Astronomia em Portugal: uma actividade fora de foco?

Samuel Coelho

to AstroPT
Numa pesquisa pelo google encontrei este documento (link:
http://web.ist.utl.pt/orfeu.bertolami/Astronomia07.pdf ) que a meu ver,
de leitura interessante.
A Astronomia já foi uma prioridade. No entanto, actualmente, nem lá
perto. Pelo menos eu tenho essa ideia.
O que vocês acham? Acham que a Astronomia em Portugal é fraca?
Quem quiser ser astrónomo, astrofísico e afins, tem que forçosamente
sair de Portugal?
Eu acho que sim mas, outros terão mais elementos que eu para se poderem
pronunciar acerca deste assunto.
Digam de vossa justiça o que pensam disto.
Está lançado o tema para a mesa. ;)

--
Cumprimentos
Samuel Coelho

Pedro Seixas

to astr...@googlegroups.com
O Prof. Orfeu Bertolami é uma autoridade em cosmologia e tem um extenso currículo. Editou um bom livro chamado "O livro das escolhas cósmicas" e é professor no IST. Com certeza que conhece bem a realidade portuguesa e sabe do que está a falar e realmente é uma pena que as coisas tenham estagnado. A  Astronomia como área de investigação não é uma prioridade em Portugal (pelo menos é essa a noção que eu tenho).

Cumps

João Pedro Seixas

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Eu arrisco a dizr que toda a investigação cientificaem portugal não é prioritária... Embora tenhamos "boas cabeças" por cá e lá fora (que "fugiram" sabe-se lá porquê...) :P

Abraço,
Nuno Coimbra

2008/10/29 Pedro Seixas <jpse...@gmail.com>

--
http://www.8minutos-luz.com
http://www.astropt.org

Antes de imprimir este email, pense se tem mesmo de o fazer. O Meio Ambiente agradece!

mart...@portugalmail.pt

to astr...@googlegroups.com
Bem, na minha opinião, quem quiser fazer astronomia em Portugal pode fazê-lo,
mas existnão é fácil, uma vez que existe uma grande dificuldade em arranjar
bolsas de investigação, principalmente da FCT... Provavelmente esta é uma das
razões que leva a astrónomos portugueses para o estrangeiro...

Marta
Continua a preferir gastar mais?
Compare o preço da sua ligação à Internet
http://acesso.portugalmail.pt/compare

Jose Saraiva

to astr...@googlegroups.com
Em tempos houve um programa da FCT chamado PDCTE (Programa Dinamizador das Ciências e Tecnologias do Espaço, se bem me lembro). Acabou. Não foi continuado, nem substituído. Financiou alguns projectos de investigação... Não financiou outros, é sempre assim.
De resto, há dois anos que não há concurso de projectos, e apesar de alguns zunzuns, a verdade é que não se vê nada... Em nenhum campo de investigação. As bolsas, pelo seu lado, não são aumentadas há... ui, sei lá quantos anos. Posso dizer que há 10 anos, quando tinha uma bolsa de mestrado (nesse tempo havia) ganhava aproximadamente o mesmo que agora, com uma de doutoramento... Pena que as coisas (e as prestações da habitação) tenham aumentado entretanto... Se calhar devia ter ido para caixa de supermercado, como dizia um amigo meu... ;-)
Quanto ao GPE... hum, continuo a não ter nada a dizer.
A ideia de um Instituto de astronomia parece andar no ar, a julgar por este texto do Orfeu. Se algum dia se concretizar, veremos o que abarca - se for uma coisa só para físicos e cosmólogos, bem podem ir fazer a festa para outro lado, pelo que me diz respeito.
Quanto ao investimento científico português no espaço, já se ouviu falar do GAIA, e do detector construído em Portugal. Infelizmente, quanto ao SP2 (de que se falou por aqui em tempos mais ou menos recuados), bom, talvez um dia a FCT se digne a dar uma resposta oficial. Claro que nessa altura a resposta será meramente retórica. Apesar do recente atraso do ExoMars, não me parece que haja ainda alguma hipótese de salvar alguma coisa. Mesmo que ainda haja nomes portugueses como Co-Is do instrumento. O triste desta história foi ter feito um comunicado de imprensa a dizer que se estava a planear isso num momento em que já se tinha tornado claro que não se ia a lado nenhum... Mas enfim, isso são histórias de outros rosários...

Abraços
Zé S

Francisco Gomes

to astr...@googlegroups.com
Boa tarde vizinho !

Fazer carreira como astrónomo em Portugal  ?!   Até hoje,  só gastei :)

Os astrofísicos que conheço  quase se queixam do mesmo.  A realidade é esta :   somos uma minoria !

A minha opinião: tente escolher um curso que dê dinheiro e dedique-se à astronomia nas horas vagas; algum tempo há-de aparecer.

Francisco

Samuel Coelho

to astr...@googlegroups.com
Há bons portugueses na astronomia. Porém, não no seu país de origem. É
esta a triste realidade que tenho vindo a constatar.
Quem quiser seguir nessa área, o estrangeiro será a melhor opção.
Adoraria seguir a astronomia como profissão mas, sei que não será
possível aqui.
Talvez tente a minha sorte lá fora, se tal puder ser. Se não... Deixo-me
estar no meu cantinho, a ganhar para o essencial e pouco mais e a fazer
algo que não goste tanto mas enfim. Temos que nos conformar. :(
Quando penso em casos como o do Carlos, dá-me vontade de lutar e seguir
com toda a força sem medo de arriscar. No entanto, há que perceber que
não somos todos iguais. O Carlos lá conseguiu e pelo que me apercebi com
sucesso. Eu tanto puderia ser como não, um caso de sucesso.
A Astronomia será um hobbie. Só e apenas isso. :( Um hobbie ao qual me
dedicarei com todo o empenho.
--
Cumprimentos
Samuel Coelho

mart...@portugalmail.pt

to astr...@googlegroups.com
" A minha opinião: tente escolher um curso que dê dinheiro e dedique-se à
astronomia nas horas vagas; algum tempo há-de aparecer."

Bem, eu sou uma romântica, acho que se deve seguir os nossos sonhos
independentemente de dar ou não dinheiro. Eu sei que a vida real pede dinheiro,
mas não nos podemos render, temos de lutar...

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Samuel, quando o Carlos chear aqui e ler isto, vai-te bater tanto... lol

O que ele fez está ao alcance de mais pessoas do que imaginas. ;)

Ele, melhor q ninguém te poderá esclarecer, mas de facto há muitas portas. Tu é que deves perceber se é importante (e até que ponto) uma carreira cientifica ou não para a tua vida, se for mesmo isso que queres, não deves desistir.

Dou.te como exemplo o meu caso. Sempre fui apaixonado por ciência. E por tecnologia (e a informática então...:D). Quando chegou a altura de decidir, escolhi o caminho que mais me apelava ao coração e à razão: Informática. E fiquei por cá. Mas isso sou eu... ;)

Abraço,
Nuno Coimbra

Francisco Gomes

to astr...@googlegroups.com
! :)

Olá Marta !

Os meus filhos também sonharam até demais,  tirando os cursos que gostaram e depois  outros que desgostaram e..., com todo o prazer meu, claro, ainda vivem às minhas custas :)

Saíram a mim, claro, só que em tempos tive alguém que me "empurrou" e agora sou astrónomo  ou falo com eles, ....digo: tanto faz ou vai dar ao mesmo :))

Também reconheço que a vida está mesmo MUITO difícil para a juventude actual e qualquer opção é sempre um risco. Claro que, sem sacrifícios, não se consegue nada nem cá nem noutro país....

Francisco

Samuel Coelho

to astr...@googlegroups.com
Não vai nada. lol.
Tal como tu Nuno, também tenho uma paixão por informática. No entanto,
essa paixão já foi mais intensa. Antes via os computadores como uma
forma de vida. Hoje, são bons auxiliares de trabalho e provedores de bom
entretenimento. São uma parte bastante importante para qualquer um que
não queira ser info-excluído. E uma ferramenta de que usufruo bastante.
Continuo a gostar mas, estou a desenvolver uma grande paixão por
ciência. E questiono-me muitas vezes: O que são os computadores ou outra
coisa qualquer, ao pé de uma área tão vasta e fascinante como a
astronomia?
Como jovem que sou, e estudante, o meu futuro ainda é bastante incerto e
ideias são muitas, as certezas é que teimam em não vir ao meu encontro.
Mas a vida dá muitas voltas. Talvez eu faça dos computadores a minha
vida e tenha um hobbie fantástico como a astronomia. Ou então vá mais
além, em busca de um carreira científica.
Desde já obrigado pela atenção e respostas a este e-mail. ;)
--
Cumprimentos
Samuel Coelho

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Vamos lá a ver se consigo responder a tudo o que li....

A FCUP tem uma das melhores licenciaturas em AstroFísica.
Se quiserem tirar astrofísica, então nem pensem 2 vezes!
Existe em Portugal e é excelente.

O artigo é muito mais englobante que somente essa licenciatura.
Basicamente o artigo ressalva o sistema falhado de educação universitária que existe na "velha Europa" (como diria o Bush).
E esse para mim é o ponto fulcral.
Eu queria astronomia, mas de uma forma englobante, e não limitada a matemática e física.
A professora e educadora Duckworth disse há uns anos algo deste género:
"a escola é uma fábrica destinda a castrar a criatividade dos alunos"

Eu tirei uma licenciatura (agora seria mestrado) em Portugal, e não me ensinou nada para o trabalho.
Além de limitar o conhecimento aos alunos, as universidades não têm laços com a indústria, ao contrário de outros modelos educacionais noutros países (há livros bons sobre este assunto, incluindo escritos por portugueses no estrangeiro).
Esta falta de laços, esta independência bacoca e falhada das universidades, leva aos alunos acabarem as licenciaturas e por aí ficarem. Levando aos problemas futuros levantados no artigo.

Quanto ao sucesso é uma coisa relativa, depende dos objectivos
Eu ainda não fui a Marte e muito menos a Vega, nem sequer encontrei o "Spock", daí que tou muito longe do sucesso!!! ;)

A resposta sobre computadores ou astronomia é absurda.
Vejam no SETI quantos são Astrónomos e quantos são Informáticos.
Vejam na NASA quantos são astrónomos, comparados com engenheiros, informáticos, etc.
Esta mentalidade portuguesa (e europeia), que se vê nas universidades, que o conhecimento tem que ser limitado a uma área e que só há uma via para se chegar a um certo sítio, é castradora, narrow-minded, close-minded, e de um tempo que felizmente não pertence ao século XXI.

Fui falado nesta thread, mas como o Nuno disse, eu não fiz nada de especial. Conheço milhares de portugueses que fizeram o mesmo e são mais do que aqueles que imaginam!
Tal como a Marta, eu também acho que devemos sempre seguir os nossos sonhos, independentemente de dar ou não dinheiro.
Há cerca de uma década atrás recebi uma oferta de emprego na minha área na altura (Gestão Financeira) para ganhar várias centenas de contos (milhares de escudos - na altura ainda eram escudos) por mês. Na altura, uma enormidade de dinheiro. Mas o meu sonho não era ter mais dinheiro. Segui o meu sonho (tirar Astronomia à minha maneira com uma visão alargada e à minha medida). Daí que para mim o dinheiro é uma falsa questão - de quem não tem mais nada a dizer (daqueles que dizem que é preciso ter $$ pra sair do país, ou daqueles que dizem que só se sai do país por dinheiro).

Para mim, a escolha era simples:
- fazer o que EU quero ou limitar-me a fazer o que os outros querem que eu faça?
- escolher eu ou deixar os outros escolherem por mim?
Este também foi um factor importante.
O que se vê mais em Portugal é pessoas a queixarem-se da vida. Mas queixarem-se porquê? Foi a escolha que tomaram! Quem se queixa que ganha pouco, trabalha muito, etc, que passe menos tempo a queixar-se e aproveite esse tempo pra mudar de vida e ser feliz!
Darem desculpas/razões para não mudarem nada e continuarem pela vida a queixarem-se, então merecem o que têm. E não culpem este ou aquele, este emprego ou aquele patrão, culpem é as suas próprias escolhas, o seu próprio julgamento. Em vez de apontarem o dedo para o exterior, assumam as responsabilidades - e ao fazerem-no tomem o controlo da sua própria vida!
Pois, eu também saí de Portugal devido à mentalidade das desculpas que existe em Portugal.

Ou seja, penso que é bastante limitador dizer que se deve fazer isto ou aquilo devido a um simples factor.
Normalmente é um conjunto de factores que faz uma pessoa seguir um caminho ou outro.
Mas, Samuel, escolhas o que escolheres, dá 100%, e escolhe para seres feliz!

Carlos

Jorge Almeida

to astroPT
Olá

Li integralmente o exposto pelo Carlos e só posso concordar na
íntegra. O Carlos fez a melhor escolha possível: fugiu de nós. :D lol
Bem, agora, a sério: o país precisa de uma muito melhor gestão dos
cursos existentes. Há que redefinir as prioridades prementes ao país.
Refiro a uma remodelação de cursos que já pouco têmn a ver com o
mercado de trabalho ou que atiram milhares para o desemprego; e tal
remodelação passaria, por exemplo, em limitar mais as entradas ou
mesmo retirar radicalmente cursos em que haja um excedente.
HÁ TANTAS ÁREAS em desenvolvimento: nanotecnologia, biotecnologia,
lasers, etc, etc, áreas que deveriam ser mais cultivadas por cá. E
como, diz o Carlos, deveria haver uma maior ligaçao com o mercado de
trabalho. Contudo, é complicado mexer em interesses já muito
instalados e enraizados. Quem combate isso?

Astrofísica é um curso muito interessante e para quem gosta das
ciências, penso que haja poucos cursos tão interessantes quanto esse.
Concordo muito com o ponto de vista do Carlos. E por que não?
Portanto, força! :)

Um abraço,
Jorge Almeida

mart...@portugalmail.pt

to astr...@googlegroups.com
Carlos:
Assino por baixo ;)

Marta
O email preferido dos portugueses agora com
2 000 MB de espaço e acesso gratuito à Internet
http://www.portugalmail.pt/2000mb

Samuel Coelho

to astr...@googlegroups.com
Gostei muito de ler Carlos. Muito bem dito. ;).
Quando o Carlos recebeu a tal proposta, se fosse um português (com mentalidade portuguesa), mesmo que detestasse a área em questão, teria aceitado sem pensar duas vezes. Como se costuma dizer, o dinheiro move montanhas.
Porém, as palavras do Carlos e dos outros, tocaram-me bastante. ;).
Uma coisa é certa. A minha prioridade máxima neste momento: dedicar-me à minha profissão actual (estudante). :D

--
Cumprimentos

Samuel C.

Francisco Gomes

to astr...@googlegroups.com
Olá vizinho Sam:

Não acredite muito dos astrónomos !  Só....  querem é vê-lo falido :-))

Uma roullote ambulante nas estações do concelho da Moita e... subúrbios,  às horas de ponta, com cachorros e bifanas quentes,  é... que dá !     Mais: como agora os comboios, a partir das 21:00, já levam os bancos vazios, ainda consegue umas boas noitadas de astronomia :)

Vá por mim, se quer ser... astrónomo :)

Francisco

Jorge Almeida

to astroPT
Eu gostaria de terminar com este texto que tem algo a ver com o que
foi tratado aqui:

"Napoleão disse que o homem que jamais comete um erro jamais guerreia.
Aqueles que se contentam em apontar os equívocos e grandes erros
daqueles que estão a lutar contra as dificuldades estão a cometer,
eles próprios, o maior de todos os erros. Nada é mais fácil que achar
defeito em tudo. Não é necessário nenhum talento, abnegação,
inteligência e carácter para se estabelecer no ramo das lamúrias." de
Robert West. Tenho quase a certeza que o Carlos vai adorar ler
isto! :)

Um abraço,

Jorge Almeida

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Apliquei parte da quote num post que ando a escrever e está em Draft ;-)

Samuel Coelho

to astr...@googlegroups.com
As respostas a este post, quer do Carlos quer do Jorge, fizeram-me
pensar um pouco. :)
Muito bem dito Jorge. :)

--
Cumprimentos
Samuel Coelho

Carlos Alien

to astroPT
Por falar em ciência em Portugal, leiam este artigo do David Marçal no
Público:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1347842

e vários comentários ;)