Walter Cruz - b2evolution

to b2evolu...@googlegroups.com

Walter Cruz - b2evolution

Duas dicas sobre RSS

Da minha infinita lista de dicas para wordpress que eu encontro por aí, que eu pretendo mostrar o equivalente no b2evolution. Essa eu tirei de http://www.anieto2k.com/2008/12/10/toma-el-control-de-los-rss-de-tu-wordpress/ , e vou falar apenas dos itens 3 e 4 lá, já que os itens 1 e 2 iriam requerer um pouco de hacking. Se alguém se interessar em saber sobre o item 1 e 2, mande um comentário

Mostrar um rss externo no blog

Essa é fácil. Basta instalar o plugin Am rss reader e adicionar um widget no seu blog.

Desabilitar o feed

Pode der feito em cada blog, dentro de Opções do Blog -> Recursos ->Feeds RSS/Atom, marcando a opção sem feeds.

You are subscribed to email updates from Walter Cruz - b2evolution
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Walter Cruz - b2evolution

to b2evolu...@googlegroups.com

Atualizando seu skin pro 3.x: posts de introdução e posts em destaque

Antes de colocarmos a mão na massa, um exemplo de como fica essa funcionalidade. Veja os links abaixo:

Os textos exibidos acima, dentro da caixinha, são ou os posts em destaque ou posts de introdução. Veja também a página do manual do b2evolution que fala sobre os posts de introdução.

Essa é uma das características da série 3.x que exigem uma pequena adaptação do skin para funcionar. Se o seu blog usa algum dos skins padrão incluídos no b2evolution, nenhuma alteração será necessária, já que todos os skins da série 3.x já suportam todas as novas funcionalidades.

Primeiro, procure no seu skin a seção que faz o loop pelos posts. Ela começa geralmente assim:

while( $Item = & mainlist_get_item() )

Antes dessa seção, vamos incluir o bloco de código que irá exibir o post de introdução/em destaque

<?php
// Go Grab the featured post:
if( $Item = & get_featured_Item() )
{    // We have a featured/intro post to display:
 // ---------------------- ITEM BLOCK INCLUDED HERE ------------------------
 skin_include( '_item_block.inc.php', array(
 'feature_block' => true,
 'content_mode' => 'auto',        // 'auto' will auto select depending on $disp-detail
 'intro_mode'   => 'normal',    // Intro posts will be displayed in normal mode
 'item_class'   => 'featured_post',
 'image_size'     =>    'fit-400x320',
 ) );
}
?>

Para facilitar, podemos copiar o arquivo _item_block.inc.php já existente em algum skin padrão (como por exemplo, o evopress) para dentro da pasta do nosso skin.

Isso irá criar e exbir a caixa com a classe de css featured_post, que você pode usar para aplicar alguma formação diferenciada ao seu post de introdução.

É isso. Com esse segundo post, completamos o que era necessário para atualizar seu skin para o b2evolution, lembrando que os skins criados para a série 2.x irão funcionar, mas sem os posts em destaque e sem as melhorias de SEO em meta-descrição e meta-keywords para cada post.

Eu sei que o tema de criação de skins no b2evolution pode ser um pouco complexo (devido ao sistema de widgets e contâineres e ao detalhamento que pode incluir arquivos específicos para a listagem de posts, para um post específico, para uma página específica). Em breve abordarei esse assunto em mais detalhes.