Dilma não resistea pressão e Lula tira Mercadante de dentro do Palácio do Planalto... TXT..

Jairo Portela

Dilma não resistea pressão e Lula tira Mercadante de dentro do Palácio do Planalto

Mercadante expurgado por Lula

Desafeto do ex presidente, palestrante e ator Lula da Silva, Mercadante, empurrado por ele, escorregou na maionese e expurgado, deve ir para a Educação, bem longe das decisões do governo. Portanto, 1 x 0 para o homem de fala rouca e que ganha R$13.000,00 por minuto em palestras arrumadas pelas empreiteiras envolvidas no roubo da Petrobras.
Comenta-se na imprensa que nesta terça (29), a presidente Dilma Rousseff decidiu trocar Mercadante por Wagner – o atual chefe da Casa Civil será deslocado para a pasta da Educação.
Para Eunício Oliveira, a eventual troca "amplia" diálogo do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. "[Jaques Wagner] É um ministro muito habilidoso e tem uma grande experiência por ter sido duas vezes governador do estado da Bahia".
"Acho que a troca do ministro [Aloizio] Mercadante pelo ministro Jaques Wagner modifica, amplia esse diálogo aqui dentro do Congresso Nacional", declarou Eunício.
Eunício disse, contudo, que a relação do PMDB no Senado com Mercadante não era tumultuada.
"Da minha parte não tenho queixas a fazer do ministro Mercadante durante o período que eu fui líder e ele ministro da Casa Civil", complementou o pemedebista.
Na tentativa de conter as constantes rebeliões na base governista, a presidente prepara mudanças no primeiro escalão que devem ampliar o espaço do PMDB no governo. O anúncio da reforma ministerial está previsto para esta quinta, 1º de outubro.
A ida de Wagner para a Casa Civil foi defendida por integrantes do PT - inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - e do PMDB. Ex-governador da Bahia por duas vezes, o atual ministro da Defesa é tido como um nome experiente na política e hábil na relação com o Congresso.