NOTA DOS CINECLUBES DO CENTRO-OESTE EM RESPOSTA À NOTA DA DIRETORIA DO CNC
Os cineclubes do Centro-Oeste que assinam esta nota lamentam o tom de ataque e de personificação presentes na nota da Diretoria do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), intitulada “Nota da Diretoria do CNC-Biênio 2011/2012 sobre a questão do Centro Oeste na 28ª Jornada”, publicada via internet em grupos de e-mails de cineclubes e de cinema no dia 29 de dezembro de 2010.
Não pretendemos com mais esta nota estender a “questão do Centro-Oeste”. Entretanto, entendemos que a nota da Diretoria do CNC ao procurar dar a “sua versão do fato” incorreu, em alguns momentos do texto, em personificação pouco institucional, o que motivou alguns erros de verificação de dados ou informações que julgamos dignos do envio da presente nota.
Um desses erros altera, inclusive, toda a possível interpretação da nota da Diretoria do CNC. Referimo-nos ao fato de que o “Diretor Regional do Centro-Oeste” não era a pessoa indicada pela nota, como toda a diretoria anterior do CNC tinha conhecimento pleno. A pessoa indicada e citada à exaustão na nota do CNC era Diretor Regional por Goiás, nomeado pela Diretoria do CNC em dezembro de 2009, enquanto os diretores regionais por Centro-Oeste foram eleitos com a chapa na 27ª Jornada em 2008.
Outra informação que é inverdade é a de que a referida reunião noturna, em que foi feito o anúncio da composição final da chapa, tenha vindo sem qualquer manifestação. É necessário deixar claro, antes de tudo, que até essa reunião todos os cineclubes do Centro-Oeste tinham a perspectiva plena de que o então Diretor Regional por Goiás viria a compor a chapa como Adjunto da Diretoria de Formação, como havia ficado acertado em reunião um dia antes, o que não se confirmou neste anúncio.
Assim que a reunião terminou, o então Diretor Regional por Goiás, que era o único cineclubista da região Centro-Oeste convidado e ali presente, se dirigiu ao candidato à presidência do CNC e informou que, por não saber previamente daquela configuração da chapa, precisaria reunir todos os cineclubes do Centro-Oeste presentes à Jornada para discutirem os nomes para os cargos de Diretor Regional Centro-Oeste e seu adjunto, por não estar seguro do apoio pleno da região Centro-Oeste aos nomes que acabavam de ser apresentados.
A região Centro-Oeste se reuniu no dia seguinte e coletivamente ficou surpresa com a composição da chapa. Os cineclubes do Centro-Oeste traçaram novamente suas demandas para a composição da chapa e então se dirigiram ao candidato à presidência do CNC, que prontamente levou em conta as demandas que, por fim, incluíam participação da região na diretoria executiva, independente do cargo. Também foram indicados outros nomes para os Cargos de Diretoria Regional, diferentes dos propostos originalmente pela chapa. Com isso, entendemos que as nossas demandas foram legítimas, já que o candidato à presidência do CNC demonstrou disposição para reconfigurar a composição da chapa.
Tanto assim que, mais uma vez, afirmamos que a decisão dos cineclubes do Centro-Oeste de se retirar da chapa única do CNC que foi composta na 28ª Jornada foi somente política. De nenhuma maneira a decisão dos que ali representavam a região foi pessoal ou equivocada de forma ingênua. Temos toda a certeza de que tal natureza e caráter político estão claros, e afirmados, no decorrer das nossas ações durante a Jornada e dos nossos futuros ensejos com o movimento.
Estamos certos também de que, em um primeiro momento, a decisão do Centro-Oeste não beneficiaria nem a diretoria do CNC e nem a região, e que acarretaria inclusive em perdas pessoais. Importante deixar claro que este ônus foi levado em conta a todo momento, mas que a questão era encarada essencialmente como possibilidade de bônus futuro para o movimento com o comprometimento, fortalecimento e maior percepção política do cineclubismo da região Centro-Oeste.
Por fim, não compreendemos o porquê da nota da diretoria do CNC não ter sido enviada à lista de maior interesse do movimento, que é a CNC Diálogo, para onde a nossa nota explicativa tinha sido enviada. Tendemos a pensar que possa ter sido apenas um esquecimento, mas, de toda maneira julgamos correto o envio da presente nota também à referida lista. Pedimos à Diretoria do CNC que a nossa nota seja enviada aos mesmos endereços que a Nota da Diretoria do CNC foi enviada e que não temos acesso, como direito de resposta que julgamos justo neste caso.
Assinam os cineclubes abaixo:
1 - Cine Balaio – DF
2 - Cine Cabíria – DF
3 - Cineclube Espaço Aberto – DF
4 - Cineclube Quintal – DF
5 - Cine Roots – DF
6 - Cine Clube Abrindo Janelas – GO
7 - Cineclube Cascavel – GO
8 - Cineclube Nelson Pereira dos Santos – GO
9 - Cine Clube Pireneus – GO
10 - Cine Vila – GO
11 - Cineclube Xícara da Silva – GO
12 - Cinema (d)e Horror – MS
13 - Cineclube Joel Pizzini – MS
14 - Conselho Regional de Psicologia – MS
15 - Cineclube Floresta – MT
16 - Cine Clube Juína – MT
17 - Cineclube Pipoca Moderna – MT
18 - Cine Teles Pires – MT
19 - Cine Xin / Lions Clube de Cáceres – MT