Comparação de strings no Banco sem considerar acentos

Diego Martins

to django...@googlegroups.com
Ola pessoal,

Eu estou com aquele velho problema: Preciso fazer uma busca no banco por 'jose' e tenho que obter como resposta os registros que tiverem o valor 'jose' e 'josé' (com acento).

Eu dei uma boa procurada hoje e não achei nenhuma solução atrelada ao ORM do Django. Tudo que eu encontrei foram algumas funções internas do banco de dados que convertem o conteúdo do campo pra ascii removendo assim os acentos (testei no postgres e tem um comportamento muito estranho por sinal ...). Bom, não tenho uma estratégia em mente pra resolver esse problema. To cansado, tomara que eu esteja viajando e a solução esteja debaixo do meu nariz :D

Minhas indagações são:

 * O Django tem suporte a comparação de strings no banco independentemente de acentos?
 * Se não, qual seria a maneira ideal de eu contornar esse problema?

Valeu
--
Diego Martins

Danilo Faustinoni Cabello

to django...@googlegroups.com
não sei desse recurso no django mas esse recurso em função SQL é
chamada de SOUNDEX [1] já usei em MySQL muito legal.

[1] - http://www.wwwcoder.com/main/parentid/191/site/2189/68/default.aspx

Luciano Ramalho

to django...@googlegroups.com
> [...]

> Minhas indagações são:
>
> * O Django tem suporte a comparação de strings no banco independentemente

O Django não tem como suportar este tipo de comparação sem que o banco
de dados implemente, concorda? Se esta comparação ignorando acentos
não for feita pelo próprio mecanismo de indexação do banco de dados,
ela será muito ineficiente para qualquer coleção razoavelmente grande
de documentos.

> * Se não, qual seria a maneira ideal de eu contornar esse problema?

O que eu tenho feito é criar campos alternativos sem acentos, que eu
preencho automaticamente. Por exemplo:

class Livro(models.Model):
titulo = models.CharField(u'título', max_length=256)
titulo_busca = models.CharField(max_length=256, editable=False)

Aí eu preencho o titulo_busca automaticamente usando um método save no
model, conforme esta dica do James Bennett:

http://www.b-list.org/weblog/2006/nov/02/django-tips-auto-populated-fields/

E no método save eu uso este truque para transformar a string
acentuada em uma sem acentos:

http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/RemovedorDeAcentos

Feito isso, quando alguém faz uma busca por título, eu removo os
acentos da string a ser buscada e pesquiso no campo titulo_busca.

É assim que eu tenho feito. Não é a coisa mais simples e elegante do
mundo, mas pelo menos é 100% independente do banco de dados e tem a
melhor performance possível pois nenhuma conversão é feita nos textos
durante a busca (exceto a conversão da string a ser buscada, que é uma
só).

[ ]s
Luciano

Danilo Faustinoni Cabello

to django...@googlegroups.com
2008/11/28 Danilo Faustinoni Cabello <danilo....@gmail.com>:

> não sei desse recurso no django mas esse recurso em função SQL é
> chamada de SOUNDEX [1] já usei em MySQL muito legal.
>
> [1] - http://www.wwwcoder.com/main/parentid/191/site/2189/68/default.aspx
acrescentando:

tinha um ticket no django pedindo pelo suporte [1]
a função soundex é comum a vários banco de dados, segue abaixo:
postgresql [2]
mysql [3]
sqlite [4]
oracle [5]

[1] - http://code.djangoproject.com/ticket/8553
[2] - http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/fuzzystrmatch.html
[3] - http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/string-functions.html#function_soundex
[4] - http://www.sqlite.org/lang_corefunc.html
[5] - http://www.techonthenet.com/oracle/functions/soundex.php

Túlio Paiva

to django...@googlegroups.com
Olá!

Ramalho, muito boa essa sua dica! :) Vai me ser muito útil para usar
no widget autocomplete.

Para facilitar, criei um "SearchField". Acho que pode ser útil:

==SearchField ==

def to_ascii(txt, codif='utf-8'):
""""Adaptada de
http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/RemovedorDeAcentos"""
if not isinstance(txt, basestring):
txt = unicode(txt)
if isinstance(txt, unicode):
txt = txt.encode('utf-8')
return normalize('NFKD', txt.decode(codif)).encode('ASCII','ignore')

class SearchField(models.CharField):

def pre_save(self, model_instance, add):
search_text = []
for field_name in self.field_names:
val = unicode(to_ascii(getattr(model_instance, field_name)))
search_text.append(val)
value = u''.join(search_text)
setattr(model_instance, self.name, value)
return value

def __init__(self, field_names, *args, **kwargs):
self.field_names = field_names
kwargs.setdefault('max_length', 1024)
kwargs['editable'] = False
super(self.__class__, self).__init__(*args, **kwargs)

== Exemplo de uso ==

class Teste(models.Model):
texto = models.TextField()
texto_search = SearchField(field_names=['texto'])

Ele recebe como argumento "fields", aí é só escolher quais campos você
quer que ele tire os acentos e armazene.

[]'s

--
Túlio de Paiva
paiva...@gmail.com

Luciano Ramalho

to django...@googlegroups.com
2008/11/30 Túlio Paiva <paiva...@gmail.com>:

Muito legal, Tulio, vou adotar o seu código. É uma solução parecida
com o índice SearchableText do Plone.

Só uma coisa, no método pré-save você colocou:

value = u''.join(search_text)

Tem que ser:

value = u' '.join(search_text) # note o espaço entre as aspas

Do contrário você cai concatenar palavras de campos diferentes e
armazenar palavras que não existem, o que poderia gerar resultados
esquisitos na busca.

[ ]s
Luciano

Túlio Paiva

to django...@googlegroups.com
2008/11/30 Luciano Ramalho <luc...@ramalho.org>:
Que bom que o código foi útil! :)

> [...]
>
> Do contrário você cai concatenar palavras de campos diferentes e
> armazenar palavras que não existem, o que poderia gerar resultados

É verdade! Como acabei de escrever o código e não testei com vários
campos, não tinha me atentado para isso. :P

> [ ]s
> Luciano

Vinicius Mendes

to django...@googlegroups.com
Muito bom o código... Vou usar nos meus projetos também, já que o PostgreSQL não ajuda muito nesse ponto...

--------

Vinícius Mendes
Engenheiro de Computação
Meio Código - A peça que faltava para o seu código!

URL
http://www.meiocodigo.com

Diego Martins

to django...@googlegroups.com

2008/11/29 Luciano Ramalho <luc...@ramalho.org>

> [...]

não for feita pelo próprio mecanismo de indexação do banco de dados,
ela será muito ineficiente para qualquer coleção razoavelmente grande

Com certeza!

> [...]

melhor performance possível pois nenhuma conversão é feita nos textos
durante a busca (exceto a conversão da string a ser buscada, que é uma

Excelente dica Luciano ... Acho que vou adotar essa solução!! Brigadão.

Mas ... como o Danilo falou se todos os bancos que os Django suporta tem metodos para realizar essa operação acho que faria sentido o Django disponibilizar um suporte para essas operações sim.

Abraço

Luciano Ramalho

to django...@googlegroups.com
2008/12/1 Diego Martins <con...@gmail.com>:

> [...]
> metodos para realizar essa operação acho que faria sentido o Django
> disponibilizar um suporte para essas operações sim.

Concordo que seria legal o Django incorporar se todos os bancos que
ele suporta permitem esse tipo de operação (mas não sei se isso
acontece hoje; lembrando que um dos bancos é o SQLite, que eu acho
ótimo que seja suportado oficialmente, mas é mais limitado que o
MySQL, o PostgreSQL e o Oracle).

Acho que juntando a receita do removedor de acentos com a dica do
Túlio Paiva de criar um novo field nós ficamos com uma solução muito
elegante e eficiente, e ainda fazemos algo que seria mais difícil
resolver de forma independente do banco, que é a possibilidade de
fazer a busca em vários campos de uma vez só.

Valeu, Túlio, foi legal colaborar com você!

E grato pela pergunta original, Diego, pois é como se diz: "A
necessidade é a mãe da invenção."

[ ]s
Luciano

Túlio Paiva

to django...@googlegroups.com
Olá!

Acabei de inaugurar o meu blog e postar o SearchField:
http://paivatulio.wordpress.com/.
Além do que foi discutido aqui, também mostrei lá como integrar com o
site de administração do Django.

Luciano, muito obrigado por sua dica e ajuda.

[]'s

2008/12/1 Luciano Ramalho <luc...@ramalho.org>:
Grato também, Diego :)
> [ ]s
> Luciano

Vinicius Mendes

to django...@googlegroups.com
Eu tenho uma idéia que talvez possa ajudar. Seria algo do tipo:

def pre_save(self, model_instance, add):
       search_text = []
       for field_name in self.field_names:
           val = unicode(to_ascii(getattr(
model_instance, field_name)))
           search_text.append(field_name+':"'+val+'"')

       value = u''.join(search_text)
       setattr(model_instance, self.name, value)
       return value

Isso faria com que o armazenado no banco fosse algo do tipo:
nome_do_campo:"valor_do_campo"
Isso seria bom se o campo de busca tivesse o valor de mais de um campo, aí o usuário poderia definir em qual campo utilizar usando essa sintaxe ou então sem precisar especificar o nome do campo...

Rodrigo Pinheiro Matias

to django...@googlegroups.com
Vinicius acho que vc foi muito infeliz na sua colocação, poderia ter criado vários flamers, estude um pouco mais antes de criticar o trabalho de outros grupos esta é uma boa dica até de vida.

2008/11/30 Vinicius Mendes <vbme...@gmail.com>

--
Rodrigo Pinheiro Matias
Bacharel em Ciência da Computação