KUMBHA-MELA em HARIDVAR 3/5

0 views
Skip to first unread message

Giridhari Das

unread,
Mar 19, 2010, 6:24:56 AM3/19/10
to dev...@googlegroups.com

KUMBHA-MELA em HARIDVAR

Parte 3

Purushatraya Swami

 

km32.jpg

O Harinama da ISKCON, com cerca de trezentos devotos, percorreu diferentes áreas onde se localizavam os acampamentos de diferentes ashramas e linhas espiritualistas da Índia. Uma coisa que impressiona na Índia é o espírito não sectário dos seguidores do sanantana-dharma, os princípios védicos. Todas as filosofias e linhas religiosas convivem pacífica e harmoniosamente. Muitas delas são, inclusive, bem diferentes entre si. Não se nota o ranço de sectarismo que costumamos ver na religião muçulmana (mesmo entre eles_ xiitas x sunitas; Hamas x Al Fatah) e também entre certas vertentes do cristianismo.

 

km31.jpg

Há vinte e cinco anos iniciou-se na Índia um programa inédito que perdura até hoje: o Padayatra. Um grupo de devotos percorrem todo país, de cidade em cidade, de vila em vila, a pé, pregando e distribuindo livros de Srila Prabhupada. Já deram muitas voltas pelo país, de Norte a Sul, Leste a Oeste. As belíssimas deidades de Nitai-Gourasundara e a murti de Srila Prabhupada são adorados nesse templo itinerante puxado por uma junta de bois. O templo do Padayatra estava presente no Kumbha-mela de Haridvar e acompanhava o Harinama.

 

km34.jpg

O Harinama-sankirtana é a marca registrada do movimento de sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu. Essa combinação do Harinama com o templo itinerante no carro de bois marca uma presença bem especial da ISKCON nessa grande concentração do Kumbha-mela. A alegria e entusiasmo dos devotos no Harinama contagiava a todos por onde passavam.

 

km42.jpg

O Harinama seguia com força total, passando por diversos acampamentos e atraindo a atenção de todos. Num certo acampamento, os devotos foram convidados para entrar e o kirtana explodiu. Outros se refrescavam.

 

km35.jpg

Esse acampamento era de um ashrama de Ramanandis. Os Ramanandis são uma ramificação da linha de Ramanuja. São Vaishnavas e são devotos do Senhor Ramachandra. São muito populares na Índia. O mahanta do acampamento, Rajendra Swami, muito simpático à missão de Prabhupada, dirigiu palavras cheias de bhakti aos devotos. O Swami impressionou a todos pela sua erudição e alto astral. Embora não seja um Gaudiya Vaishnava da linha de Caitanya, ele glorificou o movimento de sankirtana de Sri Caitanya e surpreendeu a todos quando, no meio de seu discurso, citou de improviso um verso do Bhakti-rasamrta-sindhu de Rupa Gosvami.

 

km36.jpg

O swami declarou que era uma honra que Srila Prabhupada tivesse visitado seu acampamento. A murti de Prabhupada foi colocada numa vyasasana, que, segundo o swami,  nunca tinha sido usada e, a partir daí, ela estaria abençoada.

 

km37.jpg

Dentre os acampamentos do Kumbha-mela, alguns são bem simples e outros opulentos. Esse grande acampamento de um ashrama dos Himalaias foi muito bem elaborado com materiais naturais: bambu e palha dourada.

 

km38.jpg

No interior do grande recinto, um interminável agni-hotra conduzidos por brahmanas era executado simultaneamente em 108 arenas!

 

km39.jpg

Esse é o yogi mahanta do ashrama dos Himalaias que conduzia o agni-hotra_ Balak Yogesvara Das. O Das de seu nome indica a orientação Vaishnava.

 

km40.jpg

Aí vemos a fachada do bem montado acampamento dos Brahma-kumaris.

 

km41.jpg

Uma das muitas atrações do acampamento dos Brahma-kumaris era esse enorme boneco que respirava, roncava, se mexia, levantava e falava. A princípio estava dormindo em tama-guna. Após receber boas instruções, ficava desperto e iluminado. Bem interessante.

image003.jpg
image029.jpg
image030.jpg
image021.jpg
image022.jpg
image023.jpg
image024.jpg
image025.jpg
image026.jpg
image027.jpg
image028.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages