KUMBHA-MELA em HARIDVAR 1/5

5 views
Skip to first unread message

Giridhari Das

unread,
Mar 17, 2010, 9:10:27 AM3/17/10
to dev...@googlegroups.com

KUMBHA-MELA em HARIDVAR

Parte 1

Purushatraya Swami

 

            Kumbha-mela é o maior festival religioso da Índia e, certamente, do mundo. Este festival acontece em quatro locais de peregrinação: Haridvar, Alahabad, Ujjain e Nashik. Ele acontece de doze em doze anos em cada um desses tirthas, isso quer dizer que de três em três anos acontece um Kumbha-mela nos diferentes lugares de peregrinação. Centenas de linhas espiritualistas que seguem o sanatana-dharma, princípios religiosos védicos, têm a oportunidade de se reunir num local e apresentar para a multidão de milhões de pessoas que lá comparecem suas propostas de vida espiritual e auto-realização. (Nos outros módulos, explicaremos mais sobre o significado desse mela).

 

km4.jpg

            Kumbha-mela é uma rara oportunidade para encontrarmos os sadhus, pessoas 100% dedicadas a auto-realização. Logo ao chegarmos no acampamento da ISKCON encontramos com duas personalidades muito especiais e queridas: Lokanatha Swami e Radhanatha Swami. Na foto, Purushatraya Swami e Lokanatha Swami.

 

km12.jpg

            Os acampamentos que abrigam os diferentes ashramas somem de vista numa área enorme às margens de diversos braços do rio Ganges. A organização desses festivais Kumbha-mela é de uma eficiência impressionante para atender milhões de pessoas ao mesmo tempo. Em todo lugar há eletrificação, água potável, saneamento, segurança, limpeza total e outros serviços.

 

km9.jpg

No amplo acampamento da ISKCON, a enorme tenda para os programas públicos.

 

km11.jpg

         Devotos e devotas de várias partes da Índia (poucos devotos ocidentais) chegam no acampamento da ISKCON para participar por alguns dias desse grande festival. Geralmente o Kumbha-mela dura, em média, um completo mês. Tudo é calculado astrológicamente. Excepcionalmente, esse festival de Haridvar é mais longo, com uma duração de três meses. Dentro desses três meses, existem quatro ou cinco dias muito especiais. Um desses dias auspiciosos foi em 15 de Março. Chegamos quatro dias antes para evitar os atropelos das multidões.

 

km5.jpg

Purushatraya Swami dá a aula de Srimad-Bhagavatam no templo de Sri Sri Sri Jagannatha-Baladeva-Subhadra, no acampamento da ISKCON.

 

km1.jpg

Haridvar é um tirtha sagrado desde a época védica. Imaginem só a tradição desse lugar tão especial. O rio Ganges flui majestosamente pela cidade.

 

km3.jpg

Em Haridvar, a devoção ao Senhor Shiva é proeminente. Não é, portanto, um reduto Vaishanava importante. A enorme e bela murti de Shiva mostra isso.

 

km2.jpg

Esse é o famosíssimo local para o banho ritualístico no rio Ganges, chamado Hari Ki Pori.

 

km6.jpg

Aproveitamos a peregrinação de Haridvar para encontrar velhos amigos. Na foto, Yadu Das, Purushatraya Swami e Badri-vishal Das.

 

km7.jpg

Este é o agradável e acolhedor ashrama Goloka Dhama, nos arredores de Haridvar, dirigido por Bhadri-vishal Das, discípulo de Lokanatha Maharaj.

 

km8.jpg

No templo de Goloka Dhama, o belo altar de Sri Sri Radha-Madhava.

image012.jpg
image022.jpg
image033.jpg
image014.jpg
image015.jpg
image016.jpg
image017.jpg
image018.jpg
image019.jpg
image020.jpg
image021.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages