Protões emagreceram... E o que dizer disto?

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Pelos vistos uma equipa europeia fez novas medições do raio do protão. Dizem que pode revolucionar os conceitos actuais da Fisica. Que dizem os entendidos?

Em inglês:

http://articles.latimes.com/2010/jul/07/science/la-sci-proton-20100708

http://www.nature.com/news/2010/100707/full/news.2010.337.html

http://www.physorg.com/news197727820.html

Abraço,
Nuno Coimbra

--
http://www.8minutosluz.com
http://www.astropt.org

Antes de imprimir este email, pense se tem mesmo de o fazer. O Meio Ambiente agradece!

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
O raio dos Protões, agora também já vão atrás das modas das dietas...
:) O Protão do século XXI tem que ser mais elegante que o do século
XX!
Curiosamente, a coisa é feita com um electrão falso (muão) mais
pesado! Lá se foi a dieta! :)

Mas uma coisa que não percebo, é como é que usando um substituto de
electrão mais pesado que ele, como é que isso diminui o tamanho do
átomo (de hidrogénio muónico, falado no link do physorg). Isso quer
dizer que a partícula, quer seja electrão quer seja muão, anda à mesma
velocidade em torno do protão? Se tem mais massa, e a carga é a mesma)
tem que estar mais perto para manter a velocidade e não sair
desmandada do átomo.. Será isso?

Abraço,

Fil.

2010/7/8 Nuno Coimbra <ncoi...@gmail.com>:

--
Fil.

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Eu não faço ideia, mas o teu raciocionio parece-me lógico.

Alguém q perceba mais disto q eu q venha aqui argumentar com o Filipe :P

hehehe

Abtraço,
Nuno

Paulo Bénard Guedes

to astr...@googlegroups.com
Pouco percebo disso mas a nivel quantico não é suposto a gravidade não influenciar?

Abraços e continuem com o excelente trabalho
Paulo

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
E não afecta. Não é a gravidade que afecta as "órbitas" dos electros nos atomos, mas sim a força nuclear forte (ou a fraca, não me recordo bem, mas é uma delas).

Abraço,
Nuno

Paulo Bénard Guedes

to astr...@googlegroups.com
sim eu sei (penso ser o electromagnetismo), mas essa força estará dependente da massa? como vi falarem de massa achei que já estavam a meter a gravidade ao barulho :)

Mas o melhor é estar calado que disto percebo mesmo muito pouco:

http://en.wikipedia.org/wiki/Fundamental_interaction#Electromagnetism

Abraços
Paulo

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Ora bem, baralhaste-me. Eu tinha ideia que a força nuclear era responsavel por manter os electros em torno dos protoes, mas pelo que vi, seria a força fraca a resposnavel e naõ a forte (essa mantem os quarks unidos, por exemplo).

O electromagnetismo seria responsável por interações de mais alto nível, como a electricidade e as ligações quimicas entre atomos.

Mas posso ter interpretado mal as descrições... Por isso, como diria o PdC, não confirmo nem desminto.... hehehe

Abraço,
Nuno

P.S. - Obrigado pelo link, Paulo. Depois vou ler o que lá está com mais calma.

Paulo Bénard Guedes

to astr...@googlegroups.com
Ok lendo na diagonal:

Fraca - Radioactividade entre outras Quote "Its most familiar effect is beta decay (or the emission of electrons by protons or positrons by neutrons in atomic nuclei) and the associated radioactivity."

Forte - A tal "cola" que une neutroes a protoes e os componentes dos protoes e neutroes Quote "The strong interaction is observable in two areas: On the larger scale, it is the force that binds protons and neutrons together to form the nucleus of an atom. On the smaller scale, it is also the force that holds quarks and gluons together to form the proton, the neutron and other particles."

Electromagnetismo - Quote "This phenomenon includes the electrostatic force acting between charged particles at rest, and the combined effect of electric and magnetic forces acting between charge particles moving relative to each other" Outra Quote: "Electromagnetism is the force responsible for practically all the phenomena encountered in daily life (with the exception of gravity). Ordinary matter takes its form as a result of intermolecular forces between individual molecules in matter. Electromagnetism is also the force which holds electrons and protons together inside atoms, which are the building blocks of molecules."

Muito resumido mas esclarecedor, agora se no electromagnetismo a massa entra nas contas deixo a pergunta.

A fisica quantica realmente é de loucos... :)

Abraço
Paulo

Nuno Coimbra

to astr...@googlegroups.com
Por isso é que eu disse que ía ler o link com calma. :P

Agora já me recordo das coisas depois de ler o teu resumo. Muito bom, obrigado. A quântica garante-me o emprego todos os dias, mas que é de loucos, lá isso é.

Em relação à massa...Realmente, acho que não deve interferir no electromagnetismo, mas como hoje estou a acertar pouco... Nem sei. :P

Filipe Dias

to astr...@googlegroups.com
Bom, então o que cola o muão ao protão, será a mesma coisa que cola o
electrão ao protão, certo?
Se admitirmos que a distância entre protão e muão, ou entre protão e
electrão é a mesma, a força que actua num caso e n outro será a mesma,
dado que as cargas são as mesmas, será isto?
Mas se fosse isto, fazer mudar um electrão de sentido (a percorrer
umas voltas em torno do protão) parece ser mais fácil do que fazer o
mesmo a uma partícula mais pesada como o muão... Portanto, a força
teria que ser maior para fazer o muão continuar às voltas e não sair
desmandado.. Como a carga não conseguimos mexer, só conseguimos
influenciar este valor da força aproximando o muão do protão, para
manter o equilíbrio de forças (a electromagnética e a "centrífuga"
devido ao movimento)..
Foi daqui que eu consegui achar uma ligação ao "diminuir a dimensão do
átomo" (que foi um comentário que li no physorg).

Relembro só, para evitar confusões, que este "tamanho do átomo", não
tem a ver com o "raio do protão" da notícia original.. Só tem a ver
que isso facilita, lá não-sei-como a medição do raio do dito protão..

Agora o curioso disto é que isto foi investigação com participação de
malta de Coimbra e Aveiro, também ?!...
<http://noticias.pt.msn.com/Economia/article.aspx?cp-documentid=154063321>

Abraço,

Fil.

--
Fil.

Ricardo De Castro

to astr...@googlegroups.com
Filipe,

É por aí mesmo...

A força entre múon e o próton é a força elétrica F = k.Q.q / r², onde k é a constante dielétrica, Q e q as cargas e r a distância.

Se as cargas são as mesmas podemos simplificar e dizer que F = K/r²

Mas lembre-se que F = m.a e a massa do múon é 200 vezes maior que a massa do elétron. Para manter a dinâmica do sistema r tem que dimuinuir para que F aumente, para suportar o enorme aumento da massa do múon...

De: Filipe Dias <filipe.ma...@gmail.com>
Para: astr...@googlegroups.com
Enviadas: Quinta-feira, 8 de Julho de 2010 11:50:39
Assunto: Re: *astroPT* Protões emagreceram... E o que dizer disto?

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Força Nuclear = Força dento dos Núcleos.

As Forças Nucleares actuam dentro dos núcleos dos átomos... os electrões estão "cá fora" ;-)