Pular para a primeira mensagem não lida

vitormh...@gmail.com

não lida,
10 de mai. de 2009, 16:38:1610/05/2009
para Espaço Interativo CFD-Brasil
Bom dia!

Olá a todos, primeiramente gostaria de me desculpar, sei que esse
assunto já foi abordado aqui diversas veses, mas mesmo procurando em
outras respostas não consegui sanar minhas duvidas.

Eu sou usuário novo no linux, utilizava o FLUENT como ferramenta de
CFD agora estou migrando para o OpenFOAM.

Estou usando UBUNTU 8.10 64 Bits, diz download de todos arquivos do
OpenFOAM 1.5, e descompactei eles na minha pasta (/home/vitor/OpenFOAM/
OpenFOAM-1.5 e /home/vitor/OpenFOAM/ThirdParty), até ai tranquilo...

Editei meu arquivo ".bashrc" com a linha ". $HOME/OpenFOAM/
OpenFOAM-1.5/etc/bashrc" e dps chamei este arquivo na shell....

depois fiz o teste da instalação obtendo o erro:

Test_rsh: Unsuccessful_connection_refused*
yes
Test_ssh: Unsuccessful_connection_refused*
yes

mas pelo que eu li isso é normal (é mesmo?)

rodo uma simulação de exemplo

digito: " cd $HOME/OpenFOAM/$USER-$WM_PROJECT_VERSION/run/tutorials/
icoFoam/cavity "
e depois " blockMesh" e "icoFoam"...

tudo certinho, então o OpenFOAM está isntalado...

Ai tento isntalar o ParaView da seguinte maneira:

" * cd $FOAM_INST_DIR/ThirdParty
* rm -rf ParaView3.3-cvs/platforms
* buildParaView3.3-cvs"

e retorna um erro:

"Building ParaView3.3-cvs
MPI support : OFF
Python support : OFF
MESA support : OFF
Source : /home/vitor/OpenFOAM/ThirdParty/ParaView3.3-cvs
Target : /home/vitor/OpenFOAM/ThirdParty/ParaView3.3-cvs/
platforms/linux64Gcc
/home/vitor/OpenFOAM/OpenFOAM-1.5/bin/buildParaView3.3-cvs: 64: cmake:
not found
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.
Pare.
done"

Primeiro chequei a verção do "qmake" (qmake-version) e ele não
instava instalado, instalei as bibliotécas "libmpfr-dev" e "libqt4-
dev", e um pach "vtkOpenFOAMReader-
scriptedPreInstall-20080728.tar.bz2"...
Quando dou um qmake-version ele retorna
"vitor@vitor-laptop:~/OpenFOAM/ThirdParty$ qmake --version
QMake version 2.01a
Using Qt version 4.4.3 in /usr/lib"

No site do OpenFoam, ele fala que tem q ser um qt 4.3.X mas não acho
em nenhum lugar para instalar...
e acho que já modifiquei tanto nesse "qmake" ou "qt" que posso ter
feito besteira...
tem como voltar ao estado original?

Obrigado a todos, e novamente desculpem pelo tópico "repetido"...

Luiz F.

não lida,
10 de mai. de 2009, 19:58:1110/05/2009
para Espaço Interativo CFD-Brasil
Oi, Vitor.

Cara, leia a mensagem de erro que da compilação. Vou colocá-la aqui em
baixo novamente.

[...]

A primeira linha desta seleção do erro que coloquei aí em cima está te
dando a dica. Cmake não foi encontrado.

Para esclarecer melhor, o cmake é um programa que o OpenFOAM usa para
compilar o paraview/paraFOAM. Procure e instale o cmake no seu
sistema.

Quanto à versão do qt, realmente o pessoal que desenvolve o paraview
pisou na bola. Mas existe um meio de enganar a compilação do paraview
e ele aceitar uma outra versão do qt. Para mais detalhes, veja o link
abaixo.

http://www.albertopassalacqua.com/?s=zypper

Se surgirem mais dúvidas, é só perguntar.

Abraço,
Luiz F.

vitor henrique

não lida,
11 de mai. de 2009, 09:58:0711/05/2009
para cfdb...@googlegroups.com
Olá Luiz,

Primeiramente muito obrigado pela ajuda...

fui no gerenciador de pacotes Synapctic e instalei o cmake...

tentei compilar o paraview novamente e obtive o erro:

[...]
CMake Error: Could not find CMAKE_ROOT !!!
CMake has most likely not been installed correctly.
Modules directory not found in
/home/vitor/OpenFOAM/ThirdParty/cmake-2.4.6/platforms/linux64/bin
CMake Error: Error executing cmake::LoadCache(). Aborting.

make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
done"

Lendo, parece q o cmake foi instalado incorretamente, acho que já mudei tanto nos pacotes que fiz besteira...
vou formatar meu linux hoje a noite e começar do zero...
vou instalar somente o cmake (pode ser pelo gerenciador?)

Ele fala pra instalar "qt4-devel" mas o gerenciador não acha esse pacote,  ele acha apenas "libqt4-devel" ...
e ele tb pede para digitar "zypper" como administrador nessa biblioteca... o que isso significa?

Muito obrigado novamente.

Atenciosamente

Vitor Henrique

Luiz F.

não lida,
11 de mai. de 2009, 14:42:1411/05/2009
para Espaço Interativo CFD-Brasil
Fala Vitor,

Hum... Calma, calma.... Leia novamente o erro que está dando......
Vamos lá!

Modules directory not found in
/home/vitor/OpenFOAM/ThirdParty/cmake-2.4.6/platforms/linux64/bin
CMake Error: Error executing cmake::LoadCache(). Aborting.

O OpenFOAM procura o cmake no diretório ThirdyParty do OpenFOAM... E
vc instalou o cmake do sistema, que fica em outro diretório. Vamos
tentar consertar isso. Abra o seguinte arquivo:

~/OpenFOAM/OpenFOAM-1.5/etc/apps/paraview3

E veja logo nas primeiras linhas do script:

export CMAKE_HOME=$WM_THIRD_PARTY_DIR/cmake-2.4.6/platforms/$WM_ARCH

if [ -r $CMAKE_HOME ]; then
export PATH=$CMAKE_HOME/bin:$PATH
else
unset CMAKE_HOME
fi

No OpenSuse, o cmake do sistema fica em /usr/bin. Portanto, mude a
primeira linha para algo como:

export CMAKE_HOME=/usr

Tem que ver exatamente o local onde o cmake está instalado no Ubuntu e
mudar de acordo. Note que essa dica é um cambalacho sinistro e não sei
se iria funcionar perfeitamente. Tem que ver. Uma pergunta: dentro do
diretório ThirdyParty não tem nenhum cmake não, né?

A diferença dos nomes das bibliotecas do qt aparecem devido a
distribuição do Linux. O nome 'qt4-devel' é o pacote do OpenSuse, que
usa o programa 'zypper' para instalar programas no sistema. Já o
Ubuntu, usa o 'synaptic' (e o 'dpkg') para gerenciar os programas e o
nome dos programas e bibliotecas são diferentes dos do OpenSuse. Ou
seja, nomes diferentes para a mesma coisa. No seu caso, 'libqt4-devel'
é a opção correta mesmo. Veja que os desenvolvedores comentam isso na
linha 52 do arquivo README na raiz do OpenFOAM.

Antes eu usava o Ubuntu, mas como o OpenFOAM foi todo implementado no
OpenSuse, passei a usar essa última distribuição. Fiz isso
principalmente porque a maioria das dicas eram direcionadas para o
OpenSuse e eu tinha que ficar brigando no Ubuntu para fazer tudo
funcionar como devia. Contudo, devido a popularidade do Ubuntu, os
desenvolvedores do OpenFOAM estão adaptando aos poucos o código e sua
compilação ao Ubuntu. Mas mesmo assim, eu ainda acho que as coisas
funcionam muito melhor no OpenSuse. Se for o caso de vc re-instalar o
seu sistema e tiver a cabeça aberta para experimentar uma outra
distribuição, fica aí a dica.

Um abraço,
Luiz F.

vitor henrique

não lida,
12 de mai. de 2009, 13:53:3012/05/2009
para cfdb...@googlegroups.com
Olá Luiz,

Bem, o mais estranho de tudo, é que dentro da pasta "ThirdParty" tem uma pasta do "cmake-2.4.6" que vem junto com todo o pacote que é baixado no site do OpenFOAM.

pra mim, como já mencionei, a única dificuldade de instalar o OpenSuse é que sou usuário novo no linux, e a "interface gráfica" do ubuntu é extremamente amigável...

mas, acho que vou aceitar sua dica e ja estou baichando o OpenSuse aqui...
Existe muita incompatibilidade entre a verção do QT e o OpenSuse 11? é melhor baxar uma verção mais antiga do OpenSUSE?

Abraço, espero sua resposta para formatar meu linux! =)
outra pergunta, qual ambiente gráfico que o OpenSUSE usa? KDE, GNOME? outro?

vitor henrique

não lida,
12 de mai. de 2009, 14:11:5912/05/2009
para cfdb...@googlegroups.com
Mais uma dúvida... decidi instalar o OpenSUSE mesmo...

no tutorial que vc mencionou ele faz a instalação do OpenFOAM pelo repositório "git", isso requer compilar todo OpenFOAM, posso instalar ele da maneira que eu acho fácil (pegando os aruqivos zipados e descompactando)? ou vc acha que da menos problema compilar todo código fonte?

o que vc sugere?

Abração, e espero não ter que encomodar denovo1 ;)

Vitor Henrique

Luiz F.

não lida,
12 de mai. de 2009, 15:20:4012/05/2009
para Espaço Interativo CFD-Brasil
Oi Vitor,

Então, vais para o OpenSuse?? Ok, sem problema. Como dica para os
novos usuários de Linux, ontem mesmo o Mitre (também autor do Notas em
CFD) e eu liberamos uma apostila (que acabou virando um livro -
completamente gratuito) sobre Linux. O Mitre fez a maior parte da
apostila e ele preferiu usar a interface do Ubuntu para exemplos na
apostila. Vale a pena a leitura e vc pode ver o anúncio oficial (e os
links para baixar) no site abaixo:

http://jfmitre.com/

Quanto a instalação do OpenFOAM: Desculpe, mas de que tutorial vc está
falando? Assim como no Ubuntu, o OpenFOAM é instalado da mesma forma
no OpenSuse. Não tem diferença nenhuma.

O lance é que para quem quer desenvolver dentro do OpenFOAM, o ideal é
ter uma das versões de desenvolvimento baixadas pelo git (versão da
OpenCFD) ou pelo svn (versão da Wikki). Eu uso essa última.

Mas pelo que eu entendi, vc está começando a aprender o OpenFOAM.
Esqueça as versões de desenvolvimento e use aquela que vc pode baixar
no site da OpenCFD. Depois de aprender a versão "normal", e se quiser