Grandes Sistemas

Mário Neto

to django...@googlegroups.com
É apenas uma dúvida simples de quem está começando a estudar o python e django.

Essa tecnologia deixa a desejar em relação ao Java no desenvolvimento de grandes sistemas para WEB ?
tipo, Sistemas comercias, auditoria e segurança de empresas de grande porte e etc.

Valeu!

Andrews Medina

to django...@googlegroups.com
2008/12/10 Mário Neto <macnd...@gmail.com>:

> É apenas uma dúvida simples de quem está começando a estudar o python e
> django.
>
> Essa tecnologia deixa a desejar em relação ao Java no desenvolvimento de
> grandes sistemas para WEB ?

Sendo simples e direto. Não. Python não deixa a desejar.

[]'s

--
Andrews Medina
www.andrewsmedina.com

Mayron Cachina

> [...]

> para WEB ?
> tipo, Sistemas comercias, auditoria e segurança de empresas de grande porte e etc.

Olá Mário, rpz isso foi umas dos grandes problemas que passei ao migrar pra Python.
Tenho vários sistemas em Delphi e queria passar para web, como bom programador Java que "ERA", comecei a migração dos meus projetos e como você deve saber bote complicação nisso.

Para você ver, eu era tão fascinado por java que até artigo em revista eu escrevia[1].

Comecei a estudar python + pygtk e migrei algumas aplicações com RAPIDEZ E EFICÊNCIA!
E por volta de um ano conheci o Django, onde tenho poucos projetos (por falta de tempo) e atualmente estou começando a desenvolver um módulo financeiro.

Ah tá sua pergunta, já ia esquecendo.... O que é um grande sistema para você?
Vou citar o exemplo do Stoq[2], eh um GRANDE sistema comercial desenvolvido em python (certo que não é web, mais como vc falou sobre a tecnologia esse é um exemplo muito bom).

Pessoal desculpem qualquer coisa ai, mais é que quando eu escuto falar em java fico doente, não sei como programei 3 anos com ela... peguei um abusooo :D

[1] http://cachina.wordpress.com/2007/10/26/por-que-usar-java-em-sua-empresa/
[2] http://www.stoq.com.br/
--
Mayron Cachina Santiago
http://mayroncachina.net

Julio Nobrega

to django...@googlegroups.com
Você vai me odiar pelo tom da resposta que eu vou dar, mas essa
pergunta não tem nada a ver. A linguagem programação é o de menos em
aplicativos web. O acesso ao banco conta mais, as requisições http
contam mais, a arquitetura da rede, a replicação/shard dos BDS, quase
tudo menos a linguagem em si. Vou te provar, alguns dos sites mais
acessados do mundo de acordo com a Alexa:

1. Yahoo: C++, linguagem scripting própria, BSD, PHP e Mysql, Java e Hadoop
2. Google: C++, Java, Python, OS, BD, servidor web e filesystem
próprios. Sem falar que o Orkut começou em ASP, e ao contrário do quê
já vi muito gente falar, não mudou pra Java pq "Java é melhor", mas
sim pq o criador fez ele nos seus 20% de tempo, e quando foi virar
projeto oficial e tudo o mais, tinha que mudar pra linguagem oficial.
3. Youtube: Python e Mysql
4. Windows Live: ASP
5. Facebook: PHP (em sua maioria), Mysql, C++, e outras dezenas aqui e ali
6. Microsoft Network (MSN): ASP
7. Myspace: ASP, e era ColdFusion antes da MS fazer um acordo
publicitário com eles;
8.Wikipedia: PHP e Mysql
9. Rapidshare: Sei lá... Perl?

Qual a semelhança entre eles? Porra nenhuma :p

Quando eu geralmente falo esse tipo de coisa pra alguém que acha que
Java é a melhor coisa pra escalabilidade a resposta geralmente é algo
do tipo: "Ah, mas o Youtube não é um sistema de cartão de crédito ou
bancário, vê se o banco XXX não iria usar Java?", e tipo, isso
ignorando o fato que o Youtube vale mais que a maioria dos bancos que
estão por aí. O Google em si, que comprou eles, provavelmente ganha
mais dinheiro que todo o sistema bancário brasileiro :p e eles não
chegaram chutando o Python de lá.

Enfim, aqui eu estou defendendo o Python contra o Java, mas com
prazer defenderia o Java contra o Python, ou PHP contra ASP, ou ASP
contra Java, porquê é isso aí. A linguagem de programação NÃO
INTERESSA. O pessoal reclama do PHP mas olha só, 3 dos 7 maiores sites
do mundo usam ele. Vou te falar do Facebook por exemplo, qual o
segredo:

Centenas de servidores com 16GB de RAM e Memcache. Eles tiveram que
fazer o próprio protocolo de comunicação intra-servidores/aplicativos.
Eles estenderam o SQL do BD pra entenderem comandos novos para
comunicação entre datacenters.

O lance é o seguinte, vai com o quê você sabe. Eu garanto pra você
que a linguagem de programação, a não ser que você pegue um COBOL da
vida claro, vai ter zero influência no sucesso. Zero. Não é a
linguagem. Agora por exemplo, aqui no Brasil, contratar bons
profissionais de Java é bem mais fácil que de Erlang. Mas isso não
quer dizer que vc deva fazer algo em Java porquê ela tecnicamente é
melhor, mas sim por causa das condições culturais. Substitua Java por
XYZ de 10 anos atrás e a verdade continua, é uma aposta de mercado, de
mão de obra, e não técnica.

Aliás, falando em COBOL, é o que roda a bolsa de valores de Nova
York. Então basicamente todo o dinheiro do mercado financeiro do mundo
depende desse troço! Então se quiser ir com COBOL vai também.

Então... resumindo. O que importa são as pessoas que fazem e como
fazem, não a linguagem de programação. Se Python te deixa feliz, vai
nessa. Se você acha que dando certo não vai achar ninguém pra
contratar, faz em Java. Se você gosta de Visual Studio, vai com
C#/ASP. Aplicativos web são tão simples rapaz... eles estão sob ombros
de gigantes já. Não é como fazer um sistema embarcado que ou é C ou
você não tem memória para trabalhar, ou um sistema de telefonia, que a
Ericsson inventou uma linguagem e uma VM e toda uma filosofia. O
"aplicativo" em si, é babaquice perto do quê ele precisa pra rodar,
incluindo o servidor web e o bd.

Pessoalmente, eu gosto de Python, mas é que é tão prazeiroso bater
tecla nessa linguagem...

2008/12/10 Mário Neto <macnd...@gmail.com>:
--
Julio Nobrega - http://www.inerciasensorial.com.br

Mário Neto

to django...@googlegroups.com
To gostando das respostas, ta esclarecendo muitas dúvidas que tinha sobre as linguagens.
E sobre o Django? que é a minha principal dúvida, é aconselhável para grandes sistemas comerciais?
Obg.

Orange Marques

to django...@googlegroups.com
Olá pessoal,

O djando é um framework voltado para o desenvolvimento de sistemas web e usa python como linguagem. Eu particularmente creio que os sistemas comerciais e web estão fortemente ligados a um bom tempo, para desenvolver qualquer sistema web acho que não importa muito a linguagem sendo que no final o resultado no browser é o html, salvo quando usamos flash/flex ou outra tecnologia parecida.

Só para concluir. Java, python/django, asp, php, coldfusion, etc... são ótimas linguagens para desenvolvimento de sistemas web/cormerciais de grande porte, no final o que conta mesmo para decidir é a experiência dos programadores/analista com a linguagem e a infra-estrutura a ser usada no projeto.

[]´s
Orange

Julio Nobrega

to django...@googlegroups.com
Ok, rs... concordo que não respondi diretamente essa pergunta, sobre
Django. Mas em linhas gerais estava lá.

Sim, Django, ou qualquer outro framework, está apto a fazer um
sistema comercial de grande porte. Se não estiver, o programador vai
lá e muda o Django, ou acopla middlewares, ou divide em shards os
acessos ao banco de dados, essas coisas. O cara sabendo o quê precisa
fazer, e como fazer, é o quê interessa.

Aí a pergunta vira, poxa, mas o Django não aguenta o X que eu vou
fazer. Oras, e o quê aguenta? De repente vale usar o Django por 90% do
que ele é, te dando uma área de admin, um ORM e uma linguagem de
template, e só mudar esses 10%, do quê ou começar do zero ou usar um
framework em Java que faça os 100%, mas faça de um jeito tão retardado
que no final das contas o tempo que você economizou pois a
funcionalidade que aguente X estava lá foi gasto configurando XML's e
digitando BufferedString e todo mundo puxando os cabelos pois é um
porre o desenvolvimento.

Er... já tô eu viajando de novo. Pode usar o Django :)

Mário Neto

to django...@googlegroups.com
Então usarei e o estudarei, mas estou apenas iniciando em Django, Programação e Python, queria so saber se realmente são tecnologias promissoras, agora tenho a resposta! =)

E outra coisa, aqui no Ceará o povo defende muito o desenvolvimento em java com jsf e o jboss para desenvolvimento sério, tipo para governo e etc.

E não confiam em outra coisa, mas vamos mudar isso! =)

Valeu pessoal!

Mayron Cachina

> [...]

> jboss para desenvolvimento sério, tipo para governo e etc.

Ceará e Java, nunca vi pior, é uma praga, só falam em Java mesmo. É pior que aqui no Rio Grande do Norte... hehehehe

Uma coisa é fato, Java atualmente só é o que é por causa da SUN e outros invertidores ($$$$), se o python tivesse a mesma dilvulgação que pelo meno o RoR tem....

Bem estou fazendo minha parte, aqui na empresa a partir do prox ano vamos começar alguns trabalhos com Django, infelizmente por aqui não tem muita mão de obra, esse é o grande problema.

Vinicius Mendes

to django...@googlegroups.com
E com a queda gigantesca que as ações da SUN tiveram...

Mário Neto

to django...@googlegroups.com
Por aqui também, o povo não sabe nem o que é o Django e pra que serve. hehe...
é Flórida! =/
Mas temos o Google App Engine ao nosso lado =)

Allison Vollmann

to django...@googlegroups.com
Na verdade eu acho uma briga inútil, tentar lutar contra algo que é mais
conhecido, por exemplo, acho que devemos medir esforços ao pensar em
divulgar python/django, e ao invés disso é só fazer bons trabalhos com
essas ferramentas, a tendência vem com o resultado disso, a massa sempre
vai para o lado que faz mais barulho, não significa que o que é popular
é a única alternativa, django não é tão conhecido e daí? não precisa-se
que seja muito conhecido, com meia dúzia de caboclo bicho véio em django
não existem limites (hahaha piadas a parte), precisam de quantos
programadores java para compensar o mesmo rendimento? agora se você
entrou numa empresa que trabalha com outra linguagem, e você acha que
eles precisam desesperadamente usar python/django você deve apontar as
vantagens/desvantagens e casos de sucesso, se não der certo paciência,
pois se a empresa ficar mudando de tecnologia de acordo com os ideais de
cada funcionário ela não vai a lugar algum.

Mário Neto escreveu:
> [...]
>
> 2008/12/10 Vinicius Mendes <vbme...@gmail.com
> <mailto:vbme...@gmail.com>>
>
> E com a queda gigantesca que as ações da SUN tiveram...

Julio Nobrega

to django...@googlegroups.com
Oh rs... você está começando... e eu falando de linguagens e
tecnologias e outras coisas.

Já que você está começando, vou te recomendar duas coisas pra ler:

- No Silver Bullet
- The Mythical Man-Month

Basicamente o ponto deles é que a tecnologia, não importa qual,
jamais vai te dar vários múltiplos de produtividade. Essa palavra é
muito importante. Peguemos o Google como exemplo, porquê fazer várias
coisas em C++ e não em Python? Pois C++ é rápido que nem o diabo, e
eles já gastam milhões em datacenters. Imagina multiplicar sua
produtividade em 10 vezes mas seus custos em 300 vezes.

O quê esses textos vão te falar é isso e muito mais. São os
requerimentos, entender o negócio, as reuniões, a comunicação com a
equipe, o nível técnico da equipe, a metodologia de desenvolvimento,
essas coisas que compõem 99% do trabalho de desenvolvimento de
software.

Quem pra mim chega falando "Java é tuuudo" tem visão limitada de
como uma empresa funciona. Não que Java seja ruim, por exemplo, eu
usaria Java numa boa se eu precisasse de mão de obra qualificada e
iniciante, como a maioria das contratações do Google, pois é isso que
as universidades ensinam. Então, os "gênios" da ciência da computação
hoje em dia saem das salas de aula sabendo Java, e tipo, então se é
assim, vamos usar isso. Mas daí entram os fatores, tipo, dá pra
treinar alguém em Python em poucas semanas se o cara é bom mesmo, e o
legado da sua base de código, e tudo o mais. Então perceba que não é a
tecnologia, a linguagem, mas sim o ambiente cultural-sócio-econômico.
Mas vai explicar isso pro programador médio que só usou Java a vida
inteira, e porquê resolvou os problemas dele, é a melhor coisa do
mundo.

Sérgio Durand

to django...@googlegroups.com
Mário Neto escreveu:

> [...]
> etc.
>
> E não confiam em outra coisa, mas vamos mudar isso! =)

Oi Mário,

Isso não é exclusividade do Ceará !
Trabalhei com java (web) por uns 3 anos .... e nesse tempo conheci
várias pessoas , grupos, etc...
O que eu percebi é que a grande maioria dos "javistas" acham que o Java
é a melhor linguagem e a solução para todos os problemas do mundo. Eles
normalmente se acham seres superiores e nem passa pela cabeça oca dessa
galera estudar/conhecer novas linguagens/frameworks. Qualquer linguagem
diferente de Java é inferior.

Graças a deus o Django, e consequentemente o Python, apareceram no meu
caminho, solucionaram o meu problema de forma muito mais simples, limpa
e principalmente rápida do que o "idolatrado" Java.

Para Web eu já me libertei do Java.... agora só falta me aventurar no
pygtk para dar adeus ao java (desktop) ! =)

Até mais,
Sérgio

Ricardo Guinody

to django...@googlegroups.com
Olá, Mário

Você mencionou "tipo para governo e etc".

Serve alguma coisa assim: do "tipo" o site da República Federativa do Brasil [1]?

Ele é feito em Plone. Já ouviu falar? Plone/Zope/Python ?

Mário Neto

to django...@googlegroups.com
sim, ja fiz alguns trabalhos nele, justamente para o governo tbm, so que do ceará

mas to dizendo pra aplicações que precisem de mt processamento, do tipo, faturamento, arrecadação e etc.

queria saber se eh viável e produtivo fazer no django

Jader Rubini

to django...@googlegroups.com

Desde que se tenha uma boa infra-estrutura por trás, sim.

Mas eu diria isso para a mesma pergunta, substituindo por qualquer linguagem/framework/tecnologia que você imaginar. ;)

------------------------------

Jader Rubini

Desenvolvedor Web | Publicitário

Portfólio: http://jaderubini.net/

Blog: http://blog.jaderubini.net/

marcos thomaz

to django...@googlegroups.com
Eu estou migrando gradativamente alguns módulos de uma aplicação que hoje roda em PHP, para Python + Django. É uma aplicação de Gestão de Empresas de Saneamento. A aplicação é feita hoje em PHP roda muito bem, mas houve a necessidade de algumas melhorias, então fiz estas alterações com Python+Django. O resultado foi muito bom, e então comecei a migrar todos os módulos para Python + Django. Tô indo muuuito devagar, mas é devido a meu pouco conhecimento ainda na ferramenta. O que tive segurança em colocar em produção já foi colocado e está funcionando muito bem.

De: Mário Neto <macnd...@gmail.com>
Para: django...@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008 17:21:28

Assunto: [django-brasil] Re: Grandes Sistemas

Fábio Cerqueira

to django...@googlegroups.com
Interessante ver que não sou só eu aqui no Ceará que está insatisfeito
com o domínio do Java.

2008/12/10 marcos thomaz <marcos...@yahoo.com.br>:
--
Fábio Cerqueira
Acens - Mentes em desenvolvimento

Marinho Brandao

to django...@googlegroups.com
Oi pessoal,

sabe o que eu acho? há um meio termo entre tudo isso aí...

eu acho um tanto de perda de tempo tentar comparar linguagens, se a
maior parte dos resultados não dependem especificamente delas, mas é
claro que um framework maduro e uma linguagem explícita ajudam
bastate.

quando a aguentar ou não grandes sistemas, bom, vejam: o Google e o
YouTube são grandes usuários do Python, o Google tem usado Django
também para coisas bastante grandinhas, mas não são só eles, tem o
Yandex, alguns jornais famosos e grandes empresas brasileiras... olha
o Native Client que o Google lançou esta semana pra concorrer com o
Flash, Silverlight, Java Applets e JavaFX (no futuro)... é feito em
Python!

vocês acham que se o Python tivesse algum problema, empresas desse
porte o usuariam? duvido.

então é uma discussão meio que fora de questão, sabe :)

sinceramente, eu acho que o que faz muita diferença mesmo são bons
processos, bom preparo do profissional e a combinação final do
conjunto de tecnologias usadas, das quais o Django e Python são apenas
2 delas. Mas repetindo: um bom framework e uma linguagem explícita e
madura ajudam um pouco :P

2008/12/11 Fábio Cerqueira <stee...@gmail.com>:
--
Marinho Brandão (José Mário)
http://marinhobrandao.com/

Mário Neto

to django...@googlegroups.com
pois Fabio Cerqueira, pode ter certeza que somos pelo menos 2, hehe...

Belo texto Marinho, agora estou muito mais iterado no meio disso tudo =)
vlw!!!

Bruno Tikami

to django...@googlegroups.com
Tudo bem que a thread já está enorme mas eu não resisti...

<quote Marinho>
o Google e o  YouTube são grandes usuários do Python, o Google tem usado Django
também para coisas bastante grandinhas,

</quote Marinho>

Toda vez que a pergunta "Quem usa Python / Django ? " aparece aqui na lista, todo mundo cita o engine
de busca do Google e o YouTube e acaba se esquecendo do Mondrian. Para quem não conhece, o Mondrian é o sistema de revisão de código que o Google usa internamente. O vídeo [1] é uma palestra do GvR falando um pouco sobre code review, como é implementado no Google e da contribuição que do time deles para melhorar o Django (isso foi em meados de 2006, por exemplo os  tickets [2] e [3] )

+1 "vocês acham que se o Python tivesse algum problema, empresas desseporte o usuariam?"  (apenas enfatizando, uma das atividades mais importantes do Google é desenvolvimento de sistemas)

+1 "eu acho que o que faz muita diferença mesmo são bons processos, bom preparo do profissional e a combinação final doconjunto de tecnologias usadas, das quais o Django e Python são apenas2 delas."

+! "Mas repetindo: um bom framework e uma linguagem explícita e madura ajudam um pouco"

[1] http://video.google.com/videoplay?docid=-8502904076440714866
[2] http://code.djangoproject.com/ticket/2647
[3] http://code.djangoproject.com/ticket/2761

[]s!

Tkm

Ricardo Bánffy

to django...@googlegroups.com
Se o cara quer usar Java, deixa usar.

Vantagem competitiva pra gente. ;-)

Sergio Borges

to django...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Meu primeiro email aqui, estou começando agora em python e django, depois de muita frustração com java. É o seguinte: os sistemas citados são grandes em relação a escalabilidade/número de acessos/processamento. Mas para desenvolver um projeto com muitas classes, controle de transação, injeção de dependência, AOP, mensagens assíncronas, eu ainda não me sinto confortável em python. Claro, deve ser falta de conhecimento meu mesmo, mas alguém tem alguma opinião a respeito?

Outro aspecto é em relação a um projeto com uma equipe grande. Em java tem vários recursos da própria linguagem que impedem que outras pessoas utilizem classes/metodos de forma indevida. Em python imagino que esse controle seria mais baseado em automatização de testes, o que realmente é mais eficiente, porém ainda é uma prática difícil em empresas mais tradicionais.

A minha opinião é que java é mais adequado para projetos com equipes maiores, principalmente se os integrantes forem pessoas pouco experientes.

Andrews Medina

to django...@googlegroups.com
Olá,

2008/12/11 Sergio Borges <sergio...@gmail.com>:

> [...]
> em python. Claro, deve ser falta de conhecimento meu mesmo, mas alguém tem

Acho que isso é apenas impressao. A maioria dos problemas para qual
java é melhor, é porque sao problemas que a propria linguagem (java)
cria. :-)

Eu trabalhei e trabalho em projetos grandes, com uma arquitetura legal
em Python e nunca tive esse problema que ta tendo. Na minha humilde
opiniao, acho que tu deve estar tentando programar java em Python,
isso e um erro de quem vem de java.

Python é bem mais simples e menos burocratico, mas nem por isso
desorganizado e sem poderes.

> [...]
> mais baseado em automatização de testes, o que realmente é mais eficiente,
> porém ainda é uma prática difícil em empresas mais tradicionais.

Hoje em dia testes automatizados sao necessarios em qualquer projeto
em qualquer linguagem. Quanto a metodos privados e etc, isso e coisa
que vem da linguagem java. Acho que uma equipe legal que siga umas
boas praticas de programacao nao caia nesse problema.

> A minha opinião é que java é mais adequado para projetos com equipes
> maiores, principalmente se os integrantes forem pessoas pouco experientes.

Isso é muito relativo.

Uma pessoa inexperiente em java precisa ter programado uns 6 meses em
java. Um programador que programa em python por 6 meses, consegue
fazer muita coisa com Python. ;-)

FInalizando: eu acho que cada linguagem tem sua filosofia, e acho algo
errado tentar usar Python com a filosofia do java.

Andrews Medina

to django...@googlegroups.com
> [...]

> maior parte dos resultados não dependem especificamente delas, mas é
> claro que um framework maduro e uma linguagem explícita ajudam

Descordo em partes.

Eu concordo que podemos usar tecnicas de escalabilidade para qualquer
linguagem. E se tivermos 1000 maquinas disponiveis, qualquer linguagem
fica escalável.

Mas em termos de produtividade a linguagem faz a diferenca.

> [...]
> o Native Client que o Google lançou esta semana pra concorrer com o
> Flash, Silverlight, Java Applets e JavaFX (no futuro)... é feito em

O pessoal que usa Java vem perguntando se Python é escalavel. E acho
isso muito engracado. Em um projeto que trabalhei, ele suprotava 3
vezes mais carga que a atual em java. E isso sem usar memcache, e etc.
(e a em java usava).

Acho que o grande problema de quem vem de java é saber como aplicar
tecnicas de escalabilidade usando Python e Django e não saber se
Python escala.

Quando a aplicar essas técnicas, Python é bem mais simples.

[]ś

--
Andrews Medina
www.andrewsmedina.com

Leandro Severino

to Django Brasil
Andrews,

> [...]
> em Python e nunca tive esse problema que ta tendo. Na minha humilde
> opiniao, acho que tu deve estar tentando programar java em Python,

Isso acontece mesmo, mas se não for abuso da minha parte tu
poderias me descrever essa arquitetura ? (Se puder me colocar uns
links de referência onde eu possa encontrar e entender essa
arquitetura que tu usa...vai ser perfeito.)

Vou te ser sincero, vai ser o meu presente de natal !.

Desde já agradecendo,
Leandro.

Ricardo Bánffy

to django...@googlegroups.com
Numa coisa você acertou na mosca: Java é mais popular entre os inexperientes.

Ricardo Bánffy

to django...@googlegroups.com
E, em breve, terei os dados para apoiar essa afirmação ;-)

http://www.dieblinkenlights.com/blog_pt/pequena-pesquisa

Rodrigo Pinheiro Matias

to django...@googlegroups.com
Para te falar a verdade quando estava fazendo faculdade no final dela para te falar a verdade Java era moda graças a Deus não escolhi ela para o meu TCC devido este fato simplesmente queria fazer um trabalho sobre sistemas distribuídos e acreditei que o RMI supria minhas necessidades assim como ele supriu.

Vejo que a comunidade a qual estou participando agora é uma comunidade evoluída se este tipo de comentario tivesse sido colocada em fóruns como GUJ isto teria pegado fogo.

Só para constar, gosto de muitas pessoa do GUJ e em perticular do forum mas nao gosto com alguns assuntos são tratados por alguns membros desta comunidade como a guerra sem fim das IDEs.

2008/12/15 Ricardo Bánffy <rba...@gmail.com>

--
Rodrigo Pinheiro Matias
Bacharel em Ciência da Computação

Celular
+55 (063) 9237.3480

Telefone em horário Comercial
+55 (063) 3221.2344

Ricardo Bánffy

to django...@googlegroups.com
Não sei se no GUJ ou na SouJava, eu fui chamado de nazista...

Agora, depois de um tempo, eu resolvi publicar os resultados da
pesquisa metodologicamente falha.

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/01/05/do-que-os-programadores-gostam

2008/12/15 Rodrigo Pinheiro Matias <rodrigo...@gmail.com>:
--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com

Marcelo R. Minholi

to Django Brasil
Eu já fui atacado pelo pessoal do GUJ por causa de um post no meu
blog. Mas recentemente vi que eles agora mantem um espaço dedicado aos
frameworks web ágeis, como o Rails e tem até alguns tópicos sobre
Django por lá.

On 6 jan, 14:35, "Ricardo Bánffy" <rban...@gmail.com> wrote:
> Não sei se no GUJ ou na SouJava, eu fui chamado de nazista...
>
> Agora, depois de um tempo, eu resolvi publicar os resultados da
> [...]

Luiz Aguiar

to django...@googlegroups.com
Ricardo, o GUJ hoje é o maior forum de usuários java da lingua portuguesa, com muitos milhares de inscritos, é normal tem todo tipo de gente com todo tipo de conhecimento, por favor não leve as asneiras individuais que alguns fazem como a opinião ou visão do grupo como um todo, nós do GUJ (sou moderador lá) debatemos saldavelmente muitos assunto sem ser Java e exatamente por isso até criamos foruns específicos pra outros linguagens.

[]'s

PS: desculpe o OFF

---
Luiz Aguiar