| Para Saber – 23.02.12 |
A capacidade de geração de energia no Brasil chegou a 117.134,72 Megawatts (MW), originários de 2608 usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, nucleares, pequenas centrais hidrelétricas e centrais geradoras hidrelétricas, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a agência, a energia das hidrelétricas responde por 66,91% da capacidade instalada do país, seguida das termelétricas (26,67%) e das pequenas centrais hidrelétricas (3,3%). Compõem ainda a matrix de potência de usinas nucleares (1,71%), de eólicas (1,22%) e das centrais geradoras (0,18%).
Ainda de acordo com a Aneel os empreendimentos que entraram em operação comercial ao longo de 2011 geraram uma potência de 4.199,3 MW. Deste total, 1.142,8MW são de hidrelétricas, 432,7 MW de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), 498,3 MW de eólicas e 2.125,5 MW de UTEs, divididas entre térmicas e movidas a combustível fóssil (1.206,45 MW) e à biomassa (919,05 MW).
Fonte: ultimoinstante
+++
BRASÍLIA - O Ministério Público do Pará divulgou nota sobre a assinatura de acordo pelas siderúrgicas Sidepar, Iberica e Cosipar para regularização ambiental de suas atividades. As empresas devem manter banco de dados atualizados e disponíveis sobre a origem do carvão consumido, com detalhes sobre as fontes de suprimento e fornecedores.
No acordo as siderúrgicas se comprometeram a publicar dados sobre a produção anual de ferro-gusa e indicar permanentemente quais são os compradores do produto final. Também terão de informar detalhadamente a situação de seus projetos de reflorestamento e de reposição florestal, que serão auditados.
O MPF esclarece que no dia 14 deste mês a juíza Nair Cristina Corado Pimenta de Castro concedeu liminares bloqueando um total de R$ 145 milhões das três siderúrgicas para garantir a recomposição dos danos à floresta amazônica. Além do bloqueio as empresas foram proibidas de adquirir carvão até que toda a matéria-prima florestal e a cadeia de custódia fosse auditada em campo pela Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema) e certificada pelo Ibama.
Fonte:AE - Agencia Estado
+++
[A rede castorphoto é uma rede independente tem perto de 41.000 correspondentes no Brasil e no exterior. Estão divididos em 28 operadores/repetidores e 232 distribuidores; não está vinculada a nenhum portal nem a nenhum blog ou sítio. Os operadores recolhem ou recebem material de diversos blogs, sítios, agências, jornais e revistas eletrônicos, articulistas e outras fontes no Brasil e no exterior para distribuição na rede]
Respeitamos seu direito de privacidade na internet, caso não queira continuar recebendo nossas mensagens, basta responder este e-mail com o assunto: REMOVER