NCL Eclipse - Run as NCL Presentation

55 views
Skip to first unread message

Heleno Alves

unread,
Nov 24, 2009, 6:13:21 PM11/24/09
to Desenvolvimento para TV digital
Prezados,
 Instalei o Eclipse NCL e criei um documento basico como indicado na maioria dos tutoriais.
 Quando tento rodar o exemplo como um NCL Presentation, esta configuração de execução não aparece como opção.
 Esta configuração deve ser feita manualmente ou ao instalar o plugin ela já deve vir no menu Run >> Run as ?

 Estou utilizando o Eclipse Galileo no Mac OS e instalei o Emulador Ginga-NCL.

Att,
Heleno Alves

Roberto Gerson

unread,
Nov 24, 2009, 7:31:12 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
Olá Heleno,

qual a versao do NCL Eclipse que vc esta usando??

2009/11/24 Heleno Alves <hel...@gmail.com>



--
sds/
Roberto Gerson de Albuquerque Azevedo (http://laws.deinf.ufma.br/~roberto)
----------
Mestrando - Puc-Rio
Pesquisador - Laboratório Telemídia (http://www.telemidia.puc-rio.br)

Bacharel em Ciência da Computação - UFMA
Pesquisador - Laws - Laboratory of Advanced Web Systems - UFMA (http://laws.deinf.ufma.br)
----------
Clube NCL: A liberdade de desenvolver e compartilhar conteúdo interativo!
Visite: http://clube.ncl.org.br

Roberto Gerson

unread,
Nov 24, 2009, 7:34:23 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
E em qual sistema operacional??

2009/11/24 Roberto Gerson <rg.albu...@gmail.com>

Heleno Alves

unread,
Nov 24, 2009, 7:38:39 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
Baixei a 1.4.9 hoje do update site.

Heleno Alves
Consultor OEI/MEC


2009/11/24 Roberto Gerson <rg.albu...@gmail.com>

Roberto Gerson

unread,
Nov 24, 2009, 7:45:44 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
Creio q esta opção Run As->NCL Presentation nao está disponível. Estou correto??

Isso foi desabilitado a partir da versao 1.4.0 devido ao fato do Emulador estar desatualizado. Recomendamos utilizar a máquina virtual Ginga-NCL disponível em www.gingancl.org.br para rodar as aplicações NCL.

Se mesmo assim quiser utilizar o Emulator vai ter que fazê-lo abrindo o arquivo no Emulator mesmo. Sem mandar rodar pelo NCL Eclipse.

Pretendemos em breve lançar uma versao do NCL Eclipse que esteja integrada com a máquina Virtual.

Abraços!

2009/11/24 Heleno Alves <hel...@gmail.com>

Heleno Alves

unread,
Nov 24, 2009, 8:14:23 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
Sim Roberto.

Está correto. Já baixei o emulador. Então a melhor forma é criando o documento e rodando depois no emulador.
Não teria como fazer esta configuração manualmente através das duas Run Configurations disponíveis (Ginga Player e Ginga Virtual Machine) ?

Se servir de apoio estou usando mac os.

?ui=2&view=att&th=12528e468a6b1e13&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_12528e468a6b1e13&zw

1- Run Configuration Faltando

?ui=2&view=att&th=12528e5ce05d28c9&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_12528e5ce05d28c9&zw

2- Run Configurations Disponíveis

Abraços,

Heleno Alves

unread,
Nov 24, 2009, 9:01:38 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
Interessante o Trecho comentado dentro do plugin do eclipse:
<!-- Removido ateh que Exista uma versao do Ginga para windows
extension point="org.eclipse.debug.ui.launchShortcuts">
    <shortcut label="NCL Presentation" 
       icon="icons/sample.gif" 
       modes="run, debug" 
       class="br.ufma.deinf.laws.ncleclipse.launch.LaunchShortcut" 
       id="br.ufma.deinf.laws.ncleclipse.launch.LaunchShortcut">
       <contextualLaunch>
          <enablement>
             <with variable="selection">
                <count value="1"/>
             </with>
          </enablement>
          <contextLabel mode="run" label="NCL Presentation"/>
       </contextualLaunch>
		<perspective id="org.eclipse.jdt.ui.JavaPerspective"/>
     	<perspective id="org.eclipse.debug.ui.DebugPerspective"/>
    </shortcut>
  </extension -->

Att,
Heleno Alves
Consultor OEI/MEC


2009/11/24 Heleno Alves <hel...@gmail.com>

Roberto Gerson

unread,
Nov 24, 2009, 9:26:00 PM11/24/09
to dev...@googlegroups.com
Olá Heleno,

seria possível configurar uma ferramenta externa do Eclipse para rodar o Emulator, como o Eclipse faz com qualquer outra ferramenta. Só ir em Run->External Tools->External Tools Configuration e adicionar uma nova ferramenta lá que aponte para o Emulator e passe o arquivo NCL (variavel ${resource_loc}) como parametro.

Entretanto, o Emulator que vc tem nao deve receber um arquivo como parâmetro pela linha de comando. Lembro que tive que fazer uma modificação nele para isso.

Pelo que pude perceber vc é daqueles que gosta de se aventurar (isso é muito bom!)! Entao vai uma dica:

Voce pode baixar o jar da versao 1.0 do NCL Eclipse e descompactá-lo (nao se assuste ele é grande por causa do emulator). Lá vc vai encontrar uma pasta gingancl-java que é justamente o Emulator com a alteração para receber um arquivo passado como parametro pela linha de comando. Dentro desta pasta tem dois scripts gingancl.sh e gingancl.bat que é justamente para executar o Emulator.

Enfim, o que quero dizer é que vc pode configurar a ferramenta externa do Eclipse para apontar para este script e passar a variavel ${resource_loc} como parametro que vai funcionar!

Quanto ao comentário interessante, realmente isso deve acontecer em breve (ainda esse ano espero!)!

2009/11/25 Heleno Alves <hel...@gmail.com>
Screenshot.png

Heleno Alves

unread,
Nov 25, 2009, 5:38:13 AM11/25/09
to dev...@googlegroups.com
Opa Funcionou com o 1.0.
Valeu Roberto.


Att,
Heleno Alves
Consultor OEI/MEC


2009/11/25 Roberto Gerson <rg.albu...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages