O site da djangobrasil

69 views
Skip to first unread message

Patrick Porto

unread,
May 22, 2012, 2:55:08 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Ola pessoal,
Eu reparei que o site da djangobrasil está bastante desatualizado, principalmente a documentação. A versão do django disponível ainda é a versão 1.3.1 e a documentação parece ser da versão 1.0. 
Porque nós não unimos forças e atualizamos o site? A final, muitos iniciantes não tem fluência em inglês e procuram conteúdo em português. Eles vão acabar achando nosso site e podem ter problemas por causa disso e eu também acho que fica melhor de trabalhar usando a documentação na nossa língua mãe.
Abraço!

luan fonceca

unread,
May 22, 2012, 2:56:57 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Eu ainda não sei muito mas ajudo no que puder e precisar :D

--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>



--
  • Software Engineering student at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
  • Front-end Designer and Developer;
  • Python/Django Developer at the multmeio.com.br.

Tarsis Azevedo

unread,
May 22, 2012, 3:00:19 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Galera, quem quiser contribuir, https://github.com/djangobrasil ta ai o repositorio da djangobrasil no github


é só forkar, modificar e mandar o pull request :D

Abraços,
Tarsis Figueredo Azevedo.
-------------------
Celular: (22) 81244668


2012/5/22 luan fonceca <luanf...@gmail.com>

Patrick Porto

unread,
May 22, 2012, 3:05:49 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Muito bom!
Acho que seria bom se todos nós contribuíssemos para a comunidade atualizando o site. Eu vou vê se eu consigo me virar no inglês e traduzir o que eu conseguir, além de que tem códigos que precisam ser atualizados.

Andrews Medina

unread,
May 22, 2012, 3:12:43 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Olá,

2012/5/22 Patrick Porto <patrick...@gmail.com>:
como o Tarsis já falou está tudo no github. Basta forkar e fazer um
pull request com a modificação.

Quanto ao site, eu comecei a fazer um beta com as contribuições de
algumas pessoas. O beta está aqui: http://www.djangobrasil.org/beta/

Com relação a tradução, traduzir documentação é um trabalho bem árduo.
Ainda mais o django que tem muitas linhas de documentação. :(

Na minha opinião é mais fácil escrever uma do zero.

Valeu!

--
Andrews Medina
www.andrewsmedina.com

Patrick Porto

unread,
May 22, 2012, 3:47:25 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Eu acho que está ficando bem bacana. Na parte de Inicie, poderíamos colocar algumas demostrações do poder e simplicidade do django.
Sobre a documentação, realmente talvez nós fazermos uma do zero seja bem mais jogo.
Eu tenho algumas dicas para essa beta:
  • Área de tutoriais - Tem muitas dicas que o pessoal poderia compartilhar e elas poderiam ficar bem acessíveis para qualquer um (que não deseja ficar toda hora recorrendo as milhares de postagens do forum).
  • Área de aplicações - Não precisamos armazenar os códigos, apenas serviria como um atalho para as aplicações já existente pela rede. Iria ter nome, autor, site oficial, descrição, imagens, link para download e etc.
  • Forum integrado ao site - Acho que ficaria mais interessante se tivessemos um forum dentro do site, pois nem todos tem ou querem ter uma conta no google para postar e compartilhar conteúdo, é uma questão de gosto, mas acho que seria bom.
Por enquanto as minhas dicas são apenas essas, mas em breve eu irei dá mais. Quando eu tiver um tempo livre, eu irei começar a desenvolver a documentação. Talvez eu faça uma aplicação no django para ela e depois eu envio para a comunidade.

Fernando Silva

unread,
May 22, 2012, 5:01:52 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Quero deixar aqui meus serviços a disposição da galera. Achei o Beta que o Andrews começou a fazer bem bacana. Layout bem Clean. 
Quanto a documentação... Também estou a disposição. Acho que pelo menos o Tutorial básico que a documentação traz (Criação do Blog) seria importante ter traduzido e sincronizado com a oficial. Ali tem o básico para quem quer começar a programar em cima do Django.

Quanto a idéias de tutoriais e Fórum. Alguém conhece algum foram bom alá (phpBB) feito em Python/Django e algum sistema de publicação (Estilo WordPress) em Django também. Seria integrante para integrar ao novo site.

Estou disposição para discutir a colocar a mão na massa.

OBS.: Pessoal ... me desculpa se estou sendo muito intrusivo... estou entrando agora na comunidade e quero poder ajudar. Se falei besteira .. pode meter bronca. Valew.

Abraços.


--

Andrews Medina

unread,
May 22, 2012, 7:20:56 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Olá,

2012/5/22 Patrick Porto <patrick...@gmail.com>:
> Eu acho que está ficando bem bacana. Na parte de Inicie, poderíamos colocar
> algumas demostrações do poder e simplicidade do django.

Essá éa ideia.

> Área de tutoriais - Tem muitas dicas que o pessoal poderia compartilhar e
> elas poderiam ficar bem acessíveis para qualquer um (que não deseja ficar
> toda hora recorrendo as milhares de postagens do forum).
> Área de aplicações - Não precisamos armazenar os códigos, apenas serviria
> como um atalho para as aplicações já existente pela rede. Iria ter nome,
> autor, site oficial, descrição, imagens, link para download e etc.
> Forum integrado ao site - Acho que ficaria mais interessante se tivessemos
> um forum dentro do site, pois nem todos tem ou querem ter uma conta no
> google para postar e compartilhar conteúdo, é uma questão de gosto, mas acho
> que seria bom.

Na minha humilde opinião, descentralizar a informação, criando foruns,
e etc, é algo bem ruim. Eu acho que, lista para as discussões + site
para o conteúdo resolveriam praticamente todos os problemas.

Quanto a documentação eu acho que cada um pode contribuir escrevendo
mais coisas sobre django (em blogs e etc) e adicionando esse blogs no
planet.

Gilson Filho

unread,
May 22, 2012, 10:33:25 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Eu também quero ajudar no que estiver ao meu alcance ;)

Uma sugestão é criar "sprints de tradução" para podemos quebrar o desafio de traduzir a documentação que é vasta, em pedaços pequenos. Por exemplo, poderiamos começar com os tutoriais da documentação e o básico de models, depois outro sprint para traduzir outra pequena parte que decidirmos traduzir.

Assim teríamos a ajuda de várias pessoas para traduzir parte da documentação que está dentro desse sprint. A vantagem disso é que teriamos menos riscos de termos trechos da documentação em inglês e a maioria em português, como está na versão 1.0 do site.

O que acham?
--
_________________________________________________
Gilson Filho
Desenvolvedor Web
http://gilsondev.com

Tarsis Azevedo

unread,
May 22, 2012, 11:11:34 PM5/22/12
to django...@googlegroups.com
Galera que quer contribuir pro site djangobrasil.

Criem issues la no github, assim todos os colaboradores podem discuti-las de forma mais centralizada e organizada.

Podem forkar o projeto, e mandar pull request a vontade!! Sem medo de ser feliz xD

Quanto a tradução:
A doc do django é gigante. Eu concordo em ter o tutorial traduzido e atualizado, e posts sobre django na area de blogs.

Talvez depois pudessimos selecionar posts mais completos e dar destaque na home.

Abraços,
Tarsis Figueredo Azevedo.
-------------------
Celular: (22) 81244668


2012/5/22 Gilson Filho <con...@gilsondev.com>

Vinicius Mendes

unread,
May 23, 2012, 12:40:56 AM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Como o Andrews e o Tarsis falaram, a documentação do Django é muito grande. Mesmo com sprints, quando chegarmos à tradução da versão atual já estará saindo uma nova versão com documentação atualizada e teremos mais sprints para fazer e traduzir a documentação. A ideia é traduzir pontos da documentação que sejam mais essenciais. Não precisamos traduzir a documentação de signals ou forms por exemplo.

A minha opinião é que quem quer trabalhar com informática e estar atualizado tem que fazer um esforço e aprender inglês. A maioria dos materiais sai em inglês. Se a pessoa espera que alguém traduza, vai ser sempre o segundo a saber. Acho que termos a parte de "First steps" da documentação oficial traduzida seja bom.

O resto é melhor colocar em blogs de cada um que se sinta a vontade para contribuir. Teve dificuldade com alguma coisa um dia e achou a solução? Que tal fazer um post descrevendo o problema e a solução? Quem sabe alguém não tem o mesmo problema e aproveita a sua solução?! O único problema que vejo com soluções relacionadas a agregadores de blogs é ter posts não relacionados ao django. O ideal seria cadastrar o feed da tag django por exemplo e ter o discernimento de na hora que não estiver falando de django, não colocar a tag django. Vejo isso acontecer não só no nosso feed, mas também no agregador oficial do django.

Atenciosamente,
Vinicius Mendes
Engenheiro de Computação
Globo.com



2012/5/23 Tarsis Azevedo <tarsis....@gmail.com>

Walter Cruz

unread,
May 23, 2012, 12:46:46 AM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Tem um branch meu onde eu tentei sincar o que que tínhamos de traducao
do 1.0 pro 1.3, se acharem que vale a pena:
https://github.com/waltercruz/django-l10n-portuguese

Muito embora, eu concorde em linhas gerais com o Andrews e o Tarsis, a
documentacao é muito dinamica e muito grande. Mas acho que tem um
tanto bom traduzido, de repente valia a pena fechar a tradução de uma
versão (digamos, a 1.3) e a partir daí remeter para a documentacao em
ingles.

2012/5/23 Vinicius Mendes <vbme...@gmail.com>:
[]'
- Walter

Fernando Silva

unread,
May 23, 2012, 2:14:30 AM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Bom,

Lendo o que escreveu o Vinicius Mendes eu acho que é uma fato. Manter um ritmo de tradução das versões que vão sendo lançadas exigiria um bom empenho. E é verdade, pelo menos um inglês básico/técnico já faz muito tempo que é obrigatório. E ainda seguindo a linha do Vinicius: Algo que poderia ser de grande utilidade para comunidade seriam tutoriais, artigos e o compartilhamento de resolução de problemas que o pessoal tem enfrentado.

Hoje eu fiz um Fork do djangobrasil.org e vou tentar colaborar com que o Andrews vem desenvolvendo no layout Beta. 

Abraço galera! 

Gilson Filho

unread,
May 23, 2012, 8:28:36 AM5/23/12
to django...@googlegroups.com
De fato o Vinicius Mendes tem razão =)

Fernando Macedo

unread,
May 23, 2012, 1:50:06 PM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Concordo com os colegas e acredito que o beta do Andrews está no caminho certo.

Acho que além de conteúdo de qualidade, uma boa organização da página é fundamental. E neste ponto, nós da "turma do Python" não estamos levando vantagem. Recetemente vi um artigo "Python, why are you so ugly?" [1], que traduzindo seria algo como "Python, por que você é tão feio?". Na verdade o autor não está se referindo ao Python enquanto linguagem, mas aos sites que são feitos em Python (e eu incluo as bibliotecas também). Por exemplo, ele compara a home do Ruby on Rails [2] com a home do django [3]. Está evidente que a home do RoR teve uma preocupação maior na arquitetura das informações, separando os interesses de quem acessa a página, e tudo mais Já na home do Django, não há nenhum destaque, é tudo morno, sem sal. Sinto muita falta de ver homepages como verdadeiras "propagandas" no universo Python.

[3]  https://www.djangoproject.com/ 

Precisamos como comunidade zelar por um ar mais "profissional" em nossas apresentações.

Um abraço,
Fernando Macedo

Em quarta-feira, 23 de maio de 2012 01h40min56s UTC-3, Vinicius Mendes | meiocodigo.com escreveu:

Gladson Simplicio

unread,
May 23, 2012, 5:44:13 PM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Precisando de força estou a disposição...

Vinicius Mendes

unread,
May 23, 2012, 5:49:18 PM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Uma coisa que vale citar é que está sendo discutido um redesenho do djangoproject.com. É interessante acompanharmos essa discussão se queremos redesenhar o djangobrasil.org também.

Atenciosamente,
Vinicius Mendes
Engenheiro de Computação
Globo.com



2012/5/23 Gladson Simplicio <gla...@agronomo.eng.br>

Patrick Porto

unread,
May 23, 2012, 7:38:32 PM5/23/12
to django...@googlegroups.com

Talvez uma wiki seja a melhor solução com relação a documentação e tutoriais.

Ernesto Guevara

unread,
May 23, 2012, 8:10:05 PM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Olá!

Tb voto por uma wiki onde as dicas possam ser compartilhadas. Muitas vezes o usuário fica pesquisando no Google, encontra a sua dúvida mas a resposta não está lá. Ou então a dica é velha demais e incompatível com a versão atual do Django.

Abraço!


Em 23 de maio de 2012 20:38, Patrick Porto <patrick...@gmail.com> escreveu:

Talvez uma wiki seja a melhor solução com relação a documentação e tutoriais.

--

Fernando Macedo

unread,
May 23, 2012, 10:57:26 PM5/23/12
to django...@googlegroups.com
Show! Parece que a história vai mudar!

E a própria Python Foundation também já abriu "licitação" para empresas interessadas em reformular a python.org por completo!


Abs,


Em quarta-feira, 23 de maio de 2012 18h49min18s UTC-3, Vinicius Mendes | meiocodigo.com escreveu:
Uma coisa que vale citar é que está sendo discutido um redesenho do djangoproject.com. É interessante acompanharmos essa discussão se queremos redesenhar o djangobrasil.org também.

Atenciosamente,
Vinicius Mendes
Engenheiro de Computação
Globo.com



2012/5/23 Gladson Simplicio
Precisando de força estou a disposição...

Mário Neto

unread,
May 24, 2012, 12:18:09 PM5/24/12
to django...@googlegroups.com
Na boa, à primeira vista o site do RoR ta com um layout mais feio que o do django.
Att. Mário Araújo Chaves Neto
Programmer, Designer and U.I. Engineer

MBA in Design Digital - 2008 - FIC
Analysis and Systems Development - 2011 - Estácio
Design and Implementation of Internet Environments - 2003 - FIC

d4n1

unread,
May 24, 2012, 12:59:22 PM5/24/12
to django...@googlegroups.com

Tá rolando na lista do django devs a reformulação do design do djangoproject também :-)

Cristian Piero

unread,
May 24, 2012, 12:59:37 PM5/24/12
to django...@googlegroups.com
Pessoal,

concordo com a wiki e o redesenho também.


Cristian Piero | Desenvolvedor Web
Telefone: (55) 91568177

Patrick Porto

unread,
May 24, 2012, 7:53:49 PM5/24/12
to django...@googlegroups.com
Pessoal,
vamos realizar a operação I Love Django. Nós devemos evangelizar o nosso povo para as ideias djangonista. Devemos criar e distribuir materiais, bibliotecas e ferramentas.  Devemos mostrar que a djangocracia existe e é mais forte do que parece! rsrsrs...

Eu sei que todos aqui são bem ocupados, mas acho que não custaria nada uma pequena contribuição. Acho que nós todos temos condições de contribuir de alguma forma para que essa ferramenta maravilhosa evolua e seja cada vez mais usada mundialmente. Eu acho que temos que criar outros pontos de referência além da globo.com e do google (esse menos mencionado).


Abraço!

Avraham Serour

unread,
May 25, 2012, 7:52:37 AM5/25/12
to django...@googlegroups.com
globo.com é em django?

2012/5/25 Patrick Porto <patrick...@gmail.com>


Abraço!

--

Tarsis Azevedo

unread,
May 25, 2012, 7:57:33 AM5/25/12
to django...@googlegroups.com
Varios produtos sao sim.

Abraços,
Tarsis Figueredo Azevedo.
-------------------
Celular: (22) 81244668


2012/5/25 Avraham Serour <tov...@gmail.com>

Cadu

unread,
May 25, 2012, 8:30:22 AM5/25/12
to django...@googlegroups.com
Para colaborar é só fazer o fork e mandar pull, mas existe um roadmap ou lista de coisas para se fazer?
Como saber se o que pretendo colaborar já não está sendo feito por alguém e evitar o desperdício de esforço?

Tarsis Azevedo

unread,
May 25, 2012, 8:54:05 AM5/25/12
to django...@googlegroups.com
Crie as Issues ou escolha (https://github.com/djangobrasil/djangobrasil.org/issues) uma no repositorio do site (https://github.com/djangobrasil/djangobrasil.org).

Abraços,
Tarsis Figueredo Azevedo.
-------------------
Celular: (22) 81244668


2012/5/25 Cadu <carlo...@gmail.com>

Patrick Porto

unread,
May 25, 2012, 8:56:32 AM5/25/12
to django...@googlegroups.com
Bem, quanto mais opções melhor. Você não vê outras linguagens com várias ferramentas que fazem a mesma coisa? mas elas tem seus pontos fortes e fracos, fazendo cada um ter sua preferência.
Eu, por exemplo, estou querendo escrever algo para melhorar a implementação de AJAX nas aplicações Django/Python, mas já tem o Dajax. Eu não me sinto satisfeito com ele, mas tem pessoas que gostam e não querem mudar.

Herson

unread,
May 25, 2012, 9:30:08 AM5/25/12
to django...@googlegroups.com
A respeito de publicações de materiais, nós podemos criar um meio de incentivo ou um meio que facilite e que não comprometa todo o nosso tempo. Eu sei que publicações diárias para cada um pode ser uma coisa difícil ( por conta do trabalho/estudo por exemplo ) então uma forma interessante poderia ser uma ideia parecida com a do DjangoAdvent onde os desenvolvedores tinha um dia do mês para cada um, para postar um artigo sobre os novos recursos do Django.

Como eu imagino que os interessados superem os 30 dias do mês, então teremos mais de 1 artigo por dia. Dessa forma cada um de nós vamos ter quase 29 dias para criar um artigo, tempo o suficiente ( eu acredito ) para criar algo bem interessante.

Então poderia ser feito um app que gerenciaria esses dias, haveria um cadastro de interessados onde ele poderá escolher quantos dias ele terá disponibilidade para publicar artigos, se ele tiver tempo para 1 ou 30 dias, pode selecionar a quantidade de dias no cadastro e o sistema irá fazer a grade de publicações.

Essa ideia não é uma ideia que venha limitar os interessados a publicar, pelo contrario, qualquer um vai ter a liberdade de publicar fora do seu dia, pois esta ideia é de apenas dar um incentivo ao desenvolvedor.

É algo interessante, imagina você saber que amanhã poderá sair um artigo legal do Tarsis, ou que daqui dois dias sai um artigo do Patrick?! muito bom.

Lembrando mais uma vez, para os brothers radicais que isso é apenas uma ideia, talvez não seja 100% eficaz, mas pode ser melhorada ou esquecida. :D


DjangoAdvent[0] hoje está fora do ar ( pelo menos por aqui ), a ultima publicação no twitter foi dia 3 de janeiro.
Herson Leite, Desenvolvedor Web
www.hersonls.com.br

Carlos Leite

unread,
Aug 2, 2012, 10:52:39 AM8/2/12
to django...@googlegroups.com
Opa,

tem um pull request meu, bem simples pra atualizar o banner do site Atual.
Algué pode dar uma olhada ?


Andrews,
onde está o código do seu site beta ?

valeu


--
---------------------------------
Cadu Leite
http://pythonpeople.znc.com.br/

Flavia Missi

unread,
Aug 2, 2012, 1:11:08 PM8/2/12
to django...@googlegroups.com
Carlos, acabei de fazer merge do teu pull request, obrigada por contribuir!

Quanto ao beta que o andrews começou, tem um template no source da branch master mesmo:
https://github.com/djangobrasil/djangobrasil.org/blob/master/src/djangobrasil/templates/flatfiles/beta.html

[]s

2012/8/2 Carlos Leite <cad...@gmail.com>
--
Django Brasil em Google Groups <http://groups.google.com.br/group/django-brasil>
Associe-se à Python Brasil e suporte nossa comunidade! <http://associacao.python.org.br/>



--
Flavia

Carlos Leite

unread,
Aug 2, 2012, 1:32:48 PM8/2/12
to django...@googlegroups.com
2012/8/2 Flavia Missi <flavi...@gmail.com>:
> Carlos, acabei de fazer merge do teu pull request, obrigada por contribuir!
Legal Obrigado

> Quanto ao beta que o andrews começou, tem um template no source da branch
> master mesmo:
> https://github.com/djangobrasil/djangobrasil.org/blob/master/src/djangobrasil/templates/flatfiles/beta.html
OOPS
Desculpe pela falta de atenção.


--
---------------------------------
Cadu Leite
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages