Dúvidas na criação de uma aplicação NCL

18 views
Skip to first unread message

Elisio de Leon

unread,
Dec 9, 2009, 11:18:07 PM12/9/09
to Desenvolvimento para TV digital
Oi,

Eu gostaria de fazer uma aplicação NCL teste, onde pudesse incluir,
alterar, excluir vídeos e textos, de uma aplicação NCL. Essa aplicação
NCL irá execurar uma sequência de vídeos, imagens e frases pré
programadas.
Eu estive pensando em desenvolver uma aplicação Swing de cadastro de
vídeos, imagens e frases, onde após o cadastramento, o usuário
escolheria os vídeos, imagens e frases e o sistema geraria
dinamicamente o arquivo NCL de execução dos vídeos selecionados. Será
que isso é possível? Será que isso é muito trabalhoso?
Uma outra idéia que eu tive foi de o sistema de cadastro de vídeos,
imagens e frases, gerasse um arquivo XML, onde seria lido por uma
aplicação NCL para executar a sequencia certa de vídeos.
Alguém tem alguma outra sugestão? Será que já existe alguma coisa
parecida pronta para eu mexer?
Desde já agradeço qualquer palpite, ou sugestão.

Elísio de Leon

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Dec 10, 2009, 4:41:05 AM12/10/09
to dev...@googlegroups.com
NCL não manipula arquivos XML. Além do mais, os nós de mídia no NCL não podem ser criados dinamicamente, muito menos a partir de um XML. Somente o módulo de edicão ao vivo permite alteração da estrutura do NCL, mas ele nao está implementado ainda. Não sei qual seu objetivo, mas fazer uma app swing para gerar esse XML não é difícil.

2009/12/10 Elisio de Leon <elisi...@gmail.com>
Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua

(61) 3010-1527 / 8515-5798
http://manoelcampos.com
http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
twitter: @manoelcampos
manoel...@gmail.com
mca...@ifto.edu.br
con...@manoelcampos.com

Elisio de Leon

unread,
Dec 10, 2009, 11:35:17 AM12/10/09
to Desenvolvimento para TV digital
Eu gostaria de fazer um aplicativo NCL, onde eu pudesse mudar os
vídeos, imagens e frases que irão rodar, sem precisar mexer na
"máscara NCL" que irá executar.
Uma idéia que eu tive, seria fazer o sistema Swing alterar os arquivos
de vídeos do repositório de leitura do NCL, assim eu não alteraria
nada no NCL e teria execuções de vídeos diferentes quando assim eu
desejasse(alterando os arquivos de vídeos no repositório).
Acredito que assim seria mais fácil.
Valeu pelas dicas Manoel.

On 10 dez, 06:41, Manoel Campos da Silva Filho
<manoelcam...@gmail.com> wrote:
> NCL não manipula arquivos XML. Além do mais, os nós de mídia no NCL não
> podem ser criados dinamicamente, muito menos a partir de um XML. Somente o
> módulo de edicão ao vivo permite alteração da estrutura do NCL, mas ele nao
> está implementado ainda. Não sei qual seu objetivo, mas fazer uma app swing
> para gerar esse XML não é difícil.
>
> 2009/12/10 Elisio de Leon <elisiol...@gmail.com>
>
>
>
>
>
> > Oi,
>
> > Eu gostaria de fazer uma aplicação NCL teste, onde pudesse incluir,
> > alterar, excluir vídeos e textos, de uma aplicação NCL. Essa aplicação
> > NCL irá execurar uma sequência de vídeos, imagens e frases pré
> > programadas.
> > Eu estive pensando em desenvolver uma aplicação Swing de cadastro de
> > vídeos, imagens e frases, onde após o cadastramento, o usuário
> > escolheria os vídeos, imagens e frases e o sistema geraria
> > dinamicamente o arquivo NCL de execução dos vídeos selecionados. Será
> > que isso é possível? Será que isso é muito trabalhoso?
> > Uma outra idéia que eu tive foi de o sistema de cadastro de vídeos,
> > imagens e frases, gerasse um arquivo XML, onde seria lido por uma
> > aplicação NCL para executar a sequencia certa de vídeos.
> > Alguém tem alguma outra sugestão? Será que já existe alguma coisa
> > parecida pronta para eu mexer?
> > Desde já agradeço qualquer palpite, ou sugestão.
>
> > Elísio de Leon
>
> --
> Manoel Campos da Silva Filho
> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> Tocantins - IFTO
> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> (61) 3010-1527 / 8515-5798http://manoelcampos.comhttp://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
> twitter: @manoelcampos
> manoelcam...@gmail.com
> mcam...@ifto.edu.br
> cont...@manoelcampos.com

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Dec 10, 2009, 12:54:07 PM12/10/09
to dev...@googlegroups.com
Mudar as mídias q serão executadas vc pode fazer com Lua, mantendo o src da mídia fixa em NCL e alterando a mídia, como um vídeo, mas mantendo seu nome. Por exemplo, eu lua vc pode mandar copiar um vídeo de um local para outro, indicando um nome de destino (que seria um nome fixo usado no NCL), por meio do comando os.execute('cp arq_origem arq_destino'). Isso já foi comentado no fórum do soft 'público e relatado que o player ncl tem um bug aparente, q nao carrega a nova mídia. 
 
Mas o total de mídias continuará fixo no NCL, como vc não tem o módulo NCLEdit ainda. Mas vc pode a partir de lua, adicionar imagens  textos livremente.

2009/12/10 Elisio de Leon <elisi...@gmail.com>

Joel Santos

unread,
Dec 11, 2009, 11:39:30 AM12/11/09
to dev...@googlegroups.com
Elisio,

no meu trabalho de conclusão de curso eu trabalhei na proposta de templates de composição para NCL. A ideia é utilizar templates, que descrevem de forma genérica um NCL, sendo que o documento apenas indicará as mídias que devem ser utilizadas.

Caso você se interesse, segue o link de um artigo que publiquei sobre o assunto.
http://www.midiacom.uff.br/~joel/down/webmedia2009.pdf

Neste mesmo trabalho eu desenvolvi um protótipo de um processador de templates, que gerará dinamicamente o NCL a partir de um template e uma ferramenta wizard para facilitar a tarefa.

Não posso te passar ainda o link da monografia pois ainda não tenho a versão final (defendo semana que vem). Caso você se interesse sobre o assunto entre em contato comigo.

Abraços,
Joel


2009/12/10 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>


--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Desenvolvimento para TV digital" nos Grupos do Google.
 Para postar neste grupo, envie um e-mail para dev...@googlegroups.com
 Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para devdtv+un...@googlegroups.com
 Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/devdtv?hl=pt-BR

-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---


ramon

unread,
Dec 12, 2009, 10:41:04 AM12/12/09
to Desenvolvimento para TV digital
Ola José,

Vi o trabalho, achei interessante. Acho legal depois mudar o nome pq
já tem muito concorrente no google com esse nome.

Uma abordagem que achei interessante é derrepente ter o XTemplate no
futuro com o NCL Live para geração dinâmica ao invés de ter o parsing
dentro do contexto, fica mais interessante do que ter dois padrões de
contexto.

Abs,
Ramon

On 11 dez, 14:39, Joel Santos <joel....@gmail.com> wrote:
> Elisio,
>
> no meu trabalho de conclusão de curso eu trabalhei na proposta de templates
> de composição para NCL. A ideia é utilizar templates, que descrevem de forma
> genérica um NCL, sendo que o documento apenas indicará as mídias que devem
> ser utilizadas.
>
> Caso você se interesse, segue o link de um artigo que publiquei sobre o
> assunto.http://www.midiacom.uff.br/~joel/down/webmedia2009.pdf
>
> Neste mesmo trabalho eu desenvolvi um protótipo de um processador de
> templates, que gerará dinamicamente o NCL a partir de um template e uma
> ferramenta wizard para facilitar a tarefa.
>
> Não posso te passar ainda o link da monografia pois ainda não tenho a versão
> final (defendo semana que vem). Caso você se interesse sobre o assunto entre
> em contato comigo.
>
> Abraços,
> Joel
>
> 2009/12/10 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> > Mudar as mídias q serão executadas vc pode fazer com Lua, mantendo o src da
> > mídia fixa em NCL e alterando a mídia, como um vídeo, mas mantendo seu nome.
> > Por exemplo, eu lua vc pode mandar copiar um vídeo de um local para outro,
> > indicando um nome de destino (que seria um nome fixo usado no NCL), por meio
> > do comando os.execute('cp arq_origem arq_destino'). Isso já foi comentado
> > no fórum do soft 'público e relatado que o player ncl tem um bug aparente, q
> > nao carrega a nova mídia.
>
> > Mas o total de mídias continuará fixo no NCL, como vc não tem o módulo
> > NCLEdit ainda. Mas vc pode a partir de lua, adicionar imagens  textos
> > livremente.
>
> > 2009/12/10 Elisio de Leon <elisiol...@gmail.com>
> >> lab.ifto.edu.br/~mcampos/ <http://lab.ifto.edu.br/%7Emcampos/>
> >> > twitter: @manoelcampos
> >> > manoelcam...@gmail.com
> >> > mcam...@ifto.edu.br
> >> > cont...@manoelcampos.com
> >>   Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >> (61) 3010-1527 / 8515-5798
> >>http://manoelcampos.com
> >>http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/<http://lab.ifto.edu.br/%7Emcampos/>
> >> twitter: @manoelcampos
> >> manoelcam...@gmail.com
> >> mcam...@ifto.edu.br
> >> cont...@manoelcampos.com
>
> >> --~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
> >> Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Desenvolvimento
> >> para TV digital" nos Grupos do Google.
> >>  Para postar neste grupo, envie um e-mail para dev...@googlegroups.com
> >>  Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
> >> devdtv+un...@googlegroups.com<devdtv%2Bunsu...@googlegroups.com>

Roberto Gerson

unread,
Dec 12, 2009, 11:41:41 AM12/12/09
to dev...@googlegroups.com
Oi Ramon,

acho q nao entendi direto a tua ideia com o NCL Live (pelo que entendi chamou os comandos de edição ao vivo de NCL Live, certo?).

Poderia explicar melhor??

Agradeço desde já!

2009/12/12 ramon <ram...@gmail.com>
--

Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Desenvolvimento para TV digital" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para dev...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para devdtv+un...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/devdtv?hl=pt-BR.





--
sds/
Roberto Gerson de Albuquerque Azevedo (http://laws.deinf.ufma.br/~roberto)
----------
Mestrando - Puc-Rio
Pesquisador - Laboratório Telemídia (http://www.telemidia.puc-rio.br)

Bacharel em Ciência da Computação - UFMA
Pesquisador - Laws - Laboratory of Advanced Web Systems - UFMA (http://laws.deinf.ufma.br)
----------
Clube NCL: A liberdade de desenvolver e compartilhar conteúdo interativo!
Visite: http://clube.ncl.org.br

ramon

unread,
Dec 13, 2009, 7:56:33 AM12/13/09
to Desenvolvimento para TV digital
Ola Roberto,

Acho q nao entendi direto a tua ideia com o NCL Live (pelo que entendi
chamou os comandos de edição ao vivo de NCL Live, certo?).

R: Sim, vi que alguém escreveu esse nome no forum gostei e estou
utilizando também :).

A idéia de renderizar apartir do Xtemplate é interessante, mas eu
achei mais interessante a possibilidade de fazer a renderização de
objetos em tempo real vindo de uma outra estrutura de dados já que é
possível apartir do Xtemplate gerar NCL.

Pela estrutura menos focada em nós e mais em dados coletados é
interessante a abordagem de ligação de estrutura de dados -> XTemplate
(mapeamento simplificado) -> Gera NCL (nós, contexto, etc.)

Ou seja, utilizar o padrão XTemplate para uso de intermedio entre NCL
com outras tecnologias.

Abs,

On 12 dez, 14:41, Roberto Gerson <rg.albuquer...@gmail.com> wrote:
> Oi Ramon,
>
> acho q nao entendi direto a tua ideia com o NCL Live (pelo que entendi
> chamou os comandos de edição ao vivo de NCL Live, certo?).
>
> Poderia explicar melhor??
>
> Agradeço desde já!
>
> 2009/12/12 ramon <ramo...@gmail.com>
>
>
>
> > Ola José,
>
> > Vi o trabalho, achei interessante. Acho legal depois mudar o nome pq
> > já tem muito concorrente no google com esse nome.
>
> > Uma abordagem que achei interessante é derrepente ter o XTemplate no
> > futuro com o NCL Live para geração dinâmica ao invés de ter o parsing
> > dentro do contexto, fica mais interessante do que ter dois padrões de
> > contexto.
>
> > Abs,
> > Ramon
>
> > On 11 dez, 14:39, Joel Santos <joel....@gmail.com> wrote:
> > > Elisio,
>
> > > no meu trabalho de conclusão de curso eu trabalhei na proposta de
> > templates
> > > de composição para NCL. A ideia é utilizar templates, que descrevem de
> > forma
> > > genérica um NCL, sendo que o documento apenas indicará as mídias que
> > devem
> > > ser utilizadas.
>
> > > Caso você se interesse, segue o link de um artigo que publiquei sobre o
> > > assunto.http://www.midiacom.uff.br/~joel/down/webmedia2009.pdf<http://www.midiacom.uff.br/%7Ejoel/down/webmedia2009.pdf>
> > <devdtv%2Bunsu...@googlegroups.com<devdtv%252Buns...@googlegroups.com>
>
> > > >>  Para ver mais opções, visite este grupo em
> > > >>http://groups.google.com/group/devdtv?hl=pt-BR
>
> > > >> -~----------~----~----~----~------~----~------~--~---
>
> > --
>
> > Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> > "Desenvolvimento para TV digital" dos Grupos do Google.
> > Para postar neste grupo, envie um e-mail para dev...@googlegroups.com.
> > Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para
> > devdtv+un...@googlegroups.com<devdtv%2Bunsu...@googlegroups.com>
> > .

Joel Santos

unread,
Dec 14, 2009, 7:10:41 AM12/14/09
to dev...@googlegroups.com
Oi  Ramon,

obrigado! Foi muito bom receber seu feedback positivo.

O XTemplate, a princípio, foi pensado para trabalhar somente durante a autoria de documentos, não na execução. Na verdade essa restrição não vem da linguagem, mas do processador de templates assim como está implementado atualmente.

Sua ideia é bem interessante. Eu não me aprofundei muito no NCL Live, mas se for possível mandar uma estrutura de nós junto com os comandos de edição, acredito sim que XTemplate ajudaria bastante.

Abraços,
Joel


2009/12/13 ramon <ram...@gmail.com>
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para devdtv+un...@googlegroups.com.

ramon

unread,
Dec 14, 2009, 7:31:08 AM12/14/09
to Desenvolvimento para TV digital
Ola Joel,

No caso o Engine do NCL 3.0 que está interpretando o padrão XTemplate
ou o XTemplate gera um output em tempo de execução? Como funciona a
implementação pelo lado NCL?

Abs,

On 14 dez, 10:10, Joel Santos <joel....@gmail.com> wrote:
> Oi  Ramon,
>
> obrigado! Foi muito bom receber seu feedback positivo.
>
> O XTemplate, a princípio, foi pensado para trabalhar somente durante a
> autoria de documentos, não na execução. Na verdade essa restrição não vem da
> linguagem, mas do processador de templates assim como está implementado
> atualmente.
>
> Sua ideia é bem interessante. Eu não me aprofundei muito no NCL Live, mas se
> for possível mandar uma estrutura de nós junto com os comandos de edição,
> acredito sim que XTemplate ajudaria bastante.
>
> Abraços,
> Joel
>
> 2009/12/13 ramon <ramo...@gmail.com>
> > > > <devdtv%2Bunsu...@googlegroups.com<devdtv%252Buns...@googlegroups.com>
> > <devdtv%252Buns...@googlegroups.com<devdtv%25252Bun...@googlegroups.com>
>
> > > > > >>  Para ver mais opções, visite este grupo em
> > > > > >>http://groups.google.com/group/devdtv?hl=pt-BR
>
> > > > > >> -~----------~----~----~----~------~----~------~--~---
>
> > > > --
>
> > > > Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> > > > "Desenvolvimento para TV digital" dos Grupos do Google.
> > > > Para postar neste grupo, envie um e-mail para dev...@googlegroups.com.
> > > > Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para
> > > > devdtv+un...@googlegroups.com<devdtv%2Bunsu...@googlegroups.com>
> > <devdtv%2Bunsu...@googlegroups.com<devdtv%252Buns...@googlegroups.com>
>
> > > > .
> > > > Para obter mais opções, visite esse grupo em
> > > >http://groups.google.com/group/devdtv?hl=pt-BR.
>
> > > --
> > > sds/
> > > Roberto Gerson de Albuquerque Azevedo (
> >http://laws.deinf.ufma.br/~roberto<http://laws.deinf.ufma.br/%7Eroberto>)
> > > ----------
> > > Mestrando - Puc-Rio
> > > Pesquisador - Laboratório Telemídia (http://www.telemidia.puc-rio.br)
>
> > > Bacharel em Ciência da Computação - UFMA
> > > Pesquisador - Laws - Laboratory of Advanced Web Systems - UFMA (
>
> ...
>
> mais »

Joel Santos

unread,
Dec 14, 2009, 7:42:22 AM12/14/09
to dev...@googlegroups.com
Oi Ramon,

Não foi implementada nenhuma modificação no Engine do NCL. O que ocorre é que a ferramenta de processamento recebe como entradas o documento NCL que usa templates e os templates usados, gerando na sua saída um documento NCL completo, ou seja, com as informações que já estavam presentes no documento NCL e as que estavam nos templates usados. Esse documento gerado é o que será utilizado para execução no Engine do NCL.

Tudo isso ocorre durante a autoria do documento NCL, não na sua execução.

Respondi sua pergunta?


Abraços,
Joel


2009/12/14 ramon <ram...@gmail.com>
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para devdtv+un...@googlegroups.com.

ramon

unread,
Dec 15, 2009, 8:30:17 AM12/15/09
to Desenvolvimento para TV digital
Ola Joel,

Respondeu sim, obrigado. Ajudou a confirmar como eu estava imaginando
o XTemplate.

Abs,

On 14 dez, 10:42, Joel Santos <joel....@gmail.com> wrote:
> Oi Ramon,
>
> Não foi implementada nenhuma modificação no Engine do NCL. O que ocorre é
> que a ferramenta de processamento recebe como entradas o documento NCL que
> usa templates e os templates usados, gerando na sua saída um documento NCL
> completo, ou seja, com as informações que já estavam presentes no documento
> NCL e as que estavam nos templates usados. Esse documento gerado é o que
> será utilizado para execução no Engine do NCL.
>
> Tudo isso ocorre durante a autoria do documento NCL, não na sua execução.
>
> Respondi sua pergunta?
>
> Abraços,
> Joel
>
> 2009/12/14 ramon <ramo...@gmail.com>
> ...
>
> mais »
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages