Canal de retorno via internet

4 views
Skip to first unread message

Wanessa Bastos

unread,
Sep 16, 2009, 10:33:50 AM9/16/09
to dev...@googlegroups.com
Olá a todos do grupo.
 
Sou iniciante nessa área de TV Digital e estou fazendo meu TCC sobre interatividade com canal de retorno via internet.
Preciso demonstrar a seguinte situação: a resposta dada a  uma enquete interativa sendo enviada por email, como também o valor total (em porcentagem) das respostas já enviadas. Isso é possível?
Gostaria da ajuda de vocês, se possível.
 
Obrigada pela atenção,
Wanessa.

Marcos Henke

unread,
Sep 16, 2009, 10:54:00 AM9/16/09
to Desenvolvimento para TV digital
Totalmente possível, inclusive já é feito em TVs por assinatura há
muito tempo.

Eu mesmo já preenchi um Quiz, onde a resposta foi enviada pela linha
telefonica conectada ao meu receptor.

A parte do e-mail deve ser processada em um servidor na emissora, mas
sem maiores complicações. Um Web service dá conta.

No meu blog tem um vídeo de um exemplo de aplicação NCL e Lua que
utiliza o canal de interatividade de um receptor real, dê uma
procurada.


Atenciosamente,

Marcos Henke
http://b4dtv.blogspot.com

Wanessa Bastos

unread,
Sep 16, 2009, 10:57:37 AM9/16/09
to dev...@googlegroups.com
Ok Marcos!
Muito obrigada pela atenção!
 
Wanessa Bastos.

2009/9/16 Marcos Henke <marcos...@gmail.com>

Aécio Vieira

unread,
Sep 18, 2009, 6:13:26 PM9/18/09
to dev...@googlegroups.com
isso já se pode com Ginga-J???

2009/9/16 Wanessa Bastos <wanessa...@gmail.com>

Anderson Pereira

unread,
Oct 27, 2009, 12:10:37 PM10/27/09
to Desenvolvimento para TV digital
Esse tipo de operação já pode fazer no Ginga-J ou Ginga NCl porque as
TV por assinaturas não utilizam Ginga?

On 18 set, 19:13, Aécio Vieira <aeci...@gmail.com> wrote:
> isso já se pode com Ginga-J???
>
> 2009/9/16 Wanessa Bastos <wanessa.bas...@gmail.com>
>
> > Ok Marcos!
> > Muito obrigada pela atenção!
>
> > Wanessa Bastos.
>
> > 2009/9/16 Marcos Henke <marcos.he...@gmail.com>

Daniel Uchoa

unread,
Oct 28, 2009, 4:54:16 AM10/28/09
to dev...@googlegroups.com
Olá Aécio, tudo bem?

Já se pode com o Ginga-J sim! Para a comunidade em geral, desde a
liberação do OpenGinga, dia 01 de Agosto de 2009. No mercado, até o
Natal saem os primeiros produtos.

[]s

Daniel
+---------------------------------------------------------------+
Overmedia Networks
Soluções Avançadas em Redes Multimídia
Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
http://www.overmedianetworks.com.br/

Contatos:
site: http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
e-mail: con...@overmedianetworks.com.br
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827643408
celular: (11) 8683-4590

Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
http://groups.google.com.br/group/gingajava/
+---------------------------------------------------------------+



2009/9/18 Aécio Vieira <aec...@gmail.com>:

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

unread,
Nov 19, 2009, 10:24:15 PM11/19/09
to dev...@googlegroups.com
as tvs fechadas não são obrigadas a usar o ginga (me corrijam se estiver errado), e além disso elas já devem ter seu próprio sistema/middleware desde antes do ginga aparecer

2009/10/28 Daniel Uchoa <dan...@overmedianetworks.com.br>

Fabio Mastelari Mansano Leite

unread,
Nov 20, 2009, 7:38:26 AM11/20/09
to dev...@googlegroups.com
Errado. Elas são obrigadas a transmitir as aplicações interativas em ginga (caso queiram transmitir interatividade). Mas não há sentido em afirmar que elas devem ter seu middleware ou sistema desde antes do ginga aparecer, pois a transmissão do sinal é feita de forma transparente, por meio de hardware especializados que fazem a multiplexação de audio/vídeo/dados no padrão brasileiro de transmissão (ISDB-Tb).

Atenciosamente,

Fábio Mastelari
----------------------
Programa de Pós Graduação de TV Digital
UNESP - Bauru

2009/11/20 Leonardo Alexandre Ferreira Leite <leonar...@gmail.com>



--
--------------------------------------------------
Fábio Mastelari M. L.

Bach. Sistemas Informação
Mestrando Programa Pós Graduação em TV Digital

Vandermi Silva

unread,
Nov 20, 2009, 8:06:53 AM11/20/09
to dev...@googlegroups.com
Discordo, a Sky por exemplo já trabalha com interatividade antes do padrao brasieliro e a NET também, inclusive com paperview usando a linha telefonica como canal de retorno

2009/11/20 Fabio Mastelari Mansano Leite <fabio.m...@gmail.com>



--
MSc Student Vandermi Silva
http://www.ufam-automation.net/

Herval Freire

unread,
Nov 20, 2009, 8:22:49 AM11/20/09
to dev...@googlegroups.com
Essa obrigacao seria legal?

E quanto a 'settop boxes' como o da sky, appletv, boxee, tivo...?

---
Herval

Fabio Mastelari Mansano Leite

unread,
Nov 20, 2009, 8:38:19 AM11/20/09
to dev...@googlegroups.com
Ela NÃO utiliza o ISDB-Tb. Ela utiliza padrão DTH.

Atenciosamente,

Fábio

2009/11/20 Vandermi Silva <vander...@gmail.com>

Luiz Eduardo

unread,
Nov 20, 2009, 8:38:31 AM11/20/09
to dev...@googlegroups.com
A Sky, se não me engano, utiliza o middleware europeu. No entanto, as
conversas para a adoção do Ginga pelas TVs por assinatura no Brasil já
começaram.

No portal do Software Livre tem uma notícia sobre o assunto:
http://softwarelivre.org/portal/tv-digital-livre/tv-digital-integracao-com-a-tv-por-assinatura-ja-comecou

[[]]'s
Luiz

ramon

unread,
Nov 21, 2009, 5:31:52 AM11/21/09
to Desenvolvimento para TV digital
1) O Hardware Sky e Net não tem base no padrão Europeu de
broadcasting.

2) No curto prazo não vai haver integração de Ginga com "TV a cabo". E
quando/se isso acontecer, o conteúdo transmitido será diferente do
transmitido na TV aberta pois o controle será das operadoras destas
redes.

3) Hoje já é possível fazer grandes interações em "TV a cabo" seguindo
o padrão "não Ginga", por enquanto é que ainda não surgiram grandes
incentivos comerciais para o acontecimento do mesmo.

4) O canal de retorno realidade hoje é linha telefônica e vai seguir
esse padrão por um tempo em "TV a cabo"

Abs,

On 20 nov, 11:38, Luiz Eduardo <luiz.eara...@gmail.com> wrote:
> A Sky, se não me engano, utiliza o middleware europeu. No entanto, as
> conversas para a adoção do Ginga pelas TVs por assinatura no Brasil já
> começaram.
>
> No portal do Software Livre tem uma notícia sobre o assunto:http://softwarelivre.org/portal/tv-digital-livre/tv-digital-integraca...
>
> [[]]'s
> Luiz
>
> On Fri, 2009-11-20 at 10:22 -0300, Herval Freire wrote:
> > Essa obrigacao seria legal?
>
> > E quanto a 'settop boxes' como o da sky, appletv, boxee, tivo...?
>
> > ---
> > Herval
>
> > On 20/11/2009, at 10:06, Vandermi Silva <vandermisi...@gmail.com>
> > wrote:
>
> > > Discordo, a Sky por exemplo já trabalha com interatividade antes do
> > > padrao brasieliro e a NET também, inclusive com paperview usando a
> > > linha telefonica como canal de retorno
>
> > > 2009/11/20 Fabio Mastelari Mansano Leite <fabio.mastel...@gmail.com>
> > >         Errado. Elas são obrigadas a transmitir as aplicações
> > >         interativas em ginga (caso queiram transmitir
> > >         interatividade). Mas não há sentido em afirmar que elas
> > >         devem ter seu middleware ou sistema desde antes do ginga
> > >         aparecer, pois a transmissão do sinal é feita de forma
> > >         transparente, por meio de hardware especializados que fazem
> > >         a multiplexação de audio/vídeo/dados no padrão brasileiro de
> > >         transmissão (ISDB-Tb).
>
> > >         Atenciosamente,
>
> > >         Fábio Mastelari
> > >         ----------------------
> > >         Programa de Pós Graduação de TV Digital
> > >         UNESP - Bauru
>
> > >         2009/11/20 Leonardo Alexandre Ferreira Leite
> > >         <leonardof...@gmail.com>
>
> > >                 as tvs fechadas não são obrigadas a usar o ginga (me
> > >                 corrijam se estiver errado), e além disso elas já
> > >                 devem ter seu próprio sistema/middleware desde antes
> > >                 do ginga aparecer
>
> > >                 2009/10/28 Daniel Uchoa
> > >                 <dan...@overmedianetworks.com.br>
>
> > >                         Olá Aécio, tudo bem?
>
> > >                         Já se pode com o Ginga-J sim! Para a
> > >                         comunidade em geral, desde a
> > >                         liberação do OpenGinga, dia 01 de Agosto de
> > >                         2009. No mercado, até o
> > >                         Natal saem os primeiros produtos.
>
> > >                         []s
>
> > >                         Daniel
> > >                         +---------------------------------------------------------------+
> > >                         Overmedia Networks
> > >                         Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> > >                         Conheça o primeiro treinamento Ginga Java
> > >                         para TV Digital do Brasil!
> > >                        http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> > >                         Contatos:
> > >                         site:
> > >                        http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> > >                         e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> > >                         orkut:
> > >                        http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> > >                         celular: (11) 8683-4590
>
> > >                         Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga
> > >                         Java para TV Digital"
> > >                        http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> > >                         +---------------------------------------------------------------+
>
> > >                         2009/9/18 Aécio Vieira <aeci...@gmail.com>:
>
> > >                         > isso já se pode com Ginga-J???
>
> > >                         > 2009/9/16 Wanessa Bastos
> > >                         <wanessa.bas...@gmail.com>
>
> > >                         >> Ok Marcos!
> > >                         >> Muito obrigada pela atenção!
>
> > >                         >> Wanessa Bastos.
>
> > >                         >> 2009/9/16 Marcos Henke
> > >                         <marcos.he...@gmail.com>

Franciano Antunes

unread,
Nov 21, 2009, 9:38:11 AM11/21/09
to dev...@googlegroups.com
As TVs pagas já possuem Canal de Retorno e com Sistema Proprietário, porém ainda não utilizam GINGA, pois são Sistemas Controlados, os quais não tem interesse em padronização, pois o Transmissor controla a Recepçao.

Diferentemente dos Abertos, onde a Padronização é necessária e obrigatória

att.


_______________________________
Franciano Antunes
Licenciado em Computação - UNEMAT
Prof. Tec. do Ensino Superior - UNEMAT
Mestrando em Computação - UECE/IF-CE
TV DIGITAL - GingaCDN - RNP/CTIC
home: www.unemat.br
e-mail: fran...@unemat.br


2009/11/21 ramon <ram...@gmail.com>

rodrigo quaresma

unread,
Nov 21, 2009, 6:58:05 PM11/21/09
to dev...@googlegroups.com
a NET possui mais de um 1 tipo de canal de retorno:

1. cabo na rede de telefonia
2. cabo de rede ligado à um modem ligado à internet
3. direto com o cabo da NET no STB em caixas com modem interno (HD e HDMax)

e como mencionado, os maiores incentivos para a criação de interatividades é comercial (ROI ou diferenciação no mercado)


----
Rodrigo Quaresma
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages