3o.Encontro de Usuários de C/C++ - Resoluções do Forum

/* Alberto Fabiano */

to ccppb...@googlegroups.com
Pessoal,

     Em conclusão do forum que realizamos no Encontro de Usuários de C/C++ aqui em São Paulo, ficou acertado algumas pontos basicamente com o objetivo de fortalecermos o grupo regional (Sampa C/C++) e o grupo e o conteúdo do site nacional C/C++ Brasil.

     Segue abaixo a ata do forum:

1) Iremos promover encontros trimestrais, sendo-se que o próximo encontro está marcado para o dia 29/03. E mensalmente iremos realizar encontros sociais com múltiplos objetivos, sendo-se que dentre eles será a discussão de detalhes para a realização das reuniões técnicas trimestrais e da conferêncial anual.

2) Sempre iremos publicar o conteúdo das palestras no site num formato que ainda será definido, preferencialmente sempre com papers para que a palestra seja referenciável. Porém isto não será pré-requisito para que um colaborador apresente um palestra.

3) A participação dos encontros de usuários continuará sendo gratuita, sendo-se que no máximo iremos cobrar uma taxa simbólica como um 1kg de alimento para alguma instituição. Porém este não será o modelo adotado nas conferências.

4) Para facilitar a realização destes encontros formalizamos a criação de um comitê de composição flexível, que no momento conta os seguintes colaboradores:

Alandy Ferreira De Souza
Basilio Miranda
Fábio Galuppo
Alan Silva
Alberto Fabiano
Ivo Nascimento
Pedro Lamarão

5)  O grupo de São Paulo se chamará efetivamente Sampa C/C++, que tem o domínio sampaccpp.org; que no momento não terá nenhum conteúdo publicado em seu site visto que nossos esforços sempre estarão concentrados no enriquecimento do conteúdo do site C/C++ Brasil.

6) Colaborando mais ativamente no enriquecimento do site, o Ivo Nascimento, o Alan Jump e o Pedro Lamarão estarão avaliando algumas idéias de reformulação do site e estarão analisando uma forma de criar um Planet de Blogs que tratam o assunto C e C++; visto que não há um Planet nacional que trata este tema.

7) Debatemos sobre a realização de Encontros Temáticos x Encontros Livres e ficou resolvido que iremos fazer algumas experiências e não teremos formatos fixos, sendo-se que o próximo encontro terá o formato livre. Caso o próximo encontro fosse temático cogitou-se a prossibilidade de tratar o assunto "alta perfomance".

8) Sobre a conferência de C/C++ ; temos chances de trazer grandes nomes do C++ para o Brasil, porém ainda iremos realizar mais um encontro antes de resolvermos se iremos realizar este evento em 2008 ou 2009.

9)  Iremos propor um logotipo para o grupo C/C++ Brasil e para o SampaCCPP; sendo que dentre as idéias que surgiram foi a de fazer um logo com letras estilizadas e o de encontrar  um "mascote" que esteja relacionado a C++ ou a programação de baixo nível.

    Basicamente, foi isto, caso alguém se lembrar de algum detalhe, fiquem a vontade para comentar!

Att.
[z]s

Alberto Fabiano

ivo nascimento

to ccppb...@googlegroups.com
Oi Alberto,
que acha de redirecionar o sampaccpp.org para o www.cbrasil.org ?
Assim temos os dois enderecos para a comunidade.

Atenciosamente,
Ivo nascimento.

Em 20/01/08, /* Alberto Fabiano */ < alb...@computer.org> escreveu:

--
Iann
Desenvolvendo soluções com performance e segurança.

/* Alberto Fabiano */

to ccppb...@googlegroups.com
Olá Ivo,

      Esta é uma boa idéia.

Att.

Alberto Fabiano

2008/1/21 ivo nascimento <ian...@gmail.com>:

--
Att.
[]s++;

Alberto Fabiano
alberto...@ieee.org

GPG KEY: F61D8A32

/*-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::-"

            "Chance favors the prepared mind".
                                                    Louis Pasteur
-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::--::-::-*/

Wanderley Caloni

to ccppbrasil
Quanto ao "mascote", existem diversos bichos bizarros nas capas da
O'Reilly. Seria um "reaproveitamento de código" interessante
escolhermos um desses bichos e usar como nosso representante oficial
para as próximas olimpíadas de C++:

http://www.oreilly.com/pub/topic/cprog

[]s

On Jan 20, 7:37 pm, "/* Alberto Fabiano */" <albe...@computer.org>

Cesar Mello

to ccppb...@googlegroups.com
Acho que tem que ser um bicho que imponha respeito e seja fodalhão. hehe. Pra representar o poder ilimitado do C++.

[]
Mello

ivo nascimento

to ccppb...@googlegroups.com
O que faremos com relacao a uma pagina para o evento?
 Pensei no seguinte, primeiro uma pagina chamada agenda de eventos.
dessa pagina temos acesso aos eventos e sua grade, papers resultado das discussoes, etc, logo:

                     agenda de eventos

                |                     |                           |                           |
          3Encontro       4encontro            5 encontro       ConferenciaAnual

                 |                      |                 |             |        o que mais?...
              papers            grade   participantes    ata

que acham?

ate mais.

ivo Nascimento.

ivo nascimento

to ccppb...@googlegroups.com
bem, quanto ao "bicho" eu acho que aquilo ali na capa da o'Reilly eh um esquilo. estou correto?

Rodrigo Strauss

to ccppb...@googlegroups.com
Por que segmentar? Não vejo motivo para fazer um grupo de São Paulo
segmentado, acho que usar o nome do C/C++ Brasil é mais do que
suficiente. Caso pessoas de outros lugares resolvam fazer eventos e
palestras, é só usar o nome do grupo também. Além disso torna o nome
mais forte, e, entre outras coisas, facilita o apoio de empresas ao
grupo.

Imagine alguém que mora em outro estado e quer convencer a empresa a
pagar as despesas de participação. É mais fácil convencer a empresa
com "Sampa C/C++" ou "C/C++ Brasil"?

Acho que isso só vai reduzir a quantidade de contribuições
desnecessariamente. Ah, e até onde eu sei, o Lamarão é do Rio... :-)

Fica aqui meu apelo para repensem isso e façamos somente um grupo
nacional, sem diferenciações, onde todo mundo possa participar,
independente de onde mora e do nível de bairrismo. E que os eventos em
outros lugares do Brasil ajudem a aumentar o alcance do grupo ao invés
de segmentar e criar um clima de competição desnecessário.

Rodrigo Strauss

Alan Silva

to ccppb...@googlegroups.com
Faltou o link do planet...

http://www.planetplanet.org/

Agora só falta arrumar a questão do domínio, baixar e instalar...

[ ]'s

Alan

2008/1/21 ivo nascimento <ian...@gmail.com>:
O que faremos com relacao a uma pagina para o evento?
 Pensei no seguinte, primeiro uma pagina chamada agenda de evento

Basilio_Miranda

to ccppbrasil

> [...]
> suficiente. Caso pessoas de outros lugares resolvam fazer eventos e
> palestras, é só usar o nome do grupo também.(...)] (Rodrigo Strauss)

Você tem razão. Creio que é melhor manter um nome único.

A propósito, mesmo não pretendendo ser pernóstico, lembro que
Stroustrup condena o uso do composto "C/C++".
É bem verdade que ele fala isso referindo-se, especificamente, ao uso
da expressão "a linguagem C/C++".
E diz que não existe qualquer linguagem com esse nome...
Embora não seja a mesma coisa, (pois estamos falando apenas de um
grupo comum às duas linguagens) creio que ficaria melhor:

"Gupo de usuários das linguagens C e C++ - Brasil".
ou, simplificadamente,
"Grupo de usuários de C e C++ - Brasil"

Mas não que eu vá criar alguma "arenga" em torno disso (não é nenhuma
questão de "princípio", fique claro!).

Quanto à regionalização, ela ficaria melhor na designação dos
encontros, quando regionais (e não na denominação do grupo ou do(s)
site(s)).

Por exemplo,
"Grupo de usuários de C e C++ - Brasil"
4. Encontro Regional - São Paulo.

Pois poderão existir encontros concomitantes, ou próximos, em
diferentes regiões, sem qualquer prejuízo de que se possa participar
de encontros de outras regiões, obviamente.

Isso não impede que, dentro do site comum, existam seções e páginas
voltadas para a preparação e respectivos resultados dos Encontros
Regionais, já que poderão ter calendários e pautas diferentes.

Quanto ao "bicho", acho que o melhor já usado pela O'Reilly é a
coruja.
Émbora seja um bicho um tanto taciturno.
Não tenho preferências. Só não gostaria que fosse usada a espécie de
minhoca (larva) que está na capa de "Pthreads"...

Quem sabe o "bicho homem"?
Pena que "O pensador" de Rodin seja tão manjado (e, no caso em pauta,
um tanto pretencioso...)

Basilio Miranda

Rodrigo Strauss

to ccppb...@googlegroups.com
Tem meu voto para trocar C/C++ para C e C++. "C e C++ Brasil".

Como os encontros (estão sendo|serão) todos em São Paulo por enquanto,
fazemos tudo sem distinção. O encontro nacional é o de São Paulo, até
que alguém resolva organizar um encontro em outro estado.

Rodrigo Strauss

thoth39

to ccppbrasil
On Jan 21, 2:15 pm, "Rodrigo Strauss" <rodr...@1bit.com.br> wrote:

> Tem meu voto para trocar C/C++ para C e C++. "C e C++ Brasil".

+1

> Como os encontros (estão sendo|serão) todos em São Paulo por enquanto,
> fazemos tudo sem distinção. O encontro nacional é o de São Paulo, até
> que alguém resolva organizar um encontro em outro estado.

Meu entendimento era de que usar um nome tipo "grupo de Sampa" tinha o
propósito de dar espaço aos colegas de outras regiões e não tomar
injustamente a posição de "encontro oficial" enquanto a organização do
grupo ainda está na infância.

Eu, ainda assim, gostaria de ver um site único.

Uma opinião que eu levantei no evento e quero relembrar agora é sobre
o nome do site.
Se nós somos o grupo de usuários de C e C++ o nome do site deveria ser
ccppbrasil.org ao invés de cbrasil.org.

Ou ccppbrasil.org.br se possível. :-D

--
P.

Rodrigo Strauss

to ccppb...@googlegroups.com
Meu voto para mudança de URL tb.

Se alguém organizar um encontro em outro estado, continua sendo um
evento oficial, sem problemas. Se fizemos um evento aqui em PoA será
um evento nacional da mesma forma. Acho que não é o caso de "tomar" a
posição de encontro oficial, mas, no final das contas, é o único
encontro que existe no momento. Eu temo justamente o contrário, já
começar fragmentado e depois ter dificuldade pra unir. Acho mais fácil
de resolver o problema (improvável) de vários encontros em vários
lugares.

Rodrigo Strauss

Psycho Mantys

to ccppb...@googlegroups.com

Em 21/01/08, Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br> escreveu:
####################################################################################

Acho q a url e nenhuma permanecer assim ....

--
Adote um pinguim, saiba como! Me mande um e-mail demonstrando interesse!

http://www.slackware.com
http://img365.imageshack.us/img365/8483/snapshot3ak6.png
U.L. : 450347
Fnord

Edgard Soares

to ccppb...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

     Antes de mais nada, lamento, lamento, mas lamento muito não ter ido ao evento, pelo que conversei com alguns colegas que foram parece que os palestrantes e os debates foram excepcionais. Ao que parece o público e as conferências paralelas nos coffe-breaks deram um show a parte e isto é muito legal; se o encontro atraiu público de alto-nível altamente qualificados em baixo-nível é sinal que o evento foi de excelente nível! :-)

    Strauss, Basílio, César, Pedro, Caloni, Alan, Alberto & Stealth Folks, segue abaixo meus pitacos:

2008/1/21 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br >:

Tem meu voto para trocar C/C++ para C e C++. "C e C++ Brasil".

    Que tal C & C++ Brasil?
    Como estamos numa fase transição, esta idéia veio muito bem a acalhar.  Principalmente porque estamos falando em reformulação do site e de passos bastante ousados.

Como os encontros (estão sendo|serão) todos em São Paulo por enquanto,
fazemos tudo sem distinção. O encontro nacional é o de São Paulo, até
que alguém resolva organizar um encontro em outro estado.

    Boa!  +1 voto para esta "resolução"

2008/1/21 Basilio_Miranda <basilio...@yahoo.com.br>:

(...)

> "Grupo de usuários de C e C++ - Brasil"
> 4. Encontro Regional - São Paulo.

     Perfeito! Aliás, esta contribuição é de grande sapiência! :-)

     Que tal Grupo de Usuários C & C++ Brasil
      4. Encontro Regional São Paulo

    (http://www.ccppbrasil.org.br | http://www.ccppbrasil.org)

   Esta denominação está excepcional; pode ser um único site com vários domínios fazendo forward, fazendo o forward do http://www.sampaccpp.org um grande problem já é resolvido.

> [...]
> Não tenho preferências. Só não gostaria que fosse usada a espécie de
> minhoca (larva) que está na capa de "Pthreads"...

Que tal uma Águia, afinal ela é agil e poderosa!

/* Alberto Fabiano */

to ccppb...@googlegroups.com
Well,

    Segue meus cents...

2008/1/21 Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br>:

Meu voto para mudança de URL tb.

      Além de votar em favor da nova URL, defendo uma existência pacífica das duas URLs por algum tempo até para não quebrar nenhum link por aí; sendo inclusive esta uma das pendências que ficamos de verificar. A propósito, já consultei e o domínio ccppbrasil.org está disponível e posso fazer o registro agora e depois verifico as configurações de DNS com o Cyber /*  é isto né? :-) */ para resolvermos isto de vez. Pode ser?

(...)

> [...]
> propósito de dar espaço aos colegas de outras regiões e não tomar
> injustamente a posição de "encontro oficial" enquanto a organização do

   Pedro, era justamente esta a idéia!  Porém analisando um pouco melhor, a sugestão do Basílio de dar os nomes do encontros de "C & C++ Brasil,  4º Encontro Regional" incrementando este contador de acordo com a ocorrência é bem mais interessante, afinal oferece uma denominação bastante expressiva e reflete a realidade. Afinal, é um encontro do Capítulo Regional São Paulo do Grupo CCPPBrasil, Quando discutimos sobre a questão "identidade do grupo", na minha cabeça esta era uma das questões; como nos posicionar perante o contexto nacional.

   No fundo eu sai do forum feliz mas com esta e outras pulgas atrás da orelha; naquela dúvida se tomamos os melhores caminhos,
mas aos poucos iremos acertando todas as arestas e esta linha acho que agora está tomando um rumo mais interessante. O que vocês pensam sobre isto?

(...)

> Eu, ainda assim, gostaria de ver um site único.

E será! :-)

> Uma opinião que eu levantei no evento e quero relembrar agora é sobre
> o nome do site.
> Se nós somos o grupo de usuários de C e C++ o nome do site deveria ser
> ccppbrasil.org ao invés de cbrasil.org.

O ccppbrasil.org está no forno...

> Ou ccppbrasil.org.br se possível. :-D

Vou verificar a possibilidade  de fazer o registro deste cara também, visto que ele também está disponível...

> --

[z]s

./alberto -fabiano

Blabos de Blebe