Astrofesta 2008

astroPT

to astr...@googlegroups.com

Este fim-de-semana realiza-se, em Serpa, a Astrofesta.
O organizador, professor Máximo Ferreira, enviou-nos o programa que se encontra ainda em elaboração:

Sexta-Feira (8 de Agosto):
- toda a tarde: chegada e instalação de tendas
22:00 - Um passeio pelo céu; histórias de estrelas e constelações (Máximo Ferreira – MCUL)
- Observações do céu com binóculos e telescópios

Sábado (9 de Agosto):
16:00 - Observações do Sol com telescópios equipados com filtros especiais
18:30 – Abertura oficial da ASTROFESTA 2008
19:00 – 2009 - Ano Internacional da Astronomia (João Fernandes – OAUC/Presidente da Comissão Organizadora do Programa Nacional do AIA)
19:40 – O Observatório de Gualtar (João Paulo Vieira – ORION)
20:15 – Buracos negros (Paulo Crawford – OAL/FCUL)
21:00 – A Lua e as marés (Natália Botelho)
- Início das observações do céu nocturno
21:40 – título a definir (Orador a definir)
22:20 - Um passeio pelo céu; histórias de estrelas e constelações (Máximo Ferreira – MCUL)
23:00 – O céu coberto de poesia (Ana Maria Dias – CCV de Constância)
23:40 – Um Universo à maneira (José Matos - FISUA)

Domingo (10 de Agosto):
00:30 – título a anunciar (Orador a anunciar)
00:00 às 06:00 - Observações do céu com binóculos e telescópios
10:00 - Passeio pedestre na região de Vila Nova de S. Bento
13:00 – Encerramento da ASTROFESTA 2008

O que me apraz dizer?
É a Festa Nacional da Astronomia, e por isso, em primeiro lugar e acima de tudo deve ser apoiada e defendida!
Mas precisa, na minha opinião, de algumas melhorias. Por exemplo:
- como é que a 2 dias do evento, o programa não está totalmente definido?
- onde está o site da Astrofesta? Não o encontro. Em 2008, é caso único não haver um site que inclua todo o tipo de informações sobre o evento (direcções, programa, alojamento, contactos, fotos, etc).
- parece-me um programa pobre, sobretudo tendo em conta o nível de programa e oradores que se vê noutros encontros de astronomia em Portugal, nomeadamente o AstroPaiva (com o seu incrível site, programa, excelente vídeo, entre muitas outras informações). E é só em Setembro!

De qualquer modo... Viva a Astrofesta!
Vão a Serpa este fim-de-semana!

http://astropt.org/blog/2008/08/07/astrofesta-2008/

Blog do astroPT - a desbravar caminhos celestiais
(c) 2007 http://www.astropt.org/blog/

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Bom, o blog acha que
"Hmmm, your comment seems a bit spammy. We're not real big on spam around here.
Please go back and try again."

Por isso coloco o spam aqui na lista :-)

Um poster da astrofesta aqui:
<http://astrosurf.com/apaa/AF2008/AF08a.pdf>
indicações de percurso:
<http://astrosurf.com/apaa/AF2008/AF08Percurso.pdf>
mapa do google maps:
<http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=37.772462,-7.434214&spn=0.007336,0.01433>
página do museu de ciência:
<http://www.mc.ul.pt/mc/ea/plaepf.html>

Mesmo o mapa no google maps não é informação oficial mas bate certo com ela, de resto não se sabe muito mais.
Uma possível razão é querer-se contabilizar os participantes ao obrigá-los a contactar o museu de ciência, mas há formas mais inteligentes de transmitir esse desejo..

Abraço,

Fil.

PS - não quero criticar o sistema de spam do blog, porque um post cheio de links (como este) é quase de certeza spam!

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
ah, esqueci-me de info sobre alojamentos:
<http://astrosurf.com/apaa/AF2008/AF08Alojamento%20_2_.pdf>

Fil.

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Ahhhh procurei e não encontrei NADA! :S

Posso pôr estes links no Blog e retirar assim algumas críticas?

Não te importas, Filipe?

--- On Thu, 8/7/08, Filipe Dias <filipe.ma...@gmail.com> wrote:

> Bom, o blog acha que

> *"Hmmm, your comment seems a bit spammy. We're not

> real big on spam around

> here.*

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
À vontade!..

Eu só os achei mais ou menos por acaso a partir do link do poster, sem o pdf.

Entretanto já soube que o programa provisório já foi actualizado (não sei é onde) e que ainda vai ser mexido outra vez por causa de umas outras actividades locais..

Abraço,

Fil.

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Obrigado!!

O post já foi actualizado:
http://astropt.org/blog/2008/08/07/astrofesta-2008/

;-)

Carlos Alien

to astroPT
Alguém foi à Astrofesta??

Como foi?

Quem foram os oradores-supresa?

Como foram as palestras?

Quem quer explicar? :-)

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Eu fui!
Só consigo responder agora, porque meti umas fériazitas com menor acesso à net, e entretanto fiz asneira na conta do google, e fiquei sem poder aceder a coisas com login do google durante 24 h :-P O que faz um tipo enganar-se num link!!

Epá, é assim, eu só apanhei as astrofestas a partir da última que houve.. Não pude ir à de 2006 com muita pena, mas só fui à de 2007. Em 2007 havia vento e não montei telescópio, vi umas palestras e havia montes de gente! A gente era tanta que causou reais problemas encontrar-se um sítio para comer.
Desta vez, a inexistência de informação, levou o pessoal a desenrascar-se e encontrar um tal de "ex-posto fiscal da GNR" no google maps. Depois disto, foi uma autêntica aventura chegar lá, e eu adorei isso, por acaso! Fui ter a Vale Mortos, andei por uma estradita de terra no meio do campo até à estrada alcatroada (isto foi só para não voltar para trás e testar o mapa que imprimi), mas depois fui dar a uma autoestrada de terra (em construção) que não tinha ponte, o que pessoalmente achei muito fixe! Mas pronto, acredito que para o comum curioso pela astronomia, isto seja um pesadelo..
Cheguei lá no Sábado às 20:00, encontrei-me com 3 amigos astrónomos amadores dos Algarves, e já algumas palestras tinham passado.. Procurei saber quando era a minha, ainda faltava tempo, então fui comer qualquer coisa.
Falou o João Vieira sobre o observatório de Gualtar, a seguir falei eu sobre a foto que fiz do eclipse lunar, depois falou o Jorge Fonte sobre sistemas de coordenadas.. No meio, ainda houve música bem alta (chegava a Espanha, com certeza) por um grupo de cantares da região.. Não assisti depois a palestras durante um tempo, e no fim falou o José Matos, sobre um universo à maneira, que acho que foi uma apresentação gira! Acontece é que como já era bem noite, acabei por assistir a metade da palestra enquanto montava o equipamento do lado de fora da tenda, portanto a atenção acabou por não ser a melhor.

Em relação aos "comes", quem se registou tinha direito a 1 petisco! Infelizmente não percebi como aquilo funcionava. Percebi que o petisco era uma febra ou uma bifana.. Mas havia tanta gente de roda do local que não percebi se aquilo era uma fila para entregar a senha, se era um molho de gente para esperar a comida tendo entregue a senha. Estive lá ainda uns minutos à espera de alguém que recebesse senhas, mas como estava com fome, abandonei a refeição gratuita e fui comer um cachorro na rolote adequada.

Posto isto, o céu alentejano é uma maravilha!
Falando agora em termos mais técnicos, fiz umas imagens da nebulosa do Pacman, IC5146.. O nível do fundo (intensidade do céu) no Alentejo estava em 450 (ADU: analog to digital unit) numa exposição de 5 minutos. dois dias antes tinha feito uma imagem do mesmo objecto na Atalaia e o nível de fundo andava nos 1300. Portanto, ali na quela zona o céu era 3 vezes mais escuro que na Atalaia!
Mas pronto, isto foi só depois das palestras acabarem, que foi depois da lua se pôr, que foi depois da banda "cinzenta" que parecia humidade no céu se ter dissipado.. No início o céu não parecia ser assim tão espectacular.. Mas sem Lua, ficou mesmo! Era uma espectacularidade discreta, mas foi possível (um colega) vislumbrar uma mancha cinzenta no sítio onde fica a Nebulosa da América do Norte, com um dob de 10", e só um filtro que não era o mais indicado para a ver. Foi a primeira vez que ele viu a NGC 7000. Portanto o sítio parece ser bom!

Mas pronto, agora a minha opinião sobre a Astrofesta: Agora que já estou irremediavelmente metido na astronomia amadora, não sinto que tenha ganho muito com a Astrofesta. A Astrofesta acho que não é para mim como "aluno"..  Mas como pessoa que vai lá falar e divulgar coisas a quem ouviu muito pouco de astronomia, ou quem tem um telescópio e não sabe como funciona, ou quem é curioso por algumas coisas, isso já faz sentido.. Segundo contam os meus pais, havia nos anos 80 um pessoa que fazia programas de televisão sobre astronomia, e que a divulgava dessa forma na televisão. Essa pessoa era um tal de Máximo Ferreira, o mesmo nome que está à frente da Astrofesta! Pela descrição, esta Astrofesta encaixa-se perfeitamente no mesmo estilo de divulgação. É um real esforço de divulgação da astronomia a quem não a conhece.. Mas é curioso que quem a conhece começa a não aparecer nestas coisas. É estranho.. Mas eu próprio sinto que há algo que não joga.. Mas pronto, isto pode estar relacionado com a mensagem do Elísio Sousa..

De qualquer maneira, há aqui um ligeiro ponto que é preciso reforçar: São raras as pessoas com gosto por provas de orientação em mato alentejano e por investigação (de imagens de satélite do Google Earth e de informações parcas de juntas de freguesias e jornais alentejanos), que também gostam de astronomia ao ponto de aliarem estes gostos todos para ir a uma Astrofesta! Como é óbvio aparece pouca gente. Mas acredito que se tivesse aparecido tanta gente lá como no CCV de Constância do ano passado, que não havia forma nenhuma caber lá essa gente. Penso que o número de pessoas que lá estavam foi o melhor para as condições que havia.

Será que vou à próxima? Talvez vá por ser em Lisboa. Será que vou lá com esperança de fazer fotografia ao céu profundo, ou aprender coisas novas? Isso já duvido. Não vou lá de certeza para acampar e levar o equipamento! Vai ser uma coisa estranha, se calhar.

Abraço,

Fil.

Carlos

to astr...@googlegroups.com
--- On Tue, 8/12/08, Filipe Dias <filipe.ma...@gmail.com> wrote:

ahhh então tu foste o Filipe, orador-supresa que não constava no programa?
De que foste falar?

> Desta vez, a inexistência de informação, levou o pessoal
> a desenrascar-se e encontrar um tal de "ex-posto fiscal da GNR" no
> google maps. Depois disto, foi uma autêntica aventura chegar lá

LOLLLLLLLLLLL
axo que só tu e o Jorge se metiam nisso!!! :P
sim...porque o Jorge tambem já andou perdido no meio dos montes.... :)

>no fim falou o José Matos, sobre um universo à maneira

a tal palestra em que ela faz o sermão religioso? :P eheheh

> Mas havia tanta gente de roda do local que não
> percebi se aquilo era uma fila para entregar a senha, se
> era um molho de gente para esperar a comida tendo entregue a senha.

LOLLLL
mas afinal foi muita gente à astrofesta?
é ke me disseram que não... :S

>Segundo contam os meus pais, havia nos anos 80 um pessoa que fazia
>programas de televisão sobre astronomia

Eurico da Fonseca?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_da_Fonseca

>e que a divulgava dessa forma na televisão. Essa pessoa era um
> tal de Máximo Ferreira, o mesmo nome que está à frente da Astrofesta!

ahhhhhhh :-)

> Como é óbvio aparece pouca gente.

afinal..quantas pessoas ao todo?

Carlos ;-)

Vera Gomes

to astr...@googlegroups.com
Bom... os registos que alguém sabe.... TIve oportunidade de conhecer o Director do Arquivo da NASA a quem pedi se seria possível confirmar a presença de Eurico da Fonseca da NASA. A resposta foi que não existe nenhum registo sequer, na NASA, que Eurico da Fonseca tenha existido... Poranto, será que quando na wikipedia diz: "Nesta ocasião ficou a conhecer a indústria norte-americana da Astronáutica e todas as instalações da NASA, tornando-se a primeira pessoa não norte-americana a ter esse privilégio." estará certa ou é o que se fala mas ninguém tem a certeza?

VG

Carlos

to astr...@googlegroups.com
--- On Wed, 8/13/08, Vera Gomes <verac...@gmail.com> wrote:

> [...]
>pessoa não norte-americana a ter esse privilégio."
> estará certa ou é o que se fala mas ninguém tem a certeza?

provavelmente o que isso quer dizer é que devido ao relatório, já que estava em NY, deixaram-no fazer uma visita às instalações.
Pode ser só isso, o "conhecer todas as instalações da NASA".

"A convite do Governo americano, participou no Spaceflight Report to the Nation, em Nova Iorque (1961). Nesta ocasião ficou a conhecer a indústria norte-americana da Astronáutica e todas as instalações da NASA, tornando-se a primeira pessoa não norte-americana a ter esse privilégio."

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com

2008/8/12 Carlos <alien_p...@yahoo.com>

ahhh então tu foste o Filipe, orador-supresa que não constava no programa?
De que foste falar?

Pois, fui eu um dos dois oradores "surpresa".. Fui falar um pouco da motivação, desafios, e "física"/movimentos de Luas e planetas por de trás da última fotografia que fiz a um eclipse lunar. Andei a explicar como a Umbria se mexe no céu em relação às estrelas, e como tentar mantê-la quieta numa foto de 3 a 4 horas de exposição. A foto até chegou a LPOD do dia 27 de Fevereiro :)
<http://lpod.wikispaces.com/February+27%2C+2008>
Resolvi dar o nome à apresentação de "Onde pára a sombra da Terra?", justamente por causa do que esteve envolvido para a manter parada na foto :)

> [...]
> era um molho de gente para esperar a comida tendo entregue a senha.

LOLLLL
mas afinal foi muita gente à astrofesta?

A quantidade de gente é uma coisa relativa. No total era à volta de 1 "tenda de pessoas" (estimando a lotação da tenda, penso que haveria umas 60 a 80 pessoas).. Mas como o fogareiro para assar a carne é pequeno, e assa tudo lentamente à luz de uma lanterna na mesma altura em que os esfomeados lá vão chegando, parece muita gente! 50 pessoas numa astrofesta é pouco, mas 50 pessoas à espera de comida é muito! :-D
Atendendo ao sítio escondido onde o fogareiro estava, pareceu-me que podia haver mais luz nesse sítio.

Abraço,

Fil.

Carlos

to astr...@googlegroups.com
--- On Wed, 8/13/08, Filipe Dias <filipe.ma...@gmail.com> wrote:

>50 pessoas numa astrofesta é pouco, mas 50
> pessoas à espera de comida é muito! :-D

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

bem dito :)

Jorge Almeida

to astroPT
olá

back.

Xii... tanta gente!! 50 pessoas numa astrofesta nacional. E o Filipe
esqueceu de dizer que eram 20 da organização para aí... :P Até mesmo
nos encontros de carácter regional já vi muito mais gente.

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Pois, mas esses 20 eu não contei. Além disso a minha estimativa inicial foi de 70 :) duas filas de 6x6 cadeiras quase cheias, mais umas pessoas cá fora, números redondos 70 :)

2008/8/14 Jorge Almeida <encyclopaed...@gmail.com>

--
Fil.