Pular para a primeira mensagem não lida

fabioma...@gmail.com

não lida,
1 de dez. de 2008, 10:41:3001/12/2008
para .Net Architects
Tudo bem pessoal?

No almoço que tivemos após nossa última reunião, falamos um pouco na
mesa sobre cloud computing! E algumas dúvidas surgiram:

1) O Tucaz, imaginou um cenário onde temos serviços compostos por
outros serviços em diversos datacenter. Nos questionamos, qual seria a
latência? Sistemas baseados nesta nova abordagem poderiam ser lentos?
Qual perfil de sistema se enquadra nesta abordagem?

2) O Leandro Magnani que trabalha comigo ficou com dúvidas sobre
governança destes serviços. Como catalogar? Como manter diferentes
versões e não perder compatibilidade?

3) Neste tipo de sistema acredito que teremos sistemas que utilizam
serviços de dezenas empresas. Me preocupo com o seguintes pontos:

a. Como avisar os clientes do seu serviço que você precisa fazer uma
manutenção?
b. Como funcionaria a contingência?
c. Como funcionaria a segurança? Cada sistema teria seu próprio
mecanismo? Uma solução OpenId não seria o ideal?

d. Como estes sistemas escalam?

Qual a opinião do grupo?

tucaz

não lida,
1 de dez. de 2008, 18:21:5501/12/2008
para .Net Architects
Boa Fábio!

Conversamos exatamente a respeito disso durante o almoço e não consigo
imaginar eficiência em cenário onde 4 níves de serviços dependentes
(Consumidor final > N1 > N2 > N3 > N4), por exemplo, possam ser uma
coisa performática. Não com a nossa atual infra estrutura.

Esse tema foi apresentado na última edição disponível no architecture
journal, mas ainda tenho dúvidas quanto a sua viabilidade.

Alguém tem alguma experiência, mesmo que em POCs, a respeito deste
assunto?

Soçarba

Att.,
Antonio Carlos Zegunis Filho
http://blog.tucaz.net

On 1 dez, 13:41, "fabiomargar...@gmail.com" <fabiomargar...@gmail.com>
wrote:

Carlos Eduardo Pisani Pereira

não lida,
2 de dez. de 2008, 06:47:1202/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Muito bacana este grupo, me inscrevi nele a pouco tempo por indicação do meu amigo Fabio, não tenho tido muito tempo para participar das discuções, muito em breve poderei participar.

Parabenz a todos pela iniciativa.

Abraços,

Carlos Pisani.

fabioma...@gmail.com

não lida,
2 de dez. de 2008, 08:59:0202/12/2008
para .Net Architects

http://blog.jamesurquhart.com/2008/02/latency-obsticle-to-cloud-computing-or.html

On 2 dez, 09:47, "Carlos Eduardo Pisani Pereira" <mentt...@gmail.com>
wrote:
> [...]
> amigo Fabio, não tenho tido muito tempo para participar das discuções, muito

fabioma...@gmail.com

não lida,
3 de dez. de 2008, 05:59:4803/12/2008
para .Net Architects
Evento nesta próxima sexta-feira

Cloud Computing e o Windows Azure
http://www.devaspnet.com.br/tfest/default.aspx?pg=evtDetalhes&idEvento=873

On 2 dez, 11:59, "fabiomargar...@gmail.com" <fabiomargar...@gmail.com>
wrote:
> http://blog.jamesurquhart.com/2008/02/latency-obsticle-to-cloud-compu...

Carlos Eduardo

não lida,
3 de dez. de 2008, 18:15:1503/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Quem vai falar?

--
Carlos Eduardo

Giovanni Bassi

não lida,
4 de dez. de 2008, 19:49:1304/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Assisti uma palestra sobre SQL Server Data Services (SSDS), acredito que foi do Fernando Cerqueira, no Tech-Ed deste ano. Houve este questionamento durante a palestra: como fica a performance? Como ficam os índices do banco, etc, etc. A resposta foi muito clara: isso não é problema seu! (Clara que não dita assim)
Questões como escalabilidade, backup, manutenção e performance são de resposabilidade do provedor do serviço de computação na nuvem, no caso de Azure ou SSDS, a Microsoft. Se fosse EC2, seria a Amazon. Eles devem se preocupar com esse tipo de coisa, não você.
A questão de latência vai ser resolvida pela Microsoft no Azure com a disponibilização de Datacenters em vários pontos do globo. Além disso, eles podem usar replicadores, como o Akamai, que eles já usam hoje para o próprio site deles.

Agora, a dependência entre serviços obviamente machuca a performance, mas não só de aplicações que estão na nuvem. Se você fizer uma app Windows Forms que depende de 4 serviços na sua WAN corporativa já vai ver a performance sofrer. E eles nem precisam estar encadeados.
Estou com uma conta aberta no Azure mas ainda não consegui por a mão. Assim que conseguir eu passo para vocês minhas impressões. Sugiro que quem mais tiver que fale também.

Com relação a catalogação de serviço, o que exatamente você quer dizer, Tuca? Hoje em dia há esses grandes softwares que as empresas vendem como catalogadores, e eles vêm com aqueles nomes bonitos, como enterprise service bus, etc. É disso que você está falando?

Agora, com relação a questão que você colocou, de uma dependência de um serviço que pode parar por manutenção, acho que só há uma resposta: prepare-se para isso. Se você está compondo uma aplicação distribuída, S+S, não dá para assumir que os serviços do qual ela depende vão estar no ar o tempo todo, a não ser que você tenha um contrato de SLA muito bom. E mesmo assim, mesmo os SLAs permitem tempos de parada não programada. De qualquer forma, prepare-se para o serviço sair do ar. E faça tudo com uma arquitetura bem desacoplada. Assim, se você depende de informações meteorológicas, e usa o Weather Channel, faça as coisas para que possa trocar um dia por outro serviço, não se acople ao serviço do WC, crie uma camada de anti-corrupção. E aí, você pode até ter um outro serviço de backup que usa, caso o principal saia do ar.

É isso, e aí pessoal, o que acham?

[]'s

Giovanni Bassi
Arquiteto de software
http://unplugged.giggio.net

2008/12/1 tucaz <tuc...@gmail.com>

Leandro Daniel

não lida,
5 de dez. de 2008, 03:59:1605/12/2008
para .Net Architects
Bom dia a todos,

Encontrei este link, achei interessante repassar:

Azure Services Training Kit - PDC Preview
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=413e88f8-5966-4a83-b309-53b7b77edf78&DisplayLang=en

Abraços,

Leandro Daniel

Giovanni Bassi

não lida,
6 de dez. de 2008, 16:39:0806/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal,

O Otávio Pecego Coelho, arquiteto da Microsoft, escreveu um post legal sobre consistência e disponibilidade com Azure:
http://blogs.msdn.com/otavio/archive/2008/11/22/acid-x-base.aspx
Na verdade ele aponta para este outro:
http://www.acmqueue.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=540
Acabo de ler e diante desta discussão no grupo, acho que quem se interessar deve ler. Achei muito interessante. Não só para quem for trabalhar com computação na nuvem, mas também com sistemas distribuídos e escalabilidade e disponibilidade, o post é muito bom.
Basicamente o autor compara as operações ACID comuns em banco de dados com um outro que ele chama de BASE (para contrastar com ácido: base). Quem está acostumado a trabalhar com ACID nem concebe que pode haver outra forma, mas há. E esquecemos com frequência que transações ACID matam a disponibilidade, e por isso a idéia de usar BASE. Vale a pena ler.

[]'s

Giovanni Bassi
Arquiteto de software
http://unplugged.giggio.net

2008/12/5 Leandro Daniel <lda...@emphasys.com.br>

fabioma...@gmail.com

não lida,
7 de dez. de 2008, 10:40:2207/12/2008
para .Net Architects
Boa tarde!

Sexta-feira fomos a uma palestra falando sobre Cloud Computing. Fiz um
posto com o resumo.

http://www.mgrtconsultoria.com/blog/post/Entendendo-o-Windows-Azure.aspx

abs

On 6 dez, 19:39, "Giovanni Bassi" <gig...@giggio.net> wrote:
> [...]
> há. E esquecemos com frequência que transações ACID matam a disponibilidade,
> e por isso a idéia de usar BASE. Vale a pena ler.

7 de dez. de 2008, 20:38:3907/12/2008
para .Net Architects
Opa!

Que aplicações nas nuvens e orientadas por serviço são favoraveis a
escalabilidade pelo fato da necessidade de uma arquitetura assincrona
(justamente pela incerteza na disponibilidade dos serviços) eu sei.

No entanto, minha preocupação é mesmo com a latência, pois como você
mesmo disse Giovanni, em uma aplicação Windows Forms distribuida ou
com alguns serviços já é difícil obter uma performance longe do
sofrível, imagino quando os serviços estão dispostos na Web em
diversos cantos do mundo. Acredito que o fato da Microsoft se
responsabilizar por distribuir esses serviços no maior número de
lugares possíveis é um avanço que deve melhorar alguma coisa, mas hoje
do jeito que é falado a respeito SaaS parece que é fácil e rápido
construir um sistema desses, quando na verdade sabemos que não é. Até
hoje não vi nada ser tão fácil assim como a Microsoft prega ser. Quero
ver na prática como essas aplicações vão se comportar.

Se isso não se confirmar (a facilidade e performance prometidas), temo
que SaaS não dure muito.

Bom, neste caso estou dando palpite sem muito conhecimento de causa.
Vou dar uma olhada nos links que o pessoal passou e ver se consigo
fazer alguns testes pra tirar mais conclusões concretas.

Soçarba

Att.,
Antonio Carlos Zegunis Filho
http://blog.tucaz.net

On 7 dez, 13:40, "fabiomargar...@gmail.com" <fabiomargar...@gmail.com>
wrote:

Rafael Garrido

não lida,
7 de dez. de 2008, 20:58:4307/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Aqui nos EUA vejo muita empresa de software vendendo produto SaaS.

Por exemplo a Bloomberg. E ela disponibiliza seus servicos em N
interfaces distintas. (Vai ateh ao famigerado COM com sockets).

Cuidei de um projeto que utiliza um produto comprado que tem uma API
para integracao, interface Web e Windows Forms com o Click Once.
A aplicacao esta longe de mostrar problemas de latencia em todas as
fronteiras disponiveis!

Nao acredito que essa abordagem esteja com os dias contados... ainda
mais no segmento que tenho trabalhado...
A direcao executiva precisa de software o mais rapido possivel, logo
comprar um produto dessa forma acaba sendo produtivo.

Abracos!

Rafael Garrido
New York, NY - USA
Zsa Zsa Gabor - "A man in love is incomplete until he has married.
Then he's finished."

2008/12/7 tucaz <tuc...@gmail.com>:

tucaz

não lida,
7 de dez. de 2008, 22:04:5807/12/2008
para .Net Architects
Hohoho Rafa! E ai meu filho! Tudo numa boa?

Fala mais a respeito desta integração. O serviço esta hosteado fora da
sua empresa? Qual tipo e quantidade de informações trafegadas pelo
serviço?

On 7 dez, 23:58, "Rafael Garrido" <rafaelgarr...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Rafael Garrido
> New York, NY - USA
> Zsa Zsa Gabor  - "A man in love is incomplete until he has married.

Giovanni Bassi

não lida,
9 de dez. de 2008, 20:13:5009/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal,

Estive em um evento hoje de S+S da Microsoft. Perguntei sobre as questões de latência. Vou tocar no assunto na reunião deste sábado. Já adianto: não há almoço grátis.

[]'s

Giovanni Bassi
Arquiteto de software
http://unplugged.giggio.net

2008/12/8 tucaz <tuc...@gmail.com>

fabioma...@gmail.com

não lida,
10 de dez. de 2008, 14:51:4810/12/2008
para .Net Architects
Pessoal, boa tarde!

Mais alguns links sobre Cloud Computing

http://blogs.msdn.com/eugeniop/

http://blog.jamesurquhart.com/

Obrigado

On 9 dez, 23:13, "Giovanni Bassi" <gig...@giggio.net> wrote:
> [...]
> latência. Vou tocar no assunto na reunião deste sábado. Já adianto: não há

tucaz

não lida,
10 de dez. de 2008, 20:13:1310/12/2008
para .Net Architects
É aquilo que concluimos mesmo então Giovanni?

Não podia ser tão fácil e ainda tão performático quanto parecia.

On Dec 9, 11:13 pm, "Giovanni Bassi" <gig...@giggio.net> wrote:
> [...]
> latência. Vou tocar no assunto na reunião deste sábado. Já adianto: não há

10 de dez. de 2008, 22:00:0810/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Mais ou menos...
A questão da latência pode sim atrapalhar, como em qualquer aplicação distribuída. Há tecnicas que podem ser utilizadas para trabalhar essa latência. Uma questão básica citada era que o aplicativo dependente de serviços externos tem que ser feito tendo em mente que um dia um dos seus serviços dependentes pode sair do ar. Na minha visão, entram na equação técnicas de cache, pre-loading, entre outras.
Agora, a latência de um serviço publicado na nuvem que não seja dependente de outros vai ser garantida, ao que tudo indica.

[]'s

Giovanni Bassi
Arquiteto de software
http://unplugged.giggio.net

2008/12/10 tucaz <tuc...@gmail.com>

Leandro Daniel

não lida,
12 de dez. de 2008, 07:41:3912/12/2008
para dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal, alguém tem alguma informação sobre o custo? Os preços serão realmente tão atrativos como eles prometem?

Abraços,

Leandro Daniel