Minhas impressões gerais sobre o quinto encontro

André Tupinambá

to ccppb...@googlegroups.com
Senhores,

Como todos sabem, sábado passado tivemos o nosso quinto encontro do
grupo C e C++ Brasil. Como sempre tivemos boas palestras, grandes
papos no coffee-break e um ChoPP bacana no Bar do Juarez, mas entre
tantos acontecimentos interessantes algumas coisas se destacaram (pelo
menos na minha opinião):

- Tivemos o grande prazer da presença de um bom contingente feminino
no encontro, retirando um pouco do estereótipo de que C/C++ é um
universo masculino;
- O anúncio oficial da Conferência C & C++ Brasil 2009, nos dias 17,
18 e 19 de Fevereiro de 2009, com a presença de Scott Meyers e Andrei
Alexandrescu;
- A organização do local e principalmente o coffee-break, com muita
qualidade e quantidade suficiente para todos. Neste encontro
conseguimos um patrocínio que bancou tudo, mas caso fosse necessário
não acho ruim ter que pagar uns 20 reais para ter uma estrutura legal
assim.

Sobre as palestras, gostaria de destacar as do Leandro Melo e do
Felipe Almeida. Ambos falaram de meta-programação, um assunto obscuro
para alguns e instigante para outros. Como se trata de um encontro de
usuários, com um ambiente muito informal e com um assunto complexo
como esse foi impossível não rolar brincadeiras com os palestrantes
(pra falar a verdade, eu falei boa parte delas também). Mas isso não
tira de modo algum a qualidade da palestra.

Os concepts do C++0x são uma tecnologia nova e complexa que todos
teremos que trabalhar eventualmente. Tinha tanto conteúdo naquela
apresentação, tanta coisa nova ao mesmo tempo, que algumas vezes foi
difícil acompanhar. Mas mesmo não sendo capaz de compreender todo o
conteúdo, aprendi em uma hora e meia MUITO mais do que conseguiria
sozinho, lendo a documentação. Agora o Leandro está ferrado, vai ter
que ficar respondendo as mensagens na lista para ajudar os outros a
aprender...

Sobre o uso de linguagens embutidas e de domínio específico, eu nem
sabia que o C++ conseguia fazer tantas coisas assim. É impressionante
a flexibilidade desta linguagem, permitindo uma variedade tão grande
de opções e alternativas. É claro que é impossível compreender todo um
conteúdo complexo como este em uma palestra de pouco mais de uma hora,
mas foi um bom começo. Já coloquei o C++ Template Metaprogramming na
minha wish list da Amazon.

É claro que nem tudo são flores. Teve o pessoal da direita que foi
abandonado pelos palestrantes (tsc, tsc, tsc), uma tendência clara das
recepcionistas da Microsoft de sortear os brindes para as meninas e a
sabotagem do som.

Mas de um modo geral foi um ótimo encontro, valeu a pena sair do Rio
de Janeiro e ir a São Paulo para isso.

Essas são as minhas observações deste evento. E vocês? Gostaria de
saber a opinião de quem foi ao evento. Quais foram os pontos fortes e
fracos? Valeu a pena evento? Não vêem a hora de ir ao próximo? Também
gostam de aparecer e já estão preparando as suas apresentações?

Vamos, vamos... opiniões...

[]'s
André Tupinambá

Marco Aurélio

to ccppb...@googlegroups.com
Pessoal,

Antes de qualquer coisa, a Agit e Microsoft estão de parabéns
por terem oferecido para nós um evento deste nível na faixa.

Gostei muito do keynote do Otavio Pecego Coelho, é muito legal
ver veteranos de C/C++ como o Basílio e ele falando para gente. Anotei
todos os livros que o Otávio comentou, fiquei com vontade de ler uma
meia dúzia deles. Pena que o tempo dele foi curto, quem sabe ele não
iria fazer aquelas viagens de arquitetura que dizem que ele dá? Eu
nunca vi, mas elas são famosas. Ter convidado ele foi uma idéia
genial, pena que o tempo dele foi curto.

A apresentação do Strauss foi interessante, pena que foi
sabotada por gnomos da ilha de Java. Segundo as lendas, esta não é a
primeira vez que forças do além sabotam uma palestra dele, será
destino ou complô javanês? Eu já conhecia todas as dicas que ele deu,
mas prestigiar a Sysinternals é algo muito nobre e merece muitos
aplausos.

O Coffe-break, amigos, o que é aquilo? De primeiro nível.

As palestra dos Leandro e do Felipe foram loucas,
impressionantes. Fiquei com vontade de entender melhor o que são estas
loucuras de Concepts e DSELs, vocês estão de parabéns pelos temas.

Foi muito legal aquele bate-bola de linguagens estáticas,
dinâmicas, reflection e melhor utilização durante a apresentação do
Felipe, aquilo foi muito bacana, foi uma intervenção pontual e de alto
nível.

A apresentação do Galuppo quase aterrisou, mas do Basílio fez uma
aterrisagem excepcional para o mundo real, gostei muito principalmente
porque falava de algo que eu realmente já usei e certamente ainda
usarei muito. O que o Galuppo, o Felipe e o Leandro abordou espero um
dia utilizar, mas também está valendo.

O tal do Lightning Talks foi muito interessante, pena que a
programação estava mais de 30 minutos atrasada, André gostei de sua
chamada de trabalho e o Pedro fechou bem, convidando a galera para
contribuir com um projeto tão importante para C++

O sorteio de brindes foi muito bom. Gente, como é que vocês
conseguem estes livros autografados e tantos livros de qualidade para
sortear para a galera? Tudo foi muito divertido.

A presença feminina foi algo surpreendente e a sacanagem das
meninas que favoreceram o público feminino de minha parte está
perdoado, afinal é uma estratégia para incentivar a participação delas
nos próximos eventos.

Este formato de keynote + 5 palestras + Ligthing Talks é
excepcional, gostei muito desta overdose de C++ se for possível
repetir outras vezes o público agradece.

A todos que trabalharam para este encontro acontecer, meus
parabéns! Estou ansioso para o próximo encontro e estou aguardando
ansiosamente esta conferência com 12 palestras e keynotes do Andrei
Alexandrescu, Scott Meyers e o tal do presidente do grupo de C++ de
Seatle. Vocês estão de parabéns por tudo isto, pelo jeito 2009 será um
grande ano para o grupo.

[ ]s

Marco Aurélio

Marcelo Castellani

to ccppb...@googlegroups.com

> [...]
> papos no coffee-break e um ChoPP bacana no Bar do Juarez, mas entre
> tantos acontecimentos interessantes algumas coisas se destacaram (pelo

Gostei do evento, sou novo na lista graças a boa impressão que ele
passou. Agora, com todo respeito, vc era o cara da camiseta "plug and
play"? Foi alvo de grandes piadas hehehehe

> - Tivemos o grande prazer da presença de um bom contingente feminino
> no encontro, retirando um pouco do estereótipo de que C/C++ é um
> universo masculino;

Levei minha esposa hehehe.... e ela programa em C/C++... e também entrou
aqui na lista !!!! e trabalha comigo.... Giuliana, está por aí?

> - O anúncio oficial da Conferência C & C++ Brasil 2009, nos dias 17,
> 18 e 19 de Fevereiro de 2009, com a presença de Scott Meyers e Andrei
> Alexandrescu;

Alguns toques:
- microfone fez falta em algumas palestras;
- manter a ordem das palestras como anunciado é importante, tem gente
que não pode ficar o dia todo no evento e vai pra ver palestra X, se
está fora de ordem o cara nunca mais volta;
- cobrem entrada, mesmo que simbólica, pra evitar a evasão de
inscritos... a entrada pode ser destinada a uma camiseta ou algo do
tipo...

> [...]
> (pra falar a verdade, eu falei boa parte delas também). Mas isso não
> tira de modo algum a qualidade da palestra.

Gostei das palestras, mas senti que muita gente ali ficou perdida...
sugiro que, num próximo, tenha duas grades de palestras, uma pra novatos
e outra mais avançada... já fiz palestras em eventos por aí, podem
contar comigo pros próximos...

> [...]
> fracos? Valeu a pena evento? Não vêem a hora de ir ao próximo? Também
> gostam de aparecer e já estão preparando as suas apresentações?

Achei a palestra do Basílio excelente, não que as outras não tenham
sido, mas poderia ter sido mais longa. Ver um cara experiente alí,
abrindo n janelas, compilando e rodando as coisas na hora é foda... foi
um dos pontos fortes...

Outro ponto forte foi o lugar.. já fui a alguns eventos alí na Microsoft
e sei como é show de bola o lugar... mas acho que faltou um pouco de
comprometimento com o tema, alguma coisa sobre Visual Studio talvez...
afinal o tema era C++ pra Windows...

Gostei, estarei no de C++ para sistemas embarcados, que é minha área,
dia 8/11 (é isso mesmo???) e nas próximas oportunidades...

Parabéns, moçada.

Marcelo Castellani

/* Alberto Fabiano */

to ccppb...@googlegroups.com
Opa!

2008/10/6 Marcelo Castellani <mar...@hypequino.com>

> [...]

passou. Agora, com todo respeito, vc era o cara da camiseta "plug and
play"? Foi alvo de grandes piadas hehehehe

Não era o Pedro que estava de Plug and Play? :-)

> [...]

Levei minha esposa hehehe.... e ela programa em C/C++... e também entrou
aqui na lista !!!! e trabalha comigo.... Giuliana, está por aí?

Amigo que coisa rara, marido e mulher programando em C & C++ e ainda para embedded? :-)

> [...]
> Alexandrescu;

Alguns toques:
- microfone fez falta em algumas palestras;

Lei de Murphy! Por um infeliz problema o operador de som não pode estar presente, mas imaginei que ele não faria falta, porém ele fez sim muita falta. Se não fosse pelo Rogério e pela Núbia que rapidamente ligou para o técnico de som quando eu a notifiquei a coisa teria ficado pior.

- manter a ordem das palestras como anunciado é importante, tem gente
que não pode ficar o dia todo no evento e vai pra ver palestra X, se
está fora de ordem o cara nunca mais volta;

Infelizmente o Basílio teve um problema num cliente e isto impossibilitou que ele chegasse no horário certo, o efeito colateral foi a mudança da ordem das palestras; se não fosse mais este imprevisto a programação teria seguido a ordem normal. E acabei esquecendo de comentar que a ordem das palestras foi alterada por esta razão.

- cobrem entrada, mesmo que simbólica, pra evitar a evasão de
inscritos... a entrada pode ser destinada a uma camiseta ou algo do
tipo...

Na realidade, em encontro anterior cobramos! Porém muitos estava pedindo para fazer outro encontro "free lunch" e esta foi mais uma experiência realizada a partir de pedidos do público.

> [...]

sugiro que, num próximo, tenha duas grades de palestras, uma pra novatos
e outra mais avançada... já fiz palestras em eventos por aí, podem

Legal! Toda colaboração é sempre valiosa, fique atento aos nossos call for papers.

> [...]

sido, mas poderia ter sido mais longa. Ver um cara experiente alí,
abrindo n janelas, compilando e rodando as coisas na hora é foda... foi

Com certeza!

(...)

Gostei, estarei no de C++ para sistemas embarcados, que é minha área,
dia 8/11 (é isso mesmo???) e nas próximas oportunidades...

É isto mesmo! Nos encontramos lá.

Parabéns, moçada.

Marcelo Castellani

--
----------=---------=---------=---------=---------=---------=---------=---------
http://www.embarcados.com.br | http://www.ccppbrasil.org

/* The best way to predict the future is to invent it.
                                                                        Alan Key */

André Tupinambá

to ccppb...@googlegroups.com
2008/10/6 /* Alberto Fabiano */ <alberto...@gmail.com>:

> Não era o Pedro que estava de Plug and Play? :-)

Não, era eu mesmo.

FG

to ccppb...@googlegroups.com
Yeahhh!!!

2008/10/6 Marco Aurélio <pyrot...@googlemail.com>:

> Pessoal,
>
>      Antes de qualquer coisa, a Agit e Microsoft estão de parabéns
> por terem oferecido para nós um evento deste nível na faixa.

Com cerveja!!!!

> [...]
> nunca vi, mas elas são famosas. Ter convidado ele foi uma idéia
> genial, pena que o tempo dele foi curto.

Eu também gostei muito, pensei que seria o Miguel, o que ocorreu com ele? De qualquer forma, o keynote do Pecego foi muito bom, eu gostei pra caramba.

> [...]
> destino ou complô javanês? Eu já conhecia todas  as dicas que ele deu,
> mas prestigiar a Sysinternals é algo muito nobre e merece muitos

Hã??? Gnomes da Ilha de Java? Acho que eu perdi esta parte.

>     O Coffe-break, amigos, o que é aquilo? De primeiro nível.

Realmente foi bom, não como negar.

>     As palestra dos Leandro e do Felipe foram loucas,
> impressionantes. Fiquei com vontade de entender melhor o que são estas
> loucuras de Concepts e DSELs, vocês estão de parabéns pelos temas.

Os dois temas realmente foram viajadões, para um próximo encontro, só peço que palestras como estas não sejam colocadas em sequencia, pois elas podem triturar cérebros despreparados! Porém que eles continuem, aifnal eles são necessários! Depois do evento resolvi pesquisar o assunto e cheguei a conclusão que o pessoal do WG21 complicou demais os concepts no C++0x, porque isto? Em C# e em Java está bem mais simples, há masoquistas no comitê ISO?

> [...]
> dinâmicas, reflection e melhor utilização durante a apresentação do
> Felipe, aquilo foi muito bacana, foi uma intervenção pontual e de alto

Também achei.

> [...]
> chamada de trabalho e o Pedro fechou bem, convidando a galera para
> contribuir com um projeto tão importante para C++

Aliás, este nome foi motivo de paidas! Flush talking, Late e Talk, mas sempre achei esta idéia muito boa.

>    O sorteio de brindes foi muito bom. Gente, como é que vocês
> conseguem estes livros autografados e tantos livros de qualidade para
> sortear para a galera?  Tudo foi muito divertido.

Boa pergunta.

> [...]
> excepcional, gostei muito desta overdose de C++ se for possível
> repetir outras vezes o público agradece.

Também acho.

> [...]
> Alexandrescu, Scott Meyers e o tal do presidente do grupo de C++ de
> Seatle. Vocês estão de parabéns por tudo isto, pelo jeito 2009 será um

Me too!

Felipe Magno de Almeida

to ccppb...@googlegroups.com
2008/10/6 FG <fer...@googlemail.com>:
> Yeahhh!!!

[snip]

> [...]
> porque isto? Em C# e em Java está bem mais simples, há masoquistas no comitê

Java e C# tem concepts?

[snip]

--
Felipe Magno de Almeida

P.

to ccppbrasil
On 6 out, 21:01, Marcelo Castellani <marc...@hypequino.com> wrote:

> [...]
> sugiro que, num próximo, tenha duas grades de palestras, uma pra novatos
> e outra mais avançada... já fiz palestras em eventos por aí, podem

Este é um ponto interessante.

Certamente existem circunstâncias em que é importante nivelar o
público alvo de uma apresentação, especialmente quando o objetivo
desta
apresentação é didático, como é o caso dos Seminários de C e C++
realizados pela Tempo Real com o nosso apoio.
Creio que seria muito apropriado para um desses Seminários abrir dois
tracks, um para novatos e outro para veteranos.

Os Encontros de Programadores têm, por outro lado, como um dos maiores
objetivos promover a integração entre todos na comunidade.
A idéia é fazer com que todos fiquem juntos, em uma mesma sala,
convivendo.

É parte da vida em comunidade que as pessoas inexperientes e
experientes resolvam-se entre si.
A própria relação é flutuante, já que um indivíduo pode ser
especialista em um aspecto e um ignorante em outro aspecto da mesma
tecnologia.

É bom ver todo mundo boiando junto, e se apoiando depois nos coffee-
breaks.

--
P.

wander

to ccppbrasil
"uma tendência clara das recepcionistas da Microsoft de sortear os
brindes para as meninas"

Eu andei fazendo umas contas de padeiro... Supondo que tivessem umas
100 pessoas no evento com 10 mulheres. Eu contei
que foram sorteados mais ou menos uns 9 brindes e que pelo menos 4
mulheres foram sorteadas... Qual a probabilidade de 4
ou mais mulheres serem sorteadas? Eu fiz as contas e deu 0,0052... Mas
achei legal a iniciativa, só melhorem
o algoritmo de sorteio na próxima para não dar tão na cara...
rsrsrsrsrs

Wander

Leandro T. C. Melo

to ccppbrasil
Pessoal,

eu achei tudo bem legal! As palestras (incluindo o keynote) não apenas
interessantes, mas divertidas. Isso deixa o ambiente bem agradável. A
única apresentação que não assisti por completo foi a do Basílio, já
que tinha que correr para o aeroporto. (É uma pena que aqui em BH não
é tão fácil conseguir companhia para ir ao evento; Realmente gostaria
de comparecer mais vezes.)

O lugar e a organização estavam excepcionais! Os envolvidos estão de
parabéns! Creio que o público também superou as expectativas!

Quando estava apresentando notei que algumas pessoas estavam bem
ligadas, mas outras um pouco perdidas. Portanto, acho interessante sim
ter uma grade de palestras com assuntos introdutórios (inclusive com
how-tos) e outra (provavelmente menor) com assuntos avançados ou mais
"viajados". Acaba que sempre aprendemos algo de novo mesmo em assuntos
que já vimos várias vezes. ;)

On 6 out, 23:25, "Felipe Magno de Almeida"
<felipe.m.alme...@gmail.com> wrote:
> Java e C# tem concepts?

Bom, isso é pq em Java e C# vc não tem, de fato, "conceitos". (A não
ser que tenham algumas novas funcionalidades por aí que eu não
conheça.) No caso de Java, por exemplo, (creio que C# seja a mesma
idéia) os generics são implementados com uma técnica chamada type
erasure, a qual remove todos os tipos parametrizados durante a
compilação. Basicamente, os tipos não existem em tempo de execução (no
bytecode são sempre substituídos por java.lang.Object) e visam,
fundalmentalmente, auxiliar a compilação e o desenvolvimento de código
de tal forma que sejam evitados os ClassCastException. Por isso que
não é possível fazer meta-programação (estática) em Java da forma como
é feita em C++.

É possível sim utilizar bounded types e wildcards em Java para ter um
efeito similar àquele de "restrição" de parâmetros template. Mas note
que isso atinge um escopo significativamente menor dos que os
conceitos de C++ onde há possibilidade de operar sobre interfaces
compatíveis apenas criando mapas de conceitos. Na minha opinião, os
conceitos de C++ suportam um nível de abastração muito maior do que os
generics de Java. E, até onde sei, C++ continua sendo a melhor
linguagem para programação genérica, devido ao poderoso mecanismo de
templates (que, como disse, não pode ser comparado ao mecanismo dos
generics).

É isso, vamos aguardar a conferência no ano que vem...

--
Leandro T. C. Melo

P.

to ccppbrasil
On 7 out, 09:19, "Leandro T. C. Melo" <ltcm...@gmail.com> wrote:

> [...]
> linguagem para programação genérica, devido ao poderoso mecanismo de
> templates (que, como disse, não pode ser comparado ao mecanismo dos

O Strauss fez uma boa observação durante a apresentação: com mapas de
conceitos podemos realizar uma forma restrita de programação orientada
a aspectos.

O glossário em www.generic-programming.org fala em "retroactive
modelling", a adaptação de tipos existentes a novos conceitos sem
alterações no tipo original.

http://www.generic-programming.org/about/glossary.php

Considerando a lista de parâmetros de template como uma forma de
"limiar de encapsulamento", C++ se torna imbatível como linguagem de
programação genérica.

Pra quem manja de programação de sockets, aqui vai um trecho pra
atiçar a curiosidade:

concept SocketAddress<typename T> { };

concept_map SocketAddress<sockaddr_in> { };

template <SocketAddress SA>
int
bind (int handle, SA const& address) {
return ::bind(handle, (sockaddr const*)&address, sizeof(SA));
}

--
P.

mar...@hypequino.com

to ccppb...@googlegroups.com

> Amigo que coisa rara, marido e mulher programando em C & C++ e ainda para
> embedded? :-)

Acho que foi isso que nos uniu hahahahaha... falando sério, é legal poder conversar sobre coisas de serviço, ir a seminários desse tipo juntos e ambos comentar as coisas... sem o outro ficar com aquela cara de "mas o que ele está falando?"

> Legal! Toda colaboração é sempre valiosa, fique atento aos nossos call for
> papers.

Onde é divulgado isso? Aqui na lista?

> É isto mesmo! Nos encontramos lá.

Marcado!

Marcelo Castellani

to ccppb...@googlegroups.com
> [...]
> tecnologia.
>
> É bom ver todo mundo boiando junto, e se apoiando depois nos coffee-

Pedro, concordo contigo, e pelo número de mails que eu, novato, estou
mandando, acho que estou tumultuando... mas as vezes isso pode afastar
um cara da linguagem... imagina um cara de faculdade que tá aprendendo C
vendo concepts... o cara fica mais perdido que cachorro que caiu de
mudança...

Mas vc também tem razão... e, quem sabe, o meio termo entre concepts e o
hello world seja bom em uma ou duas palestras...

grd

to ccppbrasil

achei o evento muito bom e importante para todos que ali estavam
presentes, pena qua alguns assuntos eram um pouco aprofundado para
mim, talvez não para muitos outros...seria interessante um evento como
assunto para iniciantes e tal...

creio que seja extremamente importante a realização de diversos
encontros como este.

Deliciosos coffe-breaks, pena que comparecei no evento no período da
tarde apenas...perdi os da manhã..

outra coisas, quem tirou a foto a foto no final com o pessoal na
frente da placa da microsoft?tem como disponibilizar?

abraços..

/* Alberto Fabiano */

to ccppb...@googlegroups.com
2008/10/10 grd <grd...@gmail.com>:

As fotos serão disponibilizadas num album on-line, assim que eu
recebê-las e eu tiver um tempinho, elas será disponibilizadas junto
com os albuns contidos em:

http://picasaweb.google.com/ccppmeetings

> abraços..

FG

to ccppb...@googlegroups.com
Opa,

Primeira vez que alguém tira uma foto legal minha num evento, o
fotógrafo é muito bom mesmo! kkk

Esta foto do grupo ficou quase perfeita, se não tivesse aquela
faixa de corredor na frente do pessoal... na hora eu até pensei em
tirar, mas não fiz e agora noto que ela atrapalhou.

Curiosidades: o Alberto está com uma indiscutível cara de
revolucionário intelectual, pois com uma camiseta de phi...
o Strauss mais uma vez fez aquela expressão de maluco
o André está muito estranho com aquela
camiseta plug and play
Não dá para ver o autógrafo do Herb Sutter no
livro do Lamarão, tinha mesmo? :-)
Fica nítida a presença feminina no evento...

Quantos programadores estiveram presentes?