Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga

19 views
Skip to first unread message

Christian Brackmann

unread,
Nov 10, 2009, 11:01:50 PM11/10/09
to tvinte...@googlegroups.com
Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga

Não é a melhor escolha, mas é melhor que a indefinição. É assim que o setor de software viu a decisão do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital tomada na reunião desta segunda, 9, sobre como será lançado o Ginga-J. Em uma clara vitória da indústria fabricante, ficou acertado que o Ginga será lançado em duas versões, 1.0 e 2.0. A versão 2.0 é a completa, dentro do que foi definido na recente consulta pública da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A versão 1.0 será sem a parte Java do middleware. Fabricantes pressionavam pela possibilidade alegando que os altos custos de fabricação das caixas com o Ginga-J completo atrasariam a implementação da interatividade na TV digital terrestre brasileira. O Ginga 2.0 demanda hardware mais robusto.

Desenvolvedores de software, bem como parte dos radiodifusores associados ao Fórum SBTVD, temem que o lançamento de duas versões deixe legado e confunda ainda mais o consumidor. O setor de software, vale destacar, é o que mais cresce dentro do Fórum SBTVD, que em sua criação contava com seis associados ligados à área. Atualmente são 13 associados.

Salustiano Fagundes, da desenvolvedora HXD Interactive TV, diz que a iniciativa é um passo importante para o lançamento da interatividade no Brasil. Ele destaca a maior parte dos testes feitos com a interatividade no padrão nipo-brasileiro foi feita usando o Ginga 1.0, "mas seria interessante poder contar com as inovações da versão completa". Segundo ele, apenas o Ginga 2.0 permitiria o envio de conteúdos diferenciados para o aparelho de TV, por exemplo. "É claro que a decisão vai deixar legado", afirma, lembrando que os aplicativos mais avançados não rodarão em parte da base instalada de receptores. "Mas o mercado é quem vai dar o tom e acho que o modelo 2.0 vai acabar prevalecendo", diz.

Estratégia

Ainda não foi decidida como será a estratégia de lançamento. Está em pauta se as duas versões serão lançadas simultaneamente, o que poderia gerar alguma confusão junto aos consumidores, ou se haveria uma janela entre os lançamentos. Trata-se apenas de uma decisão estratégica, já que não será mais necessário nenhum trabalho de especificação.

Também não foi decidido como será a divulgação do Ginga e das diferenças entre as versões.

ramon

unread,
Nov 12, 2009, 9:52:19 AM11/12/09
to Desenvolvimento para TV digital
Se você é consumidor e está entre comprar o iphone 3g e o 3gS qual
você vai escolher?

Se você vê o Ginga 1.0 e o 2.0 na prateleira qual você vai comprar?

Consumidor sempre quer o mais novo!

On 11 nov, 02:01, Christian Brackmann <christ...@brackmann.com.br>
wrote:
> *Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga*
>
> Não é a melhor escolha, mas é melhor que a indefinição. É assim que o setor
> de software viu a decisão do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital
> tomada na reunião desta segunda, 9, sobre como será lançado o Ginga-J. Em
> uma clara vitória da indústria fabricante, ficou acertado que *o Ginga será
> lançado em duas versões, 1.0 e 2.0.* A versão 2.0 é a completa, dentro do

Herval Freire

unread,
Nov 12, 2009, 9:57:05 AM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
se você vai numa concessionária e vê um carro por 30 mil reais e um carro aparentemente igual por 60 mil, qual voce vai comprar?


[]s


2009/11/12 ramon <ram...@gmail.com>



--
Herval Freire
http://herval.sollipsis.com

Bruno Lima

unread,
Nov 12, 2009, 10:52:23 AM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Herval,
Perfeito!
Depende muito de como os fabricantes vao colocar isso.
Acho que todos aqui já sabem dos estudos feitos pelo forum
que comprovam a equivalência funcional entre NCLua e JavaDTV.

Agora a pergunta mais intrigante. Depois de implementado e sendo
vendido o ginga 1.0 (NCLua) será que sai ginga 2.0 com Java ?
Qual vai ser a justificativa ?
Como você vai vender isso pro consumidor, sem deixar legado ?
Acho que essa decisão deixa muitas perguntas em aberto =/

Att,


2009/11/12 Herval Freire <herval...@gmail.com>:
--
Bruno Seabra Mendonça Lima
--------------
Bacharel em Ciência da Computação - UFMA
Mestrando da PUC-Rio
Pesquisador Laboratório Telemidia (PUC-Rio)
-------------
www.bslima.com

Vandermi Silva

unread,
Nov 12, 2009, 2:02:13 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Pessoal acredito que as duas tecnologias vão sobreviver e acho também que independente de como a aplicação está implementada o que vale é se ela atinge os objetivos propostos e se resolve o problema do usuário.

Vandermi Silva 

2009/11/12 Bruno Lima <bsli...@gmail.com>



--
Vandermi Silva

Antonio Vilar

unread,
Nov 12, 2009, 2:18:02 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Como o colega Herval colocou em seu texto, o "aparentemente igual" fica só na aparência mesmo, visto que a unica semelhança entra as duas versões é que ambas suportam o subsistema declarativo (ncl). Em questões relativas ao desenvolvimento de aplicações para as diferentes versões, sabemos que as diferenças práticas no emprego dos paradigmas declarativo(ginga-ncl) e procedural(ginga-j) são muitas. A depender dos requisitos do sistema interativo seu desenvolvimento fica impossibilitado trabalhando-se apenas com NCL/Lua, o que de certa forma limita o "poder" da aplicação.

dito isso me pergunto (e me respondo) o seguinte:  (me corrijam caso discordem do meu ponto de vista)

Os usuários do sistema brasileiro de TVD irão pagar mais caro pelo ginga 2.0? 
Sim. caso existam aplicações interativas que justifiquem a aquisição. (vamos tratar de programar!!)

Quem comprar o ginga 1.0 poderá fazer um upgrade pra v2.0?
Dificilmente. Não faz sentido fabricar um equipamento parrudo e embarcar nele o ginga 1.0. Os requisitos de hw da v1.0 são bastante inferiores ao da versão 2.0.

Quem ganha com essa divisão de versões?
A indústria que consegue produzir um artefato mais acessível (mais vendas!) e o usuário que não está nem aí pra esse negócio de interatividade, só quer saber mesmo de ver uma boa e velha TV (em imagem e som digital - é claro!).
Em contrapartida, quem pretende produzir aplicações cujos requisitos só podem ser atendidos pela v2.0 fica com um mercado consumidor mais restrito.

Que empresa vai querer comprar uma aplicação interativa (java) para ser difundida junto ao conteúdo televisivo que só roda em parte dos stb´s?
me respondam vcs... acredito eu, que ao menos inicialmente, aplicações java para tvd só terão espaço por meio de solicitações via canal de retorno ou armazenamento externo (ex.: pen-drive).

Produzir aplicações java para TVD custa mais caro que produzir aplicações NCL/Lua?
Sim (embora isso não seja uma regra). Culpa da mão de obra que precisa ser muito mais especializada...

[]s Antonio Vilar.


2009/11/12 Bruno Lima <bsli...@gmail.com>

Herval Freire

unread,
Nov 12, 2009, 2:35:57 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Pq NCL/Lua limita o "poder" das aplicacoes...? O que o Ginga-J tem que Lua não tem, em termos de recursos/bibliotecas/etc?



2009/11/12 Antonio Vilar <antonioca...@gmail.com>

Juliano Krieger

unread,
Nov 12, 2009, 3:01:34 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Uma coisa que senti falta foi uma melhor manipulação com imagens. Como a TV pode ter resoluções diferentes, seria interessante que eu pudesse redimensionar as imagens, alguem conhece algum mecanismo para?

Obrigado.

2009/11/12 Herval Freire <herval...@gmail.com>



--
Juliano Krieger

Antonio Vilar

unread,
Nov 12, 2009, 3:04:39 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
boa pergunta, ja que TODOS os recursos então disponíveis para o ambiente declarativo. pra que ginga-j então?? modela tudo, implementa em lua e manda o fonte das aplicações pro usuário...   

[]s


2009/11/12 Herval Freire <herval...@gmail.com>

Bruno Lima

unread,
Nov 12, 2009, 5:03:13 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Antonio,
concordo!
Eu particulamente acho que ainda tem alguns "buracos" em relação a norma NCLua.
Mas devidamente "corrigidos" em uma nova versão da norma, NCLua não
deve nada a Java.
Pelo contrário, barateia e MUITO o STB.
E concordo tbm com o pessamento de por que a emissora vai mandar uma
aplicação em Java,
se não estará disponivel para todos os STB.
Eu achei muito estranha essa decisão do forum, vamos esperar pra crer.



2009/11/12 Antonio Vilar <antonioca...@gmail.com>:

Jean Reinert

unread,
Nov 12, 2009, 5:57:23 PM11/12/09
to dev...@googlegroups.com
Eu fiquei surpreso com essa decisão!
Até onde eu sei, um dos motivos para a inclusão de java no ginga alguns anos atrás era o grande número de desenvolvedores de java no mercado, o que supriria a demanda por desenvolvimento de aplicações. Com essa decisão, o que eu sinto que vai acontecer não é um legado de Ginga V.1, pelo contrário, as pessoas comprariam STB's mais baratos só com Ginga NCLUA e os radiodifusores, junto com as agências de propaganda, tratariam apenas de lançar aplicativos em NCLua. Pq lançar um aplicativo publicitário em java se ninguém vai receber o anúncio?

* NClua, até onde eu sei, pode ser tão poderoso ou mais que java.
Se criarem uma janela temporal entre o lançamento do Ginga v.1 e Ginga v.2, tenho impressão que o ginga-j estará condenado a exercer um papel de coadjuvante.

Acho que foi uma vitória do Ginga-NCL.

Abs,
 Jean



--- Em qui, 12/11/09, Bruno Lima <bsli...@gmail.com> escreveu:

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

ramon

unread,
Nov 13, 2009, 6:08:11 AM11/13/09
to Desenvolvimento para TV digital
Até onde eu sei algumas empresas não gostam da idéia de mandar o
código fonte dos aplicativos e permitir que eles fiquem abertos,
depois veio o argumento de número de usuários Java no Brasil, agora
viram que a JVM é pesada e lenta, vai sair mais caro.

Fico preocupado com questões comerciais, o público é influênciado com
o que é colocado na mídia, as empresas que apoiam o Java no STB são
fortes e podem influenciar o público na hora da compra fácil. Eu
coloquei a brincadeira do iPhone justamente por isso, é fácil
influênciar o consumidor com um bom marketing.

As "empresas de publicidade" também vão ter uma visão de usuário
final. Ou seja a abordagem que for colocada no mercado vai ser muito
importante para uma tomada de decisão do usuário.

Todos aqui sabem de como Lua tem uma "VM" muito mais robusta e leve
para o hardware do STB, mas não sei se vai ser um final feliz para o
Lua como a plataforma padrão, até que ponto o poder e vontade das
gigantes vai prevalecer? Java consegue chegar perto de Lua com o
Groovy, mas a versatilidade que o Lua exerce ainda é muito superior.



On 12 nov, 20:57, Jean Reinert <jean.rein...@yahoo.com.br> wrote:
> Eu fiquei surpreso com essa decisão!Até onde eu sei, um dos motivos para a inclusão de java no ginga alguns anos atrás era o grande número de desenvolvedores de java no mercado, o que supriria a demanda por desenvolvimento de aplicações. Com essa decisão, o que eu sinto que vai acontecer não é um legado de Ginga V.1, pelo contrário, as pessoas comprariam STB's mais baratos só com Ginga NCLUA e os radiodifusores, junto com as agências de propaganda, tratariam apenas de lançar aplicativos em NCLua. Pq lançar um aplicativo publicitário em java se ninguém vai receber o anúncio?
> * NClua, até onde eu sei, pode ser tão poderoso ou mais que java.Se criarem uma janela temporal entre o lançamento do Ginga v.1 e Ginga v.2, tenho impressão que o ginga-j estará condenado a exercer um papel de coadjuvante.
> Acho que foi uma vitória do Ginga-NCL.
> Abs, Jean
>
> --- Em qui, 12/11/09, Bruno Lima <bslim...@gmail.com> escreveu:
>
> De: Bruno Lima <bslim...@gmail.com>
> Assunto: [devdtv] Re: Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga
> Para: dev...@googlegroups.com
> Data: Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009, 20:03
>
> Antonio,
> concordo!
> Eu particulamente acho que ainda tem alguns "buracos" em relação a norma NCLua.
> Mas devidamente "corrigidos" em uma nova versão da norma, NCLua não
> deve nada a Java.
> Pelo contrário, barateia e MUITO o STB.
> E concordo tbm com o pessamento de por que a emissora vai mandar uma
> aplicação em Java,
> se não estará disponivel para todos os STB.
> Eu achei muito estranha essa decisão do forum, vamos esperar pra crer.
>
> 2009/11/12 Antonio Vilar <antoniocarlosvi...@gmail.com>:
>
>
>
> > boa pergunta, ja que TODOS os recursos então disponíveis para o ambiente
> > declarativo. pra que ginga-j então?? modela tudo, implementa em lua e manda
> > o fonte das aplicações pro usuário...
> > []s
>
> > 2009/11/12 Herval Freire <hervalfre...@gmail.com>
>
> >> Pq NCL/Lua limita o "poder" das aplicacoes...? O que o Ginga-J tem que Lua
> >> não tem, em termos de recursos/bibliotecas/etc?
>
> >> 2009/11/12 Antonio Vilar <antoniocarlosvi...@gmail.com>
> >>> 2009/11/12 Bruno Lima <bslim...@gmail.com>
>
> >>>> Herval,
> >>>> Perfeito!
> >>>> Depende muito de como os fabricantes vao colocar isso.
> >>>> Acho que todos aqui já sabem dos estudos feitos pelo forum
> >>>> que comprovam a equivalência funcional entre NCLua e JavaDTV.
>
> >>>> Agora a pergunta mais intrigante. Depois de implementado e sendo
> >>>> vendido o ginga 1.0 (NCLua)  será que sai ginga 2.0 com Java ?
> >>>> Qual vai ser a justificativa ?
> >>>> Como você vai vender isso pro consumidor, sem deixar legado ?
> >>>> Acho que essa decisão deixa muitas perguntas em aberto =/
>
> >>>> Att,
>
> >>>> 2009/11/12 Herval Freire <hervalfre...@gmail.com>:
> >>>> > se você vai numa concessionária e vê um carro por 30 mil reais e um
> >>>> > carro
> >>>> > aparentemente igual por 60 mil, qual voce vai comprar?
>
> >>>> > []s
>
> >>>> > 2009/11/12 ramon <ramo...@gmail.com>
>       ____________________________________________________________________________________
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscadoshttp://br.maisbuscados.yahoo.com

Herval Freire

unread,
Nov 13, 2009, 7:56:55 AM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
O engracado dessa discussao toda eh q o principal argumento dos dois
lados eh sempre 'todo mundo sabe'. Bom, eu nao sei...

A jvm eh a vm mais otimizada q existe. Como assim a do lua eh melhor?

Que versatilidade superior eh essa da lua? Existe alguma informacao
que n seja 'dizem por ai' ou 'todo mundo sabe'?

Outra coisa: faz diferenca se o codigo eh distribuido compilado ou
nao? Eh possivel acessar o stb para ver o codigo de alguma maneira
(quando o mesmo for baixado pela rede diretamente)?


(n estou defendendo nenhum lado - so tentandi entender a coisa toda, q
ate agora, pra mim, n faz o minimo sentido)

---
Herval

ramon

unread,
Nov 13, 2009, 10:51:27 AM11/13/09
to Desenvolvimento para TV digital
Herval,

Dá uma olhada no que esse cara escreveu sobre Lua: http://lethargy.org/~jesus/
Depois dá uma olhada nesse site: http://twit88.com/blog/2008/12/21/lua-a-powerful-scripting-language/

E sobre a possibilidade de ver o código, se está vindo por um spectrum
e você sabe decodificar, pq não vai conseguir ver se não for binário e
for linguagem script?

Também tem outro aspecto, pq não se preocupar com engenharia reversa
em binário java? É tão inseguro quanto se essa é a preocupação.

Abs,

On 13 nov, 10:56, Herval Freire <hervalfre...@gmail.com> wrote:
> O engracado dessa discussao toda eh q o principal argumento dos dois  
> lados eh sempre 'todo mundo sabe'. Bom, eu nao sei...
>
> A jvm eh a vm mais otimizada q existe. Como assim a do lua eh melhor?
>
> Que versatilidade superior eh essa da lua? Existe alguma informacao  
> que n seja 'dizem por ai' ou 'todo mundo sabe'?
>
> Outra coisa: faz diferenca se o codigo eh distribuido compilado ou  
> nao? Eh possivel acessar o stb para ver o codigo de alguma maneira  
> (quando o mesmo for baixado pela rede diretamente)?
>
> (n estou defendendo nenhum lado - so tentandi entender a coisa toda, q  
> ate agora, pra mim, n faz o minimo sentido)
>
> ---
> Herval
>
> ...
>
> mais »

Herval Freire

unread,
Nov 13, 2009, 11:10:29 AM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
nenhum desses artigos explica "a versatilidade superior de Lua vs Java". Lua tem alguma lib do Ginga que o Ginga-J nao tem? tem acesso a algum recurso exclusivo? Roda mais rápido? Qual a definição de versatilidade nesse caso?


Quanto a questao da engenharia reversa, eu fiz uma pergunta: Eh possivel acessar o stb para ver o codigo de alguma maneira , quando o mesmo for baixado pela rede diretamente? Perguntei isso pq foi levantado que algumas pessoas poderiam não gostar de Lua por não ser compilado.. Se não for possível acesar o código baixado pela rede, não faz a mínima diferença, no fim das contas.

ps.: descompilar código é sempre mais complicado do que simplesmente pegar o fonte aberto, isso é fato. Mas o ponto não é esse...


2009/11/13 ramon <ram...@gmail.com>

ramon

unread,
Nov 13, 2009, 11:25:26 AM11/13/09
to Desenvolvimento para TV digital
Herval,

Vamos lá.

Eu respondi a questão vou responder novamente: Se você recebe o sinal
e sabe decodificar ele.. você tem acesso aos dados.

Quanto a ser mais difícil ou não.. não faz parte da sua pergunta, ai
já entra como argumento de defesa a uma tecnologia.

Quanto a superioridade de Lua sobre Java, isso dá para ficar 20 anos
de discussões e bate papo, como estou meio sem tempo e trabalhando
aqui com "Java" e defendendo o Lua.. vai ficar para a próxima.
Acredito que vai da preferência de cada um, se você gosta de uma
tecnologia, vai defende-la até o fim. Faz parte da democracia.

Abs,



On 13 nov, 14:10, Herval Freire <hervalfre...@gmail.com> wrote:
> nenhum desses artigos explica "a versatilidade superior de Lua vs Java". Lua
> tem alguma lib do Ginga que o Ginga-J nao tem? tem acesso a algum recurso
> exclusivo? Roda mais rápido? Qual a definição de versatilidade nesse caso?
>
> Quanto a questao da engenharia reversa, eu fiz uma pergunta: Eh possivel
> acessar o stb para ver o codigo de alguma maneira , quando o mesmo for
> baixado pela rede diretamente? Perguntei isso pq foi levantado que algumas
> pessoas poderiam não gostar de Lua por não ser compilado.. Se não for
> possível acesar o código baixado pela rede, não faz a mínima diferença, no
> fim das contas.
>
> ps.: descompilar código é sempre mais complicado do que simplesmente pegar o
> fonte aberto, isso é fato. Mas o ponto não é esse...
>
> 2009/11/13 ramon <ramo...@gmail.com>
>
>
>
> > Herval,
>
> > Dá uma olhada no que esse cara escreveu sobre Lua:
> >http://lethargy.org/~jesus/<http://lethargy.org/%7Ejesus/>
> ...
>
> mais »

Herval Freire

unread,
Nov 13, 2009, 12:31:03 PM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
Em outras palavras, vc não tem nenhum argumento concreto. :-)

Não estou falando de gosto, nem de democracia - existem tecnologias claramente superiores a outras, gostando-se mais delas ou não. A pergunta é: no caso do Ginga-J vs Ginga-NCL, existe ALGUMA diferença prática ("eu acho a linguagem X mais bunitinha" não vale!)?

ps.: a pergunta vale pro grupo todo... alguém sabe?


[]s
Herval

2009/11/13 ramon <ram...@gmail.com>

Aécio Vieira

unread,
Nov 13, 2009, 12:42:16 PM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
Herval... superioridade entre uma e outra não conheço a fundo, já ouvi falar sobre sincronização de mídias.

estou terminando meu trabalho de graduação e quero muito fazer meu aplicativo em Ginga-J, porém as coisas estão muito lentas e muitas vezes sem rumo certo!


Aécio

2009/11/13 Herval Freire <herval...@gmail.com>

Aécio Vieira

unread,
Nov 13, 2009, 11:07:10 AM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
eu só tenho uma pergunta em meio a essa discussão (que por sinal é muito interessante).

alguém defende a entrada do Ginga-J?? se sim pq??

em meio a tantos argumentos, alguém acha realmente viável a coisa atrasar pelo que o Ginga-J poderá oferecer??

por favor citar fontes


Aécio Costa

2009/11/13 ramon <ram...@gmail.com>

marcos.henke

unread,
Nov 13, 2009, 3:58:51 PM11/13/09
to Desenvolvimento para TV digital
Não acredito que seja questão de "defender a entrada"... Vai entrar,
já é fato.

Defender por defender, defendo Lua *e* Java, pois Lua é uma linguagem
brasileira e Java possui a maior base de desenvolvedores atualmente
(fonte: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html)

Não vou considerar a linguagem declarativa NCL na minha filosofia
abaixo, pois seria a mesma coisa que querer desenvolver uma página web
sem HTML.

Então vamos lá:
Algumas pessoas comprarão TVs que custam 3000 reais com conversor
embutido, e uma fração mínima desse valor será devido ao custo do
suporte a Java.

Outras irão comprar o mais barato, com Lua, apenas para poder receber
um sinal com maior qualidade.

Acredito que ninguém irá definir a compra set-top-box pelo suporte a
interatividade. Outros recursos dos aparelhos irão sim, justificar a
diferença de valores.

O que é um crime é esse atraso todo que houve pela questão dos
Royalties. Acho que se perdeu muito com isso. Li essa semana a
definição da palavra "celeridade": rapidez; velocidade; ligeireza;
presteza. Todos sabemos que não houve, mas também compreendemos os
motivos (espero que todos ja tenham a essa altura se informado).

Já vi discussões acirradas em diversas outras listas sobre Asp.Net x
PHP, C# x Java, Delphi x Visual Basic, Linux x Windows... Sempre sem
conclusões, pois todas as tecnologias suportam os mesmos recursos, com
uma ou outra limitação ou vantagem.

Se um programador não conhece Java nem Lua, pra esse tanto faz a
linguagem que irá aprender, pois irá começar do zero. Mas o
programador que já domina alguma certamente irá se sentir muito mais
confortável em desenvolver nessa linguagem.

Também pesa a aplicação do conhecimento para outros fins. Java, como
todos nós sabemos, tem um mercado maduro e bem remunerado. Na empresa
que trabalho há pelo menos uma dezena de programadores Java, além de
outras linguagens. Entretanto, Lua nenhum sequer conhece. Eu, por
exemplo, apenas tive contato com alguns códigos, nunca coloquei a mão
no editor pra construir algo de verdade, mas procuro divulgar a
tecnologia sempre que tenho oportunidade.

Finalizando, peço que os membros mantenham o alto nível habitual desta
lista, abominem os flames e evitem ser fanboys, OK?


Abraço a todos e ótimo fim de semana,

Marcos Henke
http://b4dtv.blogspot.com


On 13 nov, 13:07, Aécio Vieira <aeci...@gmail.com> wrote:
> eu só tenho uma pergunta em meio a essa discussão (que por sinal é muito
> interessante).
>
> alguém defende a entrada do Ginga-J?? se sim pq??
>
> em meio a tantos argumentos, alguém acha realmente viável a coisa atrasar
> pelo que o Ginga-J poderá oferecer??
>
> por favor citar fontes
>
> Aécio Costa
>
> 2009/11/13 ramon <ramo...@gmail.com>
>
>
>
>
>
> > Herval,
>
> > Dá uma olhada no que esse cara escreveu sobre Lua:
> >http://lethargy.org/~jesus/<http://lethargy.org/%7Ejesus/>
> > > >>>>>>>>> o...
>
> mais »

Vandermi Silva

unread,
Nov 13, 2009, 4:12:35 PM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
Concordo com vc marcos.

2009/11/13 marcos.henke <marcos...@gmail.com>



--
Vandermi Silva

Herval Freire

unread,
Nov 13, 2009, 4:30:02 PM11/13/09
to dev...@googlegroups.com
Um ponto no caso do Java é que, dependendo do que esteja sendo chamado de Java no caso do GINGA, é possível basicamente rodar "qualquer" linguagem em cima: hj existem implementacoes de Ruby, Python e até mesmo PHP rodando na JVM, logo se a idéia do Ginga-J for suportar o J2SE todo, o negócio fica interessante nesse sentido.

Mas imagino que o Ginga seja um subset de algum subset do Java (CDC? CLDC? alguém sabe?)...

No mais, alguém já viu algum exemplo de interatividade realmente interessante? Tudo que vi até agora foram uns demos bem chinfrim mostrando botoezinhos coloridos na tela, e outros que não sao realmente exemplos de Ginga (como aquele do controle de voz)... Alguém tem algo mais bonitinho (e real) pra compartilhar? :-)


2009/11/13 Vandermi Silva <vander...@gmail.com>

ramon

unread,
Nov 13, 2009, 4:42:46 PM11/13/09
to Desenvolvimento para TV digital
Herval,

"vc não tem nenhum argumento concreto" = ao que eu te falei de ficar
discutindo o que é melhor ou não.. isso ai começa hoje e termina lá
depois das Olimpiadas de 2016 :)

Não ai ser J2SE, é Micro Edition específico para STB com API's de
JavaDTV.

Dá uma olhada nas especificações no site do forum de tv digital.

Abs,

On 13 nov, 19:30, Herval Freire <hervalfre...@gmail.com> wrote:
> Um ponto no caso do Java é que, dependendo do que esteja sendo chamado de
> Java no caso do GINGA, é possível basicamente rodar "qualquer" linguagem em
> cima: hj existem implementacoes de Ruby, Python e até mesmo PHP rodando na
> JVM, logo se a idéia do Ginga-J for suportar o J2SE todo, o negócio fica
> interessante nesse sentido.
>
> Mas imagino que o Ginga seja um subset de algum subset do Java (CDC? CLDC?
> alguém sabe?)...
>
> No mais, alguém já viu algum exemplo de interatividade realmente
> interessante? Tudo que vi até agora foram uns demos bem chinfrim mostrando
> botoezinhos coloridos na tela, e outros que não sao realmente exemplos de
> Ginga (como aquele do controle de voz)... Alguém tem algo mais bonitinho (e
> real) pra compartilhar? :-)
>
> 2009/11/13 Vandermi Silva <vandermisi...@gmail.com>
>
> > Concordo com vc marcos.
>
> > 2009/11/13 marcos.henke <marcos.he...@gmail.com>
> ...
>
> mais »

Wagner Schau

unread,
Nov 16, 2009, 8:36:06 AM11/16/09
to dev...@googlegroups.com
Concordo com a opinião do Jean.

Uma das grandes características da linguagem Lua é o fato desta ser muito leve em tempo de execução,
o que barateia o hardware necessário para executar este tipo de aplicação. O que estou fazendo agora em relação a
isso? É bem simples: estudar Lua e NCL.

O que está ocorrendo é que set-boxes estarão mais baratos devido ao uso da linguagem Lua. É difícil visualizar, mas isto seria um ótimo exemplo onde a pesquisa acadêmica brasileira está contribuiu e facilitou o acesso à tecnologia por parte de brasileiros de baixa renda.

Abs,

Wagner Schau
Lab3D COPPE/UFRJ

2009/11/12 Jean Reinert <jean.r...@yahoo.com.br>

Marcos V. Henke Arnoldo

unread,
Nov 16, 2009, 4:49:37 PM11/16/09
to dev...@googlegroups.com
Muito boa posição Wagner,

só não esqueça que o custo do hardware diminui agressivamente com o passar do tempo, daqui a pouco um set-top-box que suporta "apenas" NCLua pela sua limitação de processamento/memória/armazenamento custará (sei lá, chutando) R$30,00 a R$50,00 mais barato do que um que suporta Ginga-J, já considerando o custo de licenças de software da Sun. 

Além de que a curva de aprendizado de uma linguagem é longa, ninguém domina uma linguagem com menos de 1 anos de experiência. Você pode até fazer um protótipo ou outro, mas modelar um sistema distribuído, por exemplo, onde há gerência de projetos envolvida, tendo que fornecer prazo e custo, assinatura de contrato... é um risco alto adotar uma linguagem com pouca disponibilidade de profissionais qualificados. Digo isso considerando minha própria experiência com diversas linguagens e projetos que atuei. 

Para finalizar, relembro que apóio a adoção das duas linguagens, e até mais: Não seria legal se futuramente um programador PHP, C++, C#, ActionScript (Flash) pudesse também construir aplicações para TVD reaproveitando o seu conhecimento e boa parte de sua biblioteca de códigos?


Atenciosamente,

========================
Marcos Vinícius Henke Arnoldo
Engenheiro de Software
marcos...@gmail.com
twitter.com/marcoshenke
b4it.com.br
b4dtv.blogspot.com
========================



2009/11/16 Wagner Schau <schau....@gmail.com>

Herval Freire

unread,
Nov 16, 2009, 5:03:08 PM11/16/09
to dev...@googlegroups.com
Quais os requisitos minimos pra rodar NCL/Lua vs Ginga-J num STB (de memoria, processamento, etc)?



2009/11/16 Marcos V. Henke Arnoldo <marcos...@gmail.com>

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Nov 21, 2009, 6:33:04 PM11/21/09
to dev...@googlegroups.com
Eu não penso que lua e java tenham atualmente os mesmos recursos disponíveis. Vejo que NCL/Lua está mais avançado pois já temos conversores no mercado com implementações do GingaNCL funcionando, mas por enquanto, algumas aplicações como do segmento de T-Banking, não podem ser viabilizadas em Lua pela falta de SSL. Por outro lado, o que temos de Ginga-J são apenas versões RC com um restrito conjunto de funcionalidades e grande dificuldade para instalação do ambiente de desenvolvimento, como muitos têm visto aqui no fórum, com respeito ao OpenGinga.

As linguagens NCL e Lua já estão integradas, permitindo que uma aplicação Lua comande o sincronismo de mídias em aplicações NCL, fundamental para aplicações de TVD, o que ainda não há na parte Java.

Assim, existem pontos positivos e negativos nos dois sub-sistemas do Ginga. Penso que uma grande necessidade na parte de Lua é SSL, que pelo que sei (em conversas com integrantes da PUC-Rio no Encontro do Software Público em Brasília), não tem ninguém trabalhando nisso.

Desta forma, penso que o melhor seria um Ginga completo e não duas versões diferentes. Imaginem a confusão que isso não vai causar na hora das vendas. Um vendedor, que entende superficialmente do produto, tentando explicar pra um cliente leigo a diferença das duas versões do conversor.

2009/11/13 Herval Freire <herval...@gmail.com>



--
Manoel Campos da Silva Filho
Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua

(61) 3010-1527 / 8515-5798
http://manoelcampos.com
http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
manoel...@gmail.com
mca...@ifto.edu.br
con...@manoelcampos.com

Stupied4ever

unread,
Nov 27, 2009, 12:00:40 PM11/27/09
to Desenvolvimento para TV digital
Eu não entendi,

o manoel diz que NCL não tem SSL, porem no site da puc diz que o lua
tem.

http://www.inf.puc-rio.br/~brunoos/luasec/
alguem tem uma referencia sobre isso ?? estou escrevendo minha
monografia e não sei o que dizer sobre isso.


[]'s


On 21 nov, 21:33, Manoel Campos da Silva Filho
<manoelcam...@gmail.com> wrote:
> Eu não penso que lua e java tenham atualmente os mesmos recursos
> disponíveis. Vejo que NCL/Lua está mais avançado pois já temos conversores
> no mercado com implementações do GingaNCL funcionando, mas por enquanto,
> algumas aplicações como do segmento de T-Banking, não podem ser viabilizadas
> em Lua pela falta de SSL. Por outro lado, o que temos de Ginga-J são apenas
> versões RC com um restrito conjunto de funcionalidades e grande dificuldade
> para instalação do ambiente de desenvolvimento, como muitos têm visto aqui
> no fórum, com respeito ao OpenGinga.
>
> As linguagens NCL e Lua já estão integradas, permitindo que uma aplicação
> Lua comande o sincronismo de mídias em aplicações NCL, fundamental para
> aplicações de TVD, o que ainda não há na parte Java.
>
> Assim, existem pontos positivos e negativos nos dois sub-sistemas do Ginga.
> Penso que uma grande necessidade na parte de Lua é SSL, que pelo que sei (em
> conversas com integrantes da PUC-Rio no Encontro do Software Público em
> Brasília), não tem ninguém trabalhando nisso.
>
> Desta forma, penso que o melhor seria um Ginga completo e não duas versões
> diferentes. Imaginem a confusão que isso não vai causar na hora das vendas.
> Um vendedor, que entende superficialmente do produto, tentando explicar pra
> um cliente leigo a diferença das duas versões do conversor.
>
> 2009/11/13 Herval Freire <hervalfre...@gmail.com>
>
> > Em outras palavras, vc não tem nenhum argumento concreto. :-)
>
> > Não estou falando de gosto, nem de democracia - existem tecnologias
> > claramente superiores a outras, gostando-se mais delas ou não. A pergunta é:
> > no caso do Ginga-J vs Ginga-NCL, existe ALGUMA diferença prática ("eu acho a
> > linguagem X mais bunitinha" não vale!)?
>
> > ps.: a pergunta vale pro grupo todo... alguém sabe?
>
> > []s
> > Herval
>
> > 2009/11/13 ramon <ramo...@gmail.com>
> ...
>
> mais »

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Nov 27, 2009, 6:13:24 PM11/27/09
to dev...@googlegroups.com
O Ginga-NCL não tem SSL. As implementações de SSL disponíveis não estão dentro do Ginga. São bibliotecas externas escritas em C/C++, que por serem compiladas, não há garantia nenhuma que rodará em todos os STB's do mercado. E li em algum lugar que, além deste problema, não é recomendado fazer sua aplicação depender de bibliotecas binárias externas até por questões de segurança.

2009/11/27 Stupied4ever <r.almei...@terra.com.br>



--
Manoel Campos da Silva Filho
Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua

(61) 3010-1527 / 8515-5798
http://manoelcampos.com
http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
twitter: @manoelcampos
manoel...@gmail.com
mca...@ifto.edu.br
con...@manoelcampos.com

Rafael Carvalho

unread,
Dec 8, 2009, 1:27:11 PM12/8/09
to dev...@googlegroups.com
Prezados,

Fiz um post que aborda a questão de proteção de código fonte de
aplicações desenvolvidas para o middleware Ginga-NCL.

Segue o link: http://www.peta5.com.br/br/tutoriais/77-como-proteger-o-codigo-fonte-das-aplicacoes-ncl-e-lua

Abs,
Rafael Carvalho
Peta5 - Nós fazemos TV digital
http://www.peta5.com.br
21. 3021-6001 / 9395-1646



2009/11/27 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages