo ocorre o fracasso (pode ser fracasso em qualidade, tempo, prazo ou custo) assume a responsabilidade e trabalha para que no futuro não ocorram os problemas. O GP falcatrua qdo tem sucesso assume pra si a glória e qdo fracassa transfere a responsabilidade pra equipe.

Outro grande problema para os GP's é que muitos consideram os bonus como parte do salario. Se vcs não sabem, nós ganhamos bonus (% do faturamento do projeto) por manter o projeto dentro de uma margem aceitavel nas baselines (quase sempre baseline de custo e de prazo) e por isso qdo os indicadores começam a ficar ruins, eles iniciam pressão pra trabalhar no fim de semana, fazer horas a mais e cobrar mais das equipes. Isso eu acho algo bem prejudicional tanto pra qualidade do projeto como principalmente pra motivação da equipe. Algumas vezes eu já abri mão de bonus pra não sacrificar a equipe.

Outras vezes tem projeto que jah nasce na correria por questoes contratuais. Acho q a uns 2 meses atras mandaram pra lista uma vaga, que era de um projeto de 2 meses, onde eles iam pagar acima do mercado mas com valor fechado do mes. Obviamente o projeto sofreu duras criticas pelo pessoal da lista, dizendo q jah nasceu torto e que era culpa do gerente, etc, etc, etc. Mas ali tava claro que era um contrato fechado. Todo mundo foge do contrato fechado mas as vezes tem que pegar uma bomba dessas. Simplesmente pq tem um cliente que já é teu parceiro e gera um belo faturamento anual (1 ou 2 milhoes ano) e esse cliente te solicita q tu faça um projeto kamikase pra ajudar ele em algo. Não tem como dizer não a esse parceiro e ao fechar esse projeto já é esperado que ele gere prejuizo pra quem vai tocar. Todo mundo sabe GP, Alta gerencia e até cliente. Mas mesmo assim encaramos por ser uma estrategia comercial, onde tu perde agora pra ganhar ali na frente. Aquele projeto era um classico projeto exocet (referencia ao missil afunda navio usado na guerra das malvinas) mas o pessoal da lista jah tava criticando os GP's sem ter a visão que as vezes é necessário o exocet.

Gostaria de finalizar pedindo que tenham cuidado pra não colocar no mesmo saco o bom e o mau GP. A generalização nunca é algo bom e cada acontecimento tem q ser avaliado no contexto em que ocorreu.

Escrevi esse hall of text rapidinho e não vou nem revisar pra ficar o mais parecido com as idéias e divagações que iam brotando enquanto escrevia. rsrsrsrs.

Grande abraço a todos!

Winston Pacheco Junior

unread,
Jun 1, 2012, 3:57:50 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Esse tipo de discussão é meio chata, mas te digo uma coisa, uma boa secretária resolveria esses problemas:

- Sempre tem a estrelinha que avacalha com o colega que ainda não alcançou um nivel técnica tão bom como o da estrela;
- Responsável técnico por uma parte importantissima do caminho critico do projeto inventando 2 dias de caganeira pra ficar em casa jogando Diablo;
- Ótimo funcionário saindo pra uma concorrente sangue suga pra ganhar uns pilas a mais, mesmo tu explicando que daqui a 4 meses tu cobre isso e gera mais oportunidades pra ele em novos projetos. E que só não fez isso agora por uma questão de budget orçamentário;
- Escutar reclamação da testadora que colega, q senta ao lado dela, fica vendo putaria na hora do trabalho;
- Ver reclamação de outras equipes pq gente das tuas equipes ficam arrotando e peidando;
- Ter q falar pra um cara q estão reclamando dele ir trabalhar a semana inteira com a mesma camisa e que o odor não é agradavel;
- Desenvolvedora casada indignada por estar recebendo cartinha de amor no ambiente de trabalho de um admirador secreto;
- Maior salario de uma equipe reclamando q ganha pouco (sendo q tá ganhando acima do mercado);
- Resolver problemas motivacionais diversos de pessoas das tuas equipes (insatisfação, tempo q fica indo e vindo para o trabalho, saco cheio do projeto, processo de separação conjugal, problemas de depressão, time que foi eliminado da libertadores, conflito internos, gente q não se fala pq quiseram debater religião e um não aceita a crença do outro, etc, etc, etc).

- Contratações e demissões;
- Gerir contratos (muitas vezes ruins);
- Fazer fechamento de projetos;
- Montar propostas;


Uma boa equipe resolveria esses problemas aqui:

- Lidar com varios projetos ao mesmo tempo;
- Lidar com alta gerencia;
- Gerenciar erros de estimativas (prazo principalmente);
- Negociar recursos com outros GP's;
- Gerenciar material fisico (note, pc, mesa, etc) das equipes;
- Gerenciar Riscos;
- Montar cronograma, metas e objetivos junto do lider técnico do projeto.
- Acompanhar caminho critico do projeto;
- Convencer o cliente que vai ser melhor pra ele refinar os processos e definir melhor o próprio negocio antes de começar um novo projeto sem perder a conta pra um picareta do ramo;
- Negociar com outros fornecedores de um mesmo projeto;
- Levantar todos os problemas e soluções e colocar na ferramenta gerencial da empresa como lições aprendidas para o futuro;
- etc, etc, etc. 

E não desenvolver em cascata resolveria esses aqui:

- Gerir expectativa do cliente (as vezes as mais mirabolantes possiveis);
- Reuniões dos mais diversos tipos;
- Gerenciamento dos custos do projeto (Baseline, Fluxo de Caixa, indicadores, projeções);
- Gerir problemas com o pessoal que faz auditoria do CMMI;
- Realizar pré-analises;

Mais ou menos por aí, fiz a montagem rapidão, mas por cima, é isso aí.

Yuri Porto

unread,
Jun 1, 2012, 3:57:58 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Boa tarde,
 
Falando em traumas de gerentes, fiquei com trauma após ter pego um gerente de projetos cujo lema era:
"DA TEU JEITO".

Em 1 de junho de 2012 16:41, Marcelo Rosenthal <marcelogarc...@gmail.com> escreveu:

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com
Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Att,

Yuri Porto
Desenvolvedor .Net Sr.

Daniel Freire

unread,
Jun 1, 2012, 3:59:00 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
huahauahauahauahuaha, sei bem como que é essa postura de "se vira aí neguim"

2012/6/1 Yuri Porto <yuri...@gmail.com>



--

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 1, 2012, 7:28:33 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Bruno e Suellen, sem dúvida que vocês tem muito trabalho. A pergunta é: existe entrega de valor nisso tudo?
Nossa visão d que é só email e cronograma se deve muito mais ao fato d não ver gerentes fazerem nada de realmente útil do que pela falta do que fazer.

Bruno Gross

unread,
Jun 1, 2012, 8:14:26 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Perfeito! Haha

Sent from my iPhone
--

Bruno Gross

unread,
Jun 1, 2012, 8:20:39 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Sim. Um projeto grande pra empresas grandes (eu atuo na Vale e Petrobras) não é feito só de produtos técnicos. Tem dezenas de documentos (workplan, project chart, plano de cutover, go nogo, etc) que sem eles o cliente não aceita. E faz o que? Equipe técnica cria? Jamais. Nisso entra o gerente e o PMO. Fazer a ponte extraindo dados pra não sobrecarregar a equipe técnica.

Só quero ressaltar que sempre pensei como a maioria aqui. Até viver o outro lado. 

Sent from my iPhone

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 1, 2012, 8:30:34 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Sim... ok... workplan, project chart, plano de cutover, go nogo... 

Mas tem alguma entrega de valor?

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 1, 2012, 8:43:41 PM6/1/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Só pra que se entenda... nunca critiquei gerentes por não terem o que fazer.

É inegável que eles estão sempre ocupados demais com uma porção de coisas... o que se critica é a utilidade delas, o valor que elas agregam para o cliente no fim das contas. Ainda que você diga que o cliente obriga a entrega de tais coisas... isso só significa que nós falhamos completamente na hora de fazer o cliente tirar melhor proveito dos recursos que ele contrata.

O ponto da entrega de valor é que vocês dizem que agora, por estar do outro lado, se consideram enganados a respeito da idéia antiga que tinham dos gerentes. Mas agora que você falou das coisas que você está tão ocupado fazendo, pra mim, pelo menos até agora, só reforçou a idéia que eu já tinha. Eu não conseguiria ficar o dia inteiro ocupado com coisas que, pra mim, não fazem sentido serem feitas.

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Pedro Reys

unread,
Jun 2, 2012, 12:37:55 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Temos projetos com a Exxon Mobil sem nada disso. Não é o tamanho da empresa que influencia nisso.

Sent from my iPhone

Marcio Abreu

unread,
Jun 2, 2012, 12:52:00 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Boa noite Daniel, tudo bem?
 
Quando diz que "coisas que, pra mim, não fazem sentido serem feitas" e "entrega de valor " esta dizendo no sentido de documentações (escopo, regras de negocio, cronograma, etc?).
 
Não vejo qualidade no desenvolvimento de software quando não
adotada tais documentações/informações do projeto assim como seu acompanhamento e planejamento, 
visto que não podemos ter um processo de desenvolvimento de software com principios de melhoria continua.
 
Horrivel mesmo é ter de abrir código fonte para verificar regras de negocio aplicadas ao projeto.
Acredito que o planejamento e acompanhamento do projeto é a parte mais importante, pois desta forma podemos
garantir a entrega do que foi planejado, ter um historico da evolução, das estimativas e produtividade da equipe.
a empresa não fica refem do desenvolvedor,e o conhecimento é compartilhado...
 
Sem planejamento= sem garantia de entrega, sem qualidade, alto risco de retrabalhos, etc.
 
Enfim é uma pessima abordagem...Não recomendo...Acho que o basico do basico em uma equipe de desenvolvimento é ter no minimo uma metodologia baseada por exemplo no SCRUM que é super simples de implantar no qual ja é possivel prever atrasos(release planing, scrum daily), melhorar estimativas(planing poker), documentar requisitos(backLog) e acompanhar a produtividade da equipe (sprints).
 
Adoro uma ótima especificação para desenvolver, não tem erro, esta tudo la...regras, planejado, estimado...
 
O que acha?

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 6:22:20 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Então, Márcio...

Eu não tenho absolutamente nada contra documentação DE SOFTWARE. Escopo e cronograma, são dois exemplos de documentos que fazem qualquer coisa menos documentar software. É muito exercício de coisa inútil desperdiçando tempo e esforço que poderiam ser utilizados pra produzir software funcionando.

A qualidade do desenvolvimento não está dependente de tais coisas. O Scrum não é exemplo de planejamento prévio (embora também não seja exemplo da falta de planejamento).

Existem ferramentas verdadeiramente úteis para validar as regras de negócio que o sofware suporta, como testes automatizados, principalmente se estes testes forem utilizados como uma espécie de especificação funcional (BDD), já traduzindo os COS para testes executáveis e fazer com que o software produzido nasça a partir disto. Temos dois benefícios: O aumento da assertividade de que estamos entregando software funcionando como nenhum processo gerencial é capaz de assegurar, e a desnecessidade de haver um gerente que gaste tanto tempo e dinheiro fazendo o processo gerencial dele que não assegura o funcionamento do software.

Usar o Scrum como mera forma de mudar todas as métricas gerenciais é ignorar todo o valor do manifesto ágil, que veio antes dele. O gerente se ocupa de "garantir" a entrega que é compromisso fundamental do time, não dele. Ele não garante nada. Ele não é capaz de se comprometer com nada, e por isso não é capaz de garantir nada.

Transformar o Scrum como mais um processo gerencial, é usar uma buzzword (scrum) como uma cenoura a ser balançada afim de atrair desenvolvedores interessados em inversões de valores, quando na verdade, não há inversão alguma. E não é a primeira vez que eu vejo alguém que defenda processos gerenciais desta mesma forma..

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Bruno Gross

unread,
Jun 2, 2012, 8:08:40 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Defina valor?

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 2, 2012, 8:10:19 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Regras existem pra ser cumpridas. E isso não depende do que eu ou você achamos. Em um projeto de 13 milhões de reais, sim, documentos de gestão agregam valor. 

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 2, 2012, 8:11:08 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Legal. Normas da empresa. Aí se a empresa exige isso vc nega o projeto?

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 2, 2012, 8:16:33 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Um gerente, por exemplo na vale, tem um programa de uns 5 projetos simultâneos abaixo dele. Como controlar isso sem um complexo conjunto de ferramentas gerenciais?

Eu acho que a função do GP perde a necessidade qdo se pensa pequeno. Numa visão mais bem analisada e mais ampla, vc enxerga melhor. 

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 2, 2012, 8:18:45 AM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com, dotnetar...@googlegroups.com
Eu não estou falando só em esfera de software. Como falei, minha visão é mais ampla. Hj em dia eu sou consultor empresarial e não consultor de desenvolvimento. Software, ok, concordo com vc. No demais, não

Sent from my iPhone

Marcio Abreu

unread,
Jun 2, 2012, 3:50:38 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Interessante seu ponto de vista, Daniel. Acho bacana aplicar conceitos de TDD por exemplo no próprio sistema
como forma de documentar e testar automaticamente o sistema a fim de garantir sua integridade.

Porém acredito que seja apenas mais uma forma de garantir qualidade e integridade ao sistema 
e não como solução na garantia de entrega.

Nenhum sistema tem 100% esta garantia , porém ao planejarmos o desenvolvimento do sistema aumentamos esta
probabilidade e posteriormente com o objetivo de melhoria continua podemos aprender com o histórico do que foi planejado.

Desta forma evoluindo, aplicando novos conceitos e abordagens afim de aperfeiçoarmos cada vez mais a forma
de fabricar software...Trabalhar em equipe é trabalhar com diversas pessoas com diferentes Skills...É complicado
deixarmos tudo a merce, sem especificação, sem controle, sem gerenciamento.

É fato que documentação e processos são importantes. Estamos evoluindo cada vez mais na melhoria destas definições,
como o caso de metodologias ágeis. Não acho que usar "Scrum como mera forma de mudar todas as métricas gerenciais é ignorar todo o valor do manifesto ágil", muito pelo contrário, estamos percebendo que utilizar princípios básicos de metodologias ágeis
adicionadas a um bom fluxo de processo gera pouca documentação e muita informação. E informação é tudo...

Acho ótimo podemos debater isso, desta forma crescemos em conjunto e melhoramos cada vez mais ideias e princípios
que aplicamos no dia dia..

:)

Victor Arias

unread,
Jun 2, 2012, 6:58:22 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Não sei o que esses desenvolvedores pensam... é óbvio que a documentação é importante: se o analista/gerente/chefe/coordenador/cto/cio escrever no word/visio/notepad a regra de negócio tudo funciona muito bem pois é ela quem é executada. Não podemos de modo algum depender de peões para fazer softwares, principalmente em projetos milionarios!

Esse papo de individuos e interações serem mais importantes que processos e ferramentas não valem para projetos grandes! O chaos report prova isso!
2012/6/1 Yuri Porto <yuri...@gmail.com>
Senhores,
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Att,

Yuri Porto
Desenvolvedor .Net Sr.


--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--
Daniel C. Freire
(31) 8467-2331
@danielfreire

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br



--

Marcio A. Abreu
MA2 TECNOLOGIA

Engenheiro Computação

CREA - PR-78488/D
T+55 11 8474-6146
marcio...@gmail.com
Msn:marc...@hotmail.com
Skype: marcio.alves.abreu


--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetarchitects@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitects+unsubscribe@googlegroups.com

Para mais opções visite o grupo em http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br

Marcus Alexandre Silva

unread,
Jun 2, 2012, 7:39:52 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
O mais chato neste tipo de thread é ver um detonando o trabalho do
outro, como se conseguisse fazer tudo sozinho.

Ja vivi os dois papeis e hoje sou mais feliz sendo somente
desenvolvendo. Infelizmente é necessário sim, na maioria das vezes,
que alguém assuma as redias do projeto.

Documentações são importantes: para vender e ter um startup do que se
vai fazer, nada a mais do que isto. Afinal, mante-las em dia é muito
caro, assim como construí-las.
Em pequenas corporações podem ser sustituidas por um bom bate papo e
anotações em papel de pão, pois sabemos que todos os fluxos e
descrições vão se desatualizar com poucos dias e ninguém mais vai por
a mão.

O que é desnecessário é gerente de project, aquele que não entende que
tudo precisa ser replanejado o tempo todo, sendo com prazo a maior ou
a menor, que acha que tudo vai antar conforme seu cronograma.
O bom gerente é aquele que sabe administrar riscos e expectativas, que
faz a ponte desenvolvedor-analista-cliente.
Quando a equipe é "bem madura" todos os desenvolvedores podem assumir
o papel deste gerente, sendo desnecessário alguem ter o cargo em
efetivo, mas isto é muito raro.

O mau gerente é facil de identificar: acha que o trabalho dele é o
mais valioso de todos e trata quem produz como "pião", geralmente este
cara não conhece nada de codigo e é a favor do ˜faz pra entregar e
faturar, depois ganhamos mais na manutenção˜.
O mesmo vale pro desenvolvedor que tem a pretensão de achar que a vida
dele seria muito mais facil se não tivesse ninguém para cuidar da
parte burocratica do negocio, afinal, produzir software não é só
produzir bom código, também é faturar dinheiro e atender expectativas
de outras pessoas.


Marcus Alexandre
>>>>>>>>> <marcelogarc...@gmail.com> escreveu:
>>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> --
>>>>>>>>> Att,
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> Yuri Porto
>>>>>>>>> Desenvolvedor .Net Sr.
>>>>>>>>>
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> --
>>>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net
>>>>>>>>> Architects hospedado no Google Groups.
>>>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para
>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>> --
>>>>>>>> Daniel C. Freire
>>>>>>>> (31) 8467-2331
>>>>>>>> @danielfreire
>>>>>>>>
>>>>>>>> --
>>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para
>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>
>>>>>>> --
>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>
>>>>>>> --
>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>
>>>>> --
>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>>
>>>> Marcio A. Abreu
>>>> MA2 TECNOLOGIA
>>>> Engenheiro Computação
>>>> CREA - PR-78488/D
>>>> T+55 11 8474-6146
>>>> marcio...@gmail.com
>>>> Msn:marc...@hotmail.com
>>>> Skype: marcio.alves.abreu
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>> hospedado no Google Groups.
>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>
>>>
>>> --
>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>> hospedado no Google Groups.
>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>> Para mais opções visite o grupo em
>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>
>>> --
>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>> hospedado no Google Groups.
>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>> Para mais opções visite o grupo em
>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>> Marcio A. Abreu
>> MA2 TECNOLOGIA
>> Engenheiro Computação
>> CREA - PR-78488/D
>> T+55 11 8474-6146
>> marcio...@gmail.com
>> Msn:marc...@hotmail.com
>> Skype: marcio.alves.abreu
>>
>>
> --
> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
> hospedado no Google Groups.
> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
> Para sair do grupo envie uma mensagem para
> dotnetarchitec...@googlegroups.com

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 7:44:12 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Defino valor: Que parte de tudo isso pode ser tão essencial para o projeto a ponto d ser impossível que a equipe realize a entrega sem essa perda de tempo?

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 7:48:11 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Regras existem para ser cumpridas, e consultores existem para dar consultoria: inclusive de mostrar para o cliente onde ele está perdendo dinheiro. (com processos e documentos gerenciais que disperdiçam tempo, dinheiro e recursos que poderiam ser melhor aproveitados)

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 7:50:11 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Negar o projeto não. é no bolso que dói, é sempre fácil conversar. É mais fácil ele me negar.

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 7:52:39 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

5 projetos? E precisa mesmo de gerente? Pra que? Pra entregar esses relatórios e fazer reuniões? Não lhe soa como dinheiro disperdiçado?

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 7:56:19 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Márcio
Não se trata de garantir 100% de garantia (até porque isso não existe). Se trata de usar o que se dispõe a ser realmente assertivo no que diz respeito a qualidade e não perder tempo com bobagens.

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 7:58:20 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Victor,
Os tais peões como você os chama são os únicos responsáveis pela execução do desenvolvimento. Nenhum cacique consegue dar essa garantia.

Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
Para sair do grupo envie uma mensagem para dotnetarchitec...@googlegroups.com

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 8:05:57 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Marcus
Eu não critico documentação de software (desde que a prioridade seja deixá-lo funcionando).
Quanto ao valor agregado do gerente ou do papel dele,é disso que se trata o assunto em questão. Perguntei por isso, mas não tive resposta. Que o gerente tem trabalho não tenho dúvidas. Questiono sobre o valor disso.
Às pessoas não entendem que eu acho que o gerenciamento é importante e precisa ser feito. Só que eu avó que não precisa ser porum gerente e sim pelo time. E nem precisa de processos complexos e relatórios que só servem para justificara necessidade do gerente. Afinal, ele é o último a ter condições de dar qualquer garantia.

Victor Arias

unread,
Jun 2, 2012, 8:11:31 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Não exagerei o suficiente para ficar claro que fui ironico? :-(

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 8:49:20 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
hauhuhahuauha... 

Te juro que não vi a ironia. Foi mal. HUahuauhahu.

Mas agora que falou e eu reli... me sinto culpado. Tá lá...

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 2, 2012, 9:17:41 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Só eu acho estranho um "projeto" estimar 13 milhões?

Que medida mágica impressionante pode ser usada para dizer que uma entrega vale 13 milhões? Me chamem de preconceituoso, mas eu já fico imaginando APF e uma fórmula mágica de x pontos de função * y horas/ponto de função * z reais /hora.

O que significa que um dos dois estão completamente ferrados: o cliente ou o time (quando não os dois). Isso graças ao brilhante e inacreditável trabalho do gerente que acha perfeitamente normal e preciso. Ou será que alguém aqui vai me dizer cada membro do time. Afinal, só o gerente é capaz de escalar projetos enormes, envolvendo centenas de pessoas e milhões de reais (ou dólares, pra piorar). Já que desenvolvedores (que são quem executa) só são capazes de estimar projetos de 13 mil, se tanto.

Coisas deste tipo acaba me cheirando no projeto de um elefante de mal-de-parkinson para levar 3 astronautas pra marte.

Ah... claro que estou completamente, redondamente enganado. Criticando as coisas sem saber. Claro que existe uma fórmula mágica totalmente assertiva de estimar um projeto grande o suficiente para valer 13 milhões. Ou ainda, é claro que APF é a forma mais assertiva de chegar nesse valor. Não que um projeto não possa valer tanto... o que me deixa perplexo é se dizer capaz de estimar tal projeto sem medo de torrar milhões do cliente com um valor fechado, ou ser o responsável por divórcios/suicídios de membros da equipe.

Quanto a minha mania crítica (que é bem real, e eu admito, e não me faz repensar) só se deve ao fato de que desenvolvedores disseram que se sentem compelidos a não voltar pro desenvolvimento por serem vítimas de uma desigualdade salarial que nos afeta a todos direta ou indiretamente, mas o dado curioso é que ele disseram que "atuar do outro lado os fizeram rever o papel do gerente e a sua importância". Importância esta que ainda não ficou clara.

Claro que isso não me diz respeito. Afinal, não estou sob o gerenciamento deles. Mas e aqueles de nós que estão? A culpa de projetos que bitolam os profissionais, que nos torna críticos e desagradáveis com todos aqueles que estão na média (e por serem a média, não estão acima da média, e se sentem extremamente ofendidos quando viemos aqui falar de coisas das quais eles não tem acesso ou não podem aplicar) não é dos projetos, nem dos clientes, e não é deles também (a não ser pelo fato de se submeterem a isto), mas sim dos gerentes e seus processos que incham com suas fabulosas métricas de produtividade, de acompanhamento e de "planejamento" (que está entre aspas propositalmente).

Não... não acredito que ele seja capaz de fazer nenhuma das 3 coisas.

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Marcus Alexandre Silva

unread,
Jun 2, 2012, 11:41:39 PM6/2/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Não...
>>>>>>>>>>> <marcelogarc...@gmail.com> escreveu:
>>>>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>>> Att,
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> Yuri Porto
>>>>>>>>>>> Desenvolvedor .Net Sr.
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net
>>>>>>>>>>> Architects hospedado no Google Groups.
>>>>>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para
>>>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>> Daniel C. Freire
>>>>>>>>>> (31) 8467-2331
>>>>>>>>>> @danielfreire
>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>> --
>>>>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net
>>>>>>>>>> Architects hospedado no Google Groups.
>>>>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para
>>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> --
>>>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net
>>>>>>>>> Architects hospedado no Google Groups.
>>>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para
>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>>
>>>>>>>>> --
>>>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net
>>>>>>>>> Architects hospedado no Google Groups.
>>>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para
>>>>>>>>> dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>>>
>>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>> --
>>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> --
>>>>>>
>>>>>> Marcio A. Abreu
>>>>>> MA2 TECNOLOGIA
>>>>>> Engenheiro Computação
>>>>>> CREA - PR-78488/D
>>>>>> T+55 11 8474-6146
>>>>>> marcio...@gmail.com
>>>>>> Msn:marc...@hotmail.com
>>>>>> Skype: marcio.alves.abreu
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> --
>>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>
>>>>>
>>>>> --
>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>>
>>>>> --
>>>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>>>> hospedado no Google Groups.
>>>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>>>> Para mais opções visite o grupo em
>>>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>>
>>>> Marcio A. Abreu
>>>> MA2 TECNOLOGIA
>>>> Engenheiro Computação
>>>> CREA - PR-78488/D
>>>> T+55 11 8474-6146
>>>> marcio...@gmail.com
>>>> Msn:marc...@hotmail.com
>>>> Skype: marcio.alves.abreu
>>>>
>>>>
>>> --
>>> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
>>> hospedado no Google Groups.
>>> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
>>> Para sair do grupo envie uma mensagem para
>>> dotnetarchitec...@googlegroups.com
>>> Para mais opções visite o grupo em
>>> http://groups.google.com/group/dotnetarchitects?hl=pt-br
>
> --
> Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects
> hospedado no Google Groups.
> Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com
> Para sair do grupo envie uma mensagem para
> dotnetarchitec...@googlegroups.com

Edmilson

unread,
Jun 3, 2012, 8:20:40 AM6/3/12
to .Net Architects
O cara que fala isso, não tem habilidade para ser Gerente, é o tipo de
cara que ferra a equipe.

On Jun 1, 4:57 pm, Yuri Porto <yurik...@gmail.com> wrote:
> Boa tarde,
>
> Falando em traumas de gerentes, fiquei com trauma após ter pego um gerente
> de projetos cujo lema era:
> "DA TEU JEITO".
>
> Em 1 de junho de 2012 16:41, Marcelo Rosenthal <
> marcelogarciarosent...@gmail.com> escreveu:

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 9:09:47 AM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com, dotnetar...@googlegroups.com
Cara, tuas considerações, sem ofensas ok, soam amadoras muitas vezes nesse ambito de gestão. Sim reunioes definem processos e decisões executivas. Na vale por exemplo, há um template global de processos de negócio. Tudo que foge dele é tratado como impacto organizacional e precisa ser aprovado. Nessas reuniões de desperdício de dinheiro como vc diz, isso é definido. 

É o certo? Sei la. So sei que em uns 3 anos a vale vai assumir o posto de maior mineiradora do mundo. 

Ponto: NÃO ESTOU FALANDO SÓ DE SOFTWARE. MINHA VISÃO É MAIS ABRANGENTE

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 9:11:35 AM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com, dotnetar...@googlegroups.com
Uma implementação SAP de 2 anos em 5 países custa quanto?

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 9:16:20 AM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com, dotnetar...@googlegroups.com
Daniel. Vc pensa muito em "software". Minha opinião é mais abrangento como ja disse. Os projetos q atuo não são apenas software. Na maioria das vezes, o software é um apoio ao projeto, apenas. 

Talvez pra software vc esteja certo. Eu concordo com muita coisa. Apensar de achar q num projeto grande isso é tenso de ser seguido. Equipe madura? Tem muita merda no mercado. Achar equipe madura é tenso. 

Mas pra projetos com visão mais ampla (quando estiver no pc descrevo um exemplo) isso não funciona

Sent from my iPhone

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 3, 2012, 9:18:46 AM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Uma implementação de SAP de 2 anos em 5 países custa...

talvez 3 milhões, talvez 13, talvez 23... Eu não estou questionando o preço que isso irá custar... estou questionando quem é capaz de dar tal ESTIMATIVA.

A menos é claro, que eles foram em algum super-mercado de softwares milionários e tinha uma caixinha lá escrito "Implantação de SAP de 2 anos em 5 países" e a etiqueta marcava 13 milhões. O que eu duvido.

E o fato da Vale se tornar a maior mineradora do mundo não significa que ela seja a mineradora mais inteligente do mundo, principalmente quando a gente sabe que toda a gestão de processos de software não são exatamente definidas por pessoas que esperam entrega de valor pro negócios, mas sim por gestores de projetos de software.

Minhas considerações soam amadoras no âmbito da gestão, por um momento muito simples: não sou gestor. Não sou gerente. Não acredito no gerente e achei que você talvez, uma vez sendo desenvolvedor e trilhando esse caminho da gerência (com visão mais ou menos abrangente, dá na mesma), fosse me dar alguma outra perspectiva do papel desse cara... afinal foi você mesmo que disse que estando do outro lado mudou de opinião.

Agora, por que não aproveita meu amadorismo e não me explica que fundamento técnico te dá condições de ESTIMAR um projeto que custe 13 milhões?

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 3, 2012, 9:29:39 AM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Bruno,

Pra mim, software já é "só um apoio ao projeto". Uma forma de oferecer uma solução computacional para ajudar o cliente a lidar com um problema de negócio. Se o que eu entrego pro cliente não serve para entregar pra ele algum valor de negócio, otimizando algum aspecto do negócio dele, eu estou falhando em algo (mesmo que eu entregue algo que tenha sido pedido por ele).

Por outro lado, assim como você considera amadoras as minhas considerações sobre gestão, eu não vou levar muito a sério suas considerações sobre equipes maduras. Sim, tem muita merda no mercado. Parte da culpa disso é dos gerentes (a maioria).

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko
 
Blogs:
Getting Sharper (C#, Arquitetura de Software e outras coisas mais)
http://gettingsharper.wordpress.com/
 
Eis o Cristo... e jaz o Cristão (Cristianismo sem Religiosidade)
 


Stay Sharp!



Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 1:41:13 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com, dotnetar...@googlegroups.com
Vou te dar o email do L2 da vale q inventou esse projeto e vc pergunta a ele,blz? 

A discussão saiu do âmbito do "papel do gerente" pro "como estimar um projeto". To fora. Vo pra praia...

Sent from my iPhone

Daniel Moreira Yokoyama

unread,
Jun 3, 2012, 3:40:53 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com

Eu realmente não esperava que você fosse falar.

Marcelo Oliveira

unread,
Jun 3, 2012, 4:07:25 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Já que os argumentos do Bruno parecem ser baseados em experiências com projetos milionários, que tal falarmos de projetos milionários que tiveram sucesso utilizando uma abordagem diferente? Talvez seja mais produtivo...



2012/6/3 Daniel Moreira Yokoyama <moreira....@gmail.com>

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 4:25:15 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com


Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 4:28:42 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Eu não participo desse projeto marcelo. 

Só justificando um projeto de 13kk: um programa, que é dividido em uns 8 projetos, em fases distintas ou não, em busca de um resultado final pré acordado em contrato. Eu não acho esse valor alto... Não pro mundo sap...

O problema é um pré conceito formado onde minha opinião, por defender o papel dos GPs, sempre será apedrejada. 

Sent from my iPhone

On 03/06/2012, at 17:07, Marcelo Oliveira <blac...@gmail.com> wrote:

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 4:31:24 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Falar pra q? Seu conceito está formado e vc rebate meus argumentos com sua experiencia em projetos de software (mesmo eu dizendo que minha empresa não vende software. Exemplo? Um projeto com 45 entregáveis pra uma petroleira, só 2 eram ligados a Sw...)

Sent from my iPhone

Bruno Gross

unread,
Jun 3, 2012, 4:35:12 PM6/3/12
to Bruno Gross, dotnetar...@googlegroups.com
Eu só quero que vc entenda que ser agilista ou não, não tem nada a ver com meu ponto de vista. Eu falo em um escopo maior o trabalho do GP. Mas já falei dmais... Fui

Sent from my iPhone

Marcio Abreu

unread,
Jun 3, 2012, 4:44:05 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal,

Acredito que o objetivo destas discussões é o compartilhamento de informações, experiencias e ideias no qual
não deve ser levada para o âmbito pessoal. Sem stress..rsrsr...

Enfim, acho o papel do gerente de projeto de extrema importância no planejamento e execução do projeto.

Em analogia ao mundo de sistemas...
Assim como no desenvolvimento de software orientado a objetos que foca a abstração relativa ao mundo real
e tem como um dos princípios fundamentais "responsabilidade unica" abstraindo esta ideia podemos
criar uma classe 'gerente de projetos' e não utilizar a classe 'desenvolvedor' que faz tudo...

São papeis diferentes com responsabilidades diferentes e dependendo do caso podemos 'instanciar' ou não, este
papel...Cada caso é um caso e neste ponto concordo com o Daniel, nem sempre é necessário gerar determinadas
documentações ou seguir determinados processos, pois realmente não agregam valor. Depende do caso.

Porém não podemos generalizar...Acredito que o Bruno defenda o planejamento e o gerenciamento de um projeto,
pois no cenário em que trabalha o sistema 'trava' se não tiver...

Enfim, acho importante pensarmos no desenvolvimento de software na questão de qualidade, e a qualidade esta
fortemente ligada ao seu processo e produto. 

Processo no sentido de metodologias aplicadas em seu fluxo de desenvolvimento e produto no quesito de padrões de desenvolvimento e melhores praticas. Em analogia ao mundo real, uma empresa que fabrica cadeiras, pode ter
um excelente e rápido processo na construção de uma cadeira, porem se o material utilizado não for de qualidade,
temos outro problema...

Em software é a mesma coisa, vejo artefatos/documentos e especificações como forma de agilizar
e garantir mais qualidade em seu processo (Gerente), assim como o uso de TDD como forma de qualidade 
no produto (Desenvolvedor)...

A união destes fatores (Processo e Produto) nos garante mais qualidade em nossos sistemas.
E conforme disse, cada caso é um caso...Vamos desenvolver 'cadeiras' ou 'sofás-cama' ???

Um abraço a todos...

Marcio Abreu

unread,
Jun 3, 2012, 5:03:59 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
So para complementar...

A partir de visão de desenvolvedores nos perguntamos o seguinte:
"Porque um GP que gera diversas documentações que não agregam valor entregavel ao sistema, são chatos
e burocraticos podem ser mais valorizados do que o desenvolvedor que realmente gera entregaveis?"

Conforme disse são papeis diferentes com diferentes resultados para empresa, porem não podemos
descartar sua importância.

E o que falta é maturidade nas empresas de valorizar o especialista, principalmente o desenvolvedor...
Não acho que deveria ser regra um GP ganhar mais que um DEV, pois como disse neste mesmo post
em analogia ao futebol...Nem sempre o técnico ganha mais que jogador..Salve Neymar..rsrsrsrs

Valeuw...

Tiago Alves

unread,
Jun 3, 2012, 6:38:01 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Mas nas empresas com carreira em Y, tem muito dev ganhando melhor/igual a gerente, nao?
---------------------------------------------------
 Tiago Alves de Oliveira
 Engenheiro de Biometria
 
Blog: CodaBR
 
 Cel:  (19) 8175-2513
-------------------------------------------------------

Marcio Abreu

unread,
Jun 3, 2012, 7:34:26 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Espero que sim...

O que acaba acontecendo nas empresas é que para melhorar o $$, o desenvolvedor acaba
virando coordenador e ate mesmo gerenciando projetos e que na verdade são papeis
muitos distintos...Coordenação e gerencia são papeis que requerem outras habilidades, por
exemplo habilidade em gestão de pessoas...

Algumas das vezes a empresa acaba por perder um ótimo DEV e ganhar um péssimo GP...

Acho importante o foco no especialista, dar upgrades financeiros e treinamentos mais avançados
naquilo que a pessoa é realmente boa...É uma falsa impressão achar que ser líder de projeto,
,coordenador ou GP é uma forma de reconhecimento e valorização de seu trabalho.

Além do que, o verdadeiro líder é aquele que consegue tirar o melhor de sua equipe com humildade
e respeito...

Acredito que o verdadeiro GP alem de conhecimento na área tem de ter perfil, e não é isso que acaba 
acontecendo nas empresas...

Joao Bosco

unread,
Jun 3, 2012, 7:34:41 PM6/3/12
to dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal... a partir de um determinado momento vocês começaram a discutir coisas diferentes.

Uma coisa é o que o Daniel está falando, sobre imprevisibilidade, maximizar entrega de valor etc. Tudo isso é decorrente do cenário de software que nós já conhecemos...

Outra coisa é o que o Bruno está falando sobre projetos de outras areas.

Metodologias tradicionais de projeto não são sempre vilãs. Basta olhar na area de engenharia onde temos uma taxa de acerto muito grande, pois todas as variaveis envolvidas no processo já são conhecidas e de fácil comparação. (Acho que o Bruno está se referindo mais a esse mundo)
Nesse mundo existem (de certa forma) "receitas de bolo". Um exemplo claro são projetos para construção de hidrelétricas, por exemplo, onde as empresas tem sua "receita" de projeto e tem todas as informações financeiras e economicas... com isso, antes do projeto ser iniciado as empresas já vão ao leilão do governo dizer por quanto elas vão vender a energia no futuro, quando o produto for entregue. Temos que lembrar que algumas coisas simplesmente são estimáveis. 


Já o Daniel está se referindo ao ambiente que é mais familiar a maioria aqui, Desenvolvimento de software. Todos sabemos da dificuldade ou impossibilidade de se estabelecer uma "produtividade media" de uma equipe antes do inicio de um projeto, todos sabemos a dificuldade de medir o impacto do conhecimento ou falta dele em termos $$$ no inicio de um projeto, só pra inicio de conversa, tem muito mais... Existe uma serie de metricas que o gerenciamento de projeto tradicional tenta estabelecer em projetos de software e que simplesmente vai falhar...


Minha opinião pessoal sobre essa discussão é que vocês estão colocando dois mundos e duas formas de pensar em conflito. E não estou falando de PMI x Agile...
Acho que o Daniel tem o pensamento do tipo: "Fazer o máximo gastando o minimo"
Enquanto o Bruno tem o pensamento: "Fazer o máximo, lucrando o máximo"

Será que existe alguem certo e alguem errado nesses pensamentos? Ou será que todos estão certos?

De certa forma cada um representa o estereótipo de uma metodologia... O Daniel com a execução mais enxuta possível, vindo do pensamento agil e o Bruno pensando em fazer o maior número de coisas possíveis com todos os seus cálculos de risco, margens de segurança, tudo para não ter prejuizo e se possível ainda levar essas margens pro bolso... (obviamente estou simplificando a coisa ao extremo)

Estou tentando expressar minha visão sobre a discussão e não sobre o assunto... Esse tipo de assunto é exaustivo, então estou tentando criar um entendimento sobre o que está sendo discutido, porque as vezes parece que não há concordância nem sobre o que está sendo discutido.

Na pratica, cada um sabe onde o calo aperta e porque usa as técnicas que defende...

Em 3 de junho de 2012 19:38, Tiago Alves <tiago...@gmail.com> escreveu:



--
Atenciosamente,

João Bosco Seixas

Inteligência Digital
http://www.joaoseixas.com
@joaoboscoseixas
It is loading more messages.
0 new messages