O que falta no B2evolution sugestões?

AP

to b2evolution-pt
Eu sou usuário do Wordpress e gostaria de ter ele com uma cara de cms!
É bem complicado separar conteúdo sei que existe o Wordpress MU
(WUWP), mas ele é muito ruim de se trabalhar e ainda não recebe a
mesma atenção que o wordpress. Esta é a chance do B2evolution tem de
fazer frente e tomar um pouco do mercado que o wordpress pegou graças
aos blogs gratuitos deles, o erro do movatable type, e o askimet bem
no boom dos spamers.

Algumas perguntas:

O desempenho do b2evolution é melhor que o wordpress no carregamento,
requisições etc?
O código do b2evolution é mais limpo e sem tanta gambiarra como do
wordpress? (seria próximo ao Drupal)

Agora sugestões que poderiam melhorar o b2evolution não sei se ta
incluído na próxima versão (alias quando sai?)

- Editor WYSIWYG visual parecido com o do wordpress com possibilidade
de ver o código fonte da edição e um preview na própria pagina de
edição a la ajax. (removeram do wordpress o preview na mesma pagina
usada em versão abaixo da 2.0 se não me engano)

- Para adicionar imagens no B2evolution achei ruim, pois não consegui
escolher outros tamanhos de imagem, ou tem que usar aquele tal de
evocache mesmo? E não foi possível linkar tamanho de imagens
automaticamente digamos que coloque uma imagem em 800x600 e ela deve
gerar outras 2 tipo 400X300 e outra 80x80, no texto usuaria a 400x300
ao clicar nela ela me levaria a de 800x600.

- Editor de temas (skins) pelo próprio site

- Plugins importantes:

Plugin "Wordpress Thread Comment" - Ao responder o comentário do
visitante um email é enviado para o avisar e a resposta fica em baixo
do comentário, fica parecido com fórum de discussão, bem organizado.

Plugin "WP-Notable" para usuários favoritar o blog em seus sitemas
favoritos como digg, rec6 etc.

Plugin "Related Posts" seria um "leia também" associando palavras do
titulo ou dentro do texto para sugerir outros textos para o leitor.

Plugin "FeedBurner FeedSmith" - Redirecionar o feed para serviços como
Feed Burner assim economiza banda.

Plugin "Wp-cache" - Cria cache para o blog poupando banda parece que o
b2evolution na próxima versão trara gerenciamento de cache.

O b2evolution tem que aproveitar antes que o wordpress olhe para o MU,
pois blogueiros já estão pensando em subdominios para separação de
conteúdo, esta questão de multidioma é ótimo para quem sabe duas ou
mais linguás já que um endereço .com facilita visitas internacionais.
Basta um pouco mais de plugins e uma melhora nas facilidades a
sugestão seria analisar, o wordpress, movatable, drupal e trazer o que
a de melhor nelespar o b2evolution assim ele pode evoluir bem mais.

Que tal juntar sugestões bem pensadas e explicadas e mandar para o
desenvolvedores tornando o b2evolution cada vez melhor?

Walter Cruz

to b2evolu...@googlegroups.com
2008/11/27 AP <ap...@ig.com.br>

> [...]
> fazer frente e tomar um pouco do mercado que o wordpress pegou graças
> aos blogs gratuitos deles, o erro do movatable type, e o askimet bem

Oi Ap (qual é o seu nome?)!

Um aposto, já fiz algumas coisas com wordpress usando ele mais como um
portal. Veja, por exemplo, o http://www.china2008.inf.br/ . Essa
semana descobri um outro site, bem bacana tb, feito com o wordpress, o
http://noticias.gospelmais.com.br/ .

Mas concordo com vc, uma das forças principais do b2evolution está no
ser multiblog.

> Algumas perguntas:
>
> O desempenho do b2evolution é melhor que o wordpress no carregamento,
> requisições etc?

Não sei, nunca testei. Preciso tirar um tempo pra testar!

> O código do b2evolution é mais limpo e sem tanta gambiarra como do
> wordpress? (seria próximo ao Drupal)

Sim. Aliás, extremamente limpo. O código é todo orientado a objetos.
Por exemplo, cada post é um objeto e, cada atributo é realmente um
atributo do objeto. Assim, tempos $post->title, $post->author,
$post->urltitle . O código é muito bem organizado e bem comentado - a
maior parte está coberta por phpdoc. O François Planque é extremamente
meticuloso em relação a qualidade do código. Algumas vezes ele já
rejeitou patches meus por estarem com identação mal-feita, ou por as
vezes por ter enviado minhafuncao($teste) quando o padrão do
b2evolution é minhafuncao( $teste ) (repare os espaços, antes e
depois.). Então, sim. é muito organizado MESMO. Outro exemplo, Plugin
é uma classe, para criar um Plugin é preciso herdar a classe e
implementar os métodos que vc quer). Tudo isso está documentado
(phpdoc) aqui: http://doc.b2evolution.net/

> Agora sugestões que poderiam melhorar o b2evolution não sei se ta
> incluído na próxima versão (alias quando sai?)

Boa pergunta, não sei :) O François mudou da França pros Estados
Unidos, e está numa fase de adaptação lá, então, as coisas estão um
pouco nebulosas nesse ponto :)

> [...]
> edição a la ajax. (removeram do wordpress o preview na mesma pagina
> usada em versão abaixo da 2.0 se não me engano)

Então, existem algums plugins que fazem isso. Pra TinyMCE
(http://manual.b2evolution.net/Plugins/tinymce_plugin) . Existem
também um plugin para Yahoo RIck Text Editor
(http://www.blog.hemminga.net/index.php/2008/04/18/yahoo-rich-text-editor-plugin?blog=8)
e existe um plugin para fckeditor no repositório, que segundo
reportado no fórum, funciona bem tb
(http://sourceforge.net/projects/evocms-plugins/ - aliás, esse
repositório é bem interessante).

> [...]
> gerar outras 2 tipo 400X300 e outra 80x80, no texto usuaria a 400x300
> ao clicar nela ela me levaria a de 800x600.

Isso é algo que eu sinto falta mesmo. Quando ao tamanho do thumbnail,
é configurável no skin que vc está usando. Por exemplo, dê uma olhada
na pasta skins, em _item_content.inc.php:

$params = array_merge( array(
'before_images' => '<div class="bImages">',
'before_image' => '<div class="image_block">',
'before_image_legend' => '<div class="image_legend">',
'after_image_legend' => '</div>',
'after_image' => '</div>',
'after_images' => '</div>',
'image_size' => 'fit-400x320',
'before_url_link' => '<p class="post_link">'.T_('Link:').' ',
'after_url_link' => '</p>',
'url_link_text_template' => '$url$',
'before_more_link' => '<p class="bMore">',
'after_more_link' => '</p>',
'more_link_text' => '#',
), $params );

> - Editor de temas (skins) pelo próprio site

Bom, pra mim não é interessante, mas sei que muitas pessoas usam e gostam :)

> [...]
> visitante um email é enviado para o avisar e a resposta fica em baixo
> do comentário, fica parecido com fórum de discussão, bem organizado.

Existe um plugin que faz isso, mas novamente, eu não o testei :)
http://waffleson.co.uk/2007/03/nested_comments

> Plugin "WP-Notable" para usuários favoritar o blog em seus sitemas
> favoritos como digg, rec6 etc.

Eu fiz um porte do sharethis, conhece? Bastaria a gente pedir pra
adicionarem as redes sociais brasileiras. Mas posso dar uma olhada
nesse WP-Notable, eu não conheço ele.

> Plugin "Related Posts" seria um "leia também" associando palavras do
> titulo ou dentro do texto para sugerir outros textos para o leitor.

Eu fazia isso de uma forma muito gambiarrada, mas sim, seria muito
útil de ter como plugin.

> Plugin "FeedBurner FeedSmith" - Redirecionar o feed para serviços como
> Feed Burner assim economiza banda.

Esse já estará presente no core da próxima versão :)

> Plugin "Wp-cache" - Cria cache para o blog poupando banda parece que o
> b2evolution na próxima versão trara gerenciamento de cache.

Sim, a próxima versão terá um sistema de cache. Inclusive, pelo que me
lembro, se inspiraram no WP-Cache.

> [...]
> sugestão seria analisar, o wordpress, movatable, drupal e trazer o que
> a de melhor nelespar o b2evolution assim ele pode evoluir bem mais.

Concordo!

> Que tal juntar sugestões bem pensadas e explicadas e mandar para o
> desenvolvedores tornando o b2evolution cada vez melhor?

Ótima idéia! Quem mais tiver sugestões ou reclamações, pode postar. Eu
posso ou tentar encontrar um tempinho pra ajudar com código ou
repassar essas questões para o evoteam.

--
[]'
- Walter