Fwd: [estudiolivre] Digg, HD-DVD, AACS, DMCA e a revolta das massas

Lucas Alberto

to barcam...@googlegroups.com

----
Digg, HD-DVD, AACS, DMCA e a revolta das massas
Fonte: http://www.joio.com.br/?q=node/1442

Revolução no Digg! Neste exato momento, 5 minutos para as 3 horas da
manhã dia 02 de maio de 2007, o site Digg acabou de sair do ar. Poucos
minutos antes, só dava um assunto na primeira página: 09 F9 11 02 9D
74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0.

Esse conjunto de números e letras é uma chave de criptografia
utilizada no sistema de DRM do HD-DVD, o AACS. Por pressão industrial,
posts e links contendo a chave foram removidos silenciosamente do
Digg, e as contas dos usuários que os haviam postado banidas. Assim
que a comunidade ficou sabendo disso, rebelou-se e TODOS os links da
primeira página do Digg passaram a ser sobre a chave. Continham ou a
própria chave, ou links para ela, em diversos veículos, como músicas e
imagens. Uma busca Google pela chave (com e sem hífens) dá uma idéia
do estrago. A chave já está, é claro, na página de abertura dos nossos
suecos favoritos. E até em nome de domínio:

http://09-f9-11-02-9d-74-e3-5b-d8-41-56-c5-63-56-88-c0.com/ .

E, é claro, é sempre possível expressar a chave em binário. E
escondê-la em lugares inusitados. Repete-se a história do DeCSS, só
que em maior intensidade. Na época dos problemas envolvendo o DeCSS,
camisetas com o código do programa foram impressas, e também houve a
célebre conversão do código em um número primo, o "primo ilegal".

Trata-se de uma manifestação bastante relevante de desobediência
civil, que demonstra bem como tem bastante gente insatisfeita com os
abusos cometidos em nome da idéia já tão frágil de "propriedade"
intelectual. É claro que a chave em si não é objeto de qualquer
direito de propriedade intelectual, mas como ela pode ser utilizada
para violar uma medida técnica de proteção, cai na rede do DMCA, e a
MPAA tem mandado notificações alucinadamente na tentativa de tirá-la
da Internet. Mas é aquela história...o gato saiu da sacola, o gênio
saiu da lâmpada etc.

Enfim, galera...se bobear, 09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56
88 C0 é o novo 4 8 15 16 23 42. Acho que vou remover as letras e
apostar na loto.

ATUALIZAÇÃO: Kevin Rose, fundador do Digg, desistiu de lutar e aderiu
à campanha dos usuários:

Kevin Rose escreveu:
So today was a difficult day for us. We had to decide whether to
remove stories containing a single code based on a cease and desist
declaration. We had to make a call, and in our desire to avoid a
scenario where Digg would be interrupted or shut down, we decided to
comply and remove the stories with the code.

But now, after seeing hundreds of stories and reading thousands of
comments, you've made it clear. You'd rather see Digg go down fighting
than bow down to a bigger company. We hear you, and effective
immediately we won't delete stories or comments containing the code
and will deal with whatever the consequences might be.

If we lose, then what the hell, at least we died trying.

Acho que entre virar objeto de ódio e virar um mártir internético,
Kevin Rose preferiu a última opção. Ele corre o risco de perder muita,
muita grana. Mas ganhou meu respeito, e o de muita gente.
-----

Solon Brochado

to barcam...@googlegroups.com
via lucas:

> Acho que entre virar objeto de ódio e virar um mártir internético,
> Kevin Rose preferiu a última opção. Ele corre o risco de perder muita,
> muita grana. Mas ganhou meu respeito, e o de muita gente.

eu achei lamentável a atitude dos usuários do Digg, que como disse lá
no meu blog me lembrou o pessoal do MSLT invadindo e destruindo o
congresso no meio do ano passado.

além disso, não consigo ver tamanho heroísmo por parte do Kevin Rose.
ou eles cediam aos usuários, ou teriam que tirar o Digg do ar de
qualquer jeito e cancelar a conta de milhares de diggers (porque,
obviamente, estes continuariam postando a história indefinidamente),
efetivamente mandando embora os responsáveis pela popularidade do
site. entre a certeza e a dúvida, depois de uma conversa com seus
advogados, ele escolheu a segunda.
--
=============
Solon Brochado

Paolo Dodet

to barcam...@googlegroups.com
Caro Solon,

Embora respeitando a opinião de todo mundo, de verdade, não consigo entender tua colocação.

Não consigo entender o paralelo que fazes entre o pessoal do MSLT e os usuários do DIGG. Desculpa minha cegueira, mas será que poderias ser mais esplícito? Sem comparações, paralelos, metáforas, sinédoques ou outras figuras retóricas para ilustrar teu ponto de vista, por favor. Fale "na lata", esta é a linguagem que entendo melhor. Isto, claramente, se quiseres que eu entenda, senão.... que fique por isso mesmo.

Um abraço

Paolo Dodet - WEB DEVELOPMENT

Phone: +55.48.9628.5799
SkyPE: paolo.dodet

www.paolododet.com
www.noblocodenotas.com
www.sensoincomum.com

Verba volant, Scripta manent, Digitalia mutant

Solon Brochado

to barcam...@googlegroups.com
paolo:

> Embora respeitando a opinião de todo mundo, de verdade, não consigo
> entender tua colocação.

para demonstrar sua insatisfação com a atitude dos moderadores do
Digg, seus usuários resolveram, na prática, vandalizar o site e
torná-lo absolutamente inútil.

verdade que, por se tratar de um site, fica bem mais fácil varrer a
sujeira para baixo do tapete depois (e hoje o Digg já está de volta ao
seu funcionamento normal), mas o que eu vi ontem foi uma turba de
pessoas iradas fazendo o que consideraram justiça com as próprias
mãos.

Lucas Alberto

to barcam...@googlegroups.com

Eu acredito que a resistência dos usuários do Digg se manifesta da mesma forma como a confusão do caso Cicarelli.
Como o ambiente é colaborativo, está sempre aberto a estas ondas de popularidade real ou mesmo popularidade "inflada" pela tentativa de censura.

Lucasa

Paolo Dodet

to barcam...@googlegroups.com
Olhem,

O que eu penso, e fique claro que é o que eu penso e tem o valor de um pensamento individual, ou seja, não sou o dono da verdade, nem quero, cá entre nós, porém, o que eu penso é que a partir do momento em que se escolhe de criar um ambiente colaborativo, aberto, e "livre", como a rede deve se estar prontos a tudo.

Com isto quero dizer que cada pessoa é única em todos seus aspectos e, portanto, vai haver muito mais caso de desobediência civil como este, especialmente em se tratando de um público internacional acostumado a ter seus direitos respeitados. Acostumado a lutar para seus direitos.

Em meu país (Itália), nos anos '70 e '80, teve o que bem poderia ser chamada de "guerra civil", pois os choques com a polícia e o exército eram fatos cotidianos. Nunca vi em toda minha vida, tanta gente comum desobedecer ao poder e se colocar individualmente em posições contrárias ao "Status Quo".

Isto é ruim? Isto é bom? Não sei. Só sei que isto é. Isto acontece e, a partir do que acontece, temos que criar nosso mapa cotidiano da realidade, nunca, este mapa, deve ser o produto do que gostaríamos que tivesse acontecido. Isto é manipulação mental para conosco mesmos.

Não quero julgar a realidade, prefiro perceber e constatar sua existência para ter consciência do que é.

Abraços

duFelício

to barcam...@googlegroups.com
quem já olhou para o ceu hoje ?

to barcam...@googlegroups.com
Estou feliz por isso, é o 5 lugar que vejo isso,

Será que finalmente morrera o DRM ?

Paolo Dodet

to barcam...@googlegroups.com
Eu ;-)

Clóvis Montenegro de Lima

to barcam...@googlegroups.com
caro paolo,
se trabalhamos a produção do saber como algo não demarcado pela verdade, não damos valor a verdade ou qualquer outro ideal metafisico.
o saber é o conceito que funciona, dizia deleuze.
isto tudo posto, concordo com seu argumento central: quem está na chuva pode se molhar!
mas produção colaborativa não precisa ter estética operária.
precisamos combinar de conversar sobre toni negri.
forte abraço,
clóvis

Checked by AVG Free Edition.

Paolo Dodet

to barcam...@googlegroups.com
Olá Clóvis,

Se fosse estética operária, teríam assaltados os servers da RIAA e das Majors. ;-)

Nada disso.

Mas você entendeu o ponto central, o a respeito da chuva e do ficar molhado. É disso que se trata.

A respeito da verdade, bom, ela existe, mas somente como experiência individual e indescritível, não coletiva e reproduzível em laboratório e desta forma nunca vai ter um valor para a academia e nem a academia para ela, e isso é muito bom.

Marcelo Träsel

to barcam...@googlegroups.com
acho que tem uma boa discussão aí. o congresso é um bem público, na
medida em que foi construído com grana do contribuinte. o digg também
é um bem público, ou deveria ser, já que se aproveita do trabalho de
milhares de usuários para funcionar. como bens públicos, tanto o
congresso quanto o digg precisam ter seu uso regulado para que possam
continuar atendendo aos interesses da maioria dos usuários.

nesse sentido, o solon está certo.

a questão é saber qual o contrato do digg com seus usuários. se dizem
aos participantes que eles podem escolher o que será a manchete, então
têm de se sujeitar à vontade deles. afinal, são a fonte de todos os
milhares de dólares que o kevin rose ganha. acho injusto mudar as
regras para proteger o patrimônio ganho se apropriando do trabalho
coletivo. se houvesse uma sentença, seria outra história, mas foi
apenas uma notificação dos advogados das empresas.

no mais, acho que o kevin rose se mostrou um covarde. primeiro arriou
para os advogados, depois não foi capaz de manter a posição.

--
______________
marcelo träsel

m a r t e l a d a
http://www.insanus.org/martelada
garfada
http://www.insanus.org/garfada
conversas furtadas
http://www.insanus.org/conversas

Paolo Dodet

to barcam...@googlegroups.com
O congresso é uma instituição, o bem público é o prédio.

O Digg é uma empresa e, como tal, é propriedade de quem a constituiu, legalmente.

Se você vier e me disser que a minha empresa foi constituida graças ao trabalho de outras pessoas que me ajudaram, além de mim, e com o dinheiro dos clientes e, por isso, é um bem público.... bom, vou ter que continuar? ;-)

Discutir do sexo dos anjos é bom, mas que pelo menos se fale de sexo, senão estou fora.

Marcelo Träsel

to barcam...@googlegroups.com
> [...]
> dos clientes e, por isso, é um bem público.... bom, vou ter que continuar?

acho que tem uma grande diferença entre empresas como digg, stumble
upon ou qualquer outro projeto colaborativo e a tua empresa, por
exemplo. eles existem APENAS porque as pessoas doam seu tempo para
fazê-los funcionar. nada contra o kevin rose ficar rico com isso,
afinal ele tem o mérito de ter criado a idéia e ter mantido ela
funcionando, o que não é fácil. só acho que esse tipo de empresa tem,
sim, uma responsabilidade maior com o público do que uma empresa
comum. se não quer ter responsabilidades, ele pode pagar pelo trabalho
dos usuários.

Paolo Dodet

to barcam...@googlegroups.com
O Digg frunciona APENAS porque o Kevin Rose a fundou. Period.

Marcelo Träsel

to barcam...@googlegroups.com
sei. e se ninguém mais resolver colaborar?

Clóvis Montenegro de Lima

to barcam...@googlegroups.com
ele muda de ramo.
ou encontra novos colaboradores...